Futuros figurantes

Por SÍNDICO | Em 25 de fevereiro de 2011

O leitor do PHD, Pedro, está percebendo em que beco se meteram os clubes incautos:

O racha dos grandes clubes é a 3ª fase de um processo que culminará com a eliminação de todos os times off-eixo do futebol competitivo.


  1. A primeira foi a extinção do passe.
  2. A segunda foi o esvaziamento dos estaduais.
  3. A terceira será a negociação de contratos de TV por clube.

Neste caso Flamengo, São Paulo e Corinthians terão suas receitas maiores do que já são em relação dos demais clubes e, assim, a competição não existirá mais para nós.

Uma pena.

73 comentários para “Futuros figurantes”

  1. Divirjo.
    Acredito que o momento é de ter astúcia, e neste sentido veremos se o aprendizado do ZZP permitirá que ele deixe um legado mais efetivo para o clube/time.
    é hora da carta de alforria dos times off-eixo… agora ou nunca.
    Mas se alguns deles se contentarem com as migalhas dos poderosos, o tiro pode sair pela culatra.
    Fechando Cruzeiro, frangas, Inter e Gremio e a proposta não satisfazendo, pulam fora do C13.
    Só que o Gremio tá comprometido pelo seu ex-presidente Fábio Koff.
    Parece que até o bocagrande faliu tá pensando com o cérebro.
    Tamos de olheo, hein ZZP!

    • Pedro disse:

      me parece que todos devem ao clube dos 13 e por isso não podem sair. é difícil ser esperto com dívidas nas costas.

      • Não tenho o texto ou clausulas do contrato vigente. Entretanto, acho pouco provável que os clubes e a Globo, seja através do C13 ou fora dele, tenha adiantado dinheiro sobre um futuro contrato que não pode vir a existir.
        Ou seja, se houve adiantamentos a clubes, estes adiantamentos devem ser pagos de formas diferenciadas, mesmo porque cada clube fez adiantamentos completamente específicos.
        É comum com um novo contrato de outro “fornecedor” os times assumirem débitos correntes.
        Certamente, possíveis dívidas não será óbice ao novo contrato.

    • Celeste disse:

      Evandro penso mais ou menos como você. Do jeito que está, não está bom. O torcedor brasileiro é clubista, mas gosta de bons jogos. Os meus dias pós jogos da LA, aqui em Sorocaba, têm sido ótimos. Várias pessoas, não cruzeirenses, têm acompanhado os jogos,e depois vêm comentar comigo. Mas, isso é privilégio de quem TV fechada. A Globo compra o produto e esconde. Vale lembrar que na final de 2009, eles mostraram um jogo dos Gambás aqui. Acho que essa é uma excelente oportunidadew do ZZP mostrar do que é capaz.

  2. A divergêncai baseia-se nos itens listados.
    1 – Quem perdeu mais? Times do eixo ou off-eixo?
    2 – Quem perdeu mais? Times do eixo ou off-eixo?
    3 – Onde a negociação será feita por clubes? Onde existe isto no mundo?

    • Cristiano Rocha disse:

      Se eu não me engano, o Barcelona negocia diretamente com a TV.

      • claudio(xina)lemos disse:

        Barça e Real tem cotas exorbitantemente maiores do que os outros clubes, daí você da uma olhada na tabela do campeonato espanhol e vê a diferença de pontos entre os dois e os outros times

      • Cristiano Rocha disse:

        Concordo com você, só respondi a pergunta do Evandro. Não que eu concorde, ate porque não é legal aqui no Brasil.

      • Se não me engano, na Espanha, somente o Sevilha dá uma de Don Quixote…

    • ruimarfc disse:

      Com certeza, os times off-eixo. Mesmo não recebendo como Flamengo, Corinthians, SPFC, Palmeiras, Vasco e Santos, o Cruzeiro recebe como as cocotas, Grêmio, Inter, Botafogo e Fluminense. A tendência é que a cada negociação as disparidade entre os valores destes times aumentar mais. Se o Cruzeiro estiver no grupo de baixo, perderá cada vez mais em relação aos outros.

