Fábio, a referência

Por SÍNDICO | Em 4 de agosto de 2010

Interessante o comentário no Douglas Sena, aqui no PHD. Passou batido, mas merece uma reflexão:

  • Tenho uma leve suspeita de que, quando o Fábio for pra Seleção, deixa o Cruzeiro. Seria uma perda inestimável. Penso eu que, caso houvesse uma pequena força de vontade dos dirigentes do Cruzeiro, poderiamos fazer do Fábio o mesmo que o Rogerio Ceni é no São Paulo. O cara é ídolo, pega muito, gosta do clube e da cidade, deixá-lo sair é uma burrice sem tamanho. E eu fui um dos que queriam a saída dele em 2007, depois de um clássico. Futebol é uma verdadeira churrasqueira de línguas.

58 comentários para “Fábio, a referência”

  1. Carlos Campos disse:

    Acredito que o Fábio tenha a certeza do que ele significa. E parece que a diretoria pensa o mesmo!

  2. Bruno Pontes disse:

    Até onde eu sei, a diretoria não mede esforços para mantê-lo. Sempre que surgem papos de venda, a diretoria se posiciona falando em cobrir proposta e que ele é insubstituível. Acho que depende muito mais é da vontade dele próprio.

  3. Sobrinho disse:

    Eu até não quis a saída dele após aquele fatídico gol de costas, mas eu era um crítico ferrenho dele. Mas depois desse jogo ele não deu motivos mais para critíca-lo e realmente fez um churrasquinho de lingua. Ouvi outro dia uma entrevista em que ele coloca essa partida como um divisor de águas na carreira e que a partir dali ele repensou muitas coisas. Merece ir para a seleção e acho que dificilmente ele sai do Cruzeiro.

    • Frede disse:

      Lembro de algumas discussões com o Santaninha! Fábio tem que aposentar no Cruzeiro. Se não for assim não haverá de ser legal.

  4. Daniel Carvalho - Porto Alegre disse:

    Que posição ingrata, essa de goleiro. Pode estar fazendo uma partida excepcional e se aos 90 min comente uma falha e sofre um gol decisivo, todo o trabalho é questionado. No início, tinha minhas desconfianças com relação ao Fábio, mas ele foi se firmando, e hoje vejo que ele é um goleiro com muitas qualidades e praticamente identificado ao Clube. Afora um certo egoísmo de torcedor, acho que merece, sim, uma chance na seleção. O problema é que não temos, salvo melhor juízo, um goleiro substituto à altura.

  5. kmp disse:

    E que a diretoria na medida do possivel, cubra todas as ofertas que possam aparecer.O Fábio é fundamental pro time, sua saída seria uma perda irreparável, e se a seleção for trampolim para uma transferência, que mofe na toca, apesar de ser uma baita injustiça.
    Abs.

  6. Walterson disse:

    Bem, eu sou um dos que sempre defendeu o Fabio pois não vi falha dele no “gol discostas”. Afinal, é culpa dele se o animal (leia-se Araujo) quis sair rápido aos 43 min do segundo tempo, com 3×0 no placar? Será que ele queria virar o jogo? O Fabio nunca esperava que aquela bola voltasse tão rápido para o seu gol.

    • Hugo 5erel0 disse:

      Me lembro de você defendê-lo naquele lance também, Walterson. Pra que ter pressa na saída de bola perdendo de 3 e com 2 a menos? E vale lembrar também da dividida frouxa do Léo Silva.

  7. Danilo_VIX disse:

    Fábio é ídolo, ninguém discute. Mas para marcar o seu nome de vez na história do Cruzeiro como lenda, precisaria de um grande título. E ele merece…. Raul e Dida ganharam Libertadores. Fábio ainda tem cacife para ganhar uma, mas merece um Brasileiro, Copa do Brasil, Sul-Americana ou um penta-campeonato Mineiro. Quequer um desses marcaria para sempre a carreira desse exemplo de jogador.

