As aves que aqui gorjeiam…

Por SÍNDICO | Em 10 de dezembro de 2009

  • As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá… (Gonçalves Dias)

Imagine, caro leitor, o campeonato nacional de um país europeu chegando a duas rodadas do final embolado e um dos postulantes ao título recebendo, na bandeja, seis pontos gratuitos pra fechar as contas.

Digamos que o Milan fizesse corpo mole e a Roma escalasse seu time reserva contra a Juventus para prejudicar Inter e Lazio, se eles estivessem disputando o título com a Vecchia Signora…

O que aconteceria? Inquérito, punições, rebaixamentos etc.

E como reagiria a imprensa esportiva tabajara?

Com fartos elogios à liga italiana. E lamentariam profundamente tal seriedade não ser possível neztepais.

Pois bem, o fato aconteceu, aqui. Nas barbas dos profetas. Favoreceu ao Flamengo. E os jornalistas tabajaras se calaram.

Suspeito que, mais do que a sede de justiça, prevaleceram os interesses comerciais das empresas jornalísticas.

Criticar a lisura do torneio atrapalha a venda de pacotes de pague-pra-ver, reduz audiência, que em sua maioria é flamenga, irrita patrocinadores.

Mais Brasil, impossível.

80 comentários para “As aves que aqui gorjeiam…”

  1. Jorge Santana disse:

    O único comentarista que ouvi desancando a marmelada foi o Flávio Carvalho, da Band. Alguém sabe de outro caso?

  2. Isso NÃO aconteceria em países europeus pois lá NÃO existem competiçòes estaduais (ruralitos) que geram rivalidades regionais e que não levam a nada. Mas a soluçào é fácil (resta saber se o C13 deseja implementar). Basta colocar TODOS os clássicos regionais na rodada final e ponto (aí os preclaros conhecedores do futebol dirão que haverá “marmelada” para que um time ajude o outro a não ser rebaixado ou campeão).

    • Jorge Santana disse:

      Rural em países minúsculos, seria impossível, certo? Já a Europa civilizada, que tem pouco mais da metade da área do Brasil, tem vários campeonatos nacionais, certo?

    • Rafael Laboissière disse:

      Alguém saberia dizer porque a CBF coloca os clássicos estaduais para serem jogados bem no meio do turno e do returno? Acredito que a razão é mercadológica, pois jogos da última rodada tipicamente não valem nada e os organizadores temem estádios vazios nos clássicos. Este argumento cairia por terra no BR2009. Imaginem a última rodada tendo os clássicos:
      Botafogo x Flamengo
      São Paulo x Palmeiras
      Barueri x Santo André
      Corinthians x Santos
      Náutico x Sport
      Atlético-MG x Cruzeiro
      Coritiba x Atlético
      Internacional x Grêmio
      O único jogo a ser mantido seria:
      Vitória x Goiás
      Para completar a tabela corretamente, também teríamos o jogo:
      Fluminense x Avaí

      • Rafael Laboissière disse:

        Neste caso, computando os resultados obtidos pelos times na 38ª rodada real, a pontuação antes da última rodada imaginária acima seria:
        64 Flamengo
        64 São Paulo
        62 Internacional
        61 Palmeiras
        59 Cruzeiro
        57 Avaí
        56 Atlético-MG
        55 Grêmio
        54 Goiás
        49 Corinthians
        49 Santos
        48 Barueri
        47 Vitória
        47 Atlético
        47 Botafogo
        43 Fluminense
        42 Coritiba
        40 Santo André
        35 Náutico
        31 Sport
        Fora o clássico pernambucano, todos os outros jogos envolveriam teriam uma conquista em jogo (título, Libertadores, Sulamericana ou saída do G4). Seriam 9 “finais de campeonato” por todo o Brasil, com garantia de estádios cheios. E o melhor: sem maracutaias.

    • Bruno Pontes disse:

      Contei o caso pra 4 italianos. Todos acharam absolutamente normal. Só não acontece por lá porque os 3-4 aspirantes ao título ganham de praticamente todo mundo, e os jogos entre os “grandes” são todos no meio dos turnos.

