Como reduzir os efeitos do chumbo?

Por SÍNDICO | Em 9 de março de 2010

Após duas semanas na enfermaria, o Gladiador voltará a jogar contra o Itália. Do volante Fabrício, já tem gente que nem se lembra mais. Dia desses, o Malafaia perguntou: “De que lado do campo ele joga”?

Não deve existir um só atleta de esporte de alto rendimento sadio na face da Terra. Quem não está chumbado, como dizem os portugas, padece de males da alma, como é o caso do Imperador.

É isto mesmo ou tem como dar jeito na situação? Rodízio resolve? Fosse você um gestor de futebol, caro leitor, o que solucionática daria pra esta problemática?

92 comentários para “Como reduzir os efeitos do chumbo?”

  1. Walterson disse:

    o CARE tá cheio de chinelinhos.

  2. Walterson disse:

    Desta turma, acho que só o Paraná não se machuca, não suja o calção e joga com a elegância de um lorde. E com a velha eficiência de sempre.

  3. simone b de castro disse:

    E o Wagner veio se tratar no nosso “ineficiente” Departamento médico…Isso depois de tentar se tratar na Itália, etc…Já critiquei várias vezes nosso DM, mas estou chegando à conclusão de que não deve nada a nenhum outro.

  4. simone b de castro disse:

    Bem, se eu fosse gestora do futebol do Cruzeiro, continuaria, sim, com os rodízios. Acho que resolver esses problemas de contusão, não resolvem, mas diminuem o risco. O futebol que se joga hoje é muito mais veloz e pegado. Também conta muito o organismo do atleta, e se ele se cuida ou não FORA de campo…

  5. Eu tenho dó é do Grêmio. Os três principais jogadores de linha fora: Souza, Hugo e Borges! Ô loco!

  6. Celeste disse:

    Jorge, prefiro não usar a palavra rodízio. Todo grande time tem que ter um banco qualificado. E o técnico vai escalando esses jogadores de acordo com a necessidade do time em cada competição. Acho que isso não é poupar, priorizar e tantos outros rótulos criados pela imprensa esportiva. Seria inexplicável, p.ex., se o ABap colocasse os 11 melhores no jogo contra o Tupi.

  7. andrejprocopio disse:

    Bom banco. Revezamento e descanso. Preparação física. Sorte.

  8. Naldo disse:

    Se eu tivesse a resposta eu não daria, venderia e caro. Mas como não tenho, vou acompanhando a Dra. Celeste. Um grupo forte, com um bom banco, (Os suplentes precisam saber que são os titulares que estão fora porque só cabem 11 em campo e que podem entrar a qualquer momento), porque os campeonatos são longos, pegados e o Cruzeiro esta sempre na briga pelos títulos que disputa.

  9. Jorge Santana disse:

    Vcs acham que está explicada a falhança na cedência do Gladiador ao Dragão?

  10. matheus t penido disse:

    Rodízio diminui as chances do sujeito se machucar jogando, o que naum é pouca coisa, mas naum é tudo. Vide o exemplo do Kleber que tem atuado pouco e msmo assim “baixou enfermaria” por duas semanas. No final das contas acaba contando mais é a formação física do atleta.

  11. matheus t penido disse:

    Questão delicada essa. Mas naum deixa de ser curioso, afinal ele passou o segundo semestre todo sem jogar e msmo jogando poucas partidas esse ano já foi parar no CARE………….

  12. matheus t penido disse:

    A propósito, os 4 elementos que o andré procópio citou ~são a base. Tirando evidentemente a sorte, que é subjetiva, será que o Cruzeiro tá bem na fita nos outros 3 quesitos? Minhas respostas pela ordem : NÃO, SIM, SIM

