Fortes & Postes

Por SÍNDICO | Em 5 de dezembro de 2009

Rodrigo Oliveira

Depois de ouvir muita discussão de mesa-redondistas sobre qual será o grupos dos fortes na Copa do Mundo, resolvi descobrir a verdade trocando o blablablá por um critério técnico, o Ranking da FIFA.

Para os que derem um muxoxo ao ouvir a palavra ranking, lembro que o da IFFHS, reconhecido pela FIFA, põe o Cruzeiro na 9ª posição mundial, em novembro.

E é o mesmo que nos deu a condição de melhor clube brasileiro do século XX.

Pra definir o  Grupo dos Fortes, somei a posição de cada país de um grupo no ranking.

O de menor pontuação é dos Fortes, pois seus membros possuem melhores posições no ranking.

Ficou assim:

  1. Grupo H – Espanha, 1º + Suíça, 18º + Honduras, 38º + Chile, 17º = 74 pontos.
  2. Grupo E – Holanda, 3º + Dinamarca, 26º + Japão, 43º + Camarões, 11º = 83 pontos.
  3. Grupo C – Inglaterra, 9º + Estados Unidos, 14º + Argélia, 28º + Eslovênia, 33º = 84 pontos.
  4. Grupo D – Alemanha, 6º + Austrália, 21º + Sérvia, 20º + Gana, 37º = 84 pontos.
  5. Grupo B – Argentina, 8º + Nigéria, 22º + Coréia do Sul, 52º + Grécia, 12º = 94 pontos.
  6. Grupo G – Brasil, 2º + Coréia do Norte, 84º + Costa do Marfim, 16º + Portugal, 5º = 107 pontos.
  7. Grupo A – África do Sul, 86º + México, 15º + Uruguai, 19º + França, 7º = 127 pontos.
  8. Grupo F – Itália, 4º + Paraguai, 30º+ Nova Zelândia, 77º + Eslováquia, 34º = 145 pontos.

Como se vê, o Grupo dos Fortes é o H. Com o qual cruzarão os classificados do grupo brasileiro.

Já o F é o Grupos dos Postes. Mamata maior do que pegará a Itália, só mesmo o Flamengo na reta final do Campeonato Brasileiro.

O grupo A também não é lá essas coisas como andam dizendo os mesa-redondistas. Apesar de dois ex-campeões mundiais,  será mão na roda pros franceses.

Eu disse mão na roda? Ops, apaguem! Leiam mão na bola.

Rodrigo Oliveira, 30, cruzeirense, administrador público pela Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho, trabalha no Governo Federal, nasceu em Belo Horizonte, mora em Brasília.

53 comentários para “Fortes & Postes”

  1. Damas disse:

    A tentativa de usar Rankings é até justificada. Eu não acredito nisto. Na hora do vamu ver é que a coisa pega fogo.

    • Jorge Santana disse:

      Estamos na fase da conversa fiada, Velho Damas. Daqui até a abertura da Copa, é só trololó. E, já que tem de ser assim, ao menos, organizemos a discussão botando algum critério nela.

      • Damas disse:

        Já que vc quer organizar a discussão, vamos lá: por tudo que fez e conquistou nestes últimos 3 anos a equipe brasileira tá credenciada a levantar o caneco. Acredito piamente que o Dunga, no mínimo, vai pesar os convoicados que se apresentarão em junho, não permitindo inscrição de atlestas com mais de 100 Kgs.

      • Jorge Santana disse:

        Com mais de 100 Kg nem o Parreira permitiu. Quase, sim, acima disto, não! Mas é bom lembrar: os que mais enterraram o time de 2006 eram magros. Ou estavam magros na ocasião.

      • Damas disse:

        E o Gornaldo?

      • Vinicius Cabral disse:

        hehehehe… Seguindo o raciocínio do Damas, por tudo o que a Argentina fez durante essas eliminatórias, ela é candidata fortíssima ao caneco. Afinal de contas, o Brasil se classificou na bacia das almas para a Copa de 2002 e foi campeão.

      • Vinicius Cabral disse:

        Outra coincidência: em 2002 o Brasil se classificou na bacia das almas, pegou um grupo baba e foi campeão. Já a favorita argentina caiu no grupo da morte e foi eliminado de primeira. Neste ano foi o contrário. Ou seja, Argentina campeã e Brasil eliminado na primeira fase.

      • Jorge Santana disse:

        Gornaldo esteve bem melhor do que os magros Dentucho, Kaká e Pernambucano, por exemplo.

  2. Vinicius Cabral disse:

    Bom Rodrigo, sua analise é bastante legal. Mas quando fala-se em grupo fácil e difícil, creio que tenhamos que considerar o grupo, e não apenas o cabeça de chave. Desta forma, sugiro que o grau de dificuldade de um grupo deva ser analisado pela proximidade de todas as seleções no ranking. se não me engano, estatisticamente, desconsidera-se o maior e o menor valor, para se ter um resultado mais próximo da realidade, estou certo? Fazer isso em um universo pequeno como este é bobagem. Mas convenhamos que no grupo G, a Coréia do Norte é quem destoa, assim como no grupo A, a Afriga do Sul destoa.

    • Vinicius Cabral disse:

      Assim, os grupos A, G e H teriam três equipes entre as 20 mais bem colocadas no ranking, o que os tornam equilibrados e de grande nível técnico, apesar de haver uma seleção em cada um destes grupos que destoa.

  3. matheus t penido disse:

    Alemanha, Inglaterra e Itália aparentemente pegaram os gupos mais fáceis e Brasil e África do Sul os mais difíceis. Mas como primeira fase sempre tem surpresas e pouco se sabe sobre mtos times, fica tudo mto na base sa suposição. Palpite de mesa-redondista serve no máximo pra entretenimento, na prática é melhor apostar o contrário na loteria.

