Kieza, o breve

Por SÍNDICO | Em 1 de setembro de 2010

O Cruzeiro contratou Kieza, encostado no Flu, por R$4 milhões em parceria com o Grupo Ability, que arcou com metade do investimento.

O centroavante entrou em 4 partidas, fez dois gols, foi pro banco, contundiu-se, foi operado e caiu no ostracismo.

Agora, ele é cedido à Ponte Preta, gratuitamente. E Cruzeiro ainda arcará com uma parte de seu salário.

Está certo isto? Qual é o critério para se fazer uma contratação? Uma vez que ele tenha sido realizada, qual é o prazo que se deve oferecer ao atleta para mostrar serviço?

Esse futebol de alta rotatividade é o mais indicado? Jael, Zé Carlos, Alagoano e outros deveriam ter sido dispensados tão rapidamente quanto o foram?

Quem avalia a contratação? Quem decide a demissão? Treinador? Cartola? Comentarista esportivo? Torcida?

E o dinheiro desperdiçado a cada incorporação mal feita e a cada dispensa abrupta? Será que ele não faz falta?

Enfim, a política de contratações e dispensas do Cruzeiro vai bem, obrigado, e nada há pra ser criticado?

63 comentários para “Kieza, o breve”

  1. Alan Mendonca disse:

    O Cruzeiro sempre faz este tipo de contratacoes, penso que na visao dos diretores, um desses jogadores que acertam cobre o prejuizo dos demais, casos de Ramires e Marcelo Moreno. Estranho tambem o comportamento dos treinadores, o Cuca por exemplo lancou o Jones na condicao de titular na primeira semana, depois nao o usou mais nem no banco, esta noite, novamente, o negao nao figura nem entre os suplentes. O que o atleta fez em menos de uma semana para merecer ser titular? E o que ele fez ou nao fez para nao merecer nem mesmo a condicao de reserva?

  2. Chaves disse:

    Menos mal que a parte de R$ 2 milhões que “pertecen” ao clube não foi paga ao clube e sim por um outro investidor. Mas, apesar disso, é mais uma contratação que não vingou. Aliás, 100% das contratações do primeiro semestre deram errado (Kiez, Lessa, Ken e F.Santos). O Cruzeiro gastou com salário de todos (Menos do Fábio Santos). É dinheiro jogado fora.

  3. Diogo Lara disse:

    O Kieza me deixou boa impressão no primeiro jogo que fez. Acho que não teve oportunidades merecidadas. Acho que pode ter destaque em outro clube e depois regressar. Acho a política de contratação e dispensa mito estranha. Quanto as dispensas dos últimos anos, lamento a do Jadilson e do Maicosuel. O primeiro teve uma boa passagem pelo Cruzeiro, para mim, o melhor lateral esquerdo dos últimos anos. O segundo fez vários bons jogos, mostrou potencial e foi dispensado. Foi pro Botafogo e vem mostrando um bom futebol. Não sei se as razões à época foram indisciplina ou controvérsias com o técnico. Quanto às contratações, acho que o Cruzeiro contrata muito e mal. Da última leva, o Robert por exemplo, já demonstrou que não está a altura do time. Jones estreou muito mal.

    • oliveirafarma disse:

      Maicosuel até dá pra concordar, apesar que jogou mais partidas ruins do que razoaveis. Agora o Jadilson era uma água, jogava pra imprensa e pra ele,tava nem aí pro clube, tava nem aí pra esquema tático. O negócio era driblar e aparecer. Era o cara que, se o time persse mas ele jogasse “bem” ele ficava satisfeito.

      • oliveirafarma disse:

        corrigindo: Era o cara que, se o time perdesse mas ele jogasse “bem” ele ficava satisfeito.

      • Diogo Lara disse:

        Discordo. O Jadilson era muito bom ofensivamente e uma válvula de escapa para saída pro jogo da defesa para o ataque…Falavam que ele não marcava e nem se preocupava muito com a defesa. Até concordo, que a parte defensiva dele não era seu forte…Mas acho que até na parte defensiva ele foi melhor que Gerson Magrão e Diego Renam…Na parte ofensiva então nem dá pra comparar…

      • walfrido disse:

        Não achava essa bbrastemp toda não, mas talvez estivesse mesmo no mesmo nivel de DR e GMagrao, mas o cara era mala demais, se achava o bonzão e fodia qualquer ambiente. Te digo isso pq 2 jogadores me falaram do tanto de fuxiquinho que ele criava. Era uma bomba relogio, Diogo, vai por mim. Negativo o caro.

