O torcedor que calcula

Por SÍNDICO | Em 13 de março de 2010

Prezados Jorge e Evandrão,

Após o resultado de ontem, em parte por alguns comentários de alguns comentaristas do PHD, em parte porque fiquei um pouco preocupado, meus dedos coçaram, a calculadora começou a olhar para mim, eu para ela e…

Caso achem válido postar no PHD ou no portal…

Um abraço!

Vinícius Cabral


O Fiel da Balança

Após o empate de ontem, percebi que muitos PHDistas (me incluo na lista) começaram a fazer as contas de quantos pontos o Cruzeiro precisa para passar para a próxima fase, pelo menos, dentre os melhores segundos colocados.

Recorri então ao Wikipedia e listei abaixo os segundos colocados nas últimas 5 edições da competição:

Libertadores 2009:  Palmeiras, 10 / Cuenca, 10 / Estudiantes, 10 / Universidad Chile, 10 / Guadalajara, 9 / San Martin, 8 / Defensor, 8 / San Luiz, 8.

Libertadores 2008: Nacional, 12 / San Lorenzo, 10 / Lanus, 10 / Boca Juniors, 10 / Santos, 10 / LDU, 10 / América, 9 / Atlético Nacional, 8.

Libertadores 2007: América, 12 / São Paulo, 11 / Nacional, 10 / Boca Juniors, 10 / Cúcuta, 9 / Paraná, 9 / Caracas, 9 / Defensor, 9.

Libertadores 2006: Guadalajara, 12 / Estudiantes, 10 / Tigres, 10 / LDU, 10 / Nacional, 9 / Palmeiras, 9 / River Plate, 9 / Newell’s, 8.

Libertadores 2005:  Banfield, 11 / Atlético Nacional, 10 / Pachuca, 10 / Universidad Chile, 9 / Palmeiras, 9 / Atlético Junior, 9 / Once Caldas, 9 / LDU, 8.

Gostaria que os amigos de PHD compreendessem que grande parte das coisas que coloco abaixo não passa de especulação.

O “SE” foi usado, mas com prudência, e acho que muitos concordarão. Os otimistas ao extremo, dirão que o Cruzeiro vencerá todas daqui pra frente. Os pessimistas darão o time como desclassificado.

Já os sempre ponderados, que evitam previsões e preferem se manifestar após o fato consumado, acharão este post um absurdo e xingarão este pobre ser humano que vos escreve.

Pois bem, notem que nas últimas 5 edições da Libertadores, os dois piores segundos colocados ficaram sempre abaixo dos 10 pontos.

Se o Cruzeiro fizer o dever de casa, ele garante 10 pontos. Significa que o time se classificará?

Definitivamente, não. Afinal, estamos em um grupo que tem 3 equipes tradicionalíssimas em condições de passar para a próxima fase.

Acho que existe grande possibilidade deste grupo ter um 3º colocado com 10 pontos. Seguem abaixo minhas especulações:

Se, repito, SE, cada uma dessas três grandes equipes vencerem seus jogos como mandantes, o fiel da balança será o Deportivo Itália, que jogará em casa contra o Colo Colo.

Quando coloco os três grandes vencendo seus jogos em casa, me refiro a um cenário não apenas possível, mas com grande probabilidade, uma vez que Colo Colo, Cruzeiro e Velez se impõem jogando em casa.

Dadas as condições acima, caso Itália e Colo Colo empatem na Venezuela, o time chileno faria os mesmos 10 pontos do Cruzeiro. E o Velez, que venceu na Venezuela, teria 12. Neste cenário, a 2ª colocação seria decidida no saldo de gols.

E, considerando-se a classificação das últimas edições da Libertadores, uma dessas equipes passaria para a próxima fase.

Entretanto, caso o Colo Colo vença o Deportivo Itália na Venezuela, ele chegaria aos mesmos 12 pontos do Velez, e se classificaria.

Considerando os cenários acima que, apesar de hipotéticos, são possíveis de acontecer, penso que:

  1. O Velez tem boas chances de alcançar os 12 pontos.
  2. Caso o Colo Colo vença o Velez em casa e empate com o Itália na Venezuela, o Cruzeiro poderá ir ao Chile pra perder de pouco, pois acho que temos condições de nos classificarmos no saldo de gols. O Cruzeiro consegue bons resultados jogando em casa, o que pode garantir uma folga no saldo.
  3. Agora, se o Colo Colo vencer o Velez em casa e o Itália fora, o Cruzeiro terá que jogar pelo menos pelo empate na última rodada para passar, pois o Colo Colo teria 9 pontos na última rodada e o Cruzeiro, 10.