  4. matheus t penido disse:

    OFF TOPIC: Luxa no time do Damas? Todo fim de ano os plumíferos da imprensa local dão como certa a vinda do homi. Naum mudam nem o refrão. Vindo do Estado de Minas entaum… Mas fica uma pergunnta: se dessa vez os caras tiverem chutado certo o Kaiu vai arriscar perder a amizade do Juca assim?

  5. Bruno Pontes disse:

    Não concordo com o método utilizado. Coloque 1o, 2o e 3o no mesmo grupo, mais o 100o, e terá um grupo “fraco”. Esse erro acontece justamente no grupo do Brasil. A posição 84 da Coréia do Norte faz o grupo inteiro ficar com muitos pontos, mascarando o fato de que os outros 3 times são fortes.

  6. Naldo disse:

    Eu torci para um grupo formado por, Brasil, França, Gana e Mexico. O Galvão queria Brasil, Suiça, Argélia e Honduras. Deu Brasil, Portugal, Costa do Marfin e Coréia do Norte, (ué, eles jogam futebol?). O Brasil não atendeu nem a mim nem ao Galvão, mas se deu bem no sorteio.

  7. Jorge Santana disse:

    Qual será a melhor partida da fase de grupos da Copa? -perguntou o La Nación, de Buenos Aires, a seus leitores. Resultado parcial da enquete:
    1. Brasil-Portugal (Grupo G) 55 %
    2. España-Chile (Grupo H) 26 %
    3. Italia-Paraguay (Grupo F) 7 %
    4. Francia-Uruguay (Grupo A) 5 %
    5. Argentina-Nigeria (Grupo B) 2 %
    8. Inglaterra-EE.UU. (Grupo C) 2 %
    7. Holanda-Camerún (Grupo E) 2 %
    8. Alemania-Ghana (Grupo D) 1 %
    9. otro 1 %

  8. Mauro França disse:

    Pressuposto estranho (somar posições do ranking) leva a conclusões erradas e falsas. Serve para brincadeira, mas como análise é mais furada que tábua de pirulito.

    • ALeluiA! Ainda bem que alguém tem réstias de lucidez (se eu falasse primeiro imaginariam algum tipo de perseguiçào). COmo diria Mark Twain… mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas. Rankings podem ser usados para muitas coisa. Somar pontos de rankings de seleções para dar peso às chaves é uma de suas utilidades. Nào vou nem fazer conjecturas pois falar de chaves e jogos oito meses antes das seleçòes se reunirem é pior do que ter bola de cristal e se chamar mãe dinah.

  9. Mauro França disse:

    No site da FIFA tem uma enquete sobre qual grupo é o mais dificil. O resultado até o momento é o seguinte: Which of the eight groups at the 2010 FIFA World Cup is most difficult? Results
    1) Group G 55.37%
    2) Group A 17.4%
    3) Group D 7.65%
    4) Group E 4.71%
    5) Group C 4.62%
    6) Group B 4.07%
    7) Group H 3.75%
    8 ) Group F 2.42%

    • Jorge Santana disse:

      Chute por chute, sou mais do Romarol. Ao menos, tem algum método.

      • Mauro França disse:

        Nem um nem outro. Enquete é só curiosidade, nada mais. O método do Romarol, com todo o respeito, é uma bobagem. Ainda mais concluindo que um grupo que tem Suiça, Honduras e Chile é o mais dificil da Copa.

      • Jorge Santana disse:

        Fizeram uma enquete com treinadores sul-americanos e a seleção do Chile ficou parelha com a do Brasil como a melhor das eliminatórias destes cafundós. No mais, ou ranking serve pra alguma coisa ou não serve pra coisa alguma. Nem pra gente dizer que o Cruzeiro foi o melhor clube do Século XX.

      • Mauro França disse:

        O problema não é o ranking. É somar a posição de cada Seleção e concluir alguma coisa disto.

    • sancho disse:

      Se pegarmos pela perspectiva da Coréia do Norte, não há dúvidas que o “G” é o mais dificil…

  10. Romeu CMD disse:

    Começou o bla, bla, bla da Copa do Mundo. Mais chato que copa do mundo só mesmo o Carnaval. E só é mais chato porque tem todo ano. É um pé no taco de agora até agosto de 2010. Sou mais o Ruralito.

  11. Branchio disse:

    Se não sabe brincar, não desce pro play. Simples assim.

  12. sancho disse:

    Sem olhar classificação nenhuma, digo que o os grupos mais equilibrados são “A” (SAF, MEX, URU, FRA) e “D” (GER, AUS, SRB, GHA). Nesses dois, podem se classificar qualquer um. Tendo o “D” equipes mais fortes, eis o Grupo da Morte 2010…

  13. Eduardo Arreguy Campos disse:

    Coreia do Norte só pode ser coisa do lul4! Depois de receber o presidente do Ir$an, nós agora vamos apoiar mais uma ditadura. Ô raça, viu!

  14. Romarol disse:

    Acho que o post cumpriu sua missão. Proporcionou a discussão. Acho que foi por isso que o Síndico concedeu mais uma vez o espaço. Apresentei a ideia e ele transformou num texto bem humorado e com leitura prazerosa. Espero que apareçam outros critérios para podermos nos divertir até a Copa.

  15. Leo Vidigal disse:

    Agora podemos comecar as especulacoes para a segunda fase… Haja SE… Mas que é divertido, é.

  16. Eduardo Arreguy Campos disse:

    Que tal jogarmos de costas contra a Coreia do Norte? Seria um bom momento para a direita brasileira mostrar sua indignação. Vamu lá JS, mostra aí como estes comunistas devem ser tratados…

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.