Corações valentes

Por SÍNDICO | Em 16 de setembro de 2010

Dra. Celeste Campos, cardiologista, explica a fé e o coração dos cruzeirenses incondicionais:

  • A turma que já viu o time perder um título brasileiro no apito, que perdeu o Roberto Batata, que perdeu uma Libertadores nos pênaltis e outra em casa, que já perdeu uma Copa do Brasil num gol em que o avante adversário fechou os olhos pra chutar, que já teve que torcer por Bendelak e companhia e que há anos aguenta a imprensa doméstica, resiste a qualquer susto. Eu me incluo nesse grupo. Nada nos derruba. Ainda vamos ver nosso time campeão do mundo. Dá-lhe Zeiro.

A goleada sobre o Guarani acabou sendo mais emocionante do que as suadas e mínimas vitórias sobre Timão, Mengão, palmeiras, Colorado e Avaí.

Diriam os americanos: “I love this game”.

99 comentários para “Corações valentes”

  1. Kimbundo disse:

    Excelente! William Wallace tem o rosto pintado de azul e branco!!!

  2. Mauro França disse:

    Comentário brilhante da Dra. Celeste. Faço parte desse grupo.

    • Mauro França disse:

      Mas acho que ontem era desnecessário a dose extra de emoção. Jogo controlado, adversário com um menos um, batido, não precisava complicar tanto. Estivemos muito próximos de um desastre.

    • Elias disse:

      Eu tb.
      E me orgulho disso. E
      sse foi um dos melhores post´s que eu li aqui desde que conheci este espaço.
      SENSACIONAL…cla…clap…clap, de pé!

  3. Rogério disse:

    Muito legal o comentário da Dra. Celeste, é por aí mesmo, nada vai nos derrubar, o titulo este ano é nosso, ninguém merece mais que o Cruzeiro, fizemos boas campanhas nos últimos 4 Brasileiros, isto tem que ser recompensado..

  4. Geniba disse:

    Vamo que vamo!!!
    Belo comentário!

  5. Chaves disse:

    Chguei na Arena do jacaré em cima da hora, ARÍSIO. Não deu para aparecer no bar Mais 1. Na semana que vem vou sair mais cedo, é o jeito. Tomaremos uma gelada por sua conta, rsrs.

  6. Beth Makennel disse:

    Nossa! Parabéns Celeste. Quanta emoção! Penso igualzinho a você. Nada nos derruba. Somos imbátiveis. Tão combatidos… jamais vencidos. Vamos sim! Em breve seremos campeões mundiais. E este ano ainda, confio muito no título Brasileiro. Vamos que vamos!!!!!

  7. Chaves disse:

    Sobre o gramado da Arena. No primeiro tempo ficou claro que o gramado melhorou muito e está um tapete. MAs, no meio do segundo tempo, deu a impressão que o gramado continuava ruim, mas no fim eu tive certeza da melhora do gramado. Brincadeiras a parte, na Arena do Jacaré, Cruzeiro e Inter inventaram a “desculpa de vencendor” e não “desculpa de perdedor”. Cruzeiro tem 4 jogos na Arena neste Campeonato, um empate e 3 vitórias. E já no próximo jogo o ingresso será 10 reais. Se ganhar do Botafogo, sugiro que comprem antecipadamente.

  8. Alex Martins AMC disse:

    Agora o Brasil ja enxergou o Cruzeiro , me preocupa porque começa acontecer fatos inusitados conosco quando estamos nesta situação, lembram do jogo contra os porcos ano passado no Mineirão, o Evandro Roman aprontou e muito, não marcou uns três penaltis.

    • Naldo disse:

      Qualquer time extra-eixo que quiser ganhar o Brasileirão tem que passar por cima de tudo. Apito amigo, imprensa parcial, e o que mais vier pelo caminho. Sempre foi assim, e assim será.

    • simone b de castro disse:

      Péssima lembrança! Um roubo dos mais descarados…

  9. jrgalvao disse:

    Fui no jogo ontem, gostei do estadio e das acomodações, por sorte tenho socio futebol e nao precisei enfrentar fila. Mas se a campanha continuar com vitorias, muito nego vai se arrepender de ter largado o socio futebol de lado. se ganhar do botafogo, contra o ceara, ingresso na mao de cambista vai valer ouro

  10. silverio candido disse:

    Com relação ao post, temos realmente coração de aço. E a resposta é clara: Somos torcedores exigentes que cobram na hora certa, que dão crédito na hora certa e que esperneiam na hora certa. Acostumados a títulos não é de nosso feitio (como é no lado de lá da lagoa) tocar hino após derrrotas e derrotas. As frangas fazerm lembrar o TITANIC: O barco (time?) afundando e a banda tocando (hino). Que Deus possa nos dar forças para que em breve, Dra. Celeste, possamos, de coração firme, comemorar este único título que ainda nos falta.

