A frescura que encanta incautos

É viadagem que não acaba mais esse papo vendido por mesa-redondistas aos incautos de “propor o jogo”, “joga bonito”,  futebol-arte, futebol faceirinho, tiki taka e afins.

Futebol é resultado. Se vence, se é campeão, treinador é fodão, se perde, burrão. Ou algum corintiano deixou de comemorar o titulo conquistado como Carille. Ou são-paulino se emputeceram com os títulos os do Muricy?

Na primeira metade do século passado, o Fluminense se notabilizou por campeonar com seus “timinhos”, como diziam os rivais. Importante é que estava sempre dando volta olímpica e seu torcedor tomando o chope do título.

O Cruzeiro quando tinha craques era Academia. Quando não tinha vencia usando a força bruta. Era o Cruzeiro Duro.

José Morinho já ensinou: “não existe uma única forma de se jogar futebol”. E eu completo: cafa técnico tem que escolher o esquema conforme o elenco que tem. Se não dá pra agradar os mesa-redondistas, e quase ninguém no Brasil pode se dar a esse luxo, o melhor é ser prático; Jogar feio é muito bonito quando dá bom resultado.

Tomara que o Adílson não queira fazer Joel, Rocha, Sassá e David jogarem como os atacantes flamengos. Seria entrar numa barca furada. Mais uma.

0

51 Replies to “A frescura que encanta incautos”

  1. – Entendo que caso é um caso. Tentar jogar igual ao Flamengo com jogadores que não sabem trocar passes é quase que um “suicídio”. E também não é um esquema imbatível, vide os jogos contra Vasco e River.
    – No entanto, há muito tempo se questiona como times da América Latina com elencos mais fracos encaram e vencem os times brasileiros. São times que variam o esquema tático durante o jogo, ou seja, muito bem treinados.
    – Sampaoli chegou aqui e com um elenco limitado chegará ao vice campeonato. Jesus mostra que não pára de treinar novas jogadas, seja de bola parada ou não. É isso que se debate.
    – Nada disso inviabiliza os trabalhos vencedores do Mano, Felipão ou Murici que privilegiam a marcação. Porém, ninguém questiona que é mais agradável ver times ofensivos, tal como Marcelo Oliveira fez no Cruzeiro em 2013/14.

    0
  2. Marcus Oliveira says:

    Aliar futebol vistoso a resultado é o Santo Graal dos mesa-redondistas. Mas isso não aplica simultaneamente a 20 clubes. Sem contar que times assim são referências pontuais ao longo de décadas (ex. Santos de Pelé, Cruzeiro de 2003). Jornalista, “influencer”, jogador e treinador que começa falando do Cruzeiro pensando em Premier League e outros produtos importados já está a meio caminho de falar/fazer cagada.

    0
    1. A psicologia do paizão não funcionou. Infelizmente, tem muleke que só vai no cascudo. Bora AB!

      0
    2. Flamengo fatura R$200 milhões da televisão. O Avaí, R$4 milhões, Apesar desta diferença viu muito mesa-redondista criticando o Avaí.

      0
  3. Ernani Bittencourt says:

    Mano prova no Palmeiras que no Cruzeiro foi um burro com sorte e durou muito , carregado que foi nas costas por alguns abnegados jogadores ( arrascaeta, Romero, Fabio, Dedé, e alguns bons momentos de TN. Rafinha, Sobis etc) quando perdeu os talentos naufragou.

    0
  4. Zeirão, sob nova direção, vai arrasar o Vasco do profexô. Tenho fé! Com direito a voadora na placa de publicidade.

    0
  5. “tomara que AB não queira fazer o Joel, Rocha, Sassá e David….”
    Melhor continuarmos com Fred, Robinho e TN, afinal estava dando resultados. Não se espera mudança repetindo os erros, Abel morreu abraçado com os nego véi e isso já era palpável há 4 rodadas atrás. Deixa o AB implementar seu trabalho, a estatística está a seu favor, tida mudança de técnico ganhamos dois jogos.

    0
    1. Para mim, o Cruzeiro sempre será maior que medalhões, SEMPRE!

