Fábio fez cinco defesaças no empate heroico

Por SÍNDICO | Em 7 de novembro de 2019

ATUAÇÕES dos protagonistas do PARANAENSE 0-0 CRUZEIRO, na Baixada, Curitiba, 06nov19qua21h30, pela 31ª rodada do Brasileiro 2019:

TORCIDA CELESTE compareceu, apesar das restrições do dono do estádio, e apoiou seu time. (Síndico)

FÁBIO foi o herói desse pontinho, com defesas de elevada complexidade no primeiro tempo. Leva o prêmio de melhor do jogo. Apesar disto, não posso deixar de dar uma cornetadinha. Sem o Fred, continuou bicando todas pra frente, pro Sassá brigar no alto com Thiago Heleno. Tinha de ter variado mais a saída de bola.

EDÍLSON começou animado, mas na primeira espetada do Nikão viu que precisaria se resguardar mais. Fez um jogo defensivamente seguro depois disso. Na frente, apareceu pra bater uma falta de maneira lamentável.

CACÁ, seguro e ágil, controlou o ataque paranaense, junto com a linha de defesa.

FABRUNO bateu cabeça com o Egídio nas rimeiras espetadas do Paranaense. As bolas estavam sendo xruzadas da quina da grande área buscando o segundo poste. Duas vezes entraram por ali em condição de finalizar. Depois se assentou. No segundo tempo, quando o adversário foi pro abafa, consagrou-se, rebatendo todas por cima e por baixo.

EGÍDIO fazia um jogo instável, embora desse volume ofensivo. Saiu machucado cedo não sendo possível uma  avaliação consolidada de seu desempenho.

DODÔ não deu pena pelo segundo jogo seguido, o que ;e um alento. Como o ano até agora foi horrível, vou guardar minha boca pra pra comer minha farinha, antes de dar um veredicto sobre seu desempenho na temporada. Acertou a marcação do lado esquerdo e participou das raras jogadas de desafogo depois de o time ficar com 10. Boa partida.

HENRIQUE foi um monstro! Cobriu todos os espaços, adiantou o time pra sair do sufoco, claramente puxando a linha de marcação pra frente em alguns momentos e ainda apitou o jogo depois da lambança do Sassá. Foi o segundo melhor do jogo.

EDERSON, bem na marcação e presente no ataque. Mas leva um puxão de orelha: apesar de ainda estr em formação, tem que voltar na mesma velocidade com que vai. Parece sentir a maratona de jogos.

CABRAL entrou no lugar do Robinho. Acho que a ideia era fazer uma linha de 5 no meio. Mas como ele saía pra combater Camacho ou o Leo Pereira que vinham armar o jogo do rival na intermediária, ficou algumas vezes como o jogador mais adiantado do time, quase como um falso 9. Teve poucas bolas no pé, mas as que passaram foram carimbadas com sua calma habitual. Sua entrada arrefeceu a pressão.

ROBINHO teve bola pra uns 60 minutos. Deu bom volume de jogo no primeiro tempo, arriscou os passes que poderiam ser decisivos mas não teve alto índice de sucesso. Depois da expulsão ficou fora da linha dos meias, como um falso nove, pra acionar os pontas. Não deu muito certo.

M GABRIEL jogou bem e justificou o amor do Abelão, sendo o mais consciente do meio pra frente na segunda etapa. Acelerando e desacelerando na hora certa e buscando as tabelas.

DAVID, sumidão depois da saída do Egídio, correu e brigou como sempre, mas foi vítima do jogo verticalizado no Sassá. Depois da expulsão, não foi deslocado pra ser a referência, onde poderia render mais. Ao contrário, recebeu a incumbência de fechar o corredor.

SASSÁ foi o protagonista do jogo. Em apenas 60 minutos quebrou o Bruno Guimarães, irritando os locais, deu um trabalho da porra pra bequeira rival, finalizou com perigo uma vez e foi expulso por uma ideia de jerico de matar a bola no braço em tempos de Var. Tinha tudo pra ajudar o time a vencer e ganhar uma posição, mas saiu com uma suspensão. Menos mal que os colegas compensaram sua ausência.

