Vocês querem marmelada?

Por SÍNDICO | Em 10 de novembro de 2010

Cuca não acredita em marmelada. Pra ele, ninguém vai entregar jogo na reta final do Brasileiro para prejudicar um rival doméstico:

Em 2004, fui treinador do São Paulo e tenho um jogo memorável na minha carreira que foi São Paulo e Juventus. O São Paulo estava classificado e jogava contra o Juventus, no Anacleto Campanella, em São Caetano.

Para o São Paulo, o último jogo não valia nada. O Corinthians jogava no Pacaembu com a Portuguesa Santista. Se perdêssemos, o Corinthians estaria rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Lembro a grandeza que teve o São Paulo naquele dia, e acho que todo torcedor paulista lembra que os jogadores deram a vida para vencer. Não jogando pelo Corinthians, mas para mostrar hombridade e honra.

Aquele jogo vou levar para sempre comigo. Se você perde e entrega, ficaria marcado. Jogamos para vencer, vencemos por 2×1.

O Corinthians perdeu e, pelo resultado do São Paulo, ficou na primeira divisão do Campeonato Paulista. Não acredito em entrega. Essas coisas marcam o profissional de forma negativa.

E você, caro leitor, acredita ou não em marmelada? Se acredita, aceitaria uma favor do Cruzeiro neste Morrinhão?

79 comentários para “Vocês querem marmelada?”

  1. Elias disse:

    “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!!!”

  2. Palmeira. disse:

    é evidente que existe marmelada e temos exemplos recentes, quando vários clubes fizeram corpo mole para não deixar que um rival local fosse favorecido com uma eventual vitória. Todavia, não podemos generalizar e o exemplo citado acima comprova isto. Mas, o Grafite ficou queimado com a torcida por esta vitória. Ou estou enganado?
    O fato é que o Cruzeiro precisa vencer o timão, se quizer almejar o título. Aliás, pelo que li no UOL, é provável que a CBF reconheça oficialmene os campeões pré 1971.

    • Celeste disse:

      Muitos torcedores do São Paulo não podem nem ouvir falar do grafite. Menos mal que o jogador depois deu a volta por cima no futebol alemão.

  3. Marcus Oliveira disse:

    Apesar de tudo isso que o Cuca falou o Corinthians entregou o jogo do ano passado pra prejudicar o mesmo São Paulo que fora nobre anos antes. Tá tudo documentado na revista do timão, com a manchete “Doce derrota”, não nem pra negar.

    Parece que o Cruzeiro tem um técnico de melhores princípios do que o comandante da seleção brasileira.

  4. walfrido disse:

    Gente, futebol é sujo e TUDO, eu disse tudo, pode acontecer.

  5. Rogério disse:

    Acredito que exista e não gostaria que o Cruzeiro fosse campeão nesta situação, mas se for paciência, comemorarei do mesmo jeito, o que o Cruzeiro tem que fazer é entrar sério nestas partidas que poderão haver marmelada.

    • Rogério disse:

      O que é evidente é que o Cruzeiro tem plenas condições de vencer Vasco e Palmeiras, eles jogando sério ou não.

      • Eduardo Louback disse:

        Sinceramente, acho que o Palmeiras terá um nível de “corpo mole” igual ao Grêmio ano passado contra o Flamengo, caso o Cruzeiro – e Deus queria – chegue na última rodada com chances de título. Contra o Vasco, acredito na nossa capacidade para vencer. Torço mesmo é que o São Paulo faça jogo duro contra o Fluminense, mas acho que somente o fará se nós vencermos o Corinthians.

  6. vidotti disse:

    Tinha postado em outro post o que acho.
    Sempre pensei como uma solução paleativa para este problema de time entregar pontos no final do campeonato, seria colocar todos os clássicos regionais para as últimas rodadas, inclusive sendo o jogo de ida e volta em sequência, assim seriam 6 pontos que ninguém gostaria de entregar ao seu rival, e dependendo da situação, as 2 vitórias poderiam rebaixar diretamente o seu maior rival.

