O quinta-coluna

Por SÍNDICO | Em 9 de maio de 2010

Transferido para Porto Alegre, o Capitão Renato levou na bagagem a admiração pelo futebol de Joãozinho, Zé Carlos, Palhinha e Nelinho.

Embora fosse torcedor do América, ele não perdia jogo do Cruzeiro. Por isto, se meteu no meio de 40 mil colorados naquele 18out75 pra assistir ao maior clássico daquela época.

O 1º tempo foi do Cruzeiro. Depois de contornar o bom futebol do Inter, o time de Zezé Moreira fez 1×0 com Batata, aos 44 e ficou nisso.

No 2º, Palhinha teria liquidado a fatura, nos minutos finais, não fosse um vacilo do juiz Favilli Neto.

Joãozinho gingou e o lateral Cláudio Duarte saiu catando cavacos. Figueroa veio bufando e também foi driblado. Solto na meia-lua, Palhinha recebeu o passe açucarado e fuzilou o goleiro Manga.

A bola tinha rumo certo e só não entrou porque foi desviada com um tapa pelo quarto-zagueiro Hermínio, numa ponte espetacular.

O estádio silenciou à espera do pênalti que, inexplicavelmente, o juiz não deu.

Ao lado do Capitão, um colorado, de poncho, bombacha, cuia e bigodão, aplicou-lhe uma cotovelada e, olhando de soslaio, rosnou:

— Foi com la mano, tchê, não sei como o juiz não viu!

— Uai, sô, e num é que foi mêsm…! –gracejou o Capitão.

Farejando um quinta-coluna mineiro no pedaço, o gauchão levantou-se pra pelear. Mas nisso, Paulo César Carpegiani empatou o jogo.

Eram 46 do 2º tempo. O bigodudo largou de mão a defesa do rincão gaúcho e se atracou, aos abraços, com os colorados em volta. Foi a deixa pro Capitão escapulir de fininho.

Internacional 1×1 Cruzeiro, domingo, 19out75, 16h, Beira Rio, Porto Alegre, 2ª fase da Copa Brasil (o nome do campeonato brasileiro na ocasião) – Público 40.00 (estimativa) – Renda: Cr$401.280,00 – Juiz: José Fabili Neto (SP) – Amarelos: Pontes (Int), Palhinha, Darci Menezes (Cru) – Gols: Roberto Batata, 44 do 1º tempo, Paulo César Carpegginai, 46 do 2º – Internacional – Manga, Cláudio Duarte, Elias Figueroa, Pontes e Hermínio; Caçapava, Paulo Roberto Falcão e Paulo César Carpeggiani; Valdomiro, Tadeu (Escurinho) e Lino (Jair). Tec: Rubens Minelli / Cruzeiro: Raul Plassmann, Nelinho, Dick, Darci Menezes e Vanderlei Lázaro; Wilson Piazza, Zé Carlos e Eduardo Amorim; Roberto Batata (Jésum), Palhinha e Joãozinho. Tec: Zezé Moreira.

45 comentários para “O quinta-coluna”

  1. Walterson disse:

    Isso só pra tripudiar da famosa macheza dos Pampas? Ou um preparatório para um possível favorecimento gaúcho amanhã?

  2. Kimbundo disse:

    Numa hora dessas da saudades dos adversários uruguaios. Nos roubaram um gol também em 87, segundo tempo da prorrogação. Mas vamos ver pelo lado positivo. O Sport foi o campeão daquele ano. Mas esse Inter nos deve.

  3. Jorge Santana, saiu o time do Inter… Lauro, Ronaldo Alves, Ronaldo Conceição, Fabiano Eller, Arílton, Glaydson, Guiñazu, Giuliano e Kleber, Taison e Kleber Pereira. Eu usaria um time mesclado com pelo menos 6 titulares em campo, preservando os que não podem atuar Jonathan e Roger (suspensos) e poupando Leonardo Silva (para melhorar o entrosamento da zaga para o meio de semana), Paraná, Kléber e Thiago Ribeiro. Fábio, EliCarlos, Gil, Thiago Heleno e Diego Renan; Fabinho, Henrique e Fabrício (para ganhar mais rítmo de jogo); Gilberto; Guerrón e Wéllington Paulista. Dá para fazewr frente aos colorados, não é mesmo???

    • Silva Rocha disse:

      O Leonardo Silva também esta suspenso. Tomou o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Santos o ano passado!

  4. Edu Mano disse:

    Olha… eu pouparia TODOS os titulares, desacaradamente, pensando no jogo contra o São Paulo. Não podemos perder peça alguma neste desafio decisivo que será o jogo de quarta. OU pelo menos eu pouparia alguns fundamentais, como Gilberto Kléber e Thiago Ribeiro… talvez até o Fabrício. Montaria a Zaga com Thiago Heleno e Caçapa para dar rítimo a eles, pensando em prepará-los para quarta que vem… Se bem que treinar a zaga titular com Gil e um novo companheiro também seria importante. Nossa, como estou nervoso! Não vejo hora de a bola rolar para acalmar (ou não) o meu coração.Vai ser mais um jogão de bola.

