Uma tarde no Mamudão

Por SÍNDICO | Em 29 de março de 2010

Fabio Velame

Este ano, fui a todos os jogos, aqui em Governador Valadares, exceto contra o Tupi, pois não estava na cidade naquele dia.

Lentidão em fila de entrada é problema de qualquer estádio. Mas a do Portão 2 do Mamudão, que dá acesso à Geral atrás do gol defendido pelo Democrata no 2º tempo, é intolerável.

Contra o Ipatinga, cheguei uma hora e meia antes  e só consegui entrar aos 25 minutos de jogo. Neste domingo, dei mais sorte: entre logo após o gol do Cruzeiro.

São dois os problemas básicos: os fura-filas e os funcionários despreparados. Existe um portão do lado oposto, que poderia ser aberto, mas está sempre fechado. Deve ser pra deixar o torcedor estressado. Não tem outra explicação.

Outra coisa espantosa é o torcedor tentar comprar ingressos para as arquibancadas metálicas ou para as de cimento, três dias antes, e ouvir que estão esgotadas. Só que, na hora do jogo, percebe-se que há espaços sobrando nelas.

Dizem que isto ocorre porque os cambistas não conseguem vender os ingressos. Não acredito, pois a procura é muito grande.

Mas vamos ao jogo.

Rafael teve seu dia de Carini. Ou seria de Aranha? Não importa. Certo é que ele falhou feio no gol de empate da Pantera.

Marcos e Magalhães tomaram aula dos laterais do Democrata. E, no 2º tempo, estavam visivelmente cansados e nada que tentavam dava certo.

No 1º tempo, Marcos teve uma chance muito boa de fazer 2×0, mas acertou o travessão.

Numa das poucas vezes em que subiu ao ataque, Magalhães fez uma tabela e recebeu na frente do lateral do Democrata, dentro da área. Ele podia ter cruzado, mas preferiu dobrar o joelho pra simular um pênalti, que nem teve coragem de pedir.

Os dois laterais estiveram fraquíssimos.

Enquanto Fabrício esteve em campo, o meio de campo tentou jogar e o time mostrou segurança. Com a entrada do Fernandinho, o pior na cancha, a marcação ficou frouxa.

Embora seja meia ofensivo, Camilo jogou de volante. Mas ele não tem a pegada requerida pra função. E ainda cometeu aquela bobagem que resultou no gol de desempate.

O lance selou sua sorte no Cruzeiro. Pra mim, ele acabou de perder a última chance de continuar no elenco celeste.

Uchoa ficou muito sobrecarregado com a saída do Fabrício, pois Fernandinho não marcava, nem corria.

Bernardo teve algumas participações boas, mas foi substituído pelo Dudu, que tentou algo mais, a ponto de salvar um gol, como se fosse beque. Este deveria merecer mais oportunidades.

Mesmo sem estar 100% condicionado, Fabrício deu segurança à equipe. Com sua saída, o Democrata desfilou no gramado.

A zaga repetiu o de sempre. Ganhou várias disputas, mas falhou em lances bobos, como aconteceu com Gil no 3º gol. Caçapa também deu vários sutos no torcedor.

No ataque, Kieza foi o “menos pior”, jogando com alguma lucidez e fazendo um gol. Wellington Paulista apenas trombou e reclamou do Juiz.

Apesar de ter recebido várias bolas, ele só teve uma oportunidade, mas perdeu o ângulo e chutou pra fora.

No Democrata, Wanderson, um dos mais contestados do time -chegou a ser vaiado em vários momentos-, fez um gol de lavar a alma.

Eraldo, artilheiro que reclama demais com os companheiros em todos os jogos,  não teve grande atuação. Ely Tadeu deu um pouco de trabalho com dribles e arrancadas.

Mas quem joga bola, de verdade, é o Sandro Manoel. Ele ficou de fora no início do campeonato, mas voltou a ser titular e é superior a vários atletas do elenco celeste. Será que ainda tem contrato com o Cruzeiro?