  7. Arísio disse:

    Pra cada Spfc x Juventus, existem 10 cocota x São Caetano (2004)…

    • Rogério disse:

      Mas em contrapartida tem também Cruzeiro x Vitória ( 2004 )

    • Chaves disse:

      Esse de 2004 foi o seguinte: No ônibus a caminho do estádio, o presidente do SC se levantou, pediu a atenção de todos e disse que o contrato de quase todos estavam renovados, que o jogo não valia nada e pediu para os jogadores se pouparem e pegar leve. Mas além desse recado geral, há uma conversa (essa eu não posso garantir) que 4 ou 5 jogadores também receberam a grana individualmente pra garantir a derrota. O tal jogador que contou a história do presidente, disse que ele não recebeu grana alguma e não sabe informar se esses 4 ou 5 receberam. Mas entrou em campo em ritmo de treino.

  8. Beth Makennel disse:

    Já ví Cruzeiro salvando os rosinhas por várias vezes e os rosinhas fazendo corpo mole para não ajudar o Cruzeiro. Lembram de 2002? Diante do Grêmio para não ajudar o Cruzeiro a se classificar para a etapa final do Brasileirão daquele ano? Pois é! Eu não esqueço.

    Só que acho que times paulistas e cariocas são mais unidos e nunca entregam jogos para prejudicar o rival. Eles querem o futebol do estado deles forte, sempre.

  9. simone b de castro disse:

    Cuca, não dê uma de Dom Quixote!!!

  10. Beth Makennel disse:

    Agora o que vai rolar é a tal Mala Branca. A isto vai!

  11. Chaves disse:

    Falando racionalmente, não tem essa de jogador entregar. Mas há jogos que motivam mais. Na última rodada, o Palmeiras não estará brigando por nada. Sua motivação será a mala preta. Mas se o time estiver na final da Copa Sulamericana, ele tem que pensar no melhor pra ele. E o melhor pra ele é escalar reservas no Brasileiros nas últimas rodadas e o titular na Sulamericana. Cruzeiro e Flu podem se beneficiar com isso. Assim como no Brasileiro 2009 que os times que enfrentaram o Cruzeiro no início se beneficiaram pois o Cruzeiro escalou os reservas, com titulares nas finais na Libertadores.

  12. Chaves disse:

    Agora, falando como torcedor, quero que SP e Palmeiras joguem a vida contra o Flu e que Palmeiras, Vasco e Fla afrouxem para o Cruzeiro.

  13. simone b de castro disse:

    É claro que há marmelada! Quem acredita que não, é ingênuo, ou não vive no planeta terra, mais especificamente no Brasil, il, il…Se há marmelada na política, na justiça, porque não haveria no futebol? Lembrem-se, esse não é um país sério!

  14. Pelo sim pelo não, torcerei pelo Galo contra o Flamengo nesta rodada.
    Se o Urubu quiser entregar depois para o Cruzeiro, faça por conta e risco.

    • Victor Pimentel,
      Torcer pelo galo é errado por 2 vezes.
      Se o Flamengo não conseguir o resultado contra as cocotas entrará muito mais motivado contra a gente na penúltima rodada.
      Que eles detonem as cocotas e deixem as rosanas no desespero.
      E nada me deixará mais feliz vê-las na zona até na última rodada…

  15. Walterson disse:

    Eu não sabia que o Cuca era o técnico naquela época mas me lembro bem dos bambis xingando a mãe de todos os jogadores. Inclusive, o gol do Grafite (acho) foi vaiado pelos bambis presentes. Estes não perdoaram a chance de mandar um desafeto para a segundona, a mesma que o SPFW andou frequentando em tempos idos, se tornando o único grande paulista a jogá-la.