      0
      1. Wagner CPM says:

        E muito maior que treinadorzim pé de chinelo que tumultua ambiente

        0
    2. Volte a post, leia quantas vezes for necessário até compreender direitim. Depois a gente debate.

      0
      1. Rs… Sabes que gosto de polêmica.

        0
  6. Wagner CPM says:

    A escalação até o momento não vazou como é de praxe no Cruzeiro. Vamos ver a noite quem serão os 11 escolhidos.

    0
    1. Estou ansioso para ver.

      0
    2. Wagner CPM says:

      Saiu uma possível escalação com Fábio, Orejuela, Caca, Leo, Egidio, Cabral, Henrique e Ederson, David, P.Rocha e Joel.

      0
      1. Nada de novo na questão dos volantes, mas PRocha e Joel foi uma grande surpresa.

        0
  7. RAÉ diz que Mano é burro com sorte. Raé é gênio incompreendido. Tinha tudo pra fazer uma carreira vitoriosa no futebol, mas ninguém reparou na genialidade de seus comentários e os convites não apareceram. Muito chato isto.

    0
    1. Marcus Oliveira says:

      Parafraseando o próprio: “Torcem para dar errado e assim prevalecer a lógica deles.” Bittencourt, E. 2019. Disponível em “Antetokounmpo, Ibrahimovic, Kawhi, Neves”. In.: Paginas Heroicas Digitais. Belo Horizonte, MG.

      0
  8. Wagner CPM says:

    Adilson prometeu trazer pro ano que vem, Kleber Gladiador, Ramires, M. Paraná, Fabrício e Apodi.

    0
    1. Essa mágoa da dispensa do Mano não passa nunca?

      0
      1. Wagner CPM says:

        O que? Acho que vc ta me confundindo…

        0
  9. Renato Gaúcho quer carimbar a faixa do CEC. Não dispensará nenhum titular.

    0
  10. PROGRAMAS ESPORTIVOS tornaram-se desnecessários. É só conversa jogada fora. Futebol é resultado. Esquema bom é aquele que vence. E ainda sobre a imprensa, estão dando manchetes acerca de uma fala do ZZP desmerecendo o Vasco e outra dando conta que o Renato Gaúcho faz questão de jogar o Cruzeiro para a B. Estamos perdidos. Com bem disse a Moema: sofrimento em conta-gotas.

    0
    1. IMPRENSA é isto. Faz no futebol o mesmo que na política. Trump, Bolso, Boris Johnson e outros líderes são perseguidos o tempo todo. Como Luxa, Mano, Parreira, Zagallo e outros treinadores tb o foram ou continuam sendo. Fernando Diniz, é claro, jamais será.

      0
      1. Perseguidos? O cara dá bom pra cavalo e depois dizem que é perseguição?

        0
      2. … dá bom dia pra…

        0
    2. O negócio é não dar munição. O ZZ falou merda? Agora aguenta.

      0
      1. Matheus Penido says:

        Qual foi mesmo a m… dita pelo ZZP?

        0
      2. Analogia a Portuguesa e Vasco. Coisa de boquirroto. Padrão Taí de declaração. Deu munição a um adversário que quisera o destino colocá-lo nesta partida tão importante. A língua paga!

        0
      3. Matheus Penido says:

        Devo ter ouvido essa analogia umas 250 mil vezes em entrevistas e programas esportivos. Se isso eh ofensivo, melhor baixar uma lei pra proibir de uma vez qualquer entrevista sobre futebol, assim ninguem corre o risco de ficar incomodado. Vc mesmo, que eh admirador de autoritarismo, deve gostar bastante da ideia.

        0
  11. GALIOTTE, uma semana antes de demitir Mano e Mattos, garantiu a permanência da dupla e avisou que os dois já estavam até elaborando o planejamento de 2020. No meio da semana, una organizada protestou na frente da empresa dele, No domingo, ele deu coletiva repetindo ipsis litteris o que os vagabundos recitaram no protesto. Isto é um cartola brazuca. Isto é uma torcida brazuca. E tem otário que compra essa vigarice produzida por inconsequentes.

