Champions League 2009: grupos E, F, G, H

Por SÍNDICO | Em 16 de setembro de 2009

Mauro França

Grupo E

Pela tradição de sempre fazer boas campanhas na LC, o Liverpool abre ligeira vantagem sobre os oponentes, mas não terá vida fácil. Tanto o Lyon quanto a Fiorentina merecem respeito. Curiosamente, o único campeão nacional do grupo, o húngaro Debreceni, é o que tem menos chance, mas pode ser o fiel da balança.

O Liverpool contratou pouco para a temporada. Entre os reforços, nenhum nome de peso, sendo principal deles o italiano Aquilani. A perda de Xabi Alonso é significativa, porque o espanhol era um dos principais jogadores do time. Fora isso, o elenco comandado pelo espanhol Rafa Benítez é praticamente o mesmo da temporada passada, destacando-se Reina, Gerrard, Mascherano, Fernando Torres e os brasileiros Lucas, Diego Cavalieri e Fábio Aurélio.

Além de ver interrompida a série de títulos no Campeonato francês, o Lyon perdeu dois de seus mais importantes jogadores, Juninho Pernambucano e Benzema. Para recompor o time, trouxe como reforços o brasileiro Michel Bastos, que estava no Lille, e o atacante argentino Lisandro Lopez. O técnico Claude Puel permanece, assim como Toulalan, Govou, Cris e Ederson.

Para compensar a saída de Felipe Melo, a Fiorentina se reforçou no mercado doméstico com as contratações de Cristiano Zanetti e Marchionni, ex-Juventus, De Silvestri, ex-Lazio, e Natali, ex-Torino. O ataque formado por Mutu e Gilardino é o ponto forte do time treinado por Cesare Prandelli.

Grupo F

Além de favoritos absolutos, Barcelona e Internazionale prometem o duelo mais espetacular dessa fase. Dínamo de Kiev e Rubin Kazan serão coadjuvantes e brigarão apenas pela terceira colocação e a vaga na Copa da UEFA.

O Barcelona conquistou tudo o que disputou na temporada passada, incluindo a própria LC, e ainda se fortaleceu com a contratação de Ibrahimovic. O sueco se junta a Messi, Henry, Xavi e Iniesta para fazer do clube, mais uma vez, o favorito em todas as competições. Dificilmente a saída de Eto´o, que foi para Milão como parte da negociação com a Inter, será sentida. O restante do elenco à disposição de Josep Guardiola é praticamente o mesmo da temporada passada. Houve troca de brasileiros, com a saída de Sylvinho e a chegada de Maxwell. Daniel Alves segue como titular.

A Inter fez o possível para minorar os efeitos da perda do ídolo Ibrahimovic. A começar pela contratação de Eto´o, que se não é um jogador tão completo quanto o sueco, é um jogador de primeiro nível, artilheiro e experiente. Outros reforços de peso foram o meia holandês Sneijder e o zagueiro Lúcio. A Inter é o time com mais brasileiros na LC, cinco ao total, três deles titulares da Seleção: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Mancini e Thiago Motta. Completam o elenco nomes como Materazzi, Samuel, Zanetti, Vieira, Stankovic, Quaresma e Milito, todos com passagens pelas respectivas seleções nacionais. O técnico Jose Mourinho coloca o seu time como favorito ao penta italiano e para a própria LC.

A julgar pelos reforços que contratou, as ambições do Dinamo de Kiev são modestas. Para esta temporada chegaram Leandro Almeida e Gerson Magrão, que se juntam a Betão, o outro brasileiro do elenco. A maior novidade é a volta do velho ídolo do clube, Shevchenko. Depois de entrar em litígio com o técnico Valeriy Gazzaev, Guilherme foi emprestado ao CSKA Moscou.

O Rubin, da cidade de Kazan, quebrou a hegemonia dos clubes de Moscou e faturou o Campeonato Russo em 2008. E até o momento é o líder da atual edição. Os destaques da equipe dirigida pelo técnico Matsura Alexander são Alejandro Dominguez, argentino, e os russos Bikharov e Semak, este o capitão da Seleção da Rússia na Euro-08.

