De Belzonte a Belmonte

Por SÍNDICO | Em 30 de março de 2010

E não é que o Barnabé reapareceu? E bastante preocupado. Culpa do Charles Libertadores que prognosticou fim dos rurais, ontem, no PHD.

– Então o Cruzeiro nunca mais vai a Governador Valadares, Uberaba nem a Poços de Caldas – ele quis saber.

– É, não vai mais, não… Daqui pra frente, só jogaremos em grandes metrópoles assim tipo Caxias, Tubarão e Toledo.

– As Rosas também?

– Não. Elas, provavelmente, vão preferir ficar na companhia do Operário de Ponta Grossa em outro grupo.

– E os times do interior de Minas, como ficam?

– Não ficam, ora!  Fecham as portas.

– E seus torcedores?

– Passam pro Cruzeiro. Nenhum flamengará ou corintianará, com certeza. Vão todos se associar e comprar camisas do Mais Querido de Minas. E acompanharão o time em suas excursões pelos quatro cantos dessa vasta região denominada Sulminas.

– Beleza! Flamengo e Corintiãs se ferram, então?

– É mais do que certo. O Juca vai quebrar a cara!

– E a grana?

– Ora, vai chover. A TV não vai trocar um Cruzeiro x Avaí por um Santos x Flamengo, certo? Nem terá motivos pra exibir jogos estaduais em nome de uma política de equidade regional.

Barnabé ficou satisfeito com as explicações. Todos nós torcedores ficamos não é mesmo? Somos espertíssimos. Com essas copas regionais vamos aniquilar os clubes do Eixo.

Acabou-se a mixaria dos estaduais, Maluf. E chega de abrir confraria em Diamantina e Divinópolis, Gustavo.

Daqui pra frente, vamos invadir a praia dos sulistas. Desbancar a hegemonia da dupla GreNal em seu rincão. E continuar crescendo em Minas, mesmo sem disputar nada por aqui.

Çangre Açul, que tal abrir uma confraria em Bagé? E outra em Xanxerê? Ariranha do Ivaí, por que, não?

As rosas estão se preparando pra encarar o Trombudo Central. E namorando a praça de Joboti com a qual têm intimidade.

Rdish, bole uma campanha pra vendermos camisas e cotas de sócios em Belmonte. Assim, fecharemos o circuito Belzonte / Belmonte.

Ou vamos perder esta janela de oportunidade?

95 comentários para “De Belzonte a Belmonte”

  1. “Centenas de craques escreveram seus nomes na história do Cruzeiro, mas apenas os guerreiros se tornaram imortais” Piazza Capitão… 14 anos defendendo o Cruzeirão.

  2. Jorge você acredita em Papai Noel??

  3. Mauro França disse:

    Que retrocesso! E pensar que muita gente apoia esses torneios “regionais”…

  4. Naldo disse:

    Sul Minas foi uma aberração para consolar o Cruzeiro que estava tendo que jogar contra, Goiás, Vila Nova, Gama,Berasiliense, Camaçari… e queria jogar contra SCCP e CRF. A Globo disse: – aqui não. De consolo veio Grêmio e Internacional. Xô bicho. Contra eles ja jogamos no Brasileirão.

  5. Naldo disse:

    Esse Barnabé é um Mané.

  6. Rodrigo-bsb disse:

    eu nao achava a menor graça nesses torneios regionais, sempre me pareceu um troço feito em laboratório, forçado,mas não acho que ficar jogando essas peladas no campeonato mineiro tampouco seja solução pro Cruzeiro. Quanto a agregar torcedores é muito mais facil fazer isto ganhando torneios de expressão do que ficar estacionado num interminável ca,peonato estadual que pra mim deveria durar no máximo 2 meses. Tanto Gremio quanto Inter tem uma torcida enorme em Santa Catarina e no interior do Paraná. A torcida do Cruzeiro cresceu exponencialmente no interior por causa das Libertadores, das supercopas e torneios nacionais conquistados. Campeonato mineiro é so uma pequena parte disto.

