O racha segundo Sancho

Por SÍNDICO | Em 22 de fevereiro de 2011

Paulo Sanchotene, gremista, por e-mail:

Pode haver um racha nos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

A venda pode terminar não sendo em um único bloco, separando as equipes em diferentes emissoras.

Ora, para Grêmio, Inter e Atlético-MG (o Cruzeiro está com Corinthians e Flamengo e fica de fora do argumento) a exposição na TV aberta, pela Globo, é ridícula.

nunca passam, e quando passam, é regionalizado.

O risco de retaliação pela Globo existe, mas vale lembrar que quando esses jogam com exclusividade pela Copa do Brasil e Libertadores, a emissora puxa jogos do Paulista, Carioca ou Brasileiro para o meio-de-semana e ninguém os vê fora das praças de praxe.

Nesse sentido, para esses clubes irem para a Record por mais dinheiro faz todo o sentido do mundo!

Se houver um racha, e o direito de transmissão de alguns clubes ficar com a Globo e outros a Record, a composição ficaria mais ou menos assim:

  • Globo (8) – Botafogo, Flamengo, Vasco, Corinthians, Santos, Palmeiras, Coritiba e Cruzeiro.
  • Record (7) – Atlético-MG, Atlético, Bahia, Fluminense, Grêmio, Internacional e São Paulo.

Estão na série A, mas não são do C13: Avaí, Figueirense, Atlético-GO, América e Ceará. Não faço idéia do que aconteceria com eles.

Provavelmente, negociariam com ambas as emissoras para que seus jogos sejam transmitidos por qualquer uma delas, dependendo do adversário.

Do C13, estão na Série B: Guarani, Goiás, Portuguesa, Sport e Vitória. Tampouco faço idéia de como isso os afetaria.

P.S.: Mesmo com a Globo ficando com o que ela entende ser “o filé”, e o Grêmio estando do outro lado, não sou contrário a um racha nesses termos, não…

95 comentários para “O racha segundo Sancho”

  1. Walterson disse:

    Não dá para entender este comportamento da Globo com Inter e Gremio pois são times vencedores. Já o Mineiro, este só existe em certas regiões de Belzonte e tem de ser transmitido só para esta praça mesmo. Até que a Globo e Sportv transmitem vários jogos do Cruzeiro nacionalmente. Em 2010 não tinha PPV e mesmo assim assisti várias partidas do maior de Minas.
    E quando jogasse Flamengo x São Paulo, por exemplo, a Globo transmitiria para o Rio e a Record para SP? Quem teria o direito de transmitir nacionalmente?

    • Dylan disse:

      as duas provavelmente transmitirao…

    • No RS não tem Globo, tem uma afiliada.´
      Só não entende que não quer. Só acredita que Globo e Record são diferentes quem não conhece da estrutura de poder da CBF, C13 e mídia.
      A briga é por quem arranca mais dos patrocinadores e torcedores para passar para clubes.

  2. Dylan disse:

    acho que a leitura do Sancho esta corretissima. A exposição que o Cruzeiro vem recebendo também é r.idicula. Em 2009 a final da Libertadores sequer foi transmitida para o pais todo. A Globo tem duas preocupaçoes, Flamengo e Corinthians, eu espero que se o Cruzeiro ficar com estes dois clubes que pelo menos negocie vantagens consideraveis, o momento é este. Eu mantenho minha opiniao, quem pagar mais deve levar. O proprio CADE ja deu parecer contra a opção perferencial pela Globo.

  3. Faça um pacote e as duas transmiti o BR12 a BR14 e pague mais ao Cruzeiro.

  4. rdish disse:

    Mas aqui Sancho, pode tirar o cavalinho da chuva. Nessa hipótese ai, SP só receberia jogos do SPFC, e no Rio, jogos do Flu. Eles não irão expor a dupla Gre-Nal e muito menos a Cocota nessas praças.

    • rdish disse:

      Isso também se a Record topar ficar apenas com esses clubes, o que duvido.

