Cacá, o melhor, Sassá e Henrique, bem

Por SÍNDICO | Em 4 de novembro de 2019

ATUAÇÕES dos protagonistas do CRUZEIRO 1-1 BANHIA, no Mineirão, Belo Horizonte, 03nov19dom19h, pela 30ª rodada do Brasileiro 2019; 

Por FERNANDO HENRIQUE

TORCIDA CELESTE compareceu em número razoável e apoiou o time nos bons e nos maus momentos. No fim, aplaudiu a bravura que salvou um ponto, mesmo decepcionada por constatar que o sufoco continuará a briga pela salves será ponto a ponto. (Síndico)

FÁBIO fez intervenções protocolares e uma grande defesa, num chute de Rogério, que poderia liquidar a partida.  

OREJUELA fez mais um jogo vigoroso, dessa vez com mais oportunidades e liberdade para apoiar o ataque, sempre com qualidade e agudez. Correto nas intervenções na defesa, foi expulso num lance de excesso de preciosismo do apitador.

CACÁ não se intimidou ao vigiar de perto o gigante Fernandão. O ótimo posicionamento permitiu que antecipasse e cortasse todas as bolas sob sua responsabilidade.

LEO supervisionou Cacá e garantiu a cobertura do garoto sem sustos. Velho de guerra, não sentiu o tempo em que esteve fora de combate.

DODÔ controlou o ímpeto do Bahia pela direita, garantindo boa marcação pelo seu lado, subindo para apoiar com sobriedade, o que balanceou o time no ataque. Sua aplicação tática e consciência defensiva foram essenciais após a mudança no panorama do jogo com a expulsão de Orejuela.

HENRIQUE jogou com a consciência tática e regularidade de sempre. Coberturas precisas deram a segurança que o time precisava para a movimentação no ataque.

EDERSON, cada vez mais à vontade em campo, e sem receio de espreitar a defesa adversária, teve sua atuação favorecida pela escalação com dois pontas, construindo boas jogadas principalmente pela direita do ataque.

NEVES, com liberdade para jogar mais solto na intermediária, foi o jogador mais acionado do time durante todo o jogo, sempre encontrando espaços, boas jogadas e passes. Foi o melhor jogador da partida.

M GABRIEL, com liberdade na faixa dianteira, aprontou uma correria e se movimentou com inteligência em ambos os lados, facilitando a produção ofensiva do time.

DAVID teve menos oportunidades sem o fogo concentrado pela esquerda e a parceria com Egídio. Tem boa consciência tática e inteligência, mas a técnica não ajuda na hora de dar alegria pra galera e por isso mais uma vez saiu vaiado.

FRED jogou 30 minutos de futebol profissional. Correu, saiu da área, buscou a bola, construiu jogadas e depois “morreu fesicamente”.

SASSÁ entrou com vontade, evidenciando sua melhor característica que é buscar sempre o jogo. Deu chapéu, distribuiu caneta azul e acertou um belo chute, que garantiu ponto importante e a invencibilidade do time. Herói da partida.

EZEQUIEL substituiu Marquinhos Gabriel com boa movimentação e toque de bola, contudo com pouco tempo e condições para realizar algo mais efetivo.

EDILSON entrou para recompor o time após a expulsão e o empate, desempenhando suas obrigações defensivas com segurança.

CRUZEIRO, com 11 contra 11, foi um time mais entrosado, equilibrado, tranquilo e menos previsível do que em outros jogos, equilibrando as jogadas pelos dois lados e demonstrando consistência defensiva diante dos contra-ataques adversários. Com a mudança de cenário, prevaleceram o entrosamento e a vontade para correr atrás do resultado, fazendo por merecer o tento.

BAHIA fez um jogo franco nos 15 primeiros minutos de cada tempo e depois se fechou em duas linhas acreditando na velocidade e força física de seus atacantes de pouca técnica. Foi favorecido por uma decisão precipitada da arbitragem.

ABE tem como virtude a capacidade de estabelecer planos de jogo a partir da conjuntura e das fraquezas adversárias. Barrou Egídio, muito provavelmente pela presença do Leo no lado esquerdo da zaga e pela sequência de jogos, e deixou o time menos previsível com a escalação de dois pontas. Insistiu além da conta com Fred em campo.

