Inimigos do Cruzeiro não descansam

Por SÍNDICO | Em 28 de agosto de 2019

CRUZEIRENSES destroem o Cruzeiro, enquanto os torcedores de arquibancada tomam conta da mídia emplumada, do prefeito Kaiu e outras assombrações.

Agora, é o contrato entre o clube, presidido por Gilvan Tavares em 2015, e o Supermercado BH, do conselheiro do clube, Pedro Lourenço, que dá problemas.

Foi assinado contrariando normas da Fifa e será apreciado pelo STJD. Lá vem bomba! Os maiores adversários do Cruzeiro são os cruzeirenses: cartolas, conselheiros, sócios inadimplentes, torcedores acomodados etc.

45 comentários para “Inimigos do Cruzeiro não descansam”

  1. SÍNDICO disse:

    Contrato do Cruzeiro em compra de Arrascaeta fere lei da Fifa e CBF analisa (Rodrigo Mattos, Uol, 28ago19, Com Thiago Fernandes) O contrato entre o Cruzeiro e o Supermercados BH para cessão de direitos econômicos de Arrascaeta descumpriu norma da Fifa. O documento tornou-se público na ação movida pela empresa contra o clube com cobrança de 25% da transação do jogador para o Flamengo. Sua data é de janeiro de 2015 quando já estavam proibidos pela Fifa acordos definitivos para venda de fatia de atletas a empresas. A CBF identificou problemas na transação, solicitou explicações ao clube e vai encaminha-lo a seu tribunal.

    • SÍNDICO disse:

      Questionado pela reportagem, o ex-presidente cruzeirense Gilvan Pinho Tavares afirmou que entendia que, naquela época, podia ser feita a transação. O Supermercados BH, cujo dono Pedro Lourenço é conselheiro do Cruzeiro, deu R$ 6 milhões para o Cruzeiro para a compra de Arrascaeta do Defensor. Como compensação, foi assinado um contrato entre as partes com a cessão de 25% dos direitos do jogador para a empresa, com o clube retendo outros 25% e o Defensor, com 50%.

    • SÍNDICO disse:

      O documento foi assinado pelo então presidente do Cruzeiro Gilvan Pinho Tavares e Pedro Lourenço no dia 23 de janeiro de 2015. A cláusula 7a do contrato deixa claro que este é válido enquanto Arrascaeta estiver no Cruzeiro até que ocorra uma transferência. O problema é que, em 22 de dezembro de 2014, a Fifa mandou uma circular para todas as federações nacionais avisando da proibição da cessão dos direitos de jogadores para terceiros. Pelas regras estabelecidas pela entidade, a partir de 1o de maio de 2015, qualquer contrato deste tipo estava proibido.

    • SÍNDICO disse:

      E o documento estabelece uma regra de transição para o período de 1o de janeiro a 30 de abril de 2015. Por esse documento, os clubes poderiam fazer contratos com cessão de direitos de atletas a terceiros com validade de um ano apenas nesta época. Outros contratos com direitos de terceiros fechados até 2014 continuariam válidos até serem extintos. Isso está expresso no atual regulamento de status de jogadores da Fifa.

    • SÍNDICO disse:

      “De fato, em 2015, figurava a nova regulamentação da Fifa que previa impossibilidade de direito econômicos para terceiros exceto para contratos anteriores à mudança da regra que era de 31 de dezembro de 14. Mas permitia que fosse feito por mais um ano a cessão”, analisou o advogado Carlos Ambiel, especialista em direito esportivo. Ele lembrou que, pela legislação brasileira, não há nenhum ilegalidade e o Supermercados BH tem direito a cobrar o Cruzeiro na Justiça.

    • SÍNDICO disse:

      A questão é na esfera esportiva: “A partir do momento que o terceiro entra com cobrança e esse fato se torna público, a estrutura do esporte federado, CBF, federação mineira, passa a ter ciência de que houve um infração e pode haver uma punição. Parece que isso é bastante claro se essa informação da imprensa corresponder ao fato, que o terceiro que emprestou dinheiro tem uma participação na venda em qualquer momento, não só naquele primeiro ano”, completou Ambiel.

    • SÍNDICO disse:

      A CBF informou que identificou possíveis questões em relação à norma na Fifa neste acordo de Arrascaeta com o Supermercados BH. Por isso, solicitou informações ao Cruzeiro sobre o tema. Depois, o departamento de registro de jogadores preparou um relatório que será encaminhado ao CNRD (Câmara Nacional de Resoluções de Disputas). A Câmara que julga no âmbito do Brasil possíveis punições a clubes e jogadores por desrespeito à normas da Fifa em transferências. Pela norma da Fifa, o Cruzeiro também deveria fornecer todos os documentos de uma transação internacional à entidade, inclusive aqueles relacionados a terceiras partes. Pelo código, há sanções pelos descumprimentos de normas da Fifa que vão desde a proibição de registrar jogadores até dedução de pontos e rebaixamento.