      • oliveirafarma disse:

        Além dessa questão sobre o ambiente que o Walfrido falou. O cara é muito chato. E Diogo, se ele fosse tão bom assim, por que ele é reserva em todos os clubes que passa?? será ele tão injustiçado ou realmente ele tem serios problemas que impedem maior utilização?

      • Chaves disse:

        Se, era uma boma relógio. Foi dispensado aqui e foi pro Grêmio. Ficou no banco do fabio Santos e foi dispensado lá. No Goiás também foi para no banco. Nos 3 times ele deu declarações reclamando dos treinadores.

  4. walfrido disse:

    Eu tenho a impressão que jamais vou entender isso.

    • Chaves disse:

      Cara de pa.u. Logo você que ajudou a intermediar a vinda do Kieza. O clube não tinha nem acertado e você já bancava o cara.

      • walfrido disse:

        Intermediei nada. Só tenho fontes fortes. ehehehe. Não acho o Kieza ruim. Acho que as chances que teve jogou relativamente bem pra quem tava sem sequencia e estreiando. Mas aí que entra uma coisa que a gente tem que levar em conta e o DIogo Lara parece não levar, que é o acompanhamento do dia a dia, dos treinos, etc. Não posso dizer como era sua resposta internamente e ninguém melhor que os treinadores para saberem disso e, junto com a CT e diretoria decidirem dispensar os jogadores.

      • walfrido disse:

        Agora o caso do Jones é muito estranho. Como entra sem ter nem uma semana de casa e como que sai após meio tempo????? Não entra na minha cabeça e põe uma enorme interogação sobre os critérios do Cuca. Maicossuel e Jadilson tiveram muitas chances, NA MINHA OPINIÃO, foram mal ou regulares e mesmo assim agiam como injustiçados que mereciam a titularidade a toda prova. Por mim, a distancia, foram bem dispensados.

  5. Diogo Lara disse:

    Pablo ainda não demonstrou muita coisa. Montillo sim, parece que foi um tiro certo e o Edcarlos melhorou sim a zaga embora não o considere de primeira categoria. Mas vamos ver…..ainda está cedo…

    • walfrido disse:

      Cara, como vc pode reclamar que uns não tiveram chances e ja ta dizendo que o pablo não mostrou mta coisa? Nem jogou ainda. Entrou 2 vezes por 15 minutos. calma. tem que dar mais chances, pelo menos como o Maicossuel e Jadilsn tiveram. Eu achei que ele tem um bom toque de bola, é forte, disposto, pode sim dar liga.

      • Diogo Lara disse:

        Concordo Walfrido, é necessário esperar mais quanto ao Pablo…Como disse ainda está cedo…Mas quanto ao Robert, sinceramente, eu não tenho muita esperança naun..

  6. Rogério disse:

    O caso do Kieza foi terrível, o jogador já tinha demonstrado jogando pelo Flu que não valeria este dinheiro todo, negociação bem estranha mesmo.

  7. Matheus Reis disse:

    Quando o Cruzeiro trouxe o Kieza, apostei com um amigo “Essa cara não termina o ano no Cruzeiro”. Foi um negócio de ocasião como tantos outros que o Cruzeiro fez e faz. O Prediguer, por xemplo, me parece um desses casos.

    À época da contratação do Kieza, o Cruzeiro tinha 6 atacantes no elenco – Kléber, Thiago Ribeiro, Wellington Paulista, Eliandro, Anderson Lessa e o Guerrón – número mais que suficiente. Era claro que ele não teria tantas chances.

    A impressão que dá é que essas contratações são favores feitos a empresários e não se leva em conta a qualidade do jogador. Uma pena porque com os 4 milhões do parceiro, o Cruzeiro poderia ter arrumado coisa melhor.

  8. Pode ser que tenha uma coisa assombrosa por trás disso. Ou pode ser que a coisa seja simples como o próprio texto já explicou: o jogador de machucou, vieram outros, ele não teria espaço e foi emprestado pra poder jogar. Até o final dos campeonatos serão três meses. Até o Kieza pegar ritmo de jogo, faltarão dois meses pra acabar a temporada!!! Será que vai fazer tanta falta assim? Ele se recupera lá e volta em 2011 pra mostrar seu valor. Ou não!