    • Hugo 5erel0 disse:

      Concordo, grande Danilo! Mas vale lembrar que Fábio ganhou a Copa do Brasil 2000. Além disso, tem 3 Campeonatos Mineiros (incluindo um duplo 5×0), classificou o time pra 3 Libertadores e disputou uma final de Libertadores. Um baita currículo.

      • Danilo_VIX disse:

        Não discordo em nem uma linha que você escreveu. Só quis dizer que algum qualquer um dos títulos acima faria dele um lenda do Cruzeiro, como são Raul e Dida. No fundo eu acho que o Fábio merece isso e torço demais para que ele chegue a esse patamar. E tenho convicção de que ele está pronto para isso!

      • E nos livrou do rebaixamento em 2005.
        Veja os VTs e olhe as defesas DECISIVAS feitas por ele para evitar derrotas, empates e resultados ruins.
        Em 2006 e 2007 foi IGUALMENTE decisivo em muitas partidas, mas aquela derrota fatídica para as frangas (derrota que EU não imputo responsabilidade a ele nem no “gol de costas”) atrapalhou a cabeça de muita gente.

  8. Hugo 5erel0 disse:

    Junto com Walterson, sou outro que SEMPRE defendi o Fábio. E arrumei muita briga por conta disso, principalmente em 2007. Pra mim, foi muito gratificante vê-lo se reerguendo no Brasileiro 2007. Hoje me dá muita alegria ver tanta camisa 1 passeando pelas ruas.

    • walfrido disse:

      Também sempre defendi. Meus amigos sempre me encheram o saco por isso, e hj dou o troco. Sempre defendi o Fabio.

  9. simone b de castro disse:

    Fábio para mim, soube se tornar ídolo da China Azul. Acho que mudou muito seus conceitos sobre a vida, e isso o ajudou, e o ajuda a ser quem é hoje, um homem e um goleiro muito melhor do que era antes! Não acredito que a diretoria queira vendê-lo! E ele gosta muito do Cruzeiro, ao menos é o que passa para nós. Estou com o Cuca nessa: Fábio tem que ser para o Cruzeiro, como o Ceni para o SP e o Marcos para o Palmeiras! E com um “pequeno grande” detalhe: hoje ele é melhor que os dois!

    • Hugo 5erel0 disse:

      E pensar que Doni disputou uma Copa do Mundo! Doni! Doni!

      • Danilo_VIX disse:

        Inconsebível!!!! Como? Por que Doni?

      • Hugo 5erel0 disse:

        Pra deixar claro: EU prefiro o Fábio FORA da seleção. Mas isso é um pensamento egoísta nosso como torcedores. Por outro lado, o Fábio merecdia demais esse reconhecimento. Ser preterido por Doni (reserva em seu clube) por um critério de lealdade? Porque Doni foi o goleiro de uma Copa América 3 anos antes?

      • Egoísta POR QUE?
        SOmos torcedores do TIME do Cruzeiro e não do jogador.
        Não pedimos a ele que seja amante à moda antiga. Pedimos PROFISSIONALISMO. Se o jogador entende que pode exercer sua profissão e ser feliz AQUI, porque somos egoístas ao não querer que ele se vá???
        Tem algumas coisas que as pessoas não conseguem entender… nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que se imagina como “politicamente correto” assim o é.
        Quer coisa melhor do que ser profissional, ganhar bem e fazer as pessoas felizes?
        EGOÍSTA é jogador que usa o time de trampolim para dar o melhor SOMENTE para a família dele… Vai para o exterior e nem se lembra dos próprios amigos de profissão.
        Pergunta para o ex-fenômeno e MUITOS outros como estão os colegas que ajudaram ele a ser o que é… é provável que estes “pobres coitados” que sofrem com o egoísmo do torcedor nem se lembrem de meia dúzia de nomes dos colegas deles dos juniores, ou que se encontrarem alguns na rua nem os reconhecerão.
        E “egoístas” são os torcedores! AFF!!!

