A Confraria de Viçosa

Por SÍNDICO | Em 14 de abril de 2010

E-mail recebido de um cruzeirense de Viçosa. Com  palavra, outros cruzeirenses da cidade e, principalmente, o MKT do Cruzeiro.

O PHD está à disposição para queixas semelhantes e também para esclarecimentos do clube.

Caríssimo Jorge Santana,

Sou leitor assíduo do PHD desde 2007, mas não tenho costume de postar. E como grande maioria dos leitorers do blog, sou um cruzeirense ferrenho.

O PHD ajudou a formar minha opinião em relação ao Maior de Minas e, cofesso, me tornou um cruzeirense melhor, que hoje até briga com os irmãos corneteiros.

Pois bem, em 2007, comecei minha graduação em Economia na Universidade Federal de Viçosa, vindo de Timóteo, Vale do Aço, região amplamente dominda pela China Azul.

No começo, me senti um pouco deslocado, vendo tantos torcedores de times cariocas. Entretanto, depois pude observar que a torcida cruzeirense, devido aos universitários, é a maioria na cidade.

Com muita alegria, no início de março, recebemos a grata notícia que seria inaugurada uma Confraria Celeste em Viçosa, um fato muito esperado por mim e pelos demais cruzeirenses meus amigos.

Com  a confirmação da notícia, começamos a especular onde seria o Quartel General da imensa Nação Azul Viçosense, local esse que, à partir da inauguração, seria ponto de encontro obrigatório para os cruzeirenses.

Na data tão esperada, 12 de Março, fiquei sabendo que o bar temático seria em uma rua um pouco afastada do centro da cidade que, por incrível que pareça, é conhecidada como a Rua do Atlético.

Mas, calma! No fim dessa rua, fica a sede é do alvi-rubro Clube Atlético Viçosense.

Mas este não seria o problema, já que a partir daquela data, a rua passaria ser a a do Bar do cruzeiro.

Devido a compromissos pessoais, não pude comparecer as festividades de inauguração, mas fiquei tranquilo, pois não faltariam oportunidades de comparecer na tão esperada Confraria.

Até que em 7 de Abril, eu e um amigo, que também não conhecia a Confraria Celeste resolvemos acompanhar Uberaba X Cruzeiro, jogo de volta das quartas de final, do Mineiro 2010.

A gente não sabia exatamente onde era a Confraria, e caminhamos por 20 minutos at[é a tal Rua do Atlético.

Nenhum proble, pois o Centro de Viçosa é pequeno.

Depois da caminhada, sem nada encontrar que lembrasse o Cruzeiro, eu meu amigo chegamos a conclusão que a Confraria Celeste deveria ser na sede do Atlético Viçosense.

Chegando lá, nos deparamos com um bar abertom, ams que, de Confraria Celeste não tinha nada!

Aliás, nem televisão pra ver jogos havia.

Perplexos, conversamos com o vigilante que nos confirmou o que a gente já tinha observado. O local serviu apenas de cenário pra inauguração de algo que jamais existiu.

Essas foram as palavras dele: “O Perrela teve aqui mesmo com aquele Raposão e um bastante gente, botaram um monte de faixas, mas depois que terminou, tiraram tudo e foram embora”.

Ou seja, nenhum jogo foi e provavelmente nunca será transmitido na Confraria Celeste, o que me deixa realmente desapontado.

É claro que isso não muda em nada meu sentimento pelo o Cruzeiro, mas em relação a Diretoria, ficou um pouco sem credibilidade comigo e demais cruzeirenses de Viçosa.

Portanto, deixo aqui meu registro de tristeza e indignação dessa propaganda enganosa que fizeram com os cruzeirenses de Viçosa.

E, aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se há relatos de problemas parecidos com outras unidades da Confraria Celeste.

Um abraço,

Ruimar Francisco Coelho, 21, cruzeirense, estudante do 1º ano de Economia na Universidade Federal de Viçosa, nascido em Vermelho Novo, Zona da Mata mineira, mora am Viçosa.

66 comentários para “A Confraria de Viçosa”

  1. Frede disse:

    QUe isso! Tbm fiquei perplecto… mas la tem doce de leite?

  2. Vagner disse:

    Passei pelo mesmo problema aqui em Viçosa. Fui assistir Cruzeiro x Velez, andei um bocado para achar a confraria e chegando lá nada. Lá me disseram que o pessoal do Cruzeiro voltaria para organizar o bar, mas sem previsão de quando isso aconteceria. Realmente lamentável essa situação. SC

  3. Cuné disse:

    Que papagaiada…

  4. Celso Libertadores disse:

    Será que essa “Confraria” irá excursionar pelo interior de Minas?

