Operário(PR) x Cruzeiro
Centenário Clube Competição Cruzeiro Esporte Futebol O Jogo que eu vi Opinião Profissional

O jogo que eu vi – Operário(PR) x Cruzeiro

O jogo que eu vi

Esta trilha mostrará a perspectiva de um torcedor cruzeirense após cada partida que envolva o Cruzeiro, conforme a descrição da página principal. Assim sendo, o confronto deste texto é: Operário(PR) x Cruzeiro, válido pela 5a rodada do turno no Brasileiro 2021 da Série B.

Logo após uma vitória sem grandes intercorrências (1 a 0 sobre a Ponte), o jogo contra o Operário mostrou uma nova formação feita por Mozart e mais condições adversas.

Operário(PR) x Cruzeiro

FICHA TÉCNICA

Motivo: Jogo da 5ª rodada (Turno) do Campeonato Brasileiro 2021 – Série B

Local: Estádio Germano Krüger – Ponta Grossa (PR)

Data e horário: 19 de junho de 2021 (sábado), às 19h00

Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS) – CBF/AB

Assistente 1: Leandro dos Santos Ruberdo (MS) – CBF/AB

Assistente 2: Cícero Alessandro de Souza (MS) – CBF/AB

Quarto Árbitro: Leonardo Ferreira Lima – CBF/AB (PR)

Analista de Campo: Ronaldo Parpinelli – CBF (PR)

Público: Jogo de portões fechados devido à pandemia

Renda: Sem renda de bilheteria.

Gols: Paulo Sérgio aos 31min e Felipe Augusto aos 41min do primeiro tempo. Silva, aos 37min do segundo tempo.

Cartões Amarelos: Felipe Augusto (Cruzeiro); Reniê, Fábio Alemão, Leandro Vilela (Operário).
Cartão Vermelho: Weverton (Cruzeiro).

OPERÁRIO 2
Thiago Braga-1; Alex Silva-2, Reniê-3, Rodolfo Filemon-4 e Silva-6; Leandro Vilela-5 (Fábio Alemão-13), Pedro Ken-8 (Thomaz-19); Jean Carlo-7 (Leandrinho-21), Tomás Bastos-10 e Rodrigo Pimpão-11 (Rafael Oller-22); Paulo Sérgio-9 (Schumacher-18). Técnico: Matheus Costa

Reservas: Simão-12, Odivan-14, Lucas Mendes-15, Fabiano-16, Marcelo-17, , Rafael Chorão-20.

CRUZEIRO 1
Fábio-1; Rômulo-27, Weverton-34, Ramón-4, Paulo-33 e Felipe Augusto-22; Bruno José-16 (Jadson-88 aos 18min do 2T), Giovanni-28 (Ariel Cabral-26 aos 18min do 2T), Matheus Barbosa-17 (Adriano-15 aos 27min do 2T) e Marcinho-95 (Joseph-23 no intervalo); Rafael Sóbis-10 (Aírton-7 aos 27min do 2T). Técnico: Mozart

Reservas: Lucas França-12, Vitor Eudes-39, Matheus Pereira-6,   Flávio-30, Stênio-19, Guilherme Bissoli-29.

Operário(PR) x Cruzeiro – O Jogo

A história do confronto começou com um amistoso em 1990 em que o Operário venceu e 3 partidas recentes pela Série B. Afinal, era só mais um jogo pela Série B, sem nenhuma história.

Primeiro tempo

O técnico Mozart, a princípio, repetiu a “improvisação” de Rômulo como lateral direito e três zagueiros. Conforme resenhas pós e pré-jogo, analistas táticos divergem quanto ao esquema e posicionamento inicial. Enquanto alguns viram um 5-4-1 defensivo, eu vi um 3-2-2-2-1.

Operário x Cruzeiro - Formação
Fonte: Sofascore

Uma vez que eu não havia gostado da escalação contra a Ponte, esta formação inicial me desagradou mais ainda. É provável que eu não tenha entendido, bem como outros analistas e torcedores.

Acima de tudo, repetir que foi um primeiro tempo ruim, é pouco.

Se bem que a entrada de Weverton foi criminosa, tinha que ser punida e ferrou com o “esquema”. Entretanto, não é saudável colocar o peso da derrota ao final nas costas do jovem zagueiro.

Em outras palavras, as circunstâncias do jogo foram cruciais para o lance temerário do jogador.

Mesmo que não resulte em nada, fiz questão de observar muitas vezes os lances antes da falta. O adversário Vilela conseguiu, sobretudo, o que queria e o fez com muita encenação. Ele (Vilela) ficou reclamando, pouco antes, de uma falta,  e os jogadores em campo não devem ter gostado daí veio a insatisfação dos cruzeirenses. Weverton errou, mas o olhar do jogador adversário  enquanto rolava no gramado é revelador. expulsão merecida e um “Oscar” para o Vilela.

