O fabuloso (e invisível) elenco do Cruzeiro

Por SÍNDICO | Em 25 de novembro de 2009

Dos 33 pré-selecionados para escolha da seleção do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro só teve um jogador indicado: Jonathan.

Entre os três craques da galera e as três revelação, nenhum joga no Cruzeiro.

Flamengo com 8 indicações, Palmeiras, 6, Inter, 4, São Paulo, Goiás e Grêmio, 3, lideram as indicações.

Ontem, no Arena SporTV, comentando o acerto da renovação do contrato do Adílson Baptista e dos titulares do Cruzeiro, o equilibrado Cláudio Carsughi, disse (cito de memória):

  • “Foi bom aproveitar o entrosamento, pois, como se sabe, o Cruzeiro não é mesmo de fazer grandes contratações.”

E aquele papinho mixuruca de que o Cruzeiro tem um elenco espetacular? Pois é bom informar aos doidivanas que o Brasil desconhece tal fenômeno.

O torcedor celeste pode esquecer Conca, Fred, Souza, Alex10 etc. Não rola. Kleber foi ponto fora da curva. Questão de oportunidade. Jogador pra ser negociado o mais depressa possível.

Então, vamos combinar o seguinte: quem só torce por etiquetas e quem não aprova o treinador que, pelo 3º ano, terá de tirar leite de pedra, deve entrar em férias e voltar apenas em 2011.

Ou comprar o clube. Somente quando uns 120 mil cruzeirenses se juntarem pra comprar a instituição -e Zezé Perrella, sem medo de perder poder, resolver encarar a proposta-, o clube sai do rame-rame.

Caso contrário, repito: Adeus cornetas! Adiem o sonho de um time espetacular pra 2011. Ou mais. Bem mais tarde, acredito.

184 comentários para “O fabuloso (e invisível) elenco do Cruzeiro”

  1. Edu Mano disse:

    Sabe, realmente é uma pena que o Kléber tenha sido uma excessão. Etiqueta não ganha jogo, mas tem times provando que os “medalhões”, em um bom ambiente, rendem e fazem SIM a diferença.

    Pet, Adriano e Maldonado que o digam. O Flamengo que perdeu para o Cruzeiro no Maracanã era candidato ao rebaixamento. Com os experientes e bons, pode beliscar o título. Max Lopes é xodó da torcida gremista e os medalhões do SP beiram levar o 4º brasileirão seguido. Isso para não citar o que o Fred vem fazendo “quase sozinho” com o Flu.

    Não quero um elenco de estrelas, mas acho SIM que todo grande time precisa de uma ou duas referências. O Cruzeiro tem “mais ou menos” isso com o Gilberto hoje. Muito pouco para acabar com a fila de títulos que passa a incomodar.

    • Edu Mano disse:

      O time de 2003 foi a prova disso. Alex foi o maestro, e os demais carregadores de piano e dedicados (salvo Deivid que para mim também era muito acima da média).

      O Cruzeiro contratou Zé Carlos, Camilo, Athirson, Rômulo e outros tantos mais que pouco vestiram a camisa celeste. Trocaria todos por um “meio-medalhão”, se é que isso existe… rs Muitos dizem que o Kléber seria este cara no atual elenco, mas eu discordo. Primeiro porque ele veio como troco do Guilherme e – infelizmente – tem um ou 2 parafusos a menos no que tange a comportamento.

      Fica aqui a torcida por um elenco melhor em 2010.

      • simone b de castro disse:

        Edu, falou o que sinto! Estou aqui já há um tempinho pedindo exatamente isso. Nosso elenco carece de jogadores de mais “peso”, digamos assim. Impõem respeito, aterrorizam os adversários, chamam mídia, estimulam os mais novos e também os titulares absolutos a melhorar, e uma série de fatores. Claro, que tudo isso bem conduzido, num bom ambiente, como você disse. Que não seja um cabeça de melão como Wagner Love. Precisamos desse tipo de jogador no ataque, de preferência! Isso não quer dizer que a maioria que aqui está não tenha qualidade, mas é pouco ainda!

      • Edu Mano disse:

        Isso ai Simone. Eu ia citar o Wagner Love como exemplo negativo, como a prova de que nem sempre um “medalhão” da efeito. Mas aqui em SP, a orcida do Palmeiras diz que ele fica mais na balada do que no campo. Assim, não dá para comparar e usar como exemplo de nada. (Cá entre nós EU sempre achei o W. Love um enganation dos maiores, mesmo nos tempos em que ele fazia sucesso no Palmeiras…. enfim).

      • simone b de castro disse:

        Eu também…rsrsrsrs enrolation, embromation, falsification….kkkk

      • simone b de castro disse:

        Espero que o pesoal do Cruzeiro leia nossos comentários!

    • Geniba disse:

      Pet??? Parei. Imagina se ele tivesse vindo pro Cruzeiro. Vc ia ser o primeiro a dar chilique!

      • Gustavo Bueno disse:

        E se ele jogasse muita bola você seria o primeiro a babar ovo do gêni, Deus, oráculo e senhor Zezé Perrella por trazê-lo.

  2. Frede disse:

    Uai, o Gil não está não?

  3. Frede disse:

    Acho que pelo menos 2 dos tres volantes teriam lugar nessa lista ai. O meio de campo é que sustenta esse time.

  4. Ou, quem sabe, em 2021 com o ZZP Neto (deu até arrepio na hora de escrever). FUI!

    • Muito precoce, Evandro, terá apenas 11 anos, se Deus quiser!

    • Edu Mano disse:

      Hahaha… Boa. (só para descontrair, ok :-P)

      Coisa de DNA, talvez? Ou estaria no Estatuto do clube
      “Pré-requisitos para ser presidente do Cruzeiro: ter sobrenome Perrela”.

      No testamento do Perrela “God Father” está escrito assim… “Por fim deixo o Cruzeiro para meu filho, ZZP Jr. para que ele possa continuar a dinastia da família”.