Grupo G

Sem times do primeiro escalão, é o menos atrativo desta fase e, provavelmente, o mais equlibrado. Pela tradição, Sevilha e Stuttgart tem um ligeiro favoritismo. O Rangers é um adversário difícil de ser batido em casa e pode complicar a vida dos favoritos. Para o Unirea da Romênia chegar a fase de grupos já foi uma façanha.

O Sevilha é o atual bi-campeão da Copa da Uefa. A dupla de ataque formada pelo brasileiro Luis Fabiano e pelo malinês Kanouté é o ponto alto da equipe dirigida por Manolo Jimenez. Mesmo sem grandes estrelas, é um time consistente, que nas últimas temporadas sempre aparece bem no Campeonato Espanhol. Os outros brasileiros do elenco são o meia Renato e o lateral Adriano. 

Para compensar a perda do ídolo Mario Gomez, o Stuttgart contratou o atacante russo Progrebnyak, o bielorusso Hleb e o sérvio Kuzmanovic. Reforços que, se não são grandes estrelas, agregam qualidade ao já consistente elenco da equipe dirigida por Markus Babbel. Os brasileiros do time são Cacau, titular no ataque, e Elson, reserva.

Grupo H

A tradição aponta o Arsenal como favorito. O holandês AZ Alkmaar e o grego Olympiacos brigam pela outra vaga, enquanto o belga Standard Liége deve fazer figuração.

O Arsenal do técnico Arsene Wenger é um time reconhecido por valorizar o toque de bola e jogar um futebol bonito. Pesa contra, no entanto, o fato de sempre fracassar na hora H. Ao contrário dos rivais ingleses, o clube pouco investiu em reforços, por conta das dívidas contraídas na construção do Emirates Stadium. Se perdeu o zagueiro Touré e o atacante Adebayor, o clube manteve Arshavin, Fabregas e Van Persie e conta com as voltas de Eduardo Costa e do tcheco Rosicky.  O outro brasileiro do elenco é o volante Denilson.

O AZ Alkmaar conseguiu a façanha de conquistar o campeonato holandês da temporada passada, quebrando a hegemonia de PSV, Ajax e Feyenoord. Louis Van Gaal deixou o clube após o título. O novo técnico é Ronald Koeman. O destaque do time é o marroquino El Hamdaoui, artilheiro do último campeonato. O ex-cruzeirense Jonathas tem jogado pelo time sub-21 e nesta segunda feira fez quatro gols na vitória de 5×2 sobre o Twente. O outro brasileiro do elenco é o meia Ari.

O Olympiacos reina absoluto no futebol grego, tendo conquistado 12 dos últimos 13 campeonatos. Em 2008 chegou ao penta. Os destaques são os brasileiros Diogo e Leonardo, ambos ex-Lusa, e Dudu Cearense. O técnico Temuri Ketsbaia foi contratado para esta temporada.

O Standard Liege é o atual bi-campeão belga, depois de ter amargado um jejum de 25 anos sem título. Para esta temporada contratou os zagueiros Felipe, ex-Coritiba, e Victor Ramos, ex-Vitória, que se juntam aos também defensores Marcos Camozzato e Alex Moraes. O atacante Igor se naturalizou belga. O treinador é o romeno Laszlo Boloni. 

Fontes: Guia Europeus 2009/2010 da Placar, edição 1334-A; site UOL Esporte; site da UEFA; sites dos clubes.

Mauro França, 46, cruzeirense, economiário, historiador, nasceu em Sete Lagoas, mora em Belo Horizonte.

97 comentários para “Champions League 2009: grupos E, F, G, H”

  1. walfrido disse:

    1st

  2. Palmeira. disse:

    O quê aconteceu entre o Guilherme e o treinador?

    • Mauro França disse:

      O Guilherme reclamou porque queria jogar no ataque e estava sendo escalado como meia. Além dissso, o Dinamo teve a volta de Shevchenko, ídolo do clube, acho que ele ficaria sem espaço.
      E ontem ele deu passe pro gol do seu time (que perdeu de 3×1).

