Ché Farias, o Tanque de Trenque Lauquen

Por SÍNDICO | Em 22 de julho de 2010

Ernesto António Farías, 30 anos, 1m78, nascido em Trenque Lauquen, Argentina, em 29mai80, Altura: 1,78m assinou contrato para defender o Cruzeiro pelos próximos 4 anos.

Revelado pelo Estudiantes, El Tecla (por causa dos dentões), estreou aos 18 anos na equipe pincharrata.

De La Plata. o centroavante se transferiu para o jogou pelo Palermo (2004), River Palte (2007/07) e Porto (2007/10).

Pela Seleção Argentina, ele jogou ao lado de Sorín no Paraguai 1×0 Argentina, em 03set05.

Ao todo, marcou 170 gols em 385 jogos ao longo da carreira.

Considerando-se que jamais foi titular no Porto, muitas destas partidas são incompletas e pode-se esperar dele ao menos 1 gol a cda 2 jogos.

Farias tem 5 títulos no currículo: 2 campeonatos, duas copas e uma supertaça, todos conquistados na passagem pelo Porto.

Centroavante fixo, Ernesto Farias teve sua melhor fase jogando no River, pelo qual marcou 49 gols em 95 partidas (0,51 por jogo).

Bruno Furtado, do Superesportes, recolheu estes depoimentos sobre o novo atacante celeste:

  • Javier Lanza, do Clarín: “No River, ele viveu sua melhor fase. Era titular, marcou muito muitos gols e foi vendido por muito dinheiro. É um típico goleador, que se mete entre os zagueiros para receber os passes. Não é habilidoso. Costuma jogar como pivô. Curiosamente, não é tão alto, mas marca muitos gols de cabeça. Tem muita força nas pernas, salta muito e o jogo aéreo é o seu forte”.
  • Martin Blotto, do Olé: “Farías joga muito bem de costas para o gol, tem bom cabeceio e define com ambas as pernas. Não tem velocidade e bom drible, mas tem muita capacidade de se antecipar aos zagueiros e se posicionar na área. Tem faro de gol. Sua média na Argentina é próxima de 0,5 por jogo.”
  • Norberto Lopes, do Jornal de Notícias, de Portugal: ”É o típico finalizador. Um avançado de área, bom cabeceador, sabe desmarcar muito bem dos zagueiros para ganhar espaço. Não precisa de muitas oportunidades para marcar um gol, porque é muito eficaz. No Porto era dos melhores marcadores da equipe, apesar de ter poucos minutos de utilização. Era o suplente de luxo, arma secreta que o treinador lançava quando procurava resolver o jogo. Jogou pouco na última época porque esteve muito tempo lesionado.”
  • Sérgio Pereira, do portal Mais Futebol, de Portugal: ”Farias é um típico jogador de área. Não tem técnica, não é rápido, não é forte, não é alto, mas sabe estar no lugar certo para fazer gols. Não é um jogador de grandes gols, é um jogador de último toque, de meter a bola dentro da baliza. Acho que o Farías nunca foi jogador para valer o que o Porto pagou por ele (quatro milhões de euros), mas a verdade é que ele fez gols. Foi um ótimo suplente, que entrava quando a equipa estava a precisar de um gol. Nunca foi um jogador titular. Mas acho que se tiver alguma continuidade, pode ser um bom reforço para o Cruzeiro. Depende do que a torcida esperar dele: não podem esperar um craque. Até porque ele esteticamente não é um jogador atraente, não finta, não tem estilo.”

Finalmente, eis como Ernesto Farias se define:

  • “Sou um atacante de área. Posso jogar mais atrás, mas a minha característica principal é de área. Minha intenção é jogar e tentar corresponder às expectativas do treinador. Estou com uma expectativa grande de ganhar títulos no Cruzeiro”.

Agora, resta esperar que as hienas e os termocéfalos não cobrem futebol de Neymar, pois ele está mais pra Alecsandro.

60 comentários para “Ché Farias, o Tanque de Trenque Lauquen”

  1. Celeste disse:

    Boa sorte.

  2. Elias disse:

    Farias gols?
    Tomara!

