O 7º beque de um elenco respeitável

Por SÍNDICO | Em 14 de agosto de 2010

Leonardo Renan Simões de Lacerda, Leo, beque e torcedor celeste nascido em Belo Horizonte há 22 anos, mas revelado pelo Grêmio, é o novo reforço do Cruzeiro.

Ele estava encostado no Palmeiras, que recebeu, por seus direitos econômicos e federativos, R$1 milhão mais Leandro Amaro, beque revelado pelo Cruzeiro.

Ao lado de Gil, Leonardo Silva, Edcarlos, Cláudio Caçapa, Wellington e Luizão, Leo formará um time de beques como há tempos não se via na Toca da Raposa.

Com as chegadas de Montillo, Rômulo, Farias, Wallyson, Robert, Francisco Everton, Wellington e Leo, o elenco celeste oferece boas opções ao treinador Cuca.

Pelo menos enquanto os melhores atletas não escaparem pela janela de transferências.

Apesar do esforço da direção, o elenco do Cruzeiro continua inferior ao dos clubes mais ricos: Fluminense, Santos, Corintiãs, Palmeiras, São Paulo, Inter e Cocota.

Mas já está no 2º escalão, ao lado de Grêmio, Flamengo e Vasco.

Mais do que isto, só quando a torcida disser presente e se associar incondicionalmente.

47 comentários para “O 7º beque de um elenco respeitável”

  1. Pelo menos no papel, este elenco mostrasse como o melhor desde o segundo semestre de 2004. Em termos de time, também no papel, PODE se mostrar superior e, dependendo de algumas posições, podemos assumir o otimismo em relaçã a uma campanha exitosa. Basta parte da torcida voltar a torcer como devem fazer os verdadeiros torcedores!

  2. Sobrinho disse:

    Santos, Corintiãs, Palmeiras e Cocota tem elencos do segundo escalão também.

    • Fernandinho, Werley, Jairo Campos, Diego Macedo, Zé Luís, Fabiano, Neto Berola, Obina, Aranha, Lima, Jataí… isso é terceiro escalão. Fábio Costa, Ricardinho, Leandrinho, Luxemburgo… isso é quarto escalão. Fruta que já deu cacho!

      • O Santos tinha um elenco de primeiro escalão! Do quarteto, só vai ficar o Ganso, o que não é pouca coisa! Como joga esse Ganso! Mas ainda tem Dracena, Wesley, Arouca… Trouxe o Keirrison (será que estoura?). Pode ser que brigue pelo título… mas acho que vai começar a pensar na Libertadores ano que vem.

      • O ataque do Botafogo é show!

  3. Sempre gostei do Leo. Quando ele formava dupla com o Rever, ele era o que mais se destacava. Torci para que esse contratação desse certo! Acho que demos mais uma dentro! Finalmente não podemos reclamar de falta de opções!!! Temos bons zagueiros, temos bons meias, bons atacantes… sem falar nos volantes, que já tínhamos há tempos! Tomara que dê tempo de arrumar esse time para brigarmos pelo título! Eu confio!

  4. claudio(xina)lemos disse:

    Elenco de primeiro escalão só fluminense e Internacional de Porto Alegre. O SPFW sem o Hernanes já não é elenco de primeira linha, ao que parece saem também Dagoberto e Miranda. O Elenco do Cruzeiro é melhor do que o das frangas. As frangas não tem laterais, Fernandinho e Leandro são um arremedo do que já foram um dia, vivem contundidos. O lateral direito é uma promessa, mas o Rômulo é melhor. Diego Souza muito instável emocionalmente, Tardeli em franca queda. O melhor reforço delas foi o Rever, que fazia dupla com o Léo, mas quando os dois jogavam juntos quem foi para a seleção foi o Léo, e não era época de renovação.

  5. mariana disse:

    Nosso elenco é melhor do que o do Flamengo.

    • matheus t penido disse:

      Mariana, acho que tudo depende do famoso encaixe. O Gremio por exemplo tem um bom elenco jogando junto desde o inicio do ano e tá no Z4 e eliminado da Sul Americana. Os riscados então nem se fala. Qto ao Flamengo é bom lembrar que mtos desses jogadores foram campeões brasileiros há pouco mais de 6 meses. O importante contudo é que o elenco do Cruzeiro relamente deu uma encorpada. Vamos aguardar o trabalho do Cuca.

      • Sobrinho disse:

        A questão de encaixe é sobre o time se acertar ou não. Análisar o elenco é ver quais os 20 jogadores que o treinador tem a disposição para montar o time e realizar substituições necessárias ao longo do campeonato. Gremio, São Paulo e Cocota não encaixaram os times ainda, mas tem elenco para formar bons times.