  9. Edu Mano disse:

    Aposto no tal jogo de empresários, ou em condições para parcerias. “Olha, eu trago o fulano que você quer, mas em contrapartida vc tem q dar uma chance para este meu garoto aqui”… E neste lado do futebol – que acontece em todo clube – o Kieza dureza chegou aqui na Toca.

    Quem viu o desempenho dele nos jogos contra o Cruzeiro ano passado já sabia que não iria durar. E quantos mais podemos somar a esta lista?
    Não seria BEM melhor economizar estes caraminguas e trazer um BAITA jogador de área?

    Infelizmente, outros Kiezas virão para a Toca. Faz parte do jogo.

    • Diogo Lara disse:

      Acho que pode ser isso mesmo que vc diz. Mas talvez haja coisa pior e mais obscura nessas transferências.

    • Edu Mano disse:

      E digo mais… Por que, ao invés de trazer Kieza, Wallyson, etc, não demos mais chances ao Eliandro, o garoto da base? Ele está no mesmo nível dos demais, só que vejo mais potencial nele. Sem contar que ele é prata da casa.

      • Chaves disse:

        Wallyson joga em posição diferente do Eliandro. O Eliando é um jogador forte, de área. O tipico centroavante. Teria que disputar vaga com o W.Paulista e Farías. O Wallysoin é jogador rápido, que cai pelos lados, do estilo e da posição do Thiago Ribeiro. A comparação cabe mais em relação ao Robert, que é centroavante. Nesse sim acho que o Eliandro poderia estar no lugar. Grosso por grosso, o Eliandro ganha menos que o Robert. Mas eu prefiro ver o Eliandro jogando no Sport do que ser terceiro reservano Cruzeiro. Ele precisa jogar. Abs

      • Edu Mano disse:

        Concordo Chaves. O foco do comentário foi justamente o “pq contratar incógnitas ao invez de investir na prata da casa”. Além de mais barato, seria mais inteligente. (Embora, diga-se de passagem, eu não tenha achado nada de mais no Wallyson até agora… rs)

  10. oliveirafarma disse:

    EU vejo o seguinte:

    Kieza, Reinaldo Algoano e outros da mesma estirpe foram contratados na gestão do “melhor diretor de futebol do Brasil”, que tinha carta branca no Cruzeiro, mesmo após se tornar “consultor” de fundo de investimentos.

    Será que este senhor não usava disso para favorecer certos “parceiros” do tal fundo, bancava estes “negocios de primeira”, e quando dava errado era prejuizo do Cruzeiro?? Será esse o real motivo da saída deste senhor???

    O que vejo após a saída dele é que os chamados negócios de ocasião continuam ocorrendo, mas não vi o clube tirando 1 centavo do bolso pra estas contratações de risco… ou se tirou foi pouco….

  11. Celeste disse:

    A equação é simples. Dar oportunidade aos jogadores da base e comprar poucos jogadores de nome. Mas parece que isso não dá dinheiro para empresários e dirigentes. Essa política de armazén me incomoda muito.

    • Matheus Reis disse:

      Que nada, Celeste. Os empresários estão tomando conta da base também. Lembro que quando fiz a pesquisa no BID do Cruzeiro, havia jogador da base que tava EMPRESTADO ao clube! Um absurdo.

    • Chaves disse:

      Celeste, a base enriquece sim os empresários dos clubes. Os empresários do goleiro Gabriel do Cruzeiro, por exemplo, estão rindo a toda. São os mesmos empresários do Luciano do América.

  12. Ernesto Araujo disse:

    Por essas e outras coisas ilógicas e inexplicáveis é que é muito difícil trazer o torcedor (e seu dinheiro) pra dentro do clube. Operações no mímimo curiosas e totalmente sem transparência afastam qualquer um. Imagina a cara de um grupo de 1000 sócios contribuintes depois de ver que um jogador foi trazido por 4milhoes e está sendo emprestado de graça com parte dos salários pagos pelo clube. Aí, se você pede explicações, será que a direção é capaz de dar alguma realmente convincente e com provas ?

