Brasil 0x0 Portugal: Um tempo esportivo, outro administrativo

Por SÍNDICO | Em 25 de junho de 2010

Às 11h, no Estádio Moses Mabhida, em Durban, Brasil e Portugal disputam a liderança do Grupo G da Copa 2010.

Dunga, que escalará o time no 4-3-1-2, não contará com Elano, contundido, e Kaká, suspenso. Daniel Alves e Júlio Baptista substituirão os titulares.

Carlos Queiroz, que manterá o 4-3-3, só não poderá contar com o meia-atacante Deco, contundido.

Se vencer, o Brasil escapará de seleções como Argentina, Alemanha, México e Inglaterra nas quartas e nas semifianias. Mas poderá jogar contra a Espanha nas oitavas.

A Copa é assim. Pra ter vida mansa só fazendo como França e Itália que mandaram parar o torneio, desceram e voltaram pra casa mais cedo.

No apito estará o mexicano Benito Archundia, velho conhecido de quem frequenta a Copa Libertadores.

*****

Reportagem do UOL Esportes:

Brasil volta a mostrar defeitos, mas pega chave fácil no mata-mata

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer – Em Durban (África do Sul)

O Brasil conseguiu ficar no lado mais fácil do mata-mata da Copa do Mundo. O nervoso empate em 0 a 0 com Portugal nesta sexta-feira, em Durban, porém, mostrou o velho problema da equipe de Dunga contra retrancas. Mesmo assim, foi suficiente para assegurar a liderança do grupo G. Nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, em Johanesburgo, pegará o segundo colocado do grupo H, ainda não definido.

Mais que isso, só poderá cruzar com rivais como Argentina, Alemanha e Inglaterra numa eventual decisão. A Holanda, na teoria, é o adversário mais forte dos brasileiros em uma possível partida de quartas de final. Na próxima fase, o time de Dunga pega o Chile, que perdeu a liderança da chave para a Espanha – o duelo com os chilenos acontece na segunda-feira.

Para conseguir isso, a seleção de Dunga enfrentou dois tipos de teste nesta sexta: jogar sem Kaká (suspenso) e Robinho (poupado) e superar a tensão do duelo com os lusitanos. Foi reprovado em ambos. Portugal entrou em campo, no primeiro tempo, recuado, com só um jogador no ataque. A mesma formação usada pela Coreia do Norte. E como na estreia do Mundial, o Brasil não conseguiu superar a retranca. Faltou movimentação no setor ofensivo e os meias não fizeram sua função básica: armar o jogo.

O time de Dunga teve duas chances ainda no primeiro tempo. Uma no segundo. Mas é pouco para um time que quer ser campeão mundial, ainda mais quando, no segundo tempo, Carlos Queiroz mudou o sua equipe e Portugal passou a dominar o jogo.

Quando o treinador brasileiro olhou para o banco de reservas, para tentar contra-atacar as trocas do português, as alternativas não apareceram. Ramires entrou no lugar de Júlio Baptista e Grafite, no de Luís Fabiano. Mas os dois estão longe de ser opções reais de criatividade no elenco verde-amarelo.

Com isso, o Brasil caiu no jogo duro que a retranca portuguesa causava. E, nesse quesito, o naturalizado Pepe foi o protagonista. Chegando sempre forte, forçou um amarelo a Luís Fabiano (que deu uma entrada dura no rival) e outro a Felipe Melo.

 A entrada violenta no tornozelo esquerdo do camisa 5 rendeu um cartão para o jogador luso. O volante brasileiro deu o troco, levou o cartão e Dunga preferiu trocá-lo por Josué ainda no primeiro tempo, para evitar a expulsão.

Até esse momento, a seleção brasileira até tentava. No 1º tempo, deu a impressão de que precisava mais da vitória que os lusitanos. Com 63% de posse de bola e o dobro de finalizações, o time de Dunga dominou as ações.

