PVC: “Mano montou o sistema que pensava desde janeiro”

Por SÍNDICO | Em 9 de março de 2018

PITACOS acerca do CRUZEIRO 3-0 URT, neste 07mar18qua21h30, no Mineirão, Belo Horizonte, pela 10ª rodada do Mineiro 2018:

MANO MENEZES: Quase tudo me agradou. A equipe fez um bom jogo, com formação quase que na sua totalidade diferente do jogo de domingo. É difícil atingir o nível de qualidade com tantas mudanças. O 1º tempo foi muito bom, com muitas opções e jogadas, com qualidade. O suficiente pra fazer os 3×0, embora pudéssemos ter ampliado. No 2º tempo, houve mais cuidado, com menor ritmo. O que precisamos agora, é que todos estejam num nível parecido, porque todos vão participar de jogos importantes. Estamos conseguindo o equilíbrio do grupo devido ao profissionalismo dos jogadores. Precisamos continuar trabalhando, não temos ilusão, futebol é duro. Logo teremos o fim da fase classificatória, depois uma semana de trabalho, vamos iniciar as quartas, jogo único, perigoso, já vimos muita gente jogar grandes campanhas fora. Precisamos estar preparados.

UOL ESPORTE: Lucas Silva, novamente escalado como primeiro volante, não decepcionou. Ele já havia desempenhado esta função contra o Boa e agora nos 3×0 sobre a URT foi o maior ladrão de bolas do time com 4 desarmes. Somente Victor Sallinas, beque do time visitante, com 5 desarmes, roubou mais bolas que o camisa 16 do Cruzeiro.

FÁBIO: Glória a Deus, por toda a dedicação que o Dedé teve, sempre querendo voltar à melhor forma. Agora, sem nenhuma dor, ele está feliz. A gente vê que ele não tem problema da lesão anterior. Isso fortalece o grupo, que ganha em qualidade.

DEDÉ: Estou bem, me sentindo zerado, normal, da mesma forma que estava antes da cirurgia. Agora é manter. Estou feliz também por essa marca maravilhosa de 100 jogos com esta camisa. Foi um dia maravilhoso. Eu não me pronunciei em redes sociais pra terminar o jogo e comemorar estes 100 jogos. Estou feliz por alcançar esta marca.

PAULO VINÍVIUS COELHO, comentarista da Fox: Mano Menezes poupou titulares, mas montou o sistema que pensava desde janeiro. Em vez de dois volantes e três meias, três volantes e dois meias. Toda vez que a bola escapava para o lado direito da defesa, Bruno fazia a cobertura. O mesmo valia para Mancuello do outro lado. Mas os volantes pelos lados não saíam para o ataque como pontos, como funciona no 4-2-3-1. Escapavam como meias. A liberdade oferecida produziu 45 minutos ótimos, com Neves, Arrascaeta e Sobis definindo a vitória. No 2º tempo, o tine não manteve o ritmo.

ARRASCAETA: Quando tem um cara como o Thiago Neves do lado, o jogo fica mais fácil. Já demonstramos que dá c certo, fazendo gol e dando assistências jogando juntos. 

GERALDO SANT’ANA: Sobis, o melhor. Espero que ele seja contaminado de novo pelo bom futebol. Devia ser titular ou lutar pelo posto, mas parece que a idade e os títulos o tornaram blasé. Precisa encontrar o ponto certo de equilíbrio entre o costume da profissão e os desafios.

MIGUEL TOLENTINO: O time fez que faltava há muito tempo: abusar das finalizações.

94 comentários para “PVC: “Mano montou o sistema que pensava desde janeiro””

  1. SÍNDICO disse:

    Arrascaeta e Neves só começaram jogando em 4 dos 11 jogos da temporada: contra Uberlândia, Tomense, Boa e Urt.

  2. SÍNDICO disse:

    MANO MENEZES no Cruzeiro: 130 jogos, 66 vitórias, 38 empates, 26 derrotas, 200 gols a favor, 114 contra, aproveitamento de 61%.

  3. ARREGUY disse:

    Sobis, o melhor do jogo. O pior foi o time da URT, fraquinho, fraquinho.