    • douglas.sena disse:

      Melhor que o SCCP também. Melhor que o Cruzeiro na minha opinião, só Santos, Fluminense e Inter.

  6. matheus t penido disse:

    Vi esse Léo jogar algumas vezes pelo Grêmio e tive ótima impressão dele. Até onde eu sei ele se perdeu um pouco depois e teve uma passagem ruim pela SEP mas tem tudo pra recuperar o bom futebol no Cruzeiro. Eu aprovo. Mudando um pouco de assunto recomendo a todos que ainda não viram a leitura da coluna do Wilson Flavio no site Cruzeiro.Org falando de seleção brasileira e jornalistas babões, uma das melhores que eu li nos últimos tempos.

    • Sobrinho disse:

      Realmente, ótima dica. Texto brilhante. Tinha quer ser postados nos blogs de Renato Mauricio Prado, Alberto Helena, Juca, entre outros que nutrem um ódio inexplicável pelo Dunga e ficam babando pela seleção que ganhou uma amistoso contra os EUA.

  7. Matheus Reis disse:

    Sinceramente, dos jogos que vi jogando, não me lembro se o futebol dele me agradou ou não. A seu favor o fato de ser jovem, embora alguns achem que promessa só deve ser contratada em caso de 18 anos ou menos. Outra ponto em seu favor é o fato da maioria dos torcedores de Grêmio e Palmeiras o execrarem. Como torcedor -e me incluo nessa- não entende lhufas de futebol, o rapaz pode dar caldo. Enfim, a bequeira, que ultimamente nem se mostrava um problema, está muito bem servida.

    • matheus t penido disse:

      Xará, acho que no Grêmio a torcida não o execra tanto assim não, tavam até querendo a volta dele segundo o locutor do Sportv no jogo da Sul Americana. Na SEP realmente ele fracassou mas que beque não fracassou por lá ultimamente? Vamos aguardarrrrr.

      • Matheus Reis disse:

        De fato, na torcida do Grêmio a coisa tá mais dividida. Mas pelo que eu pude conferir no orkut, a maioria não o quer de volta por considerar que ele é um zagueiro lento que joga com as canelas adversárias. Enfim, vamos aguardarrrr (2).

  8. Ernesto Araujo disse:

    Com muito boa vontade e um pouco de sorte creio que o Cruzeiro pode almejar NO MAXIMO uma vaga na Libertadores 2011. Título nacional é papo para Paulistas e Cariocas, como demonstra o histórico do campeonato. No máximo poderia pintar um Inter. De resto é conformar-se com Flu (que virou um poço sem fundo de DINHEIRO) e Corinthians disputando o título acompanhados por São Paulo, Inter e Santos (este enquanto mantiver seus principais jogadores, o resto é futebol ultramoderno).

  9. Celeste disse:

    Levando em conta os titulares e reservas acredito que o elenco do Cruzeiro é melhor que todos os citados. Espero que o Cuca consiga montar um bom time e que nehum jogador ganhe a vaga no time titular no grito. O time zebrado é uma piada.

  10. Matheus Reis disse:

    OT, mas nem tanto assim: Justiça seja feita, parabéns a quem agilizou a inscrição do Montillo a tempo do jogo contra o São Paulo. Trabalho muito bem feito da diretoria e dos investidores que liberaram a grana a tempo. Só pra comparar, no lado de lá, o Réver chegou antes mas até hoje não teve a situação regularizada.

  11. Matheus Reis disse:

    Bacana a entrevista do Léo pro Lance, confirmando que é Cruzeirense de arquibancada. http://migre.me/14Kmy

  12. Walterson disse:

    Analisando friamente, os elencos “melhores” que o nosso:
    Fluminense – Tem um bom time e um elenco considerável, com tendência a melhorar coma entrada do Deco, alem de um ótimo treinador. Sério candidato ao título.
    Santos – Um bom ataque com uma defesa sofrível e um treinador fraco. Com a saída de Robinho e André (talvez Neimar), vai cair de produção e ficar no rebolo.
    Corintiãs – Bom time, com elenco fraco mas excelente treinador. Vai brigar pelo título mas não acredito que campeone.
    Palmeiras – Bom elenco e bom técnico mas não tem um time. Aparentemente, tem um bando de jogadores em campo. se acertar vai dar trabalho.
    São Paulo – Bom time, bom elenco mas sem liga. Em queda, principalmente após a perda da Libertadores.

