O jogo começa nos vestiários

Por SÍNDICO | Em 17 de junho de 2009

Caro amigo Jorge Santana,

Já no clima do jogão entre Cruzeiro e São Paulo, pela Libertadores, gostaria de fazer alguns comentários e bater um papo com os amigos do blog PHD.

A experiência de ex-jogador de futebol me diz que uma boa palestra no vestiário pode fazer a diferença. E o Adilson sabe como motivar o grupo, pois foi um bom atleta e é um treinador determinado.

Depois da preleção, aí, sim, a bola fica com os jogadores.

E, nessa hora, prevejo o São Paulo partindo pra cima, pois está inferiorizado no placar agregado.

O Cruzeiro deve tirar vantagem disso e fazer a bola rodar o máximo possível. Viradas de jogo desgastam o adversário e o nosso time sabe como fazer isso.

Para que isto aconteça, vamos torcer para que tenhamos um meio de campo agressivo e criativo.

Nesta partida, não precisaremos de três volantes.

Com dois meias, Bernardo e Wagner, um destro outro canhoto, ambos bons batedores de falta, espécie em extinção no futebol, criaremos mais oportunidades.

Temos a vantagem do empate. E é ela que me faz acreditar muito na classificação. Basta sabermos usá-la desde a palestra de vestiário.

Nela, o treinador deve focar a vantagem. Vamos jogar pra ganhar, mas sem esquecer de que a partida começa em 0x0.

Devemos trabalhar com a seguinte idéia: “Entramos classificados, mas podemos ampliar o placar. Se isto não for possível, que nossa determinação sirva pra manter a vantagem durante 90 minutos”. Funciona. E bem.

O que não podemos é entrar pensando só no empate. Ele pode até acontecer. Mas como conseqüência do desenvolvimento da partida.

Como ex-atleta e técnico, reafirmo: temos que saber usar a vantagem, tocar a bola, sermos rápidos, mas não apressados.

Que o São Paulo caia no desespero e cometa erros. É disto que precisamos.

Saudações cruzeirenses,
Toninho Almeida

P.S.: Aproveito a oportunidade para agradecer o carinho que recebi dos leitores e comentaristas do PHD por ocasião da publicação do artigo que escrevi homenageando meu amigo Roberto Batata. Mando um abraço especial para Evandro Oliveira, Ronaldo Nazaré, Binho, Elias Guimarães, Jadir Cardoso, João Chiabi Duarte, Walfrido Jr., Agnaldo Morato, Mauricio Sangue Azul, Renato SP, Mauro França, Mario Lucio Vaz, Frede, Rogério BH, Palmeira, Cleber Mendes, Hermes, Matheus Penido, Beth Makennel, Geniba, Dylan, Rosan Amaral, Flávio Carneiro, Romarol, Zé do Canadá, Celeste, Klauss, Gabriel Moreira, Walterson, Gleyton, Damas, Xina e todos os caros torcedores do nosso time celeste que participam deste blog.

Antônio Gonzaga de Almeida, Toninho Almeida, 58, meio-campista do Cruzeiro nos Anos 70, detentor do Belfort Duarte por nunca ter sido expulso em 288 partidas, nasceu em Teófilo Otoni-MG, mora em Belo Horizonte onde é o Coordenador de Divulgação do Campos de Luz, programa da Cemig.

71 comentários para “O jogo começa nos vestiários”

  1. Romarol disse:

    “Luxa aproveitou o Cruzeiro pra testar a formação que mandará a campo em Montevidéu, contra o Nacional. Pode quebrar a cara, pois o time uruguaio não será uma manteiga na qual se enfia a faca sem qualquer trabalho”. (2009, JS)
    “Posto isto, perguntarão velhos e moços: “E o seu palpite par amanhã?” Não perderemos!, afirmo sem medo”. (2009, JS)
    Com tanta clarividência do Jorge Santana, vou dormir tranqüilo esta noite. Basta também o Cruzeiro seguir a experiência do nosso craque Toninho Almeida.