Alex tem se mostrado ótimo lateral fazendo gols e jogando pra cima sem medo. Ele bate bem na bola e tem fôlego pra jogar na posição.

Dudu Araxá é uma espécie de “Fabrício do Interior”. Tem menos recursos do que o cruzeirense, mas também sabe tomar conta da meiúca.

No gol, o Democrata está bem servido, tanto com Bruno quanto com Vilar. Ambos são bastante seguros. E a dupla de zaga, bem entrosada, joga sério, o que a livra de cometer muitas falhas.

Uma pena a Pantera não poder usar seu estádio na próxima fase do Mineiro. Aqui, a torcida joga com o time. Mesmo com a maioria torcendo pelo Cruzeiro, ela recebe apoio do torcedor da cidade. Até dos cruzeirenses.

Dudu Araxá, Sandro Manoel e Alex Santos, foram os melhores do jogo. Bernardo e Dudu e Fabrício, os “melhorzinhos” do Cruzeiro. O resto ficou devendo.

Isso não quer dizer que os reservas não devam ter outras oportunidades. Mas tem muita gente neste elenco que já não dá esperança ao torcedor. Camilo é o principal exemplo.

Não é perseguição, nem preconceito, mas o Magalhães, apesar das oportunidades, não tem jogado bem. Só que ainda é novo é a torcida pode espaerar que ele venha a mostrar mais futebol. Talvez seu mau rendimento decorra do fato de ele ser volante e náo lateral.

Certo é que a diretoria do Cruzeiro já deveria estar procurando um lateral-esquerdo. Ou tentar outro jogador da base pra reforçar o setor.

Fábio Eustáquio Velame Silva, 29, cruzeirense e democratense, gráfico, músico, nasceu e mora em Governador Valadares.

70 comentários para “Uma tarde no Mamudão”

  1. claudio(xina)lemos disse:

    first?

  2. claudio(xina)lemos disse:

    Parabéns Velame, uma bela resenha.

  3. Fabio Velame disse:

    Se o Democrata pudesse jogar aqui na 2ª fase ele iria dar trabalho.

    • claudio(xina)lemos disse:

      ainda acredito que ele vai dar trabalho. Ele não vai jogar em casa não? Parece que tinha conseguido um laudo para liberar o estádio para mais de 10.000. Mas de qualquer forma contra o Vila ele joga a segunda em casa.

  4. Hugo 5erel0 disse:

    Eu gostei muito do Dudu Araxá em 2009 no Rio Branco. Mas acho um pouco exagerado chamá-lo de Fabrício do interior. O problema é que tem hora que ele bate demais. O Arísio não tem muita saudade dele no Jacaré.

    • Arísio disse:

      Nenhuma saudade. Jogador marqueteiro. Adora dar carrinho com a bola saindo pra lateral só pra fazer média com a torcida.

  5. Renato-SP disse:

    Por falar nesse Dudu Araxá, o jogadorzinho que gosta de deixar o cotovelo hein? Toda hora acertava alguém sem querer.

  6. claudio(xina)lemos disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Dr Roberto Parada, não conhecia esta veia humoristica do Sr. Mas é de primeira. Não sei em que o senhor é Dr, mas talvez esteja desperdiçando seu talento para a comédia. Stand Up poderia lhe render uma boa grana. kkkkkkkkkk, não consiguo parar de rir.

    • claudio(xina)lemos disse:

      Então resolveu entrar para Stand Up comédia?

    • Rogério disse:

      Putz, de acordo com o raciocinio do DR. o Adilson deve ter vibrado com a venda do Ramires, estranho também foi a contratação do Gilberto.

      • claudio(xina)lemos disse:

        KKKKKK, Rogério o dr é Troll comediante, ele gosta do paraná que é negro, mas mesmo assim é racista. Da mesma forma o Leonardo Silva, mas a presença dele é otima, nos faz rir. Grande Dr.