  4. SÍNDICO disse:

    SOBIS tá mesmo blasé. E chato, com esse beicinho por não ser titular. Ou será que é porque o clube tentou empurrá-lo pro Querétaro?

    • matheus t penido disse:

      Chato demais. Se fosse da base a torcida já o teria escrachado há tempos. Mas, verdade seja dita, dentro de campo ele nunca deixou de correr.

    • Moema (MFox) disse:

      Sobis sempre foi blasé. Basta ver qualquer entrevista dele, na qual diz que não gosta do mundo do futebol, que não tem o perfil do boleiro clássico e que se considera jogador profissional na mais pura definição da palavra (de ser puramente uma profissão). Ainda assim, parece que “sentiu” o desejo do clube de negocia-lo (com o time mexicano e depois gremio, acho), e deu pra ficar mimizeiro… Mas sigo achando que ele é bom jogador, importante pro grupo e o típico jogador “chama título” (clichê, mas verdade).

  5. SÍNDICO disse:

    Desde o Cruzeiro de 1969, um time não encerrava a participação na primeira fase sem perder pontos, nem levar gol em jogos como mandante, no Mineiro. O Cruzeiro de mano conseguiu repetir a façanha da Academia Celeste.

  6. SÍNDICO disse:

    TORCIDA CELESTE compareceu em bom número e fez muito barulho. Com 14 mil ingressos gratuitos pra mulheres, até lateral tiro de meta foram comemorados com intensidade.

  7. SÍNDICO disse:

    EZEQUIEL voltou a jogar depois de 115 dias.

    • SÍNDICO disse:

      EZEQUIEL: “A recuperação foi muito boa. A gente teve bastante paciência pra não atropelar nada. Estou me sentindo muito bem, há muito tempo não me sentia assim. Fisicamente estou bem também, pois fiz trabalhos físicos à parte. Com trabalhos de posse de bola melhorarei isso rapidamente. Fisicamente, estou me sentindo muito bem como nunca havia me sentido em outras temporadas. Só falta um pouco de ritmo”.

  8. SÍNDICO disse:

    JOGOS: 2×0 Tupi — 0x0 Caldense — 4×0 Uberlândia — 2×1 Tombense — 1×0 América — 2×0 Democrata — 1×0 Villa — 3×0 Boa — 2×4 Racing — 1×0 AtléticoMG — 3×0 Urt. [11 jogos, 9 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 85% aproveitamento]

  9. SÍNDICO disse:

    ASSISTÊNCIAS: Rafinha e Henrique contra o Tupi. Robinho, Sobis e Neves contra o Uberlândia. Arrascaeta e Cabral contra o Tombense. Edílson contra o América. Manoel contra o democrata, Henrique contra o Villa. Mancuello, Raniel, Arrascaeta contra o Boa. Egídio contra o Racing. Rafinha contra o Mineiro. Sobis (2) e Neves contra a Urt.

    • SÍNDICO disse:

      ASSISTENTES: ASSISTENTES: 3. Sobis — 2. Henrique, Arrascaeta, Rafinha, Neves —– 1. Robinho, Manoel, Cabral, Edílson, Mancuello, Raniel, Egídio.

  10. SÍNDICO disse:

    GOLS: Robinho e Rafinha contra o Tupi. Neves, Estevam (c), Rafinha (2) contra o Uberlândia. Fred e Rafinha contra o Tombense. Arrascaeta contra o América. Mancuello e Hermes contra o Democrata. Sobis (2) e Mancuello contra o Boa. Mancuello e Hermes contra o Democrata. Rafinha contra o Villa. Arrascaeta e Robinho contra o Racing. Raniel contra o Mineiro. Sobis, Arrascaeta e Neves contra a Urt.

    • SÍNDICO disse:

      ARTILHEIROS: 5. Rafinha — 3. Sobis, Arrascaeta — 2. Neves, Mancuello, Robinho — 1. Fred, Neves, Hermes, Raniel — C. Estevam (Uberlândia).

  11. SÍNDICO disse:

    JOGADORES que mais vestiram a camisa do Cruzeiro no elenco atual: Fábio (754), Henrique (415), Leo (282), Arrascaeta (151), Lucas (133), Manoel (131), Egídio (116), Cabral (111), Dedé (100), Rafael (97).