  16. Chaves disse:

    No caso do Corinthians e Fla em 2009 não teve marmelada. O Corinthians estava uma baba, vinha de uma vitória nos últimos 5 jogos. O jogo anterior tinha perdido pro Nautico (Que foi rebaixado) no Pacaembu. E o tal lance do penalti do Felipe foi aos 48 do segundo tempo, último lance da partida e já estava 1 a 0 pro Fla. Aquilo foi uma reação tola de um goleiro que vira e mexe fazia um showzinho daquele. O mesmo goleiro que hoje é acusado de agrdir sua noiva.

  17. Damas disse:

    Penso que as coisas certas sempre prevalecem e são maioria esmagadora, a despeito de entender que no dia a dia também acontecem desvios (em menor escala) em todos os setores da vida (não só no futebol). Como o Cuca tenho um bom exemplo: o show de bola que o CAM deu no Palmeiras recentemente, beneficiando o CEC.

    • Chaves disse:

      Ano passado também vocês deram um bom exemplo segurando nossa vaga até o final. Coisa de irmão mesmo.

    • Beth Makennel disse:

      Damas, já ví muito mais vezes o Cruzeiro ajudando o seu time. Não me lembro bem, mas parece que diante do Vitória, certa vez o torcedor Cruzeirense ficou bravo pela ajuda. E muitas outras mais. Em 2002 seu time entregou o jogo para o Grêmio e não ajudar o Cruzeiro. verdade seja dita. Até mesmo este ano o Cruzeiro já deu uma forcinha prá vocês perdendo o clássico.

  18. simone b de castro disse:

    Já começou uma das marmeladas…http://migre.me/27R7T

    • Chaves disse:

      Eu sou da seguinte teoria: O clube tem que pensar no melhor pra ele e agir dentro das regras.

      • simone b de castro disse:

        O que significa…

      • Rogério disse:

        E a moral e a ética que se explodam??

      • Chaves disse:

        Em 2009 o Cruzeiro jogou com time reserva no início do Brasileiro, pois naquele momento achou que o melhor fosse poupar os titulares para as finais. Quem enfrentou o Cruzeiro reserva foi beneficiado. O Cruzeiro fez o que achava melhor pra ele naquele momento.

      • Vinicius Cabral disse:

        Ahhhh Chaves. Uma coisa é começo de campeonato, outra é fim. Além disso, a notícia em questão não é o fato do Palmeiras escalar o time reserva, mas sim, inverter o mando de campo. O Cruzeiro não fez isso.

      • Chaves disse:

        Eu dei um exemplo que o Cruzeiro pensou nele. O Palmeiras está sem casa e a torcida deles não está nem aí pro Brasileiro. O melhor pro Palmeiras agora, de repente, é arecadar uma grana do que pagar pra jogar. Mas jogar no Rio a regra não deixa. Lembro que em 2003 o Vasco não almejava nada no Brasileiro o publico era fraco no RJ. Mandaram o jogo pra Campo Grande contra o Cruzeiro e ganhamos lá (Marcio Nobre neles). O Vasco achou que naquele momento seria interessante ganhar algum. O regulamento permite.

      • Vinicius Cabral disse:

        Então que mande pra Campo Grande. Mas no Rio não…

      • Chaves disse:

        Também não vejo bom senso em ser no Rio, e pelo visto a regra não deixa.

  19. Hermes disse:

    Eu não quero marmelada. Com essa chuva caindo em Divinops, eu quero é comer um pé no rabo, que estou preparando desde das 12 horas. Voltando ao assunto, se algum time quiser entregar para o Cruzeiro campeonar, ficarei feliz do mesmo jeito.

    • Walterson disse:

      Comer um pé no rabo?

      • Hermes disse:

        Pé de porco com rabo de porco.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Hoje é dia de porco. 2×0 com o tradicional gol do Kléber nas frangas.

      • Ricardo Malafaia disse:

        Esse Palmeiras aí…sei não.