ÁRBITROS pecaram bastante. O juiz por querer aparecer e controlar uma partida tranquila mais do que devia. Expulsou Orejuela por pura falta de intimidade com o Var e as novas orientações para a arbitragem.

MelhorDoJogo => CACÁ [[[25]]] Sá, Terenzi, Ramos, Rizzi, Vaz, Bitencourt, Itamar, Galvão, André, Fonseca, Marcoalex, Tate, Morato, Bastos, Walfrido, Anchieta, Velame, Walterson, Hiram, Maury, Walery, Angrisano, Pedrinho, Jonas, Patrícia —– SASSÁ [[[7]]] Ge, Romeu, Furst, Zuloobas, Anderson, Celeste, Nanayoski —– HENRIQUE [[[6]]] Palmeira, Fernandão, Fábio, Robrto, Guidugli, Barnabé —– FÁBIO [[[3]]] Ferraz, Soares, Dudu —– LEO [[[3]]] Schrier, Artur, Assis —– NEVES [[[3]]] Efeagá, Vanda, Síndico —– EZEQUIEL [[[1]]] Pedro —– FRED [[[1]]] Gesoco —– EDERSON [[[1]]] Wagner —– ABEL [[[3]]] Uol, Thomas, Polaco…

108 comentários para “Cacá, o melhor, Sassá e Henrique, bem”

  1. SÍNDICO disse:

    TORCIDA CELESTE compareceu em número razoável e apoiou o time nos bons e nos maus momentos. No fim, aplaudiu a bravura que salvou um ponto, mesmo decepcionada por constatar que o sufoco continuará a briga pela salves será ponto a ponto.

    • Fernandão disse:

      Compareceu em menor número e menos empolgada e aguerrida que a partida requeria. Acho que a moçada começou a esnobar o perigo cedo demais, temos de manter a mobilização. As justas vaias para os três substituídos e a ausência do tradicional “OôÔÔÔ vamos comer o c* do galoooÔ” foram notadas.

    • jrgalvao disse:

      tem comparecido e ajudado, mas o time nao permite grandes sonhos

    • Fernandão disse:

      A melhor partida dele com a camisa do Cruzeiro. Se é verdade que ele nunca se justificou, dessa vez parece que vai querer aproveitar a chance do papai Abel, esteve ligado durante 90, e foi uma boa válvula de escape pela esquerda.

    • jrgalvao disse:

      mais um inutil, mas tem griffe isso agrada aos teleguiados

    • Bruno 7L RJ disse:

      Foi bem ou mal? Decidam-se!

    • Ernani Bittencourt disse:

      Esteve bem, errou bem menos que o titular ,as igualou com Egidio no ataque, apareceu pouco,

    • Fernandão disse:

      Boa partida do Capitão. Apresentou-se para o jogo, triangulou passes, brigou pela posse de bola. É um dos que sente a ausência do Robinho, porque o jogo volta nele toda hora, sem ter quem arrisque um passe mais difícil. Como ele não é disso, ajuda a manter o volume, mas sem profundidade.

    • Um dia eu entendo scouts “subjetivos” como “brigou pela posse de bola” para justificar e defender o TNeves e outros. No caso do jogo de ontem, este “scout” não se confirma… inclusive pela jogada do pênalti contra nós e duas ou três omissões… além de vários “cerca lourenço” e “migués” … tipo ME ENGANA QUE EU GOSTO… Fica pedindo Bola no pé e depois dos 20 do Segundo tempo ficou se arrastando em campo…
      Deveria entrar faltando 30 minutos… aí sua QUALIDADE TÉCNICA (totalmente INquestionável) poderia se sobrepor aos adversários… Do jeito que tá, estamos (eu não estou no rol) sendo ENGANADOS.

    • Wagner CPM disse:

      Senti uma queda do seu rendimento nos últimos jogos.

    • jrgalvao disse:

      Boa partida, acho que esperam do Henrique o que os inuteis, das neves robinnho e ruizinho nao entregam

    • Ernani Bittencourt disse:

      O mesmo futebol sem tempero de sempre, muitos passes errados, muitos toques laterais e muito cerca lourenço, dando boa vida ao meio do Bahia. O time fica lento e previsivel com ele e Leo fazendo saida de jogo.

