As escolhas de Mano

Por SÍNDICO | Em 1 de dezembro de 2017

MIGUEL TOLENTINO

Pra formar o elenco de 2018, Mano terá que analisar melhor o mercado do que o fez em 2017.

A transição de 2016 para 2017 não foi brusca dada a manutenção da comissão técnica e uma das vantagens disto é quase sempre uma lista menor de reforços.

Mano Menezes em sua segunda passagem pelo Cruzeiro ao que se sabe não indicou muitos atletas, mas foi atendido quando resolveu observar o mercado.

O retorno de um velho conhecido e a contratação de alguns desconhecidos aconteceram por conta de pedidos dele.

Diogo Barbosa, um dos melhores da temporada pelo Cruzeiro, foi indicação dele. Fabrício, outro lateral-esquerdo, com quem Mano já tinha trabalhado em 2015, também voltou por opção do técnico.

Do Cruzeiro gaúcho veio o lateral-direito Lennon após ser observado pela comissão técnica.

Por fim, com a saída de Mayke (eleito por Mano um dos culpados pela eliminação na Sulamericana) chegou Rafael Marques, que recebeu muitos elogios do treinador, por supostamente desempenhar quatro funções em campo.

A ideia era ter Rafael Marques como alternativa de um primeiro homem mais móvel no ataque.

Ábila, por outro lado, embora eficiente, nunca contou com a simpatia do técnico.

Mano errou muito. Afora Barbosa, nenhum dos reforços foi titular. Nem mesmo reserva imediato.

Lennon não chegou a ser nem terceira opção, Fabrício foi repassado ao Paranaense e Marques não assumiu a vaga de Ábila.

As más escolhas desta temporada mostram o quanto Mano terá de melhorar o nível de suas observações, se quiser reforços úteis pra temporada 2018. Ainda mais nesse tempos de cofres vazios.

74 comentários para “As escolhas de Mano”

  1. SÍNDICO disse:

    Melhor observar os times de base e buscar reforços neles.

  2. SÍNDICO disse:

    MARCELO, pontesquerda do sub20, deveria ser promovido.

  3. SÍNDICO disse:

    TROCA de Mayke por Marques foi deboche.

    • Economista disse:

      Se a base não tiver ninguém melhor que o Rafael Marques, pode fechar as portas.

    • Miguel Tolentino disse:

      Com mais que aval, pedido mesmo do treinador. Agora de onde Mano tirou que Rafael Marques poderia ser o falso 9 que ele tanto procurava nunca saberemos.

      • Miguel Tolentino disse:

        Também jamais compreenderemos o porquê do treinador ter solicitado o retorno do Fabrício, atleta que já nos primeiros jogos com a camisa azul já deu pra ver que além da falta de qualidade técnica demonstra uma má vontade tremenda de entrar em campo. E o pior, Mano o conhecia bem lá de 2015.

  4. SÍNDICO disse:

    “EGÍDIO é ótimo jogador. Quando perdemos o Diogo, começamos a trabalhar com a possibilidade de tê-lo e eu disse que ele preenchia as características que queríamos. Ótimo acabamento, tem boa finalização. Aquele ajuste de marcação, penso que é fácil fazer, até pelo jogador inteligente que ele é”. (Mano Menezes)

    • Miguel Tolentino disse:

      Nisso eu concordo, mais fácil ensinar um bom apoiador a compor a linha defensiva mais vezes durante o jogo do que ensinar um caboclo grosso que fica preso na defesa a conseguir cruzar uma bola na área, cobrar falta ou finalizar a gol.

  5. SÍNDICO disse:

    BASE. “Temos jogadores estourando idade, dentre esses, vamos fazer nossas escolhas. Os que ainda estão com idade mais abaixo, ainda vão permanecer na base. É importantes eles ficarem lá pra jogar. Victor Luiz está entre os jogadores que estouram idade, o Vitinho ainda não, é mais novo (18 anos). Vale aquilo que falamos. Vamos analisar o Victor Luiz, dentro das características dele, da necessidade da posição”. (Mano Menezes)

    • Miguel Tolentino disse:

      Mais um indicativo de que em 2018 ele não pretende dar tantas oportunidades para a molecada. Como assim para ser testado entre os profissionais é requisito ter estourado a idade?