      • Pode até ser 2 a 0… Mas o K30 para fazer gol tá difícil… Agora tô vendo Porque tivemos dificuldades em muitos jogos. E o Valdívia hein… Se juntarmos os cruzeirenses que brigaram por causa do Valdívia, do Riquelme, do Diego Souza e afins, não sobra meia dúzia para brigar pelo MOntillo.

      • É por essas e por ‘outras’ que muitos torcedores deveriam antes de sair criticando a diretoria por deixar de contrar um ou outro jogador, raciocinar que nós não temos TODAS as informações. Nem sempre o que parece ser o melhor para o Cruzeiro, o é realmente.
        Muitos dirão que foi sorte, mas a sorte acompanha quem trabalha. Parabéns para nossa diretoria.

  20. Chaves disse:

    O juiz que apitará o jogo sábado é o mesmo que apitou Cruzeiro 1×0 Corinthians no primeiro turno. Apitou também o clássico e inventou um pênalti a favor do Cruzeiro. É o juiz que mais marcou pênaltis no Brasileiro. Sendo assim, é bom ficar esperto dentro da área. Uns dizem que o pênalti que ele deu pro Corinthians não foi. Eu marcaria. Contra o Patetico-MG ele inventou um pênalti pra gente. Sem hipocrisia, ficaria bem feliz se inventasse outro pênalti daquele pra gente e que dessa vez o Montillo acertasse a cavadinha.

    • Rogério disse:

      Foi penalti sim, o jogador das frangas deu “pedala robinho” no Edcarlos dentro da área, inclusive o jogador das frangas deveria ter sido expulso devido a agressão, não importa a intensidade do golpe, o que importa é que o golpe foi dado.

      • Chaves disse:

        Aquele pedala robinho aconteceu quando o Edcarlos já estava caindo. E aquele pedala lá não derruba nem o Neymar.

      • Rogério disse:

        Mas onde está escrito que para ser penalti tem que desferir um golpe necessário para derrubar o adversário??

      • Chaves disse:

        Mas onde está escrito que encostar a mão na cabeça do cara é penalti. Pelo amor de Deus, menos Rogério, hehehe.

    • LUIZ ANTONIO disse:

      Sem cava.dinha.

    • Renato-SP disse:

      Nesse mesmo jogo, os corinthianos reclamaram até falar chega de um possível penalty do Henrique no Bruno Cesar.
      O lance é ficar muitíssimo esperto e não dar mole pra pressão dos jogadores gambas em cima do arbitro.

  21. Beth Makennel disse:

    Não acho que alguém vai faciliatr as coisas para o Cruzeiro. O Cruzeiro é o time mais perseguido e invejado em todo país. Ninguém gosta do Cruzeiro. Só os Cruzeirenses. Acho que morrem de inveja de tudo de bom nós temos. Inclusive a camisa mais linda, azul e as 5 estrelas. Se cruzeiro quezer vencer terá que lutar contra tudo e contra todos. Tão combatido, jamais vencido. Vamos prá matar e vencer, Zeirôôô!!!!

  22. Marco Soalheiro disse:

    Cuca escalou no primeiro coletivo da semana extamente o mesmo time que eu disse aqui que escalaria contra o Corintians, após o jogo do fim de semana. Não vejo alternativa, em tese, melhor. Fábio, Jonantan, Gil, Léo e Gilberto; Fabrício, Henrique, Paraná e Montillo; Tiago e WP. Desse jeito, revezamento entre Gilberto e Paraná na esquerda. Cuca ficaria ainda com o Edcarlos no banco para colocar três zagueiros caso se mostre necessário, Pablo ou Diego Renan para as duas laterais, Everton e Roger para o meio, Farias e Walysson no ataque. É o que temos de bom, descontadas as contusões.

    • Rogério disse:

      Concordo, também acho que seu time e do Cuca é a melhor opção mesmo.