Nilmar mostrou gás. Mandou uma bola na trave, deu um chapéu seguido de chute para fora e acreditou em todas as bolas. Daniel Alves e Júlio Baptista, promovidos a titulares excepcionalmente nesta sexta-feira, não funcionaram como se esperava. Daniel foi bem, mas não foi brilhante. Mesmo assim,  fez mais do que Júlio, nulo, principalmente no 2º tempo.

Depois do intervalo, o jogo ficou mais aberto. Portugal lembrou o time que goleou a Coreia do Norte por 7 a 0. E o Brasil começou a tomar seguidos sustos. Na frente, Júlio Baptista ficou só na determinação e deixou o campo. A criatividade que muitas vezes falta ao Brasil não apareceu com ele em campo. É bom Kaká voltar logo, e bem.

Para Portugal, o jogo foi bom. A retranca funcionou e o time foi perigoso, principalmente, na etapa final. Como era esperado, foi um rival muito melhor do que Coreia do Norte e Costa do Marfim, fruto da qualidade técnica de seus atletas. E o “fator Cristiano Ronaldo” fez a diferença. Fominha como de costume, o melhor jogador do mundo de 2008 arriscou chutes de longe, esboçou arrancadas pelas laterais e deixou a defesa sempre em alerta. Foi dele, por exemplo, o melhor lance português, aos 14min do 2º tempo. Terminou como o melhor da partida pela Fifa.

Embora os gols não tenham saído, os 62 mil torcedores que foram ao estádio Moses Mabhida viram uma partida movimentada e com momentos de tensão. Um bom aperitivo para o que deve acontecer nas oitavas de final. O Brasil só não poderá errar tanto no setor ofensivo. No mata-mata os gols que não aconteceram nesta sexta farão falta, mesmo no lado “fácil” da chave.

  • No pé do Ronaldo – Os brasileiros pegaram no pé do astro luso. Uma faixa dizia: “Ei, Cristiano, Ronaldo só existe um!”, em referência ao Fenômeno. Alguns também cantaram: “Ronaldo, v…”.
  • Ano de eleição -Ramires parecia político: cumprimentou vários jogadores de Portugal antes do jogo e conversou bastante com Fábio Coentrão, seu companheiro de Benfica.
  • O batuque e as vuvuzelas – As vuvuzelas não deram sossego durante o jogo todo, como de costume, mas dividiram um pouco das atenções com o batuque puxado por torcedores brasileiros atrás de um dos gols.
  • Gramado ruim – A 20 minutos do início do jogo, o gramado foi molhado pelos organizadores. O “banho” durou cerca de dez minutos e deixou o campo de jogo mais rápido.
  • Nilmar não fez gol, mas se movimentou bastante, criou oportunidades e brigou bastante, até na defesa.
  • Júlio Baptista entrou para substituir Kaká e não conseguiu fazer nada. Perdeu a maioria das bolas que recebeu. 
  • A defesa de Portugal voltou a mostrar sua força. Segue zerada na Copa e tomou um gol nos últimos 11 jogos.
  • Michel Bastos só apareceu em campo nos erros bizarros que cometeu nos raros apoios ao ataque
  • 1ºT – 21min – Lance quente: com jogada parada, Felipe Melo levanta demais a perna em dividida com Pepe. Ninguém é advertido.
  • 1ºT – 30min – UUUHHH! Luís Fabiano cruza para área. A bola passa por todo mundo e sobra para Nilmar. Sem ângulo, ele chuta e obriga goleiro Eduardo a fazer boa defesa. A Jabulani toca no travessão.
  • 1ºT – 38min – UUUHHH! Bola lançada para Maicon, que tem dificuldade para dominar. Ainda assim, cruza bem. Luís Fabiano se antecipa a e cabeceia. A bola passa raspando o gol de Eduardo.
  • 1ºT – 44min – Dunga tira Felipe Melo, coloca Josué, logo após volante receber amarelo.
  • 2ºT – 14min – UUUHHH! Cristiano Ronaldo recebe no meio, avança. Lúcio desarma, mas a bola rola para o meio da área e sobra para Raúl Meireles. O português toca na saída de Julio Cesar, o goleiro brasileiro desvia.