      Vai ver que é por isso que temos a coroa no escudo, pois estamos na era da monarquia celeste. hahaha

      • Leopoldo Moura Jr. disse:

        De acordo, Edu.

        Mas, do jeito que as coisas estão caminhando, a monarquia vai tornar-se “xogunato”.

  5. Branchio disse:

    Uns 2 bons reforços já seriam suficientes. Do contrário, a reza braba em 2010 continua. E com a provável estagnação do SF o cenário é pouco inspirador. Sem mencionar, claro, que os profisisonais que poderiam alavancar a receita do clube parecem não aceitar a ajuda ou opinião de ninguém.

  6. Respostas de ontem em 1 comentário só:
    1) Romanol, compreendi. Aceito seu “toma” em outro contexto! rsrsrsrs Desculpe-me.
    2) Mauro: o Charro foi uma loucura de domínio de bola. Mas, voltando à torcida de River, ela cantava assim no Monumental lembrando o falecido MUÑOZ: sale el sol, sale la luna: centro de Muñoz, gol de Labruna”
    3) Charles, já relaxei, acontece que quem faleceu era uma pessoa muito representativa para mim!
    4) Muñoz, que fez de jornalista esportivo muitos anos, dizia que Messi é um jogador da época dele, um pássaro fora do ninho atualmente.
    Abraços – JFS

  7. Frede disse:

    Na minha opinion, precisamos de um zagueiro (no minimo), um meia e 3 atacantes.

  8. Se o K30 ficar só de mais um atacante, 02 Zg, 01 Ld e Le,

    • Geniba disse:

      Lateral esquerdo com Diego Renan, Fernandinho e Athirson?
      Lateral direito com Jonathan (melhor do campeonato) e Patric?

      • Você põe fé nestes reservas? acho que destes só salva pro ano que vem o Fernandinho…

      • Geniba disse:

        Pô, mas pra ter reserva no nível de titular é meio difícil, né?
        O Athirson, fisicamente 100%, é um ótimo reserva.
        O Fernandinho, como reserva, é até luxo.

        O Patric não pôde mostrar seu futebol para a torcida, pois o Jonathan tá firme ali. Mas pra reserva parece que tá bom.

      • Frede disse:

        No futebol moderno nao existem titulares nem reservas. Existe grupo. E tbm nao existem mais bobos no futebol.

      • O problema é este, fisico, será que Fernandinho e Athirson vão estar 100% ou são da turma do chinelinho….
        Quanto ao Patric até que podemos aguardar mais um pouco….

      • Geniba disse:

        Em 2008 o Athirson jogou a temporada inteira!
        O Fernandinho foi problema de fratura. E fratura é complicado, não tem como prever!

      • cassius disse:

        Mas o contrato do Fernandinho vence em junho do ano que vem.
        Já vi notícias de que ele iria pra Europa no meio do ano, a custo zero.

        Nesse caso, acho que precisa pensar em reposição.

    • Geniba,
      Sei que seus comentários são para irritar alguém.
      Acontece que estou ficando irritado com eles. Não acredito que você pense da maneira como está escrevendo algumas coisas. Vou chamar aquele corneteiro da peruquinha e pedir para ele te jogar lá embaixo na cadeira inferior.
      DESDE QUANDO você acha que o Athirson vai estar 100% fisicamente?
      você tá colocando simplesmente hipoteses absurdas e mais do que improváveis. Estou ficando irritado 😐

  9. Geniba disse:

    Isso! Vamos trazer jogadores de nome, consagrados.
    Manda o Fábio embora e contrata o Clemer!
    Manda o Jonathan embora e contrata o Maurinho!
    Manda o Leonardo Silva embora e contrata Edmilson!
    Manda o Gustavo embora e contrata o Anderon Polga!
    Manda o Diego Renan embora e contrata o Roberto Carlos!
    Manda o Paraná embora e contrata o Josué!
    Manda o Henrique embora e contrata o Mineiro!
    Manda o Fabrício embora e contrata o Leo Lima!
    Manda o Gilberto embora e contrata o Pet!
    Manda o WP embora e contrata o Vieri!
    Manda o Thiago Ribeiro embora e contrata o Marcelinho Carioca!
    Teremos um time de estrelas: Clemer, Maurinho, Edmilson, Anderson Polga e Roberto Carlos; Josué, Mineiro, Leo Lima e Pet; Vieri e Marcelinho Carioca! Técnico: LeãoA cornetada satisfeita! Tudo em paz!

  10. Geniba disse:

    A galera podia dar umas sugestões, então. Quem se arrisca? Jogador de nome, estrela, viável financeiramente… com contrato por vencer ou que o clube aceitaria negociar. Temos moedas de troca como o Júlio César, do Goiás, por exemplo. Quem seria um bom zagueiro? E um bom matador? (Meu sonho seria o Fred, mas como tirá-lo do Flu e pagar o salários dele?)

    • Frede disse:

      Pedro Ken é uma boa aposta.Borges seria outra boa aposta.

    • Frede disse:

      Julio Cesar interessa ao Curinthia né? Pensando aqui nao sei de ninguem que eles topariam trocar nao, mas o Jorge Henrique é bom. O Ronaldo é melhor que o Paulista.

      • Geniba disse:

        Hehehe.
        Jorge Henrique é um dos melhores atacantes do Brasil hoje. Joga muito, corre, faz de tudo. O Corinthians vai precisar muito dele pra Libertadores.

      • Frede disse:

        Pois é… quem eles liberariam eu nao sei, mas quem é bom dá pra saber… Eu fiquei pensando, nao vejo muitas alternativas não… A não ser qeu algum time queira fazer alguma troca ou se o florminense caisse.