  10. Hugo 5erel0 disse:

    Só hoje fui saber que Dunga era só sorrisos depois do Cruzeiro perder a final da Libertadores. Sempre notei que ele não gostava dos times mineiros desde os coros ofensivos que ele ouviu naquele empate com a Argentina no Mineirão. É só pegar o retrospecto pra ver. Saneava o Cruzeiro em absolutamente todas as vezes. Nunca quis convocar o Ramires e só o numa fase decisiva pro Cruzeiro que não poderia ficar sem ele e dias após ele ser vendido. E tem gente que defende esse PALHAÇO e aquela que foi uma das piores listas convocações da história!

  11. Pois bem…
    1) Não me incluo nas linguas queimadas e embora o Fábio tenha melhorado MUITO, algumas más atuações dele em alguns jogos que ficaram marcados no torcedor, ele era o menos responsável.
    2) Sempre defendi o Fábio NO GOL DO CRUZEIRO. E sempre me opus aos corneteiros-queima-língua quando falam do que não sabem.
    3) Jogador do Cruzeiro na SeleNike… todos sabem minha opinião. O MELHOR jogador do Cruzeiro na Selenike? ELeva minha opinião ao CUBO.
    4) TENHO CERTEZA, se o Mano convocá-lo, ele sai fora do Cruzeiro, mesmo que não atue.
    5)Estou pedindo o UOL para trocar o destaque do Cruzeiro na pag do time do TRibeiro pelo Fábio. Tá difícil.

  12. Dylan disse:

    o Fabio deveria ser considerado inegociável pela diretoria. É o mais importante jogador do Cruzeiro no período pós-Alex. E pra mim é o melhor goleiro do mundo…

  13. Frede disse:

    Manter o Fábio é importante inclusive para a transição para o Rafael Monteiro daqui uns 8 anos.

    • Se o Fábio permanecer, as chances do Rafael são boas. Mas não em 8 anos… eu diria que 5 anos no máximo.
      A PIOR situação é o Fábio sair antes de dez/2012.
      Será uma transição PIOR do que quando saiu o Dida.

    • Chaves disse:

      Rafael não é goleiro pra Cruzeiro. Pra Juventude sim.

  14. walfrido disse:

    Fábio, simply the best!

  15. walfrido disse:

    Fabio, Jonathan, Edcarlos (Fabinho), Cláudio Caçapa e Diego Renan; Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná e Everton; Wellington Paulista e Robert. Que dureza, heim? Vamos ter que jogar muuuito de novo. Mais uma vez trocentos contundidos. 2007, 2008 e 2009 reloaded.

  16. Eduardo disse:

    A gente já tem que sofrer quando vende um craque. Pra que sofrer com a possibilidade do Fábio ser convocado pra seleção e depois ser vendido pro exterior?

  17. Elias disse:

    E o Grêmio (sei lá o que) perdendo um caminhão de gols ante o time berola. Time mediano, ainda mais desfalcado no domingo. Três pontos imprescindíveis!

  18. Naldo disse:

    Eu tinha lido o comentário dele, e concordado. Ah algum tempo atrás em um dos meu comentários observei algo semelhante: que o Cruzeiro deveria fazer como o SPFC e SEP fizeram com o Rogério e o Marcos. O Cruzeiro só tem a ganhar, a posição de goleiro é especial e o atleta quando acerta com o time tem que ser mantido no cargo. É quase vitalício.

  19. Elias disse:

    Mais um?
    “O Cruzeiro anunciou nesta quarta-feira a contratação do meia Jones Carioca, que defendeu o América-RJ no último Estadual do Rio de Janeiro. O jogador realizará exames médicos nesta quinta-feira e, se aprovado, será apresentado no período da tarde.Jones Carioca, de 21 anos, teve os direitos econômicos adquiridos pelo clube uruguaio Deportivo Maldonado, que o repassará ao Cruzeiro por empréstimo de dois anos. Numa venda futura do atleta, o clube mineiro terá direito a 30% do valor.De acordo com o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, Jones Carioca foi indicado à diretoria do Cruzeiro pelo técnico Cuca. Antes de atuar pelo América-RJ, o meia defendeu, por três temporadas, o Bonsucesso, outro clube do Rio de Janeiro.”