    • rdish, essa e uma disputa mais pelos direitos de transmissão do Brasileirão de 2012 a 2014 onde Flamengo e Corinthians querem só para eles, acho que o Cruzeiro não deve embarcar nessa.

      • rdish disse:

        Há muitos interesses em jogo, e cada um está olhando pra seu próprio umbigo. Não creio que ZZP esteja jogando pra perder. Mas o caminho que as negociações estão tomando não é o melhor.

    • O Presidente do Corinthians já avisou que deseja negociar de forma separada os jogos do time.

      • O presidente dos gambás tá pressionando com a força que tem. R9 declarou que vai continuar midiático pelos gambás até para cumpriri cláusulas contratuais com a Nike.
        Os gambás, seja com a Globo ou com a Record< querem um "POR FORA" e para isto, precisam que seus jogos abundem a TV ABERTA. E quer receber por isso... nada mais compreensível que lancem uma bandeira do inconformismo e rebeldia.

    • rdish, e deve ter clube que já recebeu cota da Globo de BR12.

      • rdish disse:

        Nem sei se isso influi tanto.
        Esse ‘adiantamento’ que os clubes fazer na verdade são empréstimos bancários, onde eles colocam os direitos de transmissão como garantia. Não são adiantamentos da Globo como muita gente pensa.

    • Dylan disse:

      muito bom e elucidativo esse texto.

    • Pra mim, não falou novidade nenhuma.
      Admiro, efetivamente, a coragem de publicar o texto sob os auspícios da Vênus Platinada.
      Pra mim é a linah de raciocínio correta e lapidar quando avaliar que tudo muda, menos esta alcatéia na direção do futebol brasileiro.

    • DALMIR FERNANDES disse:

      Se esse cara que é funcionário da GLOBO, falou mal do perrela e se disse contra cada time negociar separadamente, acho que o perrela está certo. E deve insistir em negociar separadamente

  5. Prezado Jorge Santana,
    Sou assinante da GLOBOSAT desde 1991, ou seja, por 20 anos. Assino também o portal GLOBO para quando estivesse no exterior pudesse ter acesso aos jogos do Cruzeiro mesmo que com algum delay.
    Nunca me senti mal atendido, porém, algo precisa ser feito em termos de grade de programação, porque jogos às 22:00 h nos dias de hoje criam situações de risco nas grandes capitais. Isto é verdade.
    A Globo antes tinha o JN que entrava às 19:30 e se estendia até as 20:15. Aí entrava a famosa novela das 8 na grade que se estendia até as 21:00 h.
    Este horário seria o ideal para o futebol, pois permitiria que no máximo até as 24:00 h quem foi ao jogo já estivesse pelo menos na condução voltando para casa.

  6. A Globo ao introduzir malhação às 17:30 e ainda a novela das 6, novelas das 7 e o Praça TV (jornal local), acabou empurrando toda a grande para a frente…
    Antes a novela das 6, ia até as 18:45.
    Entrava a novela das 7, que ia até as 19:30 h.
    Depois era o JN, que se estendia até as 20:15.
    E depois entrava a novela das 8, que acabava as 21:00 h.
    A gente tinha o programa da semana (humoristico, seriado, filme, futebol).
    E depois entrava a novela das 10, por volta das 22:30 h.
    Sinceramente, creio que o ajuste para o Praça TV pode ser feito e o futebol começando no máximo as 21:15 h (1° tempo acabaria as 22:00 h) e o 2° tempo, acabaria por volta das 23:00 h, com os descontos, interrupções, etc… no estourar às 23:15.
    É questão de segurança…

  7. Rogério disse:

    Dificil assumir uma posição neste assunto, os dois lados tem argumentos fortes, melhor aguardar para ver o que acontece, a principio sou da opinião de quem pagar mais que leve, mas não sei se isso faria a audiência cair e os valores referente a patrocinio também cairem, esta conta também tem que ser feita, como nenhum de nós aqui somos capazes de fazer estas contas, toda opinião que damos aqui não passa de achismos.