Os gols

Com toda a certeza, no lance do gol, vi falhas seguidas do Rômulo, e talvez as deficiências do Rômulo como lateral, por hipótese, tenham influenciado na atitude do Weverton.

Os gols do Operário foram, igualmente, por falhas e erros do próprio Cruzeiro. O time de Ponta Grossa não tem muita qualidade e o Cruzeiro teve mais chances de fazer gols do que eles.

Ao final, depois de várias jogadas positivas de Bruno José, o Cruzeiro conseguiu marcar com Felipe Augusto aproveitando um rebote. Um gol que deu ânimo para a torcida na expectativa de que Mozart resolvesse no vestiário como na partida anterior. #SQN.

Segundo tempo

Quando o esquema 5-4-1 ruiu, com um jogador a menos e percebemos que vai entrar Joseph (falso defensor) e sair Marcinho (melhor atacante) a coisa promete. Ou, em outras palavras, em mim bate desespero.

Operário x Cruzeiro - Estatísticas 2T

Bom, a expectativa era que  não dava para virar o jogo, um empate com um jogador a menos, era lucro.

O jogo continuou muito ruim.

O Cruzeiro ter 35% de posse de bola, ter passes em menor quantidade e percentual de acertos ridículo, deram a tônica da do segundo tempo e da partida.

Enfim, como nada é tão ruim que não possa piorar, outro gol numa falha/erro do goleiro Fábio e a derrota.

As substituições feitas pelo técnico do Cruzeiro me deixaram irritado. Jadson, junto a Matheus Barbosa, são dois jogadores que quando os vejo em campo, fico desanimado. Ou, por outro lado, como escreveu um amigo, ver Joseph, Matheus Barbosa, Jadson vestindo a camisa do Cruzeiro é triste. Ainda que não esteja ao mesmo tempo em campo. É, certamente, desesperador ver a torcida e profissionais da mídia debitando a derrota na conta de Weverton, e até mesmo do Fábio que falhou no segundo gol.

Resenha

Estou mais racional com as partidas e menos sentimental com os resultados. Portanto, nesta fase e temporada, só quero três pontos, não me importo com nada antes do apito final dos 90 minutos.

Em outras palavras, não quero nem saber se a vitória é por um a zero com gol do Eduardo Brock, Joseph ou Matheus Barbosa (aliás, artilheiro da temporada, acreditem !).

Não critiquei o Mozart embora seja da opinião que não é e dificilmente vai ser um técnico que eu contrataria para o Cruzeiro. Digo que o torcedor cruzeirense ainda não entendeu muitas coisas e pensar que “salvar o clube“, “subir de divisão“, “recuperar a imagem“, “pagar as dívidas“, ao mesmo tempo, é utopia. Tampouco fico com o otimismo de alguns que me disseram “… vai saborear a vitória …” (contra a Ponte). Não consigo ! Ainda tem 33 batalhas a serem vencidas.

Pérolas

Dessa forma, destaco uma “pérolas” da arbitragem:

  • Com toda a certeza, ler isso numa súmula demonstra que este povo ganha dinheiro só para “causar”. Está na súmula, surpreendentemente e ipsis litteris “… após o término da partida, eu leonardo ferreira lima informei ao árbitro sr. paulo henrique schleich vollkopf que, o sr. paulo roberto baptista stashowiak  identificado como vice-presidente do operário e o sr. carlos alberto albuquerque identificado como vice-presidente do operário, ambos estavam tendo atitudes de torcedores se manifestando contra as decisões da arbitragem…”

Que confusão de nomes esquisitos; certamente, no “terrão” que eu já joguei, e nos barrancos que eu já fiquei, chamaria este árbitro de baranga fofoqueira. #ProntoFALEI !

Além do jogo

Afinal, havia um fantasma no meio do caminho; ou, por outro lado, teremos  muitos fantasmas pela frente?

Alguns torcedores argumentam que tinham que comemorar muito a vitória sobre a Ponte porque podia vir a derrota diante do Operário. Isto é uma boa justificativa, mas muito pueril e revela que o torcedor do Cruzeiro tá desnorteado.

Cada jogo é diferente do anterior e, portanto, não deve servir como o paradigma “muleta” para o próximo…

A dificuldade em avaliar JOGO A JOGO está, inegavelmente, presente em 98% dos comentários e análises, inclusive de profissionais da mídia. Comentários tanto de profissionais da mídia como dos influenciadores de redes sociais,  “contamina” grande parte da torcida.

Por exemplo, o torcedor não gosta do Matheus Barbosa, daí não admite que ele possa entrar e ajudar (destaco que acho o Matheus Barbosa inútil para o time). Entretanto, como fazer a crítica para o cara “artilheiro” do ano?

Ano passado, Maurício era, naquele momento, o artilheiro na temporada e, como resultado, foi escorraçado pela “opinião pública” (torcida, influenciadores e mídia). É provável que, se tivesse ficado, alguns dos problemas que temos não existissem, e algumas contratações malucas não aconteceriam. #FilmeREPETIDO !