    • Renato disse:

      Acabou Egídio. Só dá pra torcer pro instinto do lateral ajudar no ataque.

  6. Economista disse:

    Se o Rafael Marques ficar em 2018 ninguém deve ser dispensado.

  7. SÍNDICO disse:

    GILVAN: ”Latorre veio numa venda casada com o Arrascaeta. Era do Atenas, do Uruguai, e da seleção de base, uma grande promessa. Fala-se de valores altos pagos por ele, mas aqueles valores eram muito mais pelo Arrascaeta. Por estratégia do empresário pra não ficasr tão pesado o pagamento de imposto, ele dividiu os valores como se fossem iguais. Isso não é um problema do Cruzeiro, é um problema deles. O Cruzeiro queria trazer o Arrascaeta porque ele havia se destacado na Libertadores. Ele chegou como grande promessa e realmente mostrou que valeu a pena ser contratado. Estamos discutindo o caso do Latorre na Fifa. Existe tempo suficiente pra discutir. Se o Cruzeiro perder, terá de pagar no final. Mas o Cruzeiro não pode pagar só porque existe a reclamação”.

  8. Jdias disse:

    Essa entrevista do GPT mostra claramente o que é a essência dele. Colocou as taças “que ele ganhou” de escudo e disparou barbaridades. Desastre completo para o clube.

    • Miguel Tolentino disse:

      Li toda a entrevista dele, falou, falou, falou e não disse nada. Apenas mostrou que é um tapado por fazer trampolim político para candidato de um grupo rival. Quanto aos principais pontos de dívidas ele preferiu negar, desconversar ou fingir que tá tudo certo.

    • SÍNDICO disse:

      Eu saquei o lance do GPT logo nos primeiros meses. Desde então, venho alertando que ele não regula. Não tem noção de administração. Foi a Dillma do Cruzeiro. Talvez, um pouco melhor, pois ao menos tem títulos pra exibir, enquanto a presidanta, só tem fracassos.

  9. Jdias disse:

    Mano consegue dar liga ao time, consegue manter o elenco sobre controle e não fica criando onda. Mas não ajuda muito a gestão do clube na contratação e gestão dos recursos. Ele vai sair daqui falando que lançou o Murilo, apesar de o garoto só ter entrado quando não havia nenhuma outra opção. Burro com sorte.

  10. SÍNDICO disse:

    GILVAN inventou um troço novo no futebol ao vender o Ábila pra pagar o Ábila. Aprovou-se, achou que mandou bem, e agora quer vender o Sobis pra pagar o Sobis. A dupla Kaiu/Anelka perde.

    • Miguel Tolentino disse:

      De fato, vender jogador pra pagar jogador foi algo jamais visto. Mas o que mais me intriga até hoje é como o Cruzeiro foi desembolsar 3 milhões de dólares no Riascos, que consagrou o goleiro emplumado, veio com 99% da torcida contra e ainda estava afastado por insuficiência técnica no Monarcas? E pior, como isso foi virar dívida pro Cruzeiro pagar?

    • Jdias disse:

      Quero ver ele vender o Lá Torre para paga,-lo.

  11. Polaco disse:

    Miguelito, falando de futebor é uma piadinha, piadinha de mau gosto…FATO!

    • Bruno 7L RJ disse:

      Não precisa concordar, só respeitar as opiniões contrárias às suas.h

      • Bruno 7L RJ disse:

        Falo por experiência própria pois o senhor ficou sumido do blog e quando voltou com seu jeito irreverente eu quis dar uma zuada básica desmerecendo seus comentários. Tomei uma elegante descompostura do grande Mauro França e baixei minha bola. Creio que foi bom pra mim. Fica a dica.

      • Polaco disse:

        Prezado & ilustre senhor Bruno 7L RJ, o senhor realmente baixou sua bola… agora só falta parar de puxar as bolas do Talentim…HAJA BOLAS!