  3. Seja benvido, acho que vai ser o novo Revetria, 03 nas cocotas no primeiro jogo contra….

  4. Grossi disse:

    Pela descrição dos jornalistas, El Tecla deve ser uma espécie de Borges argentino, não tão alto, sem grande técnica, mas esperto o bastante pra encaçapar suas bolinhas!Lembro, no início do ano, por causa da negociação do Kléber, li alguns comentários de torcedores do Porto nos sites portugueses onde enalteciam o comprometimento e a importância do jogador para o clube, mas deixando claro que já era momento de sua saída!Farías tb sofreu com muitas lesões na última temporada!

    • BrunoBarros disse:

      Grossi, na mosca essa comparação com o Borges. Acredito que o estilo seja semelhante mesmo. Borges é um bom jogador, e se o Farias for ainda melhor, será titular.

  5. Alex Martins AMC disse:

    Boa sorte, torço para que ele chegue e arrebente, vira titular, e o WP vai para o lugar do fubá na Mafia.

  6. Juliano Lopes disse:

    Vai ser bom para o elenco um jogador que sabe jogar de costa para o gol,mais que não seja daqueles que joga de costa prende a bola e mata o contra ataque.

    • Juliano Lopes disse:

      Pode ser usado como um pivô mais parado a frente,porque não?Pode funcionar bem com o Cruzeiro jogando com dois meias.

  7. BrunoBarros disse:

    Jorge, é o cúmulo da incapacidade de entender de futebol o cara comparar um jogador de área com outro que é um segundo atacante. Cada um na sua. Senão vamos passar a cobrar que o Fábio vá pra área fazer gols em qualquer bola parada. Se alguém espera que ele vá nos encantar com jogadas de efeito, só pode estar maluco. Como disse o jornalista, é jogador de última bola, definidor, e se for realmente bom nisso, já basta. Agora a pergunta que não quer calar; será que o ZZP acha que ele seria um substituto pra uma eventual saída do T. Ribeiro?
    Se ele pensa assim, tá no mesmo saco daqueles que esperam jogadas de efeito do argentino.

    • Grossi disse:

      Acho que o reserva para o TR vai ser o tal Wallison!Com isso temos 4 atacantes mais de área:WP,Tecla,Robert e Eliandro e três de lado de campo:TR,Wallison e Sebá…não é um ataque dos sonhos, mas há opções pro Cuca.

  8. Danilo_VIX disse:

    Estou em Campinas no momento com uma penca de argentinos a minha volta. Eu perguntei a um deles sobre o Farias antes mesmo de fechar com o Cruzeiro. Sem pestanejar o argentino, que inclusive é de La Plata, disse: “Farías!? Artijerro e guardador…. Mui bueno… Mui bueno”.

  9. César disse:

    Farías é uma boa contratação. Não usaria ótima para não exagerar, mas pode ser ótima. Fez bastante gols no Porto mesmo sendo reserva.

  10. Beth Makennel disse:

    Eu adoro jogador argentino no Cruzeiro. Há muito torcia por isso. Uma coisa acredito muito, nosso time vai ser mais guerreiro ainda. E que sejam novos Sorins para enlouquecer a nação azul de felicidades. Sejam bem víndos Montillo e Ernesto Farias. Peço a Deus para abençõar vocês a fazer muito sucesso no Cruzeiro Esporte Clube.

  11. César disse:

    E eu sempre associo garra = argentino. Sei que não são todos que são assim, mas enfim…

  12. Marco Soalheiro disse:

    Se a vinda for para somar ao elenco e disputar posição com WP e Robert, bom reforço. Se for como reposição antecipada de saída do Tiago Ribeiro, péssimo.

  13. Binho disse:

    O que me preocupa é o trecho “teve muitas lesões”. Chinelinho aqui não. pelamordedeus. Eu aprecio o futebol dos toscos argentinos. Palermo me agrada muito. Se Farias for desse naipe,é bom reforço.

  14. RAUL MIRANDA PENNA disse:

    OT.: Uma dica de filme, para nós que gostamos de futebol : “Maldito Futebol Clube”, em DVD. O filme retrata a história real de Brian Clough, considerado por muitos o maior treinador inglês de todos os tempos. Levou o modesto Derby County da lanterna da segunda divisão ao título de campeão inglês e o não menos modesto Nottignham Forest ao bicampeonato europeu. Vale a pena!

  15. simone b de castro disse:

    Também gosto muito da garra argentina. Que venha para somar, para dar realmente o seu melhor. E que sejamos felizes com ele.