  8. O horário dos jogos e o impedimento de se transmitir para a praça, deveriam ser negociados pelos clubes, pois, assim, a bilhetria dos estádios não teria a concorrência local. Os mais saudosistas dirão que deveria se negociar também com uma 2ª rede (tipo TVE) o direito de se exibir os VT’s dos jogos mais interessantes para a praça, como era no passado. A gente ia ao estádio e voltava ainda com a adrenalina em alta e assistia ao VT dos jogos. Só que a INTERNET hoje mata isto… Mas, creio que daria muito mais pontos no IBOPE do que os traços que eles obtém, hoje…

  9. Finalizo dizendo que sou a favor que a GLOBO mantenha os direitos de transmissão, desde que pague mais e já defina quais os jogos irá transmitir de cada rodada.

    • Claudinei Vilela disse:

      Sobre esta questao da Globo empurrar a grande para mais tarde, pensava exatamente isso.
      E sobre RecordxGlobo, existem vantagens e desvantagens….A maior vantagem da record seria a quebra dessa grade horaria, com jogos competindo com o JN. Em contra-partida, para nos mineiros principalmente, SE hoje a exposição do Cruzeiro é pequena com a Globo, penso que com a Record será menor ainda.

    • Dylan disse:

      eu tb ué..e acho que todo mundo. Pagou mais ,leva…

    • JDuarte,
      Desce daí!!!! Acorda!
      Quem paga mais por alguma coisa, vai querer mais contrapartida.
      E não será a Globo e a Record que trarão este seu Mundo de sonhos à realidade do futebol brasileiro.

  10. Sobrinho disse:

    Eu sou a favor de que seja feita concorrência pública que leve em consideração aspectos técnicos e financeiros das propostas de transmissão.

    • BrunoBarros disse:

      Certíssimo Sobrinho, isso é o vão analisar, pelo menos é o que estão dizendo. Mas todos sabemos que a teoria na prática é outra.

  11. Elias disse:

    E hj firme na torcida. Mais três pontos essenciais. E que figuraça o goleiro do Guarany, Aurrecochea…

  12. Diogo Lara disse:

    O ZZP reclama que é dificil concorrer com os times do eixo…Faz chororô da diferença da grana dos direitos de transmissão e no momento de negociação, se junta a Fla e Corinthians ao invés de somar-se a dupla Grenal e outros times importantes off eixo…ZZP precisa se explicar..Tem muita coisa obscura envolvida nisso tudo..A amizade Corinthians-CBF tem a ver tbm com a sede da Copa em SP…A relação Glovo-CBF tbm…Fla e Globo agora estão mais juntos ainda por causa da Trafic…E o ZZP ? Só ser convidado para ser figurão como chefe de delegação de amistoso de Seleção já foi suficiente pra aderí-lo ao Ricardo Teixeira? Ou será que foi pedido de algum notável e ambicioso político e conselheiro do Cruzeiro que tbm tem ótimas relações com o presidente da CBF ? Vergonha na cara ZZP…

  13. Naldo disse:

    A posição do Cruzeiro só se “justifica” entre se ele esta sendo considerado o Filé das Minas Gerais para a toda poderosa globo. Notem só o posicionamento: SP – Corinthians, RJ – Flamengo e ambos tem apelo nacional, MG – Cruzeiro, as três maiores praças. Certamente que o Cruzeiro deve ambiocionar algo mais grandiosos futuramente com a Globo.

  14. Diogo Lara disse:

    Jorge,
    Libera meu comentário, por favor… Quais são as palavras-chaves pro bloqueio: automático: ZZP, Ricardo Reixeira, Globo, notável e ambicioso político?
    Abraço

  15. O racha é líquido e certo.
    Os gambás já deram o sinal.
    Acontece que o “título de 87” para os urubus tá me cheirando mal. Gambá… urubu… CBF… Ricardo Teixeira… tudo cheira mal.
    Se a Globo perder a “liticitação” do C13, o racha acontece.
    Não acredito na “engenharia” do Sancho pois ela tem muito ” … não sei o que acotneceria…”
    O que o C13 vem fazendo para prejudicar times fora do eixo, agora será feito para beneficiar ALGUNS do eixo. Não muda nada.
    NADA vai mudar se não mudar esta podre relação de poderes de CBF+Federações e C13+times do eixo…
    O Cruzeiro vai ficar com as migalhas da mesa de urubus e gambás.
    Seja com Globo ou Record
    Quem fica imaginando que haverá “concorrência” ou que vai mudar muita coisa no futebol brasileiro, se engana.
    É como dizia o filósofo, história repetida não é história, é FARSA.
    O que estou vendo é uma repetição da 1987 comandada pelos mesmos e para os mesmos. Acredite quem quiser.