O jogo de ontem era de extrema importância. Como Cruzeiro, Velez e Colo Colo se impõem em casa, o Deportivo Itália será o fiel da balança no Grupo C.

Caros amigos, sei que existem muitos outros “SEs”. Por mais difícil que seja fazê-lo, procurei estabelecer alguns cenários considerando os mais prováveis.

É possível que Deportivo Itália vença Velez, Cruzeiro ou Colo Colo fora de casa? Sim, embora seja pouco provável.

É possível que o Velez vença as duas contra o Colo Colo ou o contrário? Sim, mas é pouco provável.

É possível que o Cruzeiro vença o Colo Colo fora? É possível, mas, com o time jogando da forma como está, é improvável.

E vocês, o que acham?

Vinícius Cabral, 25, cruzeirense, empresário do ramo de imunização de eucalipto, matemático nas horas vagas, nasceu em Belo Horizonte, mora em Formiga.

49 comentários para “O torcedor que calcula”

  1. Vinicius Cabral disse:

    heheheh. Vinícius Cabral, 25, (o cruzeirense não precisava colocar mesmo), empresário do ramo de imunização de eucalipto, nasceu em Belo Horizonte, mora em Formiga/Belo Horizonte

  2. Pois eu não sei porque o endereçamento a mim. Sou extremamente contrário a torcedores que se preocupam com calculadoras quando temos que nos preocupar com o time e TORCER. Esta calculadora sua tá com muitos “SEs issos e SEs aquilos”. Tínhamos que vencer em Caracas e vencer no Mineirão, classificaríamos em primeiro do grupo, Possivelmente em posições privilegiadas para as fases seguintes e sem nos preocupar com os outros. O empate nos coloca num risco (em funçào do regulamento DESTE ANO com a entrada dos mexicanos na terceira fase). Ainda precisamos vencer as duas em casa e um resultado positivo em Santiago. Quem precisa de calculadora pra estas coisas não conhece de futebol e nem do Cruzeiro.

    • Vinicius Cabral disse:

      O endereçamento a você foi pelo simples fato de eu, inocentemente, pensar que você está disposto a ler opiniões mesmo que contrárias às suas. Pelo visto, não está. Peço desculpas pelo incômodo. Outro ponto é que o post nada tem a ver com TORCER. Aliás, qual a diferença entre colocar alguns possíveis cenários e dar notas aos jogadores, como você fez no post passado? Pois é, Evandro, TORCER, todos torcemos, mas nem por isto precisamos omitir nossas opiniões.

      • Jorge Santana disse:

        Esquenta, não, Vinícius. Evandrão tá só retocando a imagem de mau que ele vem construindo ao longo dos últimos 120 anos que tem mexido com futebol. O que ele não conta é que o mainframe do Cruzeiro.Org tem bilhões de dados pra fornecer relatórios gerenciais que orientam os pitacos dele.

      • Vinicius Cabral disse:

        Estou levantando alguns, diga-se de passagem.

  3. Frede disse:

    ainda dá pra ser primeiro no grupo, segundo, terceiro ou quarto. Vamos aguardar.

  4. … e outra suposição para sua “calculadora”. SE acontecerem dois empates entre Velez e Colo Colo poderemos ter o primeiro colocado com menor número de pontos e um terceiro colocado desclassificado com maior número de pontos que o último segundo colocado a se classificar. Ficou difícil de entender? POis é nisso que dá ficar usando calculadora…

  5. R.Monteiro disse:

    Fala Vinicius….
    Também acompanho esta linha. Pelo cenário atual acredito que classificaremos em 2º no grupo, com 11 pontos (vitória sobre D.Itália e Velez em casa e empate contra o Colo Colo fora). A 1ª posição deverá ficar com o Velez, acredito que com 12 pontos. Mas isso não passa de um exercício de futurologia. Quem nos garante que o D.Itália não complicará mais jogos pela frente né. Acredito que o mais importante neste momento é recuperarmos o nosso bom padrão de jogo e tenho certeza que isso acontecerá. O Adilson é muito competente e vai saber fazer os ajustes pontuais. Classificando para a outra fase, começará um novo campeonato e temos chance de ver o time engrenar como no ano passado, apesar de eu achar que estamos piores este ano. Agora nos resta torcer…

  6. Marc3lo disse:

    O Cruzeiro classifica em primeiro com 13 pontos.

  7. Frede disse:

    Bolas de cristal a todo vapor!

  8. cohen disse:

    Otimas análise do torcedor que calcula..rs Acredito que o Cruzeiro tem boas chances de se classificar. Concordo, não se continuar jogando como foi no ultimo, mas como começou a temporada.

