Troféu Guaraná Dolly

Por SÍNDICO | Em 15 de dezembro de 2009

O Troféu Guará é um exercício de política dos jornalistas esportivos de Beagá. A Itatiaia não tem nada com isto.

Se a idéia de instituir o prêmio foi boa, a cabeça dos votantes não é. Eles confundem mérito com média.

Destarte, só nos resta oferecer aos injustiçados, por esqeucimento ou lembrança indevida, o Troféu Guaraná Dolly.

E os vencedores são:

  • Cartola Trapalhão – O Alixandre. Não pagou a conta de água, não ganhou título algum, não conseguiu condução pra ver seu time tomar de cinco num RapoCota, acusou juízes mineiros de complô sem apresentar provas, se deixou clicar com goleiro pelado atrás, demitiu treinador por telefone e terminou a temporada levando uma enquadrada pública do Juca pela contratação do Luxa. Ufa!

  • Craque Sinceridade – Corrêa. Ele botou o dedo na ferida ao dizer que sua torcida prefere a segundona. Todo mundo sabia, mas não tinha coragem de dizer. Agora, tá dito. Virou história.
  • Craque das Horas Fáceis – Tardelli. Marcou 42 gols. Nenhum relevante. Eta desperdício!
  • Rei da Confusão – Kleber de tantas expulsões, de um gol perdido que não faria, mas acabou fazendo tremenda falta, do futsal fora de hora e lugar. E, ao apagar das luzes, do gol que tirou seu time de coração da Libertadores.
  • Cartola Sem Noção – ZZP, pela venda mais fora de hora da história do futebol, a do Ramires num momento decisivo da Libertadores.
  • Cartola Impaciente – Itair Machado que deve ter trocado 73 vezes de treinador em 2009 e, por um triz, não levou o Ipatinga pra segundona nacional.
  • Torcedor Folgado – Dividi-lo-ão os cinco que ocuparam os 30 mil lugares do estádiod e Volta redonda num jogo do Duque de Caxias e os comentaristas do PHD que ficaram bravos com os posts jocosos sobre estádios vazios no Morrinhão.
  • Velhinha de Taubaté – Este é dos crédulos. Vai pra quem não percebeu a marmelada grêmio-corintiana, que favoreceu o Flamengo na reta final do Morrinhão.
  • Rei do Vernáculo – Celso Roth, criador de uma expressão definitiva: Gol Fora de Contexto.
  • Estranho no Ninho – Werley. O que este cara está fazendo em qualquer lista que não seja a de um banco de reservas?
  • Revelação da Melhor Idade – Evandrão ia levando a estatueta com folga por suas análises sobre tudo e mais alguma coisa (pelas voadoras, não, porque estas cairam pra segundona, depoisquela aplicada pelo Bap numa placa de publicidade). Na hora da onça beber água, contudo, o Tate Elias, por sua meia hora histórica no gramado do Mineirão, abiscoitou o prêmio.
  • Cara-de-tacho – Vai pra os “cruzeirenses” que torceram contra o time pra derrubar seu treinador. Estes já podem aproveitar a ensancha e apanhar antecipadamente a estatueta de 2010 também.
  • Vuvuzelas Desafinadas – Entrevistados do SNSB, cornetas, turmas do amendoim, blogueiros, comentaristas histéricos, sabichões, tuiteiros, palpiteiros de botecos, repartições e mesas redondas, enfim, toda a fauna que torna o futebol divertido com seus palpites errados.

E nem venham que não tem! O blogueiro já se autoagraciou com uma Vuvuzela, que tocará no encontro pós-natalino dos piadistas, digo, peagadistas.

68 comentários para “Troféu Guaraná Dolly”

  1. Geniba disse:

    Corrêa NÃO!!!

  2. Renato-SP disse:

    Faltou o troféu Tiro no pé-oreiaseca para o alessandroDesce do Ônibus.