96 comentários para “Brasil 0x0 Portugal: Um tempo esportivo, outro administrativo”

  1. Romarol disse:

    Palpite: Brasil 3 a 2. Vamos pegar a Suíça.

  2. Jorge Santana disse:

    Placar agregado: Brafim 10 x1 Portoréia;

  3. Jorge Santana disse:

    32 – Portugal num ferrolhaço já encaixou dois contra-ataques. E Nilmar já carimbou o poste.

  4. Jorge Santana disse:

    38 – Locomaicomotiva recupera bola na lateral e cruza. Fabuloso cabeceia livre na cara do gol. Bola fora.

  5. Jorge Santana disse:

    40 – Felipe Melo tb virou gladiador. Tá batendo e apanhando feito gente grande.

  6. Jorge Santana disse:

    42 – Deu a loca no Melo. Amarelado por conta de uma entrada violenta no meio de campo. Lá vem Josué.

  7. Jorge Santana disse:

    44 – Dunga aprendeu a lição. Jogador amarelado sai. Josué substitui Felipe Melo.

  8. Matheus Reis disse:

    Fazendo companhia ao síndico no intervalo.

    Todo mundo reclama da falta de alguém pra armar o jogo. Mete o Gilberto no lugar do J. Batista que a coisa anda. Pra melhorar, bota o Ramires no lugar do D. Alves que pouco fez. Portugual tá com as ceroulas na mão.

  9. Frede disse:

    Não gostei do 1º tempo. Muito truncado, jogo muito embolado. O Brasil, se quiser ganhar, tem que tocar a bola mais rápido. Começou bem mais diminuiu o ritmo. Acho que o Dunga fez bem em tirar o FMelo, mas acho que esse jogo está com mais cara de Ramires do que de Josué. Acho que qualquer jogo de futebol tem mais a cara de Ramires do que do Josué…

  10. Matheus Reis disse:

    Outra solução menos ortodoxa é meter o Luisão no jogo e deixar o Lúcio armando o time. Baita zagueiro.

  11. Eduardo Arreguy Campos disse:

    oxo.

  12. rosan amaral disse:

    A partir do momento que a Costa do Marfim fez 2 x 0 na Korea, os galegos sentiram o risco da desclassificação com a derrota para o Brasil. Ficaram pilhados e o nosso Felipe Melo entrouna pilha também. Arbitragem boa. Não tem como ajudar nossos irmãos da pátria mãe. Para ser campeão a mentalidade tem de ser 7 vitórias.

  13. Amácio Gattuno disse:

    A disparidade entre as seleções é notória. A brasileira é muito mais time. Mas só isso não ganha jogo. A lusitana joga com inteligência. Acautelai-vos, escrete canarinho!

  14. Arthur disse:

    Pra quem achou que ia ser jogo de cumpadre, a coisa está virando pancadaria, e FI-MELO cabecinha de amendoim, conseguiu ser salvo pelo DUNGA, de ganhra um vermelho. A entrada do J.BATISTA (teóricamente 2.o atancante) não deu o resultado previsto:pouca mobilidade, fominha, muita centralização, lado esquerdo não existe. Na direita D. ALVES (do tiem desfilo e passo a bola depois) cai demais pela direita, prende a bola, quando a bola chega no MAICON, já está marcado. Meio burrocrático. NILMAR tem talento, mas é outro que prefere jogar sozinho. O meio está todo amarelado e os beques também. Perigo de vermelhos a caminho. Lá pelos 30 min do 2.o tempo ele lembra do RAMIRES, que já não é surpresa para os lusos. Jogo complicado.

  15. rosan amaral disse:

    Ramires é jogador estratégico na campanha que o Dunga planejou. O problema foi aquele cartão contra a Korea porque 2 cartões gera uma suspensão. O Dunga não vai queimar a cartada do Ramires em um jogo que o Brasil já está classificado. Ele será carta importante para o jogo das 8ªs.

