Brasil 3×0 Espanha: Em vez de tic-tac, fuk-fuk

Por SÍNDICO | Em 30 de junho de 2013

Brasil contra Espanha, no Maracanã, decidindo a Confederações 2013.

Reportagem da Gazeta do Povo, de Curitiba.

Brasil é campeão com vitória arrasadora sobre Espanha

Com 3 a 0, seleção não deu chances aos campeões mundiais na final da Copa das Confederações no Maracanã. Fred e Neymar foram os destaques

Com direito a uma bela atuação em campo e placar elástico no Maracanã, o Brasil derrotou a Espanha por 3 a 0, neste domingo, e conquistou o tetracampeonato da Copa das Confederações. Os gols da seleção foram marcados por Fred, aos 2 minutos do primeiro e aos 2’ do segundo tempo, e por Neymar, aos 43’ da etapa inicial.

O título foi construído numa atuação de gala da seleção comandada por Felipão. Melhor em campo, não deixou os espanhóis jogar e contou com o oportunismo da dupla Fred e Neymar para conquistar a vitória. A determinação do time foi reconhecida pela torcida, que lotou as arquibancadas do Maracanã e desde o momento da execução do hino nacional deu mostras de que jogaria junto com o time durante os 90 minutos de jogo.

A vitória teve um sabor ainda mais especial, por ser num dia especial ao futebol brasileiro, na data em que se comemora os 11 anos da conquista do pentacampeonato mundial, num time também comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari.

Com a conquista, o Brasil tenta a retomada de seu prestígio no futebol mundial, que foi gradativamente diminuída desde a conquista do penta. De lá para cá, antes do título desta noite, o time verde-amarelo venceu duas vezes a Copa América (2004 e 2007) e duas vezes a Copa das Confederações (2005 e 2009), mas caiu nas quartas de final dos dois Mundiais seguintes.

Como plus, o Brasil comemora a conquista da Copa das Confederações sobre a atual campeã mundial e uma das favoritas para a Copa de 2014. Desde a Copa de 2006, na Alemanha, a Espanha não levava três gols em um jogo oficial – nas oitavas de final do Mundial, perdeu para a França por 3 a 1.

Este é o quarto título brasileiro na Copa das Confederações, o maior vencedor do torneio. Antes havia vencido em 1997, 2005 e 2009. Agora, em terras brasileiras, veio o tetracampeonato e o peso de tentar quebrar um tabu: nunca o campeão da Copa das Confederações foi campeão do Mundo no ano seguinte.

O jogo

A partida começou com o roteiro perfeito para a seleção brasileira. Logo aos 2 minutos, na primeira jogada de ataque, Hulk cruzou da direita, Fred errou o cabeceio, mas mesmo caído o atacante conseguiu tirar a bola de Casillas e marcar 1 a 0 para o Brasil.

O gol deu tranquilidade ao time brasileiro, que criava as melhores chances no campo ofensivo e explorava bem as jogadas no contra-ataque. Aos 7, Neymar tentou o passe para Marcelo, a bola sobrou com Fred que passou para Oscar, ele chutou bem e a bola passou perto. Cinco minutos depois foi a vez de Paulinho tentar encobrir o goleiro espanhol, que se recuperou e conseguiu a defesa.

A Espanha tinha dificuldades em impor seu toque de bola e chegou com perigo pela primeira vez apenas aos 19’: Iniesta chutou de fora da área e Júlio César espalmou. Pouco depois, aos 31’, Neymar tocou para Fred livre de marcação, mas Casillas fez outra boa defesa.

A melhor chance espanhola veio aos 40 minutos, numa jogada de contra-ataque que Pedro recebeu frente a frente para Júlia César, tocou tirando do goleiro, mas o zagueiro David Luiz salvou em cima da linha e jogou a bola para escanteio.

A resposta brasileira veio em grande estilo, em forma de gol. Aos 43 minutos, em outro contra-ataque verde-amarelo, Oscar e Neymar tabelaram e o camisa 10 acertou um belo chute para fazer 2 a 0 para o Brasil.

O segundo tempo começou para o Brasil da mesma forma que o primeiro. Logo aos 2 minutos, Fred recebeu na esquerda de Neymar e bateu de primeira, para fazer o terceiro gol do Brasil.

Aos 8’, Marcelo derrubou Navas na área a arbitragem marcou o pênalti, que Sergio Ramos chutou à direita do gol, para fora.

O Brasil chegou com perigo novamente aos 13’, quando Neymar lançou Hulk, mas Casillas fez a defesa e na sequência Alba fez o corte. Cinco minutos depois, Neymar tocou para Marcelo, mas ele errou na finalização e a bola foi pela linha de fundo.

A situação espanhola em campo, que já era complicada, ficou pior a partir dos 22’, quando Piqué cometeu a falta em Neymar e foi expulso. Aos 26’, Iniesta levantou na área, Villa dominou e tocou com Sergio Ramos, que chutou mal e perdeu a chance de diminuir o placar.

Aos 37’ o Brasil perdeu outra chance de ampliar, com Jô, que arrancou em velocidade, mas preferiu o chute e Casillas fez a defesa.