  7. Celso Libertadores disse:

    Seguinte a tendência dos últimos 50 anos do futebol mineiro, a imprensa mineira divide atenção em dois jogos: Atlético-VP x Chapecoense e Cruzeiro x Velez Sarsfield. Não fosse o Cruzeiro, a imprensa mineira nem precisaria de passaporte.

  8. Sobre o consulado não ser tão ousado assim, mais já estaremos marcando um classico no Rio de Janeiro… Consulador Cruzeirense x Consulado Colorado e reviver num ambinete de confraternização e amizade os grandes classicos entre Cruzeiro e Inter na decada de 70…
    Vai ser legal.

  9. Eu sou a favor da Sul Minas… Prefiro que o Cruzeiro jogue contra Inter, Gremio, Atletico Parana, Coritiba, Parana, Avaí, Juventude, America, Rosinha entre outos do que jogar contra um Bôa da vida e um Uberlândia caindo aos cacos…

    • A questão financeira deve-se discutir (cotas de televisão).. O Maluf se não me engano que fez o projeto da Sul Minas, lembro no ultimo ano de existência a mesma tinha até previso para proximo campeonato, acesso e rebaixamento no campeonato, onde os times que ficaram nos regionais poderiam ter condições de disputar a mesma, mais a rede Bobo barrou, mais por causa dos cariocas que apanhavam demais dos Paulistas e só dava paulista na Rio – São Paulo aí a “caixa D’agua” estourou e berro

    • Alguem se lembra do Projeto da Sul – Minas do Maluf de acesso e rebaixamento ?.. seria interresante criar um Post aqui para avaliar.

    • Mauro França disse:

      Eu prefiro que o Cruzeiro jogue contra Barcelona, Manchester, Arsenal, bayern, Chelsea… Existe por acaso alguma região brasileira chamada Sul-Minas? Alguma história em comum, tradições, rivalidades? E, afinal de contas, contra esses times o Cruzeiro joga no Brasileiro (pelo menos contra alguns).

      • Mauro França disse:

        Mais curioso ainda: pedem frequentemente que o Cruzeiro jogue no interior… achava que era o de Minas, não o gaucho ou paranaense ou mesmo o catarinense. Alguem aacha que a torcida do Cruzeiro cresceu nesses estados porqwue ganhamos duas sul-minas?

      • O coração pede jogo aqui no Triangulo, mais a razão e crescimento de qualidade tecnica e consequentemente de torcida, acredita na Sul Minas

      • Jorge Santana disse:

        Vamos ou não abrir uma confraria em Xanxerê? O povo de lá ama o Cruzeiro.

      • A rivalidade existe Mauro, pode ter certeça.. os Colorados e Gremistas respeitam demais o Cruzero, eu sei disto, viagei a trabalho para o Sul, conheço vários colorados do Consulado deles no Rio, por que ?… pela rivalidades de Copas do Brasil e Libertadores da America onde sempre houveram jogos espetaculades e “grandes batalhas”, sendo assim, uma Sul Minas a tendencia esta rivalidade Crescer consideravelmente…

      • Jorge Santana disse:

        Sempre = 1976 e nunca mais.

      • A questão de crescimento da nossa torcida pelo Interior de minas.. existem outras formas para este crescimento e várias ideias até discutidas por aqui que deve ser avalidas. È isto deve ser planejado a longo prazo.. e mais com a criação da Sul Minas… tem que colocar isto no papel, pensar analisar e achar outras saídas para crescimento da torcida..

      • Mauro a minha linha de pensamento não é Regional e sim que qualidade tecnica do campeonato.. eu sei que não temos uma região Sul-Minas

      • Mauro França disse:

        Mauricio, se a questão é essa, tá aí o Brasileiro. Sul-Minas não é só os grandes, tem os times do interior dos outros estados também. Vc pode não se lembrar, mas tinha Tubarão, Malutron, Caxias, etc.. na parada. Que salto de qualidade é esse?