  2. douglas.sena disse:

    Menos um brasileiro na Libertas. Que amanha saia mais um paulista.

  3. JJ disse:

    E o Palmeiras acaba de dar tchauzinho à Libertadores. Cruzeiro 1997 só Cruzeiro 1997 , porcinos 🙂

  4. walfrido disse:

    Chupa Luxa. Chupa eixo. Chora imprensa bairrista. Vamos classificar com o Gremio e não vai ter ninguém do eixo nas semifinais. Força Cruzeiro!

  5. Geniba disse:

    Se o Toninho falou, tá falado. Quem sabe, sabe! Pelo menos ele tem anos de cancha e sabe o que tá falando. Grande ídolo!

  6. walfrido disse:

    E agora sobre o post, que ótima a visita alviçareira do Toninho nesta véspera. Me animo ainda mais ao ver que ele, com sua eperiencia, também acredita e deu o caminho. Concordo com ele. Jogar em velocidade, virando o jogo e usando a vantagem para jogar no erro do SPFC. E agrego a isso muita raça e determinação. Seremos semifinalistas… Rumo a Abu Dhabi!

  7. Rodrigo Gomes disse:

    E lá se foi a chance de uma final brasileira na Libertadores. Palmeiras eliminado! E olha que o Nacional “colo-colou”, fez de tudo pra perder, mas não perdeu.

  8. walfrido disse:

    É verdade, e o Obina perdeu um gol feito.

  9. Dylan disse:

    não tem nada que agradecer, o privilégio foi nosso…

  10. Raf Lima disse:

    Qualque vantagem nessa competição é de uma grandeza infinita, por isso a importância do empate ao nosso favor ..

    Força Cruzeiro ! Rumo ao Tri das Américas !!!!!!

    * palpite : Cruzeiro >< Estudiantes na final da Libertas 2009 ..

  11. walfrido disse:

    E na final, se pegarmos esse Nacional nós já vencemos e humilhamos na copa Bimbo. E se for o Estudiantes também sou mais o Cruzeiro. Mas o foco tem que ser os bambis, eles são o ponto de partida.

  12. Gustavo Bueno disse:

    Toninho Almeida falou de “batedores” de falta. Aonde? Há muito o Wágner não bota a bola nem perto das traves… parece (fuóóm) que não treina, sério mesmo. O Bernardo deu sorte contra os suínos, mas temos que vê-lo continuar seu trabalho.
    No mais, mais um grande comentário do Toninho Almeida.

    • Geniba disse:

      É… o Wágner não deve treinar falta mesmo não. Na hora do treino de faltas ele pede pra sair pra dar uma lida no blog e ver se aprende alguma coisa com os vários experts daqui.

      • Gustavo Bueno disse:

        Eu falei que parece que não treina.
        Id.iota, fica distorcendo o que os outros dizem.
        Ou parece que ele treina? Ele só não faz gol de falta há anos por capricho do destino, né, a bola sempre bate na trave, ou o espírito do Dida baixa nos goleiros, pegando a bola aonde a coruja dorme.

  13. Cláudio Ianni disse:

    ADEUS VERDÃO !

  14. JJ disse:

    E a imprensa paulista vai encher Itaipu de chororô quando ver os Porcos sendo eliminados na quarta,e o SPFW ser eliminado na quinta 🙂

  15. Não sei porque não estou surpreso com a saída dos porcinos.
    Acho que é pq escrevi aqui que vi um jogo do Nacional contra o River em Buenos Aires (na véspera da tragédia de La Plata) e escrevi que apostava na passagem do Nacional. Acho que chutei certo… Mas acho que Estudiantes vai dar mais trabalho ao Nacional que os porcinos… e passaremos pelo Grêmio (se nós passarmos e O Grêmio passar).