  13. Chaves disse:

    Palmeiras:
    23/02 Lincoln sente contusão e pode adiar estreia no Palmeiras;
    03/02 Depois de sentir a contusão no empate contra o Ituano, Diego Souza desfalcou a equipe na vitória sobre o Monte Azul e na derrota para o Corinthians;
    08/02 Contusão afasta Marcos da estreia do Palmeiras na Copa do Brasil
    28/01 Gabriel Silva para por 30 dias
    12/02 Léo se recupera de lesão muscular
    15/01 Maurício Ramos sente fortes dores no músculo adutor da coxa direita;
    02/03 Inseguro, Márcio Araújo desfalca Palmeiras outra vez
    27/02 Márcio Araújo e Figueroa são vetados no Palmeiras
    05/02 Joãozinho vira dúvida para jogo em Bragança

  14. Chaves disse:

    Grêmio:
    01/03 – Borges sofre lesão muscular e deve desfalcar o Grêmio nos próximos jogos;
    01/02 – Souza fica de fora do Grêmio por 6 meses;
    27/02 – Lesão muscular deixa Leandro fora da decisão e Hugo entra;
    02/03 – Segundo Paixão, curta pré-temporada é razão de lesões musculares no Grêmio;
    02/03 – Grêmio sofre com lesões em 2010
    14/02 – Lesão afasta lateral Lúcio do Grêmio por seis meses;
    16/01 – Mário Fernandes desfalca o Grêmio por pelo menos dois jogos;
    06/02 – Adilson, com dores lombares ficará de fora;
    25/01 – William Magrão ainda recupera parte muscular.

  15. Chaves disse:

    Corinthians:
    28/01 – Fenômeno voltou a sentir dores musculares na coxa direita;
    11/02 – Lesão afasta Danilo do Corinthians por duas semanas;
    11/02 – Lesionado, Chicão é o quarto desfalque do Corinthians contra a Portuguesa;
    02/03 – Com dores na coxa, William deve desfalcar Corinthians;
    12/02 – Dentinho sente dores na parte posterior da coxa direita e também não joga;
    10/02 – Mano tem mais dois desfalques para duelo com a Lusa. Dentinho e De Federico estão machucados;
    13/02 – Mano minimiza excesso de lesionados no Corinthians

  16. Sobrinho disse:

    Não sei a resposta, mas eu sei que tem um bando de fisiologistas, fisioterapeutas e preparadores fisicos tentando achá-la. Mas o fato é que existem atletas mais sucetíveis às lesões musculares. No caso do Cruzeiro, Jonathan, Fabricio, TRibeiro, Guerron, WPaulista e Kleber são jogadores com um histórico grande de contusões musculares. Já Henrique e Paraná quando se machuraram se recuperaram bem mais rápido do que a previsão. Agora as lesões por pancadas e de ligamentos acho que só podem ser evitadas estando menos tempo em campo e torcendo para as probabilidades estarem a favor. Até domingo o CARE esta escalado assim, me corrijam se estiver errado: Muscular: Elicarlos, Guerron, Kleber e Fabricio. Pancada: Fernandinho.

  17. Chaves disse:

    BARCELONA: “Jornal espanhol brinca com lesões do Barcelona. Os jornais espanhóis não conseguem explicar as razões para o Barcelona ter sete desfalques ao mesmo tempo.”

  18. Chaves disse:

    INTERNACIONAL: 26/02 “Técnico do Inter se diz preocupado com lesões e arbitragens no Gauchão”

  19. Chaves disse:

    ESTIRAMENTO MUSCULAR: “A maior parte das lesões é classificada como estiramento muscular. Esta é classificada como lesão muscular indireta, pois a energia do trauma não ocorre diretamente na área muscular que se encontra anatomicamente alterada. É causada por um alongamento das fibras musculares, além do seu estado fisiológico, ou pode ser resultante de uma contração muscular excêntrica em determinado movimento esportivo, como, por exemplo, o movimento de contração dos isquiotíbiais que molduram a contração concêntrica do quadríceps durante um chute no futebol.”

