Luciana Lopes, minha candidata, entrevista, parte II

Por SÍNDICO | Em 6 de outubro de 2018

1. Conta algumas historias de maluquices cruzeirenses de seu tio Nano. Meu tio aposta frango assado em todo clásssico. Garante quase sempre o almoço… A propósito de frango assado, me lembro de uma vez, como comemoração da Tríplice Coroa, os cruzeirenses de Bambuí promoveram o enterro do galo, com direito a procissão pela cidade, carregando o caixãozinho e tudo. No final teve uma galinhada coletiva.

2. O NOVO é um partido autista? Por que não entra na briga contra ou favor da volta da orcrim? Vai ficar no muro no segundo turno? O NOVO foi incansável contra o PT nessas eleições, impugnou vários atos, moveu vários processos no TSE. Mas não se pode jogar a toalha no primeiro turno. Ninguém faz isso, nenhum presidenciável fez, não sei porque exigem isso só do Amoedo… Aliás, eu diria que a trajetória do Amoedo estava indo muito bem, até o atentado contra o Bolsonaro. A facada matou a ascensão do NOVO, pois reforçou a narrativa do voto útil. Acho que não teremos segundo turno. Em 2014, quando a Dilma ganhou por pouco, fiz algumas previsões, dentre elas, a Bolsonarização.

3. Amoêdo apoiou a censura do Facebook ao MBL. Onde ficam os princípios? Ou eles nem existem? Não acompanhei, mas se ele apoiou, é um erro. Liberdade de expressão é fundamental. É claro que o Facebook sendo uma empresa privada pode fazer o que quiser, mas temos também o direito de criticar sua conduta enquanto consumidores (e inclusive buscar novas opções). Eu mesma fui para o Twitter logo depois disso.

4 Se chegar ao Congresso, em qual bancada vc vai se integrar? Bala? Maconha? Agro? Evangélica? Outra? Bancada da Liberdade, que engloba a da bala e a da maconha…

5. Por que a esquerda aqui no Brasil não consegue ir além de repetir alguns clichês políticos tão antigos quanto Platão? A esquerda, ao aparelhar o estado, virou ela própria o estamento burocrático. É o que há de mais conservador, querem manter todos os privilégios. Não aceitam nenhuma reforma. Absorveu também uma narrativa da esquerda americana, que só faz sentido para uma minoria do Leblon. Perdeu o contato com as bases, com o povo.

6. A social democracia brasileira conseguiu produzir algo (ou alguém) bom depois do FHC? Acho que a Marina teria sido um produto interessante, mas por vários motivos, nunca vingou.

7. Por que o liberalismo é tão demonizado em universidades públicas? Pela dinâmica da coisa. A esquerda foi ocupando as universidades. A cada geração vai havendo um viés de seleção que vai repelindo liberais e conservadores. As matérias, temas, debates, começam a ser únicos e formar milhares. Na minha época de estudante nunca se lia autores liberais direto da fonte, era sempre uma crítica (e mal feita) de terceiros. Então ninguém entendia o que era liberalismo, tinham uma visão totalmente distorcida. Por sorte, com a tecnologia, não ficamos dependentes do aprendizado formal. As pessoas redescobriram as fontes.

8. O que vc vê de tão interessante no pensamento do Olavo de Carvalho? Eu não acho que Olavo tem razão, acho que em suas análises ele erra em não ver que muita coisa acontece pelo acaso, pelo hábito, as interações e os resultados são bem mais complexas e dinâmicos, e ele costuma explicar muitos cenários como causa direta de ações concretas e intencionais de certos agentes e por isso acaba levando a pecha de complotista. Porém devo a ele ter descoberto a escola austríaca e o liberalismo, por meio do site e fórum que ele mantinha no início dos anos 2000. Admiro-o como propagador de ideias, creio ser um caso único no mundo. Não o conheço nem fiz seus cursos de filosofia, mas alguns conceitos que já vi, como paralaxe cognitiva, me parecem muito bons.

9. Vc é a favor de liberar a produção, comercialização e consumo de drogas? O que a sociedade ganha com isto? Sim. Ganha liberdade e segurança. A guerra às drogas serve para duas coisas: dar votos para políticos populistas e dar poder para o narcotráfico. Com a restrição você aumenta o valor econômico das drogas, logo, o benefício do crime. E com a guerra, vc leva apenas os mais perigosos, violentos e organizados a permanecer no mercado. Não fazia sentido com a proibição do alcool nos EUA, continua não fazendo sentido hoje.

