Mal-me-quer, bem-me-quer

Por SÍNDICO | Em 20 de agosto de 2008

No Brasil, a Nike é odiada por 4 em cada 3 jornalisatas “conscientes”. Até CPI já fizeram pra ela. Além da gastança de dinheiro público, o circo deu em nada como era de se esperar. Da farra, restou o apodo SeleNike dado à Seleção Brasileira.

Agora, nos jogos olímpicos, a empresa americana veste a China, tão admirada pelos 4 em cada 3 “conscientes” e não se ouve um pio. Ninguém ousa chamar a potência emergente de ChiNike (os chiques devem pronunciar chainaique).

“Mal-me-quer, bem-me-quer / uma flor nos ajuntou / mal-me-quer, bem-me-quer, esta flor nos separou”, cantavam os foliões no tempo do Evandrão.

19 comentários para “Mal-me-quer, bem-me-quer”

  1. Walterson disse:

    Não morro de amores pela Nike mas tambem não acredito que seja o vilão da história. O marketing esportivo tem de ser agressivo, ainda mais da terra do Tio Sam. Então, eles investiram pesado num produto muito bem divulgado (selecinha brasileira) enão poderiam deixar sua maior estrela (acho eu) de fora destes jogos, por isso impuseram uma convocação do Mascaradinho Gaucho que, apesar de nitidamente fora de ritmo e de forma, ser um retorno de mídia garantido. Ainda mais numa terra onde todo mundo é japonês. Só que não contavam com a famosa amarelada do nosso “craque”, que sempre se esconde nas decisões. E, mais uma vez, uma amarelada decisiva contra outra seleção da Adidas.

    Mas que foi bão dimais da conta, lá isso foi!

  2. DANIEL CARVALHO (Porto Alegre) disse:

    Bom dia.
    Tudo é relativo.
    Temos um jogo encardido, contra o Botafogo. Não podemos perder. Acredito num tropeço do Grêmio contra o Flamengo. A hora é agora, de encostar neles. O Palmeiras perde aqui. Vamos torcer, secar…
    No interior, temos o Ituiutaba fazendo bonito na Série C, desbancando os times do interior paulista.
    Não é fácil, como não está sendo fácil ascender à Série A e manter-se nela, como acontece com o Ipatinga.
    Força, Futebol Mineiro.

  3. Olivieri disse:

    Eita, mas o Jorge está implacável. Enquanto as Olimpíadas não acabarem, teremos de ler por aqui as “aberrações” chinesas. Continue assim, Jorge. Até agora você tem sido certeiro em apontá-las. Só não se esqueça de, de vez em quando, citar algumas distorções americanas. Acredite, elas existem.

  4. Olivieri disse:

    Daniel, se ocorrer uma vitória azul hoje, no Engenhão, o Bruno Vicintin pode incluir esse jogo na próxima edição do Jogos Imortais. Estamos sem nenhum componente do nosso meio-campo titular. O jogo é na casa do adversário. O Botafogo está em uma ascenção meteórica, à la Flamengo 2007. Eu acredito, mas que será difícil, será.

  5. Naldo disse:

    Caro JS e demais

    Eu não tenho nada contra a NIKE, pelo contrário, quando posso compro com o maior prazer material desta marca. A Nike veste a seleção brasileira simplesmente porque ela tem bala na agulha pra isto. Com certeza ela deve estar satisfeita com o retorno que a seleção dá a ela, do contrário se mandaria.Sds.

  6. rdish disse:

    E aguentem a Nike na CBF até ao menos 2014…

    rdish

  7. JS disse:

    olivieri, este post não é contra a nike e nem contra a china. é apenas um registro da incoerência de uma certa crítica tabajara. quanto aos americanos, pra que discutir suas atitudes? o mundo inteiro disse abertamente, sem censura, a política e a vida anericana. principalmente, sua própria mídia. quem tá fazendo uma festança enquanto varre os podres pra baixo do tapete é o governo da china. e como, apesar da tranca na porta, escapam algumas notícias acerca do, digamos. “chineses way of life”, a gente comenta.

  8. Elias disse:

    Off topic:
    Postado por Marcelo Machado de O Lance!:
    “Zezé Perrella já tem opositor na eleição de novembro.
    A eleição presidencial do Cruzeiro será em novembro próximo, em data ainda a ser marcada. Zezé Perrella é o candidato da situação para a sucessão do irmão Alvimar.
    Sua chapa tem o nome de “Tríplice Coroa”, o mesmo da chapa de Alvimar no último pleito. Gilvan de Pinho Tavares será o primeiro vice de Zezé, que terá como opositor o candidato Márcio Rodrigues, 52 anos, conselheiro do clube desde 92. Ele é empresário do ramo atacadista de papelaria e brinquedos. Sua chapa: “Transparência Azul”.
    Vale registrar: a eleição de novembro será indireta, isto é, somente integrantes do conselho deliberativo votarão, diferentemente da eleição de 2005, quando houve assembléia geral e os sócios puderam votar. O estatuto do clube e a legislação permitiram esta mudança, retomando o modelo que vigorou até a eleição de 2002.”