  16. Arthur disse:

    NILMATR fez dois bons chutes, quase marca (a jaBOLAni se fosse fabricada lá em Betim, já tinham tirado ela da COPA, mas é ADIDA, aí pode…); bela cabeçada do L.FABIANO, mas como essa jabu pica demais, é o tipo de jogada fácil de errar o gol. MAICOn deu um bom chute. Do lado de cá, um quase-penal (vc me encosta, que eu caio) e dois bons chutes e um cruzamento perigoso para o JCESAR salvar a pátria…

  17. Jorge Santana disse:

    05 – Portugal adianta a marcação. E tá com mais posse de bola.

  18. Jorge Santana disse:

    10 – Simão Sabrosa substitui Duda. Wall Free Dow Jones puxa a cantoria da torcida brazuca.

  19. Jorge Santana disse:

    15 – Júlio César salva gol e se contunde. Queiroz percebeu que a classificação está garantida e sai em busca do 1º lugar. E o Júlio Bptista não entra em campo. Gilberto, já!

  20. Jorge Santana disse:

    22 – O Brasil já teve 69% de posse de bola. Agora, tem 56%.

  21. Jorge Santana disse:

    36 – Ramires substitui Júlio Baptista.
    38 – Miguel Veloso substitui Raul Meireles.
    40 – Grafite substitui Luís Fabiano.

  22. Jorge Santana disse:

    43 – Brasil tem 61% de posse de bola. Portugal volta pra defesa, Brasil toca bola.

  23. Jorge Santana disse:

    44 – Ramires chuta de longe. Jabulani pega na cacunda de um portuga e tinha direção certa do filó, mas o goleiro atrapalhou com uma defesaça.

  24. Jorge Santana disse:

    48 – Juan faz uma presepada e obriga JC a jogar como se fosse um Fábio abafando Danny, que ia marcar o gol luso.

  25. Jorge Santana disse:

    50 – Fim de papo. Brasil, 7, Portugal, 5, Costa do Marfim, 4, Coréia Comunista, 0. O Nanico vai retaliar.

  26. Eduardo disse:

    Lúcio é melhor na volância que GSilva, FMelo e Josué juntos.

  27. Arthur disse:

    Pobre JS, hoje vc foi abandonado pro aqui hein, my friend. Seguitne, é impressionante vc ver o LÚCIO, pega a bola, antecipa, parte com decisão e leva a bola da defesa proa taque, aparece. (Melhor em campo). Vc vê D. ALVES (Fernandinho II, Gabriel III), aquel jogodor que joga pra tr´s, amarra a bola e o time, não passa, e enrola numa boa. Vc colcoa o RAMIRES, a bola votla a correr de novo. Se dexiar por conta de G. SILVA- D.ALVES – J. BATISTA – M.BASTOS a bola não chega lá na frente nem a pau, e se chega é lançamento pro adversário (não é passe) ou chute sem a menor condição. Então, é o que falo, futebol etiquetinha. NILMAR fez muuuito pouco, mas só recebeu bola fu. Agora, se constatou claramente

    • Arthur disse:

      o efeito malemolente,ele querendo o pessoal ir pra frente, e os 4 simplesmente rodando bolinha. Pra não dizer outra, a GGGG LOBO já deve estar cozinhando o DUNGA nos bastidors, com a ajuda de quem recebeu o $$$ pela venda da “exclusiva”, Ricardimdim Teixeira. O RAMIRES entrou e sabia exatamente o que fazer, a bola custou a chegar nele e teve a melhor chance da 2.a etapa. Portugal jogou bem, e o empate foi castigo a essa tchurminha enrolante acima. Alguém aí, duvida como se faz o futebol nos bastidores do BR, e como o futebol fica improdutivo e engandor de repente. Não?, hoje vcs viram…

    • Jorge Santana disse:

      Mariana, Moema, Beth, Celeste e Simone me deixaram falando sozinho. Por isto, eu canto: “ninguém me ama, ninguém me quer…”

    • Hermes disse:

      O Gilberto Silva e o Josué jogam igual um craque cruzeirense, só jogam para o lados.