      • Bruno 7L RJ disse:

        Puxa saco de todo mundo do blog. Até de tu por mais maloso que sejas. Deus o abençoe.

      • Miguel Tolentino disse:

        Perde tempo não, Bruno. Rsrsrsrs

  12. Bruno 7L RJ disse:

    Talentim, com relação aos número absoluto de indicações o Mano ficou devendo. As situações do Mayke e Abilão foram piadas de mau gosto. Mas o DB foi um bote certo, assim como Hudson. Neste último não sei se veio por indicação Meneziana. Se sim, ponto pro gaúcho. No mais, bom post. #SevenLakesRepresenta

    • Polaco disse:

      Bom post? Faz me rir… O post é uma grande m@rda, diga-se. Tanto é, que os ilustres & grandes comentaristas do espaço como Sr. Mauro França, Sr. Ernesto Araújo, Sr. Penido, Sra. Makennel, Sr. Mateus Chaves entre outros… nem perderam seu precioso tempo de marcar presença e comentar essa bela p@rcaria…FATO!

    • Miguel Tolentino disse:

      Obrigado, Bruno. Também omiti o Hudson porque apesar de ter tido aval do treinador, me pareceu oportunidade de negócio no empréstimo do Neilton.

      • Gabriel Oliveira disse:

        A base do Cruzeiro é fraca, ganhou das franga sendo dominado a maior parte dos 2 jogos e pela copa do Brasil sub 20 tbm apesar de ser campeão não mostrou muita coisa, Marcelo e o zagueiro Caca são os que sairam bem e q podem subir pra compor elenco.

      • Gabriel Oliveira disse:

        A base do Cruzeiro é fraca, ganhou das franga sendo dominado a maior parte dos 2 jogos e pela copa do Brasil sub 20 tbm apesar de ser campeão não mostrou muita coisa, Marcelo e o zagueiro Caca são os que sairam bem e q podem subir pra compor elenco.

  13. Marcus Oliveira disse:

    Não creio que em um clube profissional da primeira divisão as decisões sobre contratação são centradas em uma única pessoa. Na teoria, há todo um departamento de futebol e suporte da equipe de análise de desempenho. Então, não culpo ou credito apenas o MM nesta questão. Mas se realmente a decisão for única e exclusiva do técnico, melhor cortar as despesas com os demais profissionais subutilizados da diretoria.

    • Bruno 7L RJ disse:

      Tbm acho que não, Marcão. Mas será que não tinha nenhum fidiquenga para falar: “Mayke no Rafael Marques?!?!?! Tu tá de brincation with me?!”

      • Marcus Oliveira disse:

        kkkk.. Pois é Bruno. Mas não é justo imputar só na conta do Mano se outros “profissionais” da diretoria chancelaram tais negociações. Ou pior ainda se foram omissos.

      • Polaco disse:

        MM é uma besta deveria ter proposto “Mayke no CR7” ou “Mayke no Luisito Suarez”…Fora MM

  14. Bruno 7L RJ disse:

    Talentim, Polacão está gamado em vc. Vai que é teu… rsrsrs

  15. Celeste disse:

    Espero que a turma que aqui comenta continue escrevendo Posts. Qualquer hora mando o meu..rs…Parabéns Tolentino.
    Valeu a discussão gerada em torno das escolhas do MM. O Rafael Marques e Fabrício reforçam minha teoria de que “para jogar num grande time de futebol não é necessário entender do ofício”. É muita ruindade. Sobre MM X Ábila, o argentino começou bem com excelentes números. Dai veio um gol perdido no clássico doméstico e outro contra o Fla (entre outros). Ou o MM implicou com isso ou existe algum fator extra campo que desconhecemos. Sobre a base, dá para se concluir que não terá vez. Imagino o MM dirigindo o peixe: não haveria a geração Diego – Robinho e nem a Neymar – Ganso.

    • Polaco disse:

      Imagine o MM apenas no Cruzeiro e torça pelo seu sucesso… O sucesso de MM será o sucesso do Cruzeiro…FATO!