    • Fernandão disse:

      Se mandou pela direita em diversas ocasiões. Certamente é jogada treinada porque nesses momentos o lateral cobria por dentro para que ele avançasse. Embora tenha pisado na área várias vezes não conseguiu descolar uma jogada ofensiva realmente perigosa. No jogo ordinário de volância esteve em jornada regular. Parece ter boa bola longa. Precisa treinar para usar mais o expediente e ajudar o Cruzeiro a inverter o lado da jogada mais rápido.

    • Wagner CPM disse:

      MDJ. De novo. Marca, apoia, finaliza. Só falta pegar no gol.

    • jrgalvao disse:

      bom o jogo, nao mais que isso

    • Ernani Bittencourt disse:

      Presença e disposição nao faltaram mas nao tem no time jogador com o preparo dele para acompanhar e fazer dupla. Ele arranca e deixa Neves e Mg pra tras.

    • Ernani Bittencourt disse:

      Presença e disposição nao faltaram mas nao tem no time jogador com o preparo dele para acompanhar e fazer dupla. Ele arranca e deixa Neves e Mg pra tras.

    • jrgalvao disse:

      Da quina de inuteis do time atual, com certeza e o mais inutil, mas dizem que faz bem a miseravel recomposição, maldito futebol moderno

    • Fernandão disse:

      Já sugeri ao mancebo ir para a Guaicurus, relaxar, curtir o jogo, acreditar em si e etc. Continua útil na reposição, muito liso no primeiro corte, quando dá aquela mexida na defesa, mas como vai mal na hora de definir a jogada. Pode ser que o manto estrelado seja pesado demais pra ele. Espero que não, pois o seu potencial é visível. Mas é uma esfinge!

    • Fernandão disse:

      Já sugeri ao mancebo ir para a Guaicurus, relaxar, curtir o jogo, acreditar em si e etc. Continua útil na recomposição, muito liso no primeiro corte, quando dá aquela mexida na defesa, mas como vai mal na hora de definir a jogada. Pode ser que o manto estrelado seja pesado demais pra ele. Espero que não, pois o seu potencial é visível. Mas é uma esfinge!

    • Wagner CPM disse:

      Novo Diego Renan bombado.

    • jrgalvao disse:

      Perdeu um gol de cabeça, sofreu um penalti nao marcado e foi marcado pelos teleguiados e pelo caboclo da radia, pelo menso tenta, ja é um alento

    • Fernandão disse:

      Fez um bom jogo sob quase todos os aspectos. Faltou ser decisivo na frente. mas recuou para distribuir o jogo, dedicou-se à marcação, acertou 3 de 5 bolas longas, acertou 4 em 5 dribles tentados, sofreu duas faltas, venceu 70% dos seus duelos individuais, finalizou 3 vezes. Enfim, foi participativo e dedicado. É uma pena que será sempre o cara que mandou o ídolo(!) Rogério Ceni embora para uma parte da torcida.

    • jrgalvao disse:

      Treinador e capitao da quina de inuteis, famoso enganador

    • mrr disse:

      Nulidade além de estressar os companheiros de time durante a partida.

    • Fernandão disse:

      Vem sendo sistematicamente o pior jogador do Cruzeiro. Teve dificuldade até para desenvolver a sua única utilidade, que é quebrar a primeira bola que o Fábio sempre bica pra frente. Tem de sair do time logo. Não tem força mais para vencer duelos, posiciona-se impedido todas as vezes. Caso não ceda o seu lugar, outros beques farão seu nome sobre ele até o fim do campeonato.

      • Ninguém mais “faz nome” em cima do Fred. TODOS sabem que ele JÁ ERA. O gol que ele perdeu me influenciou e escolhê-lo o VILÃO… e pelo conjunto da obra, reclamações com companheiros pedindo bola, O PIOR, disparado. Aí ele faz um gol de pênalti e aparecem as “viúvas” de ex-jogador. JÁ DEU ! E o Abel vai ferrar o Cruzeiro se insistir com ele… RUIM com ele? Melhora com ele de fora… e MUITO !
        Ganhamos um reforço para a próxima partida. Pelo menos jogadores mais novos não ficarão na “obrigação” de passar a bola pra ele.

