Luan Guilherme de Jesus Vieira

Por SÍNDICO | Em 21 de dezembro de 2018

LUAN foi o melhor jogador de uma Libertadores em que seu time jogou contra ninguém. Esqueçam aquilo na hora de avaliá-lo.

LUAN das mesas redondas é um jogador, Luan das competições, outro. Mais ou menos, como Ganso.

LUAN tem menos resistência às críticas que o Neves. Se vcs o vaiarem, baterá depressão.

LUAN só virá porque Mano deve ter planos pra ele. E só sai do Grêmio porque Portaluppi já desistiu dele.

LUAN não estava na mira de nenhum time, até aparecer a troca com o Cruzeiro. Neves interessou a Corinthians, Flamengo e Grêmio.

LUAN terá muita facilidade pra jogar com Fred, Arrascaeta, Robinho, Henrique, Lucas, Cabral, Egídio e Edílson. Não vai sentir saudade nenhuma de Jael, Ramiro, Cortez, André e que tais.

LUAN não pode cobrar pênaltis, que isto fique bem claro.

LUAN não é Palhinha, Alex, Everton, nem Goulart. Não sonhem de olhos abertos.

LUAN não fará o Cruzeiro se tornar vencedor de 4 torneios por ano, como exige o torcedor.

LUAN não é mau jogador, trato de esclarecer antes que se entenda mais do que escrevi. Pode até ser buscado em Confins. Se o aeroporto estiver aberto.

76 comentários para “Luan Guilherme de Jesus Vieira”

  1. SÍNDICO disse:

    LUAN Guilherme de Jesus Vieira nasceu em 27mar93, em São José do Rio Preto (SP, 1,80, destro, atacante, revelado pelo Tanabi, com passagens por América Rio Preto, Catanduvense e Grêmio. Jogou pelo Brasil Sub-21, Sub23 e Principal. Ao todo, disputou 282 partidas e marcou 82 gols, média de 0,29. Títulos: Copa do Brasil 2016, Libertadores 2017, Recopa Sul-Americana 2018, Gaúcho 2018. Premiações: Revelação do Gaúcho 2014, Seleção do Gaúcho 2014, 2018, Bola de Prata 2015 e 2017, Craque do Brasileirão 2015, Goleador máximo da Arena do Grêmio (29 gols), Craque da Libertadores 2017, Melhor Jogador da América 2017, Prêmio Brasil Olímpico 2017.

  2. PALMEIRA disse:

    Concordo com tudo que você citou. Na hora do “vamo ver” Tiago Neves é muito superior e não amarela. Basta analisar os jogos decisivos dos dois. Luan estava sendo observado naquele jogo contra o Real Madrid e não foi visto em campo. Se fosse uma troca pura e simples pelo Tiago Neves, seria um bom negócio por causa da idade. Se fosse colocado o Manuel como contra-peso, ainda assim seria positivo, porque abriria espaço para o Murilo na zaga. Raniel e Murilo tem muito futuro. Vou vetar!! rsrsrsrs

    • Eduardo disse:

      Se não se destacou jogando contra o Real Madrid, não serve pra jogar no Cruzeiro.

      • Palmeira. disse:

        Deixe a jumentice de lado. O fato é que ele foi omisso durante todo o jogo. Outros jogos decisivos só ratificaram que ele amarela.

  3. Tolentino disse:

    LUAN aqui no sul é tido como um meia-atacante que facilita consideravelmente o jogo para seus companheiros no campo ofensivo, com muita movimentação e aparições em todos os lados do campo. No entanto o mesmo LUAN é criticado por não ter comprometimento tático, participar muito pouco do jogo na fase defensiva e por se fazer ausente tanto na marcação adiantada quanto na recomposição em linhas mais baixas.

    • Tolentino disse:

      No início o Grêmio imaginou que faria uma fortuna com o atleta, numa transação para mercados de ponta da Europa principalmente após as conquistas da seleção olímpica e da Libertadores. As propostas não apareceram. Aos poucos a ficha foi caindo, europeu não gosta de jogador que não cumpre determinações táticas ou pouco participa do jogo sem a bola. Hoje a gauchada sonha com um negócio por cifras bem menores e para mercados menos competitivos.

    • Tolentino disse:

      Mano deve imaginar que pode fazer Luan o mesmo que fez com Arrascaeta num recentemente. Fazer um atleta talentoso participar mais do jogo sem a bola. Por isso vê com bons olhos sua vinda. Por outro lado Renato por tudo que viu do Luan já não acredita mais nisso.

