45 pode ser pouco

Por SÍNDICO | Em 8 de agosto de 2010

Se antes de começar o Morrinhão não havia favoritos destacados ao título, para o rebaixamento cada torcedor possuía sua listinha. Os times eram mais ou menos os mesmos em cada uma:

  1. Atlético-GO – Pobre de grana, torcida e tradição.
  2. Guarani – Escapou de cair pra 3ª divisão paulista na última rodada.
  3. Prudente – Nômade, não tem torcida nem tradição.
  4. Ceará – Time nordestino viaja mais do que treina.
  5. Avaí – Tem pouca tradição e desmanchou o bom time de 2009.

Ocorre que, com exceção do time goiano, os demais dispararam a somar pontos e embolaram a tábua de classificação.

E agora? Quem vai cair? Se os atuais frequentadores da Zona se mantiverem nela, fica mantida a previsão de 45 pontos pra escapada.

Caso eles se recuperem, a tendência é de que a pontuação mínima para se manter na Série A suba. Para quanto? Quem se anima a elaborar uma nova shortlist de rabaixados?

30 comentários para “45 pode ser pouco”

  1. Não vai subir. A cota é 45. Ainda bem que muitos cruzeirenses pararam de falar em Cota 45. Este número é de mau agouro para o futebol Brasileiro… deixa as frangas (que são 13) preocuparem-se com a cota 45. Guarani, Ceará e Avaí estão fazendo o dever de casa da maneira mais correta possível. Acumulam todos os pontos que podem e deixam a bomba para os “grandes” do sul maravilha que ficam preocupados com Libertadores, CopaBr, Sulamericana. O título destes times é permanecer na Série A. Eles estão ficando espertos e sabem que a disputa deles é diferente. Se conseguirem resultados positivos contra os grandes, melhor ainda, não querem repetir times como Santa Cruz. Se não fizerem assim, voltam para a Série B ou pior…

    • Jorge Santana disse:

      Cocota fará 3 vezes 13. Tenho dito.

      • Pra falar a verdade. Não me preocupo com eles. Acredito que o Cruzeiro engrena com a chegada de Montillo (estou com muitas esperanças) e o Farias.
        Mas estou ansioso pela catastrofe no galinheiro, para ver as penas voando, para ver as explicações do bocagrande e do luxerxes e depois ler os comentários da patetada e da patuléia viúva do luxerxes nas hostes estreladas.
        vamos aguardar!

  2. Resenha, zuação e cornetagem explícita, durante o jogo e a qualquer hora do dia ou da noite é no CHAT Cruzeiro.Org (www.cruzeiro.org/chat) Vamos racionalizar os espaços virtuais Cruzeiro.Org sem repetições e ajudando-nos a organizar as intervenções, debates e opiniões.

  3. Raf Lima disse:

    Creio que se o Cam fechar o 1º turno com 18 pts, a obrigação de somar mais 30 será sofrida para eles e divertida para nós!

  4. Antes do campeonato começar a gente baliza a pontuação necessária pelas competições anteriores no sistema de pontos corridos a partir do momento que a competição ficou com 20 clubes.
    Vale também usar as competições européias para se fazer a varredura.
    É com base neste histórico que se afirma :
    Para ficar em 16° lugar ou acima, é preciso um rendimento mínimo de 40% ou seja 1.2 pontos / jogo x 38 rodadas = 45.6 pontos.
    Para bater campeão a receita inicial era de 66.7% ou 2.0 pontos / jogo = 76 pontos. Porém, para ser campeão basta superar o vice-campeão e neste caso a previsão baixou nos últimos anos. Mas, o corte não fica abaixo dos 70 PG (61.4%).
    Para chegar ao G4, o mínimo é 56% ou 64 pontos.

  5. Acontece que os clubes que estão embaixo na tabela normalmente reagem no 2° turno, mas, via de regra pelo menos 50% dos que terminam no Z4 no turno ficam ali até o final da competição.
    Até aqui, o rendimento do 16° colocado é da ordem de 1 ponto por jogo ou 33%.
    Ou o tricolor mineiro reage rápido ou senão vai depender de milagre…

    • O que tem acontecido é uma diminuição da diferença de pontos entre o primeiro rebaixado e o último colocado para a Libertadores.
      Esta dominuição torna a briga “intermediária” mais acirrada e embolada até as últimas rodadas.
      Mas tudo tem limite e este limite parece ter sido atingido no ano passado.
      2010 não será muito diferente do ano passado. Teremos um time “salvo” do rebaixamento (16. colocado) com pontuação mais próxima do “time que perdeu a vaga na Libertadores” (5. colocado).
      Esta edição pode ter algumas variáveis pois faz muito tempo que os “maiores do Brasil” não disputavam uma mesma edição. Aliás, esta é a primeira por pontos corridos que todos disputam juntos e não tem nenhum “grande na segundona”.
      UM ou DOIS grandes (ex-campeões nacionais) vão cair!