    • silverio candido disse:

      A concordância verbal aí de cima ficou toda errada. Sorry! Como não temos chances de corrigir por aqui mesmo, ignorem, please.

  11. Dylan disse:

    eu prefiro ressaltar as qualidades que o time demonstrou diante da adversidade: capacidade imediata de reação, frieza e coletivismo, caracteristicas de quem pretende ser campeao. Várias vezes no passado o Cruzeiro foi excessivamente prudente trocando atacantes por volantes e tomou viradas homéricas e cedeu empates em jogos ganhos. Portanto acho bobagem especular sobre o que poderia ter acontecido. Importa o que aconteceu. Uma vitória maiscula e mais uma bela exibição.

    • Sobrinho disse:

      Cite as viradas homéricas.

    • Allan Morais disse:

      Dylan,

      Neste blog eu vejo muito e falo pouco, mas, quando li o seu comentário não me segurei. Peraí, olha o post! Bem sintetiza o que é ser cruzeirense, cita episódios memoráveis, alguns que eu sequer vivenciei, contudo, ouvi falar muito.
      Deixa a rusga rapaz, vira a página, pára de empastelar e segue adiante.
      A insistência no mesmo assunto é incapacidade de absorver outras “cousas” ou é, como se verifica in casu, comportamento subreptício temperado com aquele da mulher de malandro.

      • claudio(xina)lemos disse:

        clap, clap, clap, benvindo e por favor comente mais.

      • Rogério disse:

        Também bato palmas, falou e disse, e isso não serve só para o Dylan.

      • Elias disse:

        Pois é… a gente fala, explica, tenta se fazer entender mas parece que não tem jeito. Idéia fixa é coisa para profissional da área. Tanto aqui quanto em outros espaços cruzeirenses, é impressionante como A FILA NÃO ANDA. Bla blá blá requentado, papo que já deu.
        Enquanto isso, um post digno de nota 10 se perde entre tanta bes.teira…

      • Dylan disse:

        Allan,deixa de ser bobo.,Tem formas mais facies de jogar pra torcida. Escreva alguma coisa substancial que me faça refletir ou pelo menos rir, pare de juntar cliches de meia duzia de frequentadores para formular pseudo conselhos com esse tom condescendente. Se voce quiser dar conselhos tenha pelo menos o quw dizer primeiro. Os aplausos a seus chavoes sao mais do que previsiveis.

      • Elias disse:

        E sobre o post, nada???

      • Dylan disse:

        meu comentario foi totalmente dentro do contexto do post. Eu apenas disse que nao existe receita que grantisse que o Guarani nao viria pra cima ontem. Que nem sempre fechar o time na defesa é garantia de sucesso. Eu reforcei o comentário com situacoes que ocorreram no passado. Se minha comparacao fosse elogiosa ao passado estaria sendo aplaudido,não contestado.

      • Elias disse:

        Ah, bom….

      • Allan Morais disse:

        Dylan,
        Quem sou para fazer sua Exa. no alto de sua cúspide, rir ou refletir. Consigo no máximo, ao que parece, dolorir.Fica tranqüilo, o contraditório é sempre bemvindo, mesmo que para impor um discurso repetitivo, distorcido e desrespeitoso. Sim, desrespeitoso porque tenta entupir a todo modo e a todo tempo idéia fixa que já foi debatida em profusão. Desrespeitoso porque desvia o foco e desconsidera o tema, que por sinal, a despeito de V. Exa. entender o contrário, tratou mais da cruzeiridade do que do time de A ou B. Desrespeitoso porque sempre tenta “entrar” na casa dos outros, dar tapa na mesa e gritar. A propósito, não utilizo clichês e não preciso deste espaço para conseguir holofotes de quem quer seja (coisa própria de discurso repetitivo e alienado), nem contabilizo meus desafetos.

      • Allan Morais disse:

        comentário retido…

  12. Chaves disse:

    Se o gramado da Arena realmente tiver melhorado, o Walfrido vai começar a falar mal da iluminação, das portarias, dos banheiros, da estrada, do trânsito, dos restaurantes, etc… E terá o apoio do Rogério e do Xina! É caso perdido, melhor deixar pra lá!