    • Wagner CPM disse:

      CONE!

    • jrgalvao disse:

      Uma pena, mas o futebol sumiu, perdeu gol que nao perderia, deveria ir atras de dulce dos pobres ou do terço dos homens, o tal de evangelico fundamentalista, nao lhe fez bem

    • Ernani Bittencourt disse:

      Ja era, nesse time sem ninguem pra por a bola entre ele e o goleiro fica dificil. Time nao tem garçon e ponto final.

    • mrr disse:

      Herói da partida e há anos luz vem pedindo passagem, mas a panela….

    • Fernandão disse:

      Fez um belo gol. Aos poucos vem recuperando espaço com o Abel após o técnico anterior ter lhe deixado até fora do banco em alguns jogos. Parece ter vencido nos treinos a concorrência do Joel e deverá ser titular na quarta feira. Tomara que aproveite a chance.

      • Continuo com a minha visão de que Sassá é previsível (principalmente pelos adversários), 1% de inspiração e qualidade e 99% de transpiração. Assim, seria melhor se o colocasse, SEMPRE, nos 30 min finais. Para quarta, eu treinaria o Joel para ver se “surpreende” o Furacão. A previsibilidade dos jogadores do Cruzeiro (perninha do Egídio, bola alta no Dedé, Inoperância do Fred, passividade do Henrique etc) tá sendo uma TETA para os adversários…

    • jrgalvao disse:

      O inutil que foi util ontem, nada alem disso, mas ja foi elevado como a salvação da lavoura, mas vai continuar sendo um miquica da vida

      • Bruno 7L RJ disse:

        Cara, vc não tá rigoroso demais não? Acho que vc não entendeu que nosso time está mal pra kcete!

    • mrr disse:

      Se continuar assim vai morrer abraçado com a tchurma. Acorda Abelão!!!

    • Fernandão disse:

      Seu time sempre compete. Não gostei da mudança recente, de efetivar o Marquinhos no lugar do Robinho, ter permanecido em casa, precisando propor. Nesse jogo, visivelmente o time rodava a bola de um lado pro outro de maneira lenta, sem ninguém para acelerar o jogo, coisa que o Robinho faz com passes. Se foi bem na leitura de manter uma linha de três após a expulsão, arriscando-se sem sobra, por outro lado demorou a tirar o Fred do jogo. Seu acertos são maiores que os erros por isso sustenta a atual invencibilidade de 8 jogos.

      • Abel entrou no esquema do “boleirão” professor… arrumou-se com os amigos e tudo bem… só que os amigos tem limites sérios… Egídio, Edílson, Henrique, TNeves, Fred, Robinho, MGabriel estão com muitas dificuldades de correr 60 minutos… se o adversário é forte, piora um pouquinho… e TODO MUNDO no futbeol brasileiro tá sabendo disso. O Abel PECA seriamente por não pensar fora da caixinha ou achar que tem táticas e estratégias suficientes para ganharmos de adversários meia boca.

    • jrgalvao disse:

      o entregador de camisa continua o mesmo

    • jrgalvao disse:

      fez uma partida mediana, mas mesmo assim deveria ter ganho, mesmo sendo furtado em pleno mineirão, o estrago da rainha e seus asseclas e do pilantra mor itair, ainda nao foi devidamente avaliado

    • jrgalvao disse:

      O tal do artur é bom jogador, time mediano mas com uma moral danada com a imprensa do eixo. Uma coisa é certa o preparo fisico deles da de dez a zero no do Cruzeiro

  2. SÍNDICO disse:

    ÁRBITROS mexeram (bandeira, juiz, var) no placar ao não apitar pênalti sobre David, quando a partida estava zero a zero. Depois, o juiz expulsou Orejuela por motivo fútil. Isto sem contar outras pequena mutretas durante o desenrolar da partida. Combo de arbitragem, desta vez, foi lamentável.

    • Fernando Henrique disse:

      Vou manter a coerência e a crítica quanto ao VAR à brasileira e não cobrar o penalti no David, apesar de saber que foi e continuará sendo chamado à revisão por 9/10 árbitros de vídeo e acatado pelos árbitros de campo sem culhões da CBF.

