Inútil lição de bola

Por SÍNDICO | Em 30 de maio de 2011

Depois de assistir ao Barça 3×1 ManU, pela final da Champions League, fiquei confiante com relação ao futuro do futebol.

E ainda mais tranquilo ao ler e ouvir comentários de jornalistas esportivos brasileiros.

Até o Tostão garantiu:

  • “Este é o exemplo. Basta segui-lo”.

Se não foi exatamente isto, foi algo parecido.

Minha decepção veio no dia seguinte ao perceber que nem Felipão, nem Cuca ouviram o conselho do Tusta.

Cruzeiro e Palmeiras não jogaram como o time blaugrana.

Onde está o erro?

Na teimosia dos treinadores? Ou nos pés de Brandão, Danilo, Tinga, Anselmo, Ortigoza, Patrick e demais talentos?

Cruzeiro 1×1 Palmeiras foi agradável de se ver.

Mas não teve telecoteco, totó nem joga bonito! Foi mais basicão, mesmo.

132 comentários para “Inútil lição de bola”

  1. Moema (MFox) disse:

    Quem diria… Quando eu era criança pequena lá em Barbacena, ouvia dizer que o futebol “joga bonito” do Brasil era coisa do passado, que o negócio era copiá os tár de europeu, que jogavam feio, mas ganhavam. Agora a dica é copiá os tár de europeus que jogam bonito, enquanto aqui no fut brasilis só tem perna de pau e time na retranca! =)

    • Matheus Reis disse:

      O Rica Perrone escreveu algo nessa linha. Essa vitória catalã na champions e na copa tem de servir, ao menos, para baixar a bola dos “brasileirinhos”, como diria o Mauro César Azia Pereira.

  2. matheus t penido disse:

    Engraçado que o Barça se olhar ao pé da letra joga com 3 volantes, um enganche como dizem os argetinos e dois atacantes de velocidade. Ou seja, 4-3-1-2, o esquema “proibido”. O que faz a diferença é a movimentação, a postura e prinicipalmente a qualidade dos caras.

    • Exatamente o esquema do Adílson. E a movimentação tb era prioridade dele. Só faltaram ao Cruzeiro Messi, Iniesta, Xavi e outros menos votados.

      • Dylan disse:

        a diferença é que o esquema no Barcelona é criado para acomodar os talentos, não são os talentos que tem que caber no esquema. Xavi é um organizador de jogadas com rara visão ,O Iniesta joga proximo da área do adversario. Nenhum dos dois pode rotulado de volante ou de meia. Naquele tripe do Cruzeiro so o Ramires sabia sair pro jogo. Os outros volantes tem muito mais caracteristicas defensivas, nao se destacam pela qualidade do passe, nem sabem organizar.

      • Dylan disse:

        o Cuca sim,tentou fazer algo semelhante com o Montillo no papel do Messi, Tiago Ribeiro e Wallyson abertos como Villa e Pedro e o Roger nesse papel hibrido de meia/ volante.

      • Mauro Franca disse:

        É pra levar a serio ou é brincadeira?

      • Mauro Franca disse:

        Todos no Barcelona marcam e ocupam espaços. Xavi e Iniesta não são pensadores de jogo, simplesmente. Quem ajeitou a bola pro Villa no terceiro gol foi o Busquets.

      • Mauro Franca disse:

        O Barcelona tem como pilares a valorização da posse de bola, a movimentação constante e a ocupação de espaços. Não é do tipo “futebol ofensivo” onde cinco jogadores podem apenas “pensar” o jogo e atacar. A bola não fica com o Barcelona apenas porque o adversario lhe entrega. O esquema do Barcelona não foi criado para “acomodar talentos”, é muito mais que isso, é uma concepção de futebol que começa nas categorias de base.