  3. simone b de castro disse:

    Eu acho que na final, vai dar um time inglês contra um espanhol, como quase sempre… Ou dois ingleses… rsrsrs

  4. Naldo disse:

    Esse Grupo G, é sem prognóstico. Tradição aí não existe. Qualquer um pode se classificar e se passar das oitavas já terá feito um grande negócio. O Grupo H, não foge muitos disso tambem não, mas deve ser o Arsenal e mais um. O Arsenal deve aproveitar a baba da primeira fase para poder seguir por um caminho mais ligth. Apesar que por lá existe sorteio, o que atrapalha um pouco.

  5. Frede disse:

    Sempre tem uam zebra! Vamos aguardar o decorrer da competição, mas to achando que passam os 4 ingleses, 4 espanhois, 2 italianos, 2 franceses, 1 portugues, 1 alemao e 2 zebras.

    • Frede disse:

      se bem que confundi os grupos de ontem… Vou aguardar antes de qualquer prognostico rs… Apenas afirmo que os 4 ingleses passam.

  6. Jorge Santana disse:

    Hoje, às, smj, 15h15, Inter x Barça. Ao vivo, só pra quem baixou enfermaria ou está de férias. Eto’o x Ibra. Maicon x Daniel Alves. Inter 2×1 é o meu palpite.

  7. Walterson disse:

    OT: Este é para o JS. Seu ídolo foi homenageado em Veneza. O Dylan deve estar eufórico, por isso não aparece mais.
    http://www.socialismo.org.br/portal/arte-cultura/78-noticia/1122-veneza-se-rende-a-documentario-sobre-hugo-chavez

  8. Walterson disse:

    Hei, o link que eu postei vai guardar só pra voce? Aposto que o Arreguy tambem vai querer ver.

  9. walfrido disse:

    Quem diria, aqui não dá pra ver nenhum jogo se o sujeito não tiver uma TV a cabo. Aí pelo menos passa em algumas TVs abertas, num passa?

  10. A Band tá passando alguns poucos jogos em Tv aberta. Inter-ITA e Madri-ESP são favoritissimos. Nem os ingleses são páreo. Os zebrões é que podem tirar Inter e Madri da rota do título.

  11. Raf Lima disse:

    Aposto no ATLETICO DE MADRID (mesmo com esse nome) para zebra campeã da Champions.

    Quanto será q esse palpite tá valendo nas apostas em London??

    • Quanto estão pagando… (em Euros)
      Barcelona 5
      Real Madrid 6
      Chelsea 7
      Man Utd 8.5
      Arsenal 12
      Internazionale Milano 13
      Liverpool 13
      AC Milan 26
      FC Bayern Munchen 29
      Juventus 34
      Sevilla 34
      Lyon 41
      Wolfsburg 67
      Atletico Madrid 81
      FC Girondins De Bordeaux 81
      VfB Stuttgart 126
      FC Porto 151
      Fiorentina 151
      Olympiakos 151
      AZ 201
      Marseille 251
      Rangers 251
      CSKA Moscow 301
      Dynamo Kiev 301
      Rubin Kazan 401

      Russos são as ZEBRAÇAS! (Cska e Dynamo)… PUTZ!

  12. Raf Lima disse:

    Na GLOBOESPORTE.COM, quem comanda a narrativa são os ‘queridos’ Rogério C. e Bob F.

    Paciência prá vc Wlafrido !!

    ps: Pela net o campo surge verdinho & limpinho, lembrando mesa de bilhar..

    • walfrido disse:

      Como previa não autorizam a transmissão fora do territorio nacional do Brasil salve salve… raios. To no gatonet aki sofrendo, cai toda hora, narração em árabe… mas vamo que vamo.

  13. JJ disse:

    Quem vai ganhar é o Real Madrid. Ou o Barça de novo.

  14. walfrido disse:

    Joguei minha bolinha e cheguei a tempo de ver o Barça e Inter, e a unica TV aberta alemã que, pra minha surpresa, tá passando CL, tá mostrando Stutgart 1 x0 Glasgow Rangers. Pelada. Fico aki no gatonet tentando ver o crássico.

  15. simone b de castro disse:

    O jogo está passando na Band (aberta).
    Meio sem graça… 5 min. do segundo tempo e muito chutão, muita correria e pouca efetividade. Além de muita falta.
    É impressão minha ou o E’to ganhou massa muscular?