    O que mais atrapalha no Cruzeiro é esta experimentação excessiva. Muda-se a posição tática do jogo, mudam-se os jogadores frequentemente. É uma experimentação danada! Perrela quer comprar todo jogador mais ou menos que aparece nos campeonatos pra poder fazer dinheiro. E depois fica testando cada um deles no time.

    Nao gosto dessa coisa de Jonathan meio ponta direita, indo demais pelo meio. O Cruzeiro começou a tomar muitos gols pelas laterais. Todos os laterais querem atacar; esquecem o principio de defender. Os zagueiros já nao estao dando conta. Aliás, que zaga meia-boca que temos!

    • R.Monteiro disse:

      Não creio que o problema seja somente da zaga em si, apesar de também achar que o Leo Silva precisa de um companheiro mais confiável. No ano passado tínhamos no meio a formação base de Paraná, Fabrício, Ramires e Wagner. O Ramires e o Wagner atacavam, mas também ajudavam muito na marcação. Com a entrada de Gilberto/Roger e Henrique e com a contusão do Fabricio, o setor ficou enfraquecido na pegada e tá estourando tudo no Paraná, que pra mim está sobrecarregado. O Henrique tá jogando muito este ano, mas ele sai bastante pro jogo também e deixa o Paraná sozinho na marcação. O Eli estava bem, mas teve a contusão. E o Pedro ken é muita transpiração e pouco inspiração. Mas acredito que será útil ainda. To apostando minhas fichas na volta do Fabricio para arrumar este setor defensivo.

    • Vinicius Cabral disse:

      Eu não vejo pelo lado da experimentação, Cohen. Na verdade, temos muitos desfalques por contusão. Alguns deles, fundamentais para o esquema do Adilson, como o Fabrício. Quanto ao Jonathan de la, caiando para o meio, vale lembrar que ele foi o melhor do Brasil no ano passado e, se não me engano, líder em assistências no clube.

    • cohen disse:

      Caros, tivemos sim bastante desfalques. Peças do meio importante que perdemos, que já vinham de entrosamento na equipe e com experiência em Libertadores. Como faz falta Fabrício! E tenho que concordar com voce Monteiro, as contratações vieram para repor. Porém, uma coisa me estranha muito. O Cruzeiro que o Adilson Baptista dirige é muito afobado, muito ansioso, às vezes cai numa correria que perde a organização tática. É uma especie de desespero para matar o jogo rápido, fazer placares elásticos. Isto deixa o ultimo muito desgastado. Muitas contusões. Muitas faltas cometidas e recebidas. Muitos cartões, expulsões. Falta às vezes serenidade, toque de bola e cautela, um pouco de frieza mesmo. Ainda mais na Libertadores. Ano passado afobamos assim várias vezes.

      Jonathan

    • cohen disse:

      Para mim o melhor Jonathan foi até o fim do primeiro semestre do ano passado. O lateral direito depois dessa época começou a cair demais para o meio, a chegar no ataque com chutes a gol. Para mim ultrapassou a função dele. O que aconteceu foi que deixou de marcar e atuar na defesa, para mim estas são funções primordiais num lateral, e era o que ele vinha fazendo muito bem. Com os meias e os atacantes que temos nao precisamos mais um na ofensiva, a meu ver. Concordo que os lancamentos que ele faz e assistencias são ótimas, mas para por aí, nao precisa mais do que isso. Time pra Libertadores tem que ser frio, toque de bola consciente com poucos erros de passe para se chegar ao gol com perigo e precisão. E também o setor defensivo bem armado. Partidas de mata-mata se joga contra o relogio.

  9. Vinicius Cabral disse:

    Alguns aqui não entenderam o que quis colocar no post.

    Eu disse: “Caros amigos, sei que existem muitos outros “SEs”. Por mais difícil que seja fazê-lo, procurei estabelecer alguns cenários considerando os mais prováveis.”

    O Deportivo Itália pode ganhar do Velez na Argentina? É claro que pode. Velez e Colo Colo podem empatar as duas? Podem. O Cruzeiro pode perder para o Itália ou para o Velez no Mineirão? Tembém pode, ora bolas!

    Todo SE, expressa uma POSSIBILIDADE. Dentre essas possibilidades, considerei as mais PROVÁVEIS de acontecer. E neste caso, acho mais provável que os 3 tradicionais vençam suas partidas em casa, só isso.

