RapoCota passado a limpo

Por SÍNDICO | Em 14 de setembro de 2010

Trocando uns emails com um amigo conseguimos um texto que analisa a rivalidade Cruzeiro x Atlético-MG e a situação de ambos, neste Brasileirão.

Abraços, Walfrido Júnior


Cruzeiro versus Atletico-MG

O Atlético-MG vai se acertar. Basta ter calma e limpar do elenco jogador que estiver fazendo beicinho ou corpo mole. O Cruzeiro fez isso, entre outros, nos casos do Jadilson e do Domingues. Agora, é raro alguém encher o saco naquele tom, embora sempre tenha algum amolando, pois  jogadores costumam ser umas primadonas danadas. Importante é prestigiar o treinador. Com o elenco que o Atlético-MG tem, mesmo se tiver que por pra correr algumas das estrelinhas, o Luxa tira o time da zona. Parece que o problema é que, pra cada estrela que o banco traz, o treinador tem que fazer aparecer um garoto comprado a preço de banana pra explodir e ser vendido… E isso não costuma dar certo. Há o risco de o grupo que não perceber a existência de meritocracia, mas sim a preferência por jogadores do parceiro. Além disso, Luxa não tem mais a mesma vontade, nem os jogadores amigos dele têm resolvido mais as paradas. Alia-se a isso o clima sempre ruim de fracasso e a pressão existente no clube e um presidente prepotente, arrogante e impulsivo. Mas, verdade seja dita, até agora, quem tá segurando o Luxa é o Kalil que, nesse caso, está agindo com a frieza necessária e inesperada. E eu acho que o time dele não vai cair. Já disse isso trocentas vezes. Vão sofrer como sempre!

Já o Cruzeiro aproveitou da excelente base formada pelo ótimo Adílson Baptista e, finalmente, contratou cirurgicamente, sem muito alarde. Mestre Cuca conseguiu o que eu não esperava dele: reunir o elenco em torno de si pra voltar a jogar com aquela garra e aplicação tática vista várias vezes com o Adilson. E, claro, os reforços, principalmente Montillo e Leo Simões, encaixaram como uma luva na zaga. O time todo marca, se ajuda, sai pro jogo, tem consciência e maturidade tática que não se compra no mercado nem se traz com técnico de grife. Sós e alcança com seriedade e trabalho de longo prazo. Nosso maior antagonismo é a direção do clube. Se por um lado os caras são competentes pra fazer time, contratar e vender, por outro, criaram uma monarquia no clube, que não se oxigena com novas idéias. Dessa forma, vamos perdendo tempo nas ações administrativas ecomerciais perdendo a achance de entrar no grupo dos 4 ou 5 (no máximo) grandes times que vão sobreviver no futebol brasileiro em, no máximo, 10 anos. O Cruzeiro tem que abrir mais sua administração para os sócios, ser mais transparente, permitir alguma participação política dos sócios do futebol e absorver novas cabeças e correntes, buscando recriar a empatia entre clube e torcida, que foi a marca das fases de crescimento da instituição.

50 comentários para “RapoCota passado a limpo”

  1. Walterson disse:

    A melhor contratação do caquético está resolvendo os jogos, o Tardelli.

  2. claudio(xina)lemos disse:

    1- Não sei que quem tá segurando o luxa é o Kaiu não, acho que é o banco que fez muito investimento e tem parceria com o Luxa.
    2- Sem duvida que a soma da base deixada pelo adilson e hoje mantida pelo Cuca com as boas contratações feitas estão levando o Cruzeiro longe.
    3- Tenho muitas duvidas de que as frangas vão se acertar, não tenho motivo nenhum para acreditar nisto. Quando o Daniel Carvalho vira o salvador da pátria alguma coisa esta errada.
    4- A torcida das frangas não tolera mais o Luxa, basta ouvir o seu nome seu bairro depois de uma derrota delas.

    • walfrido disse:

      Até concordo contigo, só não acho que SNSB é referencia nenhuma. Se fosse assim AB era odiado por 100% dos Cruzeirenses, o que não é uma verdade.

  3. Rogério disse:

    O Cuca está me surpreendendo e muito, como o Adilson supreendeu também em seu inicio de trabalho no Cruzeiro, o Cuca recebeu um time bem estruturado e com alguns reforços, com isso tudo, ele tem a chance de fazer o melhor trabalho da carreira dele, vamos torcer para isso ocorrer.

