Arranjando um pé de briga

Por SÍNDICO | Em 8 de janeiro de 2010

Torcedor não tem compromisso com a racionalidade. Se tivesse, passaria o tempo estudando física ou química e não batendo papo sobre futebol.

Nem brigando com adversários para provar o que os números provam sem discussão: quem é quem, que time é melhor etc.

Para o torcedor do Cruzeiro, basicamente um ciclotímico, temos, ao mesmo tempo, o melhor e o pior time do país. O melhor e o pior treinador. “Normal”, diria o Serginho.

Aqui no PHD, por exemplo, quando digo que o time é bom, mas o elenco é fraco, alguns amigos têm ataques de apoplexia.

Como se fosse algo espantoso um time de baixa arrecadação não ter o melhor que o mercado oferece.

Aos fatos. Mas sem pedradas, por gentileza.

  • Temos um bom goleiro, mas não um selecionável. Nem mesmo para as premiações de fim de campeonato.
  • Um lateral em construção, forte que nem um touro, mas ainda irregular.
  • Outro lateral promissor, mas que ainda é aprendiz de jogador de futebol.
  • Uma bequeira irregular. O melhor, revelado aos 29 anos, ou seja, vivendo sua melhor fase, mas que não é bambambã que muitos acreditam que seja. O Outro é uma incógnita.
  • A linha de volantes, ponto alto do time, tem dois operários e um professor de bola. Este, um pouco avançado na idade, joga dosando energias. Pessoal de boa qualidade, mas que não deu conta do rojão quando enfrentou um meio de campo mais arrumado como o do Estudiantes, é bom lembrar.
  • Na armação, outro jogador acima da média pelo talento, mas também de pouco fôlego devido à idade avançada.
  • No ataque, dois operários, uma dinamite, que se não está molhada, seca também não não está.
  • E um maluco, forte e brigador, tipo do cara que pode decidir jogos complicados por sua pertinácia, mas que, nem em sonhos, jogaria uma Copa do Mundo.
  • Treinando este pessoal, temos um técnico aplicado, estudioso, motivador, obsessivo, especialista em tirar leite de pedras tudo.
  • Do banco, melhor nem falar, certo? Viremos a página, pois.

Este time pode campeonar? Pode. A história é prenhe de times bons que atropelaram outros bem melhores.

O que não se deve é sonhar feito criança em véspera de Natal.

Como o Zezé Perrella não pode sonhar em cobrir déficits operacionais com a venda da maioria dos atletas celestes.

Com sorte, emplaca dois ou três do elenco atual. E a preço de fim de feira.

Por estas e outras, além, de torcer e confiar, faria um bem danado ao clube o torcedor também se associar.

Acreditem, sem grana, não tem time de ponta.

Foi-se o tempo em que o Lincoln Alves e o Osvaldo Rossi fabricavam talentos no Barro Preto.

97 comentários para “Arranjando um pé de briga”

  1. carfelix disse:

    One

  2. carfelix disse:

    Temos sim um goleiro Selecionável, a questão é a quantidade e realmente o Júlio Cesar é o melhor !!!
    Elenco não é o melhor, longe disso, porém não é o pior, muito longe disso, em Minas é o melhor, no Brasil? estamos entre os 5 e muito pouco abaixo do melhor !! Que sinceramente ainda não consigo apontar sem ter dúvidas !!!
    Associar-se essa é a realidade, muitos ajudando faremos diferença !!!

  3. Vinicius Cabral disse:

    Concordo que associar-se é a melhor opção. Mas é necessário criar um programa que tenha o perfil da torcida do Cruzeiro.

    • carfelix disse:

      Vinícius, sabe o que vai bombar na minha opinião o programa, acho que não é tanto a mudança do programa ou um melhor ajuste, isso sim ajuda, mais o que mais acredito ser o momento da explosão será a Galinha criar o seu programa !! Eu sempre acreditei que a rivalidade entre Grêmio e Inter era igual a Cruzeiro e Galinha, porém hoje eu acredito que a rivalidade no sul está bem a frente da nossa !!! O programa deles é um sucesso pelo fato de fazerem questão de um estar a frente do outro. Até ano passado a Galinha estava “morta” é um tremendo saco de pancada, acho que a chegada do Luxa vai melhorar isso, o problema que estamos a muito e muito tempo atropelando a galinhada em títulos e jogos !!! Isso em parte não é legal…

      • carfelix disse:

        Associar-se é a palavra, mais o que conta será a ajuda, não quero muito em troca, quero ajudar, mais é preciso que eu veja que essa ajuda financeira está sendo usada. Isso é o que o torcedor mais quer !!! Minas precisa de mais rivalidade, aqui, parou, desde 1990 a rivalidade acabou, o Cruzeiro parou no tempo por conta de um adversário que ficou no passado !!! Nosso desejo sempre foi ser maior que eles, e hoje somos muito maiores e estamos ficando satisfeitos com pouco. Quero a galinha forte, quero bater de frente com um adversário não com um SPARRING !! O programa Sócio do Futebol vai ficar gigante quando a galinhada começar a fazer o deles, a torcidinha deles vai começar a competir o tamanho e aí, bem aí meu amigo… saberemos se nossa rivalidade é maior ou menor que a rivalidade do SUL.