      • Sobrinho disse:

        Cuca tentou fazer um esquema que seus jogadores não davam conta de executar, principalmente o Roger, qua não dá conta de ser meia/volante como Inieste e Xavi. O pior, quando perdeu os dois corredores das pontas, manteve o esquema. O fim das histórias todos sabem.

      • Dylan disse:

        no Barcelona todos marcam e todos atacam, so que o time se mantem muito mais na frente pois fica com a bola o tempo todo e nao deixa o adversário sair. Aquele time do Cruzeiro marcava atras e jogava no contra ataque. Nao tem nada a ver uma coisa com a outra.

      • Dylan disse:

        nao dava conta de executar como se o time goleava quase todos os jogos e quase nao tomava gols? perdeu quando jogou sem os dois atacantes de frente e manteve o mesmo sistema com duas amebas estáticas paradas na frente. E ainda com um jogador a menos. O Roger jogou pra cac.ete ate a partida contra o Once Caldas.

      • claudioxinalemos disse:

        Não existe esta de esquema para acomadar talentos no Barcelona, muito antes pelo contrário os talentos que não se enquadram vão embora, Eto, Ibra, e vários outros exemplos de talentos que foram embora do Barcelona por não se enquadrarem ao esquema.

      • claudioxinalemos disse:

        O time do Cruzeiro não tem preparo físico para jogar igual ao Barcelona e nunca jogou sequer parecido ao Barcelona, nunca efetuou marcação sob pressão no adversário como faz o Barcelona, não tinha a posse de bola que tem o Barcelona e cedia oportunidades aos montes aos seus adversários, mesmo sendo adversários bem abaixo da média como o Tolima, que mesmo derrotado por 6×1 teve várias oportunidades de fazer gols no Cruzeiro.

  3. Cristiano Rocha disse:

    Não assistir ao jogo do Cruzeiro, mas assistir a final da Champions League e continuo achando que o Barcelona é o time com o futebol mais chato do Mundo….

    • Hércules disse:

      Estou nesta turminha sem noção que não se agrada do futebol barcelônico, nem me encanta o futebol messiânico. São bons demais né, mas pouco espetaculares.

  4. Celeste disse:

    Sou contra essa babação de ovos em cima dos europeus. Nós, brasileiros temos que nos contentar com o que temos e pronto. Nossa imprensa tem o hábito de achar bonito tudo o que acontece lá fora. É chique elogiar Messi e companhia. Queria ver esses clubes disputando o Brasileirão: viagens, calendários mal feitos, atrasos em aeroportos, atrasos de salário e etc… O campeonato espanhol é o ruralito e a Champions League, o Brasileirão.

    • Celeste disse:

      Infelizmente tudo o que acontece dentro de campo é analisado exclusiovamente em função do resultado. O Cruzeiro entrou para ganhar e poderia ter feito uns cinco gols. Quem não quis jogo foi o Felipão e seu comandados. E quase ganharam an sorte. O Cruzeiro precisa melhorar mas não pode ser esculhambado em função do jogo de ontem.

    • Mauro Franca disse:

      Doutora, eu gostaria mesmo é d ever os clubes brasileiros jogando com um calendario organizado, planejado, sem atrasos de salarios e outras exclusividades brasileiras. Não tem sentido enaltecer os defeitos.

      • Mauro Franca disse:

        E discordo que o Palmeiras não quis jogo. Ou os times que vem jogar contra o cruzeiro tem que jogar abertos e no ataque? E o resultado é o que importa mesmo no final das contas. É melhor jogar bem e perder ou jogar mal e ganhar?

  5. Daniel Carvalho - Porto Alegre disse:

    Quero ver esse Barcelona encarar o Colorado do DAlessandro e Cia, na Copa Audi. Aí, eles verão o que é um time de verdade.

  6. LUIZ ANTONIO disse:

    Sr. Jorge Santana, enviei para o seu E-mail. Pode conferir!

  7. Hércules disse:

    E pensar que um desavisado Once Caldas impediu o tira-teima do século.