    • Tolentino disse:

      Por fim, pessoalmente, apesar de achar o Luan superestimado, reconheço que é um atleta bem acima da média nacional. E que motivado, bem fisicamente pode melhorar muito o jogo do ofensivo do Cruzeiro. Principalmente se o Arrascaeta ficar. E perder o Neves nem é o grande problema, a negociação se torna esdrúxula porque envolve dois jovens profissionais, de talento comprovado, que todas as vezes acionados corresponderam bem, ambos com muito mercado lá fora e que podem crescer ainda mais tecnicamente se trabalhados corretamente.

  4. Matheus Penido disse:

    1. Exagero. —– 2. Comentaristas profissionais de futebol vivem em outra dimensão. —— 3. O rapaz parece ser meio nervosinho. —– 4. Há controvérsias. —– 5. De acordo. —– 6. Jogando com o Fábio, ele terá um problema a menos na hora dos penais. —– 7. De acordo. —– 8. De acordo. —– 9. Não pode faltar o bonezinho da Máfia.

  5. Velloso disse:

    1. Exagero. —— 2. Concordo. As mesas redondas tem assuntos de menos e tempo demais para debatê-los. —– 3. Fato que ele parece ter dificuldades com críticas e responsabilidades –como quase todos da geração olímpica. —– 4. Primeira parte correta. Segunda afirmação tenho dúvidas –acredito que o Renato tenha novos planos para o ataque do Grêmio achando alguém para ser inteligente com o Luan. —– 5. De acordo. —– 6. De acordo. —– 7. De acordo. —– 8. De acordo. 9. Deixe que a Uber o busque no aeroporto. Não pode faltar o bonezinho da Máfia (2).

  6. Saddi disse:

    NEGOÇAÇO!!! Torço pra dar certo. Luan >>> TN30. Imaginem o time: Fábio — Edilson, Dedé, Leo, Egídio — Henrique, Cabral (Romero) — Robinho (Lucas), Luan, Arrascaeta — Fred. Show!!!

  7. rosan amaral disse:

    Se TN sair do time e entrar o Luan taticamente será troca de 6 por 1/2 dúzia (nenhum faz marcação). O negócio ficará bom para o Cruzeiro se além do TN for mais uns 2 de alto salário. Aí o financeiro morde as orelhas.

  8. Eduardo disse:

    Essa é a hora de alguém buscar no arquivo o que foi escrito aqui quando o Thiago Neves foi contratado.

  9. Saddi disse:

    Conversa fiada, esse negócio de manta do Grêmio em cima da gente. As jovens promessas, Murilo e Raniel, se fossem isso tudo, já teriam estourado. Tiveram muitas oportunidades. Por via das dúvidas, deve se manter um percentual de cada um e boas!!!

  10. Luizito Soárez disse:

    TROCA LOGO!!! Se depender dos cuzeirenses, Luan não vem. Ô, torcidinha, viu?!

  11. Saddi disse:

    1. Ninguém é exagero, times na Libertadores são no mínimo competitivos. —– 2. Mesas redondas tem muitos imbecis também. —– 3. Baseado em quê essa afirmação? —– 4. Concordo. Novos ares pode ser o que ele está precisando agora. —– 5. TN30 interessou a muita gente, mas ninguém fez proposta. —– 6. Perfeito. —– 7. Luan pode cobrar pênaltis sim, pois o goleiro, com certeza, não será o Fábio. —– 8. Concordo. —– 9. Nenhum jogador sozinho faz isso. —– 10. Concordo.

  12. DOURADO disse:

    Se o Luan não estiver bichado, é altamente lucrativa a troca pelo TN. Mas dar o Murilo e o Raniel acho pesado. Pelo Raniel, pois Murilo é fraco. Taticamente, Luan encorpa o time, pois vai fazer o Fred (ou Sassá) jogar. Ao contrário do TN.

  13. SCHRIER disse:

    Discordo de se colocar o Murilo nesse negócio. TN, Raniel (se o Cruzeiro ficar com algum percentual) e Digão já tava de bom tamanho pelo Luan.

  14. TAÍSA DEZAN disse:

    Jorge, se o Cruzeiro não fizer a troca, sugiro ao Raí baixar lá em PoA correndo e levar o Rodrigo Caio mais uma mala de dinheiro. Ou duas, ou três.

  15. CLEMENCEAU disse:

    Qual seria salário do Luan? Troca no pau pelo TN30 ainda vai, mas mandar gente nova, não.

