Sete pecados capitais e um venial

Por SÍNDICO | Em 27 de junho de 2010

Estes foram imperdoáveis! Sete erros capitais da Copa, até aqui:

  1. No gol de Heinze (Argentina) contra a Nigéria, Samuel (Argentina) atracou-se com um beque africano configurando falta que nem no rúgbi e no futebol americano é permitida.
  2. Num de seus gols contra a Coréia Democrática, Higuaín (Argentina) estava em claro impedimento.
  3. No tento anulado dos USA contra a Eslovênia, o juiz marcou o famoso perigo de gol. Inexplicável.
  4. O 1º gol da Argentina contra o México foi lance de impedimento absurdo de Carlito Tévez. Havia zero jogador entre o atacante portenho e a risca fatal. Fosse na cancha do Mineirinho, no Alto dos Minérios, o juiz nunca mais erraria. Aliás, nem voltaria pra casa.
  5. No gol de Lampard (Inglaterra) contra a Alemanha, a bola ultrapassou meio metro a risca. Mesmo assim, bandeira e juiz, mandaram o jogo seguir. Erro pra enciclopédia. Está eternizado.
  6. O pênalti seguido de expulsão de Cahill, da Austrália, no jogo contra a Sérvia, foi outro absurdo. Bola no braço. Ali, a Austrália foi posta fora da Copa.
  7. A expulsão de Miroslav Klose (Alemanha), contra a Sérvia, foi pena capital por motivo fútil. 

Além destes, houve também um equívoco. Pecado venial, nada mais:

  1. Alguns insistem ter havido mão dupla no 2º gol de Luís Fabiano contra a Costa do Marfim. Mentira. O Fabuloso não encostou um dedo que seja na pelota.  Antes do primeiro chapéu, ela caiu do firmamento sobre o ombro do centroavante. Após o segundo sombrero, a Jabuani aninhou-se no sovaco dele. Uma punição e tanto. Ou alguém acha que, àquela altura do jogo, o desodorante do atleta já não estava vencido? Anular o gol até que não seria problema para o Brasil. Afinal, ele não foi decisivo. Mas teria sido punição dobrada contra a bola.

61 comentários para “Sete pecados capitais e um venial”

  1. Walterson disse:

    Depois de ver diversas vezes, ainda acho que a bola da Inglaterra entrou. E que o Tevez estava impedido.

  2. Erro ao enviar o email para ‘jorgesan’ A caixa postal do destinatario esta cheia. O email foi recusado The mailbox is full. The email was rejected.

  3. Jorge , sua caixa postal está cheia, o e-mail retornou.

  4. Teve uma expulsão num jogo ontem que tb foi erro gravissimo… acho que no jogo dos EUA. É como eu disse… a qualidade dos jogos tem melhorado muito e a qualidade tecnica da arbitragem tá indo pelo ralo. EM oito jogos das oitavas, erros gravissimos que superam e fazem esquecer qualquer pequeno erro da etapa de chaves. UMA VERGONHA! A continuar assim, teremos muitas surpresas. Tô começando a acreditar que o Brasil NÃO LEVA o HEXA, na mão grande.

    • Mauro França disse:

      Se a expulsão a que vc se refere foi a do chileno contra a Espanha, no tropeção do Fernando Torres, só lembro que o mesmo jogador já deveria ter sido expulso pelo juiz por duas entradas desqualificantes antes daquele lance.

      • Você tá certo. Expulsão agora é por erros anteriores. Justificado. Risca dos possíveis erros de arbitragem a minha referência e inclui as duas indicadas pelo Mauro França.

      • Mauro França disse:

        Eu não disse que um erro compensou o outro. Só que tão grave quanto o erro da expulsão do chileno, foi a NÃO expulsão do mesmo jogador por faltas cometidas anteriormente.

  5. Rogério disse:

    Todos os 7 erros aconteceram a favor das seleções que usam Adidas. Será a vingança da Jabulani?

  6. Rogério disse:

    OTAmanhã nos despedimos da Copa, este é pior que Evandrão e Jorge Santana juntos.

