Reversão à média

Por SÍNDICO | Em 22 de outubro de 2019

EU postei: VITÓRIAS do Cruzeiro não voltaram por conta de Zezé, Abel, Ederson, nem pelas saídas de Mano e Ceni. Tampouco pela promessa de salários em dia. Voltaram porque as más fases têm data de validade. E esta passou do prazo.

CLÁUDIO BURIAN explicou:  “É curioso, mas é verdade. É um fenômeno simples chamado de reversão à média. Mas as pessoas desconsideram isto quando fazem suas análises. Daniel Kahneman (Nobel de Economia) gostava de citar isto. E tem algumas implicações práticas. Muitos instrutores acham que incentivos negativos (xingamentos, punições) são eficientes porque melhoram a performance, ao contrário de elogios ou recompensas (que muitas vezes são seguidos de piora do desempenho). Nem uma coisa, nem outra, é só reversão à média (um desempenho notável é seguido de uma piora, tal qual um desempenho muito ruim é seguido de uma melhora)”.

QUEM já viveu muito sabe como funciona e sabe que não adianta dar bronca, espernear, nem vociferar. Basta dar tempo ao tempo. Mas vai dizer isto pra besta-fera chamada torcedor…

28 comentários para “Reversão à média”

  1. Romarol disse:

    Teoria semelhante é a denominada “Teoria do Caos”. É como se fosse uma onda no Universo que sobe e desce sem parar que necessariamente tira o ser humano da zona de conforto.

  2. Matheus Chaves disse:

    Qual filósofo o sr. anda lendo, Síndico? Sua teoria é muito “devir” pro meu gosto. Eu prefiro Descartes e seu racionalismo. Além do mais, só vou acreditar que essa má fase passou se ficarmos entre os 16 garantidos na Série A.

  3. Eduardo Arreguy Campos disse:

    Poxa, desvendaram o futebol. Que chato… :-((

  4. Douglas Aguiar disse:

    Caraca, um dos melhores posts dos últimos tempos! Concordo plenamente com a ideia.

  5. Fernando Henrique disse:

    teimosa mania humana de querer dar sentido a tudo…

  6. SÍNDICO disse:

    SÓCRATES: O livro desse Kahneman e sensacional. Muda a visão de mundo.
    PLATÃO: Qual livro? Nome?
    PARMÊNIDES: Pqp, vou ter que ler?
    SÓCRATES: Rápido e devagar, duas formas de pensar
    PARMÊNIDES: Quem é Burian?
    ARISTÓTELES: Professor da Escola de Governo.
    PITÁGORAS: Esse livro é bom demais!
    ARISTÓTELES: Tem no Kindle?
    SÓCRATES: Sim.
    EPICURO: Aventuras e Desventuras também faz a gente mudar a percepção do mundo…
    PLATÃO: O Thiago Neves boicotando treinador e vcs querendo explicar com livro.
    SÓCRATES: Hahahahaha
    HERÁCLITO: Só um registro: esse Kahneman não é o beque do Grêmio, talkey?

  7. Que me desculpe o Burian. Pelo fato do blogueiro pegar a ideia dele para tentar dar uma forma, conteúdo e razão às suas estultices… Aliás, sociólogo pegando frases de economista para para analogia de alhos com bugalhos, dá BUG. Tem nada de mais passivo e subserviente do que achar que “não adianta fazer nada”, coisa de cristão papa-hóstia satisfeito com os desígnios divinos… Se não adianta braveja, espernear e opinar, também não adianta torcer, orar e opinar, nem a FAVOR e nem contra… Chamo isto de CÚMULO DA PASSIVIDADE… mas para quem falava em morrinhão, vocês estão evoluídos… #SQN. Burian, você é o menos culpado… TAOQUEI?

  8. Burian, Você não deve ler aqui no blog, mas escreverei somente aqui… E se você não fizer login, posso te ajudar… mas não aceito copia/cola com carinha falsa de outra pessoa.Sobre REVERSÃO À MÉDIA, sim, é possível, em casos específicos e nunca generalizando. E as curvas de recuperação NUNCA retomam à média verdadeira. As exceções no futebol existem… exemplo “fresquinho”… RIVER PLATE de Galhardo. Da Série B à REVERSÃO MUITO ACIMA DA MÉDIA. (Se algum retardado ao menos imaginar que estou sugerindo que o Cruzeiro deva ser rebaixado para ser como o River, vai me conhecer IRADO!). Voltando à reversão… Esta teoria da reversão NÃO SE APLICA a uma competição de 38 rodadas, com 25 transcorridas, faltando 1/2 e a partir de somente DOIS resultados Positivos… ISTO NÃO É REVERSÃO À MÉDIA, TAOQUEI ? P. S. A não ser para tolos e teleguiados.

  9. SÍNDICO disse:

    BOCA 1-0 RIVER. O time que desclassificou o Cruzeiro nos pênaltis está na final da Libertadores pela terceira vez e cinco anos.

  10. NANYOSKI disse:

    Não concordo. Acho que é uma conjunção de fatores que levam pra baixo e ao contrário levam pra cima. O fator Zezé Perrela tem sido muito importante.

  11. mrr disse:

    Acabou a segunda divisão! Rs…

  12. Fernandão disse:

    Esse post me fez sentir velho. Lá se vão 14 anos que tive aula com o cruzeirense Burian na FJP. Abração professor!