  8. Matheus Reis disse:

    Para além do estilo de jogo, uma lição a ser tirada é tratamento e aproveitamento da base. Mais de meio time foi formado nas categorias de base catalã. Um exemplo que, se tomado pelos demais times europeus, terá implicações no futebol sulamericano.

    • Cristiano Rocha disse:

      Pode ate ser uma boa… Assim ele param de levar nosso craques para la cada vez mais cedo.

  9. julimbh disse:

    Sinceramente não achei que o Cruzeiro jogou mal ontem, jogou bem e só não tem 4 pontos no Morrinhão, devido à duas jogadas bizarras, não frequentes, de Fábio (contra o Figueira) e Anselmo Ramon. Antes do jogo contra o Palmeiras, a última boa apresentação (não considero o crássico), foi contra o Estudiantes na Argentina, e antes dessa foi contra o mesmo Estudiantes na Arena. Contudo, desde o começo do ano, o Cruzeiro não tem claramente definidas algumas situações como a lateral (cont.)

    • julimbh disse:

      (cont) lateral direita, a saída do Jonathan ainda é muito ressentida técnicamente, a lateral esquerda também vem sendo um problema modorrento, se o Diego Renan não rende o suficiente, e está “fora dos planos”, negocie-o e contrate outro, mas não dá pra deixar o Gilberto como lateral. Ainda falando do meio, acho que o Montillo rende mais solto, e mais próximo ao ataque, como no ano passado… Sobre o centroavante, acho que o Anselmo deve ser aproveitado, tem um potencial interessante…

    • Daniel Carvalho - Porto Alegre disse:

      É…jogamos bem e perdemos. Mas tá tudo no início. Contra o Fluminense temos de recuperar, sob pena do ambiente ficar pesado de novo.

  10. Beth Makennel disse:

    Montilho no programa Bem Amigos, agora. Sportv canal 39 – Net.

  11. Mauro Franca disse:

    Teve telecoteco e totozinho na decisão da CL? Jura?

    • Sobrinho disse:

      Sério, uma pessoa que achou chato ver o jogo que o Barcelona fez no sábado ou odeia muito futebol bem jogado, ou tem um dificuldade enorma de dar o braço a torcer. O Barça às vezes exagera nos passes, o que pode tornar o jogo chato. Mas o jogo de sabado foi um baile, com muita objetividade e jogas muito bem feitas. E nenhum time consegue jogar como Barcelona. Nenhum time tem a qualidade técnica de Messi, Xavi e Iniesta. E nenhum time joga a tanto tempo junto.

      • escrevi um post sobre o jogo. leia-o.

      • Chaves disse:

        Assisti os melhores momentos depois do jogo. Gostei do que vi. Mas o lance mais bonito da partida, pelos melhores momentos, foi o gol do Rooney.

      • Mauro Franca disse:

        Mas não foi mesmo. Foi um golaço, certo, mas as jogadas do primeiro e do terceiro do Barcelona foram sensacionais. O passe do Xavi e o inicio da jogada do terceiro com um drible do Messi e depois a conclusão perfeita do Villa.

      • Chaves disse:

        O 3º teve uma bola rebatida lá que eu vi.

  12. A Seleção Brasileira de 1994 privilegiava a posse de bola. Corria poucos riscos e tinha em Bebeto e Romário seus messis. A mesma turma que sempre desceu o k7 naquele time, hoje, delira com o estilo do Barça.

    • Dylan disse:

      credo,aquele time era eficiente mas horroroso de ver, era outra proposta de futebol, os volantes eram toscos (Dunga e Mauro Silva), era um time lento cujo maior simbolo era Zinho, a enceradeira. Marcou 11 gols em 7 jogos, ganhou a copa nos penaltis sem fazer um unico gol durante duas horas. O que salvava ali era so Romario e Bebeto mesmo, o resto nao pegaria nem banco pra esse time do Barcelona. Chega a ser heresia uma comparação destas.