      • Jorge Santana disse:

        Temos sim, como não? São Paulo fica no meio do caminho, mas o que é São Paulo? Nada. Só um ponto oinexpressivo no mapa.

  10. Referente a “brincadeira” do JS da Globo preferir transmitir São Paulo x Flamengo do que Cruzeiro x Avai.. isso é relativo, por exemplo, aqui em Uberlâdia os cruzeirenses são minoria, somos a quinta ou sexta torcida, perdemos para todos do eixo do Mal… mais a Globo Triangulo passa Domingo America x Ipatinga do que Flamengo x Fluminese.. por que ?.. questão de contrato.. isto deve estar em contrato obviamente, indepentendemente de Mineiro ou Sul minas .. como é hoje.

  11. Rogério disse:

    Bem o mal os campeonatos estaduais tem que continuar, além do mais nem passamos a cocota ainda em número de titulos no Mineiro.

  12. Celso Libertadores disse:

    O Cruzeiro deveria abandonar o Campeonato Mineiro e não participar da Sul Minas. O Cruzeiro deveria entrar no Campeonato Uruguaio, teriamos um título por ano, garantido!

    • Rogério disse:

      Já temos um titulo por ano garantido, não faz tanta diferença ganhar o Mineiro ou o Uruguaio, ou voce acha que o Danubio é melhor que o Ipatinga??

      • Naldo disse:

        O Ipatinga é melhor.

      • Sobrinho disse:

        Não vejo a Danubio jogar a anos. Melhor, nunca vi.

      • Rogério disse:

        Tem visto pouca Libertadores, participou do ano passado.

      • Sobrinho disse:

        Você assistiu o Danubio jogar? Contra quem?

      • Sobrinho disse:

        É por essas e outras que caimos nos contos dor jornalistas que falam que o Deportivo Italia é fraquissimo e que o Cruzeiro iria golear nos dois jogos.

      • Rogério disse:

        Sobrinho, eu citei o Danubio somente como exemplo, somente para explicar que o Campeonato Uruguaio não é tão mais forte que o Campenato Mineiro.

      • Sobrinho disse:

        Eu sei. É que este é um novo TOC meu. Estou com tolerância zero com quemdeprecia times que não viu jogar. Principalmente por causa do excepcional desempenho brasileiro nas ultimas 10 libertadores. Impressionantes dois títulos. Mesmo assim a soberba continua em alta, nossos times são sempre superiores, ganhando ou perdendo.

    • Jorge Santana disse:

      O lugar do Cruzeiro é na Premier League. Nossos rivais são o Líverpul, o Mênchester, o Ársenal e o Tchelsi. Quem sabe até o Blequipul?

  13. Hoje os times mineiros estão fechando as portas, lamentavelmente.
    Por exemplo o Bôa, que ano de 2009 fez uma otima campanha, onde chegou a Semi final do Mineiro, passou para a terceira fase da Serie C do Brasileiro e jogou a Taça minas sabe quantos jogos oficias jogou.., 29 jogos.. tem base ?.. quem empresa neste mundo vai patrocinar um time que joga 29 jogos ao ano ?.. somente se for por caridade, pois retorno não vai ter… o Buraco é mais embaixo

    • Naldo disse:

      É a gangorra. Precisa de mais investimento, reforçar o time.

    • Mauro França disse:

      Uai, e com a Sul-Minas, quantos jogos o Boa faria? 50, 60? Acho que vc está com o diagnostico correto e o remedio errado. Vc quer curar o paciente matando ele?

      • Naldo disse:

        O Boa muito provavelmente não descolaria uma vaguinha na Sul-Minas.

