Não é Ronaldinho, é Ronaldão

Por SÍNDICO | Em 19 de fevereiro de 2010

Durante a transmissão de Caldense 0x2 Cruzeiro, o comentarista de arbitragem da TV Globo, Márcio Resende de Freitas, disse que o o gramado do estádio de Poços de Caldas tem 90×60 metros.

Esta informação serviu para balizar comentários técnicos sobre o jogo, na TV e aqui no PHD.

Como conheço o estádio, duvidei da informação e, hoje, telefonei para o Secretário de Esportes da Prefeitura, Carlos Alberto dos Santos, pedindo esclarecimentos.

Ele garantiu que as dimensões do gramado são as mesmas do Mineirão, do Maracanã e do Serra Dourada. E ficou de enviar, por e-mail, a ficha técnica do estádio.

No fim da tarde, recebi mensagem da Sra. Margareth Stano com os dados do Ronaldão, estádio bem conservado e adequado para jogos de qualquer campeonato.

Confiram os dados:

  • Estádio Municipal Ronaldo Junqueira
  • Endereço: Av. Mansur Frayha s/n, Vila Olímpica.
  • Telefone: 35.3697-2090
  • Gerente Responsável: Wilson Faria Silva.
  • Medida do campo: 110×75 metros.
  • Inauguração: 04set79.
  • Capacidade original: 12.000 pessoas.
  • Capacidade atual por determinação do Corpo de Bombeiros: 7.600 lugares numerados.
  • Pista de atletismo: 424 metros.
  • Portões de acesso: 4 para torcidas.
  • Bilheterias: 06, três na arquibancada coberta e três na descoberta.
  • Banheiros para o público: 6, três na arquibancada coberta e três na descoberta.
  • Vestiários: 04, dois para times, dois para árbitros.
  • Cabines de imprensa: 11 para rádios e televisões.
  • Segurança: 26 saídas de emergência, luzes de emergência, hidrantes e extintores.
  • Pronto Socorro: 02 UTIs móveis por jogo.
  • Estacionamento: 1.200 vagas demarcadas, gratuitas, para o público e vagas reservados para ônibus de clubes visitantes.
  • O estádio conta possui placar eletrônico e área reservada para queima de fogos de artifício.

Acato as informações oficais, mas se tivesse que apostar, cravaria dimensões idênticas às do Engenhão e não às do Maracanã, Mineirão e Serra Dourada, que são exceções.

E que, diga-se, não servem para jogos oficiais da Fifa.

*****

Três jogos históricos no Ronaldão:

  • Caldense 0x3 Corinthians, terça-feira, 04set79, 21h, Estádio Ronaldo Junqueira, Poços de Caldas, amistoso de inauguração do estádio – Público: 11.744 pagantes – Gols: Basílio, Palhinha e Vaguinho – Caldense: César, Orlando, Jânio Joaquim (Camilo), Paulo e Paulo César Índio; Walter e Luiz Antônio (Mujica), Natal Baroni, Baiano, Armando (Donizetti) e Basílio (Márcio) / Corinthians: Jairo, Zé Maria, Djalma, Amaral e Wladimir; Caçapava e Sócrates; Vaguinho, Basílio, Palhinha e Wilsinho – Notas – Natal foi titular da Academia Celeste e Orlando, depois de se transferir para o Atlético-MG chegou a ser convocado por Telê Santana para a Seleção Brasileira. Jânio Joaquim continua trabalhando na Veterana, até hoje.
  • Caldense 0x1 Cruzeiro, terça-feira, 25mai93, Estádio Ronaldo Junqueira, Poços de Caldas, pelo Campeoanto Mineiro de 1993 – Público: 2.484 pagantes – Renda: Cr$141.810.000,00 – Juiz: Lincoln Afonso Bicalho (MG) – Gol: Ramon Menezes, 4 do 1º tempo – Cruzeiro: Harlei, Zelão, Robson, Marcus Vinícius e Nonato; Rogério Lage, Ramon Menezes e Eder Aleixo; Nivaldo, Ronaldo Fenômeno e Daniel. Tec: Pinheiro / Caldense: Aírton Cruz, Adriano, Russo, Renê e Luiz Carlos; Dácio, Pio Eugênio (Rúbio) e Tostão (Rubinho); Osmarzinho, Brandão e Marquinhos. Tec: Carbone – Notas – Foi o jogo de estréia de Ronaldo Fenômeno no time profissional do Cruzeiro.  O Cruzeiro jogou desfalcado de 7 titulares e a Caldense de 3. Harlei é o atual goleiro do Goiás. Ramon Menezes está no Vitória.
  • Caldense 3×5 Cruzeiro, quarta-feira, 11mai94, 21h, Estádio Ronaldo Junqueira, Poços de Caldas, Campeoanto Mineiro 1994 – Público: 2.920 pagantes – Renda: R$11.016,00 – Juiz: Antônio William Gomes (MG) – Amarelos: Magu, Ademir, Cleison, Macalé e Roberto Gaúcho – Gols: Cleison 19, Macalé 42 e Careca 44 do 1° tempo; Fogueirinha 28, Magu 30, Cleison 32, Wantuir 44 e Catê 45 do 2° – Caldense: Zambaldi, Batista, Russo, Paulista e Romã; Dárcio, Ronaldinho (Magu) e Fusquilo; Fogueirinha, Nildo e Zé Luis (Wantuir). Tec: Aílton Lira / Cruzeiro: Dida, Paulo Roberto Costa, Célio Lúcio, Luizinho e Helinho; Ademir Kaeffer, Toninho Cerezo e Cleison; Macalé, Careca (Catê) e Roberto Gaúcho (Weberth). Tec: Enio Andrade. – Notas – O Cruzeiro conquistou o título mineiro nesta partida. Aílton Lira, treiandor da Caldense, foi o maior nome da história do clube, um dos melhores armadores mineiros e fez sucesso no Santos.