  3. Celeste disse:

    Quanto mais a imprensa doméstica passa a mão na cabeça do Kartola, melhor. Assim ele continua se achando o melhor e fazendo besteiras. Seus filhos certamente foram ao Mineirão naquele 5×0 e estavam no meio da torcida azul e branco. Por isso levaram o carro do pai. Não podiam correr riscos.

  4. Damas disse:

    Pois eu daria um Guará Especial para todas as nossas comentaristas, em especial Celeste, Simone, Beth, Moema que aqui se fizeram presentes o ano todo honrando-nos com comentários sensatos e mostrando que futebol é coisa de mulher também.

  5. Hugo 5erel0 disse:

    Nas finais do Mineiro, Kléber fez 2 gols. Tardelli não fez nenhum. Jonatham fez 2 gols. Tardelli não fez nenhum. Leonardo Silva fez 2 gols. Tardelli não fez nenhum.

  6. simone b de castro disse:

    Os prêmios Rei do Vernáculo, Craque Sinceridade e Cartola sem Noção foram os melhores! A do ZZP agora, chega a ser até engraçada, apesar de trágica, e só prova que perdeu um pouco o feeling do futebol… Acooorda, ZZP!

  7. Chaves disse:

    Trofeu Jaeci Carvalho http://twitter.com/semprecruzeiro
    Twitter do Rdish com notícia nova.

  8. Hugo 5erel0 disse:

    Troféu Gardenal: Amy Kalil Winehouse. Ah, que é isso?! Ela está descontrada!

  9. Chaves disse:

    Trofeu Cara de Pau: Geniba sendo eleito “Vice-de-Fuetbol” do Cruzeiro.

  10. Leonardo Campos disse:

    E o Troféu Mãe Dinah? Para o síndico. Além de vislumbrar o título das cocotas (eles não sabem o que é isso?), vaticinou dois meses e meio antes: o Curintiãs perderia dos zebrados na última rodada. Rsrsrs.

    Forte Abraço Santana! Estarei na festa da Sampa Azul amanhã.

    • Hugo 5erel0 disse:

      Cê duvida que o Coríntiãs entregaria a rapadura pro atlético-mg (como entregou contra o Flamengo) se fosse necessário? Se duvidar, o JS te dá um Troféu Velhinha de Taubaté.

      • Leonardo Campos disse:

        Caro Hugo, ou melhor Hugo Tudor, está com carteirinha de vidente também? Rsrsrs. O problema é que depois de errar, o grande desafio é admiti-lo em público, não é mesmo? Abs, Leonardo

      • Hugo 5erel0 disse:

        Leondardo, eu acho que se fosse necessário o Coríntiãs entregaria pro atlético-mg aqui no Mineirão. Que nem entregaram pro Flamengo. Não fizeram esforço algum pra vencer naquele jogo. O Felipe parado pro Léo Moura e batendo palmas após o gol foi a imagem do fim do campeonato.

    • Jorge Santana disse:

      Troféu Exegeta de Galinheiro procê, Leonardo. Leu, leu, leu, interpretou, interpretou, interpretou e… Errou. Eles perderiam se fosse preciso. E, fala sério, foi preciso? Caiu a ficha, agora? Amanhã, na festa, vou te dar um abraço tb. Mas de urso!

  11. Hugo 5erel0 disse:

    Troféu falastrão: Celso Roth dizendo “vai ser campeão” e porcaria de R$0,25 repercutindo a declaração com estardalhaço.

  12. Chaves disse:

    Trofeu sorriso amarelo: Torcedores comemorando o golaço do Henrique contra o São Paulo.

  13. simone b de castro disse:

    Troféu Corneta Desvairado: Xi, é bom nem falar o nome…

  14. Hugo 5erel0 disse:

    2º colocado do Troféu Revelação da Melhor Idade: Marques Pop Cornner. Um ano parado, voltou, fez dois jogos e machucou de novo. Adiou a aposentadoria e há a possibilidade de fazerem um jogo de despedida pra ele. O perigo é ele sentir a panturrilha e pipocar pro jogo da própria despedida.

