Cruzeiro de Todos os Tempos, por Camaleão

Por SÍNDICO | Em 21 de setembro de 2012

Arte do Internauta - Seleção de todos os tempos

Em pé: Zé Carlos, Nelinho, Procópio, Raul, Perfumo e Sorín.

Agachados: Tostão, Palhinha, Niginho, Dirceu Lopes e Joãozinho.

89 comentários para “Cruzeiro de Todos os Tempos, por Camaleão”

  1. Hu6o 5erel0 disse:

    Além de desenhar muito ele tem umas tiradas geniais. É um dos craques do Cruzeiro.org

    • Camaleão não tem mais contrato com o Cruzeiro.Org. Não tínhamos dinheiro para competir com os atuais contratantes do artista e não conseguimos cobrir as propostas dos adversários 🙂

  2. ZEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERO!

  3. Uai O O primeiro da esquerda para a direita não seria o Evandro Oliveira?

  4. Jdias disse:

    Nao tem uma legenda nao?

    • Ajudei o Camaleão na elaboração desta arte… Ele fez o time, a pedido ou seguindo a escolha de um dirigente, fez um quadro que ficou muito tempo afixado no Cruzeiro Sports Bar. Ao mesmo tempo ele fez retratos de mais uma dúzia de ídolos que ficaram ao lado deste quadro do time “seleção”… Por falta de legenda era engraçado um monte de sabichão (inclusive alguns que aqui escrevem verdadeiras merdas e provocações baratas) não saber quem eram os jogadores retratados… Não tenho nem ideia de onde estão estes quadros que estavam no Sport Bar.

  5. Olivieri disse:

    Sensacional, incrível! Mas cadê o Alex Cabeção nesse time? Eu trocaria, ainda, o Sorín pelo Nonato e o grande Raul pelo Dida.

    • BrunoBarros disse:

      Tô contigo. Pôe o Alex no lugar do Palhinha e puxa o Tostão pra fazer a função que fez com brilho imenso na copa de 70. Com a chegada forte do Dirceu Lopes, do Alex e do Joãozinho pela ponta. Precisando de um matador ainda tem o Niginho pra entrar.

    • Nonato não entrou neste time porque o dirigente que escolheu o time não achava que o Nonato era maior que Sorín… Isto, inclusive, gerou muita confusão e o Nonato falou muita merda…

  6. Franklin Bronzo disse:

    Concordo com a escalação proposta, a menos de um jogador : eu colocaria Natal Barone no lugar do Palhinha, embora considere este último também merecedor da vaga. O meu banco (7 nomes apenas) seria : Dida, Cris, Nonato, Douglas, Alex 10, Palhinha e Niginho.

    • BrunoBarros disse:

      O velho Boi merece uma menção honrosa hein?! Marco Antônio Boiadeiro desfilou categoria com a camisa do Cruzeiro.

      • Mauro Franca disse:

        Se a questão é desfilar categoria, Douglas estaria MUITO a frente do Boiadeiro.

      • BrunoBarros disse:

        Prmeiro em nenhum momento eu falei que o Douglas não merece um destaque, e a comparação com o Boiadeiro é descabida principalmente por serem jogadores de posições diferentes. Eles não disputam posição, jogam juntos, como jogaram.

      • Mauro Franca disse:

        Vc falou que Boiadeiro merecia uma menção honrosa no Cruzeiro de todos os tempos, por desfilar categoria. Discordei, e contrapus que, se fosse por isso, Douglas, POR EXEMPLO, merecia muita mais essa “menção honrosa”. Não fiz nenhuma comparação entre um e outro jogador.

      • BrunoBarros disse:

        Ok Mauro, é que eu segui a linha do Franklin, além daqueles que ele havia citado eu acrescentei o Boiadeiro.

      • Muita gente, inclusive eu, tenho dificuldades para fazer a Seleção… inclusive modificando-a ao longos dos anos… Colocar reservas, fazer seleção com 12, escalar duas, mudar esquemas táticos… Posso afirmar que é um dos poucos times brasileiros com esta diversidade… dificilmente mais de 4 ou 5 jogadores são unanimidade… especialmente pelo time ter times vitoriosos em décadas diferentes…
        Uma ideia que me passou pela cabeça é ter seleção por década, de 60 até 90…, uma antes de 60 e outra pós 2000….dá para fazer 5 “Cruzeiro de todos os tempos”… enquanto em muitos Outros times “grandes” os caras Mal conseguem 11….
        P.S. O Cruzeiro é dos times que recebem vários jogadores que estão na seleção de todos os tempos de outros times… isto deixa muito torcedor adversário irritadinho.

