Crepúsculo do macho

Por SÍNDICO | Em 8 de abril de 2010

Nos Anos 60, Fernando Gabeira trabalhava no Jornal do Brasil quando participou do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick.

Pela aventura, foi preso e, depois, trocado por outro embaixador, tornando-se exilado.

Na Europa, onde viveu durante quase duas décadas antes de ser anistiado, ele conheceu outro jeito de ser, de pensar e de viver.

E voltou provocando furor. No dia seguinte ao desembarque no Galeão, já desfilava no Posto 9, em Ipanema com uma minúscula sunga de crochê lilás.

Os habituées das dunas locais receberam o ex-machão que, um dia, de revólver em punho, tentou consertar a ordem social com uma suave “Uau!’.


No Pasquim e noutros redutos da esquerda festiva, contudo, o clima foi perplexidade.

Que só aumentou quando o ex-guerrilheiro lançou O Crepúsculo do Macho, tratando da nova ordem sexual do mundo.

O livro ajudou a mudar cabeças e corações no meio acadêmico e intelectual. Mas o futebol continuou firme como último bastião da macheza nacional.

Demorou mais de 20 anos para o paradigma ser quebrado. E quem foi o Gabeira do fut? Ele, o Professor. Luxa pra galera.

Pois agora Luxa é um luxo. Abandonou aqueles ternos sisudos de risca tipo Chicago Anos 30 e os elegantes Armanis a la Nuiorque 90.

O grande treinador deixou pra trás a carranca de chefão e também sua alternativa, a linguagem corporal moderna dos yuppies pra se vestir com suaves tons de rosa.

Salmão, diriam os mais afetados.

Demorou, mas ele encontrou o ambiente ideal pra crepuscular.

O Atlético-MG foi pra ele o que a Suécia foi pro Gabeira. Ou o Posto 9 pros cariocas descolados dos 80.

É quase certo que o Luxa jamais use uma flor na orelha ou sia por aí dirigindo um Jeep cor de limão como os heróis do Crepúsculo do Macho.

Mas, inegavelmente, a camisa rosa já dá o tom de seu novo eu.

Posto, isto, vamos ao jogo.

O América perdeu ótima oportunidade de crepuscular o time do Luxa.

Por excesso de burrice, ficou sem um beque maluco, que partiu pra dentro de um atacante emplumado logo de cara e tomou cartão vermelho.

Desfalcado, o Coelho foi o um time desfalcado e sem vitalidade física tentando atacar e o esquadrão de plumas criando chances de gol em jogadas e velozes.

O placar chegou a 2×0 para os rosados.

Somente no final, Joãozinho, com pouca mobilidade e quase sem pernas, mas sempre lúcido, fez duas jogadas, empatou e salvou a honra do verde frente ao rosa.

Os cartolas americanos choraram. Mas não há de quê. Sem saúde, sem velocidade, sem pernas, sem força anímica não se joga mais futebol.

Faltou isto ao Coelho. E foi o que salvou a pele do crepuscular treinador atleticano.

O empate espelhou o equilíbrio entre o verde e o rosa, ontem, em Ipatinga.

Equilíbrio de carnaval carioca. Que, diga-se, já abrigava seres crespuculares bem antes do Gabeira e do Luxa.

68 comentários para “Crepúsculo do macho”

  1. Binho disse:

    O Am´[erica foi roubado.

  2. Binho disse:

    Pra mim em nenhum dos lances merecia sequer amarelo. DO outro lado eles batiam e o juiz fingia não ver. Mais 5 minutos de jogo e o cuei virava o jogo. Discordo da falta de vitalidade física deles. COm um a menos jogaram bem melhor que os rosados. Atacaram muito mas sem a qualidade nescessária. E ouvi um zumzumzum que o Danilo vem pro Cruzeiro. Procede ? òtimo lateral. Se for vcerdade é certo que o Jonathan está mesmo pra sair.

  3. JS acabou com o Luxa…kkkkk estou rindo até agora… será que PinKaiu obrigou a muda a vestimenta ?.. certamente.

    • Binho disse:

      É verdade. Esqueci de mencionar o excelente texto do síndico, como sempre. Dizer isso é redundância. Muito espirituoso.

  4. Binho disse:

    Esse time rosado não dá caldo, liga, mas continuo achando que esse campeonato está encomendado pra elas ganharem. Se o Cruzeiro não fizer uma estupenda primeira partida contra elas corremos sério risco de sermos roubados na segunda. Isso se elas conseguirem vencer o Democrata, coisa que tô duvidando.