  12. Um dos melhores comentários deste jogo e que passou despercebido foi quando o Síndico fez uma análise do perfil do torcedor que foi ao estádio neste jogo. Vale o Registro. Com muitas mulheres, além de embelezar o estádio, era um público inteligente, que realmente torce e vibra até por um lateral bem cobrado, sem aquela chatice de torcedor fundamentalista que vaia o cabloco no telão, se acha o PHD do esporte bretão, que gosta de ser mais realista que o rei, estúpido e sem educação que não respeita ninguém. Esta TORCIDA FEMININA, que está intelectualmente anos-luz à frente dos trogloditas, aproveitaram o seu momento e foram agraciadas com 3 belos gols.

  13. SÍNDICO disse:

    Samuel Venâncio @samuelvenancio => Atacante Judivan já acertou as bases para ser emprestado ao Sport. Cruzeiro e clube pernambucano conversam pra tentar finalizar o acordo.

    • Bruno 7L RJ disse:

      O empréstimo é bom. O que me preocupa são as cláusulas de passe fixado.

      • matheus t penido disse:

        Ser formado na base do Cruzeiro parece ser pecado mortal pro Sr. Mano Menezes. Aos poucos ele vai se livrando de todos, vai acabar sobrando só o Rafael entre os que têm relevância no elenco.

      • matheus t penido disse:

        Corrigindo, temos também o Murilo, que foi promovido na gestão do Mano. É a famosa exceção que confirma a regra.

      • Bruno 7L RJ disse:

        Mas vc lembra de como ocorreu a promoção do Murilo, né? Queria mais chances pro Judivan, mas no atual elenco e momento do time, ele iria sobrar. Pra ele, um empréstimo será melhor para todas as partes.

      • matheus t penido disse:

        Cada “dispensa’ de jogador da base tem sua história. Algumas foram necessárias, outras no mínimo discutíveis. O que chama atenção é que no somatório da era Mano os moleques estão perdendo de goleada.

      • Bruno 7L RJ disse:

        É mesmo. O Talentim até fez uma contagem.

  14. SÍNDICO disse:

    BRUNO SILVA: “No Botafogo, em 2018, fizemos 70 e pouco jogos, o que exigiu muito da equipe, que não tinha tantas opções como o Cruzeiro. Aqui, com a sequência de treinos e jogos, vou crescer e voltar a ser o Bruno Silva do ano passado. O Cruzeiro manteve base vitoriosa do ano passado e trouxe alguns reforços. O Mano tem a confiança de todo mundo, mexe no time sem receio e isso é bom pra nós jogadores provarmos que podemos ser titulares e ajudar”.

    • Bruno 7L RJ disse:

      Atenção ao BS e ao Mancuello. Dois grandes candidatos a titular.

      • Miguel Tolentino disse:

        É bom o Robinho continuar caprichando nas faltas, do contrário vai dançar logo. Cabral não será ameaçado, pode ficar tranquilo porque é faixa do treinador.

  15. Bruno 7L RJ disse:

    Mano tem uma máquina nas mãos. Considerando todos em forma, já pensei umas 5 ou 6 formações, uma melhor do que e outra.

  16. CRUZEIRO.ORG disse:

    http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=51147
    Cruzeiro vence facilmente a URT e aumenta distância no Mineiro
    Sada Cruzeiro Vôlei atinge recorde histórico na América do Sul
    FMF atualiza regulamento e esclarece sobre semifinais do Mineiro
    Imperadores de Juiz de Fora fecha parceria com o Cruzeiro FA
    Sada Cruzeiro conquista o pentacampeonato sul-americano de vôlei

  17. Bruno 7L RJ disse:

    No atual momento físico, tático e técnico do elenco, gostaria de ver um teste com um meio em losango com Henrique à frente da zaga, Mancuello na esquerda, BS na direita e Robinho mais adiantado. Na linha de frente, Arrasca e Raniel.

    • Bruno 7L RJ disse:

      Não estou cravando titularidade de ninguém, só um teste mesmo.

      • SÍNDICO disse:

        Rifou o Neves?