  16. Jdias disse:

    Entendo a troca. Cruzeiro está trocando um medalhão, por um jogador que tem mercado futuro na mesma posição e está enviando 2 jovens reservas. Assim, consegue manter o time titular num nível próximo e com jogador mais jovem. Gosto do Muirilo, mas acho que o Raniel vai fazer mais falta. Tomara que dê certo.

    • BrunoBarros disse:

      Boa Jdias, é por aí. Eu acho que o time titular fica bem mais forte. O elenco perde boas opções na zaga e na centroavância. No primeiro caso careceria de alguma reposição, talvez com a volta do Fabrício Bruno isso já aconteça. Tem também o Cacá subindo com enormes expectativas. Já pra camisa 9 o elenco tá repleto de boas opções, 4. Também gosto muito do futebol do Raniel, prefiro ele ao Sassá, mas entendo que é preciso de alguma coisa muito boa pra convencer o Grêmio a abrir mão de seu melhor jogador nos vitoriosos últimos 5 anos do time gaúcho.

  17. VIANA disse:

    Pode ser um péssimo negócio e a curto prazo é. Qual a posição do Luan no time do Cruzeiro? Quem irá se sacrificar ou será sacrificado na marcação já que Luan não marca e nem mesmo cerca o adversário? E quem virá? O Luan de 2017, o Rei das Américas, certamente é que não. Vão embora três jogadores importantíssimos nas duas últimas conquistas e vem um jogador em aparente declínio. Se Luan der certo será um tremendo negócio. Não acredito. E, pra piorar, a saída de Raniel deve significar a permanência de Barcos (futebol de pedalinho). E a saída de Murilo pode significar que ou Manoel deixa de ser moeda de troca, o que é ruim, ou que Manoel continua sendo moeda de troca e saindo e Digão será o reserva mais experiente. Não sei o que assusta mais. Mas pode ser um baita negócio: basta que Mano consiga fazer o Luan jogar. Ele não desaprendeu. Me lembro que Everton Ribeiro era um lateral esquerdo que virou meia e Ricardo Goulart um cara que era terceira opção no Inter. E foram os craques do time campeão. Estavam no lugar certo, com o elenco e o treinador certo, no momento certo. E dizem que mineiro não compra bonde.

    • Tolentino disse:

      Avaliação mais sensata até aqui.

      • BrunoBarros disse:

        Pô Tolentino, ajuda aí. Essa do Viana tá entre os maiores absurdos escritos nesse post. Errado na avaliação do Luan, e errado na avaliação de como se deram as chegadas do Goulart e do Everton Ribeiro. Errado também na avaliação da importância que o Barcos teve na Copa do Brasil. Muito equívoco pra um comentário só. Tá na briga pelo título de maior besteira escrita nesse post, mas a disputa é acirrada. Muita gente fazendo muita força pra ganhar esse troféu.

      • Tolentino disse:

        De fato foi precipitada minha análise de comentário, Viana falou muita bobagem principalmente na metade do fim de seus comentários.

    • Bruno 7L RJ disse:

      Everton Ribeiro já se destaca na meia do Coxa. E Goulart foi um dos artilheiros da série B. Claro que evoluíram no Cabuloso, mas não exagere.

  18. Marcus Oliveira disse:

    Manter jovens potenciais só se justifica caso a comissão técnica se disponha em explorar esta possibilidade. Ficou claro que não é a praia do Mano. Neste ano, poderia ter mantido Murilo no time titular e aproveitado mais Raniel na ausência do Fred e Sassá (optaram pela contratação do Barcos). Mantê-los por uma possível venda ao futebol europeu não parece algo concreto para momento, pois nem são as primeiras opções no banco. Mantendo percentuais para futura venda já fica de bom tamanho. Espero que o Mano faça Luan render melhor que TN30. Talento ele tem.

    • Bruno 7L RJ disse:

      Murilo no lugar de quem no time titular?

      • SÍNDICO disse:

        Dedé ou Leo, escolha. Quando eles forem vendidos, é claro.

      • Marcus Oliveira disse:

        Murilo terminou 2017 como titular e iniciou 2018 no banco. Escolhas do técnico. Não há nada de errado nisso e, particularmente, não faria diferente. Mas acho que naquele momento perdeu a oportunidade de valorizar ainda mais o jogador para potencial venda a clubes europeus no meio do ano.

    • BrunoBarros disse:

      Boa Marcus, salvando o post depois de tanta borracha escrita. Concordo com você em tudo o que escreveu.