  7. Mauro França disse:

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco…

  8. Naldo disse:

    Continuo acreditando em uma final entre Brasil x Argentina.

  9. Arthur disse:

    Bem, como sou um ser-conspiratório, vamos lá: 1) a ADIDAS fabricou uma bola toda por processo automático e quer que as pessoas batam palmas e digam que é a melhor coisa do mundo… não é! 2)E por que não é? A bola costurada à mão tem sempre uma pequena movimentação realtiva entre os gomos e a costura, e a parte central do gomo e a borda, pois a costura não consegue impedir tal movimento. 3) como o processo envolve vulcanização das emendas, essas partes ficam muito mais rígidas que a costura, e a bola passa a ser dura (não se deforma, e pior muito o contato dela com o corpo (ela não amassa quando rola no chão), praticamente não se deforma sem esforço. Por outro lado, com muito esforço, (por.rada)

    • Arthur disse:

      o gomo afetado se deforma e custa mais a volta(pela mesma razão, a emenda é rígida, então é dificil tanto se deformar como se desdeformar. Isso a torna instável. Antes um simpels toque do goleiro e tirava ela da trajetória. Hoje, não tira e o goleiro pode sim se machucar seriamente, principalmente pela alta velocidade e pelo choque (é um corpo mais duro que antes). Principal difernça: ninguém aqui vai querer saber de dar cabeçada com ela não, marca a cabeça e machuca conforme a velocidade. Fazer embaixadinha, elástico, difícl… até amtar no peito, tem horas que o jogador faz tudo certo e ela cai quase 1 metro pra frente dele. Lembram do gol de “bico” do Romário contra a URSS 1994, que ele explicou o por que?

    • Arthur disse:

      Pois é, com a jaBOLAni, não precisaria chutar de bico, qualquer chute seco a bola pega muita velocidade, e o goleiro com toque não muda a trajetória dela, tem de ir com as duas mãos e esmurrar a bola com força. Quem foi só com a mão viu a bola entrar. Quando a Alemanha pedeu (para fazer jogo e ir por 2.o lugar, tentando sair fora de jog pesado, eles jogaram pros EUA não ficar em 1.o, tirando o gol que daria vitória (o 3.o) Fiando a Alemanha em 1.o, deixaram EUA em 1.o tirando les do confronto pesado. Só que outras pessoas nos EUA não stão gostando NADA dos EUA na COPA, e deram $$$ pra GANA comer grama em cima dos EUA. Eles fora esquece-se a COPA. Patrocinadores ficaram P da vida com isso.

    • Arthur disse:

      Hoje estão cobrando da FIFA, por que os EUA sairam antes, não podia. Assim, a arbitragem da FIFA entrou em campo, e tratou de garantir de todo jeito os TIMES que se quer que continume na COPA ($$$). Não acredito que vão deixar zebras atrapalhar o resto do “planejamento”. GANA que se cuide, imagino que agora vão jogar ela fora da copa…

      • Jorge Santana disse:

        Sua teoria é exatamente a mes a do Evandro e do Arreguy. Forças ocultas querem impedir que o soccer ultrapasse os esportes americanos. Daí terem liberado algum pra Gana tirar os Bradley’s Boys da Copa. O pessoal prejudicado com esta trapaça está reagindo e tratando de evitar surpresas. Daí os graves erros de arbitragem deste domingão. Futebol não é assunto pra amadores, vc tem razão, King Arthur.

      • Eduardo Arreguy Campos disse:

        Arthur e o JS mataram a charada! Conspiração republicana contra o futebol cria a jabulani e compra juízes e bandeirinhas. Alguns treinadores de futebol também foram comprados, mas nem sob tortura revelo os nomes dos envolvidos…

      • Mauro França disse:

        Vc tomou uma jabulani na cabeça?

      • Mauro França disse:

        A pergunta foi pro Arthur, óbvio.