    • rdish disse:

      Pior que tá caminhando pra isso mesmo…

    • Dylan disse:

      se repetir 1987 tá otimo. Ali os grandes clubes conquistaram autonomia e fizeram o campeonato de maior média de público até hoje. Se aquele caminho tivesse prosseguido o futebol brasileiro estaria num lugar melhor do que está atualmente.

    • C13 foi independência dos clubes? Que patético!

      • Dylan disse:

        nao foi porque os principios que nortearam a organização daquele campeonato não foram segudidos, porque várias vezes o clube dos 13 se dobrou à ingerência da CBF, mas esse racha sim vai representar o fim de qualquer possibilidade que isto aconteça. Como bem disse o cara do link que o rdish postou, vai nascer uma nova liga, essa sim totalmente tutelada pela CBF e pelas nefastas federações.

      • Claudinei Vilela disse:

        Vai depender muito se nao tivermos outro Eurico Miranda nessa nova liga, que traiu o C13 em prol de interesses propios.

      • Dylan disse:

        por isto eu acho que a CBF leva esta. O Brasil se não tem a pior cartolagem do mundo, deve estar ali entre as piores. Gente, digamos, muito maleavel a estímulos vários.

  16. Pedro disse:

    A meu ver, este racha é a terceira fase de um processo que culminará com a extinção de todos os times off-eixo do futebol competitivo.

    A primeira foi a extinção do passe.

    A segunda foi o esvaziamento dos estaduais.

    A terceira será a negociação de contratos de TV por clube.

    Neste caso Flamengo, São Paulo e Corinthians terão suas receitas maiores do que já são em relação dos demais clubes e, assim, a competição não existirá mais para nós. Uma pena.

  17. Diogo Lara disse:

    http://espn.estadao.com.br/pauloviniciuscoelho

    Post do PVC sobre a dipsuta dos direitos de transissão é esclarecedor..

  18. Claudinei Vilela disse:

    Menos de 24h depois de ser derrotado no clássico contra o Corinthians por 3 a 1, no Pacaembu, um grupo de torcedores santista protestou, principalmente, contra o técnico Adilson Batista. A manifestação veio com uma faixa colocada em uma padaria na Praia do Embaré, em Santos, com os dizeres: “Muito faz quem não estorva!! Fora Adilson!!”.

    A padaria é ponto de encontro de torcedores santistas e é decorado com muitas fotos sobre o clube. A derrota no clássico foi a primeira de Adilson Batista no comando do Santos. O treinador chegou ao clube santista no final do ano passado, após deixar o Corinthians.

    fonte:

    http://www.otempo.com.br

  19. Claudinei Vilela disse:

    A verdade é a seguinte: Se a globo quiser fazer do America-MG um fenomeno do naipe do Flamengo, ela faz! Questão de tempo……O que ela nao quer é que a criatura se vire contra seu criador…….foram muitos anos bombardiando nordestinos com programação carioca…é investimento midiatico pesado pra perder suas duas galinhas de ouro(FLA E GAMBA)…..entao, o grito de independencia precisa ser dado agora…..e mais do que a grana, os clubes off eixo precisam exigir mais dignidade na exposição de suas marcas.

  20. Gattuno disse:

    É tudo tão podre e nojento que desanima opiniar.

  21. rosan amaral disse:

    Ôba, consegui um álibi. Surgiu uma audiência lá em Esmeraldas agora à tarde. Esmeralda é quase no fim do mundo, um pouco antes de Santa Quitéria (terra do Evandro). Mas é mais perto de Seven Lakes do que de BH (pelo menos é mais rápido até a Arena do que Lourdes). Arísio, não passe seu cartão para as catarinas. Te encontro no portão 4.