      • Taí. Jorge henroque seria uma ótima contratação.
        Tenho até a relação de três jogadores ÓTIMOS para os gambás e mais uma graninha pela troca em definitivo. Pega o salário dos três que vão e paga o JHenrique.
        Proposta: Saem THeleno, Jancarlos e Camilo e chega JHenrique.
        No caso do Flu, um escambo com o Fred chegando (metade do que ele ganha no Flu) e nõs mandando pra eles o Athirson, Fortunato, Fabinho e Jael. Sem volta em $$$$.
        Quem apóia? Vamos incentivar o ZZP a adotar a minha idéia!

      • JOTAFRANCO disse:

        Eu apóio!

      • simone b de castro disse:

        Eu apóio II.

      • Jorge Santana disse:

        Camisa-de-força, já!

      • Elias disse:

        Avisaram o outro lado interessado na barganha???

  11. Será que o Francismar com o AB não resolveria o problema de criação do Cruzeiro?

  12. Hugo Ferreira disse:

    Ele está no Ipatinga ou estou enganado?

  13. Olivieri disse:

    O time é bom sim. Desde quando indicação para melhores do campeonato afere alguma coisa?

    • Geniba disse:

      O melhor exemplo disso é o Fábio, que foi o que mais pegou no campeonato e ficou de fora.
      O Bruno foi indicado porque pegou três pênaltis seguidos. Como ele joga no Mengão, ninguém se lembrou que ele comeu uns frangos incríveis e que chegou a ser hostilizado pela torcida do Urubu.
      (Se bem que esse negócio de ser hostilizado pela torcida também não afere nada, aqui no Cruzeiro qual jogador ainda não foi?)

      • Olivieri disse:

        Exatamente. Além do Fábio, me dê motivos para o Leonardo Silva não estar na lsita. Foi inegavelmente um dos melhores zagueiros da competição.

      • JOTAFRANCO disse:

        Olivieri, o Fábio, com certeza, foi injustiçado, o LSilva eu não diria, pois foi irregular, apesar de eu o considerar um grande zagueiro. Agora, pergunto: Quem faz a lista, de onde são?

      • Naldo disse:

        Geniba, estas listas são a maior babaquice. Feitas para agradar determinados times. Esqueceram o Toró.

    • Frede disse:

      o time é bom. Mas jogadores diferenciados nao temos mtos. O diferencial do time é o meio de campo. O time nao tem um jogador talentosissimo ou que tenha jogado demais nesse campeonato, além do Jonathan e dos volantes. Pra mim faltou a indicação do Fábio e de pelo menos 1 volante do trio.

  14. Flavio Carneiro disse:

    A verdade é que o Cruzeiro dificilmente conseguirá alçar vôos mais altos se continuar com a política do bom e barato. Não quero dizer com isso que o clube tenha que agir com irresponsabilidade, mas o ZZP precisa buscar alternativas para criar condições de se contratar pelo menos 1 grande craque, capaz de definir os jogos mais importantes e fazer a diferença no final de um campeonato, como aconteceu em 2003 com o Alex10. Nós já temos uma excelente base formada e um ótimo treinador, mas falta a esse time um craque, só isso! Um exemplo recente é o Estudiantes, que tem um tal de Veron…

    • Geniba disse:

      Nós formamos um elenco que chegou na final da Libertadores. Nös tínhamos o Kléber e o Ramires, que podiam fazer a diferença, mas perdemos. Será que tava tudo errado em 2009?

      • Flavio Carneiro disse:

        Geniba, jamais disse que estava tudo errado em 2009, muito pelo contrário. Acho que o Cruzeiro fez uma ótima temporada e acredito que temos uma excelente base para 2010. O que estou dizendo é que falta muito pouco para esse time mudar de patamar e voltar a conquistar os títulos que todos nós queremos, mas para isso precisamos buscar pelo menos um craque, que seja uma referência e decida os jogos mais importantes, como já aconteceu com outros times do Cruzeiro. Infelizmente o Kléber ainda não provou ser esse jogador.

      • Geniba disse:

        O Kléber, se tiver afim, é um ótimo jogador!
        Abs

      • Geniba disse:

        O problema é que futebol não tem receita.
        Pra LA 2009 fizemos tudo certinho mas perdemos a final.

      • JOTAFRANCO disse:

        Aquele time com Wagner, Ramires e Kleber era muito forte. Ocorre que não tiveram oportunidade de jogar muito tempo juntos. Se tivessem todos até hoje no time, com certeza, estaríamos no topo.

  15. Flavio Carneiro disse:

    Ué, kd o meu comentário?

  16. Geniba disse:

    Esse negócio de aposta é complicado!
    Pra mim, TODA contratação é aposta!
    O Ronaldo foi uma aposta do Corinthians. Hoje é fácil falar, mas dezembro do ano passado ninguém sabia se ele ia jogar.
    Claro que umas têm chance de dar mais certo que outras.
    Mas quem diria que Athirson não ia jogar e Diego Renan ia arrebentar?
    Paraná, Fabrício, Henrique, Leonardo Silva, Gilberto. Todos estes foram apostas. E deram certo.
    Acho que quem tá lá na Toca sabe o que tá fazendo.
    Porque pelos comentários aqui, parece que só tem incompetente lá.

    • Mauro França disse:

      Concordo. Alex10 era uma aposta em 2002.

    • Este negócio de SE é um dessatre. SE o Athirson estivesse 100%, SE o K30 estiver afim de jogar, SE Soares não se machucasse, SE Fernandinho não ficasse no esatleiro, SE o árbitro não tivesse roubado, SE o árbitro tivesse apitado corretamente…
      Para com isso, Geniba

  17. Mauro França disse:

    Posição dos jogadores do Cruzeiro na Bola de Prata de Placar, considerando apenas os que estão entre os 10 melhores de cada posição: Fábio (2º), Jonathan (4º, liderava até duas rodadas), Leonardo Silva (8º), Paraná (10º), Gilberto (8º).

    • Geniba disse:

      Esqueçam. Com a subida do Flamengo, só vai dar urubu nessas votações todas!