    • Miguel Tolentino disse:

      Obrigado, Dra. Celeste. Também me preocupa esta total falta de respeito com a molecada da base, Mano acabou de criar um pré-requisito que para ser profissional tem que ter estourado a idade limite das categorias de base. Assim sendo, fosse Mano o treinador, nomes como Tostão e Ronaldo Fenômeno não teriam tido vez logo no auge de seus 17 anos.

  16. Celeste disse:

    Off: O Bentão de Sorocaba, recém promovido à serie B, já iniciou sua temporada visando o Paulistão 2018. Entre os reforços está um tal Luizão que, segundo o jornal local, jogou no Cruzeiro em 2006-2007 e 2009. Não me lembro desse sujeito defendendo o nosso time. Eu e, creio, muitos outros torcedores, deletei da memória o período de 2004 a 2007, rs…

    • Polaco disse:

      Luisão que jogou bola teve apenas um, o campeão da trípice coroa. Um outro Luizão, chegou a ser titular com Osvaldo Oliveira, mas não chegou a vingar… e teve mais um que jogou apenas na base e sumiu… Seja um ou seja outro o Bentão tá é ferrado…FATO!

    • jrgalvao disse:

      Luisão zagueiro foi formado na base, entrou no jogo contra as frangas na decisao do mineiro de 2007, quando o Cruzeiro fez 2 x 0, com gol do guilherme, entretanto, esse cidadão foi expulso na barreira, por ter chutado um caboclos das frangas, que prejudicou em muito a virada que iria acontece,r com o mineirão repleto de frangas, foi uma pena., Depois disso rodou bem o brasil principalmente o interior de sao paulo

  17. Daniel Carvalho - Porto Alegre disse:

    2018, foco em não cair – assim começa o ano para o MM. LA não passa da primeira fase.

    • Polaco disse:

      Ok… Agora, diz para nós quem foi que cortou a perna do Saci-Pererê.

    • jrgalvao disse:

      fico bem mais animado quando o torcedor do regional de poa, que dispsuta a segundona, vem aqui secar o Cruzeiro, sempre da certo, o cara é fraco em previsão, deve ter feito algum curso por corrspondencia com os mesaredondistas de plantao

    • Celeste disse:

      O Cruzeiro passa de fase na LA, fácil, fácil!!!

  18. Polaco disse:

    Gonzalo Latorre, que também foi indicado pelo MM está a caminho do Clube do Remo. Clube do Remo, onde Nelinho era reserva e veio para fazer história na lateral direita azul celeste. MM hoje seria CruXificado se indicasse um jogador do Remo para o Cruzeiro. Boa sorte ao Gonzalo, são os meus mais sinceros votos.

    • A melhor parte deste post foi qdo o síndico o classificou como “corneta”…. Voltarei daqui a pouco pra pontuar ponto a ponto está ginástica do Talentin.

      • Polaco disse:

        Boa sorte, Sr. Claudinei Vilela. Na minha opinião esse “”colunista”” de araque conseguiu protagonizar o maior festival de asneiras da história da blogosfera futebolística mundial…FATO!

    • Celeste disse:

      Nelinho era reserva do Aranha que chegou a ganhar bola de prata da Placar.

  19. jrgalvao disse:

    Uma coisa é certa, Mano é um retranqueiro com grife e etiquetas caras, Aderbal Lana, faria time muito melhor com o material que ele tem na mao, gostem ou nao, mas é a dura realidade

  20. Polaco disse:

    Treinadores TOP do Brasil em 2017: Luiz Antônio Venker Menezes, campeão da copa BR. Renato Portaluppi, campeão da taça libertadores. Fábio Carille, campeão brasileiro. Enderson Moreira, campeão da série B. Flávio Araújo, campeão da série C. Gerson Gusmão, campeão da serie D. Parabéns aos grandes campeões…FATO!

  21. JOAOCOSTA disse:

    Tolentino, seus comentários são muito mais ácidos, e fundamentados, diga-se, que o seu post. Você pegou leve demais, foi quase superficial. Os comentários contrários ao seu post são de duas renomadas “Menesetes” ( ou seria apenas uma com dois Nicks) que, sem contra-argumentos” plausíveis, perderam a compostura.