  3. Flavio Carneiro disse:

    Concordo com o que escreveu o Evandro, se os clubes de MG/RS se unirem terão muita força para negociar em igualdade de condições com os clubes do eixo, o difícil será unir esses 4 dirigentes sem que a rivalidade e paixão atrapalhe. Vamos aguardar.

    • Este bloco, se formado, mostrará muita força. E a maioria dos pequenos off-eixo irá alinhar com quem?
      Alguns muito importantes como Bahia, Atlético-PR, Sport, Goiás, se beneficiariam muito de alinhar com o Blog MG-RS.
      Mas algunsd estes clubes iriam lamber botas dos times do eixo…
      Mas vamos aguardar e ver se os dirigentes de MG-RS são mais inteligentes que a maioria para verem esta oportunidade.

      • Flavio Carneiro disse:

        Evandro, eu arrisco a dizer que um bloco formado pelos grandes fora-eixo terá uma força ainda maior para negociar do que os próprios clubes do eixo… O que seria mais “brasileiro”, um campeonato formado pelos clubes do RJ e SP, ou um campeonato formado pelos grandes de MG, RS, PR, BA, GO, PE, CE e SC? Repito, o problema todo é unir todos esses dirigentes em favor de um objetivo comum, estou pagando pra ver.

    • Romarol disse:

      Eu também acho que a melhor estratégia para uma distribuição mais equilibrada da grana da TV é a união do bloco MG-RS. Aliás, foi com o sucesso do torneio Sul-Minas e a frustração do torneio RJ-SP que alogaram o campeonato brasileiro em detrimento do estadual como queria o ZZP e outros clubes off-eixo. Este momento é o mais oportuno para se exigir mais equilíbrio.

    • ruimarfc disse:

      mas o problema não é o valor absoluto, mas relativo ao que os clubes do eixo possam receber. Penso que a negoção individual só vai aumentar a disparidade, mesmo que o valor total do Cruzeiro aumente

  4. Walter Seixas disse:

    Que o beco afunile mais…

  5. claudio(xina)lemos disse:

    Acho que o Buraco é bem mais em baixo, o problema e como o Ricardo Teixeira quer que as coisas funiconem, que tipo de acordo o Ricardo Teixeira e Globo tem? O Ricardo Teixeira não quer beneficiar clube algum ele pensa apenas no seu próprio benefício e os clubes são meras marionetes em suas mãos. Se o kleber Leite tivesse ganho a eleição no clube dos 13 haveria esta confusão toda? Duvido muito. E, duvido muito que algum clube vá negociar em separado, vão todos colocar o rabo entre as pernas e seguirem no clube dos 13. O real objetivo é derrubar o fabio koff.

    • claudio(xina)lemos disse:

      Se houver um racha o que vai acontecer? Simplesmente não há campeonato, pois não haveria transmissão. O poder de barganha é menor.

  6. Dylan disse:

    Flamengo e Corinthians podem negociar ate 2020 que sozinhos eles nao significam nada. Existe o direito de arena que impede ate mesmo que o mandante dos jogos receba o dinheiro integral da TV. Eles sabem disto por isto estao recuando. Quantos Flamengo e Corinthians dá pra fazer por ano? Que junte ainda os outros quatro do Rio,eles ainda nao sao nada. Os clubes tem que raciocinar de forma simples. Se a g.lobo nao quer entrar na concorrencia porque nao quer desembolsar mais dinheiro como é que vai ter mais grana pra todo mundo se a negociação for individual? meio óbvio demais. Vamos ver quanta grana tem nos envelopes. E que se siga a determinacao do CADE, propostas em envelopes fechados.

    • ruimarfc disse:

      Podem ter certeza que o CADE vai intervir se houver irregularidades na postura da Globo. Pelo que vi, todo o processo que fez o C-13, foi determinado pelo CADE, incluíndo no diz respeito à negociação coletiva.