      • Fernando, entenda UMA COISA… NÃO EXISTE “… VAR à brasileira”. Existem árbitros brasileiros que SEMPRE foram servis a quem paga ou para agradar alguém. Antigamente, árbitros da FMF tinham que levar “agrados” para Elemers e Camilos para serem colocados nas “escalas”. Hoje, ser auxiliar e árbitro de VAR virou uma TETA… Ontem, o VAR que deu pênalti e expulsou um lance “normal” aos olhos da maioria, NÃO QUIS VER a invasão de área na batida do pênalti, que EXIGIRIA retorno da cobrança, NO MÌNIMO… se o Fábio adiantasse e pegasse, sabe o que aconteceria? o BANDIDO que controla a TECNOLOGIA entraria em ação para repetir… Assim, PENSE no que escrevi e no que você escreveu… ÁRBITROS comandados pela FMF são os bandidos e não é ERRO, é MÁ-FÉ.

      • Ernani Bittencourt disse:

        A criação do VAR colocou mais um instrumento para a CBF manipular o campeonato ao seu bel prazer, os homens da cabine fazem o que querem para justificar as açoes e o povo ca de baixo fica a merce do golpe eletronico, Trambique e TRambique S/A

    • jrgalvao disse:

      Juizao furtou o Cruzeiro, com a devida ajuda da merda do war

  3. LUIZ disse:

    Eu desconfio de quem esteja por trás disso: Mário Bittenflu. Teoria conspiratória? Melhor não pecar por omissão.. ZZP tem que agir.

  4. Cruzeiro.Org disse:

    Cruzeiro perde oportunidade de afastar-se da zona de rebaixamento

    Compartilhe via @cruzeiro_org e comente esta e muitas outras que você não comentou ou que seu comentário se perdeu nas redes sociais instantâneas. Não deixe seu comentário se perder ou ficar repetido.

  5. UOL disse:

    ABEL BRAGA, o melhor. O técnico do Cruzeiro não se omitiu em nenhum momento da partida. Mesmo quando tinha um jogador a menos em campo, ele manteve o padrão ofensivo adotado desde a sua chegada à Toca da Raposa II. A entrada de Sassá na vaga de David, logo após o gol sofrido pelo time, deu outra cara ao ataque e foi o suficiente para o mandante marcar um gol. O treinador conseguiu deixar o seu time mais ofensivo que o rival mesmo depois da expulsão de Orejuela. (UOL)

  6. Fernando Henrique disse:

    Síndico, avaliações foram postadas ainda ontem no post do jogo. Melhor do jogo pra mim foi o THIAGO NEVES. Obrigado pela oportunidade!

  7. LUIZ disse:

    Que coisa pavorosa este uniforme!

    • Aí torcedor, comentando sobre o resultado… ABRE ASPAS – também, isto lá é hora de estrear uniforme? Só podia dar azar!FECHA ASPAS Aí neguinho escolhe TNeves melhor em campo… ou elege David para bode expiatório… P.S. Só lembrando que o contrato com a atual fornecedora encerrar-se-á daqui dois meses… Já viu o encalhe né? QUE FASE!!!

    • Fernandão disse:

      De fato é horrível! Sou muito contra usar uma coisa dessa dentro de casa, mandando o jogo. Tinha que usar na necessidade. Aí em vez do uniforme dois, usa o três.

      • Fernando Henrique disse:

        Eu achei que a fornecedora acertou demais com esses grafismos nas camisas esse ano e agrado do amarelo marca-texto (já tenho uma do Fábio modelo 2016). Esperando melhorar o preço um pouquinho pra adquirir uma branca e esse novo 3o uniforme.

  8. LUIZ disse:

    Faltando 8 rodadas, Curintia e Flu mexem no comando técnico. Daqui a pouco técnicos vão fazer contratos pra 2 jogos.

  9. Fernandão disse:

    HENRIQUE, MDJ pra mim. Hoje fiquei muito na dúvida aí votei pelo índice do Sofascore. Na nota estatística de ontem os melhores foram Henrique (7,3) seguido de Neves e Cacá (7,2).