  7. rosan amaral disse:

    A escalação beira a perfeição. Não vejo como mexer. Dida no lugar de Raul? Heresia. Raul fez parte do time que ganhou um Brasileiro contra o Santos de Pelé e também do time campeão da Libertadores de 1976. Dida fez parte do time que ganhou a Libertadores de 1997. Na hora de escalar os imortáis, a torcida jovem tem que ir no google e conhecer a história do maior de Minas.

    • BrunoBarros disse:

      Pretensão sua achar que quem não teve a oportunidade de ver o Raul, ou até viu mas prefere o Dida, é uma pessoa que não conhece a história do Cruzeiro. Cada um escala os imortais que quiser.

      • BrunoBarros disse:

        Nessa sua absurda linha de raciocínio quem viu o Niginho pode se sentir ultrajado com a presença do Palhinha. E acusar quem esqueceu o artilheiro de não conhecer a história do Cruzeiro, não é mesmo?

      • Não é nenhuma pretensão… quer falar de “Cruzeiro de todos os tempos” e só quer escrever sobre quem viu jogando é que é muita pretensão…

      • BrunoBarros disse:

        Evandro, a pretensão a qual me referi foi a de julgar o comentarista que escala o Dida no lugar do Raul, como um cara que não conhece a história do Cruzeiro. Apenas isso. Em nenhum momento defendi a escalação de jogadores mais recentes ou mais antigos, não importa. Só achei pretensão uma pessoa afirmar que a outra não conhece a história do Cruzeiro por conta de alguma preferência. É adivinhar demais o que os outros estão pensando. Pretensão. Vida que segue.

    • Luiz Carlos disse:

      E o Geraldo II?!!! Não entra nessa disputa?

    • COncordo que cada um escala seu “Cruzeiro” da forma como quiser… mas quem escala como quiser deve ter a mínima sensatez de ouvir e ler o que os outros escrevem…

      • BrunoBarros disse:

        Acho que a sensatez passa por respeitar a opinião do outro sem desqualificá-la. Ao dizer que a torcida jovem, sem ao menos nem saber a idade dos comentaristas envolvidos, deve ir ao google pra conhecer a história do Cruzeiro, o rosan de certa forma deu uma denegrida em quem escalou o Dida no lugar do Raul com essa afirmação. Acho que quem teve dificuldade em aceitar a opinião dos outros foi ele, só ele. Vida que segue.

      • Mandar os mais novos pesquisar antes de falar ou escrever não e desrespeito… pode ser desqualificação mas com a intenção de fazer evoluir quem não tem conhecimento sobre o que escreve até para comparar com outras opiniões… Este negócio de “não me venham com fatos que tenho opiião formada” é muito desrespeitoso.

      • BrunoBarros disse:

        Evandro existe algum absurdo em escalar o Dida no lugar do Raul? Inclusive tem muita gente que viu os dois e prefere o Dida. O comentário foi descabido até nisso, se fosse o Tostão de fora pra colocar o Ronaldo aí sim eu até entenderia o comentário. Mas não foi o caso. Entre Raul e Dida não há essa diferença toda que permita alguém dizer que o outro precisa conhecer a história do Cruzeiro antes de eleger seu 11 predileto. Por isso soa como pura pretensão.

  8. Celeste disse:

    Preciso das legendas. Estou na dúvida quem são os dois que estão a direita e esuqerda do Raul e quem está entre o Palhinha e Dirceu. O desenho está perfeito. Camisa com estrelas soltas, sem patrocínio, mineirão lotado. Parabéns Camaleão.

  9. Então vai a legenda: Em pé: Zé Carlos, Nelinho, Procópio, Raul, Perfumo e Sorín. Agachados: Tostão, Palhinha, Piazza, Dirceu Lopes e Joãozinho.

  10. Goleiros: Raul, Dida e Gomes. Laterais Direito: Nelinho e Neco. Laterais Esquerdo: Sorín, Nonato e Vanderlei. Volantes: Piazza, Zé Carlos, Ademir, Douglas, Ricardinho, Maldonado.

  11. KillerFox disse:

    Pelas belas historias de varias gerações vitoriosas, tem lugar para uns três times titulares de todos os tempos!

  12. Leo Vidigal disse:

    Só trocaria o Procópio pelo Piazza. No mais, fica bom para o atual momento. Mas escalar um time de todos os tempos é muito difícil. Cada um tem o seu time. Alex, Dida, Nonato, Natal, muitos outros poderiam estar aí. Muitos excepcionais jogadores e poucas vagas. O Cameleao deve ter quebrado a cabeca pra chegar nesse time.