    • Leo Vidigal disse:

      Hoje ouvi um desabafo galista – “Aquilo já foi um time de futebol… Hoje só engana a gente…” Snif, snif!

  15. simone b de castro disse:

    Troféu Amigo-da-Onça : Juca Kfouri, “traído” pelo amiguinho que contratou o Luxa…

  16. Elias disse:

    “Revelação da Melhor Idade”… sem falsa modéstia, eu mereço!!!

  17. marcel disse:

    JS. Algumas coisas até que estão coerentes: Celso Roth, “Gol fora de contexto” – vai ver ele se referia aos 42 gols não relevantes do Tardelli. Alixandre – ora, veja bem, ele trouxe algumas conquistas fantásticas para o Atlético: o time ficou entre os 10 primeiros no Morrinhão, ganhou uma (Ufa!!! pra eles) dos reservas do Maior de Minas e na segunda do Morrinhão perderam de pouco (pra quem já tava se acostumando a levar de lavada)… para o que o Atlético vem fazendo, não é pouco não, oras… deixa de pegar no pé do cara, JS.

  18. Naldo disse:

    O Celso Roth passou o ano inteiro com o troféu Guará na mão e na hora de receber o prêmio, ele foi para o Adilson.
    O CAM passou o Morrinhão inteiro no G4 e na última rodada ele cedeu a vaga ao Cruzeiro.

  19. Flavio Carneiro disse:

    Esse post ficou sensacional. Achei perfeita a justificativa encontrada para o troféu Cartola Trapalhão… E pensar que a imprensa mineira encontrou motivos para dar a ele o Guará.

  20. Naldo disse:

    Comandado por Verón e com uma bela apresentação de Benítez, autor de dois gols, o Estudiantes está na final do primeiro Mundial de Clubes em Abu Dhabi. Diante de um violento Pohang Steelers, o time de la Plata não se incomodou e venceu por 2 a 1, garantindo-se na decisão da competição. Verônicas em festa. Será que será que vão campeonar?

    • Jorge Santana disse:

      Os coreanos não são violentos. São desajeitados, isto sim.

    • Quando o Cruzeiro volta a jogar? Coreanos? Estudiantes? Mundial? Abu-Dhabi? Ô janeiro que não vem logo! Só boataria, prêmios e troféus surrealistas, especulação e fanfarronice. Eu quero FUTEBOL! Enquanto isso vamos de vôlei pois o Cruzeiro não está mal como alguns querem.

    • simone b de castro disse:

      Nossa, se os argentinos não passassem, jogando contra 8 de um time ingênuo e sem nenhuma tradição no futebol, seria o fim do mundo! E olha que correram o risco de tomar um empate…

  21. Flavio Carneiro disse:

    OT: Eu comprei o livro “O Rei de Copas” do Alexandre Simões, que retrata as principais copas conquistadas pelo Maior de Minas, e recomendo a todos que gostam do Cruzeiro EC. A dedicatória aos comentaristas do PHD me fez sentir homenageado por ele. Parabéns Alexandre pelo livro e pela justa homenagem ao PHD e à torcida TFC.

  22. Flavio Carneiro disse:

    Já estou com minha Vuvuzela Desafinada debaixo do braço, pronto para dar os meus pitacos no Cruzeirão 2010.

  23. O que não falta é troféu para quem desafinou em 2009.
    Só estranho a polidez do blogueiro em poupar certos setores e personagens pra lá de desafinados.

    • Jorge Santana disse:

      Não reclama. O Tate mereceu o título, que vc esteve por ganhar. Mas outro troféu está sendo preparado. Aguarde.