    • SÍNDICO disse:

      Presidente do Cruzeiro em 2015, Gilvan admitiu a transação com Lourenço e argumentou que entendia que podia ser feita naquela época: “Quando fechamos o negócio do Arrascaeta, não tínhamos dinheiro em caixa para pagar pelo acordo. O Pedrinho é um torcedor do Cruzeiro, sempre ajudou o clube na minha gestão, na gestão do Zezé [Perrella] e do Alvimar [Perrella]. Então, eu pedi a ele que nos ajudasse a pagar. Ele deu mais da metade do valor do contrato para que pagássemos pelo jogador.” E Gilvan completou: “Ele me perguntou como pagaríamos e eu disse a ele que ele que teria o percentual de uma futura venda do atleta. À época, ainda podia isso. Ele ficou com menos até do que deveria. Ele está certo por cobrar a atual diretoria do Cruzeiro.”

    • SÍNDICO disse:

      Questionado por meio da assessoria, o Cruzeiro informou que ainda não foi notificado da ação do Supermercados BH e que tem como procedimento não comentar questões que ocorrem na Justiça. Não é a primeira vez que uma transação do Cruzeiro tem desrespeito à norma da Fifa. O clube pagou comissão para o empresário Carlinhos Sabiá, que não tinha registro na CBF, pela transação do lateral Mayke com o Palmeiras. Antes disso, o “Fantástico” mostrou que o clube cedeu direitos de um jogador menor como garantia para um empréstimo.

    • SÍNDICO disse:

      Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

  2. SÍNDICO disse:

    GILVAN já deveria ter sido expulso do Cruzeiro há tempos. Talvez tenha chegado aDepois deles, Pires e toda a sua equipe. o momento. O Cruzeiro precisará ser reconstruído, mas terá de ser por gente nova e sem histórico de prejuízos causados ao clube.

  3. Bruno 7L RJ disse:

    Só para esclarecer… quando o senhor cita que conselheiros estão destruindo o Cruzeiro, o senhor está colocando o Pedro Lourenço no mesmo balaio?

  4. Bruno 7L RJ disse:

    Cruzeiro negocia empréstimo de Ezequiel do Sport. Esse cara é do Botafogo, inclusive fez um gol na gente no jogo Botafogo x CEC em 2018 (se eu não engano, último jogo do campeonato). Numa boa, pra quê Ceni?! Dê moral para o Welington, Maurício e Ederson!!!

  5. SÍNDICO disse:

    FLAMENGO 0x1 CRUZEIRO, 28ago19qua16h. TEMPO nublado, temperatura 20º, tento 10 Km/h, umidade 80%. LOCAL: Raulino Oliveira (20 mil), Volta Redonda. MOTIVO: 12ª rodada, Brasileiro Sub20 2019. ARBITRAGEM: Paulo Renato Coelho, Wallace Muller, Marcus Vinicius Brandao (RJ). AMARELOS: Natan, Freitas, Pereira, Paulo, Stênio. GOL: Liberato, 23. FLAMENGO: Hugo, França, Natan, Freitas, Ramon (Lázaro); Alves (Luis Gustavo), Luiz Henrique, Gomes (Denilson); Wendel, Yuri, Muniz. T: Mauricio Souza. CRUZEIRO: Vinícius; Liberato (Luiz Gustavo), César, Paulo (Carlos), Pereira; Jonathan, Rômulo; Jadsom, Marco Antônio (Michel), Caio (Zé Eduardo); Thiago (Stênio) T: Ricardo Resende.

    • Mauro Franca disse:

      Grande vitória. Flamengo era o líder do campeonato. Cruzeiro segue em 7º, na zona de classificação.

  6. Romarol disse:

    Acho que o centenário será na segunda divisão subindo ou caindo. Pra consertar, só com folha de pagamento de R$1 milhão por 4 anos e torcida apoiando.

  7. Eduardo Arreguy Campos disse:

    Hora de discutir o time em campo pra fugir do rebaixamento e a discussão é sobre questões extra campo. A inoperância do meio de campo liderado pelo Henrique, o cansaço do TN e a falta de mobilidade do Fred são desconsiderados. O caminho pro rebaixamento está aberto.

  8. PEDRO LOURENÇO ganhou muito dinheiro com fatias de jogadores no Cruzeiro. Já tinha combinado na venda de Arrascaeta que deixaria o dinheiro para ser recebido na última parcela (Dez19) e agora, mordido pela política, mudou o discurso. Jamais será presidente do clube.