  5. Renato-SP disse:

    Que isso hein? Se aconteceu dessa forma mesmo queimou o filme legal dessa que parec(ia)e ser uma alternativa interessante para angariar torcedores e consolidar a Maior de Minas.

  6. Hugo 5erel0 disse:

    Ruimar, talvez você aí em Viçosa possa colher mais detalhes dessa história. Não será que faltou gente da cidade com interesse de tocar o projeto? Sem saber o que realmente aconteceu, é injusto criticar quem quer que seja. Abraço!

    • Vinicius Cabral disse:

      Serelo, que eu saiba o Cruzeiro fez um cadastro de torcedores interessados em participar da confraria em seu site. O link abaixo fala que em uma primeira etapa, os torcedores interessados fariam um cadastro e, posteriormente, seria enviada uma pesquisa para dar sequência ao projeto de IMPLEMENTAÇÃO. Pelo que entendi, o cadastro e a pesquisa são pontos-chave para a abertura de novas confrarias. Assim, acredito que para que a Confraria de Viçosa tenha sido inaugurada, todas as etapas anteriores foram aprovadas. Concordo que o Ruimar possa levantar mais algumas informações, mas que tem algo de estranho nessa história tem.

      • Hugo 5erel0 disse:

        O fato é muito estranho. E alguém é o responsável.

      • Vinícius,
        A Primeira COnfraria foi a de Brasília. Uma das sugestões e conselhos que expressamente verbalizei para o pessoal que coordena as EMbaixadas foi para o CUIDADO a ser tomado com os inscritos e as cidades a terem inauguradas as Confrarias.
        Me preocupei pois não é agradável a gente ser a PRIMEIRA e depois ver outros projetos claudicando, definhando ou nem decolando Por conta de cuidados BÁSICOS com o assunto.
        Se o pessoal do Cruzeiro tá escolhendo Confrarias pelo número de cadastrados no site, tá embarcando numa proposta furada e suceptível a erros maiores ainda. E se alguém tá fundamentando campanha política nisso o erro será maior.

  7. Rogério disse:

    Que coisa estranha. Inauguraram uma coisa que nem existe. Que papelão…

  8. Rogério disse:

    OT – Se Riquelme vier para o Cruzeiro (não acredito que venha , os jogadores que tomem cuidado com as esposas, ele aprendeu direitinho com o Terry.

  9. Chaves disse:

    É preciso saber o que aconteceu. Parece que em valadres está OK segundo depoimento de uma pessoa de lá: “EM VALADARES, BAR DO BETO, NA RUA PEDRO LESSA, NO BAIRRO DE LOURDES! É A CONFRARIA CELSTE DA CIDADE! LÁ LOTA TODOS OS JOGOS”

    • Chaves, você não acredita no e-mail do torcedor de Viçosa ou quer mais testemunhos? Digamos que o relato do torcedor Ruimar é suficiente para saber o que aconteceu. Talvez o pessoal do MKT não esteja suficientemente informado sobre o que aconteceu depois que eles foram lá para “inaugurar” a Confraria. Tivemos (eu pelo menos tive) muita dificuldade em achar alguns endereços de algumas Confrarias anunciadas como “inauguradas”. Você que é de Lavras não conseguiu indicar o endereço na sua própria cidade natal. Ou você é de Oliveira? De Carmopólis? Ou Chavecopolis? Acredito que exista uma falha no esquema das COnfrarias pois após a inauguração aqui em Brasília não Obtivemos mais nenhum retorno ou forma de contato, e isso não deveria ser assim.

      • Chaves disse:

        EVandro pirou. Onde vc leu que eu nao acredito nele. Releia o que eu escrevi. Abs.

      • Reli.
        Vc escreveu que “É preciso saber o que aconteceu.”
        QUando você escreve isso APÓS ler o post e a carta do cruzeirenses, permite que interpretemos que você quer saber o que aconteceu pois não crê na versão dele. Quer outra versão para confrontar ou então a comprovação da versão para corroborar o que ele disse.
        em AMBOS os casos, coloca sob dúvida a leitura inicial.
        É correta a sua postura quando faz isso para dar o direito de defesa pedindo a alguém o contraditório. Mas quando colocar no ar o pedido de “saber o que acontece” denota dúvida e desconfiança. É a leitura que fiz.