      • Jorge Santana disse:

        Morrignone, aquilo lá. Mas, ainda sssim, não acontece, Ok? Quando acontecer, e se acontecer, veremos o que ocorrerá. Agora, me diga qual é, na prática, a diferença entre e pressão sobre juízes e a escalação de um time reserva ou o goleiro ficar estático no pênalti cobrado pelo adversário? Não são, todas elas, práticas cujo propósito é distorcer o resultado do campeonato?

      • Bruno Pontes disse:

        Não estou de forma alguma defendendo a prática. É sim uma forma de distorcer o campeonato, tal qual pressão sobre juízes. Só estou apontando o fato de que qualquer campeonato por pontos corridos corre esse risco. Qualquer. Seja ele no Brasil, na Itália ou em Júpiter, não importa. E isso é muito difícil de regular… o Corinthians entregou a partida descaradamente, mas o Grêmio não fez assim. Como punir o Grêmio nesse caso? Por ter usado reservas quando o campeonato já havia acabado pra eles? Por não ter buscado desesperadamente o empate nos 15 minutos finais contra o 1o colocado num Maracanã com 80 mil pessoas?

  3. Manchete e texto do jornal COrreio Brasiliense (Diários Associados no DF), que eu queria colocar em post). “Rio dá o Troco” O início do texto: “Criticados pela desorganizaçào e falta de estrutura, combalidos até meados do Brasileirão, clubes cariocas chegam ao fim da competição com públicos recordes, o título das Séries A e B e duas escapadas espetaculares. Já os elogiados, endinheirados e planejados paulistas amargam, pela primeira vez em 16 anos, a situaçào de verem nenhum dos seus com a taça ou como vice-campeão.” Na matéria completa o título é “Vitória da Malandragem”. Mais tôsco e ridículo, impossível. Torcedores cariocas e do Brasil, Agradeçam aos gambás e ao grêmio.

    • Naldo disse:

      Esses caras do CB são todos torcedores de times cariocas em sua maioria absoluta. Eles publicariam um poster do Flamengo no jornal se ele ganhasse a Copa Bimbo. Vi muitos torcedores de outros times do Rio se alegrando com a façanha dos cariocas por causa da rivalidade com os paulistas.

    • HB disse:

      Como se o FLA tivesse jogado apenas contra o Corinthians e contra o Gremio…

  4. silverio candido disse:

    O Campeonato estava encomendado para um time de SP, que teve contra si 3 penaltys não marcados aqui no mineirão. Acontece, que eles se “descontrolaram” naquele jogo que tomavam de 2 para o Sport, até que o juiz apitou um impedimento, mas deu o gol. O resto da turma tratou de entregar o título aos urubus. Nós mesmos, entregamos demais!!!

  5. silverio candido disse:

    o Evandro dá pra tirar este bonequinho rosa aqui? Tá phoda kkkk

  6. Dylan disse:

    nao acho que nada tenha sido assim tao ostensivo a ponto de empanar o brilho do Flamengo que estava jogando o melhor futebol naquele momento. Nennhum time conseguiu garantir o primeiro lugar, ganhou o que estava em ascensao no fim. O problema mesmo é com a fórmula dos pontos corridos que permite a times que nao tem mais interesse nenhum no campeonato decidirem quem vai vencer. Por isto defendo alguma forma de final disputada no campo. Hoje o Tostão teceu os maiores elogios ao Andrade. Além de ter um técnico que soube tirar o melhor da equipe, ainda por cima contou com dois fatores de desequilibrio, Adriano e Pet, almne de coadjuvantes de alto calibre como Alvaro, Williams, Leo Moura, Ze Roberto. Se os outros nao estavam interessados em bater o Flamengo, o Flamengo nao tem nada com isto.

  7. Hugo 5erel0 disse:

    Num ano de Viana 11×0 Chapadinha no campeonato maranhense, foi normal o que houve na reta final do Morrinhãozinho. O Felipe parado no penalty do Léo Moura parecia o goleiro do Chapadinha.

  8. Marc3lo disse:

    Realmente, os urubus deram muita sorte, esse final de brasileiro foi tosco, muito tosco.