10 Vc é a favor de liberar o porte de armas para quaisquer pessoas? Sim, com um teste de aptidão.

11 Qual é a sua posição sobre o aborto? Minha posição desagrada ambos os lados da discussão. Sou contra do ponto de vista moral. Mas faço distinção entre moral e política (uso da força pela sociedade). Não acho que se possa usar da força para obrigar uma pessoa a gestar. Logo, não vejo como o aparato coercitivo do estado possa resolver essa questão. É um conflito de direitos entre o feto (vida) e gestante (fim em si mesma) que a sociedade civil, com seus institutos de ajuda, apoio, etc, deveria resolver/amenizar. Sou a favor de despenalizar, mas sou contra a inclusão do procedimento no SUS, pois não se pode obrigar que as pessoas financiem uma prática que considerem imoral, assim como os médicos devem ter liberdade para não fazer o procedimento (escusa de consciência).

12 Deus existe? Espero que sim

13 O Papa é pop? Prefiro um papa não pop, aquele abdicou do poder, Ratzinger, Bento XVI.

14 Toffoli pode surpreender ou será, simplesmente, preposto do Zé Dirceu no STF? Acho que todo mundo, ao ser alçado ao poder, ganha vida própria, mesmo que tenha padrinhos. Não sei o que esperar dele.

15 Vc tem aprendido muito comigo no Facebook? Principalmente a irritar os amigos de esquerda com perguntas difíceis! Você é mestre nisso!

33 comentários para “Luciana Lopes, minha candidata, entrevista, parte II”

  1. SÍNDICO disse:

    LUCIANA Lopes Nominato Braga é uma jovem amiga virtual. Votei nela pra vereadora e, desde então, trocamos ideias, nem sempre convergentes, pelo Facebook.

    Eu andava com vontade de votar em marinheiros de primeira viagem, mas estava com preguiça de pesquisar. Pedi uma indicação à Luiza Scalzo. Queria uma candidata que fosse cruzeirense e compromissada com a democracia.

    Luciana, a indicada, perdeu a eleição, com meu voto e tudo, mas se tornou minha orientadora na cadeira de Liberalismo. Velho social-democrata, sou um mau aluno. Assimilo as lições dela, com certa dificuldade,mas sempre com interesse.

    Lições que suspendi temporariamente pra fazer esta entrevista. Aqui, a primeira parte. A segunda vou postar nos próximos dias.

    Seu nome, seu bairro? Luciana, Santo Agostinho, BH, Minas, Brasil, Terra etc
    Onde e quando vc veio à luz? 30mai85, aqui em BH mesmo.
    Quem são e o que fazem seus pais? Meus pais eram Beatriz e Toninho, dois jovens de Bambuí e Pains. Eles faleceram num acidente de carro quanto eu tinha um ano, um mês e um dia (ênfase que meu avô gostava de dar). Eu estava no banco de trás e não tive um arranhão. Fui morar com meus avós maternos, Teresa e Grotão, e meu tio, Nano, em Bambuí, até os 7 anos. Vivi uma infância bem às antigas, meu tio-avô me levava de charrete pra escola. Tinha moda de viola todo dia. E doce de leite e pão de queijo da vó. Depois que minha avó faleceu, eu vim pra BH ficar com minhas tias maternas, Umbelina, Claret e Teresa. A Umbelina era defensora pública numa delegacia de mulheres, a Claret pedagoga da Febem e a Tetê professora municipal. Posso dizer que frequentava bastante a delegacia e a Febem quando criança! Enfim, essa longa história pra dizer que todos esses são meus pais… Uma família fora do comum, e maravilhosa.
    Vc mais estudou ou cabulou as aulas na infância e adolescência? Aqui em BH, estudei no Pandiá Calógeras até a quarta série. Depois fui para o colégio São Paulo, do Arquidiocesano, até a oitava. Era uma nerd exemplar, daquelas que jogava Master na educação física. Nunca perdia aula. No ensino médio fui para o Coltec, o colégio técnico da UFMG. Fiz química. Sou até hoje apaixonada pelo lugar, um colégio fantástico, muita liberdade, muita diversidade. Lá aprendi que dava pra ser nerd e cabular aulas ao mesmo tempo…
    Quando virou gente gente grande, estudou o que e onde? Administração Pública na Fundação João Pinheiro e Direito na UFMG ao mesmo tempo. Me formei antes em Administração e comecei a trabalhar como especialista em políticas públicas e gestão governamental na Seplag enquanto terminava o último ano do direito.
    Onde trabalha? Te pagam integralmente e na data certa ou vc só recebe quando o fluxo de caixa está bom? Em 2009, passei no concurso da Assembleia Legislativa, pra consultoria. Inicialmente em desenvolvimento econômico, depois migrei para finanças públicas. Me pagam integralmente e na data certa. Ainda não sabemos por quanto tempo. O fato é que o Executivo leva a pior na repartição das receitas. Os duodécimos do legislativo, ministério público e judiciário não falham e são relativamente maiores se compararmos ao número de servidores e atividades exercidas. Isso precisa ser revisto. Em tempos de crise a retenção deveria ser mais proporcional.
    Ficar rica foi o que te moveu rumo à política? Não mesmo. Pelo contrário, perco um enorme tempo com política, tempo esse que eu poderia dedicar a atividades produtivas e financeiramente rentáveis. Ocorre que eu gosto da área, gosto de políticas públicas, de filosofia política. Me interesso pelas ideias da liberdade e como elas levam à prosperidade onde foram adotadas.
    Vc já venceu alguma eleição, de diretório estudantil ou de síndica que seja? Já fui síndica, mas não foi uma vitória eleitoral. Foi quase uma imposição… Em 2016, fui candidata a vereadora de BH pelo NOVO. Fiz uma campanha 100% online, várias propostas bem liberais e obtive 2.273 votos. Fui a terceira da chapa, pra surpresa geral, gastando R$587. Considero uma vitória, pq ajudei a eleger o Mateus, que é fantástico, e ele adotou vários pontos do meu plano de vereança, como o revogaço, uma forma de racionalizar o estoque de normas antigas da cidade.
    O que vc faz nas horas vagas? Cuida de filhos? Lava e passa a roupa do marido ou assiste novela? Eu tenho dois filhos, Serena, 3 anos, e Alessandro, 1. Não temos babá. Então horas vagas são um luxo que não temos aqui em casa! Não vejo novela, não tenho televisão. Não sei passar roupa, mas cozinho razoavelmente bem, e sempre. Jantamos todos os dias.
    Qual é o seu time? Não tenho muito isso, não acompanho futebol. Tenho simpatia pelo Cruzeiro por causa do Nano, meu tio, que é o cruzeirense mais chato que conheço.