      • Chaves disse:

        Engano seu. Quero saber o que aconteceu para não ter a confraria nesse bar. Simples, a não ser pra quem queira tumultuar.

      • Chaves disse:

        Sou de BH. Nos falamos mais tarde, Abs.

  10. Poços não terá confraria ? Minha residência já estourou a capacidade de público…

    • Chaves disse:

      Em Poços você pode ver o jogo no bar Bora Bora perto do Postop, e no bar Brazuka, perto do ginásio do Santa Angela.

  11. Damas disse:

    Confraria do CEC na Rua do CAM só podia dar nisto. hehehehe

  12. JOAOCOSTA disse:

    Tem caroço nesse angú, com certeza. Mas quem melhor pode esclarecer esse mistério é o DMkt do Cruzeiro.

  13. OT Dançou no Penta e na Taça de Bolinhas!”>Efeitos do Fla ter votado no Koff. Huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua Esse negócio vai ficar bão!

    • Rogério disse:

      Não poderia ser diferente, o Flamengo ganhou o penta no ano passado, o campeão de 87 é o Sport.

    • Mario Lucio Vaz disse:

      Cruzeiro, Santos e Botafogo votaram Kleber Leite. Palmeiras, Fluminense e Bahia votaram Fábio Kofre. Será por que CBF não aproveitou e resolvido isso nessa eleição.

      • Vai ser resolvido… teremos novas estrelas amarelas em clubes brasileiros em breve 🙂 🙂 🙂

      • Rodrigo-bsb disse:

        por justiça os dois deveriam ser considerados campeoes.O Soport só jogou com os bambalas, o Flamengo derrotou os maiores clubes do Brasil. Pra mim ele é o legitimo campeão, mas dando metade do titulo ao Sport esse conflito seria resolvido. Não adianta nada o Sport ser legalmente campeão se ninguém reconhece isto. Divide o título e acaba a polemica.

      • Rodrigo-bsb disse:

        se o Cruzeiro batesse o Inter e depois o Flamengo naquele campeonato duvido que algum de nos aqui ia deixar de reconhecer o título.

      • Rogério disse:

        O Flamengo não jogou contra o Sport porque não quis, estava no regulamento o confronto entre os dois modulos.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Como assim ninguém reconhece, Rodrigo? A mídia do eixo não representa o pensamento de todo o resto do país. Sport Campeão Brasileiro de 1987. “É fato!”

      • Douglas_Sorocaba disse:

        Só os torcedores do Flamengo e a imprensinha podre é que não reconhecem o Sport como campeão.

      • Frede disse:

        O Cruzeiro ganhou a Copa João Havelange?

      • Hugo 5erel0 disse:

        Ganhou, Frede. E, seguindo os critperios flamenguistas, deveria ter se recusado a jogar a segunda fase contra times da segunda e da terceira divisão.

      • Eduardo disse:

        Na categoria “Melhores clubes do Brasil em 1987” não deveria estar incluído o vice-campeão de 86, Guarani, e excluído o Botafogo, que não ficou entre os 20 primeiros?

      • Othon disse:

        to com vc Evandrão…em breve seremos considerados Bi Brasileiro…

      • Rodrigo-bsb disse:

        mas o negocio é complicado. A CBF tinha entregado aos clubes o campeonato daquele ano e voltou atras. Os clubes so assinaram porque a FIFA ameaçou todo mundo de desfiliação.Eles combinaram que não jogaraim a final. As federações e a CBF eram uma força destrutiva no futebol brasileiro, o campeonato de 86 teve quase 100 clubes.Os clubes tomaram a frente pra organizar um campeonato racional com os maiores times; O Sport não ganhou de ninguém para ser campeão. O Guarani abandonou o campo na final do módulo com o Sport quando a disputa de penalti não acabava. O CND na época considerou o Flamengo campeão, nao foi a imprensa do eixo. Por outro lado, o Sport tem razão tb, pois seguiu o regulamento e não tinha nada com isto. Pra mim o mais justo seria dar o titulo aos dois.

      • Douglas_Sorocaba disse:

        Rodrigo, concordo que o assunto é complexo e que houve essa pressão para todos assinarem. Só que quando se fala em “mais justo”, deve-se levar em conta que dois times seguiram o regulamento e outros dois não quiseram seguir. Essa postura do Flamengo é que foi ridícula, pois poderia ter jogado e conquistado o campeonato de forma incontestável. Mas preferiu optar pela atitude cov@rde de fugir da raia, confiando que depois seria considerado campeão. Agora, toma!