    • MEU DEUS! mais um que acredita que somos galináceos-dependentes!!!
      É a RUÍNA de qualquer time fazer comparações rasteiras, por baixo, nivelamento raso.
      Se o Inter x Grêmio é O exemplo Positivo, poderemos mostrar em TODOS os outros estados os contra-exemplos. Basta saber da história do futebol em GO, PE, CE, BA, PA, para não falar do RJ onde a rivalidade regional colocou a TODOS num buraco que somente deram a eles mais de 10 anos de atrasos e vexames.
      SOCORRO!

  4. carfelix disse:

    Não sei qual será o título mais esse ano além do mineiro (não será moleza como em anos anteriores, mas, será nosso) venceremos a Libertas ou o Brasileiro. Tenho certeza disso, esse é o ano !!! Algum título importante sairá esse ano !!!

  5. Rodrigo Gomes disse:

    Um hipotético time reserva do Cruzeiro hoje:

    Rafael, Marcos, Claudio Caçapa, Leo Fortunato e Fernandinho; Fabinho, Elicarlos, Pedro Ken e Bernardo; Guerron e Wellington Paulista (Thiago Ribeiro).

    Longe de ser uma máquina, mas escalem “times reservas” aí pelo Brasil e verá que a coisa aqui não tá feia. E isso sem contar as tais três contratações que o Perrella falou que ainda fará.

  6. Dylan disse:

    o cerne do post está certo, o torcedor tem que se associar mesmo,mas a diretoria também tem que ser transparente e dizer com um número x de associados, investiremos x para reforços. Enquanto tiver essa campanha de sócio torcedor com aquele discurso básico de que tem que vender, tem que vender, tem que vender, vai ser dificil.

    • simone b de castro disse:

      Verdade, Dylan! Que estímulo o torcedor tem para se associar, ou para continuar pagando, com um discurso desses?

      • Dylan disse:

        até hoje eu usei o sócio do futebol tres vezes. Fiz mesmo pra ajudar o clube. Enquanto eles estavam ainda fazendo campanha pra chamar sócio entregaram o Ramires de graça. Então, agora pra mim é assim,eu renovo se me disserem o que vão fazer com o dinheiro.caso contrário, to fora.

  7. Walter Seixas disse:

    Síndico, um dia concordaria contigo…rsrs
    Minas ponderações:
    – Goleiro: Concordo plenamente (alguém me entende, Evandro, não sou discípulo do Paulo Lessa, vulgo Paulosta);
    – Lateral: Concordo. Por favor, não o chamem de Nontato…
    – Zagueiros: Concordo.
    – Volantes: Discordo. Um volante que estava em má fase que é excelente. Um que está em excelente fase que é mediano e um que está em fase mediana e é muito bom…Me fiz entender?
    – Armação: Por isso mesmo precisamos de um melhor e mais novo.
    – Ataque: um bom setor, não vejo esse desespero para contratar pra lá.
    – Técnico: Provou que é bom, tem o time na mão. Me deixou desconfiado quando perdemos a LA e começou a dar entrevistas terríveis. Porém a cada dia o admiro mais como treinador e como pessoa.
    – Banco: JS, temos o Soares, uai.rs

  8. Dylan disse:

    o Cruzeiro tem um elenco bom, inferior apenas ao de Corinthians e SPFC. Já ganhou uma Libertadores e algumas Copas do Brasil com elenco mais fraco. O Fábio é selecionável sim, é muito melhor que o Doni, os laterais são bons, uma dupla de zaga com Caçapa e Leo Silva é respeitável, os três volantes são razoáveis, o armador é bom e o ataque está no nível dos melhores do Brasil. É um time muito competitivo.
    O que pode complicar são as opções do treinador na escalação, armação da equipe e leitura de jogo. Essa concepção imexivel de tres volantes e dois atacantes seja a partida que for, aliada a substituições estapafúrdias são nosso deficit maior.