    • Elias, tradição na Libertadores disse:

      Eu não. Tirante os suspensos, mais o Fabricio, vindo de contusão. O resto é titular mesmo com TR e Kleber na frente. Dá prá vencer o K@t@dão vermeio fora de casa. Oportunidades não aparecem todo dia…

      • Elias, tradição na Libertadores disse:

        E a arbitragem já fazia das suas. José Favili Neto, o nome da fera. Fiquei muito satisfeito com a arbitragem da próxima quarta-feira. Com árbitros daqui, sem chances. Na dúvida é tricolor mesmo…

      • LUIZ ANTONIO disse:

        Esse colombiano tinha que ter apitado a final de 2009.

    • Vinicius Cabral disse:

      Mano, eu apoiaria se entrasse com o time todo reserva também. Mas acho que não tem essa necessidade toda. Eu utilizaria titulares como Fabio, Diego Renan e Henrique. Thiago Ribeiro e Kleber jogariam meio tempo cada.

    • simone b de castro disse:

      Mano, concordo com você! Não podemos perder nossos principais jogadores. Melhor que guardem energia para quarta-feira.

    • Walterson disse:

      “O Cruzeiro tem a cara do seu técnico, jovem e mais promissor”. O ex-Dylan vai ficar doido.

      • LUIZ ANTONIO disse:

        Elogio do pessoal da globo??? Com certeza já estão tentando levá-lo para o Mengo. Perrela, renova com o ele para o próximo triênio (2011, 2012, 2013).

      • simone b de castro disse:

        É um perigo, mesmo…

    • Paulo disse:

      Deus deve ter ouvido as minhas prece e do ex-Dilan, porque o esquema 2-6-2 em determinados momentos do jogo estava difícil de aguentar.

  5. kmp disse:

    Em 75 o Joaãozinho já entortava o Cláudio Duarte e o Figueroa juntos, prenunciando o que faria naquele 5 a 4 antológico, como jogava, meu Deus. Mas desde aquela época e muito antes os lebrões velhos já atacavam e faziam média com os times da casa.Nada mais atual do que isso, a diferença é que naquele tempo não tinha 154 câmeras espalhadas no campo a perturbar os tendenciosos e denunciar a roubalheira.

    • Arthur disse:

      KMP- minhaopinião é que o JOÃOZINHO de 75 jogava mais que o de 76, pois conseguia pegar na bola, semter 3 em cima dele, sem tomar 10 cacetadas por jogo, por baixo. O MELINHO e outros podiam se mandar, pois ninguiém ia em cima do lateral, tendo PALHINHA e JOAÕZINHO em condições de receber um lançamento. Veja,o esquema de abandonar o lá trás não era perigoso. Mesmo assim, o INTER aqui nos 5×4, soube com contra golpes fatais empatar um jogo que abrimos 3×1. Então havia a avenida NELINHO, que descia o cacete, levava o amarelo, e a coisa ficava complicada. MORAIS/DARCI que se virassem, idem PIAZZA e ZÉ CARLOS. Então o torcedor de hoje pensa que era tudo mil marvilhas, não era assim tb não.

      • Mauro França disse:

        Joãozinho se destacou muito mais em 76 do que em 75, quando inclusive atravessou uma má fase prolongada, que o deixou de fora da Seleção Mineira/Brasileira na Copa América. Em 76, ele fez a diferença. E taticamente, as condições pro seu jogo melhoraram. Além dele e de Palhinha, havia também Jairzinho para receber os lançamentos.

      • Discordo quanto ao termo avenida Nelinho. Nelinho jogava e sabia a hora de ir. Cabia a Piazza e Morais fazerem a cobertura. Nelinho tinha uma saída de bola qualificada e era muitíssimo acionado. Mas, não tinha o pulmão do Maurinho, (antes de começar a fazer besteiras em companhia do Guilherme). Como era desafeto do seu Oswaldo Faria, durante anos o comentarista-mor da Itatiaia, fez campanha contra ele. Este negócio de avenida veio de lá. Vamos lá Arthur, puxe pela memória, quem fez festa assim em cima do Nelinho? E veja o balanço dele… quantos gols e quantas assistencias perfeitas ? Quantos passes que iniciaram bem as jogadas de contra-ataque do Cruzeiro? Quantas vezes através dele um lance bobo, virou ligação direta e gol/chance de gol nossa?