  7. S@muel disse:

    Esse assunto é muito importante para ser discutido apenas pela cartolagem. Há notícias de algum movimento de torcedores se articulando de olho nessa situação, ainda que seja na redes socias POR ENQUANTO? Parece que a união dos times fora do eixo é o caminho. Se esse processo acabar gerando a situação de apenas existirem duas ou três forças no futebol brasileiro, o caminho para mim será apenas um: passar a odiar com todas as minhas forças esse esporte. Não sou amante do futebol e, muito menos, da Seleção da CBF. Sou amante do Cruzeiro.

  8. Palmeira. disse:

    Pois eu acho que não vai mudar nada. A globo ficará com os direitos pagando mais do que está pagando. Os grandes clubes podem até acabar com o C13, mas vão criar outra associação mais ou menos nos mesmos moldes. Os bancos emprestam para todos os clubes com garantia de direitos creditórios junto a Globo, que repassa a grande diretamente ao banco credor. Todos os clubes recorrem a este expediente para fazer empréstimos com juros mais favoráveis.

  9. Naldo disse:

    O Rio/São Paulo ja nasceu e morreu duas vezes, podem tentar a terceira.

  10. LUIZ ANTONIO disse:

    Celeste,
    Se o cruzeiro tiver na final da Libertadores numa quarta e não tiver jogo importante de campeonato a g.lobo inventa um jogo amistoso entre Corintians x qualquer um só para passar nacionalmente. Como disse o Evandro: É preciso que o Perrela seja astuto e consiga fechar um bom negócio para o Cruzeiro. Mas eu prefiro que nos próximos 3 anos o campeonato Brasileiro seja transmitido por um outro canal.

    • LUIZ ANTONIO disse:

      Num guento + o tar de Rogério, Bob e cia…
      A torcida azul é grande e poderia fazer reivindicar outros narradores e comentaristas pelo menos na Libertadores.

  11. Naldo disse:

    Boa. a Teoria do Caus. Nesta toada vamos fechar as portas.

  12. Naldo disse:

    Eu gostaria de ver o poder de barganha de Cruzeiro, CAM, Grêmio e INter. Seria muito interssante. Este blefe armado por Corinthians e Clubes do Rio não me enganam não, tão forçando a barra para forçar o C13 a pagar mais grana pra eles. Eles sempre levaram mais, mas querem ampliar mais ainda a distância. Enquanto a Globo puder pagar para manter o Cruzeiro escondido ela o fará. Ela ganha o suficiente com os seus prategidos para poder dar-se a este luxo.

  13. Diogo Lara disse:

    1. A extinção do passe seguiu o que aconteceu muito tempo antes na Europa..E no meu tendimento, o passe era uma aberração…
    2 -Acho que o aumento do Camp. Brasileiro favoreceu os clubes, pelo menos impediu que a distância em termos de faturamento em relação a Europa fosse ainda maior…E internamente, acho que a diferença entre o que ganham os grandes de SP e o que ganham os grandes de MG e RS seria muitíssimo maior se os Estaduais ocupassem seis meses, pois Cruzeiro e os outros só teriam visibilidade dentro do Estado…Apesar dos problemas, um campeoanto nacional lonog aumenta em muito a visibilidade e consequentemte valores de patrocínio e cotas de TV.
    3. Caso ZZP e outros tomem posiçoes corretas, a negociação das cotas de TV poderá ser ótima para o Cruzeiro..

    • Diogo Lara disse:

      E para isso, ZZP tem que se alinhar com a dupla Grenal, o Atlético de Vespasiano, os times do Paraná e outros médios do futebol nacional…dEfender a licitação pública do Clube dos Treze e barganhar internamente junto com estes clubes um rateio mais equânime…

      • Dylan disse:

        sem duvida, Diogo…nao acredito que o esvaziamento de estaduais prejudique nem Cruzeiro,nem Atlético. Eles inclusive se beneficiariam pois poderiam disputar a Copa do Brasil. E os clubes pequenos que se organizem em torneios regionais, que saibam explorar as rivalidades locais. O que prejudica os grandes é perder tres meses por ano em jogos inuteis.