N.B.: Outro jogo importante realizado no Ronaldo Junqueira foi o Caldense 2×0 Nacional (Uberaba), em 05mai2002, gols de Gustavinho e Carioca, que deu à Veterana o título mineiro daquela temporada.  No Supercampeoanto, realizado logo a seguir, o time verde ficou com o vice-campenato ao perder para o Cruzeiro na última rodada do pentagonal.

80 comentários para “Não é Ronaldinho, é Ronaldão”

  1. ACRossi disse:

    O MRF só fala bobagem……este cara apitou ,,,,e eu que sou chorão?…..

  2. Celso Libertadores disse:

    Podemos marcar uma peladinha lá? E depois uma corridinha na pista de atletismo?

  3. Naldo disse:

    Mais um pouco e o Ronaldão poderia ser lançado como candidato a sediar o jogo de abertura da Copa de 2014.

  4. Naldo disse:

    E por falar em Caldense e Corinthians, alguem aí se lembra que o Casa Grande foi jogador da Caldense e disputou o Campeonato Mineiro?

  5. Walterson disse:

    O Cruzeiro SADA estava invicto há 18 jogos mas bastou eu assistir uma partida para o time perder. Não vejo mais voley.

  6. Perdemos no vôlei.
    Equipes Set 1 2 3 4 5
    VIVO/MINAS 3 25 22 25 23 15
    SADA CRUZEIRO VÔLEI 2 22 25 22 25 13
    Parabéns aos guerreiros que se mantiveram invictos por tantas rodadas.

  7. Elias teleguiado disse:

    Terminou. Um jogaço, apesar da derrota no final. 3 x 2, 15 a 13 no final. Parabéns ao Cruzeiro, que a despeito do apoio da inflamada torcida presente ao MTC, jogou defalcada do seu grande jogador: o torcedor de Itabira. Mas tem mais. Tá valendo muito!!!

  8. Elias teleguiado disse:

    Itabira, aliás, que mandou uma grande faixa de apoio. Parece que assumiu como sede do Sada Cruzeiro…

  9. Ernesto Araujo disse:

    Daqui a pouco mando a resenha do jogo do Sada/Cruzeiro para o JS publicar no Blog.

  10. Sobre o Ronaldo Junqueira.
    Não tem NUNCA as dimensões de Mineirão, nem de Maracanã. E olha que tá fácil de desvendar o Mistério que a informação “oficiosa” não revela.
    Algumas pessoas falam em gramado de 120x80m para o Ronaldão. Errado. Não sabem o que é uma trena. Neste tamanho nem a FIFA iria homologar.

    • Jorge Santana disse:

      O secretário jurou que tem 110×75 (o 120×80 corre por conta de sua desatenção na leitura), mas eu não acredito. Ou, então, a pista de atletismo não obedece as normas. E 110×75 são medidas de exceção. Nas eliminatórias, a Fifa manda diminuor a largura do Mineirão.

      • Jorge Santana disse:

        Sobre a “informação oficiosa”: o anexo ao e-mail que recebi está em papel timbrado da Prefeitura, que é a dona do estádio.

      • Sanjorge, como não sou daqueles que toma UMA versão como fato, busquei outras fontes e em uma delas (escrevi assim: “…algumas pessoas falam em…” e a fonte foi: Como não confio em nenhuma das duas, copiei as dimensões que achei mais absurdas.