  9. LUIZ ANTONIO disse:

    Tadinho do JUCA. Tá preocupado com seu galinho… Para quem não viu sua coluna falando sobre a contratação do Luxa… vejam abaixo: Pobre Galo – Alexandre Kalil conseguiu o que queria: contratou Vanderlei Luxemburgo. Por dois anos. Tempo mais que suficiente para se arrepender. O mundo do futebol tem coisas inexplicáveis. A experiência de uns não serve para outros. Todos têm que sentir na carne. O Galo sentirá, como o Santos, o Palmeiras. E não por falta de aviso. Espera-se, ao menos, que o Galo não esteja gastando mais do que pode, como Kalil garantiu que não faria. Em tempo: veja como foi a nota deste blog quando o Santos o contratou: 17/07/2009

  10. sancho disse:

    Teste de Gravatar

  11. Leopoldo Moura Jr. disse:

    Outro dia, o Tostão falou que a disputa das TVs pela audiência é tão ferrenha que os comentaristas dos jogos fazem criticas amenas para não desvalorizar o “produto”. E o Flamengo é o produto mais valioso. O síndico lembrou bem o que seria a reação da imprensa esportiva daqui caso uma marmelada (do tipo brasileirão 2009) fosse combatida na Itália. A frase que resume bem estepaiz é: “Faça o que eu digo e não conta o que eu faço”.

  12. matheus t penido disse:

    A cartilha básica é naum desvalorizar o produto, entaum a maioria se cala diante de coisas assim. V

  13. matheus t penido disse:

    Os poucos que manifestam alguma insatisfação ficam cheios de cuidados pra manifestá-la e depois acabam se calando diante da voz geral e tb pelo medo de entrarem na lista negra de alguma gde torcida. Como diz o JS isso é Brasil.

  14. HB disse:

    Que chororô sem fim! O Flamengo foi campeão com suas próprias pernas! O Grêmio não venceu ninguem fora de casa e os paulistas EXIGIAM uma vitória sobre o Flamengo, melhor time no campeonato, dentro do Maracanã. O Gremio usou time misto/reserva no inicio do campeonato e ninguem falou nada! Qual a diferença entre o primeiro e o ultimo jogo? Ambos valem a mesma coisa: 3 pontos. Sou cruzeirense e anti-flamengo desde criança, mas achar que entregaram seis pontos pro time carioca na reta final é acreditar demais em qualquer teoria de conspiração. Como se o Flamengo não tivesse feito nada mais no campeonato. Esquecem que São Paulo e Palmeiras (principalmente) tiveram o campeonato nas maos e nao quiseram vence-lo. ACORDA, GALERA!!

    • Brunno Noce disse:

      Assino em baixo.

    • Falou a voz sensata, da razão e com todos os argumentos necessários para que os insatisfeitos, aloprados e sem noção caiam na real e admitam que o Brasileirão nunca teve maracutaia, muito menos em 2009, que a CBF é só retidão, que a Globo e o Clube dos Treze fazem tudo dentro da maior lisura e qualidade nunca podendo supor que farão algo que beneficie determinado time em detrimento de outros. Pode falar uma coisa? Quem é cruzeirense e viveu a decisão do Brasileiro de 1974 só pode achar que quem fala que é chororô, e que tá tudo normal só pode ser tapado.

      • HB disse:

        E mais,
        Em momento algum falei que nunca houve maracutaia. Em 2005 o Inter perdeu o título por causa de uma das maiores que já vimos.

        Se o Cruzeiro fosse o campeão, DUVIDO que voces estariam falando em maracutaia, apesar de termos vencidos jogos com gols irregulares e/ou com gols adversarios mal anulados…

        Alguns pensam assim: Se o Cruzeiro é campeão, foi justo e limpo. Se o Cruzeiro não foi campeão, foi roubado.

        Mas se esquecem existem 20 times querendo vencer. Se esquecem que o titulo sempre sairá para SP, RJ, MG ou RS e que SP e RJ possuem mais $, logo podem ter mais oportunidades, montando times teoricamente mais técnicos.

      • HB disse:

        Evandro,

        Se todos os campeonatos foram armados, por que voce ainda assiste futebol? Pra que voce vai ao estádio? Por que voce se preocupa tanto com o Cruzeiro.Org? Por que voce defende tanto o Cruzeiro?

        Até a antepenultima rodada, a armação era a favor dos times paulistas. Aquela vitoria do Palmeiras sobre o Cruzeiro aqui no Mineirão com 10,5 penaltis não marcados foi a prova de que havia armação para beneficiar o Palmeias. Mas… parece que de uma hora pra outra o beneficiado passou a ser o Flamengo. Estranho, não?