  16. simone b de castro disse:

    OFF: Enquanto isso, o Riquelme, que “ama” o Boca, até agora não acertou…Motivo: grana. Cadê o amor pelo clube argentino? $umiu?!

  17. Arísio disse:

    Pelo histórico dos atacantes argentinos, já estou muito otimista com a chegada do Farias. Há muito que espero um camisa 9 no Cruzeiro que jogue em pé, que não caia de b.unda no chão a cada jogada e que não fique igual boneco de posto abanando os braços pra tudo e pra todos.

  18. simone b de castro disse:

    No programa “Jogada de Classe”, o malíssimo Flávio Anselmo disse que essa contratação ele não faria. Porque o cara tem 30 anos. Ainda bem que ele não é o presidente do Cruzeiro! Brincadeira! Reclamam se o Cruzeiro contrata alguém mais novo. Dizem que é para vender, que é aposta. Quando contrata alguém mais velho, dizem que não é bom, que já era. Acham que contratar jogador de 20 e poucos anos e top é fácil. Estão todos na Europa! E lá querem ficar.

    • Alex Martins AMC disse:

      O Valdo jogou no Cruzeiro com mais de 30 anos e jogou muito, o Cerezo já estava descendo a ladeira e jogou bem no Cruzeiro, o povo tem que para de menosprezar jogador com mais de 30 anos.

  19. Alex Martins AMC disse:

    Eu não torço contra jogador do Cruzeiro, mas cada um tem a sua preferencia, e eu falo abertamente, o WP não é jogador para ser nem reserva do Cruzeiro, vive de lampejos.

  20. Humm disse:

    Off: Espero que o filho do Cerezzo seja atleticano.

    • O filho (brevemente filhA) do Cerezo, O-DEI-A !!! futebol.
      QUando era criança, e o pai chegava dos jogos, olha pra ele e dizia para a mãe: “… este menino é muito esquisito… é o atleticano mais esquisito que já vi… ” Deu no que deu…

  21. Saindo rumo ao Maracaná… vamos Cruzeiro,

  22. Romarol disse:

    Só lhe desejo boa sorte! A pior bobagem é comentar uma contratação se será boa ou ruim. Rivaldos e Ramires da vida mostram que nesta matéria, só resta aguardarrrrr….

    • Pra você e para um monte de gente, talvez seja muito cômodo aguardar.
      Até para alguns caras da imprensa.
      Para estes, é interessante não falar nada, se assumem alguma posição de crédito ou descrédito, detestam serem quesionados depois. Daí ficam em cima do muro ou se tomam uma posição, ficam “justificando” e/ou “secando” só para dizerem que estavam com a razão.
      Da minha parte, não tenho problema com isto. Hoje mesmo, depois de rever várias vezes a LAMBANÇA do “Clodovil”, me lembrei o quanto apostei neste enérgumeno como que seria responsável por uma mudança radical no Cruzeiro. Quebrei a cara.
      QUando ao El Tecla. APOSTO E ACREDITO que ele dará resultados mais positivos e mais rápidos que a maioria dos que aqui estiveram nos últimos 5 ou seis anos.

      • Romarol disse:

        Não é questão de comodidade, é questão de inteligência. Como escreveu, você APOSTA que dará resultados. Quando APOSTA, poderá ter sorte ou azar. Por isso é bobagem comentar. Tanto pode dar certo, quanto errado. Futebol não é ciência exata. Você está igual o boquirroto chorão: “… porque treinador bom com time bom não tem erro”. Se fosse assim, era fácil ser campeão!

  23. Matheus Reis disse:

    Boa sorte ao Farías.

    OT: Marquinhos Paraná é o Wolverine azul.

    http://www.cruzeiro.com.br/index2.php?section=noticias&idn=8070 – 17/07
    O volante Marquinhos Paraná vai desfalcar o Cruzeiro por, no mínimo, uma semana. Além do jogo contra o Goiás, no domingo, o atleta ficará de fora também das duas seguintes partidas da equipe, contra o Fluminense, na próxima quinta-feira, no Maracanã, e diante do Grêmio, no outro domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

    http://www.cruzeiro.com.br/index2.php?section=noticias&idn=8098 – 22/07
    Paraná recuperou-se de um estiramento muscular na coxa direita, sofrido no último sábado, e inclusive participou do treino recreativo que antecedeu a viagem.