  10. simone b de castro disse:

    Bom, deixo a calculadora com o Vinícius. Sou meio emocional para isso…rsrsrsrs Acompanho o Evandro, e vou torcer muito, pois acredito que há de surgir algum resultado nos outros jogos, incluindo os outros grupos, que sejam bons para nós! Além dos nossos próprios, claro. Pergunta totalmente OFF: alguém aqui ouviu falar de Liédson no Cruzeiro? ZZP está em Portugal, e o Ramon Salgado soltou essa no programa “Jogada de Classe”….Não deu certeza, porém..

    • R.Monteiro disse:

      Acho improvável Simone. Deve ser mais uma especulação. O cara é rei no Sporting. Tá na seleção portuguesa e deve ganhar muito bem. Mas é inegável que é bom de bola e faz muito gol.

      • simone b de castro disse:

        Então o que será que o ZZP faz em Portugal há alguns dias? Espero que não seja venda… Quer dizer, se for vender o Camilo, pode…rsrsrsrsr fóin, fóin…rsrsrsrsrsr

      • R.Monteiro disse:

        Só não pode ser o Fabricio como andaram especulando por aí…

      • rosan amaral disse:

        Tá fechando o empreendimento no Jardim Canadá: Nova Toca III; toquinha passará para a Toca II; Toca I virará Arena para 30 mil torcedores, Cruzeiro comprou lote do lado para fazer estacionamento da torcida. Com a palavra o Othon que deu esta notícia na véspera do Carvanal.

      • simone b de castro disse:

        Isso é verdade, Rosan?

    • simone b de castro disse:

      Mas Vinícius, li e entendi seu post, ok?

      • Vinicius Cabral disse:

        Eu sei, Simone! Eu só acho que emocionais, todos somos. Mas todos nós gostamos de expressar nossas opiniões também. Torcer e emitir opiniões, como disse anteriormente, são coisas completamente distintas.

      • simone b de castro disse:

        Sem dúvida!

  11. Jorge Santana disse:

    Galera, calma! Acabei de receber um relatório do meu consultor de tabelas, Evo Ann Dron. Após cruzar bilhões de dados, o mainframe dele expeliu o seguinte prognóstico: Colo Colo 1×0 Vélez. Velez 1×0 Colo Colo, Cruzeiro 2×4 Itália, Cruzeiro 1×0 Velez, Itália 2×4 Colo Colo, Vélez 5×2 Itália e Colo Colo 0x1 Cruzeiro, gol de Thiago Heleno, de bicicleta, aos 60 do 2º tempo (o jogo ficará interrompido por 15 minutos a partir de 44 do 2º tempo, devido a um leve tremor de 8,5 na escala Richter). Classificação final: Velez, 12; Cruzeiro; 10; Colo Colo, 10, Itália, 4. O Cruzeiro vai se classificar pelo número de gols marcados.

    • Vinicius Cabral disse:

      hehehehe. Mas convenhamos, Jorge, que meu exercício especulativo só quis enfatizar que o Deportivo Itália será o fiel da balança neste grupo, DADA A GRANDE PROBABILIDADE das outras 3 equipes fazerem o seu dever de casa. E convenhamos também que o post perderia o sentido se eu considerasse a possível, mas pouca probabilidade do Italia ganhar na Argentina e no Mineirão.

      • Vinicius Cabral disse:

        Corrigindo: a possível, mas pouco provável vitória do Itália na Argentina e no Mineirão.

  12. Vinicius Cabral disse:

    Uepa! Veja só o que acabei de encontrar aqui!!! Um comentário do Evandrão no post: Deportivo Itália 2×2 Cruzeiro 2: Erros em profusão: “NOS MEUS PLANOS para a Libertadores, eu contava com esta vitória em Caracas. Estou PREVENDO que nosso grupo terá o segundo colocado desclassificado por critérios de desempate. A POSSIBILIDADE de ficarmos em segundo não me agrada e como disse, acertadamente, O Adílson ontem. A VITÓRIA EM CARACAS NOS COLOCARIA NA CONDIÇÃO DE DECIDIR EM CASA, sem depender do jogo contra o Colo Colo no Chile. Agora a coisa ficou apertada e temos que torcer para o Vélez NÃO jogar em BH precisando de resultado.” Não seria isto um exercício especulativo? SEs não teriam sido utilizados de forma, digamos, implícitas? Possibilidades?

    • Vinicius Cabral disse:

      Como você pode ver, Evandro, nem só de torcida vivem os nossos torcedores mais ponderados. Vivem também de especular, emitir opiniões, e é este o objetivo do blog!!!!! Você, sempre tão ponderado e usuário Mór do termo “ciclotimia” não estaria sendo ciclotímico ao fazer duras críticas a algo que fez a exatos, hum, vejamos, 1 dia???