  13. Eugenio Raggi disse:

    Mais impressionante e revoltante do que essa por nográfica contratação do Kieza foi a do zagueiro Luizão.

    Há mais de um ano ele está no DM, sem entrar um segundo sequer em campo.

    Se o Cruzeiro fosse realmente uma empresa esportiva e não um feudo familiar teria rodado muita gente. Médico, diretor de futebol e quetais.

    Como é contratado, aprovado, passa no exame médico e, constatado o erro, nenhuma providência é tomada? Nenhum esclarecimento é dado à torcida? Nenhuma cobrança é feita pela mídia chapa branca?

    O “Caso Luizão” deve ser investigado de forma bem rígida. É emblemático desta administração.

    • Bruno Pontes disse:

      Esse caso do Luizão tem cheiro de picaretagem. Ele nem foi cogitado ser escalado, nem por AB nem pelo Cuca. Nem sequer relacionado, se não me engano. E tá no clube até hoje. Isso, pra mim, é treta. Algum tipo de acordo com o jogador pra ele receber o salário calado sobre alguma coisa, algum processo na justiça, algo assim.

    • Sobrinho disse:

      O clube tem que criar estruturas internas de fiscalização que realmente funcionem, em que questões como essa do Kieza e do Luizão pudessem ser melhor explicadas para todos os interessados. Mas com o Conselheiro Deliberativo que nós temos isso vai acontecer num futuro bem distante.

    • Matheus Reis disse:

      Pois é. Esse caso do Luizão é outro que cheira treta. Essa era a hora da imprensa mostrar serviço e justificar o discursinho de que “eles não perseguem ninguém, que estão lá pra passar a notícia e blá, blá, blá”. Tudo rabo preso.

  14. Olivieri disse:

    Tem algo obscuro por trás disso.

  15. Kieza era promissor no Fluminense, salvando-se na draga que o time estava em 2009, até tomar uma traulitada que não lembro qual jogo foi. Ficou fora um bom tempo e voltou com futebol irritante. A pancada deve ter sido feia.

  16. Othon disse:

    Deus é pai e São Judas Tadeu é mais forte do que eu pensava, uns meses atras o @semprecruzeiro postou no Twiiter algumas infos que dizia que o ZZP nao iria tentar a releiçao ao cargo de presidente do maior clube de futebol de Minas Gerais, hoje tivemos a confirmaçao que nem ele e nem o filho irão tentar se eleger ao cargo. To no Rio a trabalho, mas quando voltar pra BH, vou na Igreja de São Judas e vou acender 1921 velas pro meu santo predileto!

    • Rogério disse:

      Não comemore ainda, nada impede que ele mude de idéia e concorra novamente, eu pelo menos duvido que ele largue o osso propositalmente.

    • walfrido disse:

      O problema, Othon, é que no futebol não há verdade que dure mais que 24hs. Também acho que quem vai se candidatar é o Dimas, que na verdade será um do ZZP, mas não ponho minha mão no fogo de jeito nenhum. O Melhor é deixar as velas acesas.

  17. Elias disse:

    “Está certo isto? Qual é o critério para se fazer uma contratação?” Vcs que vivem o dia a dia do clube, me respondam: Qual o papel, a participação do demitido Diretor de Futebol Maluf nas aquisições de direitos de jogadores? Achei uma tremenda de uma coincidência, o Maluf bandeando pro cais sêco e danou a contratar jogador em fase ruim, foguetes molhados e pernetas. E o Cruzeiro, ao contrário, passou a acertar pois vieram o Montillo (esse tenho certeza que não tem erro), esse Pablo (pelos poucos minutos digo que gostei do que vi) e Walysson (continuo na torcida pelo primeiro gol mas gostei da movimentação), além dos argentinos (um estréia hj, tomara que arrebentando). Coincidência????

  18. barros disse:

    É por isso e outras que acho que a demissão do Maluf não tenha sido tão ruim assim para o Cruzeiro. Muito antes pelo contrário. Quando a demissão ocorreu, disse ao meu pai: se for pelas últimas contratações do Cruzeiro, está explicado. E já vai tarde.