  9. simone b de castro disse:

    Até certo ponto, concordo com o síndico: temos um time bom, entrosado, mas o elenco, realmente, deixa a desejar. Nossos reservas não estão à altura de substituir, em pé de igualdade, nossos titulares. Precisamos qualificar mais nosso elenco. Quantas vezes Adilson se viu em apuros, tendo que escalar reservas improvisados, pois não confiava plenamente no reserva da posição? Acho que por toda sua dedicação e inteligência, ele merece um elenco melhor, o que não significa que não vamos ganhar um título importante. A superação do Cruzeiro ano passado, se deveu muito à garra e união dos jogadores, o que também é louvável!

  10. Othon disse:

    Concordo em quase tudo, mas só discordo no ponto aonde diz que ZZP vai esperar o ” fim da feira ” para tentar contratar…eu estou convicto que nao vamos ter ninguem, alem dos que ja vieram….escutei falar em Dennis Marques, mas pra mim isso é piada de mal gosto…

    ps: ontem a noite no restaurante Favorita, jantavam o boquirroto de Lourdes,o treineiro e uma trupe regados a varias garrafas de vinho…

  11. Edu Mano disse:

    A pesquisa Datafolha mostrou que a torcida do Cruzeiro está muito concentrada em MG, em especial no interior. Se quisermos “melhorar” este panorama, a diretoria tem q investir em outras praças… A confraria é um primeiro passo, mas não é o único.

    Estou escrevendo um artigo sobre MKT de envolvimento, depois posto para vocês o link.

  12. simone b de castro disse:

    Discordo em relação ao Fábio, que para mim, é selecionável, sim. Se jogasse no Flamengo, por exemplo, seria convocado, mesmo que para o banco. Aí tem muito de má vontade com profissionais que atuam fora do eixo…Se até o grande Alex10 foi descartado! Queria saber os critérios dessas convocações…

    • Andrey Vinícius disse:

      Concordo Simone! A má vontade com o Fábio é visível! Já vimos até o Helton(horroroso) ser convocado e o Fábio nada! E pra mim o Fábio é muito mais goleiro que o Bruno por exemplo.

  13. simone b de castro disse:

    OFF: Gente, esse Denis Marques é bom? Por quem, do Cruzeiro, será trocado?

  14. Claudinei Vilela disse:

    O time do Cruzeiro se sobressai pelo conjunto. Analisar jogador individualmente é cuspir pra cima. Individualmente são normais, seriam bancos em outras equipes. O conjunto faz com que 1+1=3.
    Obvio, há excessoes como Fabio, Kleber, Gilberto. Promissores como Jonathan, Renan….mas Henrique, Parana, Fabricio, Leonardo Silva, Gil, TRibeiro e Wpaulistas, tem seus respectivos futebol exponenciado pelo CONJUNTO.

  15. Celso disse:

    Por onde anda Osvaldo Rossi?

  16. TIAGORESCK disse:

    Amigos Cruzeirenses,

    De coração… Nosso elenco não deixa a desejar a nenhum time do Brasil, nem ao Corinthans nem ao São Paulo, que por sinal estão preparando um catado caro e imprevisível, alias já fizemos isso no passado e todos lembram da história.

    Só precisamos de um zagueiro de ponta só isso. Hoje no mercado não tem nenhum armador que faça diferença e esteja acessível, exceto Alex10 que acho que valeria apena qualquer esforço.

    O Elenco do Cruzeiro é nota 8 com raça e vontade da para chegar a 10!

    Saudações Celestes

    • Claudinei Vilela disse:

      todo mundo fica falando em zagueiro. EU particularmente acho que o investimento tem que ser num volante. Um cara que proteja a zaga, dê cobertura aos laterais, desarme com eficiencia. Este cara faz mais falta que um zagueiro.

      • Quem Claudinei, indique nomes para analise….

      • Claudinei Vilela disse:

        Meu sonho de consumo chama-se Maldonado.

      • TIAGORESCK disse:

        Mas nosso meio de campo hoje não é nosso ponto forte?
        Principalmente o meio de contenção.
        Se fizemos uma retrospectiva dos gols bobos que levamos
        ano passado tem um coletania de pataquadas dos zagueiros…´
        O Lenardo é bom, o Caçapa é Confiável mas a idade e o Gas
        são questionáveis…Por isso precisamos de um zagueiro
        ponta.

      • Claudinei Vilela disse:

        Eu nao acho nossa contenção boa….quem disse isso nao foi eu.
        Analisar os gols tomados tem que analisar desde o ataque.
        Depois que a bola ta dentro da area, ou zagueiro salva ou o goleiro faz milagres.
        Eu acho que entram facil demais na nossa zaga.