      • Arthur disse:

        MAURO, ano passado (inicio de 2009) comprei uma pré- jaBOLAni, abola não tem costura, ela é dura. Comprei e fui muito animado jogar com ela. Não fui nada feliz. Havia enchido ela até 11 libras, e o vendedor me havai avisado para não colcoar pressão demasi, só que ele não disse o que era demais. Brinqueio um tanto, até começar relamente a chutar e estava tudo bem até que um raio de bola bateu no poste e a bola quicou de volta pra mim com um rombo nela de todo tamanho. Já tinha estragado uma ao encher na loja. Terminei minha bricadeira com a velha, voltei com a outra e troquei por uma TOPPER que quase não usei em 2009, por razões de TESE e outros. Como já disse ela é dura…

    • Falando sério sobre a Jabulani.
      Parece que foi ultrapassado o limite de giro rotacional sobre seu próprio eixo, entre uma bola de formato esférico com 18 gomos (a famosa G-18 pra quem jogou bola!), e uma bola de MESMO PESO E RAIO esférica “quase” perfeita e com muito menos gomos.
      A tecnologia na busca de uma bola esférica “perfeita” parece ter algo como o “feitiço contra o feiticeiro”.
      Cadê minha G-18???
      Colocaram ambas num túnel do vento e tá provado que de nada adianta os efeitos colocados pelos jogadores.
      Respondam:
      O que vocês acham de somente UM gol ter sido feito de falta e por um japones?
      O que vocês acham dos escanteios batidos por jogadores com alguma qualidade técnica?
      O que vocês acham de gols sofridos quando os goleiros estavam praticamente na frente da bola?

      • Douglas_Sorocaba disse:

        Essa questão é pertinente. Realmente não é possível que o Daniel Alves não tenha “conseguido” bater 1 escanteio sequer decentemente. A falta de gols de falta também é um sinal claro de que algo não está certo nessa bola. E tenho que aguentar Neimar falando que com 3 chutes já dá pra se adaptar a qualquer bola. Começou a jogar ontem, já está falando josta.

      • Gustavo Bueno disse:

        Cara, com 3 chutes eu não sei… mas já vi neguinho acostumando com qualquer lixo!
        Num é possível que essa bola é tão cabulosa assim. Se o preço não fosse tão violento eu compraria só pra ver.
        E essa da falta num é possivel também não, uai! Quem apanha de Jabulani continua a apanhar de Teamgeist e Total 90 Omni …
        Aquele lateral esquerdo mexicano mostrou boa intimidade com a jubaranga. Fico viajando é no Marcelinho Carioca batendo falta com essa bola, ia ser incrível! Ou o Diego Souza naquela vez que a bola driblou o Fábio, teria sido bem maior o efeito.

  10. Daniel Carvalho - Porto Alegre disse:

    Tomara que estes erros, não aconteçam nos jogos do Brasil, de agora em diante. Foi um domingo tenebroso. As minhas duas torcidas frustraram-se, hoje. Com relação a bola, achei que ela deveria ter sido usada desde as eliminatórias, a fim de que os jogadores, principalmente os goleiros, pudessem sentir a malícia da jabula. Dificilmente um lançamento feito com a jabula, o jogador consegue pegá-la – triscou na grama, adeus.

  11. Daniel Carvalho - Porto Alegre disse:

    O Tal do Miki Jegue do Rolims Toneses não indo assistir ao jogo do Brasil, já dá pra prever, um goleada amanhã: 5 x 2 – pra nós. Esse cara é pé frio esteve nos dois jogos:de EUA e da Inglaterra, e estes se deram mal.

  12. Uma triste notícia para muita gente.
    CASO DE POLÍCIA
    Clubes de futebol não declaram a venda de jogadores para o exterior. Banco Central já identificou irregularidades cometidas por 22 agremiações no valor de U$49,6mi. Grêmio e Flamengo são os maiores devedores.
    Punições e multas (em US$) – 15 principais
    Gremio-13,3mi / Fla-13,1mi / Parana-3,8mi / Inter-2,9mi / Santos-2,3mi / Coritiba-2,1mi / Sport-1,8mi / Bota-1,4mi / Vasco-1,4mi / Vitoria-1,2mi / Atletico-MG-1,1mi / Lusa-957mil / SPFC-840mil / Goias-672mil / Guarani-630mil.
    O nome do Cruzeiro não aparece entre os 15 e não está indicado pela lista obtida na fonte (Conselho de REcursos do Sistema Financeiro Nacional). PREOCUPANTE!