  24. Vale meia duzia de latinhas de suco de cevada gelado (-2 graus) na Arena do Jacaré:
    APOSTO que antes da janela fechar, perderemos DOIS jogadores considerados titulares.

    • Bruno Pontes disse:

      Quando a maldita fecha? 1o de agosto?

      • Tem duas janelas… a européia e a brasileira… uma no final de agosto, a outra numa determinada rodada do Brasileiro que acho que vai dar no meio de setembro.
        Sem contar as “janelas” turcas, orientais, árabes, russas, que NÃO SE FECHAM NUNCA.

  25. silverio candido disse:

    Vc não paga apostas Mr. Evandro…

    • Huahuahuahuahua….
      o MAIOR devedor de apostas… meu DEVEDOR de carteirinha…
      Vamos fazer o seguinte…
      As que eu perder, transfiro o débito para você pagar… (do meu crédito de apostas com você!).

  26. Estou acreditando e torcendo para que Cuca, Montillo e El Tecla, com os valorosos remanecentes dO 1o semestre (Fábio, LeonardoSIlva, TRibeiro) possam (RE)montar a espinha dorsal que nos levará ao TOPO.
    Agora tenho opinião contrária… antes não queria a classificação para a LIbertadores (evitaríamos um monte de M#ERDA que vivemos), agora QUERO QUE O CUCA classifique para a Libertadores. E vamos de Libertadores na Arena do Jacaré ou no Bezerrão em BSB para 2011.

    Fábio, Leonardo Silva, Fabrício/Paraná, Montillo, TRibeiro e El Tecla…
    Minha “espinha dorsal” para o 2o semestre.

    P.S. NÃO ACREDITO que TRibeiro continue.

  27. Raf Lima disse:

    “Luxa, o hipnotizador de cocotas”

    • E de muitos cruzeirenses… até hoje…
      A GRANDE vantagem é que o que ele tá fazendo no galinheiro tá servindo para quebrar a hipnose que ele ainda exercer em muitos dos cruzeirenses.

  28. Walterson disse:

    Olha só. esta veio do blog do Cosme Rimoli: “Como ateticano, estou envergonhado! Primeiro por ter no meu clube uma pessoa sem caráter, grosseira, desbocada e arrogante. Segundo, por meu presidente pagar um absurdo para essa pessoa e sua comissão técnica fajuta”. E eu achando que a primeira vergonha do cara era o seu presidente.

    • Ele poderia dizer que se sentia envergonhado de SER franga… e ter que admitir isso numa coluna de audiência considerável.
      Pra falar a verdade, não tô com nenhum sentimento de comiseração dele.
      Que se ferre com o presidente, com o técnico e com os jogadores.
      Aliás, cada erro ou falha de ex-jogadores do Cruzeiro ou que eles se vangloriarem de ter “passado a perna no Cruzeiro e levado para o galinheiro” vai ter, de minha parte, rojões (12 tiros de canhão!).

  29. silverio candido disse:

    To indo pra Sete Lagoas ver o jogo num bar por lá…. Um abração!

    • Ainda bem que você não tá no Rio…. GANHAREMOS!

    • Tô de saída para a EMbaixada Azul que está nas novas instalações da Confraria Chico MIneiro (104N Comercial) com ambiente finamente decorado e agradável, além da itnernacional cozinha com pratos e petiscos maravilhosos… Dá-LHE EMbaixada Azul!!!!!

  30. Fabrício disse:

    O WP tem uma boa média de gols. Ponto final. Atualmente no elenco não tem ninguém melhor que ele para esta posição, logo, tem que ser titular. Ponto final. Se o Farías se der bem, acredito que vai dar, WP tem que ir pro banco. Ponto final. O MP tem que ser titular absoluto. Ponto final. Todo mundo tem que apoiar. Ponto final.

  31. Naldo disse:

    Olhem só o detalhe: “Naldo, nascido em 29/05/XXX. Farias, nascido em 29/05/1980. Esse cara promete.”

    • Hugo 5erel0 disse:

      Destino mesmo é aniversariar junto com a namorada. A minha e eu somos de 19/04.

      • Naldo disse:

        A minha esposa aniversaria em 12/01. Mas, ter nascido em 29/05, me traz bom presságios. É que eu pedi a Deus o Brasileirão 2010 de presente de aniversário. Só falta o Farias fazer o gol do título.