        Se o Cruzeiro não tivesse entregado os jogos para o Flu, para o Gremio e para o Vitória, poderiamos ser os campeoes. E aí, seria teoria da conspiração também?

        Em 2003 houve maracutaia para que levantassemos as 3 taças ou 2003 foi o unico ano que isto não aconteceu?

      • HB,
        Sua perguntas são tolinhas… mas devo respondê-las até para ver se você entende alguma coisa.
        1) Gosto de futebol e procuro conhecer a fundo as coisas como são. Maracutaias e afins não são a razão de gostar ou não de futebol Isto de abandonar uma paixão por causa de motivos menos nobres é coisa de gente sem determinaçào e sem personalidade. É como alguém dizer que não discute política pois é todo mundo corrupto. Analfabeto político, sacou?
        2) VOu ao estádio porque o torcedor só é completo se PARTICIPA de perto das coisas com as quais ele é apaixonado e torce. Torcedor que se pauta pela mídia e declarações de dirigentes, jogadores, e outros torcedores é teleguiado. Entendeu?

      • 3) Mais do que preocupar com Cruzeiro.org, eu me dedico a tornar realidade as coisas que acredito. Me dedico a reunir pessoas que tem o mesmo ideal, que desejam dar mais informaçÃo com amis qualidade e conteúdo para a torcida do Cruzeiro. Poderia me dedicar a outros sites e projetos. Acredito que este, chamado Cruzeiro.Org merece o meu esforço de mais de 16 anos. Captou?
        4) Defendo tanto a instituiçào CRUZEIRO porque sou cruzeirense, sou neto de palestrino e filho de Cruzeirense. Acredito que meu avô e meu pai, se estivessem vivos, estariam felizes. E é dever de todo cruzeirense defender o Cruzeiro.

      • 5) Se vc não consegue entender as coisas e classifica-as como Estranhas, quem sou eu para te mostrar alguma coisa diferente. Se pra você, CBF, ClubedosTreze e Globo não produzem coisas “estranhas” no país para cidadãos incautos, não posso fazer mais nada a não ser alertá-lo para o fato que está sendo muito tolinho.
        6) Você fala de “alguns pensam assim”. Se eu fui incluído, me exclua pois vc nunca me viu escrever este SEU pensamento.

    • HB disse:

      Minha resposta está moderada, liberem por favor.

    • Naldo disse:

      O Urubu teve os seus méritos sim, não discuto. Porem que os 6 pontos nos dois últimos jogos fizeram a diferença, é fato. No mínimo compensou os 6 pontos que tiramos deles jogando. No Mineirão com um jogador a menos. O São Paulo teve que enfrentar o Botafogo e o Goiás desfalcado, fora de casa, e que fizeram jogos durríssimos. Duas derrotas, menos 6 pontos. A SEP teve que enfrentar o Inter e o Botafogo que tambem fizeram jogos duríssimos, menos 6 pontos. O Cruzeiro jogou contra o Santos que tambem não pretendia muita coisa, mas que botou em campo o time titular. Ele venceu mais teve que soar a camisa, não teve moleza e sim jogador expulso.

      • Naldo disse:

        O Grêmio esta entalado na minha garganta. Jogo da vida no Mineirão e das faixas no Maracanã. Não esquecerei. O Gambá é da e panelinha, já esperava a malandragem, não me surpreendi.

      • E tinha torcedor cruzeirense jurando de pé junto que o Luxa iria facilitar a vida do Cruzeiro pois estava de saída do Santos e não iria prejudicar o Palmeiras, time do qual havia sido dispensando mas continuava falando desde a sua saída.

    • Chaves disse:

      O Cruzeiro jogou com time titular os dois jogos contra o Flamengo e jogou com o time reserva em um jogo contra o Palmeiras e com o time misto contra Inter e São Paulo no primeiro turno. Podemos dizer então que se o Gremio ajudou o Flamengo colocando time misto, o Cruzeiro ajudou Sao Paulo, Palmeiras e Inter, mas nao ajudou o Flamengo.