Brasil 3×0 Espanha, domingo, 30jun13, 19h, tempo bom, temperatura 23º, umidade 81%, vento 10Km/h, Maracanã (78.000), cancha de 105x80m, gramado perfeito, Rio de Janeiro, decisão da Confederações 2013. Transmissão: Globo e SporTV. Público: 73.531. Juiz: Árbitro: Bjorn Kuipers (holandês). Bandeiras: Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (holandeses). Amarelos: Arbeloa, Ramos, Piqué (E). Vermelho: Piqué (E), 67. Gols: Fred, 1, Neymar, 44, Fred, 67. BRASIL: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Fernando e Paulinho (Hernanes); Hulk (Jadson), Oscar e Neymar; Fred (Jô). Tec: Luiz Felipe Scolari. ESPANHA: Iker Casillas; Alvaro Arbeloa (Cesar Azpilicueta), Sérgio Ramos, Gerrard Piqué e Jordi Alba; Sergio Busquets, Andrés Iniesta, Xavi Hernandez, Pedro Rodríguez e Juan Mata (Jesus Navas); Fernando Torres (David Villa). Tec: Vicente Del Bosque.

85 comentários para “Brasil 3×0 Espanha: Em vez de tic-tac, fuk-fuk”

  1. Quem tiver algum comentário a fazer sobre o Cruzeiro, faça-o post dos pitacos sobre o jogo de ontem. Pode ser?

  2. Carpe Diem (Renato Faria) disse:

    Vai sobrar pro Valcke e para o Aldo Rabelo… as vaias devem ser fortes pra eles… quer dizer, eu suponho que sejam eles a fazer as honrarias no estádio, certo?!

  3. Cláudio Ianni disse:

    Ganhar hoje para perder ano que vem….

  4. Camisa usada pelo Brasil no aquecimento é azul com 5 estrelas amarelas.

  5. Fred e seus gols feios…

  6. Até 15, Brasil com 60% de posse de bola. Daí em diante, Espanha começa a praticar sua retranca pós-moderna.

  7. Dilema terrível.. ver e ouvir o jogo em HD com Galvão e seus trouxas-comentaristas ou ver com imagem de qualidade pior… Será que o Galvão e seus trouxas não tomam Simancol??? Ainda bem que a CBN-Globo tem narração direta do estádio. ABS/ 😛

      • Meu pacote não tem SporTV HD. Só Globo HD. Acabei optando em ouvir a narração do Milton Leite na SporTV em paralelo com comentários da Globo/CBN. ABS/ 😛

    • Jdias disse:

      Se a geracao eh a mesma, por que a imagem da globo eh tao melhor?

      • Imagem em HD é muito diferente. Coloca uma TV na Band HD e outra na Globo HD, com a mesma geração de sinal… Se vc Não vê diferença… procura um oftalmo. ABS/ 😛
        A ESPN é muito melhor que a Globo.

    • Tá ruim proCê, cara?! Eu num tô podendo reclamar não!

      • Vilela, pra quem gosta de ouvir ex-fenômeno e acha que ele sabe comentar sobre futebol, SEU CASO, não tem do que reclamar. Aliás, lembro de você dizer que era fã dos comentários do ex-fenômeno. Entenda isto. É simples. ABS/:-P
        P.S. Esqueci… você é a cara do sujeito da Ferrari na propaganda da Ipiranga… Só que de Ford KA. RSRSRS

    • Pra falar a verdade, um dia a TV digital vai permitir ver a imagem num canal, ouvir narração de outro e comentários de outro. Eu escolheria, imagem da ESPN, narração de Milton Leite, comentários de PVC. ABS/ 🙂

  8. Cláudio Ianni disse:

    Futebolzinho feio o do Brazil…..

  9. Carpe Diem (Renato Faria) disse:

    Ate agora jogo decidido por um CRUZEIRENSE e TEOFILOTONENSE… Tinha que ser.

  10. Hércules disse:

    Ver o Neymar jogando é como voltar nos bons tempos.

  11. Carpe Diem (Renato Faria) disse:

    2×0 tá barato pra Espanha… O time Espanhol é melhor, mas difilmente conseguiria vencer o Brasil, com sua qualidade e todo o clamor popular. Só nao me venha com Jô, Bernard, Dante ou Felipe Luiz que toma a virada… 4 fracos e uma franga azarada… rsrs

  12. Jdias disse:

    A Espanha esta fazendo uma coisa que apenas a Argentina tinha coragem. Atacar o Brasil. So que a por causa da audacia os hermanos tomaram um cado de tunda… A Espanha ta indo promesmo caminho. Deixar zagueiro no mano a mano com Neymar, Oscar, Fred… grande risco de sacolada.

  13. Polaco disse:

    E o baixinho Romário, hein? Deve estar roendo as unhas e torcendo por uma virada..MANÉ!!

    • André Figueiredo disse:

      Romário não torce contra a seleção, seu MANÉ! Romário está apenas exercendo seu dever de congressista, ou seja, fiscalizar o executivo e cobrar transparência na gastança com a Copa, como os 20 milhões que a Globo recebeu para fazer uma festinha no sorteio e os 1,4 bi ou 1,3 bi que custaram os estádios de Brasília e Macaranã!!! Seu MANÉ!!!