    • Mauro França disse:

      O Fluminense tem mesmo um bom time, mas não custa lembrar que na defesa tem Mariano, Andre Luis, Leandro Euzebio e Carlinhos. Se fosse aqui, a torcida execraria…

    • Walterson disse:

      Inter – Bom time mas elenco razoável. Com um treinador é fraco, deu sorte de pegar uma baba na LA e vai se dedicar ao Mundial. Figuração no Brasileiro.
      Cocota – O time é razoável, o elenco é fraco e o treinador é, como já disseram, bananeira que já deu cacho. Não engrena pois já tem uma aura de derrotado. Vai lutar muito por uma vaga na Sulamericana mas acredito (e torço) que caia.

  13. Jorge Santana disse:

    Léo: ‘Jogar pelo Cruzeiro é um sonho de infância’ (LANCENET! fala com exclusividade com o novo reforço da Raposa) O novo reforço do Cruzeiro providencia a mudança de São Paulo, onde jogava pelo Palmeiras, para Belo Horizonte após ficar dez anos longe da família. O zagueiro Léo deixou a capital mineira aos 12 anos para jogar no futebol gaúcho e, agora, terá a oportunidade de defender o clube de coração na infância. O LANCENET! conversou neste sábado com o cruzeirense, que falou sobre a época em que assistia aos jogos da Raposa no Mineirão e a expectativa de fazer um bom trabalho no Cruzeiro, mirando títulos e a Seleção.
    BELO HORIZONTE
    “Essa questão de ficar perto da família pesou. Saí muito cedo e depois de dez anos fora de Belo Horizonte poder estar em um clube como Cruzeiro é um sonho de infância. É um desejo muito grande de vestir a camisa do clube. Sempre fui de assistir os jogos na arquibancada do Mineirão. A família toda é cruzeirense. Minha primeira vez no Mineirão foi quando tinha entre nove e dez anoz e foi em um Cruzeiro e Atlético pelo Brasileiro. O Cruzeiro ganhou.”
    BASE NO GRÊMIO
    “O Grêmio me deu toda a base como profissional e pessoa também. Cresci em outras áreas e eles me deram um suporte muito grande. Respeito muito que o fizeram por mim. Sabemos que futebol é assim e, agora, poder jogar pelo Cruzeiro é uma alegria muito grande.”
    O QUE ESPERAR
    “Tenho muita determinação e vontade. Por ter sido criado em uma escola como o Grêmio de raça e determinação, empenho não faltará. Nunca desisto e o torcedor pode esperar muita entrega.”
    SAÍDA DO PALMEIRAS
    “Acho que aconteceu no momento certo. Nada é por acaso. Eu estava jogando. Fui expulso contra o Ceará, cumpri a suspensão e aí depois veio a negociação. Procurei absorver tudo nesses oito meses no Palmeiras para amadurecer. Sempre aprendemos com as circunstâncias.”
    CRUZEIRO
    “Cruzeiro é um clube que há tempos tem permanecido no topo da tabela e tem uma organização incrível. É top de linha com uma estrutura incrível. Esperamos ainda mais pode ajudar o time entrar no G4, permanecer e brigar pelo título. Conheço alguns jogadores aí como Pedro Ken, Robert e já joguei contra outros também, como Wellington Paulista.”
    ENCONTRO NA LIBERTADORES
    “Jogamos contra no ano passado na semifinal. Foi complicado. No momento, sentimos que poderíamos resolver em casa, mas o Cruzeiro foi melhor e nos venceu. Wellington fez os gols, é um grande jogador, assim como os outros que estão no grupo.”
    SELEÇÃO
    “Trabalhei com Mano (Menezes) no Grêmio, em 2007. É um excelente treinador. Temos o sonho da Seleção, é claro. Primeiro é fazer um bom trabalho no Cruzeiro e a Seleção será consequência disso.”
    CHEGADA
    “Em princípio, será semana que vem. Falta assinar a rescisão com o Palmeiras. Estava jogando e, quando chegar, irei conversar com o preparador físico.”

  14. Mauro França disse:

    Considero que o elenco melhorou bastante, em termos de opções para o treinador. A zaga, que era prioridade, agora está bem servida., bem como o meio (armação) e o ataque. Torço e acredito para que dê liga.

    • Walterson disse:

      Agora acho que o ataque é nosso ponto fraco, principalmente se o Ribeiro sair. Aí só teremos o Farias e WP.

  15. Walterson, aguarde os primeiros jogos do Wallysson com a camisa do Cruzeiro. Você poderá se surpreender favoravelmente. Ainda existirá a opção de armar o time do Cruzeiro com Gilberto e Montillo chegando pra armação e com Wéllington Paulista ou Farias centralizado, com 3 no meio e soltando os laterais num 4-3-2-1. Há muitas opções táticas possíveis com este elenco do Cruzeiro. O time se jogar com aquela velocidade dos primeiros 30′ do jogo contra o Fluminense, ficará muito forte…

  16. Azul Celeste disse:

    Walterson acho que a nossa deficiência agora é a lateral esquerda. A menos que o Cuca escale o Gilberto só temos o Diego Renan. Caso o Jonatã seja vendido só teremos o Rômulo. Neste caso ainda vejo uma solução efetiva o Rômulo e sobe com o Gil dos juniores. No caso da lateral esquerda ainda tenho dúvidas.