      • Diogo Lara disse:

        Concordo plenamente…Não sou a favor da extinção dos Estaduais, mas da maneira como está hoje, com o tempo que ocupa dos Grandes é um absurdo total..

      • E iriam fazer torcida onde ? Em bacabal ??? Ou em Baraúnas ? O Cruzeiro tem que investir é em Minas… Bobagem da grossa dizer que jogando a Copa do Brasil vai fidelizar torcedor… DISCORDO RADICALMENTE…

      • Dylan disse:

        o que agrega torcedores sao titulos, Chiabi. O Cruzeiro ir jogar em Uberlandia nao vai ganhar torcedores do Corinthians, nem ir jogar em Juiz de Fora vai fazer ninguém desistir do Flamengo. E título de campeonato mineiro no mercado da bola nao vale uma pinga.

  14. Prezado Jorge Santana,
    Hoje existem 5 clubes que tem cotas diferenciadas :
    – Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco estão na tal faixa A.
    – Na faixa B estão Cruzeiro, Atlético-MG, Inter, Grêmio, Santos, Fluminense e Botafogo.
    – E depois viria a faixa C com : Bahia, América-MG, Figueirense, Avaí, Atlético-PR, Atlético-GO, Coritiba e Ceará.
    Se a distribuição dos recursos fosse igualitária, cada clube receberia 5% dos recursos, mas, não é isto o que acontece.
    Na verdade a faixa C = 2.0% x 8 clubes = 16%.
    Na faixa B = 7 clubes x 5.5% = 38.5%
    E a faixa A = 5 clubes x 9.1% = 45.5%
    O que não dá para entender é Vasco e Palmeiras com cotas diferenciadas. Flamengo, Corinthians e São Paulo ainda vá lá.

    • Diogo Lara disse:

      è uma desproporção muito grande….O qeu explica (não justifica) Vasco e Palemiras no A é que os dois estão em Rio e SP, com exposição para mercados consumidores maiores..Então, a questão não é só a torcida em si mas a visibilidade…

    • S@muel disse:

      Criaram uma faixa entre A e B só para o Santos não é?

      • Diogo Lara disse:

        Isto…E eu acho que a expliação é ssa que eu dei acima…Santos tem menos torcida que Cruzeiro, Grêmo e Inter ou mais ou menos a mesma coisa…Mas o Santos está em SP, o que dá visibnilidade no maior mercado do país…é que um jogo do Santos transmitido só pra SP, muito provavelemte dê mais audiência que um do Cruzeiro pra MG…

      • Será que dá mesmo menos audiência ?
        Queria ver o Cruzeiro em horário nobre na RECORD batendo de frente com as novelas da Globo…

      • Diogo Lara disse:

        Isto seria uma bom experimento…Eu acho um absurdo os horários que a Globo impõe…Mas qto a audiência, infelizmente, tem jogos que sem dúvida a novela ganharia…Não podemos achar que os oito milhões de torcedores do Cruzeiro tem o mesmo interesse pelo time e a mesma disposição que nós, frequentadores desse log, de assistir a qualquer jogo (mesmo os contra Caldense e Funorte da vida), ao invés de ir pro cinema, pro bar, ver um programa de humor na tv…

      • ruimarfc disse:

        Numa hipótese que se desenha hj, os atuais dissidentes fecharem com a globo, e os outros (incluindo o Cruzeiro) fechar com a Record, penso que podeira até ser bom pro Cruzeiro em termos de visibilidade, já que, com certeza, transmitirias mais jogos do Cruzeiro em rede nacional.

  15. Imaginem uma divisão de R$ 500 milhões das cotas de TV :
    Grupo A = Cada clube levaria R$ 45.5 milhões.
    Grupo B = Cada clube levaria R$ 27.5 milhões.
    Grupo C = Cada clube levaria R$ 10.0 milhões.
    E depois vão nos perguntar porque o Cruzeiro não conseguem competir com os clubes do eixo ?
    – Vejam a questão dos patrocínios master ?
    Os times do grupo A faturam em média R$ 25 milhões / ano.
    Os times do grupo B faturam em média R$ 10 milhões / ano.
    Enquanto os times do grupo C pegam R$ 4 milhões / ano.