      • Polaco disse:

        O MANÉ..disse que o Brasil não ganharia a copa das confederações..ainda não ganhou mas tá caminho..seu ANDRÉ!!

      • Polaco disse:

        E para tristeza do MANÉ..Fredão acaba de fazer o terceiro..seu ANDRÉ!!

      • Polaco disse:

        Palavras do MANÉ..””Se a copa fosse hoje, o Brasil não ganharia. A copa das confederações, também não temos condições de ganhar. O que o Brasil joga hoje está muito distante do que precisa para ser campeão mundial””..huahuahua esse profetinha calado é um poeta.

    • Polaco, depois reclama… UMA coisa é UMA coisa… OUTRA coisa é OUTRA coisa… Se você não consegue entender coisas simples assim, vai querer entender de futebol. Você para chegar a MANÉ, ainda tem que passar pelo estágio de Joselito sem noção. ABS/ 😛

  14. Jdias disse:

    Se tem um jogador que eu gostaria muito de ver de no Cruzeiro eh o Fred. Esse eh artilheiro de verdade.

  15. Brasil joga como Cruzeiro…deve ser por causa daquela camisa de treino com o Cruzeiro do Sul nas costas..

  16. Hércules disse:

    3 x O. Ganha Brasil! Em nome do futebol moleque.

    • Hércules disse:

      Legal a torcida brasileira no Maraca, “quer jogar, quer jogar, o Brasil vai te ensinar”

  17. Allan Morais disse:

    Alguém tem aqui Net e está com atraso no sinal?

    • Net tem um atraso, Sky tem atraso maior ainda e se for assistir por um canal HD o atraso é muito maior… Melhor, quando for ver TV com atraso é escutar com rádio que NÃO ESTEJA narrando ao vivo no estádio.

  18. Eduardo Arreguy Campos disse:

    E o fenômeno perdeu uma grande chance de fcar calado. Aos 42 do primeiro tempo pedindo para o Brasil segura a bola. O ataque partiu pra cima da defesa espanhola, foi lá e 2×0.

  19. Eduardo Arreguy Campos disse:

    Ei, fui as touradas em Madri, paraparatibum, bum bum…

  20. Eduardo Arreguy Campos disse:

    Eu.

  21. Cláudio Ianni disse:

    As Frangas cada vez mais reservas….KKKKK

  22. Fred prometeu 5 gols na Confederações. Já cumpriu.

  23. Ajuda aí, Marcelo! Faz pênalti besta e, depois, dsperdiça um gol por fominhagem…

  24. Hércules disse:

    Seguuuuura Piquééé

  25. Hendrix disse:

    Impressionante como a Espanha jogou mal e/ou o Brasil bem. Sentiu a pressão de ogar aqui, no Maracanã, contra torcida. Torço pra sair o 4º gol. A Espanha merece.

  26. Matheus Chaves disse:

    O Fred valeria qualquer sacrifício de nossa diretoria pra contarmos com o futebol dele.

  27. Hendrix disse:

    Contra ataque á disposição. Sò querer e caprichar.

  28. Cláudio Ianni disse:

    Todos os outro tecnicos do mundo estão vendo e aprendendo a jogar contra o Brazil no ano que vem !!!!!!!!

    • Jdias disse:

      Se for pelo jogo de hoje, vao so tremer. Pois viram que alem da qualidade, se colocar determinacao, vai ser dificil para qualquer selecao. Ate para a Espanha.

  29. Hendrix disse:

    A caixa é pra 5. Brasil deitando e rolando.

  30. Eduardo Arreguy Campos disse:

    A Espanha sente muito a falta do Messi.

  31. Jô, grosso e fominha.

  32. Dilma vai demitir o marqueteiro. Por culpa dele, ela perdeu uma baita chance de se consagrar entregando medalhas.

  33. Esse Noriega é chato pra cascalho! Já tá botando gosto ruim dizendo que a vitória num vale nada. VTNODC!

  34. Eduardo Arreguy Campos disse:

    E o Felipão calando a boca de muita gente. É Treinador de seleção.

  35. Ianni tá inconformado.

  36. Foi um tremendo torneio, com vários jogaços.

  37. Lulla, Lulla, onde estás que não me ouves?

  38. A Itália teria dado mais trabalho.

  39. Cláudio Ianni disse:

    Dilma e Felipão são Sortudos.Jorge é azarado !

  40. Cláudio Ianni disse:

    Dilma e Felipão são sortudos.Jorge tem pouca sorte !

  41. Cláudio Ianni disse:

    Dilma e Felipão tem sorte.Jorge também !

  42. Cláudio Ianni disse:

    Não consegui consertar o meu erro de imoderação !!!!!

  43. Cláudio Ianni disse:

    Gostei de ter ido a um dos jogos pp porque fui com a camisa do Cruzeiro…..

  44. Cláudio Ianni disse:

    Neymar joga demais.Fred também !!!

  45. Naldo disse:

    Valeu Brasil campeão! Não deu chance para os espanhóis tidos como os melhores do mundo.