  9. JS- só os chineses usam o tapete pra esconder o lixo, não existe lixo no ocidente? Me engana que EU gosto… Quem diz a vc que tudo o que “vasa” é a realidade sem exagero algum, e quem falou pra nós da realidade que não vasou do que aconteceu com qq iraniano, iraquiano e outros moradores nos E-U-A, após as torres gêmeas. Criticar todos podemos, mas quero ver o que se faz com um país com 1 bilhão de pessoas… principalmetne se cada um acahr que tem liberdades como as nossas aqui de hoje: onde exite ladrão sem-Lei e com-Lei, pra todo lado e a constatação disso todo dia na TV, virou MODA ou pelo menos algo repetitivo! Se controlar 240 milhões é assim fácil, imagine 1 bi, deve ser tranquilo demais Pimenta nos ólhos dos outros é refresco… ABS/ART

  10. Naldo disse:

    Tríplice Coroa!! Isto já era. O cara quer voltar a presidência do clube embasado no que já conquistamos. Cadê a chapa, Cruzeiro Campeão Mundial? Vamos avançar.

  11. Marcos Alexandre disse:

    Esse Márcio alguém, conhece sabe se é bom administrador, quem são os outros componentes da chapa, quem será o diretor de futebol?

  12. Marcos Alexandre disse:

    Com a palavra, Evandro, JS, JCD, Geniba…..

  13. Márcio Rodrigues, conhecido como Márcio “Atacadão” (por causa do nome da empresa dele) foi o primeiro vice na chapa do Torquete a eleição passada. Ele era candidato à Presidência e algum tempo antes da eleição juntou-se ao Torquete.

    É conselheiro há muito tempo e muito ligado a diversos conselheiros até a eleição passada quando, de certa forma, “queimou seu filme” por fazer algumas acusações que desagradaram à diretoria.

    Aqui, dentre os comentaristas do Blog, tem muita gente que conhece o Márcio “Atacadão” de várias e várias jornadas de conselheiros do Cruzeiro na sede do Barro Preto. Já conversei com ele nas vésperas da eleição passada mas nunca passou de breve conversa. É possível que ele tenha mudado algumas concepções e convicções depois da mal sucedida parceria com o Torquete. Acredito que muitos votos ele deve ter pois vários conselheiros natos o apóiam.

  14. Jorge Santana disse:

    Espero que a discussão não descambe para acusações pessoais. Aqui, se discute idéias apenas.

  15. Marcos Alexandre disse:

    Valeu Evandro…

  16. Beth Makennel disse:

    Só sei que a continuar seguindo determinações da NIKE dentre outros mandantes do futebol Brasileiro, Dunga continuará, estes jogadorinhos de M…. , continuarão e nosso futebol penta campeão mundial vai se afundar em fracassos e fracassos um após outro e certamente vamos vivenciar uma copa do mundo sem nossa seleção canarinho. Vai doer demais! Ah! isto vai!

  17. Charles disse:

    Esse papo de SELENIKE é uma das maiores besteiras que escuto e leio. Nada a ver. Alguém veio com essa e muitos repetem sem nem saber porque falam isso.

  18. Carlos Eduardo disse:

    bom não tô nem ai para a nike e coisas que o valha. todas elas estão no negócio futebol. Quanto ao que interessa não é verdade que os jornalistas chamados jocosamente de conscientes não se manifestem sobre a ditadura capitalista chinesa, aquela que ainda esta no século XVIII, com muita poluição, trabalho forçado, salários baixo, nenhuma liberdade política e etc.

  19. Charles,

    A sua teoria de que Selenike “tem nada a ver” é compreensível. Ninguém que defende e acredita em Marketing, como você deve acreditar e atpe trabalhar com o assunto, seria louco de admitir isso.

    Mas algumas coisas, como o fato da Puma e Nike entrarem num processo judicial pesado para tirar do design de TODOS os uniformes da Adidas nas olimpíadas, as três listras passa desapercebido por muita gente…

    A Nike e Puma conseguiram isso e muita gente nem notou que MUITOS dos materiais esportivos de MUITOS países eram Adidas.

    Achar que isso é bobagem é desconhecer nuances que rodam o mundo das megapatrocinadoras-fabricantes de material esportivo.

    Em todo caso… tudo bem… continuo sendo contra a SELENIKE.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.