  13. Ricardo Malafaia disse:

    Cruz em credo! Os juízes estão ajudando, o ataque é bão. Quando tem gol, aparece um charutão cubano assoprado pelo… Maradona. Sem falar na tatuagem do Chê.O síndico vai ter um troço se esse time ganhar.

  14. Hermes disse:

    Polêmicas da Copa 2010: Antes de começar, vulvuzelas. 1ª fase, jabulani. Oitavas, juízes e bandeiras. Qual será a palêmica das quartas?

  15. Maykon Schots disse:

    Sobre a Jabulani …

    A diferença dela para as bolas anteriores é sua superfície irregular , cheia de poros (como uma bola de golfe). Esta característica altera o atrito da bola com o ar (diminui) , o que muda totalmente a velocidade da bola (aumenta) e as distâncias percorridas (aumentam). Também altera o famoso “efeito” na bola, já que o atrito é com o ar é a força que governa estas alterações de trajetória.

    sds,

    • Maykon,
      Vc poderia descrever melhor a qual das bolas você está se referindo pois muitas das coisas que você diz, NÃO PODEM ser atribuídas à Jabulani.
      Dentre elas…. A jabulani foi colocada num tunel de vento da FEI-SP, ela possui as faces mais lisas (quase uma esfera perfeita) e POR ISSO, o atrito com o ar é maior fazendo com que ela perca MAIS velocidade do que uma bola normal (18 gomos) que é menos “lisa” do qe a Jabulani. E no caso da Jabulani a distancia percorrida diminui pois diminuindo de velocidade mais rápiso, ela cai mais rápido. OU NÃO?

      • Maykon Schots disse:

        Evandro ,

        não confunda esfericidade com rugosidade da superfície… a Jabulani tem milhares de mini-sulcos em sua superfície , o que faz o escoamento do ar em torno dela ser turbulento. Traduzindo : o arrasto da bola com o ar é menor , portanto a Jabulani percorre distâncias maiores … vi a reportagem e garanto-lhe que a reportagem confundiu e trocou as conclusões a respeito da bola … enfim , trocou as bolas….rs…

        sds,

  16. Elias disse:

    Estou curioso prá ver o que os “veinhos” da Fifa vão falar. Dois lances capitais prejudicaram o andamento de duas ótimas partidas. Um gol faz a diferença, uma vez que na partida da Inglaterra seria o empate com consequências favoráveis a quem empatou. E no jogo impedido da Argentina, aquele gol acabou com o emocional do México. Tanto que depois houve a entregada do volantão. Interessante que ouvi comentários acerca dos telões, que estão proibidos de mostrar lances polêmicos. Mas repetiu o gol da Argentina, com Tevez em escandaloso impedimento. Já passou da hora de rever conceitos. O futebol está muito rápido( ainda mais com essa bola descrita pelo Maykon acima) e os atletas com desempenho físico fenomenal.Pena que a Fifa não acompanha …

  17. Amácio Gattuno disse:

    O percentual de erros é similar ao do Torneio Corujão.

  18. mariana disse:

    1- Se a FIFA não gosta de usar tecnologia no futebol, por que contratou uma empresa para transmitir os jogos que utiliza 32 câmeras? Claro que elas irão captar TUDO, até o que passa desapercebido pelo olho humano. 2- Muito lances no futebol são de interpretação (o que dificultaria o uso da tecnologia), mas utilizá-la pra saber se foi ou não impedimento, ou se a bola entrou ou não, é MUITO viável.

  19. Amácio Gattuno disse:

    Uma arbitragem imperfeita já faz parte da cultura do futebol.

  20. Jorge Santana disse:

    em time que está vencendo não se mexe; deixem o futebol quieto.

  21. Eduardo Arreguy Campos disse:

    Jabulanis e errros de arbitragem fazem parte de uma conspiração republicana para não deixar o futebol avançar nos EUA. Segundo um arrependido agente da CIA, alguns treinadores também.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.