ABEL tem um ponto positivo a ser ressaltado: seu time guerreia. Armou a equipe possível. O jogo lhe encomendou as substituições dando pouca margem pra avaliar as mexidas. Mas foi louvável a maneira como o time se fechou. Paradoxalmente, correu menos perigo após a expulsão do que antes demonstrando muita concentração defensiva. Isso é sintoma que o time se desorganiza ao atacar. Para os próximos jogos, tem de ser acertada a cobertura nas descidas do Ederson.

EZEQUIEL foi correria como sempre. Começou tropeçando nos próprios pés. Correu feito louco e deu um chute que pegou errado e quase fez um golaço. A bola bateu no poste, onde a coruja dorme. Pra finalizar, teve a oportunidade de fazer um lançamento daqueles que se tem uma única chance, pra deixar Cabral ou Dodo, não me lembro, na cara do gol, mas optou por recuar a bola pra defesa. Tive vontade de entrar dentro da televisão pra cometer um estrangulamento!

CRUZEIRO trocou golpes com o adversário na etapa inicial. O prognóstico era ruim, porque levava pouco perigo, erramdo passes capitais e sofria na defesa. Todo ataque adversário terminava em finalização com perigo. Na etapa final, reduziu a marcação por pressão e se deu bem, parando de sofrer e ganhando espaços pra contragolpear. Foi quando Sassá fez besteira e a partida virou um show de rebatidas.

PARANAENSE não teve tanta intensidade no primeiro tempo pra sair mais vezes da marcação por pressão do Cruzeiro e levar perigo. A Arena vazia deve ter contribuído pra isto. Após estar em vantagem numérica, faltaram ideias e o Bruno Guimarães pra furar o bloqueio celeste.

ÁRBITROS trabalharam bem. Sassá foi expulso corretamente. Após expulsão, contudo, o Juiz passou a marcar faltinhas quebrando o ritmo do jogo, o que favoreceu um pouco ao Cruzeiro.

MelhorDoJogo => FÁBIO [[[43]]] Ge, Uol, Itatiaia, Telespectador, Zuloobas, Bitencourt, Bob, Klauss, Fábio, Ramos, Hiram, Walery, Walterson, Rezende, Terenzi, Maury, Marcoalex, Domênico, Anchieta, Ferraz, Bastos, Castelões, Amaral, Velame, Salum, Pinheiro, Romeu, Romarol, Clemenceau, Silvercan, Sobrinho, Morato, Schrier, Dulce, Avelar, Nanayoski, Ivana, França, Angrisano, Guidugli, Tadeu, Dudu, Lulu —– HENRIQUE [[[5]]] Gesoco, Clodoália, Walfrido, Alex, Barbabé —– SASSÁ [[[3]]] Celeste, Orozimbo,Artur —– CACÁ [[[2]]] Ianni, Antônio —– EDERSON [[[1]]] Furletti —– EDÍLSON [[[1]]] Tate —– ABEL [[[2]]] Polaco, Bernardo….

82 comentários para “Fábio fez cinco defesaças no empate heroico”

  1. SÍNDICO disse:

    TORCIDA CELESTE compareceu, apesar das restrições do dono do estádio, e apoiou seu time.

  2. SÍNDICO disse:

    EDÍLSON, seguro na marcação, foi pouco ao ataque.

  3. SÍNDICO disse:

    FÁBIO fez cinco defesas e deu aula nas demais intervenções,

    • mrr disse:

      Herói da partida e contou com a sorte em algumas finalizações do adversário, a bola parecia procurar as luvas do melhor goleiro do Brasil.

  4. SÍNDICO disse:

    CACÁ, tranquilo, cumpriu seu papel à risca. Outra ótima atuação.

  5. SÍNDICO disse:

    FABRUNO cortou todas as bolas aéreas, que assaram por perto e foi bem nos duelos diretos com os atacantes paranaenses.

  6. SÍNDICO disse:

    DODÔ, sóbrio e concentrado jogo defensivo, fez uma de suas melhores atuações com a camisa celeste. Nas escapadas ao ataque, pouco conseguiu, à exceção de um belho chute que obrigou Santos a trabalhar seriamente.

  7. SÍNDICO disse:

    EGÍDIO, como sempre, foi ao ataque, sem medo. Machucou-se numa dividida e teve de sair ainda na etapa inicial.

  8. SÍNDICO disse:

    HENRIQUE manteve sua proverbial eficiência. Marcou, armou, apareceu no ataque, controlou o meio de campo desmanchando jogadas dos meio-campistas adversários.