      • Mauro.. mais aí que tá… eu acredito que copas regionais seriam mais interresantes por aqui, imagina um torneiro.. do Triangulo e Alto Paranaíba, entre Nacional, Uberaba, Uberlândia, Araxa, Fluminense de Araguari e Bôa, não seria mais interresante ? mais viavel ecônomicamente.. fica mais perto, os custos diminuem e a rivalidade entre as cidades cresce .. acho que a saída é por aí … mais são somente ideias tem que ser avaliado.

      • Mauro França disse:

        Valendo o que? Aliás, o que valeria a Sul-Minas?

      • O que vale o Mineiro ?..

      • O Mineiro vale classificação ao Copa do Brasil a Sul Minas e Estaduas devem ter vaga para a Copa do Brasil, da mesma forma que a Taça Minas Gerias tem hoje.

      • Mauro França disse:

        Justamente. Eu não defendo o Mineiro da forma que está aí. É por causa dele que o Boa faz poucos jogos, o Jacaré está quase acabando, outros já acabaram. Eu só acho que não é matando de vez os clubes do interior que as coisas vão melhorar.

    • Sobrinho disse:

      Os times de futebol americano fazem em torno de 20 jogos por ano.

      • Eu sei Sobrino, mais aqui na terra brasilis.. o Cruzeiro joga 70 a 80.. por ano, sendo assim, poderiamos disser que existe que o Bôa seria um time de futebol americano que joga no MAximo um jogo ao ano, kkkk e olha la !!!… quem vai querer investir ???? em um time de futebo americano que joga uma vez ao ano ?

      • Sobrinho disse:

        hahahah é impossível fazer esses times do interior jogarem 70 vezes ao ano. Nem nos sonhos do JS e do Mauro.

      • Mauro França disse:

        Então, se não podem jogar 70 vezes, o certo é fazer com que não joguem???

      • Sobrinho disse:

        O exemplo da NFL foi justamente para mostrar que não precisa de 70 jogos. Infelizmente esses times do interior que não jogam serie A ou B do brasileiro são semi-amadores e deveriam se estruturar como tal.

      • Sobrinho, eu fico com pena por exemplo do Verdão, mais culpar empresários em não investir no futebol do Verdão..é sa.c..ana.gem, se o Bôa jogou 29 jogos oficiais O Uberlândia deve ter jogado uns 15 no maximo.. quem vai investir nisto ?… o pior nem é isto.. e as contas ?..a gente reclama da falta de transparencia do Cruzeiro.. você nem imagina como é o Uberlândia… é a famosa caixa de pandora.. quem vai colocar dinheiro num club mal gerido e que é uma caixa de pandora ?

      • Mauro França disse:

        E a Sul-Minas resolveria este problema? Como?

      • Não resolve… o meu comentário teve como objetivo que continuar da forma que tá não da, o Mineiro ou Sul – Minas não vai “recuperar” o Verdão o Bôa e tornalos competitivos ou qualquer outro time do Estado de Minas Gerais, o buraco é bem mais embaixo.

    • Jorge Santana disse:

      Esta é um agrande notícia! Um futebol sem times é muito mais forte.

  14. Sobrinho disse:

    Como escrevi em um post com uma nova proposta de calendário, a minha copa do Brasil começaria com os estaduais enxutos (máximo 10 jogos), que classificariam para as copas regionais em sistema de mata-mata com 16 times, que classificaria para a fase nacional da copa do brasil também com 16 times e tb em mata-mata. Só os regionais não agregam nada. Mesmo porque carioca e paulista vendidos juntos vai valer mais que separados, e provavelmente Mineiro, Gaucho, Catarinense e Paranaense juntos vai valer menos que vale hoje. Além da exposição de mídia que vai aumentar brutalmente para os times do eixo. Hoje a globo precisa escolher entre paulista e carioca para transmitir para o resto do Brasil, com o Rio-São Paulo a dúvida acaba. É só passar 3 meses passando jogos do eixo p Brasil inteiro.