  20. Chaves disse:

    CONTUSÃO MUSCULAR: “Esta lesão também é muito freqüente na prática de alguns esportes de contato, como o futebol, futebol americano, rúgbi, basquete, handebol e os esportes de luta. Diferente do que ocorre nos estiramentos musculares, a contusão é causada por um trauma direto na musculatura e acomete, com maior freqüência, os membros inferiores”

  21. matheus t penido disse:

    Ramires tb levava cacetada o jogo todo e nada de contusão. MP com 32 se machuca bem menos que o Jonathan que deve ter uns 10 anos a menos no lombo. E por ai vai. É claro que idade e preparo pesa mas a formação do atleta, a suscetividade dele à contusões vem em primeiro lugar. E com relação ao dpto médico do Cruzeiro naum gosto qdo alguns fazem lista de contusões do clube e ficam insinuando isso ou aquilo. Se tá sabendo de alguma coisa que comprove a incompetencia dos caras bllza, mas ficar ” jogando verde” dessa forma é complicado. Felizmente o pessoal aki do blog naum tem esse hábito.

  22. matheus t penido disse:

    Aliás uma gde injustiças que eu vi foi akele lance de um zagueiro do Cruzeiro (me fugiu o nome do cara) com akele Pedrinho do Vasco. Entrada dura, merecendo expulsão. Mas o problema é que os cronistas cariocas resolveram culpar o becão do Cruzeiro por todos os insucessos posteriores do rapaz. E tome crônica falando do dia que o perna de pau destriu o carreira do novo craque de São Januário e malhção no lombo do coitado. Ninguém se precupou em analisar as caracteristicas do vascaino que foram as verdadeiras limitadoras da carreira dele e assim se constriu mais um vilão do futebol brasileiro.

  23. Naldo disse:

    Manoel Façanha, Do riobranco.net: Considerado como a jóia de ouro do Estrelão após a venda de Doca Madureira para o futebol da Bulgária, o atacante Pretinho, de 17 anos, um dos destaques do Rio Branco na disputa da Copa São Paulo de Juniores deste ano, está de malas pronta para o Cruzeiro (MG). Pretinho, que também interessava ao Palmeiras, acabou sendo negociado com o Cruzeiro. Os valores da negociação não foram divulgados pelo presidente do Rio Branco, Natal Xavier. Oportunista e com faro para o gol, Pretinho iniciou a carreira no futsal e a grande oportunidade na vida foi dada pelo então técnico da categoria de base do Estrelão, professor Álvaro Miguéis. O resultado foram 20 gols no último Campeonato Acreano de juvenis de 2009, uma boa participação na Copa São Paulo de 2010 e a promoção para a equipe principal do alvirrubro local, assim como a transferência para o time celeste mineiro. De família humilde, Pretinho espera não decepcionar no clube mineiro e assim poder melhorar a vida da família e ganhar num futuro próximo a independência financeira.

  24. Walterson disse:

    Só sei que Noço Guia defende o direito de Cuba baixar a porrada em dissidente político, seja mulher ou não.

    • Palmeira. disse:

      Pois é, ainda sobre cuba, ele disse hoje: “Eu acho que greve de fome não pode ser utilizada como um pretexto dos [da luta por] Direitos Humanos para libertar pessoas. Imagine se todos os bandidos que estão presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade”.” Como dizia o Mussum: Cacilda!! Para o Molusco os dissidentes cubanos e bandidos comuns são a mesma coisa. Que coisa!

  25. Chaves disse:

    O que acontece, pelo que nós leigos procuramos saber, é que o futebol atual tem muito contato físico, muita força, muito choque. A exigência física é cada vez maior e o jogador atua perto de seu limite de exaustão. A competitividade requer esse tipo de exigência. Sim, eu disse competitividade, coisa que não ocorre, por exemplo, no Qatar. Lá são jogos de 15 em 15 dias mais ou menos. Mas no Brasil, Europa e em outros locais, são quase 70 jogos por ano. Sem contar os treinamentos. É difícil achar um ponto de equilíbrio? Treinar pouco? Não dá, fica para trás em relaçãos aos outros. Jogar menos? Aí já envolve dinheiro, negócios, calendários, contratos.