    • Ernesto Araujo disse:

      Dont feed the trolls !!

  7. matheus t penido disse:

    Racismo?
    Agora ele se superou…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. matheus t penido disse:

    No geral, concordo com as palavras do Velame. Dentro do que ele disse, alguns pitacos :
    * Será que o Sandro Manoel joga menos que o Camilo?
    * Dudu merece mais chances.
    * WP precisa falar menos e jogar mais bola
    * O multinick se supera a cada dia

  9. matheus t penido disse:

    Caçapa = Jadilson versão 2010 ?

    • matheus t penido disse:

      Ou essa honraria já é do Fabinho?

    • Dr. Roberto Parada disse:

      o home tá piorando, este ano são 3 de uma vez só: Fabinho, Guerron e Caçapão! se os 3 forem pra cima dele, não sobra nem caco do Dirção!

      • claudio(xina)lemos disse:

        kkkkkkkkkkkkkkk, não para, não para não, kkkkkkkkkk, Dr no blog diversão garantida.

  10. rdish disse:

    Acho que os nicks são do Síndico, pra provocar a cizânea no blog e ele ir da nossa cara.
    Acertei?

    • claudio(xina)lemos disse:

      Rdish, acho que nem o síndico teria tanta criatividade. O cara é um gênio da comédia.

  11. Rodrigo-bsb disse:

    pessoal, sei que não tem nada a ver com o tópico aqui mas queria passar uma informação. Fui convidado pelo SESC do Paraná para ser curador de um seminário sobre futebol que vai acontecer dos dias 5 a 7 de maio em Curitiba, aproveitando o gancho da convergencia no calendário entre eleições e copa do mundo. Durante tres dias vamos pensar futebol, debater, ver filmes, lançar livros, ouvir música, enfim tentar celebrar e ao mesmo tempo refletir sobre um dos tópicos mais determinantes da nossa cultura e da nossa sociedade . O time dos participantes vai ser de primeira, Socrates, Ze Miguel Wisnik, Francisco Bosco, Leandro Fortes, Marcos Guterman, etc. Eu vou mediar alguns debates. Assim que eu tiver a programçao completa disponibilizarei aqui pra quem se animar a ir. Vai ser bacana.

  12. Chaves disse:

    Já passei uma tarde no Mamudão. Não foi nada agradável, pedir as contas de quantos copos de água tomei. Calor demais!

  13. Rodrigo-bsb disse:

    pessoal, sei que não tem nada a ver com o tópico aqui mas queria passar uma informação. Fui convidado pelo SESC do Paraná para ser curador de um seminário sobre futebol que vai acontecer dos dias 5 a 7 de maio em Curitiba. Durante tres dias vamos pensar futebol, debater, ver filmes, lançar livros, ouvir música, enfim tentar celebrar e ao mesmo tempo refletir sobre um dos tópicos mais determinantes da nossa cultura e da nossa sociedade . O time dos participantes vai ser de primeira, Socrates, Ze Miguel Wisnik, Francisco Bosco, Leandro Fortes, Marcos Guterman, etc. Eu vou mediar alguns debates. Assim que eu tiver a programçao completa disponibilizarei aqui pra quem se animar a ir. Vai ser bacana.

  14. claudio(xina)lemos disse:

    Nossa a radia iria morrer, sai o adilson e entra o muricy, coitado do arthur moraes, kkkkkkkkkk.

    • Alan Mendonca disse:

      Sábado – 03.04
      Ipatinga X Tupi – 16h – Ipatingão
      Cruzeiro X Uberaba – 18h30m – Mineirão

      Domingo – 04.04
      América X Atlético – 16h – Mineirão
      Villa Nova X Democrata – 18h30m – Castor Cifuentes

      Quarta-feira – 07.04
      Uberaba X Cruzeiro – 21h50m – Uberabão
      Atlético X América – 19h30m – Ipatingão

      Quinta-feira – 08.04
      Tupi X Ipatinga – 21h50m – Mário Helênio
      Democrata X Villa Nova – 19h30m – Mammoud Abbas

      • Chaves disse:

        Transmissão Globo:
        Domingo – 04.04 – América X Atlético – 16h – Mineirão
        Quarta-feira – 07.04 – Uberaba X Cruzeiro – 21h50m – Uberabão

        Transmissão PPV: Todos os jogos de agora em diante.