  9. SÍNDICO disse:

    EDERSON, sem o brilho de outros jogos, mas ainda assim eficiente na marcação e disposto a apoiar o ataque.

    • Fernando Henrique disse:

      Se vai ser presença constante na intermediária e na área do adversário, tem que ter mais tranquilidade para procurar os colegas e definir as jogadas.

    • mrr disse:

      Apagado, faltou a chegada deste jogador na intermediária. Talvez esteja sentindo algo no joelho.

  10. SÍNDICO disse:

    ROBINHO jogou centralizado e conseguiu construir alguns lances de boa qualidade na etapa inicial, Na parte final, cansou e saiu mais cedo.

  11. SÍNDICO disse:

    M GABRIEL trabalhou intensamente o jogo todo, armando e recompondo.

  12. SÍNDICO disse:

    DAVID correu bastante, mas não conseguiu criar jogadas de qualidade. saiu na reta final da partida.

  13. SÍNDICO disse:

    EZEQUIEL correu bastante, mandou uma bola no poste, criou dificuldades para defesa rubro-negra, mas andou levando puxões de orelha do técnico e dos colegas por não segurar a bola no ataque, nos momentos de maior sufoco.

  14. SÍNDICO disse:

    SASSÁ movoimentou-se bastante, levou a defesa atleticana no peito, chutou a gol e mandou bola pra rede. O gol foi anulado porque ele tocou o braço na bola e acabou custando sua expulsão.

  15. SÍNDICO disse:

    CABRAL entrou na reta final pra segurar a bola, cadenciar o jogo e passar com qualidade. E cumpriu tudo muito bem.

  16. SÍNDICO disse:

    ABEL escalou e corretamente e foi feliz nas substituições. Com ele, o time não joga melhor do que jogava com Mano e Ceni, mas tem mais tranquilidade e sabe melhor o que fazer quando se encontra sob pressão. Ele não quer inventar a roda, nem fazer revolução tárica, antes, cuida de tranquilizar e dar força aos atletas. É um mestre na gestão de pessoas.

  17. SÍNDICO disse:

    CRUZEIRO manteve um duelo equilibrado por quase uma hora, mas foi sufocado na meia hora final. Menos mal que soube se defender, com postura tática irrepreensível. Ainda meteu um gol, bem anulado, e mandou uma bola na baliza.

  18. SÍNDICO disse:

    PARANAENSE dez o de sempre quando joga em casa: velocidade e troca de passes intensa. Criou boas oportunidades de gol, mas parou em Fábio e na segurança da defesa celeste. Thiago Heleno, Márcio Azevedo, Madosn e Rony foram os que mais se destacaram.

  19. SÍNDICO disse:

    ÁRBITROS conduziram bem a partida, mas um cartão mal aplicado em Sassá, num lance de jogo, acertou a expulsão do centroavante e um enorme prejuízo m que se viu impossibilitado de lutar pelos três pontos no terço final da partida.

  20. SÍNDICO disse:

    FERNANDÃO doutrinou nos comentários. Daqui a pouco, vcs poderão ler o que ele escreveu sobre cada protagonista.

  21. LUIZ disse:

    David joga pela esquerda, é destro, Marquinhos Gabriel pela direita é canhoto, Se a idéia é cortar pra dentro e chutar, não está sendo bem executada. Falta profundidade na jogada. Talvez este seja um dos motivos da seca de Fred.

    • Fernandão disse:

      PONTAS com pés invertidos servem para duas coisas. A primeira é realmente fazer o facão e finalizar, a la Robben. Mas também tem a utilidade de armarem por dentro. No futebol moderno onde todo mundo ataca e defende, os meias centrais geralmente são volantes que saem de trás. Então esses “falsos pontas” armam o time, podendo finalizar, podendo acionar os laterais que passariam às suas costas no momento em que eles centralizam um pouquinho. Os laterais sim, deveriam buscar mais o fundo e cruzar.

      • Bruno 7L RJ disse:

        Facilita para jogadas de ultrapassagens pois o marcador fica na dúvida se vai cortar para dentro ou se vai acionar o lateral que passa. Everton Ribeiro era PHD nisso. Nossos “pontas” e laterais atuais não têm tanta afinidade.

    • SÍNDICO disse:

      FRED teve seu melhor momento na temporada, quando era servido pelo então pontesquerda M Gabriel.