    • Branchio disse:

      Desconheço os critérios da BdP, mas é fácil enxergar que o time não possui muitos destaques individuais. Talvez o diferencial deste time seja o conjunto e o entrosamento de quase dois anos jogando juntos.

      • Geniba disse:

        É muito mais fácil pra um Renato Mauricio Prado votar no Maldonado do que no Paraná!
        Se bem que o Alex Escobar disse hoje que votou no Diego Renan pra lateral esquerdo e pra revelação!

      • Geniba disse:

        O Leo Moura, esse ano, foi pela inércia, pelo nome, porque ele não jogou bem como nos últimos dois anos.

      • walfrido disse:

        Leo Moura não jogou nada esse ano. Jonathan e Vitor, por um tempo, jogaram mais. Nesse caso dessas votações inúteis, tipo troféu guará, vale o mkt e a média com os clubes de sempre… desconsidero essas votações e ponto final.

  18. Flavio Carneiro disse:

    Está faltando um craque, que decida os jogos mais importantes e faça a diferença. Existe um grande equilíbrio entre os times do Brasil e sulamericanos, mas no final o que decide é o craque e isso o Cruzeiro não tem. Infelizmente o Kléber poderia ter sido esse jogador na final da Libertadores, mas se mostrou incapaz de assumir essa responsabilidade, como fez o Veron. Sei que é difícil o ZZP arriscar numa grande contratação, mas o Conca e o Fred fariam esse time do Cruzeiro mudar de patamar. Esses 2 jogadores com mais um bom zagueiro completariam o grupo.

    • Geniba disse:

      Com 10 milhões de euros leva o Conca!

      • Flavio Carneiro disse:

        Já vi vários times (inclusive o Cruzeiro) fazer grandes contratações a base de troca e sem envolver tanto dinheiro assim. Não coheço o caso específico dele, mas que é possível reforçar esse time com 2 ou 3 grandes jogadores eu não tenho dúvida.

  19. No meu ponto de vista o cruzeiro precisa urgentemente um Lider dentro de campo. Foi o que fez mais falta neste ano de 2009

  20. Marco Soalheiro disse:

    Caro Jorge,
    Não exagere na sua infinita tentativa de convencer a todos que o elenco do Cruzeiro é uma porcaria. SE ESSA LISTA FOSSE TÃO SÉRIA ASSIM, fÁBIO E MARQUINHOS pARANÁ FICARIAM DE FORA?

    E mais: COM O ELENCO QUE VC INSISTE EM DEPRECIAR, O CRUZEIRO PODERIA TER SIDO CAMPEÃO BRASILIEIRO COM CERTA FACILIDADE, TIVESSE USADO FORÇA MÁXIMA NOS SETE PRIMEIORS JOGOS.

    O ÓTIMO ADILSON NÃO PRECISA DESTE TIPO DE VISÃO POR PARTE DO TORCEDOR PARA TER O TRABALHO RECONHECIDO. E TEM RESPONSABILIDADE PARA O BEM E PARA O MAL NA FORMAÇÃO DO ELENCO.

  21. Edu Mano disse:

    Já pensaram um ataque em 2010 com Deivid e Kléber? O K30 faz muito bem a linha de pivô, e o Deivid dispensa comentários.

    Outro jogador muito bom que daria um ótimo reforço para o meio campo é um meia chamado Williams (ou Wiliam), que jogou no Corinthians. Muito habilidoso e está num destes times meia boca do oriente.

    Gostaria também de ver o Borges no time do Cruzeiro. Brigador, forte e matador, sempre marca gols importantes.

    Enfim… não custa sonhar né? Além do mais, desejar UM jogador que seja para chamar a responsabilidade não é nada de mais. O que eu estranho é torcedor que se apequenou de tal forma que chega a parecer que o Cruzeiro não merece ou não tem porte para um grande jogador. Eu heim?

    • Mauro França disse:

      Edu, a questão é a seguinte: Vc sabe quais são as condições para se contratar o Deivid? Quanto custa? Se ele quer vir? Sugerir nomes é a coisa mais fácil do mundo, qualquer um pode sugerir uma pensa de nomes de bons jogadores. Ninguem vai ser louco de não querer um craque no time (ainda mais se for com ele jogando). Mas existe a realidade… o custo… a vontade do empresario… Sonhar não faz nenhum cube ficar grande.

      • Branchio disse:

        E, segundo os gestores do clube, foi o orçamento quem se apequenou.

      • simone b de castro disse:

        Mas França, a realidade começa com um sonho. E os patrocinadores servem para quê? Às vezes a diretoria me passa uma certa letargia, pouca vontade, uma certa acomodação…Um pouquinho de “loucura” de vez em quando faz bem! Eu, sinceramente, já estou cansada de tanta aposta todo ano! Sei que vc respondeu ao Edu, mas quis dar meu pitaco, ok? rsrsrsrs

      • Mauro França disse:

        Eu respondi a vc também, Simone, mas ficou preso no anti-spam. Mas é a mesma coisa que falei antes. O caso nem sempre é de fazer “loucuras”. Tem custo, tem o mercado, a vontade do jogador/empresários, os contratos já assinados. Não sonho com medalhões. Sonho mais com um novo Ramiers do que com esses nomes de griffes. E sinta-se a vontade para responder e criticar meus comentarios.

      • Leopoldo Moura Jr. disse:

        Simone,

        Estou 100% de acordo com vc. Nota 10 o seu comentário!

      • simone b de castro disse:

        Obrigada, Leopoldo!

      • Edu Mano disse:

        Concordo, amigo Mauro. Tanto que em outras oportunidades ainda citei que muitas das sugestões tenho total consciiencia de que seriam praticamente impossíveis. Por isso até ressaltei “sonhar não custa nada”.

