Arísio França, um jacaré azul

Por SÍNDICO | Em 26 de dezembro de 2009

O setelagoano Arísio França é um torcedor linha dura. Não perde jogo do Cruzeiro no Mineirão. Não dá sossego aos rivais na volta pra Selagoa em dias de RapoCota.

Tira sarro dos rivais com risada de jacaré.

E, vejam vocês, ele já defendeu o arco do time de Vespasiano. Uma pena, não ter continuado por lá. Com certeza, o Cruzeiro não teria gastado duas finais pra meter 10 gols na Cocota. Bastaria a primeira…

  1. Seu graça, sua praçaArísio Alves França Júnior, nascido em 27jun77, em Sete Lagoas, onde moro no bairro Canaan.
  2. Família: Juscelma Couto França e Arísio Alves França, empresário, são os meus pais. Sou o mais novo de quatro irmãos. Três homens e uma mulher.
  3. Escolas: Fiz o ensino médio no Colégio Diocesano Dom Silvério, em Sete Lagoas. Formei em Administração pela PUC-BH, onde também fiz dois anos de Ciências Contábeis, antes de trancar matrícula. Depois, fiz MBA em Gestão de Negócios no IEC-PUCMINAS.
  4. Batente: Depois de cinco anos estudando e trabalhando em BH, voltei pra minha cidade natal onde administro o Real Hotel. Também atuo em entidades de classe como diretor da CDL, ACI SL, Circuito das Grutas, Conselho de Turismo e Conselho de Desenvolvimento Econômico. Além de ser conselheiro do Democrata Jacaré.
  5. Lazer: Necessariamente, nessa ordem: assisto partidas do Cruzeiro, jogo bola, saio com turmas de amigos.
  6. Gosto pelo fut: Não me lembro bem como começou. Só sei que, depois do primeiro jogo no Mineirão, o futebol se tornou um vício em minha vida.
  7. Jogou bola? Comecei no futsal em 1985. A partir de 89, disputei os primeiros campeonatos infantis no campo. Sempre como goleiro. De 93 a 95, fui titular dos times juvenil e júnior do Bela Vista e reserva do time amador. Nessa época, disputei torneios locais por outros times. Em 93, o Bela Vista fez parceria com o Atlético-MG e fui selecionado pro juvenil do time de Vespasiano. Fiquei pouco tempo lá. Vi muitos garotos passando por dificuldades e situações extremas de degradação moral por enxergarem na carreira de atleta a única oportunidade de sucesso na vida. Como eu, em nenhum momento, abandonei os estudos preferi trilhar outros caminhos.
  8. Por que  Cruzeiro? Pela história do clube, pelas conquistas e pelos atletas que honraram e honram nossa camisa, torço e defendo o Cruzeiro com unhas e dentes.
  9. Como começou a doença? Por influência do meu irmão mais velho, Marcelo, leitor assíduo do PHD. Lembro que, por volta de 84 ou 85, ele me chamava pra escutar jogos do Cruzeiro pelo rádio. O centroavante Carlos Alberto Seixas era nosso maior ídolo.
  10. Primeiro jogo num estádio? Estádio? Então o saudoso José Duarte de Paiva, do Democrata, não vale. Cruzeiro e Goiás,  pela Copa União de 1987, fica sendo meu primeiro. Vencemos por 1×0, gol de Heriberto. N.B.: Cruzeiro 1×0 Goiás, domingo, 17h, Mineirão, Belo Horizonte, Copa União 1987 – Público: 31.383 – Renda: Cz$2.688.150,00 – Juiz: José Roberto Wright (RJ) – Expulsão: Jorge Batata (Goi) – Gol: Heriberto, 40 do 2º tempo – Cruzeiro: Gomes I, Balu, Vilmar Heraldo e Genílson;  Dpuglas, Eduardo Lobinho (Ademir Kaeffer), e Heriberto; Gil, Cláudio Adão e Careca (Edson). Tec: Jair Pereira / Goiás: Eduardo, Walter, Gomes, Ronaldo Castro e Jorge Batata; Uidemar, Fagundes e Péricles (Tiãozinho); Sabará (Formiga), Carlos Alberto Seixas e Marquinhos. Tec: Zé Mário.
  11. RapoCota inesquecível: Muitos. Em especial, os 5×0 de 2009. Pela situação. Tenho uma turma de grandes amigos aqui na cidade desde os tempos de colégio. Estamos sempre juntos. O único defeito da turma é que os cruzeirenses são minoria. E neste dia, a cocotaiada empolgada com Kalil, Leão, Tardelli e companhia organizou uma van e chamou a mim e os outros 3 cruzeirenses da turma pra acompanhá-los no clássico. Fomos. Era a primeira vez que a turma inteira ia ao Mineirão junta. Saí do campo de alma lavada e cheguei em Sete Lagoas sem voz de tanto gritar “Zêêrooo” dentro da van.