  16. Geniba disse:

    Eu acho que se perder amanhã, o AB pede pra sair.

  17. walfrido disse:

    Em dia de jogos os posts ficam uma zona, vários OT, peço desculpas. Mas queria só comentar que já “arranjaram” o Heber Roberto Lopes para apitar um jogo do eixo contra o Inter. Vai aprontar esse careca…

  18. walfrido disse:

    Tenho certeza que hoje os butineiros do Inter vão ser bem admoestados nos casos de faltas…

  19. Palmeira. disse:

    Grande Toninho, acho que tudo está preparado para o Cruzeiro avançar amanhã. O sentimento é que o Cruzeiro será diferente, mais guerreiro, determinado e surpreenderá com uma grande partida e, consequentemente, superará o SP. O Adilson deve estar preparando a turma para uma grande jornada amanhã. PS.: Meu filho Lucas é conterrâneo seu, nascido em Teófilo Otoni, uma das 9 cidades (5 estados) por onde passei, na minha carreira de bancário. Um grande abraço.

  20. Edu Mano disse:

    Quero ver como vo trabalhar amanhã!
    O Morumbi é muito chato de chegar, e vai ta um transito daqueles… Acho que vo pedir para sair mais cedo.. uhauhau

    Amanhã já to vendo tudo. É dia de o trabalho não render.

    • Palmeira. disse:

      Mano, leve um atestado médico, se você tiver chefe. Tomara que não seja sao paulino.

    • Mano,
      Em dia de jogos como este, aqui e BH, refaço toda a minha agenda e “desligo” do restante. Já ocorreu de um jogo ser as 20h30 e as 13h eu estar no Mineirão depois de almoçar. Uma vez, num jogo do Brasileiro (uma rodada final as 16h) saí no horário do almoço e simplesmente NÃO VOLTEI. Durante a partida meu chefe me liga perguntando onde eu estava e me convocando para uma reunião as 17h30… comecei a rir, disse que a ligação estava ruim e me apresentei a ele no dia seguinte. É simples!

  21. Gleyton disse:

    Mais um belo post. Toninho Almeida tem razão. Tocar bem a bola e manter a vantagem, sem contar apenas com ela, será fundamental. Em hipótese alguma aceitar o sufoco inicial passivamente.

  22. Olivieri disse:

    Hoje os posts estão excelentes!!! Só otimismo… Valeu, Toninho!

  23. rosan amaral disse:

    Tonhinho, em homenagem ao Natal, estive com você e o Evaldo. Grande abraço. Acabo de mandar uma mensagem no post anterior que parece reflexão de idoso. rsrsrs. Repito para suas lembranças: Eu vi Tostão, Dirceu Lopes, Natal, até o Brito jogando o manto mágico no Uistriqui (então técnico do Flamengo), em jogo no Maraca (mais de 50 policiais para segurar os dois titãs). Vi Palhinha, Nelinho, Jairzinho, Joãozinho (deixando Bequenbauer sentado no mineirão após drible umilhante), e os titãs Zé Carlos e Raul. Vi outro Palhinha, Marcelo Ramos, outro titã Fabinho, Dida e Marcelo Ramo. Vi Alex, Deivid, Cris, Maldonado, e um dos maiores goleiros azul (lá de João Pinheiro). Neste mundo azul só não vi Jesus, mas acredito que Ele está por perto. Amanhã Ele sentará ao meu lado.

  24. Toninho,

    Não tem nada o que agradecer, a torcida do Cruzeiro é que deve eternos agradecimentos a você e demais jogadores que envergaram a camisa estrelada com brio, hombridade e altivez.
    Estamos aqui para receber suas histórias, suas impressões e suas opiniões e aprender com elas. A de hoje foi mais uma que mostra como as coisas podem ser ditas sem a agressividade que vemos em certos torcedores e certos setores da mídia esportiva.

  25. Gustavo Bueno disse:

    “Sem a agressividade” mesmo, Evandro. 288 jogos sem a tarjeta roja é coidilôco!