      • Jorge Santana disse:

        Putz, cê tá ruim de fonte, hem? Eu recebi um documento da Prefeitura falando em 110×75, informei no post (mesmo assim, estou colocando em dúvida as dimensões informadas) e vc me vem com esta de 120×80?! Site maluco este que te deu a informação. Minha dúvida continua a mesma: se tem 110×75, a pista de atletismo está fora do padrão. Como a do Mineirão, que nunca prestou pra competições oficiais.

    • Contas simples.
      110×75 = 370m (pista de atletismo com mais de 400m considerando as curvas atrás dos gols.
      120×90 = 420m – sem comentários sobre a pista de atletismo.
      Mas como é campo de futebol e não pista de atletismo, Vale a informação oficial. Só que um campo nestas dimensões com arquibancadas maiores que a dimensão do gramado, mereceriam mais do que 8, 9 ou 10 mil pessoas presentes.
      Estes números realmente confundem a gente. Mas como público fica de fora do gramado, é melhor deixar como está.

  11. Jorge Santana disse:

    O site da Secretaria de Obras do Rio de Janeiro informa que o as dimensões do gramado do Engenhão são 105×68 metros. Ea pista de atletismo em volta é oficial. Logo, se a písta de POC tb for oficial, o gramado tem de ser um pouco menor do que informa a Prefeitura. Mas, pra se ter certeza, só existe um método: ir lá e medir.

  12. JS, eu me lembro que na arrancada do Cruzeiro rumo a conquista do Mineiro de 1996, nós ganhamos um jogo no Ronaldão, se não me engano por 2 a 1 (HEXAGONAL FINAL, o Cruzeiro veio quente depois da conquista da Copa do Brasil), com um gol do Roberto gaúcho (acho que foi o da vitória), o fato é que na época o pinguim ou valdir barbosa ou arthur (não me recordo) cobriam o Cruzeiro naquele jogo e relataram que o pau quebrou após o final do jogo com todos da Caldense jogadores, diretores e torcedores revoltados com o suposto gol irregular do Roberto, e houve até um relato de terem atirado um carburador do alto de um prédio na janela do vestiário celeste.

  13. Rogério disse:

    Se o Ronaldão tem 110×75 o Mineirão tem 2kms x 1,5kms em suas medidas.

  14. Jorge Santana disse:

    JJ, resolva este impasse, cara! Vai lá e meça a cancha do Ronaldão.

  15. Pelos fotos que o Evandrão colocou não é possível tal fato ter ocorrido. Bom o cara não ia inventar isso, logo eu devo ter confundido situações e lugares e acabei inventando essa m… Mas gostaria de deixar claro que não foi por mal.

  16. Esse tópico me lembrou do técnico Pinheiro Campeão da Copa do Brasil em 1996. Perguntei certa vez ao JS por onde ele andava mas assim como eu não sabia. E vc Evandrão, sabe por onde anda o ténico Pinheiro?

  17. Rogério disse:

    Nenhuma informação sobre a parcial de venda de ingressos. Será que o atlético como mandante está retendo esta informação?

    • Jorge Santana disse:

      O Cruzeiro tem 4 mil a mais.

    • RAUL MIRANDA PENNA disse:

      Números exatos
      Venda de ingressos: 29 472
      cruzeirenses: 16849
      patéticos: 12623.
      Obs.: Atletiaia e Superesportes não informam.

      • Jorge Santana disse:

        Emanuel Carneiro devia homenagear o Raul, seu mais assíduo ouvinte.

      • RAUL MIRANDA PENNA disse:

        Assim você me ofende. Não ouço programas esportivos da Atletiaia, há muito. O que aconteceu é que, na quinta-feira, tomei um táxi que estava sintonizado na TBB. O Tiago Reis falou mais de 5 minutos sobre venda de ingressos e nada de informar a distribuição dos mesmos. Ao chegar em casa, consultei o Superesportes e nada. Somente a Globo, minutos depois, divulgou tal informação. Hoje, pela manhã, no Jornal da Atletiaia, falaram da venda de ingressos e nada.

      • RAUL MIRANDA PENNA disse:

        Causa-me espanto, Jorge, a necessidade que você tem de defender o indefensável. Por que defender tanto a Atletiaia, reconhceidamente, como disse o Adilson, infestada de atleticanos mal intencionados. Dizem que você adora provocar. Ocorre que, na hora em que você falar a sério, ninguém vai considerar.