Desse modo, cada um torce para a própria opinião e não consigo ver uma dissociação do antes, do jogo e do “depois”.

Foi, de fato, uma derrota INJUSTA, buscam-se culpados individuais como o Weverton, Fábio e aparecem até opiniões que tornam-se senso comum insano.

Ouvir ou ler algo como “… se fosse o Léo na zaga não perderíamos …” é surreal

Off Side: Ano passado, analogamente aos resultados e pontuação, na 5a rodada, estávamos numa situação mais animadora. Tem muita coisa errada, além do que aconteceu contra o Operário(PR).

Arbitragem

Em primeiro lugar, está ficando muito chato ver o Cruzeiro ser prejudicado pela arbitragem. Algumas coisas são acintosas e escandalosas, sobretudo se as derrotas começam a ser ocasionadas por erros que parecem que não são erros.

A expulsão foi correta? SIM.

Mas o que tem cercado expulsões como a de ontem, influenciam no comportamento dos jogadores que têm problemas extracampo e outros a atormentá-los.

Como se não bastasse, sempre piora muito quando marcações são absurdas e equivocadas. Por exemplo, a bola na mão do jogador do Operário(PR), não assinalada como pênalti e a arbitragem interpretou somente um escanteio é para desanimar.

Os árbitros são, sobretudo, péssimos, além de comandados pela pior espécie de sevandijas do futebol brasileiro.

Atuações

Atuações individuais (mesmo duas ou três) muito ruins, sem dúvida, rebaixam a avaliação do conjunto. Portanto, até mesmo quem entra pouco tempo, tem que se mostrar melhor do que o substituído.

Em suma, algumas atitudes do técnico prejudicam avaliações individuais:

      • Melhor em campo – Bruno José
      • Pior em campo – Rômulo
      • Herói do jogo – Não houve
      • Vilão do jogo – Rômulo

Operário x Cruzeiro - Bruno José

Fonte SofaScore

Notas:

Fábio(4); Rômulo(2), Weverton(3), Ramón(5), Paulo-33(5), Felipe Augusto(6); Bruno José(7), Jadson-88(3), Giovanni(4), Ariel Cabral(4), Matheus Barbosa(3,5), Adriano(5), Marcinho-95(6), Joseph(4),, Rafael Sóbis(2), Aírton-7(3,5). Técnico: Mozart(3,5).

Operário(PR x Cruzeiro – Histórico

ESTATÍSTICA DOS CONFRONTOS

Números totais do confronto
Número de jogos 4
Vitórias do Cruzeiro 2
Empates 0
Derrotas 2
Saldo de vitórias 0
Gols do Cruzeiro 4
Gols de Operário-PR 4
Saldo de gols do Cruzeiro 0
Jogo mais recente considerado

Operário 2×1 Cruzeiro – 19/06/2021 – Fonte: Cruzeiropedia

Artilheiros

Arthur Caike, Rafael Sóbis, William Pottker, Felipe Augusto (1).

Curiosidades

“Fantasma” é o apelido/mascote do Operário Ferroviário. Pois o torcedor do Cruzeiro deve ter ficado assustado ao ver “fantasmas” como Pedro Ken, Schumacher, Pimpão e outros em campo. Certamente, futebol é uma benção e “Lei do Ex” é uma lenda urbana.

O Operário é um clube mais antigo do que o Cruzeiro e teve fusões e muitos escudos. Escudo operário-pr 1961.svgEm um deles, abandona a sigla e nome e coloca um Fantasma.

O quarto confronto e, com toda a certeza, o duelo mais equilibrado entre todos os adversários com mais de duas partidas.

O que vem por aí

Estamos aprimorando a ideia de proposta do projeto “O jogo que eu vi” e, por isso, temos esperado algumas reações imediatas para depois publicarmos cada texto.

Enfim, agora é pensar no próximo adversário, o Vasco(RJ), que venceu a primeira vez. Assim sendo, vamos ver como o Mozart vai posicionar o nosso Cruzeiro para este adversário direto no retorno à Série A.

 

Arte: Romero Marconi

Fontes de pesquisa

Esta edição de “O jogo que eu vi” foi escrita por

Evandro Oliveira

Nota do editor

A trilha ” O jogo que eu vi ” mostra, não apenas, um ponto de vista, e muito mais sobre  determinada partida. Inclui, além disso, uma completa ficha técnica do jogo. Sempre com o propósito de que qualquer torcedor possa descrever o jogo que ele viu.

Desde já, agradecemos quaisquer sugestões, mesmo que sejam críticas e indicações de erros.

Trilhas PHD

Admin_PHD
Raposão PHD Páginas Heroicas Digitais
https://paginasheroicasdigitais.com.br

Deixe uma resposta