      • Rodrigo-bsb disse:

        a atitude nao foi so do Flamengo, Douglas. Eu daria o titulo aos dois mas campeão pra mim ganha de que joga na liga de cima, não dos bambalas. A idéia era exatamente zerar o futebol brasileiro das mixordias e bagunças da CBF e das federações. Mas como havia esse regulamento ridiculo então vá lá que se reconheça o Sport tb como campeão.

    • Douglas_Sorocaba disse:

      Nossa, que rápido! Os caras nem disfarçam! Podiam esperar algumas semanas para fazer esse anúncio, pra não ficar tão na cara assim. Mas como se trata do Flamengo, eu quero é mais. Enfim a justiça está sendo praticada, pois já tinha sido decretada em 1994 pelo Tribunal Regional Federal. Outra fonte da notícia:

      • Rogério disse:

        Disfarçar pra que?? Eles queriam é deixar bem claro mesmo que o motivo foi a eleição.

  14. Temos dois espaços para dirimir e aprofundar esta discussão sobre Confrarias e torcedores que efetivamente representam o Cruzeiro. No Portal do Cruzeirense ( http://www.portaldocruzeirense.com.br ) temos espaço mais aberto do que os apresentados pelo projeto Confraria Celeste no Site Oficial, no Twitter e no Orkut. Aqui no Blog PHD, o post publicado ( http://cruzeiro.org/blog/onde-acompanhar-o-jogo/ ) sobre locais onde os cruzeirenses podem ver os jogos do Cruzeiro é apropriado mas se perderá no avançar da publicação de novos posts.

  15. Douglas_Sorocaba disse:

    OT: Você já riu de um rosinha hoje??? Então já está na hora. O clube rosinha decidiu trocar o ônibus adquirido recentemente por outro que simboliza melhor o espírito dos jogadores, diretoria e torcida. Agora será utilizado um micro-ônibus (prá que um ônibus grande se os ocupantes acabam sempre sentando no colo um do outro???) com o nome ROSA e as cores do arco-íris, que tão bem representam a filosofia de vida dessa “massa”.

  16. rdish disse:

    Mas o SPFC não havia tb apoiado o Koff? Ou será que a CBF só quer semear a discórdia nos até o momento aliados?

  17. Muito extranho o que aconteceu em Viçosa e sobre a confraria, esta parecendo inaguração do PAC inagurando obras sem acabar as mesmas.. em ano eleitoral.
    Esperamos explicações do Departamento do Mkt do Cruzeiro para verificar o que aconteceu pois isto é grave.. o projeto pode ficar desacreditado ou realmente não atingir o que foi proposto.

    • Manter uma confraria não é facil não.. ajudei em muito na inaguração da Confraria não oficial do Cruzeiro no Rio de Janeiro, e já tivemos vários percausos e problemas que estamos sanado conforme aparecem.

  18. Marco Soalheiro disse:

    Por mais méritos que o projeto Confraria Celeste tem, o objetivo principal dele, por agora, é claro: pavimentar a candidatura do Gustavo Perrela à deputado estadual. Quem tiver alguma dúvida, dê uma olhada em notícias postadas sobre o projeto no site oficial do Cruzeiro, com clara conotação de promoção pessoal. Cada um que interprete à sua maneira. Perrelinha sairá em dobradinha com o Tatico, que é ou foi deputado federal por Goiás e irá candidatar-se por Minas esse ano, que é o seu estado natal.

    • Marco Soalheiro disse:

      Mas não faço idéia se o que aconteceu em Viçosa tem a ver com a complicada mistura do marketing esportivo com a promoção política.

  19. kinuo disse:

    Caro Ruimar, pertenço a Confraria aqui de Brasília. No nosso caso temos parceria com um bar (Chico Mineiro) e nós mesmos(torcedores) que bancamos a assinatura da Sky e algumas tvs. Acho que o Cruzeiro não vai bancar estas despesas, os torcedores locais é que tem que se organizar e viabilizar a transmissão dos jogos. Gostaria de saber a opinião do Evandro sobre esta questão.

    • Kinuo na confraria Rio também bancamos a Sky, compramos o pacote do Mineiro na Brasa Columbia e em Junho teremos o nosso proprio equipamento da Sky conforme acordado com os confrades que auxilian financeiramente a manutenção da Confraria Rio.
      Isto tem que ser assim, pois temos concorrencia com os times do eixo do mal do Rio.. Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco.. caso contrario fica dificial convencer o dono do estabelecimento a transmitir as partidas e se tiver algum problema pegamos o aparelhos da Sky e procuramos outro local..por exemplo.