    • Bruno 7L RJ disse:

      É oficial essa informação?

    • Bruno 7L RJ disse:

      Pelo o que eu li, ele quer que essa parcela de DEZ/19 seja depositada em juízo. Não é isso não? Ou seja, ele continuaria recebendo pela última parcela, mas como está vendo o time devendo a torto e direito, adiantando direitos de imagem, parece que o cara quer garantir o dele.

  9. SÍNDICO disse:

    EZEQUIEL, 21 anos, pertence ao Botafogo e está emprestado ao Sport, pelo qual disputou 30 partidas e marcou 4 gols en 2019.

  10. Taí disse:

    Por mais fanático que seja o torcedor, não há como ignorar a situação real de rebaixamento. Se não fosse pela dívida estratosférica, uma queda ajudaria a afastar toda essa trupe.

    • Taí disse:

      Se já está ruim de pagar o que deve na série A, imaginem na série B? O negócio é o Ceni fazer com que esse time se afaste so menos 9 pontos da zona e rezar para punição da FIFA e/ou CBF seja apenas a perda dos pontos.

      • Taí disse:

        E ainda tem a questão de manter o time ‘cascudo’ motivado com os salários atrasando todo mês.

      • Taí disse:

        Mas parece que alguém no clube vê não problema nisso, estão até procurando jogadores a pedido do técnico. Fico imaginando qual o tipo de jogador viria nas atuais circunstâncias, correndo o sério risco de não receber, provavelmente um ‘craque’, rs…

  11. Souza disse:

    Com esta bagunça, detalhes de bastidores vão passando batido. O Inter que jogou ontem teve seu jogo do Brasileiro marcado para sábado, ganhando uma folga para o jogo da Copa do Brasil. O Cruzeiro que folgou a semana toda, juntamente com o Vasco, jogarão domingo à noite.

  12. Souza disse:

    Esta política no Cruzeiro está igual a dos governos pelo Brasil. Cada um quer sua beirada e o povo (a torcida) que se dane. Falta um pouquinho de paixão ao clube. Está vontade de rebaixar o clube precisa passar.

    • Bruno 7L RJ disse:

      Paixão só não adianta. Eu julgo que o Gilvan é um apaixonado, mas é ainda mais irresponsável que apiaxonado. CEC precisa é de profissionais sérios. Com uma diretoria séria, qualificada e preparada (vice presidente, diretor e gerente de futebol) até um presidente doido pode engajar. Lembram do Alexandre Matos com o Gilvan? O Matos gastou muita grana mas avaliem o crescimento da dívida quando ele era diretor. E o retorno financeiro. Atualmente a gente gasta muita grana com Serginhos e Itairs da vida, dava para trazer profissionais fod@s.

  13. washington ramos disse:

    Prefiro abandonar o futebol (como torcedor) a achar que rebaixamento é solução. Ezequiel, reserva no ispórti, é solução? Espero torrar a língua, mas será uma nova era Bendelack, Dedé de Dora, Dadá Jacaré, Jacinto e outros?

  14. washington ramos disse:

    No futebol praticado hoje, talvez fosse. Esqueci que o poderoso Jacinto fez um gol no John Milk, dando a vitória aos reservas do Cruzeiro sobre as frangas. Tava neste jogo Síndico?

    • jrgalvao disse:

      Jacinto, Dede de dora e outros menos votados, muito melhores que muita etiquetinha adorada e bajulada, dos dias de hoje

  15. Maury disse:

    O Cruzeiro está com um projeto claríssimo de 2a divisão. Isso é evidente, a não ser que algo seja feito. É só observar o histórico de outros clubes, incluindo a franga de Minas.

  16. jrgalvao disse:

    O caos do Cruzeiro tem nome e sobrenome, so nao ver quem nao quer, trata-se da realeza e seus serviçais, tendo como cabeça itair e sua trupe, incluindo os empresario amigos leite, pimentel sabiá e outros

  17. Beth Makennel disse:

    Verdade! É importante ter oposição! Mas que seja uma oposição digna, que defenda o Cruzeiro sempre. Estou assim, demasiadamente, decepcionada com alguns Cruzeirenses, pensava que amavam o clube Cruzeiro. Não! Não amam! São torcedores de si mesmo! Penso que roupas sujas se lavam em casa. Entregar nosso clube nas mãos dos inimigos? Não pode existir traição maior! Concordo plenamente com uma investigação interna. Deveriam pedir ao presidente Zezé Perrella uma assembleia extraordinária para colocar para os CONSELHEIROS, as dúvidas e reclamações por ventura houvesse. Mas isto não foi feito! Sou, com muito orgulho, ainda, Suplente. Não sou política e jamais serei. SOU CRUZEIRENSE para todo o sempre.