        Apenas “pitaquei” que um craque faz toda a diferença. Acho que esse detalhe que nos tem faltado na hora “H” pode até ser a falta deste “diferencial”. E me incomoda pensar no “Não podemos, ou isso não é para gente”. Até porque, mesmo entendendo os limites financeiros do clube, me fica a impressão que se o clube exugassemos o número os jogadores (tantos emprestados a outros sub-times), talvez fosse um sonho mais real.

      • Edu Mano disse:

        Pensando como negócio, o “investimento” em um craque – embora caro, pode sim trazer frutos. Ou vocês acham que muitos dos que se destacaram em 2003 não devem parte deste sucesso a genialidade do Alex?

        Meu ponto é que, com um pouco mais de ousadia, e com um pouco mais de planejamento, se considerarmos até a valorização de outro jogadore medianos do elenco, pode sim valer a pena.

        Não quero comparar nem criar paradgmas, mas o Corinthians inovou para trazer o Ronaldo. Essa atitude foi bacana, da inovação e ousadia (e não, não estou pedindo algo assim no Cruzeiro).

        Já pensaram um “Sócio do Futebol Alex 10”, faz de conta? Onde parte da verba destina-se a pagar o salario dele? (enfim, não acho a idéia perfeita nem quero que aconteça… só acho que inovando, é possível).

    • simone b de castro disse:

      Edu, eu ia comentar à parte, mas lendo seu comentário, cá estou eu de novo concordando com você! Quando a gente diz “medalhões”, jogadores de “peso”, ninguém aqui imagina que vá aparecer um Riquelme, mas jogadores que já deram provas de que fazem a diferença. Um Fred ( que eu nem queria mais, mas repensei), um Deivid, e até o Marcelo Moreno, que ainda não é um top, mas incomoda muito as defesas adversárias, goleador e que dizem estar louco para voltar! Puxa, será que é pedir demais???? WP e TR, como dizem os aborrecentes, tá osso…

      • Mauro França disse:

        Simone, como acabei de comentar, falar em este ou aquele é a parte mais fácil. O Moreno pode estar “doido para voltar” (será? é confirmado?), mas tem custo. O time dele não liberar de graça, o empresario pode ter outras mil opções. O problema é quando o clube contrata um “moreno” qualquer e aí descem o cacete. Como desceram quando o Ramires chegou. Ramires, “who”? O clube tem que se reforçar, sim, com os recursos que dispõe e de acordo com o mercado. Sonhar com jogador de griffe é apenas um sonho, que acaba turvando os olhos para a realidade.

      • Edu Mano disse:

        Amiga Simone,
        Quase sempre nossos pensamentos batem 😀
        De agora em diante vou esperar vc comentar os posts só pra concordar… rs

      • simone b de castro disse:

        E se eu resolver esperar os seus? Aí ninguém comenta….rsrsrsrsr
        Mas, brincadeiras à parte, essa idéia do sócio de futebol pagar o salário de um Alex, por exemplo, dá pra fazer!

  22. Azul Celeste disse:

    Craque tá difícil de contratar, mas acho que podemos fazer bons negócios. No caso do Julio Cesar ele não irá para o Coringon pois o que se diz na boca pequena é que o Juan dos urubus já acertou a sua ida. Pois bem, vou tomar pedrada, mas neste campeonato um cara que é nosso e que jogou muito bem foi o Domingues. Acho que seria a solução para armação desde que conseguissemos o acerto dele com o ABAP. Para a zaga tentaria o Durval do Sport. As contratações de jovens promessas ficará a cargo dos parceiros (Vide Perdro Ken). Assim gastaria toda a minha bala na contratação do Fred. Acertaria com a Traffic a vinda dos dois jogadores que não deram certo nos Porcos – Marquinhos e Willians que estavam no Vitória. Para as laterais não contrataria ninguém mesmo com a saída do Athirson.

  23. carfelix disse:

    Melhor assim, que nosso elenco seja sempre melhor para nós que para o resto do país, com pouco assédio já compram nosso time todo, imagine se tivessemos a exposição do Flamengo. Um plantel por semestre. Deixa assim, temos que contratar bem, se o ZZP vai agir assim, bem, aí é outro caso. Tomara.

  24. Eu acho Tcheco uma boa opção. Só falta soltarem que ele não atende ao caixa do Cruzeiro.

    • Geniba disse:

      Eu já acho ele péssimo!

      • Acho ele um bom líder.

      • walfrido disse:

        Eu acho que Tcheco tem qualidades, principalmente algumas que faltam no nosso elenco. É um bom armador, bate faltas bem, tem muita experiencia, não foge do pau,´pode ser um líder positivo. Mas por outro lado acho que ele é super valorizado financeiramente no mercado, “passe” e salário altos.

      • Mauro França disse:

        O Tcheco não acertou com o Corinthians?

      • walfrido disse:

        Não sei, mas falei teoricamente.

      • Marco Soalheiro disse:

        Estou com vc. Tcheco bom é o Nedved. Esse aí do Grêmio é um dos jogadores mais repugnantes que vi ultimamente. Só sabe querer apitar jogo e é lento.

    • Rogério disse:

      Theco?? Voces tão falando sério mesmo?? Muito fraquinho, seria banco no Cruzeiro com toda certeza.

      • Gustavo Bueno disse:

        Eu acho ele tipo um Wagner destro (esta comparação NÃO é um elogio). Só que acho que dá mais sangue que o Wagner..

    • marcel disse:

      Sai fora… tcheco-tcheco nem pensar… prefiro retorno do Wagner mesmo jogando partida sim, 2 não…

      • walfrido disse:

        Sério? Interessante, muita gente contra. Eu não o acho um crque, mas acho que tem algumas qualidades que encaixariam no nosso elenco. Mas aco que ele dve ser mto caro. Mas interessante a opinão discordante sobre o tema.