  15. Sobrinho disse:

    Como escrevi em um post com uma nova proposta de calendário, a minha copa do Brasil começaria com os estaduais enxutos (máximo 10 jogos), que classificariam para as copas regionais em sistema de mata-mata com 16 times, que classificaria para a fase nacional da copa do brasil também com 16 times e tb em mata-mata. Só os regionais não agregam nada.

    • Sobrinho disse:

      esmo porque carioca e paulista vendidos juntos vai valer mais que separados, e provavelmente Mineiro, Gaucho, Catarinense e Paranaense juntos vai valer menos que vale hoje. Além da exposição de mídia que vai aumentar brutalmente para os times do eixo. Hoje a globo precisa escolher entre paulista e carioca para transmitir para o resto do Brasil, com o Rio-São Paulo a dúvida acaba. É só passar 3 meses passando jogos do eixo p Brasil inteiro.

      • Sobrinho.. por que hoje no Triangulo.. a Globo Transmitio America x Ipatinga e não um jogo de São Paulo e Rio que econômicamente é muito masi viavel, por aqui nosso toricda e pequena..?.. Ta no contrato. Deve fazer o mesmo na Sul Minas.

      • Sobrinho disse:

        O Sportv transmite campeonato paulista. Dois jogaços entre times do interior por semana. Em estados sem futebol forte a a TV aberta transmite ou carioca ou paulista. A sul-minas será transmitida para Minas, Santa Catarina, Parana e RS. Rio-São Paulo para o resto do Brasil.

      • Sobrino.. será que vai valer menos mesmo ?.. imagina a rede do Bispo doido para comprar a Sul Minas.. ?.. vai acontecer igual aconteceu com o mineiro.. devemos agradecer ao Bispo.. se não era a mixaria que era antes.

      • Sobrinho disse:

        Apenas previsão. Santa Catarina e Paraná agregam pouco, não acho que vai rolar uma sinergia.

      • Marc3lo disse:

        E a grande Chapecoense?

  16. rdish disse:

    Tô fora desse papo!

  17. Bom o papo tá otimo como sempre no PHD… discutimos ideias e trocamos opiniões.. de vez em quando aparecem uns malucos como o dorminhoco de 1997 que virou Doutor… hehhe mais faz parte…
    Abraços e Boa noite a Todos…como nosso amigo França fala.. amanha torcendo e acreditando sempre. Vamos Cruzeiro amanha é pedreira…

    • Rogério disse:

      Põe pedreira nisso, temos que ganhar de qualquer jeito e o adversário é pra lá de complicado.

  18. Vinicius Cabral disse:

    Na minha opinião, o Mineiro como está, não recuperará nenhum time do interior. Nem a Sul-Minas. Entretanto, parece que alguns aqui querem que o Cruzeiro jogue, se possível, contra todos os times do interior, de preferência, em turno e returno. Que o campeonato mineiro dure um ano. Aí fica difícil também. Outros, citam que o nível técnico de uma Sul-Minas não mudaria, citando Tubarão, Malutron, dentre outros. Calma lá. Uma competição dessas teria, pelo menos, 5 equipes da série A. Não estou defendendo nem um torneio nem outro. E não acho simples tratar esses assuntos pois tudo passa pelos interesses da TV. E é ela a maior responsável pelo sucesso/fracasso das competições aqui disputadas.

    • Mauro França disse:

      Nem uma coisa nem outra, realmente. Não quero que o Cruzeiro jogue contra todos os times do interior, mas também não quero que todos os times fechem as portas. Não vejo ganho tecnico na Sul-Minas, os times do interior do RS, PR e SC não devem ser tão melhores do que os daqui. Já tivemos campeonato mineiro com 3 times da serie A. E já enfrentamos Gremio, Inter, Atl-PR na Brasileiro. Qual seria o acresimo de enfrenta-los em outro torneio?

      • Mauro França disse:

        O pano de fundo dessa discussão é a concentração, processo que está em andamento há muito tempo. E que o fim dos regionais iria acelerar. Esse é o problema principal.