      • Chaves disse:

        Importante: Uberaba estudava mandar o jogo dele no Mineirão, contra o Cruzeiro, pra poder lucrar com a venda de ingresso. O fato do Mineirão parar para o Axé, frustrou os planos do time de Uberaba.

      • Naldo disse:

        Esse Axé nunca pode faltar né. O Rebolation, o rebolation…

      • Damas disse:

        Este Axé vai ser uma “parada”. Só prá zoar topo me fantasiar de Luxilique se o Xina topar sair de Muricy. rsrsrsrs

      • Chaves disse:

        O Axé não pode deixar de ser no Mineirão. É com o dinheiro do Axé que a ADEMG arrecada dinheiro pra tentar manter o estádio para Cruzeiro e Atlético-MG jogarem. Vale lembrar que a Ademg ganha 5 mil reais por jogo de aluguel do clube mandante (Valor irrisório). Com o Axé Brasil, a organizadora do show paga em torno de 250 mil pelo aluguel do estádio. É o equivalente ao aluguel de 50 jogos.

      • claudio(xina)lemos disse:

        Isto quer dizer que o estádio do democrata não foi liberado para mais de 10.000? Pois segundo ouvi no rádio o vila somente poderia jogar em casa se o o mamudão não fosse liberado para 10.000.

  15. claudio(xina)lemos disse:

    Este negocio de tirar os comentário da ordem não fica legal. Não sei quem tá organizando o blog, mas assim não tá legal, se o comentário fica fora da ordem perde o sentido.

  16. claudio(xina)lemos disse:

    Bagunçaram o post!!!

    • claudio(xina)lemos disse:

      Eu vi a noticia agora no site do cruzeiro, grande noticia, e mostra que ele não esta afim de voltar a ser chinelinho, se dedicou na recuperação e provavelmente vai jogar na quarta feira mesmo que só no segundo tempo, fico um pouco mais otimista.

    • simone b de castro disse:

      Li no globo.com. Boa notícia. Ele já quer até jogar na quarta! Está se dedicando, e nesse ponto, me surpreendendo.

      • Gustavo Martins disse:

        Que se recupere logo e volte a jogar bem. Estamos precisando de um bom meia de criação.

  17. ACRossi disse:

    É o DR. MALA MAN…

  18. Naldo disse:

    * Marcos e Magalhães tomaram aula dos laterais do Democrata. E, no 2º tempo, estavam visivelmente cansados e nada que tentavam dava certo.
    Estes caras devem ter dupla jornada de trabalho. Devem estar fazendo bico para complementar a renda. Quase nunca jogam, e quando o fazem estão cançado.
    * WP – Precisa tomar conhecimento de que ele é apenas um bom jogador. E bom jogador não é craque. Como bom jogador ele tem que se esforçar para fazer o feijão com arroz, ou seja, empurrar a bola pras redes quando as oportunidades surgirem. Se ele fizer gol(s) já terá valido o investimento. Cale-se e jogue.
    * Camilo – a vidente que disse a ele que deveria jogar futebol, mentiu. Chegou ao Cruzeiro como? Já para a cocota. O Ipatinga não merece tamanho castigo.

  19. Naldo disse:

    Dr., a Parada é o seguinte: racismo é crime… e se o Adilson resolver barrar os negros do time, vai ficar sem elenco para montar o time. A maiorias dos jogadores são negros. Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno, Marquinhos Paraná, Gilberto, Gil, Leo Fortunato, Elicarlos, Eliandro, Guerron, Fabinho… parei.