  4. Elias disse:

    O que determina o ambiente são as vitórias. Se ganha, tudo é esquecido
    ( inclusive o mal futebol). Se perde, tudo fica uma m…da, mesmo qdo joga bem. Tenho visto nosso time equilibrado, muito solidário( exemplo: O melhor em campo Fabricio dedicando a vitória ao expulso M. paraná e ao filho do nosso treinador), com muita pegada e uma defesa sólida, a mais eficiente da competição. Tudo fruto de um elenco que já era bom e que se fortaleceu em qualidade.Os méritos do treinador são o fortalecimento da função EQUIPE, resgate de jogadores “encostados” e aparente tranquilidade em determianr os titulares. Sem desmerecer os excluídos, pois afinal todos terão chances de jogar.Aliás, todos terão que jogar pois expulsões e contusões serão a tônica em 2 jogos/semana.

    • Elias disse:

      Li que precisamos de 9 vitórias prá Libertadores e 12 prá campeonar. Se o grupo mantiver essa pegada, a solidariedade, a ausência de vaidades temos plenas chances de chegar lá. Afinal, desses números podemos tirar um pois nosso freguês histórico nos enfrentará em outubro e ai são favas contadas…
      Mas mineiramente vamos comendo pelas beiradas…

    • Walterson disse:

      Elias, qual jogador “encostado” foi recuperado?

      • Elias disse:

        Walterson…eu já vejo o Roger como um jogador “recuperado”. Ele não rendia nem 1/4 do que produz com o Cuca. É fato. Fêz uma boa partida contra o Palmeiras, onde só ali produziu mais que em todos os jogos até então( fora a estréia). E sinceramente vi um Roger diferente domingo passado, numa função até estranha ao seu estilo, marcando, vibrando com os companheiros ( veja as fotos do jogo) e, o mais importante, usando sua experiência no final do jogo segurando a bola na frente pro tempo passar. E o Wellington Paulista mostra avanços, mais tranquilidade e principalmente confiança ( aquele gol no clássico é prova do que afirmo).
        Mas é somente uma opinião. Ou apenas o que vejo…

      • Vinnicius Andrade disse:

        Ele mesmo disse ontem que não conseguiu se adaptar fisicamente. Não acho que seja um jogador “encostado”, mas sim que finalmente sua hora de render chegou.

        Wellington Paulista continua o de sempre: limitado.

  5. Elias disse:

    “Pela segunda rodada do returno do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG venceu o Grêmio Prudente e somou três pontos na luta contra o rebaixamento, mas não começou nada bem em termos financeiros. Na partida, embolsou cerca de R$ 1,7 mil, lucro mais baixo dentre os 20 jogos já disputados na segunda fase do torneio – acima somente de Fluminense e Prudente, ambos com déficit.”
    Isso é futebol profissional????

    • Matéria plantada pelos (Ir)eresponsáveis que dirigem os times e com a conivência daqueles que se locupletam deste tipo de situação.
      Vc acredita que eles ganharam somente R$1,7mil???
      Onde entrou o direito de arena? Onde entrou a grana do governo estadual?
      ME ENGANA QUE EU GOSTO!

      • Elias disse:

        Não sei… só que com ingresso a 5 conto não dá prá fazer futebol profissional sem um graaaande banco laranja (!!!) por trás. VC acredita que dá?

      • Damas disse:

        Tate: Não é só o Banco não. Nos dias atuais está entrando muita grana por outras portas!!! Eles só não abrem os portões “de gratis” porque daria muito na cara.

      • Elias disse:

        Hahaha pior que é assim mesmo!

      • Rogério disse:

        Por falar nesta grana do governo estadual, como que será que isso funciona?? Isso é legal, pegar dinheiro pública para pagar clube de futebol??

      • claudio(xina)lemos disse:

        Ganharam este valor da renda. Televisão e outras fontes não são computadas para este cálculo.

  6. Sobrinho disse:

    Foram cirúrgicos na parte que falaram do Zéze, não dá para ignorar a competência deles com relaçao a montagem do elenco e condução do futebol, mas em relação à condução da política na instituição ele tem sido muito nocivo, sem preparar o clube para um sucessão tranquila.