    • Marco Soalheiro disse:

      Lendo a entrevista do Paraná pós-treino, ele dá a entender que funcionará em alguns momentos praticamente como um terceiro zagueiro. Nada que seja estranho para ele. Nosso ponto fraco tem sido as laterais/alas. Tomara que Gilberto e Jonantan estejam num bom dia. O adversário é muito forte, sobretudo no aspecto psicológico, mas podemos jogar de igual para igual. Não pode é tremer.

  23. Elias disse:

    Edcarlos na cerca??????? BELEEEEEZA….
    Dá-lhe Gil!

    • Flavio Carneiro disse:

      Eu gostaria de estar sentindo essa mesma alegria sua com a entrada do Gil, mas eu não confio no futebol dele. Mesmo em má fase, eu ainda prefiro o Edcarlos. Espero queimar minha língua com o Gil e que ele seja um gigante em campo, pois vamos precisar muito dele e de todo o time nessa decisão de campeonato. Força Cruzeiro, Força Gil!

    • Eu iria num esquema de três linhas de 3.
      Fábio;
      Gil, Fabinho e Leo;
      Fabricio, Paraná e Henrique;
      TRIbeiro, Montillo e Gilberto;
      Wellington Paulista
      Mas o Cuca tem jogadores para armar esquemas diferentes… o problema é que ele NÃO PODE facilitar na marcação do ex-fenômeno, Bruno César e Dentinho.
      PRESSIONAR MUITO…

  24. Cleber Mendes disse:

    Acredito. Não quero.

  25. Naldo disse:

    Eu não gosto de marmelada, prefiro Marron Glacê. O Cruzeiro tem que ir lá, ganhar do Corinthians e abrir 3 pontos faltando 3 rodadas. Bem simples.

  26. simone b de castro disse:

    Se eu queria maracutaia? Não, se as coisas fossem corretas no futebol, mas não são. INFELIZMENTE, INFELIZMENTE! Depois dos resultados do Cruzeiro com “erros” de arbitragem contra Grêmio, Botafogo e bambis, me desiludi. O Cruzeiro este ano está proibido de ser campeão. Quero, sim, que entreguem para o Cruzeiro. Quero, sim ver meu clube campeão de qualquer jeito, pois aprendi que querer ética e honestidade no futebol é ser quixotesco! Esperar ver seu time campeão só no futebol jogado dentro de campo, é ilusão. O título é para o Flunimed ou Timinho, com certeza! Timinho vai ser muuuito ajudado na arbitragem, é centenário, e Flunimed, porque além dessa ajuda, Palmeiras e bambis vão entregar. E para nós, só o Palmeiras, e olhe lá!

    • Também acho que com ou sem favorecimentos o Cruzeiro campeonar é o que importa.
      No futebol não tem ética, não tem lisura. Às favas com o comportamento “politicamente correto”, quero o TRI e se depender de investir grana nisso (para rechear as malas) eu mesmo ajudaria com grana se precisasse.

  27. Gattuno disse:

    OT: “A torcida do Palmeiras vai lotar o Pacaembu. Restam apenas bilhetes para o setor de arquibancada lilás, local onde vai ficar a torcida visitante”. Piada pronta.

  28. Chaves disse:

    Hoje na CBN o mestre Juca disse que o Tite falou com ele, certa vez, que o time dele vencia um time adversário por 1 a 0 e mesmo assim sentiu que dava pra fazer mais. No intervalo ele deu bronca no time dizendo que tava faltando alma e o capitão do time respondeu dizendo que o jogo já estava ganho e nem precisava correr. Segundo ele, os jogadores adversários foram avisando no decorrer do jogo que nao queria vencer, pra atrapalhar o rival. Ele disse que o time voltou a campo, andou e ainda fez mais 2 gols sem forçar muito.

  29. Vinicius Cabral disse:

    Eu estou começando a acreditar que Goiás e Guarani darão mais trabalho ao Flu, do que Palmeiras e São Paulo.