    • simone b de castro disse:

      70 MIN. e se esse jogo não fosse na Europa, diria que é o morrinhão da série B. Até agora, sofrível!

  16. Rogério disse:

    Sai Henry e entre Iniesta, o inveja.

  17. Dom disse:

    Mãe Dinah mode on
    Grupo E
    Liverpool e Fiorentina (sou torcedor deles) – Lyon sem Lisandro e Benzema perdeu muito
    Grupo F
    Barça e Inter (sem chances de zebra) – Rubin e Dinamo sofreram muito
    Grupo G
    Sevilla e Sttutgart (com facilidade também) – Rangers em casa é complicado, fora é um gatinho (acho que já ouvi isso antes), Unirea é horrível
    Grupo H
    Arsenal e AZAlkmaar (Olympiacos já tem outro treinador: Zico) Standard de Liege é outro derrotado.

    • Alex Martins AMC disse:

      Dom vc é da TFC?

      • Dom disse:

        Digamos, mais ou menos cara…Falta a camisa…rsrsrs
        Viajava demais e nunca deu para entrar mesmo (sou produtor de eventos).
        Conheço o pessoal todo: Clebinho, Carol, Cris Favela, Girafa, Rafael, Maldonado, Alex Bacardi, Joãozinho, Cacá (irmão da Carol, meus amigos mais próximos lá) e mais uma pá de gente…rsrs
        Agora que sou SF que tô tendo tempo, depois de muito insistirem fui na festa deles e tô naquela de entro ou num entro…rsrs

      • Alex Martins AMC disse:

        Quarta feira que vem vamos marcar lá pra trocar uma ideia, geralmente eu fico proximo a TFC.

      • Dom disse:

        Por mim tá fechado!
        Mantemos contato por aqui?

      • Dom disse:

        Você conhece o pessoal lá, parece que você não me é estranho…

  18. rdish disse:

    Ora essa, o Gerson Magrão fez um dos gols do Dinamo de Kiev!!!!

  19. walfrido disse:

    Incrivel o dominio do Barça, Inter parecia um timeco da Bolivia na CL. Queria ver uma estatistica de posse de bola, deve ter sido 70% pro Barça, 28790 passes certos e poucos errados, já o Inter o contrário. Incrivel.

  20. walfrido disse:

    E só foram 25 faltas no jogo todo.

  21. walfrido disse:

    Luiz fabiano e Renato meteram os gols do Sevilla contra um time impronunciável. Renato ainda mandou uma na trave.

  22. Jorge Santana disse:

    Apliquei a metodologia rdish-Sobrinho-Evandro e cheguei à conclusão de que esta CL será um fracasso. Nenhum, estádio tinha a cota máxima de 25 torcedores, que atesta o sucesso uma competição. Coisa que o Morrinhão tem!

  23. Que jogo chinfrin… morrinhão é pouco! Mas como os teóricos do motivadão dizem que basta ter torcida nas arquibancadas e tudo se transforma… Vi dois jogos da Série B ontem… só time RUIM de dar calo na vista. CLeague vai dar Inter ou Real.

    • Jorge Santana disse:

      É isto: CL não presta. Bacana é o Morrinhão. De preferência com, no máximo, 25 pessoas na arquibancada.

      • rdish disse:

        Bom é estadual de ponto corrido.

      • Damas disse:

        Preconceito incestuoso. Até hoje não entendi esta birra com o maior campeonato do planeta – aquele que revela as maiores sensações desta tal de LC. Aquele que serve de base de sustentação para nossas discussões acaloradas. Público pequeno a gente vê em qualquer lugar do mundo, inclusive em algumas partidas desta LC. Sou muito mais o Brasileirão, seja série A, B ou C.

      • Olivieri disse:

        Tô com o Damas: sou mais o Brasileiro (A, B, C ou D)!

      • Jorge Santana disse:

        Pois eu acabaria com o Morrinhão de uma penada só. O Brasil é um continente, nunca uma Bélgica ou Bulgária como o rdish o vê. Esta porqueira que está aí só faz matar clubes populares e colocar barueris em seus lugares. Só faz aumentar a disparidade de forças dos paulistas em relação aos demais estados. Concentra recursos, desativa centenas de praças pelo interior. Obriga do Fortaleza a viajar 3.000 Km pra se exibir pra 25 torcedores. É um desastre. Mas tem de continuar. Se o futebol brasileiro quer ser do tamanho do belga, vai conseguir. Querer é poder!

