Natal sem China

Por SÍNDICO | Em 15 de dezembro de 2015

Quase tudo o que se vende neztepaiz, atualmente, é Made in China. E, assim, a gente vai comprando e mandando nossos empregos pra lá.

Meu saco encheu dessa burrice. E o meu saco de Papai Noel será Free China, este ano. Vou dar presentes brasileiros.

  • SEMIJOIAS, que a minha filha Lúcia vende. Confiram no Instagram: @belalu_acessorios
  • BISCOITOS FINOS da Comadre Canela, fabricados pela super cruzeirense Mariana Paiva (confiram no Facebook).
  • ALMANAQUE DO CRUZEIRO, do Carlos Henrique Ribeiro, mais completo do que nunca. Pode ser adquirido na Loja do Cruzeiro.
  • LIVROS dos peagadistas Anderson Olivieri e Agnaldo Morato. Perguntem como comprar, que eles logo aparecem pra informar.
  • ASSINATURA DA FILARMÔNICA. Nada pode ser mais agradável. Fique com os ingressos e vá convidando, uma a uma, aquelas amigas mais sensíveis. Não tem erro: muitas vão querer esticar depois do concerto.
  • SÓCIO DO FUTEBOL pros filhos e a patroa, a fim de evitar bola nas costas de uma virada de casaca na família. Seja responsável!
  • ESTADIA de fim de semana no Hotel Vila Serrana, do peagadista Arísio França, em Sete Lagoas. Restaurantes, grutas, lagoas e passeios pela região. A patroa vai adorar uma noite no bistrô anexo.
  • NUM ÁTIMO, livro de Walfrido Ferreira.  Sinopse: Uma mão, um revólver e uma bala que inicia sua trajetória. Quem atira, quem é a vítima? Que história está por trás de tudo? Dr. Vanclefe é um vilão ou uma vítima do destino? D. Tarsília é a vingança dos tempos? Os delicados chineses terão paz? Suspense! Na área de comentários, o autor responderá suas dúvidas, caro leitor. Desde que vc não peça que ele cometa um spoiller.
  • PELÉ ETERNO, documentário de Anibal Massaini Neto sobre o Rei do Futebol, com roteiro de Armando Nogueira e José Roberto Torero. Mais de 300 gols do Maior de Todos os Tempos. Essencial pra educação futebolística de filhos e netos.

Pronto, quebrei! Mas vou fazer a alegria de muita gente. E ajudar a manter o emprego de várias outras.

PS: Este post vai sendo ampliado, na medida em que se aproxima a hora de enfrentar o comércio e em que o blogueiro vai descobrindo jóias pelo caminho.

68 comentários para “Natal sem China”

  1. SÍNDICO disse:

    ESPAÇO LIVRE pra outras dicas, desde que sejam de serviços e produtos brasileiros.

  2. Olivieri disse:

    1. “Anos 90: um campeão chamado Cruzeiro”, pelo e-mail anderson.olivieri.mendes@gmail.com;
    2. “20 jogos eternos do Cruzeiro” LINK
    3. “2003: o ano do Cruzeiro” – EM PROMOÇÃO!!! LINK

  3. Olivieri disse:

    “Cartas do Tetra” – pelo e-mail anderson.olivieri.mendes@gmail.com

    Obrigado pela dica, mestre Santana!

  4. matheus t penido disse:

    Um ano de assinatura da Veja pra dar uma clareada nas mentes afetadas pelo lulo-petismo.

  5. Machado disse:

    Não queria comprar nada da China mais a crise tá feia e o capim tá curto.

  6. Bruno 7L RJ disse:

    Que hotel que é este?

  7. Bruno 7L RJ disse:

    Feira de Artesanato do Mineirinho (ainda existe, né?) tinha muita artesanato legal.

  8. SÍNDICO disse:

    Artesanato mineiro é o mais variado do país. Ninguém sai de mãos abanando de uma feira nossa.

  9. Carpe Diem (Renato Faria) disse:

    Livro: “Como conversar com um Fascista” da Márcia Tiburi.

    • SÍNDICO disse:

      Deve servir pra aguentar o papo enjoado dos politicamente corretos, que querem impor disciplina militar a quem não tem vocação pra ser gado.

  10. Arísio disse:

    Valeu pela dica, Síndico. SETE LAGOAS está localizada a 65km de Belo Horizonte. Nos fins de semana, as variadas opções culturais vão de shows a feiras de artesanato (e tb de alimentação) Os principais pontos turísticos dão a Gruta Rei do Mato, a Lagoa Paulino, o Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista, o Casarão Nhô Quim Drummond e o Museu do Ferroviário.

    • Arísio disse:

      A vida noturna gira em torno dos bares e restaurantes próximos e no entorno da Lagoa Paulino. Uma rua acima da lagoa está localizado o HOTEL VILA SERRANA (www.hotelvilaserrana.com.br). É o único hotel urbano da cidade com um perfil mais aconchegante em estilo rústico e composto por chalés.