      • Jornalista disse:

        O Dunga como jogador foi campeão Gaúcho, Carioca, Japonês, Sul-Americano Sub-20, Mundial Sub-20, Pré-Olimpico, Copa América, Copa das Conferações, Copa do Mundo, além de vice-campeão do mundo outra oportunidade e vice-campeão olímpico. Fez 96 jogos com a camisa da seleção brasileira e fez 7 gols. Pra quem teve 17 anos de carreira, se ele é tosco, você o que é?

      • Jornalista disse:

        O Zinho ganhou 5 Brasileiros, 3 Cariocas, 1 Carioca Série B, 3 Copas do Brasil, 1 Rio-São Paulo, 1 Libertadores, 1 Mercosul, 1 Mineiro, 1 Brasileiro Série B, 1 Gaúcho e 1 Copa do Mundo. Total: 19 títulos em 19 anos de carreira. Ganhou ainda 4 Bolas de Prata da Revista Placar: 1988, 1992, 1994 e 1997. Se ele é enceradeira, o que você é?

      • Chaves disse:

        Pra mim o símbolo daquele time de 94 era o Romário e depois o Bebeto.

      • Dylan, sim, é tosco.

      • Dylan disse:

        eu não sou jogador de futebol, jornalista, voce tinha que usar outro parametro.

      • Jornalista disse:

        Parâmetros? Dunga e Zinho são vencedores e sempre jogaram em alto nível, em clubes do Brasil, Itália, Japão e Alemanha.

      • Matheus Reis disse:

        Há uma má vontade com o Dunga que pega a péssima Copa do Mundo como treineiro e retroage em sua carreira como jogador. Ele não era um jogador genial, mas nem de longe era esse tosco que muita gente tenta pintar pra descontar o fracasso na Copa.

      • Dylan disse:

        os dois são vencedores so que eu não gostava do futebol do Dunga se voce me dá licença. o Zinho era muito bom jogador, aqui mesmo no Cruzeiro ele jogou mais que na seleção. Só que aquele esquema reduzia o potencial dele a zero. Ele tinha que jogar burocrtaicamente, virou meramente um jogador tático. Aquele time era eficiente, não se ganha uma copa do mundo sem ser, mas não tá na história do futebol porque nunca foi além do pragmatismo e do futebol de resultados.

      • Matheus Reis disse:

        Tanto está na história do futebol que, vira e mexe, serve como exemplo para esse tipo de discussão. Agora, se ganhar uma Copa do Mundo não servir pra entrar pra história do futebol, danou-se tudo.

  13. a final da champions foi ruim pq o manu foi um time sem atitude. não marcou, não contra-atacou, só assistiu o barça tocar a bola, parece que ferguson não conhecia o adversário. não houve jogo.

    • Arísio disse:

      Pois é. Acompanhei nem tão de perto essa CL e, pelos resultados e futebol apresentado, acreditava que o Manchester era o único time com força suficiente pra encarar o Barcelona. Mas, o detalhe tá aí, JS. Estou pra te falar que todo time que enfrenta o Barça nos passa, exatamente, essa impressão: falta de atitude, de marcação e completa inanição diante do toque de bola dos catalães. Eu prefiro acreditar na enorme superioridade tática e técnica do time do Josep frente a qualquer adversário…

      • Mauro Franca disse:

        Concordo. O dominio do Barcelona é tão grande que o adversario fica assim. Foi assim com o Real nas semifinais também.

      • foram 4 partidas. dois empates e uma vitória pra cada lado. jogos duros.

      • Elias disse:

        Os clássicos contra o Real Madrid foram bem disputados. Esse foi realmente uma final. O segundo jogo teve lances polêmicos. E o Real já tinha vencido o Barça anteriormente, numa copa espanhola, com gol de C. Ronaldo. Ainda não forjaram uma equipe imbatível.Esse Barcelona é realmente um timaço mas, como todas, tem seus pontos falhos tb…

      • Mauro Franca disse:

        A vitória do Barcelona no primeiro jogo foi completa, insofismavel. Decidiu o confronto. E também me refiro aos 5×0 no primeiro turno do Espanhol, no qual aliás, foram mais duas vitórias catalãs.