  22. Naldo disse:

    Algo me diz que o Cruzeiro não sairá perdendo. É fato que é maior potência de MG e vai ganhando o seu espaço nacional. E a Globo pode dar um belo empurrão. O G7 é um filé.

  23. Beth Makennel disse:

    Se o Zezé esta do lado da Globo, deve saber que é o melhor para o Cruzeiro. Claro que gostaria muito de sair dessa dependência da Globo. Quem sabe os jogos poderiam ser em melhores horários. Poderia receber valores mais justos pela venda de imagem, etc. Porém, o Zezé deve perfeitamente saber que ficar do lado contrário ao da Globo pode causar muitos danos e prejuízos futuros. A globo é a toda poderosa, infelismente. Também, não somos bobões de saber que quem ficar do lado do Flamengo, Corinthians e Globo, poderão se fortalecer muito mais. São os poderosos, os fortes e quem fica do lado dos fortes se dá melhor. Difícil decisão para o Zezé, mas confio em sua astúcia de raposão que é.

    • Rogério disse:

      Só espero que o único motivo que fez o ZZP fechar com Corinthians e Flamengo seja os interesses do Cruzeiro, tenho dúvidas em relação a isso.

    • Beth Makennel disse:

      Também, penso que o Cruzeiro já pegou adiantado parte de direitos de imagem até 2012, não sei se é verdade, estão falando. Se for verdade, acabou ficando amarrado a Globo. O que podemos fazer para que nosso Cruzeiro não seja assim tão dependente de Globo, etc, etc.?

      • rdish disse:

        Quem falou isso foi o Kalil.
        Mas não é bem assim que funciona.
        O Cruzeiro, e outros clubes, tomam empréstimos bancários e usam os direitos televisivos como garantia desse pagamento. Se os direitos forem pra outra TV, não muda, continua sendo garantia.
        Pode ocorrer, por exemplo, do empréstimo ser quitado sem necessariamente ter de usar a renda da TV como garantia.

      • Naldo disse:

        Sócio Torcedor, e pagando em dia.

  24. Beth Makennel disse:

    Gente azul 5 estrelas, hoje o nosso amado Cruzeiro esta precisando de nosso apoio na disputa de mais um jogo da libertadores. O nosso grito de guerra, o nosso incentivo, fundamental neste momento, não pode faltar. Não vamos deixar um pequeno entrave de distância ou medo de trânsito atrapalhar os nossos ânimos em tão importante disputa. Vamos lá pessoal! Esta tendo pouca presença de torcedor nos jogos. Estamos sendo criticados na mídia. Estão nos chamando de “simpatizantes”. Que só aparecemos na hora boa, nas decisões. Não podemos deixar nosso time desanimar por nosso descaso. Eles precisam de nossa força, nossa participação e ver de fato o nosso tão grande interesse na conquista da Libertadores. Seja onde for, a nação azul junto dos nossos guerreiros. Vamos que vamos Zeirôôô!!!

  25. Naldo disse:

    Cruzeiro x Guarany no SporTV hoje às 19:15. O programa do Faustão tá patinando, já acendeu a luz amarela. Um bom jogo de futebol no horário na Record, e ele vai pra lama.

  26. Amigos,
    Um mineiro ser a favro da Globo é masoquismo! Essa empresa quer centralizar tudo no RIO/SP. É mais lucrativo, e trona-se um ciclo vicioso! A não transmissão de Cruzeiro e Studiantes para todo o Brasil, na final da LA-11 foi algo impensável e revoltante no país do futebol(sic). Resido no Rio, e todos reclamavam a não tranmissão! O ideal da Globo é ter duas torcidas com mega audiência e gastos para apenas duas tranmissões! Concorrência livre e pública JÁ! Zezé sai de perto dessa corja! Necessitamos d euma Marco Regulatório dessa imprensa Já! Como há na Inglaterra, nos USA, na Alemanha, etc! Fora PREVILÉGIO licitatório em prol da Globo!