  13. Ex-Calhorda disse:

    Nonato.

  14. ACRossi disse:

    Eis meu Cruzeiro de todos os tempos: Dida, Nelinho, Perfumo, Piaza e Sorin. Zé Carlos, Alex e Dirceu Lopes. Natal, Tostão e Joãozinho. Reservas: Raul, Pedro Paulo, Luizão, Cris e Nonato. Douglas, Ademir e Rossi. Ronaldo, Palhinha e Hilton Oliveira. Todos eu vi…

  15. Franklin Bronzo disse:

    Na minha opinião, há um equívoco na legenda da foto : o “centroavante” não é o Niginho e sim o Wilson Piazza.

  16. Franklin Bronzo disse:

    Mesmo porque seria absurdo, para 95% dos cruzeirenses, a ausência do Capitão Piazza na seleção de todos os tempos.

  17. Olivieri disse:

    Agora que vi, Piazza não tá no time. Heresia.

  18. Naldo disse:

    O desenho ficou ótimo. Gostaria de ver um com Dida e Alex10. O s dois maiores que vi jogar depois de Joãzinho e Nelinho.

  19. Rafael Freire disse:

    OFF: Alguem sabe informar se a loja Cruzeiro Mania do Barro preto já voltou a funcionar normalmente?

  20. Paulo Souza disse:

    Baita time. E ainda ficaram fora, Hilton Oliveira, Fontana, Piazza, Natal, Evaldo, Alex, Ronaldo, Dida e tantos outros.

  21. Vcs têm certeza de que WP não merecia um lugar nesse time?

  22. Luiz Carlos disse:

    Raul (geraldo II na cola), Nelinho, Perfuno, Piazza (improvisado para dar mais lugar no meio de campo) e Nininho (me perdoe eterno Sorin); Dirceu Lopes, Tostão e Alex (com esse meio de campo venço qualquer um); Bengala, Revétria (perdão para o ídolo que me levou ao Cruzeiro) e Joãozinho.

    • Sempre tem um jogador meio “esquisito” que entra nestas seleções… COnheço um torcedor que coloca o Mario Tilico no time dele por motivo parecido. 🙂

      • Luiz Carlos disse:

        Pois é… Na técnica ele pode não ter lugar, mas em 1977, eu com meus nove anos, estava em São João Del-Rey aguentando ums vizinhos (adolescentes) atleticanos dizendo que o Cruzeiro já era. Que era para eu jogar a camisa que meu pai havia me dado no lixo.

        Não tinha argumentos para discutir com eles, estava começando a acompanhar futebol, mas depois do Revétria marcar 3 gols eu saí gritando na rua “zerôôô”.

        Por isso no meu time o Ronaldo fica no banco pro Revétria.

  23. Carlos Campos disse:

    RAUL, NELINHO, PIAZZA, PERFUMO E SORIN;ZÉ CARLOS, DIRCEU LOPES, TOSTÃO E ALEX; RONALDO E JOÃOZINHO.

  24. Camaleão comete um crime capital ao não colocar o MRamos como integrante de seu time principal… CUIDADO CAmaleão, vocês será crucificado Ou queimado em praça pública !!!!
    😉

    • Olivieri disse:

      O excelente Camaleão merece realmente todas as críticas. Não pela ausência do Marcelo Ramos, um dos principais nomes da mais vitoriosa década da história do Cruzeiro, mas pela do Piazza. Uma seleção cruzeirense sem Piazza não pode ser levada a sério. Que me desculpe o Camaleão.

      • Você não tem lido o que escrevo, ou lê de maneira sectária e preconceituosa…
        1. A seleção NÃO É do Camaleão e sim de um diretor do Cruzeiro.
        2. Ele (diretor) Não esqueceu o Piazza.
        3. Você confia na legenda do síndico que é ERRADA!
        4. Peça desculpas ao Camaleão por atribuir a ele coisas que ele não fez.

      • Olivieri disse:

        De fato, leio pouco o que você escreve. Por isso, não percebi sua afirmação de que o jogador acima não é o Niginho, embora também pareça com ele, mas o Piazza.
        1 – Título do post: “Cruzeiro de Todos os Tempos, POR CAMALEÃO”. Se é de um diretor, o post sugere algo diferente;
        2 – Seria mais grave ainda. Um DIRETOR esquecer do Piazza seria motivo para que fosse “chutado” do cargo;
        3 – Confio na legenda, claro. Até porque ela não é absurda.
        4 – Sou um cara que tenho muita facilidade…

      • Olivieri disse:

        4 – … para pedir “desculpas”. As 4 palavrinhas mágicas, aprendi bem com meus pais. Não precisa se preocupar.