      • Arísio disse:

        Em anexo, está o Restaurante VILA BISTRÔ, especializado em cozinha contemporânea. A boa pedida é experimentar o Escalope de Filé ao molho de vinho e Arroz à Priorato. Prato vencedor do Festival Enogastronômico de Sete Lagoas em 2014. E estamos com uma carta de vinhos bem completa e renovada. Peagadistas têm descontos garantidos nas diárias!

    • Bruno 7L RJ disse:

      Qual o nome do hotel, Arisio ou Síndico? Dia 23 estarei em Seven!

  11. SÍNDICO disse:

    Já visitei Sete Lagoas dezenas de vezes, mas nunca a passeio. Sempre a serviço ou pra acompanhar jogos do Cruzeiro. Quando for, quero contratar um carro 4×4 pra entrar nas estradas de terra em busca das veredas. E tb ir a Cordisburgo visitar a casa-museu de Guimarães Rosa.

    • Bruno 7L RJ disse:

      Não precisa de 4 x 4, não. Lá está tudo “urbanizado”. Boa era a época que se fazia boas trilhas num raio de 30 km. Sobre Cordisburgo, é uma boa. Dê uma paradinha no Leite ao Pé da Vaca, em Paraopeba.

  12. Paulo Rafael disse:

    A China é a nossa inimiga (ou será adversária?) e tem gente que ainda demoniza os EUA.

  13. Jornalista disse:

    A Cristina Kirchner teve ideia semelhante na Argentina e quase destruiu o país.

  14. Jornalista disse:

    Que papinho errado esse de nacionalismo barato, heim?

  15. Miguel Tolentino disse:

    Em tempo: Cruzeiro vence ação contra o Independiente da Argentina, 2,7 milhões de reais são devidos aos cofres celestes pelo empréstimo do centroavante. Hora boa para oferecer quitação de dívida aos hermanos mais um boladinha e levar seu melhor atleta, o meia/volante Federico Mancuello.

  16. Jornalista disse:

    Produto norte americano pode?

  17. Naldo disse:

    Apoio total ao post do SÍNDICO, nada contra os produtos internacionais, mas a favor do Brasil. Quanto aos meus livros, Aventuras e Desventuras e O Canto da Juriti, caso alguem se interesse, estão a venda no site da agbook. https://agbook.com.br/ – estão com uma promoção de natal.

  18. Paulista disse:

    Sei que é utopia, mas, a rigor, nenhum país democrático devia ter relação comercial com ditaduras, como a chinesa. Fala-se tanto em combate ao trabalho escravo, ou em condições análogas, e na prática faz-se parcerias cada vez mais fortes com Chinas, Venezuelas e afins.

    • Paulista disse:

      Eu já tentei radicalizar, excluindo produtos chineses do meu carrinho de compras. Mas hoje isso é impossível. Muitos produtos hoje só são fabricados lá. Na informática, nem se fala. Tente encontrar uma lâmpada de iluminação brazuca nas boas casas do ramo. Calçados e roupas? Sem chance. E o país cada vez menos industrializado, descendo rapidamente a ladeira.

  19. SÍNDICO disse:

    JORNALISTA não permitir que eu sequer elabora uma lista de presentes Free China é uma demonstração de tremendo fanatismo. Estamos no Ocidente, onde o direito de escolha é garantido.

  20. Ernesto Araújo disse:

    Gostei da lista e da proposta, Síndico. É um jeito meio “cubano” de presentear e vai contra os princípios da Escola Austríaca, mas pelo menos deixaremos nossos tostões em território nacional.

  21. HELENO disse:

    Se não tiver produtos da China neste pais ai que não teremos Natal mesmo. Abre o olho! Até o trabalho artesanal dos brasileiros passa pela China antes de virar artesanal no bbbbbrasil!!!!!

  22. SÍNDICO disse:

    LANCHINHO. O governo federal vai gastar 248 mil reais para comprar “biscoitos, queijos, barras de cereal, sucos, refrigerantes, chás e cafés para atender as autoridades nos palácios do Planalto e da Alvorada, na Granja do Torto e nos gabinetes de SP, Belo Horizonte e Porto Alegre”. É o que diz Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo. As lojas estão vazias neste Natal, mas Dilma Rousseff continua a gastar. (Antagonista, 20dez15)

  23. Jornalista disse:

    Para seu Natal sem China ser coerente, ande pelado, descalço, sem meias, não ligue a televisão, o computador, o tablet, e tampouco o smartphone. Aí sim, terás um Natal sem China.

  24. ENCONTRO CRUZEIRO.ORG (Lista, Site, PHD etc) ===> 26dez15, sábado, entre 13h e 17h, na Cervejaria Wäls, Rua Padre Leopoldo Mertens 1460, Fone 31.3443-2811, Bairro São Francisco, BH.

  25. SÍNDICO disse:

    NATAL dá cadeia em Brunei. No sultanato asiático, de 422 mil habitantes, se um muçulmano comemorar a data cristã (eles são 80% da população) pega 5 anos de cana. Católico pode, mas só dentro de casa e sem árvore, música ou qualquer manifestação ostensiva de júbilo. Se pisar na bola, também cumpre etapa de 5 anos no xilindró.