  12. E o esquecível? O segundo jogo de 99. Toda vez que entro no Mineirão me lembro do gol de peito do Guilherme com o André catando borboleta e o André Luís dando condições e caminhando pro meio pedindo impedimento com o braço levantado. Tava no rumo do lance. Grande decepção porque gostava de ver aquele time jogar.
  13. Os maiores jogos: O maior que acompanhei no estádio foi Cruzeiro 3×0 River Plate, pela final da Supercopa de 1991. Esse sim, vou guardar pra sempre na memória. Outro que me lembro bem foi Cruzeiro 3×0 Santos pelo 2º turno do Brasileiro de 2003. Pelo clima. Jogo decisivo, tenso, duro, calor infernal, catimba do Clodovil e o time do Cruzeiro decidindo o campeonato naquele jogo.
  14. Ídolos: Considero ídolos os jogadores que vi jogar. Sem nunca desmerecer os grandes que fizeram a história do clube. Douglas, Boiadeiro e Alex são os que me deram mais alegrias e prazer em vê-los jogar.
  15. Cruzeiro de Todos os Tempos: Dos que vi jogar: Dida, Maurinho, Cris, Luisinho e Nonato; Douglas, Boiadeiro e Alex; Renato Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e Roberto Gaúcho.
  16. História marcante da vida de torcedor: Sem dúvida, a final do Mundial em 1997. Me custou a única disciplina reprovada na faculdade. Explico. A prova final de Direito Comercial foi marcada para o horário do jogo. Tentei conversar com o professor pra fazer mais cedo ou mais tarde. Ele, atleticano irredutível e rancoroso, não permitiu. Obviamente, optei pelo jogo. Resultado: reprovação que causou um transtorno fora do comum. Só consegui repetir a matéria em 2000, quando já estava morando em Sete Lagoas. Saia, durante um semestre, toda terça e quarta de carro, assistia uma aula de 50 minutos e voltava pra cá. Ah se aquela bola do Ricardinho entra quando o jogo tava 0x0… Nem ia importar se tivesse que repetir 5 vezes essa matéria!
  17. Já cometeu alguma loucura pra acompanhar jogo do Cruzeiro? Loucura absurda ainda não fiz nenhuma. Cedo ou tarde vai acontecer. Mas já fui em vários jogos grandes sem ingresso. Só na confiança de achar um cambista após o início do jogo com ingresso mais barato pois a grana era curta na época da faculdade.
  18. Melhor sarro que vc já tirou da cara dos rivais? Nessa linha de sarro, sou praticante do estilo Neuber-Elias de sacanear. Não os deixo esquecer dos vexames do time zebrado e nem as conquistas do Cruzeiro. Neste caso, sou constante. É mensagem, ligação, camisa do Cruzeiro em aniversário de atleticano etc… Importante é não tirar o pé do pescoço do frango.
  19. Livros, blogs e jornais que recomenda aos amigos: Estou meio desiludido com a imprensa em geral. A esportiva então, é uma decepção. Estou sempre recomendando o PHD pelo nível dos posts, comentários e informações de bastidores. Livros? Só os específicos da área de hotelaria.
  20. E aos inimigos? Livros e palestras desses artistas motivacionais, blog do Mauro César Pereira, programas com o Milton Neves e Estado de Minas.
  21. Superstições de torcedor: Tem bem uns 10 anos que uso o mesmo sapato e calça pra ir ao campo. Mudo só a camisa. Na final da Libertadores desse ano fui mudar o boné que usava há uns 2 anos e deu no que deu.
  22. O que mais te irrita no futebol? Juiz permissivo com catimba e afins, jogador malandro e gracista e jornalista esportivo de bancadas que não entendem bulhufas e comentam amenidades.
  23. Que título te falta? Mundial Interclubes.
  24. Fosse presidente do Cruzeiro, o que faria pra garantir o futuro do clube? É fundamental uma aproximação maior com a torcida. O primeiro passo foi dado com o Sócio do Futebol. Mas é pouco. Políticas para arrebanhar torcedores pelo interior seriam bem-vindas.
  25. Como será o futebol do futuro? Haverá lugar para os times mineiros nele? Não sou muito bom em futurologia. Só tenho minhas dúvidas se, a longo prazo, os demais times mineiros conseguirão se manter. O Cruzeiro, eu tenho certeza que vai.