    – E o que ganham dos uniformes ?
    – Grupo A = R$ 15 milhões / ano.
    – Grupo B = R$ 6 milhões / ano
    – Grupo C = R$ 2.4 milhões / ano.

    E como tem gente metendo o ferro nos dirigentes dos times dos grupos B e C, né ?

    • Diogo Lara disse:

      Então está na hora dos times de B e C baterem o pé…Esse é o momento histórico…Quero ver o que o Z.ZP vai arrumar…Pq só fica de chororô…

    • raher disse:

      E com justa razão que cobramos uma atitude,. porque MInas não é pernambuco nem bahia, nem espirito santo, somos o segundo estado do PAIS, temos gente e renda. Se nossos dirigentes preferem ser coniventes com essa corja vamos aplaudi-los?
      è chegada a hora de atitude, de inteligencia, de unidade com quem pode ajudar.
      Na verdade faltam culhões para alguns.

    • ruimarfc disse:

      Portanto, hj os B’s ganhan em TV aberta, 60% dos A’s. Meu medo da negociação individual é a disparidade aumentar mais.

  16. Vou parar por aqui, porque a conclusão é deprimente…

  17. Daniel Carvalho - Porto Alegre disse:

    A coisa é feia. Os fora do eixo tem de se unir para melhor dividir o bolo.

  18. Cristiano Rocha disse:

    Será que os jogos nesse horário das 21:00 será tão melhor assim na audiência. Contado que hoje muita gente estuda nesse horário. Já as 22:00 o pessoal da esta saindo da faculdade e escolas e conseguem acompanhar os jogos. Não que eu concorde, mas é mais uma coisa a ser observada. Pelo menos eu acho, ou então vai ter neguim matando aula toda quarta.

    • Gustavo Bueno disse:

      Acho que tem mais gente que acorda pra trabalhar entre 5 e 6 horas da manhã do que gente que estuda à noite, hein..

      • ruimarfc disse:

        Isso, e além do mais, com toda a certeza o público nos estádios irá aumentar consideravelmente, ainda mais se o jogo for às 8:30. Lembrando que, nos jogos de domingo, nada

      • ruimarfc disse:

        … nada na programação dominical da Globo pode bater o futebol em outra emissora, já que até o Fantástico tem apanhado do Pânico

  19. LUIZ ANTONIO disse:

    Alô mestre João.
    Tava tão bão acompanhar sua explicação.
    Pára não.

  20. Renan Vieira disse:

    Rede Globo está fora da licitação. E agora José?

      • Renan Vieira disse:

        Leia no site da Globo ou qualquer outro esportivo. A Globo se coloca como injustiçada (no meu entendimento) e fala dos 13 anos investindo no futebol brasileiro. Ela irá negociar com cada clube.

    • Renan Vieira disse:

      Como os clubes estão em dívida com o C13 e portanto não podem desfiliar-se, a Globo poderá negociar com cada um separadamente? Creio eu, que a tv Globo jogou uma bomba no colo do Koff.

    • ruimarfc disse:

      Agora que o CADE entrará em cena e definir se isso é correto.
      E tem mais, aindo pode ser blefe.

      • Renan Vieira disse:

        Blefe eu acho difícil. Li na ESPN que a globo juntamente com outras emissoras tinham concordado com as cláusulas e agora inesperadamente ela se exclui. Intrigante isso, vamos ver o que o CADE farál

      • Dylan disse:

        a nota da globo é um primor de hipocrisia. Falta coragem pra dizer nos queremos continuar explorando os clubes pagando pouco pra lucrar muito. Como nao é possivel dizer isto saem com a conversa de que estáo pensando no torcedor.