      • TIAGORESCK disse:

        Ok! A contenção pode melhorar.
        Mas não da para disputar 3 campeonatos
        só com dois zagueiros de confiança, alguem
        vai machucar ou estar suspenso várias
        vezes, e as opções de banco não tem
        condição nenhuma….

      • Claudinei Vilela disse:

        Obvio que todos os setores podem ser melhorados, mas dado a sescasses de recursos, acho que tem que investir onde o bicho mais pega……Finaldo ano, Parana tava arrastando em campo.

  17. Concordo com o relator…..

  18. Naldo disse:

    1 – Enquanto Rogério Ceni, Marcos e CRF tiver um goleiro razoável como o Bruno, o Fábio nem fazendo milagres aparece.

  19. Vinicius Cabral disse:

    Jorge, te enviei um e-mail.

  20. Elias disse:

    O Palmeiras não desiste:
    http://www.lancenet.com.br/palmeiras/noticias/10-01-08/678956.stm?futebol-palmeiras-monta-a-operacao-gladiador
    Atentem para os números. Diferente do que o Zezé fala, não???

    • TIAGORESCK disse:

      Para mim é muito simples! Ou Palmeiras paga o valor total ou não leva.
      Que se dane essa conversa fiada do Kleber não querer ficar, ele é funcionario do Cruzeiro e pronto.

    • Vinicius Cabral disse:

      Só 6 milhões de euros? Estou vendo que o Cruzeiro fecha negócio por 4.

  21. Chaves disse:

    Acho que uma análise se o elenco é bom sem analisare os concorrentes, é uma análise incompleta. O Barcelona tem o melhor ou um dos melhores elencos do mundo. Nem estou discuitndo se o elenco é bom ou ruim, mas é um dos melhores do mundo por estar na frente de seus concorrentes. O elenco do Cruzeiro é limitado? É. Mas dentro de suas limitações está entre os 5 ou 6 melhores (Ou menos piores) do Brasil e os números mostram isso. Simples.

  22. rdish disse:

    Denis Marques? Não é aquele jogador que tinha muito torcedor do Cruzeiro sonhando faz algum tempo? Inclusive o meu chefinho Chiabi?

  23. rdish disse:

    E o Rentería, da agremiação pretensa rival, será devolvido. O Cruzeiro agradece por eles terem ganho a concorrência!

  24. Chaves disse:

    Cruzeiro reserva: Rafael, Marcos, Caçapa, Thiago Heleno e Fernandinho. Fabinho, Elicarlos, Bernardo e Leandro Lima. Thiago Ribeiro e Guerron.

    Flamengo: Marcelo Henrique, Everton José, David, Fabricio Silva e Jorbison. Toró, Lenon, Fierro e Erick Fores. Denis Marques e Bruno Rosa

    Palmeiras: Bruno, Wendel, Maurício, Mauricio Ramos e Gabriel Silva. Sandro Siva, Souza, João Artur e Deyvid Saccone. Lenny e Robert.

    Corinthians: Danilo, Alessandro, Renato, Paulo André e Baubuena. Ralf, Jucilclei, Edno e Tcheco. Iarley e Souza

    Não consegui nem montar os reservas do Inter. Os de cima aí, com todo respeito ao JS, nenhum me sensibilizou.

    • Chaves disse:

      Como disse, elenco melhor tem o São Paulo e o Corinthians, do meio pra frente está monatndo um bom eleno, do meio pra trás, uma baba. O Cruzeiro está sim abaixo do São Paulo, mas entre Fla, Inter, Palmeiras e Corinthians. E os numeroes mostraram isso. Os será que foi por milagre que chegamos a final da Libertadores e por milagre ficamos no G4? Nao existe isso. Adilson é bom treinador, mas não é Deus. O único Deus brasileiro é o Lul@ que só faltou andar sobre as águas em seu filme.

      • Frede disse:

        Acho que as contratações dO SPFW nao foram lá grandes coisas. Mas o elenco 2009 deles é mto melhor que o do Cruzeiro.

    • Claudinei Vilela disse:

      A imprensa eixista tem mania de fazer abobora virar carroagem de uma noite pro dia. Jogador que aqui é ruim, vai pra la vira craque, merce seleção.
      Varias opiniões acerca de jogadores reservas de outros clubes são baseadas em que? Eu custo acompanhar os titulares, o resto é o que se ouve, e certamente os reservas eixistas são muito mais falados.

      • Claudinei Vilela disse:

        O espaço que o Tiago Martinelli teve ontem no Globo esporte nacional, foi digno de craque da seleção.