67 comentários para “Arísio França, um jacaré azul”

  1. Vamos conhecer alguns blogueiros. Em primeiro plano nosso amigo Hugo 5erel0, e famoso sofredor Damas. http://twitgoo.com/acpbb

  2. O Damas recebendo do Elias (Tate) o trofeo Mario Caixa. Hehehe http://twitgoo.com/acpj5

  3. Vamos a diretoria: No primeiro plano a direita o Evandrao voadoras, no fundo centralizado o King Arthur. http://twitgoo.com/acq3d

  4. Agora, da esquerda da direita, Dudu (soon by JS), Walfrido (do trio eletrico) e Fred, http://twitgoo.com/acq4n

  5. Da esquerda para a direita, Arisio (nosso Jacare), Cota (assiduo leitor e sempre participa dos nossos encontros), Wallison e nosso Xina Lemos que voltou ao blog com forca total. http://twitgoo.com/acri9

  6. Agora, alta diretoria: Da pe! Arisio, Damas sofredor, Agachados Nosso melhor comentarista do Brasil, Mauro Franca e nosso Blogueiro MOR Jorge Santana. http://twitgoo.com/acrqe

  7. A turma do amendoim, AC Rossi, MSA (soy yo ), Walter Seixas e sobribho

  8. Naldo disse:

    Pô! Eu não apareci em nenhuma foto ainda? Brincadeira!

  9. Naldo disse:

    Nada como ter o burro na sombra, velho Damas sempre rindo.

  10. Opus e Balding, estos aqui ainda!

    • simone b de castro disse:

      Boa, essa! Coitado do Damas! Mas quem mandou ter amizades com cruzeirenses, né? rsrsrsrsrs

  11. Rogério disse:

    Encontro super legal, papo muito agradável, pena que não pude ficar mais, mas com certeza teremos vários destes ainda. Galera toda é nota 10.

  12. Rogério disse:

    Arisio, tomou bomba para ver um jogo do Cruzeiro, teve que viajar duas vezes por semana só para assistir a uma aula de 50 minutos e ainda diz qeu não fez “loucura” pelo Cruzeiro. Que cara de pau. rs. rs. rs.

  13. Frede disse:

    Arisio????

  14. Frede disse:

    cara bacana

  15. Frede disse:

    só tem um problema serio…. amigo de uma certa pessoa… tirando isso… cara sensacional.

  16. Hugo 5erel0 disse:

    Sou teu fã, meu amigo Arísio!

  17. Olivieri disse:

    Tive com o Arisio, rapidamente, no intervalo do jogo Cruzeiro e SPFW, pela Libertadores deste ano. Pessoa da melhor qualidade. Parabéns pela organização do evento, meu caro. Abs

  18. simone b de castro disse:

    Só um cruzeirense fanático para perder uma prova tão importante e ser reprovado! Se isso não é loucura, eu não sei o que é…Só essa atitude já merecia o Mundial de 97, Arísio! Parabéns! Ah, e ainda bem que você não foi contaminado pelos germes de Vespasiano, hein? rsrsrsrs

  19. Jorge Santana disse:

    Arísio, quais as opções de passeio pra quem passa o fim de semana em Sete Lagoas? Tem excursão organizada? Cordisburgo? Lapinha? Grande Sertão: Veredas? Quais são as dicas?

    • Lapinha? Cordisburgo? Os caras são bairristas e nào consideram nada além da Gruta Capitão do Mato, fábrica da Iveco, Morro Santa Helena e as lagoas….

    • Arísio disse:

      Logo se vê o quanto o Evandro conhece a região. Bom, a região que compreende 7L e cidades vizinhas é denominada Circuito das Grutas. Um bom passeio, para um fim de semana, é chegar no sábado, hospedar aqui e ir a Gruta de Maquiné e visitar a Casa de Guimarães Rosa em Cordisburgo. Volta pra cá e finaliza a tarde vendo o por do sol no alto da Serra ou na beira da Lagoa Paulino. De noite, feira de artesanatos e alimentação da Lagoa. No domingo de manhã, “paga a conta no hotel”, visita à gruta Rei do Mato e almoço no Engenho na BR 040.

      • Jorge Santana disse:

        Prefiro enveredar pelo sertão. Quais são as opções?