      • Jorge Santana disse:

        Não adianta explicar. O torcedor está mais apetrechado intelectualmente pra compreender os mistérios da Santíssima Trindade do que a concentração no futebol.

  19. Alex Martins AMC disse:

    Enquanto o calendario não mudar, pode jogar mineiro ou sulminas que vai ser chato , sem emoção do mesmo jeito.Prefiria que o time jogasse amistosos ou torneio caça niquel na europa

  20. Flavio Carneiro disse:

    Acabar com os estaduais é reduzir o tamanho do futebol brasileiro, é secar sua fonte, é acabar com sua essência. O Brasil é um país de dimensões continentais e cada estadual corresponde a um mine campeonato nacional. Ainda que possam parecer menos atrativos para os grandes clubes, são os estaduais que mantém vivos muitos clubes do interior, que alimentam o futebol brasileiro com muitos jogadores e, por extensão, acabam beneficiando os grandes clubes também. No fim das contas, direta ou indiretamente, todos precisam dos estaduais.

    • Flavio Carneiro disse:

      O mesmo raciocínio pode se aplicar à Copa do Brasil, que é uma competição importante para a integração do futebol brasileiro.

    • Jorge Santana disse:

      Se tivessem juizo não fariam campeonatos em que os grandes têm cotas 20 vezes maiores do que os pequenos. Sem disputa a vera, não há torneio que resista. Sem valer vaga pra outros torneios, menos ainda. Mas nossos cartolinhas mixurucas devem estar apostando na generosidade de flamengos e coríntios pra tirá-los do buraco.

  21. silverio candido disse:

    Jorge meu caro, tenho a solução: Seria melhor acabar com o mineiro e criar copas (???) regionais; Vencedor do triangulo enfrentaria time campeão do sul de minas x zona da mata x campeão da copa itatiaia x campeão de Esmeraldas. Tá resolvido

  22. Jorge Santana disse:

    Enquanto vcs tergiversam, as rosas estão se preparando pra encarar o Operário de Ponta Grossa e o Trombudo Central na próxima Sulminas.

  23. Chaves disse:

    Gente, não podemos ser egoístas e pensar só no Cruzeiro e esquecer os clubes que têm menos poder que a gente. Só corinthiano e flamenguistas, no Brasil, podem ser egoístas, pois sabem que as grandes empresas, a globo, a mídia em geral e CBF dependem e precisam de Fla e Corinthians. Fico lendo a galera aqui chutar o Mineiro, chutar o Presidente do clube, chutar a treinador, mas no fundo está chutando a própria bund@. É muito fácil reclamar que o Flamengo tem patrocinio 10 vezes maior que o Cruzeiro. É muito fácil reclamar do laranja na camisa do Cruzeiro. É muito fácil reclamar a venda do Kleber. É muito fácil rasgar dinheiro virtualmente. Mas duvido que alguém aqui rasga dinheiro na vida real (Tirando o Chiabi Jr que tem SF e prefere comprar ingresso, eheheh).

  24. Chaves disse:

    Atualmente, uma empresa do Brasil que quer atingir o mercado Mineiro, ela patrocina o Cruzeiro ou o campeonato Mineiro. Com um tornio Rio-SP forte e chamando atenção do Brasil inteiro, basta a essa empresa se filiar ao Rio-SP. Quando tiver mais tempo, vou escrever um post sobre o novo rumo do mercado do futebol brasileiro. Até uns 5 a 8 anos atrás, as empresas patrocinavam clubes de futebol. Hj a coisa é profissional. Vcs vão entender.

  25. claudio(xina)lemos disse:

    Vcs estão discutindo sobre o nada. Os estaduais não vão acabar.

    • Chaves disse:

      Como vc sabe? Os clubes do eixo querem isso. Querem criar uma liga e voltar com o Rio-SP.