  15. matheus t penido disse:

    E com relação a indignação do Flávio Carvalho só aconteceu porque é um jornalista local e que naum tem interessses em bajular a torcida flamenga. Quem pensa o contrário remember o comportamento do msmo com relação aos chiliques do Kaiu e até msmo com relação a erros dos Perrelas. Só fica indignado qdo a coisa tá longe do alcance dele.

    • Rogério disse:

      Realmente, mesmo reconhecendo que ele é Cruzeirense, não tenho dúvida que se o titulo questioanado fosse do patético ele estaria colocando panos quentes sem nenhum pudor.

      • simone b de castro disse:

        Ele é um mala! Ás vezes penso se ele é cruzeirense mesmo, de tanto que babou pelo “Alixandre”esse ano…

  16. Rogério disse:

    OT – Teremos um campeonato Mineiro quente.

    http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI4149801-EI1998,00.html

    • Elias disse:

      E um grupo complicado na Libertadores, ao (confio plenamente)passarmos pelo Potosí…
      http://colunas.globoesporte.com/lapelota

      • Rogério disse:

        Somos fregueses do Velez e o Colo Colo são nossos fregueses, grupo realmente complicado.

      • carfelix disse:

        Grupo complicado mais ideal para já começarmos encarando casca grossa, vamos rumo ao TRI.
        VAMOS VAMOS CRUZEIROOOOOOOOOOO

      • Naldo disse:

        Pois eu estou gostando.
        1 – Altitude em Potosi
        2 – Grupo forte.
        Não teremos moleza e poderemos chegar muito fortes nas oitavas.

      • Vinicius Cabral disse:

        Só não podemos dar uma de Sport. Pegou um grupo difícil, jogou e venceu na altitude de quito, mas caiu nas oitavas.

    • Elias disse:

      Kalil anda sem criatividade ao afirmar que” A gente sabe tudo o que vai acontecer e, no final, vamos morrer de rir de novo “. Efeito Chaves. Este ano nós rimos em TODAS as competições que eles disputaram, especialmente no apagar das luzes. E tenho certeza que muitas risadas nos aguardam em 2.010…

    • Naldo disse:

      Bocudo falando de Libertdores. Ele sabe o que é isto?

      • Dylan disse:

        quantas Libertadores voce ganhou, palhaço? quantas sequer jogou? é otimo isso pra dar mais gana de depenar estas frangas, perdedores minusculos.

    • Vinicius Cabral disse:

      Pois é. Vencer o deportivo Italia aqui e lá poderá fazer a diferença.

  17. carfelix disse:

    Esperar da mídia uma posição correta ou imparcial é desejar demais. Nunca fizeram, nunca mostraram ou falaram algo mais que o conveniênte, portanto, sobre futebol é melhor tratarmos só das 4 linhas que fora isso o resto é um “mar de lama”.

  18. Naldo disse:

    Jorge: em se tratando de “Flamengo e Corinthians” tudo pode. A GloboFLA e a BANDCOR tudo fazem para proteger estes dois times e por motivos óbvios, tem o apoio das concorrência midiática. A eles tudo é permitido. De tempos em tempos é obrigatório que estes times vençam um Campeonato importante. Em 2005, o SCCP levou na mão grande o Morrinhão daquele ano. O Cruzeiro foi time mais prejudicado com a anulação de jogos. E o Inter foi o vice. Em 2009, o CRF levou o Morrinhão com uma mãozinha. E o Inter foi novamente vice. O Corinthians é o único Campeão Mundial sem ter se quer chegado a uma final de Libertadores. E o Flamengo é único hexa que não é penta. A hipocrisia impera no meio. Tenho asco destes caras.

  19. JOTAFRANCO disse:

    O Flamengo só foi campeão porque os gambás, estes sim, entregaram o ouro descaradamente. Quianto ao Grêmio, mesmo com o time titular, que não ganhou de quase ninguém fora, sequer empataria, portanto não pode ser considerado culpado. Essa responsabilidade de impedir o título do urubú foi jogada sobre os ombros dos gremistas pelos colorados, que deram bobeira no campeonato, e outros aspirantes ao título.