      • Elias disse:

        Dia 26 tem a resenha completa, ao vivo e a cores. O presentinho do Damas JÁ ESTÁ sendo preparado. Ele vai gostar tanto que vai levá-lo prá Old Farm…

  24. Seguem as minhas análises e justificativas. Tá certo que Kalil deu um basta na questão dos salários atrasados no time alvinegro, mas, que resultados o credenciam a melhor dirigente do ano?
    – No Mineiro foi vice-campeão e tomou de 5 x 0 de novo numa final.
    – Na Copa do Brasil o Atlético-Mg não chegou nem às Quartas-de-Finais com o Atlético-MG sendo eliminado pelo Vitória da Bahia.
    – Na Sul-Americana caiu também nas oitavas de finais, perdendo de novo para um time brasileiro.
    – No Brasileiro chegou em 7° lugar, atrás do Cruzeiro (que reagiu de 18° lugar e acabou em 4°). Fez várias contratações caras (Renteria, Correa, Ricardinho, Benitez, Coelho, Carini, Jorge Luiz, Alessandro Bocoió, Pedro Oldoni, etc) e viu o time que começara tão bem despencar na reta final.

  25. Tudo bem que os atleticanos não queiram votar no Zezé Perrela (aliás Zezé cometeu o erro de não blindar o time na semana da final da Libertadores e de ter achado que a parada estava ganha… falha grave no meu entender), então o lógico seria eleger o dirigente americano que fez um trabalho de resgate do clube, foi campeão da 2ª divisão em Minas Gerais, foi campeão da Série C e revelou pelo menos 2 grandes jogadores (Luciano e Bruno Mineiro). Revelações – Renan Oliveira não se firmou no time atleticano em momento algum, aliás achei um absurdo darem o título de melhor zagueiro ao Werlei (até o Welton Felipe foi mais eficaz que ele).

  26. O Cruzeiro não emplacou ninguém para jogar ao lado do Leonardo Silva é verdade. Então que se desse o título ao Thiago Mathias (IPA) que jogou muito na reta final da série B ou ao próprio Micão que foi bem no Villa e melhor ainda no América… Mas, o justo seria dar o título ao Rodrigão do Tupi que foi bem longe na série D… Tardelli fez 42 gols no ano e é inquestionável para jogar ao lado do Kléber. O fato dele não ter comparecido nos jogos decisivos pesa contra, mas, não dimimui o feito dele… Gente, o cara foi o maior artilheiro do Brasil. Eleição unânime não seria exagero. Diego Renan jogou com performance excelente e foi uma das razões para a melhoria de produção do Cruzeiro no returno. Os outros que poderiam ser revelações não brilharam mais que ele… Eleição justa.

  27. E o Correa melhorou tanto assim o meio-campo atleticano? Comparem o que provocaram de acrescimo as entradas de Correa com a de Gilberto no Cruzeiro, por exemplo. Márcio Araújo para mim brigou com Henrique pela função de armador e foi pouca coisa melhor que o cruzeirense e mereceu mais a eleição do que Correa. Minha seleção teria: Fábio, Jonathan, Leonardo Silva, Rodrigão e Diego Renan; Paraná, Fabrício e Márcio Araújo; Gilberto; Kléber e Tardelli; DT : Adílson Batista. Dirigente : Grupo Gestor do America Futebol Clube (Antônio Basílio). Revelação: Diego Renan. Destaque : Categorias de Base do América Futebol Clube (Bi-campeões Mineiros). Guará Especial: América – Campeão Nacional na Série C.

  28. Dei uma olhada e fiz a crítica em cima das posições que observei mais dúvidas nesta eleição. No time: Quarto-zagueiro (companheiro de Leonardo Silva). Na armação: O companheiro de Fabrício. Centroavante ao lado do Kléber… Tardelli foi questionado pelo fato de sumir nos jogos decisivos… Dirigente do Ano. Técnico do Ano – Adílson merece com sobras… Um abraço – JCDuarte

  29. Leonardo Campos disse:

    Abs Santana! A gente só brinca com quem respeita e admira! Leonardo Campos

  30. claudio(xina)lemos disse:

    troféu carono do ano para jogos do cruzeiro
    Jorge Santana!!!!

  31. Ricardo Malafaia disse:

    Talvez um troféu Bobo da Corte para o Caixa.