      • Dylan disse:

        se a globo quiser exclusividade vai ter que negociar com todo mundo, caso contrário nao vai poder transmitir os jogos de quem nao chegar a um acordo. Agora me explica, se ela nao quer pagar tanto quanto a concorrencia como é os clubes vao ganhar negociando isoladamente?

      • Renan Vieira disse:

        Tudo isso que está acontecendo é meio nebuloso. Não entendi o porquê dos clubes dizerem que vão sair, se eles não podem sair devido o contrato. Não entendi também essa da Globo: 1º porque ela na reunião com o C13 tinha concordado com tudo; 2º os clubes poderão negociar com a Globo? Eles não estão presos às cláusulas com o C13? 3º sua colocação sobre o dinheiro que a Globo desembolsaria a mais. Alguém chama o Freud por favor?

      • ruimarfc disse:

        Renan,
        1º desde que foi anunciado os moldes da negociação, a Globo solta, não oficialmente que poderia não participar com o mínimo em 500mi, o motivo dela anunciar isso agora ainda é obscuro, talvez tentar cooptar os clubes
        2º Individualmente, desde que o Cade autorize, penso que sim.
        3º Ninguém tem idéia de quanto a globo está disposta a pagar, tudo o que ela quer é fugir da disputa com envelope fechado contra a Record, pois a chance de perder é consideravelmente maior.

    • Tô achando golpe da Globo.
      Ela conseguiu um desagio de 10% pelo seu “investimento” de 13 anos sobre o valor apresentado pela vencedora.
      Se a Globo oferecer R$500mi e a Record R$549mi, a Globo leva.
      Boatos dão conta que a Record fará proposta de R$1bi.
      Dai a Glob diz que tá fora e a Record vai “economizar”.
      Doce ilusão…
      Particularmente, não acredito que a Record tenha “punch” para atender tecnicamente o Brasileirão.
      Possivelmente, vai ter que fazer parceria com a ESPN e dividir a logística com outra rede para a TV Aberta.
      Alguém sabe se pode ter um consórcio na proposta ou a divisão de direitos para Tv aberta, fechada e Internet tem que ser feita por uma única concessão?
      Acredito que a Globo tá blefando na TV Aberta e vai levar no PPV e Internet.

  21. Naldo disse:

    Eu quero visibilidade para o Cruzeiro. Grupo A sem o Cruzeiro é carvalho.

  22. Eduardo Louback disse:

    Criaram uma comunidade no Orkut chamada “União RS e MG JÁ!” (acho que é esse o nome), com os escudos do Cruzeiro, Atlético, Inter e Grêmio. Se quisermos peitar o eixo teremos que nos unir. Já participo da comunidade.

  23. Naldo disse:

    “O Renato Gaucho acha que o pênalti ( pra mim não foi ) não marcado contra o Grêmio na Colômbia foi um absurdo. Gostaria de saber a opinião dele sobre aquele pênalti inexistente marcado em favor do Grêmio no Olímpico: isto ele não fala. Cara de pau é pouco.”

    • Cristiano Rocha disse:

      “Normal”. isso acontece com todo jogador, técnico e dirigente de futebol. Estranho seria se tivesse outra posição.

  24. Eugenio Raggi disse:

    Jorge,

    1. Os fora-do-eixo não são apenas os clubes fora de RJ e SP. Na verdade, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Vasco gostariam de criar um campeonato em que fossem eles o sprotagosnistas e os outros coadjuvantes. Santos, Fluminense e Botafogo não tem torcida para se sentirem prestigiados dentro desse grupo.

    2. Sempre foi assim. Isso nada tem a ver com valorizar ou desprezar torneios estaduais. Vamos ser sinceros: Nos anos 60, 70 e 80, Cruzeiro e Atlético conseguiram apenas 3 títulos de expressão. Apenas um por década. E os regionais eram valorizados na época. Nos anos 80 CAM e Cruzeiro foram nulidades em termos de títulos. Ainda que o Cruzeiro tenha contado com talentos como Luis Antonio, Chiquito, Luis Cosme, Ozires, Coronel, Adam Machado, Toby, Remi e Bendelack.