  19. Arísio disse:

    Como diz o poeta: “A ignorância é uma benção”. De uns tempos pra cá, mais por obra do acaso do que por vontade, comecei a participar mais diretamente dos bastidores do futebol. E, falo com todos, é pra desanimar. Negociatas, acordos e conchavos de jornalistas com dirigentes, empresários, etc. Nada acontece por acaso ou por um motivo apenas. Fora a podridão que é a falta de profissionalismo dos atletas. Tão pouco se f… pro clube. Eu era mais feliz quando não sabia de nada. Torcia, vibrava e sofria igual menino. E quando vejo um post igual a esse, fico imaginando algumas pessoas rindo a beça do monte de suposições que são levantadas.

  20. Rogério disse:

    Tai o resultado destas contratações para dar satisfação a empresarios, os europeus fecharam a mão, não vendemos ninguém e teremos dificuldades para honrar os compromissos no segundo semestre.

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2010/09/01/noticia_cruzeiro,164303/cruzeiro-tem-ano-atipico-nas-vendas-e-preve-dificuldade-financeira-ate-dezembro.shtml

    • walfrido disse:

      Tem cheiro de desculpa esfarrapada.

    • Sobrinho disse:

      Cenário que se desenha é sombrio. Agora, um dado me deixou encucado. 1,7 milhões com salários por mês? Isso dá pouco mais de 20 milhões ano. Para um clube que tem um gasto anual de mais de 100 milhões, é até pouco.

  21. Carlos Campos disse:

    Incrível é ver o rumo da conversa! imagina se fosse do lado de lá????” O GRANDE PRESIDENTE KAIL RESISTE E MANTEM O PLANTEL PARA A CONQUISTA DO BRASILEIRO. Fábio, Jonathan, Fabricio, Henrique, Thiago Ribeiro -TODOS MANTIDOS PARA A RETA FINAL DO BRASILEIRÃO! Será q esse não é o medo da imprensa? Se o Cruzeiro vai recorrer a bancos, empréstimos, etc. o que as frangas irão fazer? IMPRENSA CERCADA DE TRETAS, MUTRETAS E ABSURDOS MORAIS.

  22. Carlos Campos disse:

    Othon, O Cruzeiro é uma fábrica de rolo? Entao me conta ai algo sobre uma administração transparente NESSE MUNDO PODRE DO FUTEBOL ! Será q do kanil?

    • Othon disse:

      Carlos, meu clube é o Cruzeiro, é pra quem eu torço desde que estava no saco do meu pai, o que acontece nas galinhas ou em qualquer outro clube, NAO ME INTERESSA! Quer uma administraçao transparente ???? Inter de Porto Alegre! a atual do Botafogo do RJ…. em hora nenhuma eu falei que a adm do boquirroto é mais eficiente, vc que ta falando isso, como eu te disse acima, o que acontece ou deixou de acontecer nas galinhas, nao me importa num um pouco, por mim, pode cair uma bomba la e acabar, que nao faz diferença alguma pra mim…

  23. Carlos Campos disse:

    Tinha um aqui no Cruzeiro.org que copiava e colava comentários passados para mostrar OS PROFETAS DO APOCALIPSE. Quantos aqui idolatraram o presidente das frangas? e as contratações maravilhosas? isso vem acontecendo tem muito tempo! Td q vem do lado de lá é perfeito. Desde o dia q perdemos aquele colombiano para o kail (já até esqueci o nome do centroavante..), tudo do kail é melhor e mais eficiente. E os craques? berola?obina? diegos? fernandinho? leandro? jairo? rever? diego macedo? karini? marcelo? aranha? serginho? fabio costa? ricardinho? junior? luxililique?

  24. matheus t penido disse:

    Acho esse post pra lá de apropriado. Essa notícia do empréstimo do Kieza pode até passar desperciba pela maioria por ter pouca relevância pro time em si, mas é um exemplo perfeito do tipo de negócio que a diretoria tem feito ao montes no últimos tempos. Como disse o xará Reis são os chamados “negócios de ocasião” e gralmente nada somam pro time, mas não deixam de subtrair nos cofres do clube.

  25. Naldo disse:

    Se time de futebol tivesse que se alto sustentar com todas as contas em dias e ainda lucro, muita gente estaria fora do futebol. Mas como ninguem tem que explicar nada, cospe pra cima e vê onde cai.

    • Naldo disse:

      No caso do Kiesa, o negócio foi tão ruim que é melhor emprestar ele para outro time 0800 e bancar parte do salário. O Cruzeiro economizará parte do que gasta com ele em proventos.