Dirceu Lopes - Pinterest - Injustiçado
Centenário Clube Competição Cruzeiro Esporte Estádio Futebol História Num Dia Como Hoje Profissional

Num dia como hoje – Gol do Injustiçado

Injustiçado

O Cruzeiro havia cedido 3 jogadores para a Seleção Brasileira disputar a Copa do Mundo de 70. Para que alguns times não ficassem parados, a Federação Mineira de Futebol (FMF) promovei a Taça Belo Horizonte entre Cruzeiro, América(MG), Atlético(MG) e Villa Nova(MG). Dirceu Lopes era o maior injustiçado da Seleção e estava em campo.

Marcar o único, num torneio completamente sem sentido e só para arrecadar para a FMF, era desalentador. 

O Jogo

Dia 24 de maio na nossa história.

Os pouco menos de 22 mil presentes ( a maioria esmagadora de cruzeirenses ) que compareceram ao Mineirão, não tinha grandes expectativas pois sem seu jogador cerebral Tostão e com as atenções voltadas para a Copa do Mundo de 70, o jogo era quase um amistoso.

Uma partida insossa com o placar final mostrando uma vantagem mínima ( 1 a 0 ), com gol assinalado por Dirceu Lopes, aos 31 minutos do segundo tempo.

Nosso treinador Ilton Chaves escalou Raul, Lauro, Mario Tito, Raul Fernandes e Vanderlei (Neco); Toninho Almeida e Zé Carlos; Natal (Gilberto), Evaldo, Dirceu Lopes e Rodrigues.

Curiosidade
A torcida do Cruzeiro estava irritada com os cortes de Dirceu Lopes e Zé Carlos da seleção. A ausência de Tostão, Piazza e Fontana não compensavam a indignação da torcida que, à época, gostava de ver jogadores na Seleção.
Coube a Dirceu Lopes, um dos maiores, senão o maior injustiçado em relação a jogadores em Copa do Mundo marcar o gol único do jogo. 
Poucos cruzeirenses puderam ver alguns jogos deste time completo após a Copa de 70.
Se Dirceu Lopes foi um injustiçado ( situação nunca admitida pelo treinador Zagallo ), outro viriam posteriormente.
 
 

Imagem: Reprodução Pinterest

Fontes de Pesquisa: Almanaque do Cruzeiro, Cruzeiropedia.Org

Autoria

Marcus Trópia

Nota do editor

Este texto, bem como outros da trilha ” Num dia como hoje “, podem ser acessados clicando no link.

Deixe uma resposta