      • Mauro Franca disse:

        Em 6 jogos contra o Real o Barcelona venceu 3. Levou o Espanhol e a CL. A decisão da Copa do Rei foi um caso a parte.

    • mariana disse:

      Eu torci para os ingleses, mas os caras tavam entregando a bola na área pro time catalão, ficou moleza messi deitou e rolou.

  14. Moema (MFox) disse:

    OT: Fábio mostra sua família e casa em Belo Horizonte no quadro ‘Tá em Casa’ do SporTV: http://migre.me/4Gq6z

  15. O jogo Cruzeiro x Palmeiras não foi um primor de espetaculo, mas apesar do 1×1 foi um bom jogo de se ver. Dentro das limitações de cada um, o Cruzeiro foi o Barça, com 65% de posse de bola e o ManU o Palmeiras, que ficou so defendendo…Aí entra a cometencia de individual de cada um, que o Barça tem de sobra e o Anselmo Ramon, por motivos diversos não tem..

  16. Chaves disse:

    O pior foi que, depois do jogo do Braça (Só assisti os últimos 5 minutos), passei a assistir Frangas x Avaí. Foi um dos piores jogos que ja vi na vida (exagerao estilo Dylan). A briga foi boa pra ver quem errava mais passes. O avaí venceu. No 2° tempo lembro que tava 54 a 42 pro time de Floripa. E ainda faltavam uns 15 minutos de jogo.

    • Elias disse:

      Hehehe…O Emanuel Carneiro abaixou a bola do time Kiwi ontem, ao afirmar o que vc escreveu acima. Não vi o jogo, mas ele disse que foi uma sucessão de erros de passes e bola pingada na frágil área do Avai. Deu no que deu…

  17. Hércules disse:

    Assim rapidamente, sem forçar muito a memória: os Cruzeiros, de 76 e 2003; o Flamengo e Atlético de 80; o Palmeiras de 96, o Inter de 79, deixariam este Barça morrendo de saudades de uma Champions League.

    • Walterson disse:

      Atlético de 80? Realmente, ganhou tudo aquele time.

      • Hércules disse:

        Não ganhou pela zica que tem lá e pelo Zico, Adílio, Carpegiani, Andrade, Júnior, Leandro,Raul que toparam pela frente.

    • Chaves disse:

      Frangas de 80 e Palmeiras de 96 fazendo parte da mesma lista do Cruzeiro 76 e 2003? Ganharam o que?

      • Dylan disse:

        frangas de 80?aquele que tinha Jorge Valença e Chicão? ta certo

      • e mais reinaldo, cerezo, palhinha, eder etc.

      • Dylan disse:

        falando sério, era um time muito bom, mas não o suficiente pra ganhar nada além de campeonato mineiro

      • Elias disse:

        Deu até dor de barriga aqui. Faltou a Avenida Silvestre…kkkk

      • Hércules disse:

        Nem vamos tão longe, o atual Cruzeiro ganharia. Paraná anularia o Messi sem fazer uma única falta e dando uns chapelotes no argentino. Guerreiro e Fabrício sobrariam pra colocar a Iniestada e Xaviada sem ter pra onde tocar. Montillo sobrando no meio,Fábio garantindo se, por acaso, ainda viesse bola no gol e Wallyson mais Anselmo Duarte consolidando a goleada.

      • Dylan disse:

        o problema daquele atlético foi ser conmporaneoo de uma equipe superior, o Flamengo. Tipica zica atleticana..

      • Dylan disse:

        ate o pagador de promessas foi ressuscitado pra fazer valer o milagre do Hercules..