    • Jorge Santana disse:

      Tá com saudade do Adílson, Multi? Quando faltava elenco, ele inventava.

      • Azul Celeste disse:

        Primeiramente não sou multi. O meu nick sempre foi esse mas se quizer eu me identifico. Segundo que eu não sou ABAP nem Cuca nem Luxa sou Cruzeiro. Terceiro se você quizer eu paro de postar aqui é só você pedir. Quarto se voce não sabe eu estive presente num dos almoços no D.Lucinha e se você tentar puxar pela memória eu posso me descrever. Quinto para uma pessoa que gosta de falar que é a favor da liberdade de imprensa deveria pensar bem antes de rotular as pessoas no mínimo conhecê-las.

      • Jorge Santana disse:

        Primeiramente, se vc não é multi, parabéns. Segundo, Abap e Cuca não são times, então nem precisa explicar isto. Terceiro, se eu quisesse vc já teria parado de postar. Não é o caso, certo? Quarto, se você não é a Moema, pelo amor de Deus, não se descreva! Quinto, vc está postando, logo, não tem que reclamar de liberdade de imprensa. Sexto, o Multi já usou um avatar semelhante, daí meu erro. Bola pra frente!

    • Matheus Reis disse:

      Se pode subir com Gil, também pode subir com o Hyago que, na minha opinião, é até melhor que o Gil.

    • Walterson disse:

      Sempre poderemos improvisar o Paraná nas laterais.

      • Moema (MFox) disse:

        Paraná nas laterais, não, pelamordedeus. Deixem o homem jogar onde ele é bom!

  17. simone b de castro disse:

    Legal a contratação. Me lembro que o Léo fez sucesso no Grêmio, e ainda fizeram uma matéria com ele e o Vítor, o goleiro, fazendo uma brincadeira com a dupla sertaneja Victor e Léo. Estou gostando do pique da diretoria agora. Ficou mais ágil. Será que as mudanças, antes tão criticadas, principalmente do Maluf, foram benéficas?

  18. simone b de castro disse:

    Deve ser gratificante para um jogador poder ganhar dinheiro fazendo o que gosta, e principalmente no seu time de coração. Bem-vindo, Léo!

  19. gcosta disse:

    Discordo totalmente quanto ao Palmeiras. Elenco fraquissimo!

  20. A torcida do Cruzeiro (maioria!) é bem diferentes das demais torcidas. Estava conversando isto com um flamenguista e um cruzeirense esta semana (o Cruzeirense irá ler isto pois é leitor assíduo do PHD mas nunca escreveu nada). Este cruzeirense é exemplo desta maioria a qual me refiro. Esta maioria da torcida do Cruzeiro dá dez chances para jogadores “famosos”, jogadores “aeroportuários” e “rodoferroviários”, mas não dá as mesmas dez chances para jogadores da base ou jogadores que se declaram cruzeirenses, ou ao menos que declarem que gostaram de jogar no Cruzeiro. Para estes torcedores a grama do vizinho (mesmo queimada e sêca) é sempre mais verde do que a grama da Toca 1 (até a grama sintética da Toca 1!). Um dia a diretoria vai dar uma banana bem grande para este povinho.
    P.S. Observem que NÃO estou falando que TODOS jogadores da base devem ter a mesma chance e MUITO MENOS que os jogadores da base devem ter TODAS as chances. Só estou dizendo sobre o comportamento da maioria da torcida que não suporta duas atuações apagadas de um Bernardo, mas tolera 10 atuações mediocres de estrelinhas como o Roger que ainda fica mais no DM do que à disposição do técnico.
    Parabéns para o Léo que teve a coragem de dizer que é cruzeirense, que ia ao estádio e que vai se doar ao máximo. Quem sabe ele não termina de maneira diferente do JOnathan e tantos outros?

    • simone b de castro disse:

      Esse comportamento de certa parte da torcida, para mim, é complexo de inferioridade!

      • simone b de castro disse:

        É dentro desse perfil, que surgem os baba-ovo, os puxa-saco, os que acham a grama do vizinho sempre mais verde, mesmo com tudo dizendo o contrário, e por aí vai…

  21. Naldo disse:

    O Cruzeiro tem um bom elenco, e o Cuca poderá montar um bom time bastante competitivo. O Cruzeiro poderá estar entre os 3 melhore times do país.