      • Bruno 7L RJ disse:

        No momento sim. Queria ver o Robinho numa posição para poder pensar o jogo, sem tantas preocupações defensivas. Assim como o TN ele tbm tem boa finalização de média distância e está em um bom momento.

      • Miguel Tolentino disse:

        Tem que rifar o Neves mesmo, o jogador até então apresenta alguns lapsos do que foi no ano passado. E pelo menos na temporada anterior ele dava conta de jogar um tempo com competitividade, na atual nem isso.

  18. SÍNDICO disse:

    INDECISOS. Celeste, Vilela, Penido, Chaves e Setelagoas não escolheram o melhor do jogo contra a Urt.

  19. Bruno 7L RJ disse:

    Estando os dois em suas melhores condições, quem preferem: Sassá ou Raniel?

    • Miguel Tolentino disse:

      Raniel, pelo profissionalismo, futebol alegre e por ter superado sua fase balaqueira. Já o Sassá caminha mesmo pra ser um Jobson…

  20. Bruno 7L RJ disse:

    Lautaro fora do jogo de volta. Foi vendido. Ufa!

    • matheus t penido disse:

      Luizito deve estar arrasado

    • Miguel Tolentino disse:

      Preocupa não, vai estar no último jogo contra nós na fase de grupos para em caso de tropeço celeste os focas aqui terem como desculpa a genialidade do rapaz.

      • matheus t penido disse:

        Você tem razão. O rapaz só se destacou por causa da ruindade da defesa do Cruzeiro. Esses italianos da Inter de Milão vão pagar 97 milhões de reais porque são loucos ou burros.

      • Miguel Tolentino disse:

        Conversar fiado e atribuir frase para os outros mata a discussão e tira a credibilidade de seus comentários. Você consegue ser mais inteligente que isso.

    • Thiago 5 estrelas disse:

      Mas ele só vai após a copa.

      • matheus t penido disse:

        Você que se excedeu no argumento, e ainda chamou pejorativamente os colegas de “focas”. Ou seja, mereceu o exagero da minha resposta. Como diria o Milton Leite, segue o jogo!

  21. Celeste disse:

    Gostei do jogo mas nada de euforia. Enfrentamos um.adversario doméstico…

    • Miguel Tolentino disse:

      Verdade, doutora. A performance tem me agradado, principalmente a da escalação alternativa. Mas temos que convir que no principal teste deste início de temporada o Cruzeiro levou um vareio dos argentinos.

      • JJ disse:

        O Cruzeiro não tomou um vareio. Time que toma vareio não tem volume de jogo pra fazer 4 ou 5 gols como o Cruzeiro teve.

      • Varias pessoas q nao sao cruzeirenses aqui no Rio assistiram e reconheceram o bom jogo do Cruzeirao. Todos eles dizendo q perder o goleiro, 1 lateral e 1 zagueiro as véspera muda tudo. E pra piorar perde o atacante com 6″ e MESMO ASSIM O time teve uma otima postura e levou 3 gols de bola parada em erros individuais de posicionamento.

      • Thiago 5 estrelas disse:

        Vareio é bem exagerado!

      • Miguel Tolentino disse:

        4×2 é vareio sim, volume de jogo sem conversão em gols não vence partida e tampouco nos classifica para a próxima fase da competição.

    • matheus t penido disse:

      O futebol e o clima no clube são amimadores, mas temos que admitir que a situação na Libertadores é no mínimo preocupante. Vasco tem um time mais ou menos, mas um treinador muito bom. Em condições normais será um jogo imprevisível e o Cruzeiro precisará vencer pra não se complicar de vez. Melhor baixar a bola agora pra quem sabe ter alegrias no futuro.

      • Bruno 7L RJ disse:

        Pois é…

      • Miguel Tolentino disse:

        Perigosíssimo, diga-se de passagem. Não poderia ter perdido na Argentina, em condições normais até era permitido. Mas num grupo em que 4 times disputam duas vagas, não. Cruzeiro já iniciou sua caminhada na Libertadores se complicando, nem Vasco (com um time dando a vida a cada partida), nem a La U (que vem bem no Chile com gols de Pinilla) vão facilitar a vida do Cruzeiro no no Mineirão muito menos como mandantes.