    • Damas disse:

      Concordo. A impressão que deu é que o amigo com o qual o Wall trocou e-mail para formatar este post é mais atleticano que o Veho Damas.

      • walfrido disse:

        Realmente é um grande amigo, estava comigo na copa da Africa, e é uma franga rosa emperdenida! Rsrsrsrsrs

  7. Edu Mano disse:

    Só sei que dia 24 de outubro é o jogo da demissão do Luxa… rs Fico aqui imaginando eles na Z4, perdendo o jogo, e a torcida cantando os “Hits”:
    – Não ganha nada, time sofredor…
    – Frangas, sua camisa é rosa…
    – E o tradicional, Hey Galo, VTNC…

    Ai, aos 30 do segundo tempo, o Atlético vai ter um jogador expulso por nervosismo, o Luxa vai ficar descontrolado e a torcida vai cantar “Uh, Uh, Luxemburgo é Mafia Azul” e o “Fica Luxa”.

    Aos 40, o tiro de misericórdia, gol do Montillo e 5×0 no placar, gritos de Olé, o Cruzeiro assumindo a Liderança e o time zebrado ficando em anti-penúltimo, a 3 pontos do primeiro que sai da Z4…. kkkk

    Se vai ser assim eu não sei… mas que seria divertidíssimo, isso seria… kkk

  8. Magnus Martins disse:

    Andrade a um passo do Ipatinga!

  9. Amácio Gattuno disse:

    O rival citadino caracterizou-se ao longo dos anos por ser um clube sem projetos sérios. Para muitos era o local perfeito para discursos demagógicos e administrações enganosas. Atualmente é conduzido por um presidente-torcedor que se vangloria pela estrutura paternalista do clube, sob a aprovação – talvez oportunista – dos conselheiros. E a relação com o atual treinador também parece ser dominada por interesses bem menos nobres.

    • Amácio Gattuno disse:

      O Cruzeiro caminha para o mesmo contexto institucional feudal, mas a atual administração é a única que parece ter competência para conduzir o clube. A oposição é decepcionante e se revelou bem despreparada. Já o conselho do clube poderia demonstrar ser mais atuante ao fiscalizar as ações da diretoria e as possíveis irregulariedades. De positvo, o atual treinador tem sido uma grata surpresa. Seu low profile nunca me convenceu e não esperava que ele conseguisse, de forma tão aparentemente natural, fortalecer a coletividade deste grupo.

  10. Binho disse:

    Cocota vai cair em minha opinião. Nada diz o contrário. O time não se encaixa, nem joga bem. penou pra ganhar do prudente, uns dos piores times do brasileirão. Vai tomar várias lenhadas. Se escapar será devido a ruindade dos demais. Por mérito deles, não. E o bmg está injetando muita grana neles. Deve ser por isso que a itatigalo não fala mal como deveria desse time feio e de seu técnico que já perdeu o lume. E esse negócio de melhor defesa do campeonato, tem controvérsias. Caseri de dizer aqui que a maioria dos pontos que o CEC ganhou tem relação direta com atuações fantásticas do Fábio. Com nenhum outro goleiro do Brasil teríamos esse desempenho. Então esa defesa não é tão boa quanto apregoam. Melhorou nos últimos jogos maS CONTINUA MUITO A depender do goleiro.

  11. Binho disse:

    E agora já vi tudo. Se Andrade tirar o Ipatinga da degola é porque o técnico anterior “montou” o time pra ele. Se não conseguir, afirmarão aos 4 ventos que ele não tinha competência mesmo e apenas deu sorte no flamengo. É duro, viu.

    • Rogério disse:

      Binho, ninguém vai dizer, mesmo porque um time que está na lanterna da série B não tem time nenhum montado, bem diferente da situação vivida pelo Andrade no ano passado.

      • Binho disse:

        Não duvide. A cara de pau é invencível.

      • Binho disse:

        De qualquer forma, se ele recuperar o time, terá dado sorte, em caaso contrário, não tem competência.

      • Rogério disse:

        Se ele recuperar o time do Ipatinga será porque fez um excelente trabalho, mas acho muito pouco provável que consiga este milagre.