    • Chaves disse:

      Vale lembrar também que o jogador de futebol realiza movimentos bruscos, variados e insperados a cada momento, e isso aumenta o número de lesões. Uma vez, conversando com uma pessoa da área, ela disse que as estatísticas mostram variação e diferença muito grande nas causas das lesões de cada jogador. E que a contusao mais frequente é de lesão muscular, na maioria das vezes em membros inferiores de jogadores que jogam mais do meio pra frente. Enfim, o assunto é muito amplo e técnico.

      • Celso Libertadores disse:

        Chaves, pior que isso é quando algum médico avisa que um jogador tem problemas clínicos e a diretoria contrata mesmo assim. Afinal, médico não veta, apenas faz o diagnóstico e traduz para os leigos.

      • Chaves disse:

        Verdade. Como foi feito no Cruzeiro com o Fábio Santos. Ele não tinha condições de ser contratado, por questões médicas, mas a ordem veio de cima: “Ele precisa passar nos exames médicos”. E fim de papo. E o pior é que essa mesma ordem pode acontecer novamente com o mesmo jogador. Não se esqueçam que Fábio Santos está na área.

      • Celso Libertadores disse:

        Sério? E isso não aconteceu com outros jogadores?

      • Chaves disse:

        Provavelmente sim. Mas de fato concreto que eu posso garantir é do Fábio Santos.

    • simone b de castro disse:

      Ano passado o Cruzeiro fez 72 jogos…Muita coisa!

  26. matheus t penido disse:

    Dica de programação : Daqui a pouco ás 21 h na ESPN vt completo de Brasil e Holanda na Copa de 74. A quem se interessa e tiver disposição, boa pedida.

  27. matheus t penido disse:

    Chaves , me ajuda ai vc que tem boa memória, quem era o beque do lance com o Pedrinho?

  28. Ricardo Malafaia disse:

    Hehehe… ali eu estava tentando brincar com o comentário do Mário Marra que incluia na equação do meio campo do Cruzeiro a presença do Fabricio, há muito tempo longe do time e que, com certeza, vai precisar de um tempo igual para voltar ao ritmo quando estiver recuperado. É claro que sei que o cara é um central avançado que flutua na diagonal aérea da esquerda ou direita.
    Quanto ao post, nada a acrescentar. Atletas de alto nível são pessoas machucadas. Menos mal que o Adilson seja um forjador de jogadores – no bom sentido, por favor. O próximo da lista de versáteis me parece que será o Pedro Ken.

  29. matheus t penido disse:

    Eu nem lembrava bem mais do lance, acho que de tanto a mídia lamentar acabei acreditando um pouco tb, entaum valeu os esclarecimentos.

  30. Celso Libertadores disse:

    Interessante esse post.

  31. Frede disse:

    Outro dia o Arsenal tinha 12 jogadores no DM.

  32. Frede disse:

    Os caras são submetidos a uma intensidade muito grande esforço físico, daí as lesões. O futebol é esporte que combina, ou melhor em que oatleta necessita de resistencia aeróbica, explosão, força para aguentar trancos e divididas, boas articulações para aguentar os trancos etc. Reparem, quando o cara é velocista ele é parrudo, quando é fundista é mais esguio e o jogador de futebol tem que ser os dois. Pode ter alguma coisa a ver com isso…

  33. Chaves disse:

    Matheus, reveja o lance nessa matéria: http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1098522-7824-AOS+ANOS+PEDRINHO+DECIDE+SE+APOSENTAR,00.html

  34. Celso Libertadores disse:

    Futebol é um dos esportes onde os atletas são os que menos levam vida de atleta. Seria interessante comparar a alimentação (incluindo bebidas) e sono médio de um jogador de futebol e um ginásta, ou um nadador, ou corredor de maratona.

    • Frede disse:

      conversa fiada. Outro dia o Phelps foi pego fumando maconha, tiger woods capotando o carro doidão, jogador de futebol americano preso bebado, de basquete tbm.

      • Celso Libertadores disse:

        Não sabe ler? “alimentação (incluindo bebidas) e sono médio”

      • Frede disse:

        Sei ler. Vc sabe escrever? “Futebol é um dos esportes onde os atletas são os que menos levam vida de atleta.”