    • Rogério disse:

      Se voce acredita que o campeonato está encomendado para elas como pode duvidar que elas eliminaram o Democrata?? Acho que voce discordou de voce mesmo neste comentário. rs. rs. rs. rs.

    • Douglas_Sorocaba disse:

      O Democrata vai ganhar os 2 jogos, se der a lógica.
      Mas como lógica e futebol são duas coisas que não combinam, pode dar um time rosa na final pela 1ª vez na história do Rural.

  5. Rogério disse:

    Fato é que o Chororô do dirigente americano vai se repetir daqui a algumas semanas com o dirigente rosado.

  6. rosan amaral disse:

    Continuo torcendo para dar final Cruzeiro x Cocotas. Com Adilson Batista e Cia, mais estrutura do maior de Minas, seremos sempre favoritos e com alta probabilidade de goleada.

    • rdish disse:

      O furo do Marcos Guiotti está se confirmando…

    • Rogério disse:

      Parece ser um grande negócio para o Cruzeiro, tudo isso só para ajudar a formar jogadores, tomara que saia do papel.

  7. Hugo 5erel0 disse:

    Clássico decadente esse dos genéricos-mg.

    • Alex Martins AMC disse:

      O profexor esta caindo em desgraça com este clube, vai ser o resto de areia que esta faltando para acabar de tampar o seu caixão!!!

  8. ACRossi disse:

    Legal Jorge. Lançou o Luxabeira (luxemburgo com Gabeira), mas acho que ele ficou muito bem de rosa e dando chiliques. Quanto a arbitragem, não foi ruim, foi tendenciosa. Uns batem a vontade, e outros veem os cartões. Se houvesse o mínimo de critério, Muriqui, Tardelli e Fabiano teriam recebido o cartão antes do louco americano. Isso sem falar no Tardelli domingo, deu um carrinho nas pernas do jogador, e o juiz teve que pedir perdão ao Luxabeira por ter marcado a falta. Juizes de fora nas finais, só corremos o risco de perder para as rosas com os FMFguiados. Saudações…..

  9. Naldo disse:

    Deu cocota. Normal. Se nada sair do script, teremos o clássico RapoCota na final. E aí, quem tiver mais lenha para queimar leva. Não acho que este campeonato esteja preparado para o CAM ganhar, acredito sim, que eles tudo farão para ganhar. E não há como ser diferente, ou há? O Cruzeiro tem um time superior ao rival, e esta será a grande dificldade do adversário: bater um time mais forte e muito acostumado a decisões e com triunfos.

  10. claudio(xina)lemos disse:

    Um dos melhores textos do síndico nos ultimos tempo. Inspiração total. Muito bom, parabéns Jorge. Quase morri de rir.
    Quando ao jogo das frangas rosas. Eu achei que o Retardelli fez uma falta no final do jogo que merecia pelo menos um amarelo, mas parece que ele tem licença para bater. Era para ter tomado no mínimo dois amarelos contra a coelhada um no jogo passado e outro neste. Péssimo Juiz, o que já sabiamos, e a predileção pelas rosadas também. Ela existe desde de o inicio do futebol em minas gerais. Olha passaram sufoco ontem. Não sei se foi o Coelho que jogou muito ou se as frangas que não jogaram nada.

    • Rogério disse:

      Acho que o Retardelli tomou amarelo ontem, pelo menos foi o que falaram na Itatifrangas, inclusive o terceiro amarelo, estaria suspenso.

      • claudio(xina)lemos disse:

        Mas ontem ele fez uma falta clara para expulsão e não vi se tomou amarelo. Se tomasse dois seria expulso e ainda o terceiro amarelo, acho que ficaria de fora de toda semifinal contra o democrata.

      • Rogério disse:

        Sim, teria que cumprir dois jogos, um pelo amarelo e outro pela expulsão.

      • Douglas_Sorocaba disse:

        Com o Retardelli o patético é um time mediano. Sem ele, um time tosco.
        Vão apanhar feio do partido do Barak Obama no 1º jogo. No segundo, vão perder de pouco, com mais dignidade.
        A final será Cruzeiro x Democrata. Como o Obama é do nosso time, tá tudo em casa…

  11. Alan Mendonca disse:

    Ouvi o jogo pela radio globo, e Osvaldo Reis e L Figueiredo disseram que a expulsao foi injusta, que a falta no 1 gol rosa nao existiu. Na Tv pude conferir que a expulsao foi injusta mesmo.
    Mas o problema da Globo e que a narracao e feita pela TV, nao sei se em estudio ou no proprio estadio assistindo na tv da cabine, mas os gols sao narrados com 10 segundos de atraso, da um toque neles JS, assim e ruim de ouvir o pessoal.

