Uma alegria, uma mala vazia

Por SÍNDICO | Em 31 de dezembro de 2009

Sem engenho e arte pra escrever algo novo sobre a passagem de ano, o Síndico recorre a poemas de Drummond, até há pouco inéditos, pra desejar, aos amigos do PHD, um 2010 pleno de saúde e felicidade.

Poemas de Dezembro

Carlos Drummond e Andrade

Dezembro de 1968

Procuro uma alegria
uma mala vazia
do final de ano
e eis que tenho na mão
-flor do cotidiano-
é vôo de um pássaro
é uma canção.

Dezembro de 1973

Uma vez mais se constrói
a aérea casa da esperança
nela reluzem alfaias
de sonho e de amor: aliança.

Dezembro de 1981

Fazer da areia, terra e água uma canção
Depois, moldar de vento a flauta
que há de espalhar esta canção
Por fim tecer de amor lábios e dedos
que a flauta animarão
E a flauta, sem nada mais que puro som
envolverá o sonho da canção
por todo o sempre, neste mundo

Dezembro de 1985

Quem me acode à cabeça e ao coração
neste fim de ano, entre alegria e dor?
Que sonho, que mistério, que oração?
Amor.

54 comentários para “Uma alegria, uma mala vazia”

  1. Flavio Carneiro disse:

    First ?

  2. Flavio Carneiro disse:

    Linda maneira de se despedir de 2009 e sonhar com um 2010 melhor… Feliz ANO NOVO para todos os amigos do PHD!

    • Flavio Carneiro disse:

      Jorge Santana, que Deus continue a te dar forças e talento para a manutenção desse Blog que tanto nos diverte, informa e ensina. Feliz 2010 para vc e sua família!

  3. Olivieri disse:

    Igualmente, Jorge! E vê se se comporta mais em 2010.

  4. Mauro França disse:

    Jorge, que 2010 seja pleno de realizações, paz e saúde para toda a família. Também faço meu agradecimento pelo seu trabalho no blog, que vc tenha forças e inspiração para seguir em frente. Abs.

  5. Hugo 5erel0 disse:

    Lá se vai uma década. E o saldo de títulos expressivos celetes é: 1 Campeonato Brasileiro, 2 Copas do Brasil e 2 Copas Sul-Minas. Poderia ser melhor, é verdade. Faltou a Libertadores 2009, que virá já em 2010. Destaco também as incríveis arrancadas heróicas do Cruzeiro de 2007 e de 2009. Festejei muito essas classicações inesperadas pra Libertadores. E como não deixar de lembrar o duplo 5×0 do Cruzeiro Bi-Penta-Goleador.

    • Hugo 5erel0 disse:

      Ah, e o saldo de títulos expressivos do minúsculo-monotítulo-mg nesta década é: 0 Libertadores, 0 Brasileiro, 0 Copa do Brasil, 0 Sul-Minas, 1 Rebaixamento e 1 Segundona.

  6. Mauro França disse:

    E mais uma vez aproveito para desejar a todos um Grande 2010, com paz, saúde, realizações e grandes conquistas do nosso Cruzeiro!

    • Olivieri disse:

      Assim seja, Maurão!!!

      • Mauro França disse:

        Um abraço, Olivieri, acima das nossas eventuais divergências, impera o respeito e a admiração. Espero poder conhecê-lo nos próximos encontros, assim como vários outros amigos ainda virtuais. E que vc também tenha paciência para aguentar as rabugices e implicancias dos mais velhos…rsrsrsrs.

      • Olivieri disse:

        Maurao, embora tenhamos travado discussões neste ano, nunca deixei de admirar suas boas virtudes. A escrita é uma delas; a “cruzeiralidade” outra, mas a maior delas é o sujeito de bem que diariamente vc se revela ser. Um grande abraço e o mais sincero voto de um 2010 cheio de coisas boas, pra vc e sua família.

  7. Hugo 5erel0 disse:

    E agradeço a todos os comentaristas que suportam minha “chatura” por aqui. Mas, se aguentam até o Sobrinho, me suportar é fichinha. Aqui eu fiz grandes amigos e aprendi lições que vou carregar por toda a vida. Que Deus a abençoe a todos. Em 2010, sou mais o meu Cruzeiro!

    • Olivieri disse:

      Hugo, você é o cara!!!! FELIZ 2010!

      • Hugo 5erel0 disse:

        Pra você e pra toda a turma daí de Brasília também, Anderson. E pode pegar tranquilamente tuas revistas do Cruzeiro com o Ianni poque o Mauro França me presenteou com várias outras também. Aqui em casa já deu até briga pra folhear. Tem amigo pedindo pôsteres, tá um bagunça. Mas foi um presentão que só ganhei graças a um amigo que conheci no cruzeiro.org. Vida longa a ele e a tdos nós.