      • Arthur disse:

        EHEHEH Hermes, o PARANÁ toca pra frente viu, sua má vontade com ele, é comigo também, afinal, quando eu jogava bola, meu futebol michuruca pros outros, era roubar a bola da defesa e passar ela rapidinho pro ataque fazer gols. A bola se muito ficava 2 segundos no meu pé, e na partida inteirinha, menos de um minuto! Com o tempo, o povo já me colocava na LEsq sem eu nem sequer pedir ou saber, já “tava” lá. Meu futebol era isso, não “desfilava” como esses etiquetinhas ái não… ABS/ART

      • Hermes disse:

        Grande Arthur Paraná.

  28. Romarol disse:

    Maicon disse na entrevista “que faz tempo que está trancado com seus companheiros da Seleção”.

  29. Leo Vidigal disse:

    Coentrão, Manjericão e Salsão fizeram um jogo sem sal. E sem Kaká o jogo do time amarelo é risível.

    • Arthur disse:

      Não é o KAKA… vc pode colocar PELÉ, se o cara fica enrolando com a bola lá atrás, e quando dá a bola, o faz de sa.k.nagem (passe errado de propósito: a bola é para frente, vc joga pra trás, é para a direita, vc volta para a esquerda… esquema RUIMVALDO de jogar e não deixar o colega (RONALDINHO) fazer gol. esquema velho-velho de ser star na marra ou fu com o time. Pra ser “estrela” tem muuuito esquema, não pensa que vc chega lá, se a tchurminha não ajudar, vc não chega…

      • Leo Vidigal disse:

        Mas a maioria dos gols passou pelos pés dele… Ele não está 90%, mas o time ficou dependente dele, agora o Dunga que se arrume, porque é só colocar um “Lúcio” em cima do KK que trava o jogo amarelo…

  30. Jorge Santana disse:

    Bonito diálogo entre Dona Isa e Seu Manuel e o filho Maicon.

  31. Matheus Reis disse:

    Se é pra “armarrar” o jogo como fez o J. Batista, melhor entrar com Luisão e Juan atrás e botar a 10 no Lúcio. As jogadas criativas mais lúcidas da meiuca brasuca foram criadas pelo zagueiro/volante/meia/atacante.

    E ainda me dão o prêmio de melhor em campo pro Cristiano. Como diria o poeta Neto: ‘É brincadeira!’

    • claudio(xina)lemos disse:

      Matheus, vc disse tudo lá em cima, Gilberto no lugar de Julio Batista e Ramires no lugar de Daniel Alves e não teriamos passado o sufoco que passamos. O que fez o Daniel Alves hoje foi um absurdo não jogou nada. Não armou o time, não ajudou o maicon, tinha uma avenida nas costas do maicon, com 2 laterais direitos no time. Sinceramente. É brincadeira. Julio Batista jogou mal demais. Por isto eu defendia a convocação do Ronaldinho Gáucho, pois na falta do Robinho e do KAKA não havia ninguém para preocupar os bacalhas.

      • Matheus Reis disse:

        É isso, Xina. Se não tem o Gaúcho, é preciso enxergar além do óbvio. Muita gente passou a pré-copa dizendo que o Gilberto há muito não era lateral, que jogava de 10 no Cruzeiro e que tais.

        Hoje, nenhuma viva’lma pensou nessa possibilidade. Não tem tu, vai tu mesmo.

        E preocupa, e muito, o péssimo jogo do D. Alves. Muitos achavam que hoje ele ganharia a titularidade. Parece que sentiu o peso de jogar a primeira partida de uma Copa como titular. Escondeu do jogo.

        Mas é um partida só. Que se alerte, corrija e conserte.

  32. Amácio Gattuno disse:

    A saída do FMelo prejudicou demais o time. Elano, Kaká e Robinho também fizeram muitíssima falta. JBaptista e Nilmar foram peças desorganizadas em campo. MBastos continua sendo o pior em campo. Não ataca, não defende e continua sobrecarregando o time. É, até o momento, o grande destaque negativo da seleção.