    0
    1. Matheus Penido says:

      O campo do Palmeiras ontem tinha um ambiente não muito diferente do Mineirão no jogo do CSA. A ‘terrível crise’ dos time verde foi fomentada durante a semana nos debates esportivos, e ontem finalmente a imprensa teve sua recompensa com a saida de Mattos e Mano. Com a sucessão aberta no comando do clube, vão garantir assunto e Ibope pra mais uma semana. E assim caminha o jornalismo.

      0
      1. Essa coisa de culpar torcida e imprensa por incompetência na gestão de futebol…..

        0
      2. Matheus Penido says:

        Incompetência na gestão de futebol que levou a uma pontuação que seria suficiente pra campeonar em praticamente todos os anos dos pontos corridos. Competência pro c deve ser começar o planejamento do outro ano com um diretor e um treinador e na mesma semana demitir a dupla por medo da torcida.

        0
      3. Faltou completar a bancarrota e um possível rebaixamento.

        0
    2. Marcus Oliveira says:

      Garantido na Libertadores, com dinheiro de sobra e a galera falando reformulação no Palmeiras… Como torcida tem memória curta… Não faz 5 anos estavam afundados em crise e na Série B. Agora é obrigação ganhar tudo?… Torcedor brasileiro é ímpar! E os Cartolas seguem a cartilha da insanidade.

      0
  12. Simulação: 0x0 Vasco, 0x0 Grêmio, 1×0 Palmeiras. Ceará 1×1 Corinthians; Botafogo 1×1 Ceará. Cruzeiro escapando fazendo só mais um gol.

    0
  13. Matheus Penido says:

    Jurgen Klopp diz que, em muitos casos, um ano não eh suficiente pra se montar um bom time de futebol. Por aqui, imprensa e torcida decidem a sorte do treinador em menos de um mês. A menos que o treineiro seja um dos queridinhos, claro.

    0
  14. Tem um incompreendido e injustiçado, dando sopa no mercado, profissa de primeira linha linha e ninguem da pelota pro caboclo, força itair e seus escudeiro fiel, voces merecem coisa melhor que o limbo injusto

    0
    1. Wagner CPM says:

      Um limbo maravilhoso e milionário eles tem. Assim é fácil…

      0
  15. Matheus Chaves says:

    OT: Neves afastado pela diretoria.

    0
  16. O mundo ta louco, tiago nunes, indicou aos gambas pedro rocha e dodo, agora que o injustiçado vira mitair mesmo kkkkkkkkkk

    0
  17. Quem diria o inventor, prof pardal e desagregador, levou o Fortaleza, depois de cem anos, a disputar um torneio internacional

    0
    1. Wagner CPM says:

      Nossa hein. Que façanha. Eu ja levaria ele pra seleção brasileira. Brasileira não porque ninguém lá deve tolerar essa mala, levava ele pra treinar os alemães.

      0
      1. tu tem todo direito de nao gosar dele, mas que o trabalho dele no fortaleza é acima das expectativas, voce vai ter que engolir, mas esqueci bom mesmo e abelao e mitair e sua trupe

        0
      2. Wagner CPM says:

        Sim, é um trabalho legalzinho. Nada pra esse aue todo que estão fazendo.

        0
    2. Wagner CPM says:

      Nossa hein. Que façanha. Eu ja levaria ele pra seleção brasileira. Brasileira não porque ninguém lá deve tolerar essa mala, levava ele pra treinar os alemães. Esse cara é um genio imcompreendido. Grande façanha disputar a tão sonhada sul americana.

      0
  18. Cruzeiro afasta meia Thiago Neves por ir a show de pagode no Mineirão em momento delicado do clube Gestor do futebol, Zezé Perrella disse que não gostou de saber que meia curtiu festa em momento delicado do time no Brasileiro (Redação /Superesportes)

    0
    1. Marcus Oliveira says:

      Como se já não tivéssemos problemas suficientes…

      0
      1. Isso é solução que tardou mas não falhou.

        0
    2. Amém! Eu te disse, eu te disse.

      0

Comentários fechados.