  22. Bruno 7L RJ disse:

    Concordo com o pitaco do PVC.

    • Bruno 7L RJ disse:

      E acho que será o esquema da Libertas daqui pra frente.

      • matheus t penido disse:

        Três volantes, um meia solto e dois atacantes, como o senhor sugeriu acima? Isso non ecziste mais no Brasil, e duvido que seja o Mano o cara a romper com esse consenso.

      • Bruno 7L RJ disse:

        Mesmo sendo volantes como BS e Mancuello? Abel Braga está jogando com 3 zagueiros, Zé Ricardo idem, as coisas podem mudar.

      • Miguel Tolentino disse:

        Penido está se apegando demais a posição de origem e de menos nas característica da trinca na meiuca. Mancuello é volante que trata a bola tão bem quanto meia armador, Bruno Silva tem como característica jogar de área a área sendo eleito o melhor da posição ano passado e Henrique dispensa comentários. É possível, claro que é. Em algumas partidas da temporada esta será a formação mesmo, mas não creio que seja a nova formação. Mano não pretende abrir mão de seus bruxos assim tão fácil, dentre eles Ariel. Vamos com calma, jogar contra a URT é uma coisa contra o U de Chile é outra.

      • matheus t penido disse:

        Amas fico sempre com a impressão de que o Mano nunca vai se arriscar. Perde ou ganha tentando manter a “coerência” pra depois se defender das críticas. Na hora que a coisa aperta, ele tende a ir de Henrique, Cabral, Robinho, Arrascaeta/Neves, Rafinha e Fred.

      • matheus t penido disse:

        Mas concordo que jogadores como Mancuello e Bruno serão muito úteis, podem não ser titulares absolutos, mas tendem a jogar bastante. Jogos não faltarão.

  23. Miguel Tolentino disse:

    Acho engraçada esta turma que acredita realmente que o gol é somente um detalhe. E fica caçando justificativas em cima de volume de jogo, chances criadas ou posse de bola para defender que um time merecia melhor sorte na partida. No futebol o que conta é o gol, ponto final. Tem chorumelas não, bola na rede é que dá vitória a um dos lados. Não adianta um time criar 20 oportunidades de gol, tocar bem a bola, desperdiçar contragolpes, perder na cara do arqueiro, errar ou inventar um toquinho a mais preterindo o chute a gol ao passo que o adversário chega uma ou duas vezes e converte. Vitória merecida pra quem foi mais objetivo e eficiente, simples assim, sem qualquer justificativa. Mereceu ganhar quem colocou a redonda na casinha mais vezes.

    • JJ disse:

      Ninguém tá chorando, só falando que o jogo contra o Racing NÃO foi um vareio. A não ser que você não assistiu o jogo e só pegou o placar.

  24. matheus t penido disse:

    OT: DJ caiu no SPFC. Se o estagiário das frangas perder o Mineiro, o narigudo deverá aportar em BH pra disputa do Brasileiro.

    • Miguel Tolentino disse:

      Dorival vive de rescisões, tem mais nenhuma ambição na vida a não ser encher o bolso e curti a praia de Jurerê Internacional. Fosse elas batia o pé no Larghi. Por outro lado, confirmando a vinda do Aguirre, o São Paulo vai bem ao mercado. O treinador uruguaio tem o perfil moderno, fala o idioma nacional e conhece bem o futebol brasileiro. Melhor que Luxas e Autuoris da vida, prediletos dos conselheiros senis.

      • SÍNDICO disse:

        Talentim faz afirmações temerárias.

      • matheus t penido disse:

        É tudo mais ou menos a mesma coisa, muda só a embalagem. Um atacante iluminado transforma qualquer zé mané em objeto de adoração nas mesas redondas. Da mesma forma, se os jogadores que podem decidir entram em má fase pode treinar 8 horas por dia que pouco muda, é tchau e bênção. Como alguém já disse por aqui, todos são burros, só variam os momentos em que a burrice se manifesta.

      • SÍNDICO disse:

        Penido comentou de forma ponderada.