      • Cris disse:

        Pessoal,
        Boa noite.
        Se me permitem entrar na conversa, vocês não poderiam ter encontrado um “Guia turístico” melhor que esse. Tive o prazer de conhecê-lo quando fiz um trabalho de Faculdade sobre o Real Hotel. Uma pessoa muito séria e um grande profissional. Arísio descreveu um roteiro de lugares muito interessantes que vocês não devem deixar de visitar em Sete Lagoas. Ah Arísio, tem a Serra de Santa Helena como você disse só que se esqueceu do Parque da Cascata. Abs.

      • Arísio disse:

        Tem razão, Cris. Antes de ver o por do sol, vale uma passada no Parque da Cascata, também no alto da Serra. Abs,

      • Arísio disse:

        E obrigado pelos elogios.

      • Cris disse:

        Que isso Arísio, não precisa agradecer….Só disse o que todos
        já sabem.
        Nesta oportunidade quero desejar a você e a todos um Feliz
        2010 repleto de realizações!!! Abs.

      • Arísio disse:

        Obrigado mais uma vez, Cris! Que você tenha um ótimo ano com muita saúde, paz e sucesso! Bjos!

  20. ACRossi disse:

    Arisio, não se preocupe com a prova perdida, preocupe-se com o Mundial perdido, e lembre-se “não vou morrer sem ver meu time campeão do mundo” e não tenho pressa,,,,rssssrsrs. Abraços

  21. Dylan disse:

    uma coisa eu sei sobre Sete Lagoas. O hotel lá é caro pra caramba. Da próxima vez que eu passar por la, se o Ariisio não me der um desconto vou dormir em Paraopeba.

  22. O Arísio poderia colocar a relaçào dos participantes do encontro, e daqueles que anunciaram a presença como CERTA e deram o bolo. Tô falhando a memória e esquecendo aqui de dois ou três nomes… principalmente dos que apareceram pela primeira vez… esperamos que voltem e que outros que não tiveram coragem de aparecer, apareçam… alguns que comecem a escrever…

  23. Mauro França disse:

    O Arisio é um cara sensacional, não bastasse ser selegoano e primo (distante, mas primo).

  24. Celeste disse:

    Arísio parabéns pela história e pelo trabalho na organização do evento do PHD. Um dia o Cruzeiro ainda ganha um Mundial.

  25. Arthur disse:

    ARÍSIO- tenho certeza de que ao passar a vc, o incumbimento de fazer o encontro de 2009, achei a pessoa CERTA! Vc percebeu, como é dificil a gente agitar o povo, acahr uma data, um local, pedir confirmação, e principalmente o povo ir. Vc conseguiu uma façanha trazendo 27 bardos azuis. Esperemos que o quorum se mantenha,a fianl o JS é um cara um tatno tímido… rss. Vc é gente boa demais, e 7lakes é um lugar muito aprazível, principalmente pelas GRUTAS e “grutinhas”… O DYLON? põe ele num hotel do PT, que nem aquele que o LULA usou em Londres, ao invés de ficar na embaixada brasileira. Paises ricos usam seus próprios espaços em território estrangeiro. mas, como o Lula é pobrinho; pode pagar um absurdo. Bem, então põe o Dylon num desses… GDE ABS/ART

  26. Arthur disse:

    JS meu comentário garrô…

  27. danielouresa disse:

    Infelizmente não pude ir no encontro, mas pelas fotos parece que foi bem bacana. Não estou escrevendo ultimamente porque estou sem tempo. Estou na vida de concurseiro e viajei para SP no dia 20. De lá pra cá só estudando. Vários concursos por ai. Mas sempre que puder vou postar aqui e assim que puder aparecerei em um encontro. Ademais essa época não é das melhores. Saudações celestes para todos os PHD’s, saúde e paz neste ano novo que se aproxima, que todas as realizações pessoais e futebolísticas se realizem para todos. Grande abraço.
    Daniel

  28. Naldo disse:

    Arísio, nem só de encontros vive o PHD. Li toda a sua história tambem. Legal!

  29. Elias disse:

    Um SALVE! pro Arísio…

  30. claudio(xina)lemos disse:

    Arisio cara gente fina de primeira qualidade, grande anfitrião promoveu um encontro sensacional, é um cara que eu tiro o meu chapéu, gente fina no urtimo!!! Salve grande arisio.

  31. Arísio disse:

    Obrigado a todos pelos generosos elogios e ao Síndico pela oportunidade de contar algumas histórias. É uma honra participar deste blog, principalmente pelo nível de caráter e ética da maioria dos comentaristas. E devemos sempre estar próximos de pessoas com estas características. Grande abraço a todos e que 2010 seja todo azul!