Fábio fez cinco defesaças no empate heroico

Por Jorge Angrisano Santana | Em 7 de novembro de 2019

ATUAÇÕES dos protagonistas do PARANAENSE 0-0 CRUZEIRO, na Baixada, Curitiba, 06nov19qua21h30, pela 31ª rodada do Brasileiro 2019:

TORCIDA CELESTE compareceu, apesar das restrições do dono do estádio, e apoiou seu time. (Síndico)

FÁBIO foi o herói desse pontinho, com defesas de elevada complexidade no primeiro tempo. Leva o prêmio de melhor do jogo. Apesar disto, não posso deixar de dar uma cornetadinha. Sem o Fred, continuou bicando todas pra frente, pro Sassá brigar no alto com Thiago Heleno. Tinha de ter variado mais a saída de bola.

EDÍLSON começou animado, mas na primeira espetada do Nikão viu que precisaria se resguardar mais. Fez um jogo defensivamente seguro depois disso. Na frente, apareceu pra bater uma falta de maneira lamentável.

CACÁ, seguro e ágil, controlou o ataque paranaense, junto com a linha de defesa.

FABRUNO bateu cabeça com o Egídio nas rimeiras espetadas do Paranaense. As bolas estavam sendo xruzadas da quina da grande área buscando o segundo poste. Duas vezes entraram por ali em condição de finalizar. Depois se assentou. No segundo tempo, quando o adversário foi pro abafa, consagrou-se, rebatendo todas por cima e por baixo.

EGÍDIO fazia um jogo instável, embora desse volume ofensivo. Saiu machucado cedo não sendo possível uma  avaliação consolidada de seu desempenho.

DODÔ não deu pena pelo segundo jogo seguido, o que ;e um alento. Como o ano até agora foi horrível, vou guardar minha boca pra pra comer minha farinha, antes de dar um veredicto sobre seu desempenho na temporada. Acertou a marcação do lado esquerdo e participou das raras jogadas de desafogo depois de o time ficar com 10. Boa partida.

HENRIQUE foi um monstro! Cobriu todos os espaços, adiantou o time pra sair do sufoco, claramente puxando a linha de marcação pra frente em alguns momentos e ainda apitou o jogo depois da lambança do Sassá. Foi o segundo melhor do jogo.

EDERSON, bem na marcação e presente no ataque. Mas leva um puxão de orelha: apesar de ainda estr em formação, tem que voltar na mesma velocidade com que vai. Parece sentir a maratona de jogos.

CABRAL entrou no lugar do Robinho. Acho que a ideia era fazer uma linha de 5 no meio. Mas como ele saía pra combater Camacho ou o Leo Pereira que vinham armar o jogo do rival na intermediária, ficou algumas vezes como o jogador mais adiantado do time, quase como um falso 9. Teve poucas bolas no pé, mas as que passaram foram carimbadas com sua calma habitual. Sua entrada arrefeceu a pressão.

ROBINHO teve bola pra uns 60 minutos. Deu bom volume de jogo no primeiro tempo, arriscou os passes que poderiam ser decisivos mas não teve alto índice de sucesso. Depois da expulsão ficou fora da linha dos meias, como um falso nove, pra acionar os pontas. Não deu muito certo.

M GABRIEL jogou bem e justificou o amor do Abelão, sendo o mais consciente do meio pra frente na segunda etapa. Acelerando e desacelerando na hora certa e buscando as tabelas.

DAVID, sumidão depois da saída do Egídio, correu e brigou como sempre, mas foi vítima do jogo verticalizado no Sassá. Depois da expulsão, não foi deslocado pra ser a referência, onde poderia render mais. Ao contrário, recebeu a incumbência de fechar o corredor.

SASSÁ foi o protagonista do jogo. Em apenas 60 minutos quebrou o Bruno Guimarães, irritando os locais, deu um trabalho da porra pra bequeira rival, finalizou com perigo uma vez e foi expulso por uma ideia de jerico de matar a bola no braço em tempos de Var. Tinha tudo pra ajudar o time a vencer e ganhar uma posição, mas saiu com uma suspensão. Menos mal que os colegas compensaram sua ausência.

ABEL tem um ponto positivo a ser ressaltado: seu time guerreia. Armou a equipe possível. O jogo lhe encomendou as substituições dando pouca margem pra avaliar as mexidas. Mas foi louvável a maneira como o time se fechou. Paradoxalmente, correu menos perigo após a expulsão do que antes demonstrando muita concentração defensiva. Isso é sintoma que o time se desorganiza ao atacar. Para os próximos jogos, tem de ser acertada a cobertura nas descidas do Ederson.

EZEQUIEL foi correria como sempre. Começou tropeçando nos próprios pés. Correu feito louco e deu um chute que pegou errado e quase fez um golaço. A bola bateu no poste, onde a coruja dorme. Pra finalizar, teve a oportunidade de fazer um lançamento daqueles que se tem uma única chance, pra deixar Cabral ou Dodo, não me lembro, na cara do gol, mas optou por recuar a bola pra defesa. Tive vontade de entrar dentro da televisão pra cometer um estrangulamento!

CRUZEIRO trocou golpes com o adversário na etapa inicial. O prognóstico era ruim, porque levava pouco perigo, erramdo passes capitais e sofria na defesa. Todo ataque adversário terminava em finalização com perigo. Na etapa final, reduziu a marcação por pressão e se deu bem, parando de sofrer e ganhando espaços pra contragolpear. Foi quando Sassá fez besteira e a partida virou um show de rebatidas.

PARANAENSE não teve tanta intensidade no primeiro tempo pra sair mais vezes da marcação por pressão do Cruzeiro e levar perigo. A Arena vazia deve ter contribuído pra isto. Após estar em vantagem numérica, faltaram ideias e o Bruno Guimarães pra furar o bloqueio celeste.

ÁRBITROS trabalharam bem. Sassá foi expulso corretamente. Após expulsão, contudo, o Juiz passou a marcar faltinhas quebrando o ritmo do jogo, o que favoreceu um pouco ao Cruzeiro.

MelhorDoJogo => FÁBIO [[[43]]] Ge, Uol, Itatiaia, Telespectador, Zuloobas, Bitencourt, Bob, Klauss, Fábio, Ramos, Hiram, Walery, Walterson, Rezende, Terenzi, Maury, Marcoalex, Domênico, Anchieta, Ferraz, Bastos, Castelões, Amaral, Velame, Salum, Pinheiro, Romeu, Romarol, Clemenceau, Silvercan, Sobrinho, Morato, Schrier, Dulce, Avelar, Nanayoski, Ivana, França, Angrisano, Guidugli, Tadeu, Dudu, Lulu —– HENRIQUE [[[5]]] Gesoco, Clodoália, Walfrido, Alex, Barbabé —– SASSÁ [[[3]]] Celeste, Orozimbo,Artur —– CACÁ [[[2]]] Ianni, Antônio —– EDERSON [[[1]]] Furletti —– EDÍLSON [[[1]]] Tate —– ABEL [[[2]]] Polaco, Bernardo….

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.