  20. rdish disse:

    O post no qual o doutor Troll acusou o AB de racismo foi excluído, por isto a bagunça.
    Desculpa, JS, por suspeitar de vc. O Síndico nunca diria algo tão horrível de uma pessoa.

  21. Eduardo Arreguy Campos disse:

    Fábio, o Dr. José Antônio Baeta e outros promotores estavam no estádio, acompanhado de bombeiros. Como todos os ingressos – cinco mil e poucos – foram vendidos e o estádio não estava lotado, talvez liberem. A torcida de GV merece.

  22. Eduardo Arreguy Campos disse:

    A melhor jogada do Dudu ninguém comentou. Deu um drible de corpo no Dudu Araxá, deixando ele sentado no chão.

  23. Binho disse:

    Campanha: ” Não dê trela aos Trolls” Eu não acho nem graça no que eles dizem. Acho simplesmente patético.

  24. Binho disse:

    E o blog endoidou de vez.

  25. Ernesto Araujo disse:

    Continuemos alimentando os trolls e logo teremos a cizânea espalhada por aqui.

    • claudio(xina)lemos disse:

      Era de se esperar, a supresa é estar durando tanto tempo.

    • simone b de castro disse:

      Alguns vão achar que é besteira, mas muitas vezes, aqui no blog, eu comentei da cara de b…. do profexor. Não sou psicóloga, mas a vida ensina a gente a perceber certas coisas. Tá na cara que ele está descontente. Suas entrevistas são só choradeira, seu rosto mostra desânimo. Assim como o Leandro Chinelinho. Agora eles devem estar vendo o inferno que é o patético mineiro! Vão falar que é mentira do blogueiro, e blá-blá-blá, mas eu tenho certeza que nessa fumaça há fogo…

  26. Naldo disse:

    Eu li ontem em um blog o seguinte comentário. ” A venda do Charles e do Ramires foi culpa do Adilson que não teve pulso para indicar outros jogadores para que fossem vendidos.” E o cara falava sério, eu acredito que ele realmente acreditava no que escrevia.

  27. Alan Mendonca disse:

    E saiu a tabela das quartas…

    Sábado – 03.04
    Ipatinga X Tupi – 16h – Ipatingão
    Cruzeiro X Uberaba – 18h30m – Mineirão

    Domingo – 04.04
    América X Atlético – 16h – Mineirão
    Villa Nova X Democrata – 18h30m – Castor Cifuentes

    Quarta-feira – 07.04
    Uberaba X Cruzeiro – 21h50m – Uberabão
    Atlético X América – 19h30m – Ipatingão

    Quinta-feira – 08.04
    Tupi X Ipatinga – 21h50m – Mário Helênio
    Democrata X Villa Nova – 19h30m – Mammoud Abbas

    • claudio(xina)lemos disse:

      O Coelho vai faturar uma grana, vai jogar no mineirão com com mando de campo as frangas rosadas vão ao campo e enchem as burras do coelho.

  28. claudio(xina)lemos disse:

    Este ache nas semifinais do mineiro é um absurdo, vamos ver agora que não vai mais ter mineirão se vai acontecer a mesma coisa lá no independência no ano que vem. Isto é um absurdo que a ADEMG faz com o futebol mineiro.

  29. Renato-SP disse:

    e ninguém caaala, esse choroô:
    http://www.superesportes.com.br/ed_esportes/001/template_esportes_001_149503.shtml
    é só questão de tempo para envolverem o nome do Cruzeiro.

  30. walfrido disse:

    Excelente resenha, concordo com suas opiniões.

  31. Jorge Santana disse:

    E ainda há quem ache besteira time de futebol profissional ter estádio próprio.

  32. Este Blog tá um perigo!
    Os caras bebem e o “blog endoida”…

    • Agradeçam ao multinick e Outros que tem seus comentários moderados. Agradeçam a vocês mesmos que ficam dando “trela” a papo de doido. Aí se algum comentário sumir, os comentários-filhos, ficam órfãos.