  30. Desculpem JS o OT – mais estou tenso, http://bit.ly/d5q2Rc tenho que divulgar.

  31. Flavio Carneiro disse:

    Eu não acredito que o Palmeiras vá fazer corpo mole em qualquer jogo só para prejudicar o rival, mas acho que eles vão usar um time B nessas rodadas finais, principalmente se eles passarem pelas cocotas hoje. Se usar o time B é marmelada, então acho que isso ocorrerá.

    • Eles podem usar o time principal nas próximas DUAS rodadas… contra a gente, na ultima rodada, muito provavelmente, jogarão com time reserva. Se deixarem, VÃO ENTREGAR o jogo SIM…

  32. Othon disse:

    antes de pensar em qualquer coisa, tem que ganhar la do Corinthians, ta todo mundo falando so nisso e se esqueçendo do jogo de sabado…

    cada macaco no seu galho, primeiro pensar e tentar vencer no sabado, depois pensar na marmelada ou nao…

  33. Este Cuca é um FANFARRÃO!
    Ganha dos Gambás e não se preocupa com a mala preta e mala branca.
    Falar que não existe rivalidade regional que justifique “entregar o jogo” é de uma fanfarronice ÍMPAR!

  34. Eu tenho concordado com pouquíssimas coisas com o Paulo Lessa (Paulosta) – muito conhecido de muitos aqui – mas uma coisa eu concordo com ele há muitos anos.
    Não devemos nos preocupar um segundo sequer com estas frangas.
    Vamos nos preocupar conosco pois sabemos que a cada final de semana eles sempre torcerão por algum adversário nosso.
    É a SINA deles… quem mandou pintar o manto da santa????

  35. Tenho fé que este goleiro deles vire titular… e fique por umas quatro ou cinco temporadas. Vai ser muita alegria! (e o cara joga com a camisa 24… será que além da camisa rosa, jogar com camisa 24 é algm sinal???)

  36. DAMASCENO,

    Seu sonho acabou… pode ir pescar!

    Não se esqueça de levar SUA flanela.

  37. walfrido disse:

    #nemsulamericana

  38. Com o empate entre Botafogo e Ceará hoje, até o São Paulo com 50 pontos volta a ter possibilidades de chegar ao G4…
    E o Palmeiras passou pelas cocotas, mas, não creio que seja favorito contra LDU, Independiente, Newells Old Boys numa eventual final.
    Do lado de lá não aposto um níquel no TOLIMA.
    Entre Avaí e Goiás, creio que o time do sul será u, duro adversário para o Palmeiras com a volta do time montado pelo Chamusca com :
    Renan, Patric, Emerson Nunes, Emerson e Eltinho; Marcinho Guerreiro e Rudinei; Caio e Robinho; Roberto e Vandinho.
    Time muito rápido que deu um trabalhão danado para o Cruzeiro no Mineirão abrindo 2 x 0…

  39. Evandro,
    Tem um dogma em futebol que goleiro ou é maluco ou dá ré no Kibe… O Fábio é doidão de tudo (kkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

  40. Palmeira. disse:

    O Fernandão está bravo com esta pressão da torcida para entregar o jogo para o Flu. Pra ele não existe esta possibilidade. Tem uma reportagem no UOL sobre este tema.

  41. Fabrício disse:

    Desinteresse não necessariamente é marmelada. Acho que alguns times (como o Palmeiras) vão jogar desinteressados. Pode haver marmelada? Sim, pode. Vai acontecer? Sei lá! O fato é que temos que recuperar o bom futebol no próximo jogo. Me preocupa o bom futebol. O primeiro passo parece estar sendo dado: Escalação sem invenção, fazendo o básico, cada um no seu lugar. Foi assim que que chegamos na ponta. E eu aposto ao menos num empate do Flu contra o Goiás.