  25. Dylan disse:

    não acredito que seja impossivel pro Cruzeiro trazer um nome diferenciado, alguém como o Fred, por exemplo. O Flamengo, por exemplo so paga metade dos salários do Adriano, menos do que o Cruzeiro paga ao Kleber. Será que nao rola um patrocionio,alguém que queira associar o nome do Fred a sua marca como o Fluminense faz com o Fred? e será que mandando meia duzia de inuteis embora nao alivia a folha de pagamentos e sobra mais dnheiro pra investir?

  26. Naldo disse:

    Assunto espinhoso e de difícil comentário aqui no Blog. Este post é daqueles em que, ou se escreve bem embasado, ou não se escreve nada. Por hora fui.

  27. simone b de castro disse:

    Zé Carlos, Reinaldo Alagoano, Soares, Jael, Alessandro, Wanderley, Rômulo, Camilo, no more!!!!! WP E TR, bons reservas,apenas.

  28. Eduardo Louback disse:

    Sócio do Futebol:

    Caso o Mineirão seja fechado somente em novembro, NÃO SERIA POSSÍVEL AUMENTAR A CARGA DE SÓCIOS TORCEDORES?

    Mas eh claro que não adianta nada aumentar a carga e a torcida não comprar o time.

    Se, em 2008, eu fui nuns 7 jogos, em 2009, eu fui em 13. Vale muito a pena, principalmente no mês de Julho (que quero nunca mais lembrar)

  29. Eu não boto fé nas contratações. Por mim, não vai vir ninguém que a torcida queira.. e sim apostas, apostas…

    • Geniba disse:

      Que novidade, hein?
      Quando é que vc botou fé em alguma coisa?
      Vc é o pé-frio oficial — E AUTO-DECLARADO — do Blog.

      Se vier jogadores como Fabrício, Paraná, Henrique, Leonardo Silva, Gilberto… eu tô satisfeito!

      • Difícil aparecer outros como esses aí fácil fácil. Ah, e time decadente, falido, estagnado não bota 3 milhões em um WP da vida…

      • walfrido disse:

        JJ, vc me parece legal, mas é um cara pessimista demais. Credo. Chegamos a uma final de LA, se tivéssemos jogado o Brasileirão a vera, provavelmente estaríamos liderando, humilhamos as frangas na copa Bimbo e no Mineiro. Relaxa, cara. Pensa mais positivo. Imagina esse mesmo time, com mais umas peças boas, bem treinado… Pode dar samba sim, porque não? E devem vir umas contratações sim. Pedro Ken tá na boca, Muriqui e Ariel tão sendo sondados. São nomes que podem dar certo. Seja mais positivo, my friend! Abraços

      • Rodrigo Gomes disse:

        Melhor Pedro Ken, Muriqui e Rafael Coelho que bondes tipo Borges, sério. Eu to gostando da linha adotada pelo Cruzeiro. Tomara que os reforços sejam por aí. Se for pra trazer etiqueta, que seja então etiqueta que realmente faça jus a fama, como Fred, Alex, Conca, etc. Já caras tipo Borges, Dodo, etc não fazem minha cabeça, são bondes.

      • Gustavo Bueno disse:

        Muriqui é um caro esforçado, ágil e tudo mais, mas RUIM que dói! Ruim mesmo, de matar bola na canela, brigar com a redonda o tempo todo. Compará-lo com Borges é até zoação.
        Borges cresceu nos 10 últimos jogos do Brasileiro passado e GARANTIU o título do SPFC. Não tem nenhum jogador no Cruzeiro hoje com essa capacidade de decisão.

      • Gustavo Bueno disse:

        Dodô tá an beira dos 40 e não joga há mais de ano. Não mesmo.

  30. Rodrigo Gomes disse:

    Só o fato dessa lista aí não ter o Fabio já prova que não serve de base. Então PASSO!

  31. Frede disse:

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1392048-9827,00-BOMBARDEADO+POR+ESPECULACOES+DORIVAL+JUNIOR+COMETE+ATO+FALHO+NO+VASCO.html
    Ultra modernoso

    • Arísio disse:

      A Toca cheia de suecas e o Geniba perdendo tempo aqui regulando os outros…Como diz um amigo meu: “o fim do mundo tá acabando mesmo!”

  32. walfrido disse:

    Eu achei 2009 um bom ano. Com muitos acertos, alguns erros, e um jogo que mudou toda a história, o maldito 15.07.09. Agora “começamos” 2010 com uma excelente base, e o mesmo técnico. TUDO que pedimos até então.

    • walfrido disse:

      Agora precisamos sim de melhorar, se o Kléber ficar, ainda precisamos de pelo menos mais um bom zagueiro (pode liberar uns 2 bondes ali), um meia pra tomar a posição do Gilberto (ou seja, tem que ser muito bom) e eventualmente jogar o Gilberto pra uma posição de 3o no meio, e mais um bom atacante. Meu nome seria Borges, sem muita certeza do resultado, mas acho ele melhor que o WP e me parece louco por novos ares. Sem o Kléber precisamos de um cara que decide, como ele fez durante a LA falhando na final, mas não sem lutar, apenas perdemos TODOS para um time melhor estruturado em campo.

    • Rogério disse:

      Claro que o ano foi bom, só não foi espetacular devido a detalhes, ainda bem que a diretoria também pensa assim e esta mantendo o time e a comissão técnica, 2010 promete.

  33. JOTAFRANCO disse:

    Ô Evandro, 18 min pra liberar um comentário? Só pq sou novato. Não consegui cadastrar meu nome verdadeiro (João Costa/DF), então criei esse nick. Libera aí, meu camarada!

    • walfrido disse:

      No inicio é assim mesmo. Agora vai encarar cmudar o Avatar? Vai ser outra aventura. Com o tempo o Antispam começa e te reconhecer. Eu, por exemplo, ele já sabe que sempre escrevo asneira mas sou inofensivo. O Arthur, Geniba e outros loucos perigosos ele trava sempre. ehehehehehehe. Bem vindo.

