SS Palestra - Campeão 1942 - CEC Arquivo
Centenário Clube Competição Cruzeiro Esporte Futebol Nos tempos do Palestra Notícia Palestra Profissional

Centenário: Último título do Palestra sobre rival foi numa melhor-de-três – Hoje em Dia

Faltam 85 dias: Vitória sobre o Atlético-MG garante o último título do Palestra Itália

 

O último título como Palestra Itália foi conquistado de forma especial. O Campeonato da Cidade (Mineiro) de 1940 foi abreviado, após várias paralisações que provocaram um cenário complicado para os clubes. Em assembleia, foi decidido que os dois primeiros colocados disputariam a taça numa final em melhor de três.

Assim, Palestra Itália e Atlético fizeram a primeira decisão direta completa entre eles, já que em 1931 só o primeiro jogo foi disputado.

O grande nome da final foi o maior ídolo palestrino, o centroavante Niginho. Ele marcou dois gols na primeira partida, quando o Palestra ganhou por 3 a 1, dentro do Estádio Antônio Carlos, em Lourdes.

Uma derrota por 2 a 1, no Barro Preto, forçou a disputa do jogo desempate. Ele foi disputado em 12 de janeiro de 1941, no Estádio da Alameda, que pertencia ao América.

O ponta esquerda Alcides abriu o placar. Niginho, no início da etapa final, fez o gol que garantiu o último título da história do clube com o nome de Palestra Itália. Em 1942, por exigência, surgia o Cruzeiro Esporte Clube.

A conquista foi especial também para o treinador cruzeirense, Bengala, craque palestrino no final dos anos 1920 e na década de 1930.

A FICHA DO JOGO

PALESTRA 2
Geraldo II; Caieira e Bibi; Souza, Juca e Caieirinha; Nogueirnha, Orlando Fantoni, Niginho, Carazo e Alcides (Dejardes). Técnico: Bengala

ATLÉTICO 0
Kafunga; Linthom e Evando; Cafifa, Jaime e Quirino; Edgar, Baiano, Paulo (Itália), Selado e Resende. Técnico: Said

DATA: 12 de janeiro de 1941
ESTÁDIO: Alameda
CIDADE: Belo Horizonte
MOTIVO: Terceira partida da decisão do Campeonato Mineiro de 1940
GOLS: Alcides e Niginho, a 1 minuto do segundo tempo
ARBITRAGEM: Mário Vianna (RJ)
RENDA: 15:613$000

Imagem: Cruzeiro – Arquivo

Admin_PHD
Raposão PHD Páginas Heroicas Digitais
https://paginasheroicasdigitais.com.br

Deixe uma resposta