Gina, Friedman, Gilbert, Goñi, Haviv…

Por Jorge Angrisano Santana | Em 13 de abril de 2020

O MUNDO CONTINUA LUTAN DO CONTRA A PESTE CHINESA

CONSELHO AZUL, formado por torcidas organizadas do Cruzeiro, já arrecadou 15 toneladas de alimentos no desafio “Solidariedade Azul”, para ajudar pessoas carentes neste período de pandemia de covid19. (Itatiaia)

UNIVERSIDADE HEBRAICA de Jerusalém anunciou um novo método de teste do coronavírus que é de 4 a 10 vezes mais rápido, mais barato e tão preciso quanto os melhores existentes. Ele foi criado pelo professor Nir Friedman, do Instituto de Ciências da Vida e da Escola de Engenharia e Ciências da Computação, e pelo médico Naomi Haviv, do Centro de Pesquisas da Neurociência da Universidade Hebraica. Os materiais usados são facilmente disponíveis e podem ser reutilizados. (Oeste)

GINA DAL COLETTO, de 97 anos, é paciente mais velha do Brasil a ser curada de covid19. Ela recebeu alta num hospital em São Paulo, após ser tratada com antibióticos, diuréticos, corticoide e cloroquina. (Exame)

SARAH GILBERT professora da Universidade de Oxford, estima em 80% a a chance de que uma vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida por sua equipe de pesquisadores, esteja pronta em setembro deste ano. Os testes em humanos devem começar dentro de duas semanas. (Exame)

ITAÚ UNIBANCO anunciaránbesta segunda 13Abr, a doação de R$1 bilhão para combater a epidemia de coronavírus no Brasil. O dinheiro será transferido para a fundação da organização e gerido por um conselho formado por profissionais da saúde, que contará com diretores de hospitais públicos e privados. (Oeste)

GOVERNO FEDERAL encaminhará aos líderes dos partidos da Câmara e do Senado uma proposta de acordo para transferir R$40 bilhões para estados e municípios enfrentarem a covid19. Em troca, governadores e prefeitos terão de suspender por dois anos os reajustes salariais dos seus servidores. (Exame)

UNIVERSIDADE JOHNS HOPKINS, Estados Unidos, informa que 1.276.000 pessoas já foram infectadas pelo vírus chinês em todo o mundo, das quais 435.000 se curaram e 109.000 morreram. (O Povo e Oeste)

IGNACIO LÓPEZ-GOÑI, cientista: “Aqui na Espanha nós sofremos e olhamos para a ciência, que há mais de uma década estamos estrangulando economicamente. Imagine que há quatro meses perguntassem aos cidadãos: ‘Você deseja que com o dinheiro de seus impostos se pague uma pesquisa de pessoas que estão buscando vírus em morcegos?’. As pessoas teriam dito que não, que não havia interesse em direcionar dinheiro para buscar vírus em morcegos. Não nos damos conta da importância desse tipo de pesquisa, muitas vezes básica.” (O Globo)

REMDESIVIR pode ser mais uma esperança de tratamento contra a covid19. Um estudo inicial, publicado neste 10Abr, na revista científica The New England Journal of Medicine, trouxe resultados promissores do uso desse medicamento em pacientes considerados graves. (Exame)

QUARENTENA não vai te livrar pra sempre do vírus, só vai, por ora, livrar o hospital de vc. (Palpiteiro)

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.