      • Mauro França disse:

        Valeu, Grande Hugo, fico feliz que vc tenha gostado. Vc merece.

  8. Hermes disse:

    A vc Jorge e todos do blog: QUE 2010 POSSA CHEGAR COM MUITA SAÚDE E PAZ.

  9. Marc3lo disse:

    Ae galera do blog, o PHD é o nosso vício do dia-a-dia, e eu não poderia ficar sem desejar à todos meus votos de Feliz 2010, com muito sucesso, saúde e paz.E que o nosso Cruzeirão nos dê muitas alegrias nesse ano que chega.

  10. Marc3lo disse:

    Ao JS, também quero deixar meus sinceros voto de muita saúde e paz, assim como pra sua família, em mais um ano que chega. Não deixando de agradecer pela paciência e boa vontade de nos aturar durantes todo este ano de 2009.

  11. Rogério disse:

    Só passei aqui para desejar muita saúde e sucesso para todos que manteem e frequentam este espaço. 2010 promente ser mais azul do que nunca, vai ser um grande ano, não tenho dúvida. Feliz ano novo a todos!!!!!!!!!!

    • Mauro França disse:

      Rogério, felicidades para vc e sua esposa, e muita saúde pro filho que vem aí em 2010. Que vc curta tanto quanto eu estou curtindo o meu filho, o maior de todos os presentes que recebi em 2009. Abs.

      • Rogério disse:

        Nós tres agradecemos muito as palavras e desejamos o mesmo para voce e toda a familia. Um grande abraço!!!

  12. Andre disse:

    De todo o meu coração, desejo que 2010 seja profundamente abençoado para cada um que frequenta aqui, mesmo sem postar. E que Deus nos abençoe profundamente na Libertadores 2010, como fez em 1976 e 1997. Aquele grande abraço!

  13. Olivieri disse:

    Um SALVE pro Naldo. Companheiro do bem, sempre assíduo e pacifico. Muita paz, saúde e alegria pra vc e sua família, grande Naldo!

  14. Eduardo Arreguy Campos disse:

    Poemas de dezembro, do poetinha? Alvíssaras, o síndico tem salvação! Nem tudo está perdido!! Mas, por via das dúvidas, vou continuar rezando…

  15. Olivieri disse:

    Outro SALVE pro AMIGO Charles. Sucesso e saúde pra vc, companheiro. E que em 2010 vc me mande o que me deve, seu malandro! Rsrsrs! Abraçai, irmão!!!

  16. Vinicius Cabral disse:

    Prezados Jorge e amigos phdistas,

    não sou muito bom com as palavras mas não podia deixar de escrever no dia em que se encerra meu primeiro ano de blog. Não foram 12 meses completos, longe disto, mas tomarei como base o ano de 2009.

    Lembro-me que frequentava o blog do marcos Guiotti e lá conheci alguns PHdistas, mas precisamente o Walfrido e a Simone. Entretanto, enquanto a Simone quis me privar deste espaço tão fantástico, o Walfrido me fez o convite. Não existei, e desde então este blog vem sendo o meu remédio controlado. hehe. Pois não tem coisa melhor para nos curar da correria que é o nosso dia-a-dia.

    (Vou dar uma pausa no texto para não ficar preso no anti spam ou seja lá o que for… hehehe)…

    • Vinicius Cabral disse:

      Correção: não exitei…

    • Vinicius Cabral disse:

      Continuação… Neste pouco tempo de blog tive o prazer de conhecer alguns integrantes na barraca da Rosália e no encontro do último dia 26. O desfecho do primeiro encontro foi péssimo, 3 a 2 para o Flu. Já o dia 26 foi muito bom.

      E como é bom ver os comentários de cada um e lembrar dos rostos.

      Aos que não foram à barraca da Rosália e ao encontro do 26, fica registrada minha vontade de conhecê-los em uma outra oportunidade. Peço licença para dar um abraço especial ao grande Dylan, ou melhor, Rodrigo, que é aparentemente pode parecer um desafeto no quesito Adilson Baptista. Mas que na verdade é uma pessoa que tenho um enorme carinho, pois sempre foi um cavalheiro. Continua…

    • Vinicius Cabral disse:

      Enfim, o PHD é uma família! Aqui muitas opiniões são discordantes mas o respeito, carinho e a vontade de levar tanto o blog quanto o Cruzeiro adiante, é o que nos une!