  13. Chaves disse:

    Ano passado, dos segundos colocados:
    – 4 ficaram com10 pontos;
    – 1 com 9 pontos;
    – 3 com 8 pontos.
    Acho que com mais duas vitórias nos classifcaremos. O negócio é secar o Colo-Colo.

    • Vinicius Cabral disse:

      Só pra completar seus números, das últimas 5 libertadores, em 4 ocasiões ocorreu de segundos e terceiros colocados terem 10 pontos.

    • Gladiador disse:

      Torcer para ele perder do Vélez?

  14. Chaves disse:

    Muito bom post, Cabral. Ontem a noite, não escrevi muito, mas fiquei fazendo várias contas. Por isso foi importante o Cruzeiro golear o Colo-Colo de 4 a 1 e ter tomado poucos gols do Velez mesmo com 2 a menos. O colo-colo ganhou do Dep. Itália em casa por 1 gol de diferença. Ponto para o Cruzeiro aí, que vai precisar agora, fazer o dever de casa. Acredito em duas vitórias nos dois próximos jogos.

  15. Jorge Santana disse:

    Esse Itália tá dando pinta de que ainda vai aprontar uma cachorrada com algum dos classificáveis. Toc, toc, toc…

    • Ricardo Malafaia disse:

      Toc, toc, toc mesmo. Aquele segundo gol deles foi um golaço.

    • rosan amaral disse:

      Como 3 zagueiros saradões deixam 2 atacantes chegarem na frente sozinhos para concluir o cruzamento? A posição correta da trinca seria um V (dois embolado com os dois atacantes e um da base do V para cobrir cruzamento para tras). Onde estavam com a cabeça nossos 3 gigantes de pés de barro?

  16. Gladiador disse:

    Vinícius, seu post foi muito oportuno. Ocorre que aqui neste blog o radicalismo de alguns torna, muitas vezes, nebulosa a capacidade de percepção destas mesmas pessoas.

    • Celso Libertadores disse:

      Gladiador, eu gostei do post do Vinícius. Sempre bom expôr cenários. Discordar do Vinícius e explicar o motivo, não tem problema e isso é até legal. Da mesma maneira que discordo de você: não é radicalismo, é um pouquinho mais que isso.

  17. rosan amaral disse:

    Nossa missão é torcer, e eu estarei em 15/04 nas “terras finais”, no monumental onde vencemos a primeira libertadores, para apoiar e assistir a classificação para próxima fase.

    • RAUL MIRANDA PENNA disse:

      Só uma observação: o Cruzeiro ganhou a primeira Libertadores no Estadio Nacional.

    • rosan amaral disse:

      O Estádio Nacional viou nosso monumental (redigi em minúsculo). Grato Raul pela oportunidade.

  18. RAUL MIRANDA PENNA disse:

    Vinícius, belo trabalho. Quanto aos resultados, acredito que irá influenciar muito a boa vontade dos jogadores. Se eles estiverem em dias inspirados e com disposição para se empenharem, o Cruzeiro é o melhor time do grupo.

  19. Tá passando em branco devido a preocupações maiores com classificação. Mas Kleber é um dos artilheiros da Libertadores com 5 gols.

    • RAUL MIRANDA PENNA disse:

      Apesar de sua expulsão, ninguém pode negar que, na quarta-feira, o Kleber foi o único que encarou o jogo como deveria.

  20. Flavio Carneiro disse:

    Eu acredito que o mais provável seja o Cruzeiro se classificar com 10 pontos, eliminando o Colo Colo no saldo de gols. Fazendo uma projeção normal, a tendência é que Cruzeiro e Colo Colo decidam a vaga em Santiago, com o Cruzeiro podendo perder de pouco para se classificar. Essa é a minha projeção, que de científica não tem nada. Se minha bola de cristal não estiver com a pilha fraca, assim será decidido o grupo!

  21. Cláudio Ianni disse:

    Vinícius, se o campeonato for o da PREGUIÇA o Cruzeiro já esta classificado!!! Amanhã se o Cruzeiro por acaso perder a turma da vaia vai deitar e rolar!

  22. Naldo disse:

    Ao Cruzeiro não cabe, nada, absolutamente nada, alem disso: vencer o Deportivo Itália e o Velez no Mineirão, chegar aos 10 pontos e ir para o Chile buscar a classificação. Caso os 10 pontos já o garanta na próxima fase, brigar pela primeira posição. O Deportivo deu trabalho ao Velez e ao Cruzeiro em casa e certamente fará o mesmo com o Colo Colo. Não há jogo fácil para nenhum time deste grupo, todos serão muito disputados. Caberá ao mandante se impor em casa. Caso o Cruzeiro tropece em casa, ficará na primeira fase.