      • rdish disse:

        Quer aumentar a disparidade dos paulistas? É só o Paulista ser em turno e returno durante um ano, transmitido pra todo o Brasil, do jeitinho que você quer. Fortaleza nem viajaria 3000Km mais. Viraria time de várzea.

      • Ora…Ora…Ora…
        Aí Aí Ai !!!
        A mesma ladainha… não muda nada.
        Ô Cel José Guilherme, dá um jeito no cara PÔ!

  24. walfrido disse:

    Só não entendo porque para gostar de um não pode gostar da outra. Adoro o Brasileirão porque tem meu Cruzeiro, é o que mais acompanhamos. E gosto da CL, grandes jogadores, vários clássicos mundiais com grandes craques… O que, obviamente, não é garantia de espetáculo, mas aumentam-se as chances. Briguinha chata.

    • walfrido disse:

      E olha que ao contrário do que muitos pensam eu nem acompanho tããããão de perto a CL assim não…

      • simone b de castro disse:

        Eu gosto da Champions, mas só que esse jogo de hj, Inter e Barça, foi sofrível, como disse acima…

      • walfrido disse:

        Tem melhores, mas o Barça sufocou o Inter na casa do adversário. Faltou um pouco de agressividade, mas não foi horrível não…

      • Jorge Santana disse:

        Jogo tático irrita o torcedor brasileiro. Nós gostamos é do vapt-vupt. Se o ZZP contratar o Morurinho, nós vamos chamá-lo de burro, retranqueiro, pardal etc. O modelo ideal de treinador para o torcedor nativo é o insígne PC Gusmão.

    • Jorge Santana disse:

      Não tente entender, Walfrido. Apenas faça contas e veja se a distância dos ricos para os pequenos está aumentando ou não. Se o Platini deixar, o G14 europeu tb faz um campeonataço de pontos corridos na Europa e mata o restante dos times. Por que o francês não deixa isto acontecer?

  25. E o Magrão estreiou na CLeague com gol… Ele não deve estar com saudade nenhuma do “morrinhão”.

    • douglas.sena disse:

      Nem eu dele Evandro.

    • Damas disse:

      O Magrão pode se destacar na LC. Em qualquer profissão tem momentos que um indivíduo monta no cavalo arriado e sai de uma posição inexpressiva e se torna o tal. Aqui mesmo no PHD temos vários exemplos de profissionais que sairam da roça e ninguém dava nada por eles e hoje estão em posição de destaque nas suas empresas. No futebol tem muito disto, senão vejamos: alguém dava alguma coisa pro Afonso, pro Caçapa, pro Cris (quando foi escurraçado do Corinthians), pro Alexotan (do Palmeiras), pro Daniel Alves, pro Mancine, pro Doni,etc. etc. Todos com uma Ccorrente de dar inveja a vários detentores de MBA. Em tempo: todos revelados pelo tão esculachado Morrinhão.

  26. douglas.sena disse:

    Eu aposto minhas fichas no Milan esse ano, mesmo com o Gaúcho finjindo jogar bola.

  27. matheus t penido disse:

    Magrão naum me decepcionou no Cruzeiro. Eu via alguns jogos dele no Ipatinga e sempre foi aquilo: mta saude e esforço, algumas boas arrancadas e pouca coisa mais. Intimidade com a bola e cacuete de meia armador ele nunca teve. No time do Vale do Aço era um atacante pelo lado esquerdo e o time jogava em torno dele e do centroavnte Alessandro, o amigo do AB. E como era Série B acabou fazendo nome e vindo pro Cuzeiro, onde mtos o queriam fazendo as vezes do Wagner, o que é impossivel para o futebol dele. Dai foi se acertar só na lateral, o nde quebrou bem o galho e foi importante na Libertadores até a final. Agora quem esperou um cara pra fazer a diferença se decepcionou msmo. Portanto que seja feliz onde esteja.

  28. Naldo disse:

    O Magrão não fugia a luta… e agarrou como poucos o cavalo que passou selado. Sem muita técnica, mas com muito empenho.