    • rdish disse:

      Mas essa concentração seria diferente na Record? Isso que vc quer dizer?

      • Rogério disse:

        Com a Record, provavalmente seria pior, temos o exemplo da Band que transmite o Brasileiro e não dá nenhuma pelota para clubes que não sejam de SP.

      • Claudinei Vilela disse:

        Concordo…..é como trocar de mulher….so vai mudar os problemas!

      • Dylan disse:

        se Flamengo e corinthians sairem sozinhos eles nao podem fazer nada. A globo so passaria jogos dos dois. Os clubes tem que continuar negociando em bloco, o fim do clube dos 13 vai ser uma tragédia pros clubes e fortalecimento da estrutura corrupta das federações e da CBF.

      • Não seria mesmo! Alguém tem dúvidas que uma tranmissaão de jogos do Cruzeiro daria mais audiência que o definhante Faustão? Alguém dúvida que a Audiência da final da libertas 2011 daria mais adudiência que um filme, repetido pela 11º Por que a Band só transmite jogos de Sampa? Por que a Globo só permite isso! Pergunte a qualquer empresário da TV se gostariam de transimtir uma final da libertas para todo o Brasil? Devemos ter o DIREITO de escolha, possível apenas com a licitação pública e com MARCO REGULATÓRIO!

  27. Daniel Carvalho - Porto Alegre disse:

    Enxugamento: 1,7 milhão a menos por mês com gastos com o time B. Com o desfazimento do time B foi embora o Enderson Moreira e uma penca de jogadores(come-dorme). Teste de Gestão – vê e age: doa a quem doer.

  28. Todos nós sabemos da porcaria de serviços que a Globo nos presta, usando UMA CONCESSÃO PÚBLICA! Como pode uma emissora ser produtora de eventos, ter três jornais, ter tv a cabo e a via satélite, internet, rádio, portal na internet, canal aberto e ainda a distribuição? Ora, se isso não for monopólio, não sei mais oque é! Por que só no Brsail é assim? Acham realmente que a diversificação de emissoras será pior? Piro que está, não fica! Não me iludo que verei jogos do Cruzeiro ao vivo para todo o Brasil todos os domingos, porém, tenho CERTEZA que não verei uma atrocidade como a não transmissão da final da libertas 2011! Torço de coração para Record, Bnad, REDE TV. Aliás, é a GLOBO QUE SE DIZ CARIOCA COMO VOCÊ! AFFFF Fim ao monopólio já!

  29. Alguém consegue me responder SINCERAMENTE, por que o VASCO tem mais torcida que o Cruzeiro na Paraíba? Será porque o Vasco é um time fantástico, organizado, vencedor,??? Eu acho que é por que a GLOBO quiz assim, para ele, o Brasil vai da Barra da Tijuca aos Jardins! E as sub raças, que amem o produto de sua terra. Globo? Mineiro a favor, de duas uma, é masoquista, ou pensam com o Globo. Desculpem o desabafo! É um prazer conversar com pessoas do nível deste BLOG. Parabéns!
    CRUZEIRO SEMPRE! 3 A 0 Hoje!

  30. Fácil de resolver:
    1 – Dividir em cotas iguais o valor de venda da televisão entre os 20 participantes do campeonato.
    2 – Bônus extra (premiação) de acordo com a posição na tabela de classificação.

  31. Dylan disse:

    palavras certeiras do Juca Kfuri que faz jornalismo de verdade portanto desagrada muita gente:
    “quanto mais divididos estiveram os grandes clubes do país, mais se darão bem os pequenos interesses em torno do futebol brasileiro, para desespero do torcedor.Que a tudo vê quase sem entender.
    Porque o futebol brasileiro não é para iniciantes.Nem para gente séria, segundo um dia disse o grande Telê Santana”.

    • Diogo Lara disse:

      Alguém explica a posição do ZZP, de ficar junto com os clubes do Eixo ?