      • Dylan disse:

        o Andrade fez um excelente trabalho no Flamengo. Tirou o time das ultimas posicoes e levou ao primeiro lugar. Mexeu totalmente no time do Cuca. Tentarem tirar o mérito do titulo dele seria uma cara de pau semelhante ao de dar crédito ao Adilson se o Cruzeiro for campeao este ano ou ao Mano se quem ganhar for o Corinthians.. Campeão é quem leva o time ao titulo. O resto é rapinagem.

      • Rogério disse:

        Putz, agora que estou percebendo o motivo da ferrenha defesa ao Andrade, não teria outra motivo.

      • Sobrinho disse:

        Eu fico é com pena de uma pessoa ter esse tipo de convicções e conceitos. Cruzeiro e Corinthians começaram a partir da entrada de Cuca e Adilson, o que foi feito antes deve ser ignorado. Ridiculo.

      • Dylan disse:

        ridiculo é querer lançar mao do titulo alheio. Caso contrário vamos dar crédito pelo título do Cuca que pegou esse time em frangalhos, na decima e cacetada colocacao a todos os treinadores que passaram pelo Cruzeiro antes dele.

      • Sobrinho disse:

        Se o Adilson for campeão brasileiro com o Corinthians ele o será por ter dado continuidade ao um trabalho iniciado pelo Mano Menezes. Tem que ser muito zé ruela para não entender isso.

      • Dylan disse:

        continuidade nao quer dizer que a autoria de um projeto ou de um trabalho possa ser relativizada. Ou será que o técnico i campeao da Libertadores de 76 foi o Hilton Chaves?e quem ganhou a de 97 foi o Levir culpi? quanta cascata

      • Sobrinho disse:

        Dylan, ninguem é responsável sozinho por nenhuma conquista. Nem jogador, nem dirigente, nem treinador. E é óbvio que um treinador que assume Corinthians e Cruzeiro para dar continuidade em trabalhos de 2 anos e meio está em uma situação muito mais favorável do que um treinador que pega o Ipatinga, lanterna da série B. Não é questão de passar os créditos da conquistas para outro.

      • Ricardo Malafaia disse:

        Concordo com o Dylan: Deivid e Luisão não foram campeões em 2003

      • Sobrinho disse:

        O Andrade tem muitos méritos no título brasileiro do Flamengo, mas este título não o transforma em grande treinador por si só. Geninho é campeão brasileiro, teve seus méritos na campanha, mas a carreira mostra que nunca chegou nem perto de ser grande treinador.

  12. walfrido disse:

    JS, to numa correria danada hj, mas revendo a otima edição do texto que vc fez percebi que vc excluiu um NÃO da penultima frase do 10 paragrafo que mudou totalmente a minha opinião. Eu escrevi originalmente: “Mas eu acho que o time NÃO vai cair.” Acho que o MInusculo escapa do rebaixamento até pela maior incompetencia de muitos outros. Favor corrigir pra mim. Obrigado

    • Jorge Santana disse:

      Corrigido, Walfrido. Na edição, limitei-me a trocar algumas palavras, aceitáveis num e-mail, mas não em área de leitura pública. O vacilo no parágrafo citado foi meu. Conferi o texto do e-mail e o não está lá. Peço desculpas pela falta de atenção.

  13. Binho disse:

    E interessante a matéria do supercocotas. Podem jogar até 7 contratados esse ano. Então nesse jogo não será o time montado pelo Adílson.

  14. Binho disse:

    E Prediger sequer foi relacionado por Cuca até hoje. Será que não tem mostrado nada nos treinamentos ou é a enorme quantidade de volantes que temos ?

  15. Fabrício disse:

    Se dependesse da minha torcida a cocota já estava na 2ª divisão! Assino embaixo dos comentários do Elias.

    • walfrido disse:

      Que fique claro que uma coisa é minha torcida, identica a sua, e outra é o que eu acho que vai acontecer.

  16. Naldo disse:

    O Cruzeiro já esta entre os 6 maiores do Brasil. E concordo que
    o Cruzeiro tem que abrir mais sua administração para os sócios, ser mais transparente, permitir alguma participação política dos sócios do futebol e absorver novas cabeças e correntes, buscando recriar a empatia entre clube e torcida, que foi a marca das fases de crescimento da instituição.