    • Rogério disse:

      Eu?? Sou o maior defensor da Arena do Jacaré, sem mesmo nunca ter pisado lá, garanto que é o melhor gramado do país, gramado este que não sabe o que derrota do meu Cruzeirão.

      • claudio(xina)lemos disse:

        Vc defensor da arena? Desde quando fica o dia inteiro mandando emails detonando a arena e agora me vem com esta de defensor de lá? Você esta é interessando no sorteio.

      • claudio(xina)lemos disse:

        Será que é medo do cacete de madrugada?

    • O ara vai ver jogo na Europa, pagando ingresso em Euros (umas dez vezes mais do que na Arena do Jacaré), tem uma visão PIOR do que a do gândula que fic atrtás do gol da Arena do Jacaré Ou Independência e vem falar de gramado do estádio que ele nem sabe onde fica….???!?!?!?!?!?!

      PASSO!

  13. Ernesto Araujo disse:

    I love this game (too) but I hate their managers…

  14. Cleber Mendes disse:

    Cruzeirão MultiSuperCampeão e China Azul: uma montanha russa de emoções.

  15. Cleber Mendes disse:

    Eu amo.. o meu Cruzeirão MultiSuperCampeão!.

  16. Ernesto Araujo disse:

    E o Jorge continua com seus títulos de post muito bem sacados…

  17. Arísio disse:

    E as cocotas acharam a solução: os jogadores fizeram um “pacto”!!! Agora vai!

  18. Naldo disse:

    Nestes meus 43 anos de cruzeiridade a derroda mais doída pa mim, foi a do Mundial de 1997 para o Borúsia. Nunca “perdoei” o Autuori que abandonou o barco e nem o Nelsinho por ter bagunçado time campeão.

  19. Naldo disse:

    O Evandro pé frio tava lá assistindo o jogo junto com o Maurício e o amigo dele. O Cruzeiro levou o empate em um jogo tremendamente fácil. Ainda bem que eu pintei na área o pé esquentou e o Cruzeiro goleou.

    • Eu pé-frio?
      Você viu os dois Primeiros gols? Quando você chegou o que o Guarani fez.

      Até a luz do bar acabou quando você chegou. Deixa de ser falacioso… conta a verdade…

  20. Matheus Reis disse:

    É isso aí, Dra. Celeste. Ontem, fiquei deveras feliz com a alegria de um garoto de uns 8 anos que mesmo espremido para entrar na Arena, estava lá com o sorriso no rosto.

    Enquanto isso, do outro lado da lagoa

  21. LUIZ ANTONIO disse:

    Dra Celeste. Parabéns.
    Realmente os corações azuis conseguem bater mais forte e vamos aí firmes, suportando as alegrias e tristezas.
    Gostei do que li.
    É isso mesmo.
    Espero que o nosso cruzeirão seja lider absoluto desse Brasileirão já na primeira quinzena de novembro. (Se a liderança vier antes, melhor ainda).
    Acreditando sempre.
    Como já disseram neste Blog, “O cruzeiro tá + malandro”
    Esse elenco ainda vai deixar o coração do Cuca muito doidão, pois Ele vai ter Montijo, Roger, Gilberto e cia ltda e ninguém vai nos segurar.

  22. joao novaes disse:

    E acabam de cruzar UMA GALINHA COM UM PATO!
    RESULTOU NUM GALINACEO REBAIXADO!!!!!!!!!!!
    DEIXA A TURMA DO 98 FUTEBOL SABER DISTO!
    VAO MUDAR A MUSIQUINHA!!!!!!!!!!!!!!

  23. LUIZ ANTONIO disse:

    Juca disse: ACREDITE SE QUISER
    Vanderlei Luxemburgo quer convencer os incautos de que apenas “emprestou” seu nome para o Instituto Wanderley Luxemburgo.
    Ora, existem trouxas no mundo, mas há limites.
    Como ele poderia ter emprestado seu nome se seu nome é Vanderlei e o do instituto é Wanderley?
    Seria cômico, não fosse trágico.
    E se tanta gente não tivesse embarcado em mais uma canoa furada do Vanderlei/Wanderley.
    Mas está lá no blog dele, sobre o autor, que “fundou o Instituto Wanderley Luxemburgo”.
    Fundou ou afundou?