      • Fala Diogo! Em breve estarei de volta a confraria! Estive em BH, e no primeiro jogo da libertas mals de gripet! Mas estou firme na confra! Também acho vexatório o Zezé do lado dos clubes do eixo e consequentemente, do lado da Globo. Porém, são todos da mesma laia, da laia obscura, como o Sanches e a Patrícia Amorim. Como os Marinhos, que são considerados o 4º poder desse país. Triste!

      • Vai ver os times que fizeram PARCERIA com a Globo sobre direitos de imagem e outros na INTERNET.
        Olha a quantos anos eles fizeram isto…
        Depois você começa a entender porque que ZZP fica a favor de quem pode ganhar mais.
        ZZP tá na boquinha de ser Senador e dirigente de Liga de Futebol Nacional.

      • Diogo Lara disse:

        Informações importantíssimas…Acho que tem ligações fortes mesmos por trás disso tudo….CBF, político notável e altas pretensões, Copa do Mundo, definiçaõ da sede de abertura,…MAs o que é melhor pro Cruzeiro, onde fica ?

    • claudio(xina)lemos disse:

      JK faz jornalismo de verdade? Não creio. Tudo são interesses. MEsmo a espn tem muito interesse nisto tudo, afinal vai disputar com o sportv os jogos para cabo.

    • KKfouri faz jornalismo de “verdade”??????
      HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
      E agora pode somar à sua ficha bibliográfica
      a qualidade de filósofo.
      JKfouri não tem procuração de nenhum torcedor
      (que não seja gambá) para far em nosso nome.
      jornalista? Bah!!!

      • Dylan disse:

        jornalismo não é feito para torcedor, é feito pra cidadãos. Tem uam diferença básica ai. Sugiro que voce vá ver o Tadeu Scmidt, não tem contra indicações , nem verdades incomodas.

      • Diogo Lara disse:

        Concordo Dylan

      • Dylan e Diogo,
        Tenho é dó de vocês. Dó mesmo, comiseração. Do Dylan que já exerceu a profissão de jornalista é mais intenso o sentimento.
        Não sabe o que é jornalismo. Não sabe diferenciar jornalismo de jornalismo esportivo. E ainda tem a presunção grotesca de sugerir Tadeu Schimdt por não ter contra-indicações.
        O Tadeu pode ser formado em jornalismo, aliás qualquer pateta pode. Não passa de apresentador.
        Vocês, que não sabem a diferença de articulista, jornalista, editor, reporter e afins, só podem achar que JKfouri faz “jornalismo de verdade”. Não sabem do básico e vão querer falar de verdades, torcedores, cidadãos.
        BAh!!!!
        Vocês são COMÉDIA!

  32. Frede disse:

    Não adianta trocar de monopolista não. Podem fazer a tal licitação por critérios técnicos, financeiros, religiosos, sobrenaturais etc que enquanto o vencedor for um monopolista não adianta.

  33. Diogo Lara disse:

    Eu acho que a principal questão não é Globo vs Record. A questão que tem que ser discutida é o provável racha do Clube dos Treze, o que é ruim pros clubes e a posição do Cruzeiro de ficar com Fla e Corinthians. Se o ZZP sempre quis que as cotas fossem mais equanimes, como explica ele ficar do lado de Fla e Corinthians ? Quanto a licitação, a idéia é justamente favorecer uma maior concorrência ao quebrar os dirteitos em tv aberta, tv paga, internet e celular..Aí vc abra pra disputas, RecordxGlobo (tv aberta), ESPN x Sportv (tv fechada)…Em princípio é boa a idéia…..Se os outros clubes baterem o pé e isolar Fla e Corinthians, pior para estes últimos…Acho que o Cruzeiro não deveria perder essa oportunidade e se juntar aos demais clubes…

  34. A proposta é licitar Transmissões abertas, fechadas e via internet de formas distintas! Acho um avanço para os torcedores!

  35. Se gambás e urubus saírem do C13, e os outros 18 times ficarem, vai ficar tudo como dantes… e o Koff mais rico ainda.
    Se o C13 ACABAR pode ser o início de uma Liga que redima o futebol brasileiro (com ou sem gambás na LIga).
    A FARSA se repete…