    • Amácio Gattuno disse:

      E contra mais um atacante top, o sistema defensivo mostrou solidez e concedeu pouquíssimas oportunidades ao R9 genérico. Lúcio Adams, o melhor do jogo.

  33. Sergio HKG disse:

    Eh duro ver jogadores de selecao brasileira…. “deuses” errarem passe de 2 metros e baterem TODOS os escanteios horrorosamente ……. eh demais pra mim…. jogo pessimo…..

    • Douglas_Sorocaba disse:

      Os escanteios são um caso à parte.
      Hoje o Daniel Alves deu uma aula de como NÃO cobrar escanteios. Coisa horrível. Mal consigo abrir os olhos, de tantos calos.

  34. Hermes disse:

    É Jorge, nossa Coréia , não foi bem. Mas em 2014 terá melhor sorte.

  35. Elias disse:

    O primeiro tempo até que o time foi bem. Em jogo nervoso, três chances sendo duas claras até que não foi ruim. Agora, o segundo tempo….huuum…
    Josué conseguiu me fazer ter saudades do Felipe Melo. E a única chance clara do segundo tempo foi com o Ramires. Que entou muito tarde…

    • Cuné disse:

      Se a bola do Ramires não pega no portuga, ia sair lá na bandeira do escanteio. Ao invés de chance ia virar “resumo da partida” nos telejornais da rede bobo.

  36. Elias disse:

    Resumindo: joguinho ruinzinho de doer os óios!!!

    • Jogo HORRÍVEL. Entre as três piores partidas da primeira fase da Copa do Mundo.

      • Rogério disse:

        Na minha opinião, dos que assiti, Itália x Paraguai, Uruguai x França, Itália x Nova Zelandia, Paraguai x Nova Zelandia ( consegui ver somente 15 minutos do VT ), foram bem piores que o jogo de hoje.

      • mariana disse:

        Olha, pra mim , Uruguai xFrança foi muito pior que a partida de hj.

      • Ernesto Araujo disse:

        Argélia x Eslovênia ninguém fala nada ?

      • Rogério disse:

        Este eu não tive o azar de assistir.

      • Rogério, Discordo que, POR EXEMPLO, Paraguai e Nova Zelandia tenha sido pior que o Brasil x Portugal.
        E o placar de 0x0 ou 1×1 não significa jogo ruim, assim como 4×1 ou 3×0 significa jogo bom.
        Vi quase todos os jogos. Se este jogo de hoje não está entre os três piores, CERTAMENTE, está entre os cinco piores.
        Entre 46 jogos (faltam somente dois para esta fase terminar) o Brasil protagonizar um jogo entre os cinco piores é muito grave e preocupante.

      • Rogério disse:

        Como disse, não vi o jogo do Paragui e Nova Zelandia todo ontem, os 15 minutos do VT que vi, foram de lascar, e não acho tão preocupante assim o jogo de hoje, a equipe estava desfalcada dos principais jogadores.

  37. A atuação de: Michel Bastos, Felipe Melo, Josué, Júlio Batista e Daniel Alves foi TÉTRICA. Se o Dunga mandou-os atuar daquela maneira (parece que não mandou pelo descontentamento à beira do campo) merece muitas chibatadas.
    Estes jogadores citados, devem agradecer aos céus não serem nascidos na DRP Korea. Seriam fuzilados assim que pusessem os pés quando voltassem ao país.
    E, por último, quando um time ou imprensa começa a falar em “caminho fácil” e quetais, pode anotar… vem M3RDA aí!

    • Leo Vidigal disse:

      Pode ser, mas o time que representa o Brasil quase sempre é eliminado por alguma seleção finalista e das que podem cruzar com ele, a única que pode chegar na final é a Holanda, enquanto que na outra chave tem mais candidatos… O problema é que os oranges vêm com sede de vingança… Vai ser a “negra”, pois o Brasil foi eliminado em 74 e eliminou os laranjas em 94 e 98… Vamos aguardar…

  38. Melhor jogador do Brasil: Lucio
    PIOR jogador do Brasil: Julio Batista

  39. rosan amaral disse:

    Moral da história: não temos opção de jogo sem Kaka e Robinho. Para ter opção de mudança de jogo só com o Alex, o talento azul.