    • LUIZ ANTONIO disse:

      Sobre o autor

      Técnico de futebol desde 1990, conseguiu inúmeras conquistas de títulos, sendo recordista de Campeonatos Paulistas e Campeonatos Brasileiros, além de um título da Copa América pela Seleção Brasileira e uma Copa do Brasil. Foi idealizador de uma série de conceitos hoje totalmente implantados no futebol por diversos treinadores espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

      Fundou o Instituto Wanderley Luxemburgo com o objetivo de transmitir toda sua experiência profissional adquirida nos últimos 20 anos. Talvez seja o único treinador que nesse período todo ainda permaneça no topo da carreira.

    • Este tal de Instituto WL é um verdadeiro estelionato aplicado em muita gente país afora.
      O cara nunca teve boa reputação no que diz respeito a integridade.
      Tem identidade falsa, sonega impostos…
      Aí funda um Instituto, ou espresta o nome, que seja… e um monte de gente vai atrás do “dinheiro fácil”.
      Depois querem penalizar somente o cara de pau que comete ilícitos desde muito tempo… os “espertalhões” que se deram mal e que lesaram MUITA GENTE que pagou para ter algo que não obtiveram, se posam de vítimas.
      Quando ficaram projetando altos lucros e receberam dinheiro das pessoas não pensaram em nada disso.
      E fica o sujo falando do mal lavado… este pessoal que “comprou” as franquias é TUDO da mesma laia.

  24. Amácio Gattuno disse:

    Dra. Celeste, apesar das más recordações, seu comentário foi emocionante. Acrescento aquela derrota na Copa dos Campeões como mais uma lição rumo ao topo do mundo.

  25. Naldo disse:

    Implicância em alta. Um implica com o gramado, outro implica com o que implicou com gramado. Um implica com o técnico, outro implica com o que implicou com o técnico. Um implica com determinado jogador, outro implica com o que implicou com determinado jogador. Um implica com o que outro escreve, outro implica com quem implicou com o quê o outro escreve. Se todos pararem de implicar com o implicante, a implicância vai diminuir no PHD, o implicante se isola, não dá IBOPE e tenderá a parar de implicar. Não impliquem pô.

    • Mauro França disse:

      Eu impliquei com este comentario…rsrsrs.

      • claudio(xina)lemos disse:

        Pôxa naldo mas a grande maioria da implicancia é de brincadeira entre bons companheiros, entre amigos que fizemos no blog, nestes anos todos, como o chaves, rogério, sobrinho, fred, walfrido, você, arísio, mauro e outros, nada melhor que implicar com o gramado da arena com o arísio. Ou com a cornetagem do charles em cima do rafael, mas na camaradagem, espero não estar passando do tom. Não é este o intuíto.

      • Naldo disse:

        Xina, a gente sabe quando há camaradagem. Fique tranquilo.

      • Elias disse:

        Não cocota, mas é chacota Naldo… rs

      • Naldo disse:

        Dom Elias, o terror dos atelticanos. Você me faz lembrar do Neuber Soares. O primeiro cara que eu vi descer o sarrafo sem dó na concorrência em plena imprensa mineira.

      • Mauro França disse:

        Eu implico com o Xina porque ele implica com o gramado da Arena para implicar com o Arisio.

      • Naldo disse:

        Que implicância sô!

  26. Naldo disse:

    Mais uma bola dentro da Dra. Celeste. Aliás, ela é especialista.

  27. claudio(xina)lemos disse:

    Acabei de ler que as frangas vão ficar concentradas por 15 dias, ai sim, o bicho vai pegar.

    • Rogério disse:

      Ficarão todas concentradas no Expresso da Paixão..

      • claudio(xina)lemos disse:

        Todas elas de rosa no expresso da paixão? Que coisa impressionante.

      • claudio(xina)lemos disse:

        será que é medo do c.@cete de madrugado do kaill

      • Elias disse:

        Cumpadi Xina…os galináceos aqui da paróquia estão apavorados. Não sabem o que mais lhes tira o sono: a nossa posição ou a deles. Correm de mim igual a b.esta da Cruz…

      • Elias disse:

        E sábado é dia da nossa cartada decisiva. Se vencermos a coisa fica tudo azul na América do Sul
        Depois temos 4 adversários menos tradicionais ( menos o SFC mas o jogo não será na Vila Belmiro), ou seja, Ceará em casa, Tritiquim/PR tb eTritiquim/Go, todos em casa. Enquanto isso o Corinthians pega o Grêmio itinerante(3 pts) depois o Inter, se mata ante o Botafogo. E temos Fla X Flu e Flu X Time Berola ( onde qualquer resultado será bom) e Vitória na Bahia.Ou seja, o que hoje é bom, pode melhorar e muito. Depende de continuarmos na mesma toada. 1 x 0 é goleada, bola pro mato que o jogo é de campeonato e jogando no erro dos adversários.