      • JOTAFRANCO disse:

        Vou mudar não, Walfrido, a cor me agrada. È que passei muito tempo, quase um ano sem comentar aqui. Mas, agora, tô firme na labuta. Seja o que Deus quiser. Obrigado pela recepção.

  34. rdish disse:

    O Ai ai ai… MAIS UMA INTERTEMPORADA com a torcida querendo etiquetinha…
    Muito complicado.
    A premiação dos craques do brasileirão não serve como parâmetro. É injusta. Nem falo do Cruzeiro, mas no Brasil teve MUITOS JOGADORES que superaram boa parte dos indicados que vieram do Flamengo, ao meu ver. É uma questão de critérios, não dá pra julgar nosso elenco por essa premiação. E vale lembrar: Neste ano, ganhamos AS DUAS contra o Flamengo. E de forma incontestável.

  35. rdish disse:

    O nosso elenco não é fabuloso, tem deficiências sim, e o técnico conseguiu armar o time ideal com as peças que tinha. Mas também não é o pior deles. Do jeito que falam, parece que estamos piores que o Sport, e que não fomos rebaixados por sorte! Sem exageros. Tanto é que estamos comemorando justamente a manutenção do plantel. Se ele fosse tão ruim, o certo era reformular tudo, começar tudo de novo. Acho que o blogueiro exagerou um pouco.

  36. rdish disse:

    Entretanto, e justamente devido à manutenção do elenco, acho que o Cruzeiro pode procurar contratações de maior impacto. Mas ao contrário dos ACHISMOS ditos aqui, não sei se é tão possível fazer isso. Ninguém passou argumentos suficientes que comprovem que o Cruzeiro esteja em condições de bancar um cara fora-de-série. O Cruzeiro não arrecada o suficiente para tal. Parceiros só interessam com jogadores promissores pra revenda. As exceções, só os grandes de SP e RJ conseguem, pois o retorno do investimento vem com a exposição do atleta, que infelizmente o Cruzeiro não tem o suficiente…

    • JOTAFRANCO disse:

      rdish, se o Kléber continuar em 2010 já será um grande reforço, apesar de alguns aqui não concordarem. Basta, eu acho, o AB domar a fera, na conversa, claro, que ele esqueçe do chiqueiro. Agora, se pintar uns dois ou três reforços, nos pontos críticos, aomeu ver, zaga, meio e ataque, não vai ser ruim não.

      • walfrido disse:

        Tb acredito que Kléber é um ótimo reforço. Mas não basta só ele (Kléber) querer e o AB domar a fera, a torcida tem que cooperar para o recomeço do namoro. Pegação no pé não ajuda em absolutamente nada.

  37. rdish disse:

    Mas ainda há alento. Como o Cruzeiro vai precisar contratar MENOS desta vez, talvez seja possível buscar esse jogador. Mas depende de alguns fatores:
    1) Oportunidade
    2) Interesse do jogador em vir
    3) Seja de uma posição que o time esteja carente
    Quais são os nomes que poderiam atender a esses requisitos? É uma garimpagem das boas.

  38. marcel disse:

    Acho que as coisas têm que ser relativizadas. Vejamos.
    1) Que time no Brasil tem “grande elenco”? Aliás, no Brasil, nem filme nem novela mais tem “grande elenco”. O fenômeno da mediocridade assola várias áreas deste país…
    2) A eleição deveria ser “o melhor da mediocridade” ou “os mais pra mais dentre os mais ou menos” – veja, considerar Souza, Conca com craques é um forte indicativo que a mediocridade impera.
    3) Alguma dúvida que a massiva exposição dos grandes do Rio/SP, ainda mais considerando que, depois de muitos anos, um dos grandes do Rio tem alguma chance, influenciam na decisão…
    to be continued…

  39. rdish disse:

    No mais, a torcida precisa perceber que o clube não possui condições de competir com os grandes centros do país no que diz respeito à contratações de impacto. Pode cobrar sim grandes jogadores, mas sem aquela RESPONSABILIDADE de trazer. O que fica parecendo é que, se o Cruzeiro não fizer uma contratação de impacto, a torcida não dará um apoio irrestrito ao grupo, ficará sempre aquela desconfiança. Está sendo assim faz anos. Precisamos confiar mais nesse grupo que eu acho sim que tem qualidade, embora tenha o que melhorar. Vai ser bom, garanto.

  40. rdish disse:

    Eu deixo meus comentários virarem post. Pronto, acabou minha pretensão! 😀

  41. marcel disse:

    Eu não acho que o Cruzeiro tenha um grande elenco, mas entendo que NENHUM time no Brasil tem um grande elenco.

    E nesse marasmo de talento que assola o futebol, os seguintes cruzeirenses teriam chance nessa disputa: Fábio, Gil, Diego Renan, Marquinhos Paraná, Jonathan, Gilberto (este talvez sofra por ter iniciado tarde)…

    De qualquer forma, não discordo que o Cruzeiro precise ser um pouco mais ousado nas contratações.

    E, por fim, acompanhemos a valorização dos candidatos e seu futuro. Alguém duvida que há “business” por trás das indicações…

    ah..sei… é teoria da conspiração…

  42. Flavio Carneiro disse:

    Fim de ano é assim mesmo, começam as especulações. Eu por exemplo assumo o meu papel de torcedor e começo a sonhar com nomes que possam tornar o meu Cruzeiro “imbatível”. Por enquanto estou sonhando com a contratação do Conca, do Fred e mais um zagueiro de seleção, só não sei qual (Cárceres, do Boca, talvez). Minha obrigação não é tornar esses sonhos possíveis, mas simplesmente sonhar. Cabe à diretoria agir com responsabilidade e trazer os reforços possíveis, dentro do orçamento do clube, ou buscar alternativas que viabilizem algumas contratações “impossíveis”, como foi o Kléber, por exemplo. Seja lá como for, acho que já temos uma boa base e não estamos longe de fazer um time ainda melhor para 2010… E que venha a Libertadores!