  12. claudio(xina)lemos disse:

    A lamentar a contusão do coelho lateral das frangas rosadas, vai ser lamentável se ele não puder jogar contra o cruzeiro.
    Joãosinho bagunçou a defesa rosa ontem.

  13. Rodrigo-bsb disse:

    tudo muito bem mas a sunga do Gabeira era lilás…

  14. Carther disse:

    off TOPIC:

    Aí gente, antes de ontem teve o post falando sobre um estádio próprio:

    Vejam só que sensacional essa negociação com o governo da Líbia. Arena com 30.000 lugares….. e ainda com direito a toca 3!!

    http://www.lancenet.com.br/cruzeiro/noticias/10-04-08/731591.stm?futebol-cruzeiro-e-governo-da-libia-negociam-parceria

    • claudio(xina)lemos disse:

      Quem seria Carther??? Vamos fazer uma enquete. Aposto que tem outro nick.

    • Sobrinho disse:

      Bacana demais o projeto.

    • Naldo disse:

      Muamar kadafi, na área.

    • Damas disse:

      “A escolha do Cruzeiro como parceiro para desenvolver o projeto em conjunto com os líbios se deu por meio de uma autoridade do Governo Federal, em Brasília, ainda no ano passado.” – Tenho certeza que esta autoridade em BSB é o nosso Rodrigo Dylan. E aí JS, mete o cacete agora!!!!

    • Douglas_Sorocaba disse:

      Puxa, enfim um projeto real de um estádio próprio! Já estou quase acreditando!
      Quando li a matéria, já pensei: “Como um dos países mais pobres do mundo vai ter dinheiro pra esse einvestimento?”. Mas já fiz uma rápida pesquisa, e vi que a descoberta de petróleo colocou o país entre os maiores do continente africano.

    • walfrido disse:

      Taí uma das bombas. Isso é um fato. Faltam autorizações ambientais e operacionais. Falta muita coisa. Mas essa negociação é um fato. E cadê o momgol do JJ?

      • Não vi erguendo o estádio… tá na mesma.

      • walfrido disse:

        Mongol, tô sem nada pra fazer e vou tentar explicar embora creio que vc não vá entender. Há uma NEGOCIAÇÃO, esse que é o fato e era uma das bombas citadas. Obvio que não há um estadio ainda, mas há a intenção, a negociação avançada. Pode dar errado? Claro que pode. Qualquer i.m.b.e.c.i.l entende isso, mas compreendo que é mais difícil pra vc entender, por isso vou tentando explicar. Faltam aprovações ambientais, operacionais, investidores de risco e muitos detalhes que podem fazer ruir o negócio, mas a intenção, negociação e o estágio das coisas são uma noticia interessante sim. Tá difícil ainda?

  15. Mauro França disse:

    Mesmo com a falta de vitalidade do América, o time do profexor rosado não foi superior nas duas partidas.

    • claudio(xina)lemos disse:

      Três empates contra os coelhos não deixam duvida, se tivesse empatado apenas um jogo tudo bem mas os 3 empates mostram uma equivalênca entre as equipes. Apesar da falta que Fabio Junior e Joãozinho fizeram no jogo do fds.

      • claudio(xina)lemos disse:

        E do coelho ter jogado com 10 desde o primeiro tempo.11×11 me parece que o resultado seria outro.

      • claudio(xina)lemos disse:

        A tal decantada defesa rosada tomou 5 gols em 2 jogos contra o coelho.

    • Rogério disse:

      Na verdade não foi superior nas três partidas, empatar três vezes com o Mequinha é dureza.

      • Mauro França disse:

        Não só os empates com o América, como em várias partidas da fase classificação o time rosado não emplacou. Ressalte-se a diferença entre a badalação pra cima do profexor e do time e os resultados alcançados até aqui. Muita grana pra pouco futebol.

      • Rogério disse:

        Mais uma vez, na história recente de treinador Luxemburgo, ele não faz um bom trabalho, teve recursos e tempo para dar padrão a equipe e não conseguiu, não tenho dúvidas que ele é um bom treinador, mas já passou da hora dele fazer uma reciclagem.