    • Rogério disse:

      Um meia com o talento do Alex no jogo de hoje entraria como luvas no time, pena que o Dunga não conseguiu ver isso antes da convocação.

  40. Rogério disse:

    Jogo bem ruim, Dunga correu risco desnecessário de perder ao jogo, por não ter substituido antes, jogou com 10 o jogo todo, Julio Baptista não entrou no jogo, a zaga que antes era firme, agora andou dando umas entregadas, principalmente o Juan, Michel Bastos também foi muito mal no jogo.

  41. Ernesto Araujo disse:

    Certezas desse jogo:
    *O Brasil ainda não entrou no grupo dos favoritos ao título (IMHO). Argentina e Holanda ainda estão na frente.
    * A defesa ainda vai aprontar alguma.
    * Michel Bastos não serve pra nada.
    * Felipe Melo, apesar de dizer que teria cuidado, é mesmo um perigo.
    * Julio Batista é um jogador útil MAS não pode NUNCA ser substituto de Káká.
    * Daniel Alves até agora só provou que pode ser reserva de Maicon.
    * Ramires tem que ser o substituto de Elano, não Daniel Alves.

    • Ernesto Araujo disse:

      Lamentavelmente, o futebol apresentado não é o mesmo do fim das eliminatórias e nem da Copa das Confederações. Ah, e antes que eu me esqueça: Alguem sabe que tipo de escanteio é aquele batido por Daniel Alves e Maicon tantas e tantas vezes ???

      • Ernesto Araujo disse:

        Normalmente as análises da Globo não acrescentam muito. Mas Falcão tem razão: Faltou movimentação na frente.

      • Discordo que tenha faltado movimentação (não vi a Globo #DiaSEMGlobo)
        Não tem movimentação que resiata a inoperância de JBatista, Josué, Daniel Alves, Felipe Melo< Gilberto Silva (Ô quadrado RIDÌCULO). Newmar e LFabiano sairam da área, mudaram de posição mas NADA. Só quando o Maicon ia ao fundo que acontecia alguma coisa. Movimentaram mas quando DAlves ou JBatista chegavam, NUNCA seram acionados. Para vocês terem ideia de como foi RUIM, o Lúcio é que tentava carregar a bola até a armação pois o meio-campo estava RIDÍCULO.

      • rosan amaral disse:

        Ernesto, eu assisti ao jogo pela Band e SporTv. Mas após o jogo ouvi o comentário do Falcão para o Galvão quando o rei de roma disse: “A única opção que temos ao Kaká e Robinho é o Gilberto. O Dunga deveria têlo colocado em todas as partidas para ganhar rítimo de jogo porque ele está completando um mês sem jogar uma partida”. É fato.

    • Rogério disse:

      Discordo, Brasil é tão favorito quanto a Argentina e mais favorito que a Holanda.

      • Walterson disse:

        A Arrentina é favorita porque até agora não jogou com ninguem. Ou estou errado mais uma vez?

      • Sobrinho disse:

        Italia e França só jogaram contra “ninguem” e estão fora. O único alguém que o Brasil jogou ele empatou.

      • mariana disse:

        Tb acho, Holanda e Argentina jogaram contra quem?

      • Se o parâmetro para “favoritos” foram os jogos da primeira fase, Argentina, Holanda são favoritas.
        Se for olhar o potencial e “tradição”, Brasil, Espanha (se avançar), Alemanha ou Inglaterra juntam-se aos favoritos.
        Como SURPRESA entre os quatro semifinalistas podemos ter: POrtugal, Uruguai, Paraguai, Chile, México, EUA e Suiça (se avançar)
        Zebronas: Corea, Gana, Argelia, Japao, Australia.
        MInhas Apostas para os semifinalistas: Uruguai e México/Argentina (uma das duas que passar vai as semifinais).

