Reversão à média

Por Jorge Angrisano Santana | Em 22 de outubro de 2019

EU postei: VITÓRIAS do Cruzeiro não voltaram por conta de Zezé, Abel, Ederson, nem pelas saídas de Mano e Ceni. Tampouco pela promessa de salários em dia. Voltaram porque as más fases têm data de validade. E esta passou do prazo.

CLÁUDIO BURIAN explicou:  “É curioso, mas é verdade. É um fenômeno simples chamado de reversão à média. Mas as pessoas desconsideram isto quando fazem suas análises. Daniel Kahneman (Nobel de Economia) gostava de citar isto. E tem algumas implicações práticas. Muitos instrutores acham que incentivos negativos (xingamentos, punições) são eficientes porque melhoram a performance, ao contrário de elogios ou recompensas (que muitas vezes são seguidos de piora do desempenho). Nem uma coisa, nem outra, é só reversão à média (um desempenho notável é seguido de uma piora, tal qual um desempenho muito ruim é seguido de uma melhora)”.

QUEM já viveu muito sabe como funciona e sabe que não adianta dar bronca, espernear, nem vociferar. Basta dar tempo ao tempo. Mas vai dizer isto pra besta-fera chamada torcedor…

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.