      • Dylan disse:

        é por isto que eu não vejo canal aberto de televisão. Sou ppoupado destas coisase de outras como ter que olhar pro repulisivo Boris casoy. Televisão brasileira faz mal a saude.

      • Frede disse:

        é mesma coisa da tv fechada.

      • Dylan disse:

        tv fechada ainda tem canal de filme, BBC, discovery, History channel, canal de esporte. Tv aberta se salva por alguns programas da TV Brasil e só. O resto é tenebroso. A menos que voce goste de novela, mau jornalismo e filme dublado.

      • Frede disse:

        Me referia aos programs de esporte. Considero tanto os da aberta quanto os da fecahda ruins. As mlehores coisas da tv fecahda são importadas…

      • Chaves disse:

        É por isso que ficamos com a falsa imprensão de que os outros elencos são sempre melhores. A grama do vizinho é sempre mais verde. Dalessandro, por exemplo, ganha 300 mil por mês e não faz nada mais que o Gilberto. A grama do vizinho é sempre mais verde.

      • Jorge Santana disse:

        TV Brasil, leia-se TV Governo. Ou TV Boquinha.

      • Dylan disse:

        só pra quem não sabe a diferença entre público e estatal.

      • Jorge Santana disse:

        Na Inglaterra existe tal diferença. No brasil, não. Vide alocação da companheirada.

    • Jorge Santana disse:

      Comparando com estas esclações, que vc postou, dos bancários dos outros clubes, perceb-se que o time reserva do Cruzeiro é bem pior do que os concorrentes.

      • Chaves disse:

        A grama do vizinho é sempre mais verde. Sabemos os defeitos de nossos jogadores, mas só enxergamos os melhores momentos dos times adversários. Normal. O Palmeirense, flamenguista e gremista vao preferir nossos reservas.

      • TODO torcedor de sofá, que não perde um “melhores momentos” e que não assiste os “gols da rodada” três ou quatro vêzes é sempre assim.
        Vê o jogo do time dele inteiro e fica com síndrome de vira-lata.
        Não tem divã que resolva!

  25. Jorge Santana disse:

    Chaves, vc quer discutir elencos de outros clubes? Então escreva um post sobre eles. O que sei do elenco do Cruzeiro é que, quando foi preciso dele no início do Brasileiro, pfui… Foi vexame em cima de vexame. Em, no final da temporada, o treinador mal conseguia escalar um ataque.

    • Chaves disse:

      JS, para fazer uma análise do elenco do Cruzeiro em relação a disputa de campeonatos, tenho que avaliar o mercado. O Cruzeiro não joga sozinho. O que adianta ter um elenco bom, se outros 10 clubes tiverem elencos ótimos e excelentes. É isso que discuto. Não adianta fugir da realidade e os times citados são concorrentes do Cruzeiro e possuem os mesmo problemas que o Cruzeiro possui. Falta de atacantes, meias, laterais, zaga, etc… O Cruzeiro tem um elenco limitado, mas, dentro de suas limitações, está entre os melhores (Ou menos piores) do Brasil. Por isso chegou a final da Libertadores e se recurpeu no Brasileiro. Agora, de fato, nosso time reserva nao ganhrá o Brasileiro. E ACHO QUE FALTAM DE DUAS A TRÊS PEÇAS BOAS PRO CRUZEIRO ESSE ANO.

  26. Marco Soalheiro disse:

    Concordo com o Chaves: Adilson é ótimo treinador, mas não é Deus, e os méritos do que alcançou têm de ser divididos com o elenco definido como ruim pelo Jorge. Um grupo que foi vice campeão da Libertadores , eliminando badalados elencos como os de São Paulo e Grêmio, e que tem a recuperação fantástica que teve no Brasileiro, em meio a um série de contusões, não pode ser chamado de fraco. Não é perfeito, mas não é fraco. É bom.

    E, é claro, é possível melhorá-lo para sonhar mais alto em condições mais próximas de se alcançar.

    • Dylan disse:

      essa história de que o Adilson tira leite de pedra com o elenco do Cruzeiro é a grande falácia do ultimo bienio. Se ele tira elite de pedra o que fizeram Levir Culpi e Autuori em 96/97 com Cleisson, Gottardo,Celio Lucio, Vitor, Helivelton? E estamos falando do time titular.

      • Olivieri disse:

        Gottardo jogava demais, Dylan. Elivelton tbm tinha momentos em que arrebentava. Os demais eram, de fato, medianos e esforçados.

  27. Somente agora entendi o título do POST.
    Sabia que ia acabar com historinhas repetidas e ensebadas.
    AFF!!!!

  28. Romarol disse:

    Nunca vi tanta lucidez num post.