  10. SÍNDICO disse:

    CACÁ [[[22]]] Sá, Terenzi, Ramos, Rizzi, Orozinbo, Bitencourt, Itamar, André, Fonseca, Marcoalex, Tate, Morato, Bastos, Walfrido, Anchieta, Velame, Walterson, Hiram, Maury, Walery, Angrisano, Patrícia —– SASSÁ [[[5]]] Romeu, Furst, Zuloobas, Anderson, Nanayoski —– FÁBIO [[[3]]] Ferraz, Soares, Fábio —– LEO [[[2]]] Schrier, Artur —– NEVES [[[2]]] Efeagá, Vanda —– EZEQUIEL [[[1]]] Pedro —– FRED [[[1]]] Gesoco —– ABEL [[[3]]] Uol, Thomas, Polaco…

  11. jrgalvao disse:

    CACA

  12. Fernandão disse:

    Matou a pau chará. Tenho uma discordância em relação ao plano de jogo. Como era jogo mais pra propor do que pra contra atacar, preferia o Robinho ao Marquinhos, podendo retornar aos pontas assim que o time entrasse em vantagem. Talvez o Abel esperasse o adversário com mais volume. Muito boas as avaliações.

  13. zuloobas disse:

    Como a arbitragem foi criminosa, evito crucificar o time. Como o pessoal aqui só analisa resultado, vejo muitas injustiças que são transferência do sentimento ruim pelo resultado manipulado pela arbitragem. Perguntas: não estar em impedimento não seria obrigação do var informar ao juiz? Como isso é objetivo e foi omitido não caberia punição a quem estava no var? E adiantar na cobrança de pênalti tb não seria obrigatório comunicar ao juiz?
    Então. Tratam-se de erros inescusáveis muito mais graves do que os eros cometidos pela própria arbitragem de campo. Isso é o ponto crucial dessa partida. Em 2º plano destacaria a má gestão por permitir árbitro da Paraíba contra o Bahia. Dito isso, parabenizo os guerreiros pelo empate e só.

    • zuloobas disse:

      Só p dar o meu fom-fom, Orejuela cometendo o pênalti parecia menino jogando pelada, morrendo de medo da bola. A cara de desespero dele indicam ou que a bola estava em chamas ou que o perfuraria se o atingisse no corpo. Muito medo da bola!

  14. mrr disse:

    Mais um credor batendo na porta e desta vez é sobre o Dodô. Impressionante como o CEC deu calote em todos. Quanto tempo levará para limpar o nome do clube?

  15. GE disse:

    SASSÁ entrou com muita vontade para atuar pelo lado esquerdo, no lugar de David. E, mesmo sem tanta habilidade, buscou o jogo e chutar a gol. Conseguiu marcar um belo gol, sem chances para o goleiro.: 6,5 —– FRED teve outra atuação bem fraca, A bola até chegou nele, mas o camisa 9 não aproveitou. No primeiro tempo, por exemplo, perdeu uma chance em frente ao gol. Teve de ouvir pedidos, novamente, da entrada de Sassá. E saiu vaiado. 3 —– OREJUELA vinha se apresentando para o jogo e tentando criar jogadas pelo lado em que o Cruzeiro mais atacou. Entretanto, atrapalhou o time com a expulsão e o pênalti. Não joga contra o Paranaense. Se não fosse o vermelho, tinha feito muito mais que Dodô. 2 —– DODÔ também esteve muito mal. 4.

  16. SÍNDICO disse:

    MILTON COLEN, antigo narrador da TV Itacolomy, morreu na sexta, 31Out, no Hospital Vera Cruz, em Belo Horizonte, aos 89 anos. Mineiro de Teófilo Otoni, ele faria 90 anos em 27Dez. Milton chegou a Beagá aos 16 anos pra estudar. Foi o primeiro jornalista a chamar o Estádio Governador Magalhães Pinto de Mineirão. Além da Itacolomi, trabalhou nas rádios Guarani e Globo. Cobriu as copas de 1974 e 1978, e transmitiu uma das mais importantes lutas de boxe da história, entre Cássius Clay e Joe Frazer, em Nova Iorque, em 08mar71. Colen começou na Itatiaia, como auxiliar de escritório, mas construiu sua carreira e teve seu auge na Itacolomi, uma emissora dos Diários Associados.