    • Elias disse:

      Nem faço idéia de quem seja…

    • A pesar do “carioca” ele é mineiro de Caratinga e parece que já defendeu aos cores do Cruzeiro quando era Juvenil.

    • Douglas_Sorocaba disse:

      Mais uma aposta. Totalmente na contra-mão do que pensa boa parte dos torcedores sobre quais são os melhores caminhos para uma reestruturação no Cruzeiro. Só nos resta torcer para que traga bons frutos. O duro é pensar que nesse time ele dificilmente terá espaço, a menos que tenhamos alguma saída.

  20. Chaves disse:

    A pior e mais forçada matéria que eu já li no Superesportes foi uma que o Bruno Furtado e o Leandro Mattos escreveram dizendo que o Fábio teve 13 (ou 16, não lembro bem) no ano de 2006. Para chegar nesse número, listaram até gols do Santa Cruz, de froa da área, no ângulo, em chutes quase que indefensáveis. Sempre defendi o Fábio, mas fiquei enjuriado depois daquele gols de costas e achei que era o momento deloe sair. Achava ele bom, mas entendia que naquele momento ele não teria mais clima para ficar. Ainda bem que ficou, ponto para o Alvimar que bancou ele.

  21. Chaves disse:

    Dentro do Cruzeiro o Fábio é considerado o único inegociável. E olha que a diretoria do Cruzeiro não tem vergonha de vernder e vive dizendo que venderia qualquer um. Mas noc aso do Fábio, 50% é do goleiro. O Cruzeiro irá comprar esses 50%, caso apareça alguém querendo pagar a multa.

  22. Daniel Carvalho - Porto Alegre disse:

    Todo grande time começa um grande goleiro. E o Cruzeiro sempre teve esse goleiro. No passado recente com Gomes e Dida e hoje com o nosso guarda-metas Fábio.

  23. Leo Vidigal disse:

    FICA FÁBIO!!!
    E no jogo dos meninos, quem marcou foi o “vovô” Dracena.

  24. Walterson disse:

    E um dos melhores treinadores do Brasil troca o Neimar por (pasmem!) Marcel.

  25. Leo Vidigal disse:

    Torci pelo Vitória para que o Santos não tivesse a possibilidade de chegar à Tríplice Coroa. Mas ainda falta o Brasileiro para essa equipe começar a ser comparada com o Cruzeiro de 2003 (que também perdeu jogadores importantes na virada do semestre). Mas talvez com a vaga da Libertas na mão eles afrouxem um pouco ou então o Peixe pode abrir mais uma vaguinha se ficar no G4 (sem ganhar, é claro). Temos que ver o lado bom. Bom jogo.

  26. Chaves disse:

    Parabéns ao Santos, título mais do que merecido. Santos sobrou nessa Copa do Brasil.

  27. claudio(xina)lemos disse:

    Engraçado eu vou na contra mão acho que se o Fábio não for para a seleção que é uma coisa que ele almeja, ai é que ele sai do Cruzeiro mesmo, pois, pode pensar que não vai para seleção exatamente porque esta no cruzeiro. Se jogando do Cruzeiro alcançar a seleção, acredito que ele possa terminar a carreira no Cruzeiro.

    • mariana disse:

      Tb acho Xina. Até pq ele já foi deixado de lado, e muitos goleiros piores que ele já tiveram esta oportunidade. Não consigo entender a ausência dele!

  28. douglas.sena disse:

    Opa! Nem vi que meu comentário virou post. Valeu JS!

  29. Fabrício disse:

    Perfeito Xina! Ele está afim de ir pra seleção, merece muito mais que os outros e tem que ir! A consequência disto é outra história. Espero que ele vá, que se sinta valorizado, reconhecido e que permaneça no Cruzeiro. Tomara que ele seja feliz.