Centenário - 1o Título Toca 3 - Arquivo Cruzeiro
Centenário Clube Competição Cruzeiro Esporte Futebol Notícia Profissional

Centenário: A primeira volta olímpica na Toca 3 foi com goleada

Faltam 91 dias: goleada sobre o Uberlândia garante a primeira volta olímpica do Mineirão

 

Em 12 de fevereiro de 1966, o Cruzeiro deu a primeira volta olímpica da história do Mineirão. Com uma goleada de 6 a 0 sobre o Uberlândia, garantiu o título do Campeonato Mineiro de 1965 com uma rodada de antecedência.

A competição, que contava com 12 clubes, era disputada por pontos corridos, em turno e returno. Na 21ª e penúltima rodada, a Raposa tinha três pontos a mais que o América, seu principal concorrente naquela disputa.

Na época, a vitória valia dois pontos. Assim, vencendo o Uberlândia, na penúltima rodada, o Cruzeiro seria campeão.

E o time comandado por Airton Moreira fez mais do que isso. Aplicou uma goleada de 6 a 0, com três jogadores marcando dois gols cada.

Dirceu Lopes e Marco Antônio fizeram 2 a 0 no primeiro tempo. Na etapa final, voltaram a marcar, e o volante Piazza fechou o placar balançando a rede do time do Triângulo duas vezes.

O título mineiro de 1965 deu início à maior série da história cruzeirense no Campeonato Mineiro. Foram cinco taças levantadas até 1969, formando um penta.

Neste título, em relação ao time que marcou época, só faltavam o goleiro Raul e o zagueiro Procópio, que chegaram ao Cruzeiro depois.

A FICHA DO JOGO

Cruzeiro 5 x 0 Uberlândia

DATA: 12 de fevereiro de 1966
ESTÁDIO: Mineirão
CIDADE: Belo Horizonte
MOTIVO: Campeonato Mineiro
GOLS: Dirceu Lopes, aos 26, e Marco Antônio, aos 37 minutos do primeiro tempo; Dirceu Lopes, aos 3, Marco Antônio, aos 13, e Piazza, aos 18 e 42 minutos do segundo tempo
ARBITRAGEM: Joaquim Gonçalves, auxiliado por Armando Gregóri e Itaci Fernandes Vilela
PÚBLICO: 7.768
RENDA: Cr$ 7.469.200,00

CRUZEIRO – Tonho; Pedro Paulo, William, Vavá e Neco; Piazza e Dirceu Lopes; Natal, Tostão, Marco Antônio e Hilton Oliveira. Técnico: Airton Moreira

UBERLÂNDIA – Aldo (Gutemberg); Zé Roberto, Dalmo, Jair e Cafifa; Neiriberto (Zucope) e Carlinhos; Jorge, Reis, Zinho e Fazendeiro. Técnico: Japiassu

Imagem: Arquivo Cruzeiro

 

Admin_PHD
Raposão PHD Páginas Heroicas Digitais
https://paginasheroicasdigitais.com.br

One Reply to “Centenário: A primeira volta olímpica na Toca 3 foi com goleada

  1. É uma alegria ver imagens da nossa história que eu nunca havia visto. Esta passagem da goleada e do primeiro título na “Era Mineirão” é Uma delas…
    Uma pena que simpatizante imediatista não gosta de ser chamado de simpatizante e teleguiado e ainda faz beicinho e ataca quem escreve estes textos. Escrever mesmo que é bom, NÃO SABEM ou escrevem somente para “abiguinhos” curtirem.
    Esta foto é o registro do nascimento de uma das maiores equipes do futebol brasileiro.

Deixe uma resposta