  43. Naldo disse:

    – Com seus elencos cheios de Estrelas, Grêmio e Goiás estão atrás do Cruzeiro no Brasileiro. Nenhum tem chance, nem de Libertadores mais.
    – Alem de Adriano qual foi a outra a grande contração do Flamengo? Maldonado e Pet? Um está voltando para encerrar a carreira e o outro deve estar contando os minutos depois de perambular por vários clubes sem ser notado.
    – Me esforcei para chegar aos 8 do Flamerd@ e não consegui nem com muito esforço.
    – Cláudio Carsughi!!! Achei que já tinha aposentado. Duro na queda o Velhinho.
    – E o melhor treinador de 2009 foi “Adilson Batista”.

  44. Marco Soalheiro disse:

    O FRED está provando no Fluminense que amadureceu, que tem condição de ser líder e referência em campo, além do exímio goleador que sempre foi.

    E não o vejo como um sonho impossível. Basta arrumar patrocinadores. Não é fácil, mas cabe à diretoria tentar com muito empenho, e não fingir que tentou e alegar que está fora da nossa realidade.

    Temos uma boa categoria de base. Que se contrate menos meia-bocas para ajudar a ter um diferenciado.

    • JOTAFRANCO disse:

      MS, vc tocou num ponto interessante: as categorias de base. Eu sempre tive a impressão de que as aproveitamos pouco. Tõ falando bobagem ou tem algum fundamento minha dúvida?

      • Marco Soalheiro disse:

        Minha tese é a de que é melhor apostar na base do que ter jogadores de medianos para ruins ( Ex de 2009: Camilo, Gustavo, Jancarlos, Zé Carlos, Léo Fortunato, etc…) vindos de outros estados. O Cruzeiro tem sempre revelado bons jogadores nos últimos anos, mas essa base poderia ter um pouco mais de volume no elenco, desde que acompanhada por gente experiente mais uns dois ou três diferenciados.

      • walfrido disse:

        Na minha humilde opinião tá falando bobagem. A subida da base pro profissional é muito traumática, e salvo exceções, temos aproveitado bem a base. Vou nos poupar de lembrar nomes, mas se vc puxar pela memória vai lembrar de inumeros nomes. Já já João Duarte, Mauro e Charles aparecem pra listar. Fato é que muitas de nossas impressões se devem de somente acompanhar, e em muitos casos mal, os nossos times. Poucos de nós, talvez um ou outro, consegue acompanhar bem o Cruzeiro e mais outros times. Lembre-se que temos uma boa base e que por um garoto não é simples. Em qual posição por exemplo vc poria um garoto da base?

      • walfrido disse:

        No gol? Tem o Rafael, quer tirar o Fabio?
        Na lat dir já é da base, na esquerda tb.
        Na zaga tentamos e não achamos nenhum, nem Vinicius, nem THeleno, nem Luisão conseguiram.
        Quem vc tira do meio pra entrar alguem da base? E olha que muitos tiveram chances, a começar pelas insistentes chances que Bernardo teve, Pablo e outros tb tiveram.
        No ataque tentamos muitos nos ultimos anos, agora estamos tentando o Eliandro, mas não me parece nenhum craque como era Guilherme, que mesmo assim foi insistentemente vaiado como a muitos outros foram (THeleno, PDias, Jonathan, etc).

      • Marco Soalheiro disse:

        Waklfrido, não falei em mais jogador da base para ser titular.

        Também acho que isso tem que ser feito com critério e que no máximo parace um ou dois por ano, como Guilherme e Diego Renan.

        O que quis dizer é que é melhor economizar o dinheiro gasto com jogadorzinho incógnita que vem de fora só para compor o grupo. Se não vai resolver o problema, nada impede que se trabalhe com o que já temos aqui.

        E não generalizei. Citei os bondes. Alguns de nossos reservas meia bocas são ou podem ser muito úteis, como Fabinho, Elicarlos, Leandro Lima, Patric etc…

      • Marco Soalheiro disse:

        aparece um ou dois…

      • walfrido disse:

        Soalheiro, concordo contigo. Minha resposta foi pro Jota Franco, que disse que “aproveitamos pouco” a base. Discordei disso. Seu ponto de vista de economizar o dinheiro gasto com jogadorzinho incógnita que vem de fora só para compor o grupo e usar a base eu concordo.

      • Rodrigo Gomes disse:

        Insistentes chances tiveram Pablo e Bernardo? Discordo totalmente nessa Walfrido. Raras chances, isso sim.

      • walfrido disse:

        Disse insistentes chances do Bernardo, meu português ficou pouco claro. Mas acho que o Bernardo teve sim muitas chances. Mas tenho a impressão (informação?) de que Bernardo não se dá com o AB e não se encaixa na tática dele.

      • Rodrigo Gomes disse:

        Pois é, tudo bem, pq o Bernardo não teve tanta chance assim.

  45. Geniba disse:

    Todo mundo quer ser campeao. Mas nao quer dizer que, se nao ganhar, o time nao presta. Se esse time chegou a final uma vez, pq nao pode chegar de novo. Precisamos de alguns acertos e tenho certeza de que o Adilsao sabe disso.

    • marcel disse:

      boa… esse time chegou na final da Libertadores. E com um pouco mais de maturidade teria chegado na disputa do Brasileiro até o final… então não pode ser um elenco tão invisível assim…

  46. Nerso disse:

    Inclusive, o próprio Zezé acha que o Cruzeiro tem um bom elenco!

  47. walfrido disse:

    E ainda tem outros fatores, como por exemplo segurar a voracidde contratadora dos gringos e vendedra do ZZP. Sei que tem 2 garotos importantes na alça de mira dos gringos. ZZP tá balançando!

  48. Renato-SP disse:

    A lista da globo é referência? Humpuf! Passo.

  49. Nelson Trindade disse:

    Para 2010, nomes possíveis, sem viajar: Guinazu, Conca, Iarley e Dutra.