    • Kinuo,
      Sobre Viçosa?
      Já manifestei a minha opinião.
      Acho difícil o MKT saber o que aconteceu com os “parceiros” que ele cadastrou em Viçosa.
      Entendo que é igualmente complicado o MKT ter objetivos difusos para O Projeto. Um projeto como este não se consolida no curto prazo e muito menos com aventureiros que se dizem cruzeirenses e só querem receber títulos de Confrades país afora.
      O projeto da Confraria Celeste deveria privilegiar o “uma longa caminhada começa no primeiro passo e de acordo com o tamanho das pernas” do que o “grandes resultados, grandes sacadas”.

  20. Chaves disse:

    Só uma dúvida. O autor do post já mandou e-mail pra confraria do celeste para saber o que aconteceu?

  21. Independentemento o que aconteceu com uma confraria OFICIAL que desapecereu.. Penso eu que os gestores do projeto deveriam fazer no mínimo um “pós-venda”, ou seja, depois da inaguração ter um mecanismo de validação para ver se o projeto continua no local da inaguração, e pelo destacado pelo Evandrão isto não existe pois até hoje ninguem entrou em contato em Brasilia para ver se esta tudo OK

    • Liga para os responsáveis, ve se esta tudo ok, entra em contato com o dono do estabelecimento para ver como esta o projeto e comparecimento das pessoas. etc, etc, etc., sei la uma forma de verificar se a confraria esta em funcionamento…. precisa melhorar o “pos-venda”

    • Acredito que vc entendeu direitinho o que eu escrevi. Até porque você está vivenciando este processo no dia-a-dia.
      MKT, seja ele de prateleira ou esportivo, sem “pós venda” não funciona em nenhum lugar do mundo.
      NA Embaixada Azul, tínhamos (ou ainda temos?) a expectativa de que muito mais pode-se fazer.
      Apresentei uma idéia ao MKT do Cruzeiro que envolvesse Embaixadores Azuis, Sócios do Futebol e Confrades de Brasília para eventos num futuro próximo em que é essencial a participação oficial do Cruzeiro com algum dos projetos oficiais do Cruzeiro. Estamos aguardando uma formatação e proposta que PODE ser ampliada e expandida para TODAS as Confrarias. Mas não é iniciativa Para se partir do torcedor e sim do Cruzeiro.

  22. ruimarfc disse:

    Caríssimos, o que ocorreu comigo em Viçosa foi estranho. Após a inauguração da Confraria pouco fiquei sabendo sobre a ela antes de visitá-la in loco. Como em Viçosa há vários bares que cruzeirense veem jogos, já que há muitos estudadtes e a grandíssima maioria sem PPV, esperávamos que a Confraria seria o agregador da torcida. Nenhuma informação me foi dada sobre inauguração futura da Confraria. Alguma dúvida, estou disposto a responder.

  23. Edu Mano disse:

    Não conheço as confrarias, mas vou repetir uma frase que o Evandrão me disse certa vez que é o melhor guia da Sampa Azul: “Não espere NADA do Clube”.

    Em São Paulo, mesmo sabendo que o povo do Cruzeiro sabe da nossa “luta”, nunca tivemos nenhum tipo de incentivo. Mas todos os jogos temos torcida, gente que colabora e estamos prestes a completar 1 ano.

    Acho que o Cruzeiro tem MUITO o que melhorar ainda no relacionamento com sua torcida. Até lá, meu amigo… junte você um grupo de amigos e sejam felizes.

  24. Jorge Santana disse:

    O Bitarães, um amigo meu que mora em Viçosa e tem coração repartido entre Cruzeiro e Flamengo, confirmou: a confraria celeste não funciona em sua cidade. Mas quem quiser, pode assistir aos jogos do Multicampeão no Trem Bão, na Av. Santa Rita, no Centro, ou no Bar do Central Shopping.

    • Chaves disse:

      Outros bares que passam jogos em Viçosa: Bar do Cabelo na Santa Rita, no Planeta Bola, perto da Casa Mendes. No Bar do Leão e também no Presta Passa, que fica na entrada da UFV.

  25. walfrido disse:

    Que semana negra pro futebol brasileiro. São coisas como essa, o assunto da arbitragem em Minas com o Luxa escalando arbitro, taça das bolinhas e outros tantos que me deixam em dúvida se as coisas legais do esporte e do futebol sobrepõem tanta sujeira.

  26. Othon disse:

    isso pra não dizer o resto ne…inclusive debaixo do nosso nariz….