    • Allan Morais disse:

      Agora só precisa avisar Inter, São Paulo, “Atolético”-GO, etc.

  28. ACRossi disse:

    É isso ai Dra. Celeste. Nada nos derruba. Não morro sem ver o Cruzeiro campeão do mundo, por isso não tenho pressa…rsrsrrssrs…..Saudações Celestes.

  29. Naldo disse:

    E o King Arthur anda sumido do PHD.

  30. Celeste disse:

    Boa noite amigos. O jogo ontem foi realmente bastante emocionante. Mas resistimos porque não só vivenciamos experiência piores prévias como outras inúmeras experiências positivas. O Cruzeiro, ao longo de sua história, produziu momentos heróicos que mantiveram acesa nossa paixão pelo clube. Esses momentos vão desde um título importante (LA 76) a um jogo como aquele em que eliminamos o Santos, no Pacaembu, com um gol do Careca no finalzinho do jogo.

    • Mauro França disse:

      Eliminamos o São Paulo naquele jogo da Copa união, Dra. O que não muda nada, é claro. E põe momentos heroicos nisto: A vitoria sobre o Nacional-URU na Supercopa-88 com um gol no final do jogo; a virada sobre o Palmeiras na CB-96; sobre o São Paulo na CB-00; os 3×0 sobre o River na Supercopa-91; o duplo 5×0 sobre o rival e por aí afora. Torcer, na minha opinião, é um ato incondicional. Pena que tem muita gente que não entende isso.

  31. mariana disse:

    Este seu comentário foi pra lá de inspirador, Celeste! Apesar das decepções, já tivemos mtas alegrias tb. Acho q meu coração tb suporta qualquer coisa.

  32. Moema (MFox) disse:

    Repito o que disse quando li o comentário pela primeira vez: de arrepiar, Celeste! Em meio a tantos revézes (está correto isso?), tem um que me marcou positivamente, apesar da tristeza enorme: aquela eliminação para a Portuguesa, se não me engano em 1996. Perdemos de forma surpreendente em SP por 3×0 (ou 3×1), e no Mineirão ganhamos de insuficientes 1×0. Naquele dia, cheguei atrasada ao campo, e me juntei às milhares de vozes cantando “valeu, Zêro” após o final do jogo. Já chorei muitas vezes no Mineirão, algumas de alegria, outras de tristeza. Nesse jogo, o sentimento era de tristeza, mas o choro foi de emoção…

    • Celeste disse:

      Obrigada Moema. O Cruzeiro seria campeão em 96 se fosse por pontos corridos. Felizmente a compensação veio logo no ano seguinte, com aquele título sobre o Vila Nova, com o Mineirão lotado e em seguida a conquista da LA.

    • Moema,

      Seu depoimento é a prova inconteste que aqueles e aquelas que acham que as páginas heróicas e imortais são construídas somente de vitórias.
      Quando fomos desclassificados em 96 (aquele ano teve muitas alegrias mais profundas decepções) muitos cruzeirenses se contentaram com a desclassificação das frangas na semana seguinte.
      Eu nunca me contento com a situação das frangas… aquela página, contra a Lusa, assim como outras mais doloridas firam heróicas e servem para formar esta verdadeira nação azul.

  33. simone b de castro disse:

    Lindo comentário, Dra. Celeste! Emocionante! Assim como no hino, nossos corações jamais serão vencidos!

  34. Dra. Celeste,

    Fico muito feliz e agradeço pela sua participação e tradução deste sentimento de cruzeiridade que poucos podem avaliar.
    Ser cruzeirense com O time sendo campeão de títulos oficiais por 15 anos seguidos é MUITO FÀCIL… não testa coração nenhum…

    OBRIGADO PELO SEU BELÍSSIMO DEPOIMENTO!

  35. Renato-SP disse:

    Gostaria de parabenizar a Dra. Celeste pelo belíssimo comentário. No dia do jogo, logo após uma partida tão tensa ficou mais bonito ainda. Infelizmente não pude comentar ontem pois a NET tava fora do ar de novo.
    Parabéns novamente.