  26. Naldo M disse:

    Caro Toninho Almeida, obrigado pela lembrança e lhe mando tambem um grande abraço. E parabens pelo post, oportuno e sobre medida para a ocasião, sábias palavras de quem já militou no meio futebolístico como atleta e milita como técnico, e que já defendeu as cores do melhor time do mundo, o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube.
    Felicidades!
    Agnaldo Morato

  27. Hugo 5erel0 disse:

    Grande Toninho! Não o vi jogar mas meu sogro é fã dele e comenta muito sobre seu futebol. Aliás, meu sogro é fã de quase todo mundo que jogou no Cruzeiro nos anos 60/70. Mas acho que vão entrar mesmo é com 3 volantes.

  28. Naldo M disse:

    Aproveitando o Gancho, o Ronaldo acaba de dar um corte no Índio e mandar no cantinho do Lauro e fazer o segundo gol do SCCP. O Índio deve achar que o Ronaldo é louco.

  29. Walterson disse:

    Toninho, embora não me lembre de voce naqueles timaços de 70, só pode ter sido um grande jogador por estar neste times. E ainda mais jogando 288 jogos sem ser expulso.
    A propósito, mestre paraná já foi expulso?

  30. Arísio disse:

    É uma honra ler um texto do Toninho. Só não concordo com a escalação com 2 meias. O spfc tem um meio que prima pela força física e se jogarem wagner e bernardo corremos o risco de perder a batalha na meiúca também pelos paulistas jogarem com 5 atletas neste setor. Meu receio é do nosso meio ser engolido. Assim, para jogar contra brucutus, sou favorável a formação com paraná, henrique, fabrício e wagner. Um abraço a todos e também estou confiante pra amanhã! P.s: que exemplo de vontade e empenho deram os jogadores do sccp e inter no jogo de hoje. Espero que sirva de modelo pra turma do Adilson.

    • Jorge Santana disse:

      Concordo, Arísio. Se ao menos, Bernardo e Wagner tivessem força pra marcar, armar e atacar com a mesma intensidade… Mas eu não apostaria nisto. Nem o Adílson apostará.

      • Hermes disse:

        O Henrique, se não mudar a postura, será um zero a esquerda.

      • Dylan disse:

        pois eua doraria ver essa formação do Toninho em campo.ë a minha favorita tb

      • Naldo M disse:

        Dylan, é a minha preferida tambem, mas não acredito que o Adilson irá usar esta formação por tudo que já foi dito. Se tivéssemos dois Brucutus como primeiro e segundo volantes para parar o time do São Paulo, aí sim poderia.

  31. Rodrigo Gomes disse:

    Gremio e Nacional nas semis. E no sufoco, quatro empates nos quatro jogos. Guerra mesmo. Que amanhã aconteça outro empate haha.

  32. Hermes disse:

    Toninho, um grande abraço. Estamos com certeza, na esperança que o grande ROBERTO BATATA, nos ilumine nessa grande jornada.

  33. Olivieri disse:

    Que apreensão!!! Sem sono, agitado, mas confiante.

  34. Hermes disse:

    Hooo tricolor, o que aconteceu? Foi o CRUZEIRO, que ti fudeu?

  35. kmp disse:

    Grande Toninho Almeida, quem sou eu pra contestar essa tese tão bem elaborada, e que os anjos digam amém e que dê tudo certo. Hoje o Palmeiras já dançou, o Grêmio foi salvo pelo gongo, e o super favorito Inter, viu o Ronaldo dar o ar da graça mesmo gorducho, desequilibrar, portanto, amanhã é nosso dia. Estaremos na semi-final contra tudo e todos, e como já disse outrora o velho Zagallo, “eles vão ter que nos engolir”
    Abs.