  19. ARCSBC2012 disse:

    É para ficar com o pé atrás com esta vontade do Grêmio querer ceder o Luan em possível troca pelo TN30. Os valores iniciais para a compra do TN30 ficaram entre R$5-8 milhões, o que é pouco para o que o jogador oferece e em relação também a multa contratual(R$37 milhões). Qual será o tempo de contrato e valor de luvas e salário (serão superiores ao que foi oferecido ao Fred)? Acho melhor focar na contratação de jogadores para as laterais do que arriscar em uma negociação como esta.

  20. leobh disse:

    Sou mais manter o time como está. TN, Raniel e Murilo não deveriam sair.

  21. Celeste disse:

    Uol falando que Luan foi oferecido ao Palmeiras.

  22. Tolentino disse:

    Tá com cara que vai melar. Luan ja mandou avisar que só troca Porto Alegre por um grande centro maior. Não tá afim de ir para roça. Acha que ir pra BH é retrocesso na carreira.

    • Tolentino disse:

      Informação da rádio gaúcho. Luan pretende permanecer em Porto Alegre.

      • Tolentino disse:

        Assim sendo Grêmio busca parceiros para pagar os 3 milhões de reais que separam a atual proposta de 5 milhões dos gaúchos do 8 pedidos pelo Cruzeiro.

      • MÍNDICO disse:

        Beagá é maior que PoA. Bem maior. Muito mais relevante no cenário brasileiro. Vc pensa pequeno, pensa como manezinho.

  23. SANCHO disse:

    LUAN fora do Grêmio, em princípio, é ruim. O ataque muda muito com ele. Quando tem a posse de bola, a pressão ofensiva depende da qualidade dele.

  24. SÍNDICO disse:

    GRÊMIO já acertou contratos com Neves, Raniel e Murilo. Cruzeiro ofereceu contrato de 4 anos, luan quer de 5 anos. É o que falta pro desfecho das negociações.

  25. WALTERSON disse:

    Não concordo com a ida do Raniel, centroavante habilidoso e ousado, e do Murilo, zagueiro muito promissor. Ambas as posições são carentes no Cruzeiro. Quando o Dedé se for, quem fará dupla com o Leo? O Manoel não dá. Da mesma forma, daqui a pouco acharão que o custo/benefício do Fred é muito alto e não vale a pena. Raniel é o cara ideal para a posição.

  26. UOL disse:

    LUAN, atacante do Grêmio, foi oferecido por um intermediário ao Palmeiras. Segundo apurou o UOL Esporte, o empresário propôs que o clube paulista colocasse Victor Luís, Thiago Santos e Raphael Veiga em um pacote que ainda incluiria uma parte em dinheiro. O Alviverde negou sem nem enviar contraproposta. A sugestão foi feitaa por um meio de um intermediário, que também tem conversado com Cruzeiro, Flamengo e São Paulo.

  27. BrunoBarros disse:

    Luan não jogou bola apenas em 2017. Desde que surgiu em 2014 vem jogando muito, geralmente. Já no primeiro ano ganhou bola de Prata no Brasileirão. Nas Olimpíadas foi um dos destaques, pra mim o melhor jogador do Brasil na competição. Na Copa do Brasil do mesmo ano foi o cara da conquista gremista (com direito a um golaço antológico contra a gente nas semifinais, lembram?), enfim, é um grande jogador. Foi mal esse ano, onde inclusive enfrentou alguns problemas físicos, mas 2018 foi exceção, não regra, como alguns querem fazer supor. Sobre seu posicionamento tático no Cruzeiro sob o comando do Mano a troca é simples, jogaria na mesma função do Thiago Neves, próximo ao centroavante. A diferença é que com muito mais qualidade. O Thiago Neves mesmo no seu auge jamais jogou o que o Luan jogou durante esses anos iniciais de sua carreira.

    • Saddi disse:

      Assino embaixo! Isso aí e acrescento mais uma coisa, o Mano é muito mais técnico do que o Renato e vai criar condições para o futebol do Luan sobressair.

      • BrunoBarros disse:

        Saddi, devagar com o andor que esse Mano é de barro. Mas não tem segredo, a substituição do Thiago Neves pelo Luan, em termos táticos, é 6 por meia dúzia. Não tem que fazer ginástica nenhuma.

    • BrunoBarros disse:

      E pra quem disse que ele não é tão decisivo ligue lá no Lanús e tente explicar isso pra eles.

      • BrunoBarros disse:

        Síndico, você leva o troféu Asneira desse post. Não tem pra ninguém. Usar suposta fragilidade da Libertadores de 2017 pra justificar o bom rendimento do Luan e do Grêmio beira a galhofa. Comparar Luan com o Ganso carimba a completa ignorância sobre o jogador. Dos jogadores citados o Luan só joga menos que o Alex, pros outros ele não deve nada. E entenda de uma vez por todas, cobrar um melhor nível de atuação não é a mesma coisa de exigir título, é simples. O que dirá todos em disputa.