      • Arthur disse:

        JD- pormum bom tempo jogar contra o CRUZEIRO era um problema pois tinha-se de marcar; D.LOPES-BATATA-PALINHA-JOÃOZINHO. Há de convir que isso nãoe ra uma taerefa simples. O meio com PIAZZA e ZÉCARLOS as vezes com EDUARDO era outra dificuldade. NELINHO batendo faltas, pergunta pro DL todo mundo eprguntava, NELINHO joga? Pois ai, a pancadaria era consideravelmente menor. O que não quer dizer que não houvesse a avenida NELINHO, e que o WANDERLEI não passasse apertado pelo lado de lá. Quem lembra do HUMMENIGG sabe bem o que o WABDERLEI passou. Quem lembra de um tal de FEDATO sabe do risco que sempre houve. Acho que a gente deve bater palmas mas não deixar de dizer que havai tb as chances do adversário.

      • Arthur disse:

        Vc lembra um tal do JORGE CARVOEIRO caindo por tras da subida do Nelinho? Eu não esqueço que a bola que o VITOR falhou estava todo mundo la´na frente e se ele chuta de lado não teria havido aquele 2.o gol… de 74. Embora… houvesse sido anulado um gol do VAXCU tb, por impedimento duvidoso.

      • Paulo disse:

        Arthur, a jogada aconteceu no lado direito da grande area. Infelizmente a falha foi do Vitor que rebateu muito mal a bola. Naquele jogo as cartas já estavam marcadas. A minha esposa estava no maracanã, como torcedora do Vasco e a versão dela foi que o Armando estava olhando para o cronometro quando aconteceu o lance do impedimento. Nas decadas de 60 e 70 o eixo do mau era mau mesmo.

  6. Hugo 5erel0 disse:

    -Mineiro, reparou que você só fala usando vogal?
    -Uai, é? Ó!

  7. Jorge Santana disse:

    Times pra hoje, segundo o Globoesporte: Cruzeiro: Fábio, Elicarlos, Gil, Thiago Heleno e Diego Renan;Henrique, Fábio Santos e Marquinhos Paraná; Gilberto; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro. Tec: Adílson Baptista / Internacional: Lauro, Ronaldo Alves, Ronaldo Conceição e Fabiao Eller; Arílton, Glaydson, Guiñazu, Giuliano e Kleber; Taison e Kleber Pereira. Tec: Jorge Fossati

  8. LUIZ ANTONIO disse:

    Vai ser um jogo difícil para nós apesar do mistão colorado.
    Uma vitória hoje pode nos ajudar difícil sequência do. maior camp do mundo

  9. OT – Feliz Dia do Gaylo, Uma mãe pro Cruzeiro !! by Fabiano Alves no seu Twitter

  10. OT – Liberem meu comentário acima desenjando um feliz dias das mães.. kkk

  11. RGV disse:

    Na minha opinião acho que o Cruzeiro deve jogar com todos os jogadores titulares que estão bem fisicamente, poupar apenas aqueles que estão com cansaço muscular ou vindo de contusão. O Brasileiro se ganha somando ponto por ponto e pra isso é necessário força máximo em todos jogos. A contusão pode acontecer a qualquer momento, inclusive em treinamento, ano passado poupou-se tanto e mesmo assim o DM ficou cheio o tempo inteiro. Acredito que dependendo do desenrolar de algumas partidas possa se fazer uma ou outra substituição para não desgastar demais um jogador fundamental, além disso, no período de Copa os jogadores terão um bom tempo para descansar mesmo com os amistosos. Quando mais os jogadores jogarem juntos e se conhecerem melhor dentro de campo maiores são as chances de ser campeão.

    • RGV disse:

      Se acaso o time tivesse reservas capazes de substituir e manter o mesmo nível de futebol seria uma coisa, mas não é o caso do CEC, vide o jogo contra o Ipatinga. Deixo claro que no jogo contra o Ipatinga eu fui a favor de o AB ter escalado o time reservas devido ao cansaço do jogo e viagem ao Chile, forçar fisicamente um jogador que já está com esgotamento não é muito inteligente eu penso. Mas como já dito antes, se o jogador está bem tem mais é que ir pro jogo mesmo.

    • RGV disse:

      Favor liberem o primeiro comentário. Obrigado!

  12. OT1) Nao é um post apropriado para se colocar homenagem as maes, ainda mais que elas merecem mais do que o registro. FELICIDADE PARA TODAS AS MAES HOJE E SEMPRE!
    2) Nao estao proibidos os links associados as noticias. Se quisessemos fariamos isso e teriamos que moderar todos os comentarios com links, o que nos daria muito trabalho. Um link pode ser colocado sem problemas. Nos preocupa é PARA ONDE este link aponta. Se for associado ao post, é mais do que apropriado.

  13. RGV disse:

    O Cruzeiro está escalado com o time muito misto, mesmo assim confio na vitória, mas não concordo com esta escalação. Força Cruzeiro!!!