      • Hércules disse:

        Em tempo: que o Anselmo Duarte esteja descansando em muita paz e o Anselmo Ramon possa atuar livremente.

      • Hércules disse:

        Dylan não perdoa, mata! Pensei que chegaria a tempo de me salvar.

  18. Walterson disse:

    Duro é ver o quanto fatura um clube como o ManU formar um time retranqueiro daqueles, que nem retrancar sabe, já que deixou o Barça tocar a bola como quis. Uma grana daquelas na mão do ZZP e teríamos um time pra ser tri-mundial. Pode estar a 200 anos no clube mas não vejo nada de excepcional no Fergusson.

  19. mariana disse:

    Deve ser bom ser torcedor de um time rico, que não vende seus melhores jogadores, que pode comprar os melhores…é fácil ser Barça assim!

    • mariana disse:

      Nunca tive simpatia pelo Barcelona, quase sempre torço contra. Reconheço que se trata de um grande time, Messi realmente joga demais, mas não consigo torcer a favor.

    • Mauro Franca disse:

      O Barcelona é muito mais do que apenas um clube rico e comprador. É rico em função dos sócios. E mais do que comprador, é formador de craques. A base do time atual é formada nas categorias de base – Messi, Xavi, Iniesta, Busquets, Pedro, Pique, Puyol.

      • é uma base compradora.

      • mariana disse:

        Concordo Mauro, há muito o que se exaltar no Barcelona, é adimirável a forma como eles trabalham as categorias de base. Mas quando não precisa vender os craques da base pra sobreviver, e ainda pode comprar os melhores para as posições carentes, é mais fácil.

  20. Dom ZZP, irritado pela reportagem que expoem suas fazendas, anda ameaçando jornalistas e dizendo que a torcida que é dona do clube é a que paga o socio do futebol…

  21. fiz uma contas e cheguei à copnslusão de que o santos de pelé e coutinho venceria este barça por 8×2.

  22. Geniba disse:

    O PVC entrevistou Jonathan Wilson, analista tático do futebol europeu quee escreve para o diário britânico The Guardian. O cara é especialista em futebol do leste europeu, mas autor de livros sobre táticas como Inverting the Piramid. Ele foi perguntado sobre o que significa hoje o time do Barcelona e respondeu: Eles têm jogadores soberbos, como Messi, Iniesta e Xavi, todos são brilhantes individualmente e têm muita inteligência futebolística. Têm condição física invejável, o que faz deles ferozes na marcação ofensiva como jamais houve na história do futebol. O que isso significa para o mundo do futebol? Bem, é provável que isso não signifique nada. É impossível “jogar como o Barcelona” –levaria décadas para estabelecer uma filosofia assim e fazer os jovens chegarem ao time de cima jogando assim.

    • especialista em futebol do leste europeu? putz, parece o dylan, que é especialista em futebol bolivariano. entende tudo de carabobo, potosi, caracas etc…

      • Geniba disse:

        Hehehe.
        Mas o que o cara falou é mais ou menos o que vc disse. Assim como o carrossel holandês de 1974, o Barça de 2011 não conseguirá ser imitado ou repetido. É aquele time, aquele técnico, aqueles jogadores, naquele momento, naquele lugar.

  23. a questão central é: algum outro time pode jogar como o barça. o barça por jogar como o barça sem messi, iniesta e xavi?

    • Ja dizia um filosofo tecnico sudamericano que “Cruceiro es Barcelona das Las Ameriacas”….So se esqueceu de combinar isso com o Once.

    • mariana disse:

      Pra mim, o Barcelona só é “O” time pq tem o Messi, sem ele ia ser só mais um bom time. Parabéns para o olheiro que descobriu ele lá na argentina.

    • julimbh disse:

      Em 2003, o barça tinha Xavi, Iniesta, Sorin, Kluivert… mas era uma draga só… a diferença é o baixinho da narega avantajada… Messolino!!!!