  36. Binho disse:

    Toninho, nada como um atleta do Cruzeiro pra aumentar minha confiaça mais ainda. Agradeço de coração sua participação nesse espaço. Muitas coronárias se tranquilizaram com suas palavras. Concordo com você em tudo. Bernardo e Wágner deveriam jogar, mas.. Adílson não os colocará, porém acredito que a essa hora todos estaremos comemorando. Vamos sair classificados do morumbi. Os espírito dos cruzeirenses mortos e vivos entrarão em campo amanhã. Que Deus o abençoe, e a todos os seus.

  37. Renato-SP disse:

    Que isso! Tô na pilha pro jogão de daqui à pouco, numa confiança absurda e ainda recebo um abraço de um craque do Cruzeiro. Acabei de mudar meu placar. Era 2×1 e agora será 3×0. Força Cruzeiro!!!!!

  38. Chiari disse:

    Obrigado pelo texto, Toninho. Fineco! Só acho que esta ousadia tática será usada se a partida fugir do controle. A vantagem do time hoje é ENORME considerando que TODOS os semifinalistas da LA2009 se classificaram com a vantagem do empate.

  39. Elias disse:

    Um agradecimento especial ao Toninho Almeida pela deferência. Pitacos sobre o que vi ontem: O Luxa tomou uma dose às avessas do seu remédio, uma vez que o árbitro NÃO MARCOU um penal claro a seu favor. Quando a juizada pela menos empata na “roubalheira” as equipes de SP encontram muitas dificuldades. O Heber mandou muito bem no Inter X Gambás. O Corinthians em casa cresceu muito contra o bom mas extremamente violento time do Internacional. O Grêmio jogou pro gasto. Acho que o Estudiantes já está na final, a não ser que a zebra pinte com a mesma força de “La ombonera”. E que bom que o Geniba voltou…

  40. Elias disse:

    O blog estava meio que sonolento esses dias…

  41. Frede disse:

    Valeu pela resenha Toninho! Muito boa! dá um pouco mais de confiança e gera ainda mais expectativa nos jovens. Creio que a opção Bernardo e Wagner pode ser utilizada sim, mas ou no sufoco com 2 atacantes ou desde o inicio com apenas o Kleber na referencia e Wagner e Bernardo revezando no ataque/armaçao e os doias marcando a saida de bola bambina.
    ps: Copiando e assinando em baixo o que disse o Dylan, não tem nada que agradecer, o privilégio foi nosso.

  42. Rogério...bh disse:

    Nós que temos que agradecer, foi um grande jogador e manda muito bem no teclado também. Parabéns….

  43. Beth Makennel disse:

    Toninho Almeida, quem agradece somos nós. Ás vezes assistia você no BH Esporte e me sentia muito feliz em ver uma pessol de seu gabarito respondendo a altura os galistas despeitados da bancada. Sabe toda história do Cruzeiro, é ídolo imortal e defende com unhas e dentes a nossa bandeira. Muito obrigado é a você.
    Estou gostando muito do positivismo deste nosso especial espaço virtual azul estes dias. É isto ai! Só torcer, só acreditar. Força Zeirôôô!!!
    Hoje estarei lá no nosso Bar; Cruzeiro Sport Bar. Vou pagar R$ 35,00 e ficar a vontade com tudo que tem por lá sem pagar mais nada. E o mais importante será o ambiente lindamente pintado de azul e branco e as nossas 5 estrelas fazendo cataratas em nossos olhos a todo instante para nos mostrar a sua força e grandeza. Vamos que vamos Zeirôôô!

  44. Celeste disse:

    Toniho, valeu a lembrança. Sua presença aqui nesse espaço é muito positiva.

  45. Mario Lucio Vaz disse:

    Toninho eu que tenho que agradece e na esperança de mais uma grande noite cruzeirense.

  46. Zedocanada disse:

    Toninho, continue nos visitando sempre que puder. Pelo menos pra quem mora longe como eu, e muito bom ler e estar em contato com pessoas como voce.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.