      Desculpem pelos erros de português, mas já estou meio chumbado. Mas sei que todos reconhecerão a sinceridade em minhas palavras, ora pois, quanto mais tonto o caboclo, mais sincero ele é!

      Um bom 2010 para todos!

      Um grande abraço!

      • Dylan disse:

        Cabral, voce debate sempre com lealdade e respeito. É um anatagonismo que se resume ao campo das opiniões, portanto, não apenas saudável como necessária.

      • simone b de castro disse:

        Vinícius, só não entendi o que vc quis dizer com “… a Simone quis me privar desse espaço tão fantástico…” até porque não tenho esse poder. Que eu me lembre a gente combinava em muitas opiniões. Você até me defendeu de um maluco mal educado que apareceu por lá! Ou entendi errado? De qualquer forma, feliz 2010 para você!

  17. Romarol disse:

    Feliz Ano Novo a todos comentaristas e colaboradores do PHD. Que 2010 seja um ano repleto de SAÚDE, paz, prosperidade e títulos! Um ano que promete: Libertadores, Copa do Mundo, eleições… Que possamos viver com bastante intensidade todos os momentos!

  18. Elias disse:

    De saída pro Reveillon, já calibrando aqueeele Black Label ganho de um sofredor quando perdemos o jogo no sábado e hipoteticamente estávamos a 17 pontos da turma do galinheirio. Zoou, apostei que ficariamos na frente deles e o mesmo se deu mal. Ou seja, já vou começar o ano tomando o “Velho Líquido” patrocinado pelos patéticos hehehe. E renovo meus sinceros votos de um grande 2.010 prá todos
    ( na pessoa do ilustre blogueiro), especialmente para os companheiros de 15/7 (Arisio, Mauro, Maycon e Hugo 5erel0, afinal o que não me mate me fortalece) e pro nosso Cruzeiro Esporte Clube…
    …+
    +…..+
    …+
    ..+

  19. Palmeira. disse:

    Amigos, desejo um 2010 cheio de realização, alegria, saúde e muitos títulos para a família Cruzeirense! Boas Festas à todos!

  20. Ernesto Araujo disse:

    2009 tá no fim. Vem aí mais um ano, 2010, onde espero triunfos (no campo esportivo) da Seleção na Copa e do Cruzeiro nos campos de Minas, do Brasil, da América e do Mundo.

    No mais desejo à todos os colegas desse espaço grandes vitórias nas suas vidas e um grande abraço ao Jorge Santana e ao Evandro Oliveira, criadores e mantenedores desse espaço cruzeirense na internet.

    Paz e saúde a todos !!!

  21. Naldo disse:

    Vou aproveitar o ensejo e desejar por atacado um “FELIZ ANO NOVO” a todos os amigos do PHD. Saude, paz, luz, prosperidade tudo de bom para todos. Obrigado JS por este espaço. Abraços a todos.

  22. Naldo disse:

    E 2010 começa. Que o Cruzeiro seja Campeão Mundial.

  23. Bom dia a todos, que tenham um excelente inicio de de 2010. E parabens adiantado a nosso cruzeiro que faz aniversario amanha

  24. Leo Vidigal disse:

    Muita paz e alegria em 2010 para o Jorge, Mauro, Malafa, Dylan, Serelo, Primo Elias, Velho Damas e todos os amigos do blog!
    “Forward ever, backwards never!”, dizem os jamaicanos, e é isso o que desejo para o nosso Cruzeiro!

  25. simone b de castro disse:

    E o JS nos brindou com Drummond! Bela maneira de se desejar feliz ano novo! Quem dera ele ainda estivesse aqui para escrever Dezembro de 2009…

  26. Beth Makennel disse:

    Bela poesia do poeta maior; Cruzeirense e meu conterrâneo, Drummond.
    Amigos, quero aqui desejar a todos e familiares, o melhor ano de suas vidas em 2010. Especialmente aos Cruzeirenses, quero desejar do fundo do coração e de minha alma, que o time a que vocês torcem, este ano conquiste todas as competições que disputar; Rural, Brasileiro, Libertadores e Mundial, além das competições da mulecada da base. E que o presidente do clube que vocês torcem tenha sobre sí as benção de Deus todo poderoso e seja iluminado pela luz divina do espírito santo, para que contrate certo os jogadores que irão atuar na equipe azul 5 estrelas em 2010 e que sejam jogadores vencedores, com espírito de vencedor, cheios de garra e categoria para alegrar a toda uma nação azul de 8 milhões de Cruzeirenses. Zeirôôô