  25. Eu tenho um projeto, descrito e já apresentado ao Camaleão, relacionado a este tema (Cruzeiro de Todos os Tempos). Nem eu e nem o Camaleão temos dinheiro para tocar o projeto. Já que existem dezenas ou centenas de cruzeirenses propondo jogo de despedida para o MRamos, eu conclamo os Interessados a investirem no projeto que eu elaborei com a utilização da arte do Camaleão pois terão lucros altissimos… Apresentem-se !!!!

    • Olivieri disse:

      O jogo sugerido tem te incomodado mesmo, hein? Você a todo instante fala nele.

      • Tá preocupado com o que eu falo ou escrevo agora? Desencana!!! e prometo ajudar, como SEMPRE FAÇO, ao contrário de muita gente que promete apoio e ajuda e não faz nada. Ou não poso trollar ninguém em nada?

      • Olivieri disse:

        Não é preocupação, apenas estou achando curioso o quanto o jogo sugerido está te “incomodando”.

      • Olivieri disse:

        Quanto à ajuda, sei que ajudaria. Esse mérito ninguém te tira. Mas, relaxe, o jogo não acontecerá. Para suuuuuua alegriaaaaaaaa!

      • Típico de fanático por Facebook… se encontra opinião contrária é porque tá incomodando… Veja bem… quando vc emite uma opinião, e que eu nem sabia que era sua, não pode ter opinião contrária??? No comentário que escrevi a primeira vez sobre o assunto, você não estava na trilha e tinha um monte de torcedor comentando… Vai lá e se informa no Facebook… reclama deles ou anuncia que eles estão incomodados com pouca coisa… Eu NÃO ESTOU incomodado. Posso manifestar minha opinião e fazer uma pescaria com o assunto??? Obrigado !!!!

    • Danilo_VIX disse:

      Presente, Evandro!

  26. Jdias disse:

    Todos sao selecionaveis nessa arte. Ficou muito bacana. Parabens ao artista e a selecionador.

  27. Magno Antunes Dos Santos disse:

    Quando eu resolvi escrever pensei em perguntar se não seria possivel escalar uns 20… mas depois parei pra pensar e percebi que mesmo que fosse 50 sempre faltaria alguém… e dependendo do que for analisado (qualidade técnica, titulos Históricos, indentificação), ai teriamos Ricardinho, Alex, Ronaldo… Como é bom viver de Histórias e não de momentos!

    • Quando foi feito o time acima, eu listei 49 jogadores que seriam citados em qualquer seleção de qualquer cruzeirense… o Camaleão, à época, começou a preparar as 49 caricaturas… reduziu o número depois, mas é o número mínimo… Sem contar os absurdos como Mário Tilico, Seixas, Balu, Boiadeiro e outros…

      • BrunoBarros disse:

        Balu e Boiadeiro no mesmo patamar do Tilico? Vc tá maluco. Balu é Boiadeiro foram extraordinários jogadores, de muita qualidade, já o Tilico foi um jogador limitado que teve bons momentos no Cruzeiro. Colocar esses 3 na mesma lista me parece um pouco equivocado. Ou não? Era tudo do mesmo naipe?

  28. Niginho foi o jogador mais importante da história do Cruzeiro.

  29. Tecnicamente, Fábio é superior a Raul. Raul é superior ao goleiro atual em carisma.

  30. Hendrix disse:

    Chris, Nonato e Dida estariam na minha seleção.

  31. Beth Makennel disse:

    Raul ou Dida, Adilson, Perfumo, Piazza, Zé Carlos, Nelinho, Sorín. Dirceu Lopes, Tostão, Palhinha, e Joãozinho. E ai vem outra; Cris, Luizão, Douglas, Luiz Fernando, Boiadeiro, Alex10, Palhinha II, Marcelo Ramos, Fenômeno, Nonato, Evaldo, Natal, Jairzinho, Roberto Batata, Eduardo rabo de vaca, e ……………….
    Acho que temos ai umas 3 seleções de todos os tempos.

    • Beth Makennel disse:

      Quem é mais antigo no Cruzeiro, diz o Niginho foi o maior de todos. Minhas seleções são baseadas no que ví. Também não posso esquecer o Mosquitinho azul, Ricaradinho e também o Maldonado e aristizabal.