  28. MAURY disse:

    Nas decisões, Luan pipoca; TN30 aparece, decide. Não foi boa troca, Renato Gaucho é boleiro, está longe de ser bobo.

    • BrunoBarros disse:

      Liga lá no Lanús e explica isso.

    • Tolentino disse:

      Já era! Luan disse não a BH e o Grêmio já busca outros meios de adquirir Thiago Neves. Fonte UOL

      • BrunoBarros disse:

        Sim, eu vi. Também só acreditaria nessa troca quando aparecesse o Luan em BH já de contrato assinado. O que não invalida em nada o que escrevi à respeito caso ela viesse a acontecer. O Luan joga muita bola e é melhor do que o Thiago Neves.

      • Tolentino disse:

        Pelos clubes estava tudo ok. Pesou a vontade do jogador e a pressão da torcida tricolor para o desfecho negativo das negociações.

  29. Tolentino disse:

    Ontem mesmo a rádio gaúcha já tinha informado a posição do Luan que só trocaria Porto Alegre por São Paulo. Hoje em reunião com a diretoria gremista Luan teria rechaçado a troca e a equipe gremista logo após.

  30. Mauro Franca disse:

    Só lembrando ao Síndico que o Cruzeiro jogou uma final de Libertadores contra o Sporting Cristal. E também para lembrar da semifinal da Copa do Brasil em 2016, no jogo do Mineirão.

    • SÍNDICO9 disse:

      1997: Racing desclassificou River e Peñarol e caiu diante do CRISTAL, que havia desclassificado Vélez e Bolivar. Uma pena os argentinos terem fraquejado…

      • SÍNDICO disse:

        SEQUÊNCIA do Cruzeiro em 1997: Grêmio, Cristal, Alianza, El Nacional, Grêmio, Colo Colo, Cristal.

      • SÍNDICO disse:

        SEQUÊNCIA do Grêmio em 2017: Zamora, Iquique, Guarani, Godoy, Botafogo, Barcelona, Lanús.

      • BrunoBarros disse:

        O Lanús pra chegar na final despachou em sequência o atual campeão River Plate e na sequência o San Lorenzo. Não adianta Síndico. A Libertadores jamais será barbada. Isso é coisa de torcedor boboca que gosta de desmerecer a conquista dos outros. Não combina com você. Keep walking.

      • SÍNDICO disse:

        Despachou o River, com erro de arbitragem flagrante, Normalmente, teria sido despachado.

    • SÍNDICO disse:

      Quanto ao desempenho do Luan na semifinal de 2016, Ok, Menos Ok, porém, do que os desempenhos do Neves nas duas copas seguintes.

    • Tolentino disse:

      Esqueçam o Luan, já foi. Alarme falso. Avaliar jogador dos outros é bobagem. Que 2019 seja um ano de muito sucesso para Raniel, Murilo e companhia.

  31. Souza disse:

    Estas trocas parecem coisa de empresários para valorizar os jogadores. Estão sempre forjando uma venda / troca para valorizar o atleta.

  32. Filipe Braga disse:

    É sempre muito perigoso cristalizar visões: Thiago Neves tem um histórico de ser decisivo e foi em 2017. Já neste ano, esteve abaixo da crítica e sequer foi decisivo (embora tenha achado um gol na final da Copa do Brasil), muito pelo contrário, nas decisões Libertadores/Copa Do Brasil perdeu gols feitos.

    Considerando que já vem descendo a serra e que Robinho rende muito mais na posição, ao invés de assistente de lateral, sua saída poderia ser muito positiva, ainda mais se trouxer retorno financeiro-técnico.

    Sobre a troca, complicado. Eu incluiria sem pensar o Raniel, que voltou alguns passos nessa temporada e dificilmente terá espaço em um elenco com Fred, Barcos, Sassá, etc… é novo, tem potencial, pode estourar, mas pode virar um novo Mayke sem vontade e sair do clube por baixo.

    O grande problema para mim nessa troca é o Murilo, reserva imediato de uma zaga praticamente perfeita (os dois melhores do Brasil), mas que tem em Dedé um selecionável com espaço na Europa. Manoel tem nome e mercado, mas tem sido um bonde. Considerando que o Grêmio não abrirá mão do seu principal jogador sem jovens valorizados na troca, eu proporia TN + Raniel + Lucas Romero e se insistissem muito mandava o Manoel junto.