  2. SÍNDICO disse:

    COMENTARISTA DO PHD, vc pode dizer quem são seus candidatos e até pedir voto neles. Mas sem escrever um testamento, Ok?

  3. SÍNDICO disse:

    Concordo coma Luciana: Bento era melhor que Francisco. Papa, pra mim, tem de ser raiz.

  4. SÍNDICO disse:

    PERGUNTAS 5, 6 e 7 são do Matheus Chaves.

  5. Celeste disse:

    Eu sou contra o aborto. Penso, porém, que é direito da mulher receber atendimento no SUS, caso opte pelo procedimento. O SUS trata o motoqueiro que dirigiu sem capacete e se acidentou, o motorista que dirigiu bêbado, idem. E há tantos outros: o sujeito que fumou a vida inteira e teve, também por esse motivo, um AVC, Infarto ou Enfisema; o diabético que se recusa a parar de comer doces…

    • Celeste disse:

      e pode também ter um AVC ou infarto. Há aqueles que não se protegeram e adquiriram AIDS e recebem coquetel a vida inteira. Enfim, dá pra esticar bem mais essa lista. São as doenças evitáveis que vão pra conta do SUS e nossa por consequência.

  6. SÍNDICO disse:

    28ª rodada Brasileiro 2018
    SPORT 2×1 INTERNACIONA 05out18sex19h Retiro Recife
    CORINTHIANS 0x3 FLAMENGO 05out18sex21h Itaquera Sampa
    VITÓRIA 0x1 SANTOS 05out18sex21h30 Barradas Salvador
    PARANAENSE 4×0 AMÉRICA 06out18sab16h Baixada Curitiba
    CHAPECOENSE 1×0 MINEIRO 06out18sab16h Condá Chapecó
    SÃO PAULO 0x2 PALMEIRAS 06out18sab18h Morumbi Sampa
    GRÊMIO 2×2 BAHIA 06out18sab21h Humaitá PoA
    FLUMINENSE x PARANÁ 08out18seg20h Maracanã Rio
    BOTAFOGO x VASCO 09out18ter21h Engenhão Rio
    CRUZEIRO x CEARÁ Mineirão 24out181ua19h30 Mineirão Beagá

    • SÍNDICO disse:

      01pal56 — 02int53 — 03fla52 — 04sao52 — 05gre51 — 06cam45 — 07san39 — 08cru37 — 09cap36 — 10cor35 — 11flu34 — 12bot33 — 13ame32 — 14bah31 — 15cha31 — 16cea30 –17vas30 — 18vit29 — 19spo27 — 20par17.

  7. Eduardo Arreguy Campos disse:

    Luciana e Celeste se declaram contra o aborto, pero no mucho. Podiam decidir, acho que a questão do aborto não comporta contemporização, ou se é, ou não é. Será medo?