      • Bruno 7L RJ disse:

        Contra URT, Caldense, Tupi e afins. Não dá para comparar.

      • SÍNDICO disse:

        Nessa péssima linha de raciocínio, o ataque flameng oé uma empulhação porque não joga contra City, Juve, Barça, Real e Liverpool.

      • Fernandão disse:

        Não é uma péssima linha de raciocínio. Pode ser melhor desenvolvida. É fato no futebol: Alguns gols valem mais que outros. Citação do livro Os Números do Jogo: “somar os gols de um atacante para avaliar sua produtividade e usar tal número como base para estimar o quanto ele vale está errado. Atacantes que marcam os gols decisivos, aqueles que podem ser convertidos diretamente em mais vitórias e mais pontos, valem mais que os gols dos azougues que só põem sal na ferida, marcando o terceiro e o quarto gols quando a vitória se transforma em um banho. Contar os gols pode ser enganoso: um gol não vale o mesmo que outro.” Isso é meio óbvio, em se falando da mesma competição. Mais ainda se sopesarmos o peso das competições. Para fazer gols nos jogos mais duros, precisa-se de uma capacidade física e técnica maior, o que o Fredão já não entrega.

      • Bruno 7L RJ disse:

        Na sua linha de raciocínio, Mineiro tem o mesmo peso de um Brasileiro. Larga de ser teimoso.

      • mrr disse:

        Concordo que o bom desempenho do Fred no mineiro estava relacionado as assistências do Marquinhos esse ano e por sua vez tinha o Rodriguinho. Mas ontem foi perceptível a falta que faz um jogador com mobilidade, que briga, que se recebe a bola e oferece perigo ao adversário. O Fred hoje se a bola não vier cirurgicamente na cabeça não faz gol.

  22. Bruno 7L RJ disse:

    OT: Piada de do dia de ontem: Era uma vez um (ex) treinador (nome fictício: René Solimões) que disse que Bruno Henrique do Fla é igual ou melhor que CR7. Pronto, essa é a piada.

  23. GE disse:

    FÁBIO mostrou que, quando o Cruzeiro está em situação complicada, ele está ali pra salvar. E salva mesmo. Em Curitiba, foi decisivo para o time segurar o empate com um a menos em boa parte do segundo tempo e conquistar um ponto. No primeiro tempo, cinco defesas decisivas. 9,5 —– SASSÁ era um dos melhores do Cruzeiro, estava buscando o jogo, chutando a gol e dando trabalho a Leo Pereiram mas acabou expulso, após dois amarelos. O primeiro discutível.2,0 —– M GABRIEL foi muito voluntarioso, principalmente no segundo tempo e quando o Cruzeiro passou a jogar com um a menos. Mesmo desgastado, prendeu a bola no ataque e tentou puxar contra-ataques. 6,0.

  24. UOL disse:

    FÁBIO brilha e impede derrota. Ele foi o grande nome da partida. Se o Cruzeiro deixou o campo sem levar gols foi por causa de suas ótimas defesas, principalmente no primeiro tempo. Indiscutivelmente o melhor em campo. O Cruzeiro poderia ter ido para o intervalo com grande prejuízo no placar, o que só não aconteceu porque Fábio fez pelo menos cinco defesas difíceis. Primeiro deu um tapa para afastar o chute venenoso de Nikão. Depois espalmou a cabeçada perigosa de Thiago Heleno. Aos 30, fez outra grande defesa na finalização de canhota de Bruno Guimarães. Ronny chutou no contrapé, mas também não superou o camisa 1, que ainda parou um chute rasteiro (que também contou com um desvio) de Marco Ruben. Tudo isso só no primeiro tempo!

  25. RAMOS disse:

    MDJ: Fábio 9,0. Vilão: Sassá, o lutador de MMA (QI futebolístico mínimo) 4,0. Edílson 6,0. Cacá e FB: 7,5. Dodô: 7,0 (deixou a preguiça de lado), LE que saiu fica sem nota. Henrique, Ederson: 7,5. Robinho: 5,0,(descansa, descansa e não aguenta um jogo). MG: 7,0, David, o pior do jogo, 2,0. Ezequiel, pelo pouco tempo, foi o suficiente para mostrar que não pode vestir esta camisa, é muito ruim, o lance com o TH foi demais. Cabral, se fosse só para tocar bola, tá ótimo, mas tem que correr, aí o bicho pega.