  25. LUIZ ANTONIO disse:

    Melhor em campo: SOBIS

  26. SÍNDICO disse:

    MULHERES devem ter aprendido com os homens a atravancarem as áreas de circulação e a ficarem de pé prejudicando quem pagou pra assistir ao jogo sentado. Famílias e escolas não estão educando os brasileiros, pouco importa de que sexo sejam.

  27. SÍNDICO disse:

    FUMANTE incomodou o narrador Albertim Rodrigues. Os neurônios do mal educado não se articularam e ele não desconfiou da má relação entre fumaça e garganta. O narrador foi quem saiu perdendo.

  28. SÍNDICO disse:

    TIME PRA DOMINGO, UMA APOSTA: Fábio — Ezequiel, Leo, Murilo, Hermes — Henrique, Cabral — Robinho, Neves, Rafinha — Raniel.

  29. SÍNDICO disse:

    Patrocinense 0x5 Cruzeiro 01/05/74 Júlio Aguiar Patrocínio Amistoso
    Patrocinense 0x2 Cruzeiro 19/06/86 Júlio Aguiar Patrocínio Amistoso
    Patrocinense 0x1 Cruzeiro 09/12/90 Júlio Aguiar Patrocínio Amistoso
    Patrocinense 0x0 Cruzeiro 18/08/91 Júlio Aguiar Patrocínio Mineiro 91
    Cruzeiro 1×0 Patrocinense 29/09/91 Mineirão Belo Horizonte Mineiro 91
    Patrocinense 1×1 Cruzeiro 16/08/92 Júlio Aguiar Patrocínio Mineiro 92
    Cruzeiro 2×0 Patrocinense 27/09/92 Mineirão Belo Horizonte Mineiro 92
    Patrocinense 1×2 Cruzeiro 20/03/94 Pedro Nascimento Patrocínio Mineiro 94
    Cruzeiro 1×0 Patrocinense 15/05/94 Mineirão Belo Horizonte 94
    JOGOS: 9 VITÓRIAS: Cruzeiro 7×0 EMPATES: 2 GOLS: Cruzeiro 15×2

    • SÍNDICO disse:

      PATROCINENSE 1×2 CRUZEIRO, 20mar94dom16h. LOCAL: Pedro Alves Nascimento (7 mil), Patrocínio. MOTIVO: 10ª rodada, Mineiro 1994. PÚBLICO: 3.000 (est). ARBITRAGEM: Jefferson Alexandrino (MG). GOLS: Cleisson, 34, Paulo Roberto, 46 (p), Agamenon, 74. CAP: Aranha; Ronaldinho, Cica, Alexandre, Paulo César; Eurico, Mauro, Daniel; Fabiano (Maranhão), Agamenon, Marquinhos. T: Wanderley Paiva. CRUZEIRO: Dida; Paulo Roberto, Célio Lúcio, Luizinho, Nonato; Rogério Lage, Luis Fernando, Careca (Catê); Valdir (Zelão), Cleisson, Roberto Gaúcho. T: Ênio Andrade.

      • SÍNDICO disse:

        CRUZEIRO 1×0 PATROCINENSE, 15mai94dom16h. LOCAL: Mineirão (110 mil), Belo Horizonte. MOTIVO: 20ª rodada, Mineiro 1994. PÚBLICO: 23.178 pagantes, CR$58.540.500. ARBITRAGEM: Jeferson Geraldo Alexandrino, Luiz Gonzaga Souza Azevedo, Walter Justino Reis (MG). VERMELHOS: Ronaldinho, Alcântara. GOL: Ronaldo, 8. CRUZEIRO: Dida; Paulo Roberto, Célio Lúcio, Luizinho, Helinho; Ademir, Cerezo, Cleison (Careca); Macalé (Catê), Ronaldo, Roberto Gaúcho. T: Ênio Andrade. CAP: Fernando; Ronaldinho, Amaral, Cica, Nei; Eurico, Biro Biro, Daniel; Fabiano, Alcântara, Marquinhos (Marcos Daniel). T: Wanderley Paiva.

  30. zuloobas disse:

    Gostei da notícia de que Sassá será relacionado. Esse jogador me agrada muito. Sassá e Raniel é uma dupla e tanto. E ainda tem David p estrear. Arrascaeta, Fred, Rafinha e Sóbis, que ataque!