      • Celso Libertadores disse:

        “conversa fiada. Outro dia o Phelps foi pego fumando maconha, tiger woods capotando o carro doidão, jogador de futebol americano preso bebado, de basquete tbm.” Estava respondendo quem não sabe escrever?

      • Frede disse:

        Não dá pra desenhar não. Vc fez uma generalização a respeito dos jogadores de futebol, dizendo que são menos profissionais que os outros, certo? A penas respondi com exemplos de outros atletas que não levam a vida tão regrada que vc supos. E digo mais, todos os atletas de curling, nas olimpiadas de Vancouver, tinham barriga de chopp.

      • Celso Libertadores disse:

        Estou falando de esporte com um mínimo de exigência física. Curling até minha avó pode ganhar uma medalha olímpica. Se você pegar exemplos isolados, pode acreditar no que quiser. Eu acho que de maneira geral jogadores de futebol não tem o comportamento de um atleta de ginástica olímpica ou natação, por exemplo.

      • Celso Libertadores disse:

        Esse é um dos melhores jogadores de curling do mundo:
        http://www.ctvolympics.ca/mm/photo/photo/general/91/66/9166_m15.jpg
        Depois dessa partida, reza a lenda que o camarada foi direto pro Burguer King.

      • Celso Libertadores disse:

        Aliás, ouvi dizer que antes da partida esse camarada mandou ver num hamburguer.

      • Frede disse:

        O nível de exigência dos esportes é diferente. Futebol tem muito impacto e contato, que propicia lesões. No futebol americano também tem muitas lesões musculares. Comparar futebol com natação ou com ginástica é esquisito. Natação é um esporte de pouco impacto, ginastica não tem contato (apesar de ter impacto) e nem exige muito de resistencia aeróbica. São esportes diferentes, achar que só o profissionalismo é a diferença é exagero. é um fator, óbvio, mas não sei se tem tanta influencia. Outro aspecto a ser considerado é a origem dos jogadores, muitos não tem a formação física adequada e quando chegam a fase adulta tem muita influencia, vide Sandro.

      • Frede disse:

        Direto pro burguer king é sacanagem!

      • Frede disse:

        O cara tem que ter um dieta balanceada para campeonar no curling. Varrer gelo é tenso!

      • Celso Libertadores disse:

        Vide Sandro? Que Sandro? O que aconteceu com o Sandro?

  35. Elias #facts disse:

    Recordar é viver… e as chuiteiras de trava alta e retangular, alguém já chegou a alguma conclusão se elas são um complicador ante tantas torções e lesões ligamentares?

  36. Elias #facts disse:

    Segundo li não foi taco, foi tábua…

  37. Chiabi Jr. disse:

    “TAUBA” de tiro ao Álvaro…

  38. Rogério disse:

    E tal da altitude parou o Estudiantes, custaram a segurar um 0x0 com o poderoso Bolivar.

  39. Ernesto Araujo disse:

    Defendo o rodízio. Baseados em exemplos de outros times (Fluminense no segundo semestre de 2009) tem uma turma que enche o saco pra mantermos o time titular sempre e ir trocando as peças à medida do necessário (cartões, contusões, más atuações, etc). Acontece que se tivéssemos jogando com o força máxima desde o jogo contra o Uberlândia, provavelmente teríamos que mandar os juniores pra Venezuela essa semana. Infelizmente não tá dando… Os caras tão contundindo demais, e não apenas no Cruzeiro conforme demonstrou o Chaves em alguns comentários. No Brasileiro não vai ter como fazer isso porque o nível é muito mais alto. Mas, por equanto, dá pra fazer e eu apóio.

    • Sobrinho disse:

      Na Libertadores não dá para escalar os juniores porque o regulamento genial da competição só permite a inscrição de 25 jogadores, por isso o Cruzeiro só tem disponível para jogar hoje 19 jogadores, sendo 3 goleiros.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.