      • julimbh disse:

        o Guardiola tem seus louros… ele deu uma arrumada no esquema do Rjarkard, e o Barça corre muito poucos riscos no jogo… tipo o Cruzeiro quando eu jogo no Fifa 2010… eheheheheh

      • Geniba disse:

        Respondendo ao Jorge: não e não.

  24. Rogério disse:

    Fico lembrando da Copa do Mundo e lembro que era um martirio ver os jogas da Espanha, 1×0 para eles era goleada, isso prova que um Messi muda muita coisa.

  25. Matheus Reis disse:

    Pra botar lenha na fogueira: É o melhor time que eu já vi jogar. Este Barcelona pratica o futebol mais bonito que eu já vi. – Luiz Mendes, que regula idade com o síndico e o Evandrão e viu o Botafogo de Garrincha, o Santos de Pelé e a Seleção dos dois.

    • Rogério disse:

      Provavelmente já está caducando, só isso explica ele escrever um absurdo desse.

    • Se pesquisar ele deve ter dito o mesmo, do Bota de Garrincha, Santo de Pelé e Coutinho, do Cruzeiro de Tostão e Dirceu Lopes, do Cruzeiro de Joãozinho e Palinha, do Inter de Falcão, da Seleção de 70 e de 82.

      • Geniba disse:

        Não acho absurdo ele falar isso. A gente tem mania de achar que o bom é sempre o antigo, o velho, o que passou. Ainda acredito que alguns esquadrões de décadas passadas ainda são melhores que o Barcelona atual, mas não duvido que o time do Guardiola está chegando perto e ainda pode fazer muito mais por aí.

      • Dylan disse:

        o Luis Mendes deve ter visto até a Hungria de 54…

  26. Rogério disse:

    Não é por nada não, mas o MOntillo deve estar doido para pegar um time que o marque igual o M. United marcou o Barça, nem no Mineiro ele pegou uma teta desta, os caras marcavam com os olhos, é respeito demais para o meu gosto.

  27. Geniba disse:

    E se o ultramoderno DJ treinasse o Barcelona?

  28. Naldo disse:

    Parabens ao Barça!

  29. teixeira disse:

    O Maracos goleiro do palmeiras encheu de elogios a equipe do Cuca. Ainda podemos e devemos melhorar. Esse time do cruzeiro ainda vai dar muito trabalho.

  30. raher disse:

    Não vejo nada de excepcional no time do barça a não ser 3 coisas
    -O talento de um jogador fora de serie que pesa muito
    -A obediencia tatica que chega a ser quase militar
    -O preparo fisico proximo do limite possivel.
    No mais jogadores comuns na zaga e nas laterais e no meio exceto o impar messi.
    O manchester é um são paulo de murici bem piorado.

    • Matheus Reis disse:

      Convenhamos, não é qualquer time que tem “só” 3 coisas excepcionais.

      • Walterson disse:

        Pela grana que arrecada é até pouco. Pra começar, deveria contratar um bom goleiro.

      • Matheus Reis disse:

        Não acho que são só três coisas. Mas acho engraçado esse papo de “é um time comum, só tem três coisas excepcionais”. Se tem essas três coisas, não é comum, oras! Justamente o Messi, a disposição tática e preparo físico fazem do Barcelona o que é. E mesmo com um goleiro não-genial, o Barça terminou o Espanhol com a melhor defesa e a Champions League com uma das melhores.

  31. Rogério disse:

    E não é que Cruzeiro x Palmeiras deu mais pontos no Ibope que o jogo do tão badalado Barça.

  32. Frede disse:

    Esse time do Barça é retranqueiro, se nao vejamos:
    Abidal – não apóia; Busquets, Xavi, Iniesta sao volantes. O Messi tem que sair toda hora do ataque para jogar e os atacantes voltam pra marcar a todo momento. Villa tirou bola dentro da area nessa partida. resumindo retranca.