  16. simone b de castro disse:

    Será que o profexô crepusculou por crepuscular, ou crepusculou porque foi obrigado??? Fico com a segunda opção. Ótimo post!!!

  17. simone b de castro disse:

    Em relação ao jogo das franguinhas contra os coelhinhos, claro que o América foi prejudicado, para não dizer outra coisa! O “cuei” franga praticamente se jogou em cima do Preto. Depois caiu, fingindo uma dor que não sentia. E na minha opinião, o América foi superior nos 3 jogos contra as cocotas. É bom o Cruzeiro ficar de olho! Pelo grande investimento que foi feito em Vespasiano, e pelos resultados modestíssimos, o Kaiu já nem deve estar dormindo direito…

  18. Celso Libertadores disse:

    Jorge Santana,

    Dizer que foi falta no lance da expulsão do americano é forçar a barra demais. Nem falta foi! Você está caducando, só pode!

  19. Damas disse:

    Depois deste post, tenho certeza que o Luxa volta a usar terno. Também acho que o JS exagerou no lance da expulsão (o juiz foi mais realista que o rei) e o Cuiei jogou melhor que o CAM. Estão com 2 jogadores (Danilo e Rodrigo) que jogam o fino.

    • Douglas_Sorocaba disse:

      Parabéns pelo comentário imparcial e isento, Damas! Sei o quanto é difícil torcer e comentar com isenção.

  20. claudio(xina)lemos disse:

    Ninguém comentou mas o luxabeira escalou o time na retranca com 3 zagueiros tirou o chinelinho da lateral esquerda. A coisa realmente deve estar muito feia pelos lados de lá.

    • simone b de castro disse:

      Xina, imagina se fosse o Adilson…Vamos ver o que a imprensa cacarejante vai comentar hoje…

    • Walterson disse:

      Só sei que continuam sem vencer time das séries A e B do Brasileiro. Só ganharam de time de várzea.

  21. simone b de castro disse:

    E tome vaias no final da partida, vindas da torcida rosa!!!!!

  22. simone b de castro disse:

    Li sobre a Arena multiuso! Demais!! Que agilizem isso! Sempre achei que deveríamos ter um estádio só nosso. Só que o Guiotti falou que era para 50 mil pessoas. Vamos aguardar! rsrs

  23. Douglas_Sorocaba disse:

    Sabiam que estou achando esse Rural emocionante? Está honrando o estado mineiro. Dos 8 times classificados, talvez só o Villa seja mais fraco, mas todos os outros apresentam um bom nível técnico e organização dentro de campo. Claro que o Cruzeiro sobressai, né… (Damas, sinto muito, mas eu não consigo! he he he…)

  24. kmp disse:

    Belíssimo texto, dessa vez, arrebentou como já é de costume.Tô rindo até agora com o Luxabeira, só falta o profexô entrar pro partido verde, ops, rosa e se candidatar a senador, deputado e afins e tentar liberar não a erva, mas os escondidos no armário.Liberou geral!!!
    Abs.

  25. Walterson disse:

    JS, excelente texto, pra variar. Pitacando no seu conhecimento e do ex-Dylan, a tal sunga não era de crochê?

  26. Carlos Campos disse:

    Parabéns pela qualidade do post! Simplesmente fantástica e destruidora de frangas, essa comparaçao! É…o Luxa…quem diria? Mas, realmente está demonstrado. Mostrou as bananas para a torcida que conquistou a triplice coroa para ele e CREPUSCULOU! Adilson deve estar contando os dias para a final . Nosso time está fechado com seu comandante. Entraremos fortes!

  27. Naldo disse:

    O Kadafi vai fazer o Estádio, e as bombas o Osama.

  28. Leo Vidigal disse:

    Já que estamos falando de revolucionários (ou de ex-revolucionários), não podemos esquecer, como bem lembrou a minha digníssima, da Rosa Luxemburgo…

    • Leo Vidigal disse:

      Não gostei nada das últimas alianças do Gabeira, mas sou eternamente grato a ele, porque, quando era do JB, noticiou a prisão do meu pai e por isso praticamente salvou a vida dele em um primeiro momento. Depois que ele saiu de lá ninguém mais teve os cu.lhões que ele teve.

      • Jorge Santana disse:

        Pois eu sou eleitor do Gabeira. O cara evoluiu do terrorismo para a democracia. Isto é muito positivo. Quanto à política do corpo, é assunto que não me compete. Importante é manter a democracia a salvo dos assaltos periódicos de que ela é vítima no Brasil.