  26. SÍNDICO disse:

    VIN DIESEL apitará o RapoCota.

    • Fernando Henrique disse:

      Teremos três times em campo. Tem que intimidar a miniatura de crossfiteiro a partir do momento que pisar em BH.

  27. zuloobas disse:

    Bt, pessoal. Fábio MDJ.

  28. SÍNDICO disse:

    MelhorDoJogo => FÁBIO [[[43]]] Ge, Uol, Itatiaia, Telespectador, Zuloobas, Bitencourt, Bob, Klauss, Fábio, Ramos, Hiram, Walery, Walterson, Rezende, Terenzi, Maury, Marcoalex, Domênico, Anchieta, Ferraz, Bastos, Castelões, Amaral, Velame, Salum, Pinheiro, Romeu, Romarol, Clemenceau, Silvercan, Sobrinho, Morato, Schrier, Dulce, Avelar, Nanayoski, Ivana, França, Angrisano, Guidugli, Tadeu, Dudu, Lulu —– HENRIQUE [[[5]]] Gesoco, Clodoália, Walfrido, Alex, Barbabé —– SASSÁ [[[3]]] Celeste, Orozimbo,Artur —– CACÁ [[[2]]] Ianni, Antônio —– EDERSON [[[1]]] Furletti —– EDÍLSON [[[1]]] Tate —– ABEL [[[2]]] Polaco, Bernardo….

  29. jrgalvao disse:

    FABIO, pelo que ouvi e pelos melhores momentos. Por acaso algum inútil foi útil?

  30. jrgalvao disse:

    Procede o buxixo, que o sub 20, nao foi disputar a copa ypiranga, no rio grande, por falta de grana?

  31. mrr disse:

    Com o Fred, se a bola não vier cirurgicamente na cabeça dele, esqueçam! O CEC tem jogado o BR com menos um jogado na maioria das partidas, isso tem sobrecarregado a zaga, pois a bola vai e volta rapidamente. O engraçado que a exemplo disso, os dois últimos jogos com um jogador a menos e sem o Fred o time parecia estar até melhor em campo.

    • mrr disse:

      Gratidão sempre há, mas passado não pode deixar um time refém. Então, acorda Abelão!!!!

      • mrr disse:

        Incluo nessa crítica o nego veio, Neves. Que dúvido D-O-DÓ que marcaria e se dedicaria em se recompor como aqueles que estiveram ontem em campo, heróis!

    • SÍNDICO disse:

      NUMA BOA, ando mais propenso a manter o Abel como treinador do que trocá-lo por vc no comando do time. Para o Mineiro, a gente pode até pensar nesta mudança, mas agora é melhor deixar como está.

  32. WAGNER disse:

    EZEQUIEL colecionou jogadas bizarras. Comprova a tese de que futebol é mais que entusiasmo. Saiu duas vezes com a bola pelas linhas limites do gramado, não meteu uma bola óbvia que deixaria o Dodô na cara do gol, já nos acréscimos, e quase fez um gol errando um cruzamento.

  33. Wagner CPM disse:

    FABIO MDJ. Se alguém votou diferente disso deve ter bebido das boas.

  34. Celeste disse:

    Resultados de hoje são os piores possíveis. De volta ao pesadelo.

  35. Bruno 7L RJ disse:

    Estamos voltando pra zona maldita…😬

  36. SÍNDICO disse:

    31ª RODADA
    Corinthians 3-2 Fortaleza 06nov19qua19h30 Itaquera
    Mineiro 2-0 Goiás 06nov19qua20h Mineirão
    Avaí 1-2 Santos 06nov19qua21h Ressacada
    Vasco 1-2 Palmeiras 06nov19qua21h30 Saunjanuário
    Bahia 1-1 Chapecoense 06nov19qua21h30 Fontenova
    Paranaense 0-0 Cruzeiro 06nov19qua21h30 Baixada
    Ceará 2-0 Internacional 07nov19qui19h30 Castelã
    São Paulo 0-2 Fluminense 07nov19qui19h30 Morumbi
    Botafogo 0-0 Flamengo 07nov19qui20h Engenhão
    Grêmio 1-0 Alagoano 07nov19qui21h Humaitá