    • SÍNDICO disse:

      Vc acha que alguém, além de ser moralmente contra ou a favor, deve impor sua vontade sobre outra pessoa?

    • Celeste disse:

      Eduardo, a decisão do aborto é de quem faz. Acho que não devemos intervir na decisão das pessoas. Agora, se alguém vier pedir minha opinião, antes de abortar ou não, daí tentarei convencê-la a não fazer.

      • Eduardo Arreguy Campos disse:

        Doutora, creio que a pergunta “você é contra ou a favor do aborto” envolve a questão legal. O perguntador deu um jeito de complicar a questão, não tendo o cuidado de ser objetivo como no caso das drogas e das armas, talvez com medo da resposta, que deveria ser sim, ou não.

      • Celeste disse:

        Eduardo, valeu a réplica. Acho que você deve ter visto um jogo Botafogo x Vasco, em que um jogador do Vasco sofreu um Trauma craniano. O atendimento foi excelente e infinitamente melhor que aquele padrão Fifa dado ao Neymar, em 2014, no jogo contra a Colombia, mesmo com o problema da ambulância. Isso ocorreu porque há alguns anos o governo montou a Linha do Cuidado ao Trauma. O tema é colocado numa consulta pública e profissionais da área opinam. Depois é montado um protocolo para treinamento e execução. Enfim, se fizerem algo parecido acerca da gravidez indesejada, prevenção, suporte psicológico, seguimento pós aborto etc eu apoio. Isso é transformado em portaria. Não pode só legalizar.

  8. SÍNDICO disse:

    FACADA teve nada a ver com o Amoêdo. Ele até cresceu nas pesquisas. Eleitorado dele não transita na pista do emocional.

  9. JOAOCOSTA disse:

    Essa menina está no partido errado. Para quem se diz liberal, ela tem posições bem conservadoras. Ser liberal só naquilo que lhe convém é fácil. Está mais para uma Bolsonariana.

    • SÍNDICO disse:

      todo mundo que não é petralha, aos petralhas, parece bolsonarismo. luciana é liberal, algo ameaçador pra quem só quer saber de estado.

      • JOAOCOSTA disse:

        Alto lá, cara pálida! Não sou petista, nem petralha, nem coisa que o valha. Para extremistas de direita, qualquer pensamento divergente do seu é esquerdismo. Apenas expus minha opinião sobre as ideias da sua protegê. Quem não quer ter seu ponto de vista criticado que não o exponha publicamente. Só para sua informação, votei no governador do NOVO, portanto, acho, o dela. Não acredito em continuísmo e sou pela pluralidade. Voto sempre em homens e suas ideias, independente do partido.

      • JOAOCOSTA disse:

        Alto lá, cara pálida! Não sou petista, nem petralha ou coisa que o valha. Pra extremistas de direita qualquer pensamento divergente do seu é esquerdismo. Apenas expus minha opinião sobre as ideias da sua protegê. Quem não quer ter suas ideias criticadas que não as exponha publicamente. À titulo de informação apenas, votei no governador do NOVO e, portanto, acho, dela. Não acredito em continuísmo político e sou pela pluralidade. E o senhor, votou no Anastasia e no Aecinho?

  10. Jdias disse:

    Estava procurando alguém do Novo para votar. A entrevista para o Síndico rendeu pelo menos 1 voto.

  11. SÍNDICO disse:

    REQUIÃO foi ejetado do Senado pelos paranaenses. Primeira grande notícia deste domingo.

  12. mmc disse:

    Pra mim o melhor foi a furada de Ibope e Datafolha e a Dilma em 4º. Só falta falar que foi golpe também.

  13. SÍNDICO disse:

    NOVO nasceu. PT foi pra roça. MDB encolheu. PFL renasceu. PIÇOL continua no Leblon. PSL ficou musculoso. PSDB será julgado dia 28.

  14. SÍNDICO disse:

    GOLEADORA. Anta foi cassada três vezes: pelas ruas, pelos parlamentares e pelos eleitores. Já pode pedir música!

  15. SÍNDICO disse:

    PETISTAS estão xingando o eleitor de fascista, misógino, racista e homofóbico. Só evitam os termos ladrão e esfaqueador.

  16. SÍNDICO disse:

    PROMESSAS. Gilmar larga o STF, se o Bolso for eleito. Ciro larga a política. E o Chico, será que larga o Brasil e vai pra Cuba?

  17. SÍNDICO disse:

    GLOBO DA DEPRESSÃO. A Leitão tá consternada. A Lobo, arrasada. Será que o Pinheiro vai dar conta de apresentar o jornal matinal?

  18. SÍNDICO disse:

    ZEMA, candidato da luciana, corre atrás do Pimentel no segundo turno. Disgusting.