  20. kmp disse:

    Mesmo com esses 6 pontos ganhos de bandeja pelo Fla, (o que foi uma vergonha) não por ele que estava na sua, mas pela falta de empenho e de caráter principalmente do corintiãs e depois do Grêmio, temos que admitir que o time teve seus méritos, mostrou um futebol convincente e eficiente, mas longe de ser brilhante.E acho que ficou em boas mãos, melhor do que com o Bayer SP,e o Porqueiras da dupla intragável Muricy-Belluzzo.Não sei como consertar esssas aberrações principalmente na reta final do campeonato, já dizia o velho General de Gaulle, que isso aqui nunca foi sério e acho nunca será.
    Abs.

  21. P Q P. Já tem torcedor falando em vencer o Deportivo Venezuela quando nem passamos pelo Potosi. Depois falam que não tem muitos torcedores de salto alto. Para piorar, depois da passarmos pelo POtosi, teremos o grupomais dificil da Libertadores. A ameaça de não-classificaçào mesmo sendo segundo colocado pesará MUITO mais em grupos como o que o Cruzeiro PODERÁ entrar. Espero que a diretoria esteja avaliando TUDO isso para contratar e entrarmos na LA.

    • rafa_pena disse:

      Tenho pensado na mesma coisa. E o que me preocupa mais é que nosso time se tornou imbativel de uma hora para a outra, nosso elenco voltou a ser o melhor do brasil. Esqueceram muito rápido os erros. O AB tirou leite de pedra por varias vezes esse ano e agora a diretoria já fala que só mais dois reforços são suficientes. Vou torcer para que o Adilson aprimore e comece a tirar ouro da pedra. Vai ser um ano muito dificil e nessa libertadores vamos saber logo no inicio nossa real força, isso antes mesmo te entrar nela.

    • Vinicius Cabral disse:

      Evandro, eu escrrevi umas três vezes aqui (em outros posts) falando que o Cruzeiro precisa passar pelo Potosí antes. Não escrevi pela 4a vez, porque o próprio Elias, quando escreveu, colocou a hipótese de se passar pelo Potosí. Procure entender em que contexto escrevi sobre o Deportivo Italia.

  22. Gustavo Rocha disse:

    Sinceramente, não acredito nesta “manipulação”. Pra mim, este campeonato foi marcado pela incompetências dos adversários, prefiro creditar o título do Flamengo à isso do que acreditar em falcatrua.

  23. claudio(xina)lemos disse:

    Engraçado no ano passado quando o inter deixou de escalar titulares no jogo contra o spfw e deu a liderança ao perder o jogo para os bambis e deixando o gremio para tras ninguém falou nada né mesmo??? Neste ano os bambis entregam o campeonato para o botafogo e goias e a culpa é do gremio???? A culpa é da CBF??? Houve favorecimento para o fla??? Tenha paciência!!! O favorecimento ao fla, foi a incompentencia de seus adversários, incluindo ai o nosso time por perder para o flu quando ganhava de 2×0 e ao empatar com o gremio aos 47 do segundo tempo.

    • Jorge Santana disse:

      Noves fora, Cortintiãs e Grêmio entregram seus jogos contra o Fla. Tão óbvio que causa espanto ter gente que não percebeu. Que concordem e achem normal a entrega de jogos, tudo bem. Cada um tem seus critérios. Agora, dizer que não viram nada de errado chega a ser patético. E a incompetência de qq time não justifica a entrega de jogos por outros. Ou o fato de o Cruzeiro não ter conseguido vencer o Grêmio num jogo disputado honestamente justifica a escalação de reservas pelo time gaúcho na última rodada? É cada uma que me aparece…

  24. Leopoldo Moura Jr. disse:

    A questão principal não é se o time entrou com time reserva, se poupou jogadores.
    O que estamos falando é da intenção. O Coríntias e o Grêmio entraram em campo para perder o jogo. Alguém tem dúvida disso?
    Quem iria entrar em campo, no meio do campeonato, para perder?
    Na reta final, com as posições definidas, o Coríntias e do Grêmio (que não disputavam mais nada), puderam se dar ao luxo de tripudiarem em cima dos principais rivais.
    Foi tão claro, que eles nem tiveram muito trabalho no disfarce – assistam aos jogos e comprovem.
    O Flamengo deu muita sorte porque coincidiu de ser ele o beneficiário da marmelada (poderia ser com outro qualquer).
    O fator diferencial é que, por se tratar do “Mengo”, as críticas praticamente não existiram.