Num dia como Hoje - Em busca do Tetra
Centenário Clube Competição Cruzeiro Esporte Futebol História Num Dia Como Hoje Profissional Título

Num dia como hoje – Em Busca do Tetra

Confronto – Em busca do Tetra

No ano de 1968 encontraram-se pelo Campeonato Mineiro Cruzeiro x Formiga no Mineirão, exatamente no dia 19 de maio. O Cruzeiro em busca do Tetra e o Formiga em busca de um título histórico.

Líderes do campeonato

Os dois times disputavam o campeonato e a liderança ponto a ponto. O Formiga era sensação do estadual e nele residiam todas as esperanças do nosso rival para impedir o tetra campeonato. Cerca de 31 mil espectadores presenciaram esta partida ( a torcida compareceu em bom número para o certame), que a imprensa considerou o melhor jogo do certame.

O Jogo

Foi o jogo mais difícil da campanha invicta do ano, mas o Formiga não nos deixou sair com a vitória. 2×2 foi o placar final depois de um 0x0 no primeiro tempo.

Na etapa final o valente time do interior abriu a contagem aos 13 minutos. Tostão aos 24 minutos empatava o jogo. Não demorou três minutos e o Formiga fazia 2×1. Parecia uma derrota iminente quando Tostão novamente colocou tudo igual aos 38 minutos. Dois minutos depois uma bola na trave de Dirceu Lopes quase nos deu a vitória, mas continuávamos líderes e invictos dois pontos à frente do Formiga.

O nosso treinador Orlando Fantoni escalou o Cruzeiro com Raul, Pedro Paulo, Darci Meneses, Procópio e Neco; Piazza e Zé Carlos; Natal, Evaldo, Tostão e Rodrigues. Dirceu Lopes substituiu Zé Carlos aos 20 minutos do segundo tempo.

Curiosidade

O empate frustrou grande parte dos mais de trinta mil cruzeirenses que estavam  presentes ao Mineirão. O Cruzeiro, nos quinze dias anteriores, vinha de duas vitórias mais do que convincentes.

No quatro de maio havia derrotado o Independente(MG) por 10 a 0, num dos maiores placares da história do Mineirão. E, em 12 de maio, derrotou o  América(MG) por 2 a 0, o que fez os torcedores imaginarem uma grande goleada sobre o Formiga(MG).

Desse modo, o empate foi inesperado, mas o Formiga(MG) mostrou porque estava disputando o título daquele ano e continuávamos em busca do tetra.

Imagem: Reprodução Cruzeiropedia.Org

Fontes de Pesquisa: Almanaque do Cruzeiro, Cruzeiropedia.Org

Autoria

Marcus Trópia

Nota do editor

Outros textos estão relacionados em ” Num dia como hoje

2 Replies to “Num dia como hoje – Em Busca do Tetra

  1. Naquele tempo, os times do interior se davam mais ao respeito e lutavam contra os grandes… o Cruzeiro era o time que derrotou o Santos de Pelé e o Formiga disputava título com o Cruzeiro. Uma história riquíssima que até os torcedores da cidade de Formiga deveriam saber e se orgulhar.

Deixe uma resposta