      • RAUL MIRANDA PENNA disse:

        Tenho, arquivadas, cartas, por mim enviadas, ao Emanuel Carneiro, questionando a postura de sua emissora. Aliás, já mandei uma cópia para o evandro, que prometeu publicá-la, mas não o fez.

      • Jorge Santana disse:

        Mude estação. Só a perda de audiência fará a Itaiaia mudar sua linha editorial. Se o Cruzeiro tem o dobro da torcida do Atlético e a Itatiaia tem 90% de audiência, quem é a base de sutentação da emissora? Faça umas continhas básicas e, depois, me responda.

      • Jorge Santana disse:

        Não tenho necessidade de fender coisa alguma. Tenho necessidade de discordar das idéias prontas e acabadas. Quanto às idéias do Adílson, só discutindo com ele. Tenho-o na conta de um excelente treinador, não de guru.

      • Jorge Santana disse:

        Raul, se vc quiser escrever algo sobre o jornalismo da Itatiaia, o PHD publica. Cartas, não. Reza a boa norma de conduta, que missivas trocadas entre duas pessoas devem ficar no âmbito das relações particulares. Ao menos até que elas, as pessoas, morram famosas e o conteúdo seja de interesse histórico.

      • Jorge Santana disse:

        Quanto a esta história de provocador, esqueça. Escrevo o que bem entendo sem jamais me perguntar se vai ou não agradar a alguém. Se desagrado, paciência. O que leio e ouço de desagradável na grande mídio não está no gibi. E nunca me ocorreu calar a boca ou censurar quem pensa diferente. Debato ou deixo de lado. E segue o jogo!

      • rdish disse:

        Justiça seja feita, o público e a divisão das torcidas foram informados no programa Bastidores.

  18. 4.000 a mais, com cerca de 30.000 vendidos 17.000 contra 13.000. China azul cerca de 30% maior.

    • Eu não entendo, falam que vão, que são fanáticos e tal. Mas na hora do embate direto cadê eles? cadê você? cadê você? cadê você?

      • Jorge Santana disse:

        As torcidas brasileiras se parecem, Estevão. Se as perspectivas são desfavoráveis, não aparecem no estádio. O torcedor brasileiro não compra ingresso pra ver futebol, mas pra acompanhar vitória. Se, por algum motivo, ele desconfia que não vão lhe entregar o produto, prefere economizar a grana. Esta regra só não se aplica a meia dúzia de fanáticos.

  19. rosan amaral disse:

    Sobre o post há uma sabedoria popular: “Para Joãozinho, meio palmo de campo é um latifundio”.
    Sobre a definhante: Acredito em 40 mil hoje à tarde, com 5 mil azuis a mais que a definhante.

  20. Jorge Santana disse:

    Pesquisa DataSíndico: pista de atletismo oficial tem 449m em sua raia externa e 400m na interna. É impossível, pois um gramndo contido dentro de uma pista ter mais de 100 ou 105 metros. Eu aposto em 100 metros. Mas a pista pode ter dimensões erradas e aí a história é outra.

  21. Jorge Santana disse:

    Evandro, este link para o site da Caldense eu já havia colocado no nome do estádio, no post. Não está aparecendo? No meiu computar, fica azul e fácil de clicar. O outro link, o que remete ao site que fala em 120×80 pode ser esquecido. Tem nada a ver.

  22. Jorge Santana disse:

    DataSíndico, de novo: conversei com um especialista em estádios e ele confirmou minhas indicações. Se a pista de atletismo tem 400 metros, as medidas máximas do gramado têm de ser 105×68. O que deverá acontecer com o gramado do Mineirão, se houver jogos de Copa do Mundo nele.

  23. Chaves disse:

    Não sei o tamanho exato do campo, mas devo dizer que é grande sim. Comercializei as placas de campo desde jogo, aquelas que ficam entorno do gramado, em parceria com a Caldense e não tivemos problema com espaços. Aproveito aqui para parabenizar a Caldense pelo profissionalismo. Claro que eles não têm a mesma estrutura dos grandes clubes, mas dentro do possível prestaram um bom serviço. Com outros clubes eu preciso ir até a cidade, acompanhar a instlações das placas, tirar as fotos para os clientes, etc. No caso da Caldense não foi preciso, tudo correu bem sem eu precisar me deslocar até Poços de Caldas. Por isso, parabéns ao Sr. Laércio, Presidente do clube e toda sua equipe. Quem dera se todos fossem assim.

  24. Chaves disse:

    Segunda-feira procuro saber as medidas exatas do Ronaldão, segundo informações da Caldense. O que não quer dizer que estará certa. rs…