      • Rogério disse:

        Para escolher os favoritos, tem que considerar três aspectos principais que são, Elenco, tradição e participação na primeira fase, como os adversários na primeira fase são diferentes este último aspecto é o menos relevante, sendo assim pelo elenco e tradição, Brasil e Argentina são os principais favoritos, quanto a Espanha, tem até um elenco razoável, mas não tem tradição nenhuma, acredito que nem vai classificar.

      • Sobrinho disse:

        A tradição de Brasil, Italia, Argentina e Alemanha é ter bons jogadores e times sempre entre os melhores do mundo. Quando eles fogem à tradição deles tendo mals jogadores eles caem fora da copa, como a Italia. Ou seja, para ver quem é favorito tem que olhar elenco e a participação na primeira fase.

      • Rogério disse:

        Considerar participação na primeira fase é bem superfical, tem grupos muito mais complicados que outros, o grupo do Brasil mesmo foi bem complicado, Costa do Marfim, possivelmetne se classificaria se tivesse caido em qualquer um dos outros grupos.

      • Participação na primeira fase é complicado.
        Chile tem seis pontos, algumas seleções se classificaram com 5 e 4 (teve primeiro colocado com 5), e a Suiça ganhando de 1 e CHile perdendo de 2 ou mais, volta pra casa. E olha que os adversários do Chile foram mais difíceis que muitos outros de Outros grupos.

      • FJR disse:

        Concordo com contigo, Rogério. O Brasil caiu no “grupo da morte” e se saiu bem no final. O time da Holanda não está com essa bola toda e vem sendo muito criticado pela imprensa deles também. Uma comparação rápida, mas simplista entre os adversários:
        Costa do Marfim > Camerões
        Portugal > Dinamarca
        Coréia do Norte < Japão
        Sem contar com Kaká e Robinho, além da covardia de Portugal que jogou toda na defesa, fica dificil ganhar. O resultado foi bom no final, evitamos a Espanha.

  42. Walterson disse:

    O Zangado é phoda como, aliás, a maioria dos treinadores da seleção brasileira. Tem a chance de convocar os melhores jogadores do mundo e entope o time de Josués, Klebersons e Julios Batista. Tem de se se phuder mesmo.

    • mariana disse:

      Mas os números dele são excelentes, falar o que? E assim como vc tb acho que a seleção podia ter mais jogadores talentosos. Mas…

    • Leo Vidigal disse:

      Segundo o El País: “um time difícil de bater, mas duro de se ver”. Mas eles se basearam no jogo de hoje, que foi uma das piores partidas desse time, sem três dos principais jogadores. Ainda não jogou com algum time que os ataque, como gostam. Esse time pode ser o loco Chile…

  43. Azul Celeste disse:

    Pior jogador do Brasil disparado: Michel

  44. kmp disse:

    Futebol paupérrimo, sem inspiração e criatividade no meio-campo e com algumas peças que não entraram em campo.O Ramires no pouco tempo que jogou, fez mais que o J.Baptista, que foi uma nulidade.Tô com medo desse time, se não melhorar muito, pode já ir preparando as malas…….e as desculpas também.
    Abs.

  45. Leo Vidigal disse:

    Brasil e Holanda em rota de colisão…

  46. Leo Vidigal disse:

    E os franceses de dor de cotovelo: “Portugal et Brésil, bon amis”…

  47. Naldo disse:

    Não gostei.
    1) O Alex10 era a melhor opção para substituir o Kaká, mas o asno do Dunga tambem desdenhou o craque e mandou a campo o Julio Batista.
    2) O meio campo da Seleção sem o Kaká e o Robinho voltando para armar, não deixa nada a desejar em relação ao de, Japão, Koréia, EUA, Gana e quejandos. E é inferior a Argentina, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Espanha entre outros.
    3) Dentre as opções que o Dunga tinha no banco, o Gilberto seria o substituto do Kaká caso o Dunga conhecesse um pouco mais de qualidade técnica no futebol e acompanhasse mais os seu escolhidos, jamais Júlio Batista ou Daniel Alves.