  6. Raf Lima,
    Você está sendo extremamente generoso com o Luxa ao projetar 3 vitórias em 5 jogos para eles, não é mesmo ?
    Pois bem, creio que o desafio deles será bem maior que isto…

    • Raf Lima disse:

      Chiabi, em 6 jogos restantes do 1ºT, projeto 2V 2E 2D.

    • Qualquer prognóstico de número de vitórias, empates e derrotas, é frágil se não estiver junto do adversário, do local de realização do confronto e da situação do adversário.
      As frangas vão enfrentar o Guarani no Ipatingão e o Guarani na ascendente, enquanto eles vão com obrigação de ganhar.
      Basta ao Guarani fazer seu jogo de resistência e contra-ataques, jogar a responsa no galinheiro e Luxerxes…
      Se vai ter competência é que não sabemos.
      Torço pras frangas EMPATAREM TODOS OS JOGOS, mas acredito que eles terão os seguintes resultados: Guarani (C) VIT, Santos (F) DER, Fla (F) DER, Palmeiras (C) – DER, Goiás (F) DER, SPFW (C) DER.
      COmo se vê… eles estão FERRADOS e não chegam a 15 ou 16 pontos ao final do turno… VAMOS AGUARDAR :p
      Para quem ainda não conhece minha opinião. Torço pelo empate pois os adversários das frangas são nossos adversários e prefiro eles perdendo dois pontos do que ganhando três, mesmo contra as frangas. Assim facilitam nossa vida.

  7. Romeu CMD disse:

    Alguém sabe me dizer em que data as cocotas entraram na Z4? Sei que foi antes da copa. Acho que vão bater recorde de tempo na zona da degola.

  8. Romeu CMD disse:

    ALô João Chiabi, você que tudo sabe venha cá,
    diga-me em que ponto do calendário a cocota entrou na Z4!

  9. Eduardo disse:

    Segundo o site Probabilidade no Futebol a chance de ser rebaixado com 45 pontos é de 3.4%. No chance de gol, é de 6,3%. Atlético-GO é o único favorito ao rebaixamento, as outras três vagas vão ser muito disputadas.

  10. Walterson disse:

    Como afirmei no ano passado, lá no início do campeonato, o Gremio Barueri não vai cair, assim como o novo Gremio Prudente. A degola vai ficar entre os 3 atléticos, mais o Goiás, Ceará (logo começará a perder) e Gremio. Não acredito na recuperação da frangas porque em breve irão se cansar do Profexô e este cairá com alguns medalhões. Mas aí a vaca já estará atolada no brejo.

  11. Hugo 5erel0 disse:

    Um amigo nosso chamado Thales é atleticano fanático. Mas publicamente ameaçou parar de torcer pra essa carniça caso haja um novo rebaixamento. Vou mandar o Tiriqui conversar com o rapaz.

  12. Binho disse:

    E sou at-go desde criancinha. Se eles ferrarem o Ceará, as rosadas ficam em último. Pra completar o finl de semana perfeito, só faltará o Cruzeiro golear. Aliás gostaria que alguém me lembrasse qual foi a última goleada do Cruzeiro. Foi a tanto tempo que nem me lembro. Alguém sabe ?

    • Ao contrário de você, prefiro ter um ano inteiro de alegrias (2011) comemorando título e com as frangas frequentando a zona de rebaixamento na ÚLTIMA RODADA (e nem precisa ser como lanterna).
      Torcer para AtlGO sõ para vê-los na 13a rodada na lanterna pode ser muito perigoso. Ligaria o alerta máximo no galinheiro e TUDO QUE NÃO QUEREMOS é que a mídia e as frangas estejam alertas para tentar de tudo (legal e ilegal) para saírem do rebaixamento, como fizeram alguns anos atrás que compraram até resultados de adversários, colocaram cruzeirenses torcendo pela derrota do próprio Cruzeiro e coisas afins.
      É só um questão de ponto de vista diferente e de racionalidade aplicada ao futebol brasileiro.

      • Wander Prado disse:

        Eu tambem acho melhor deixar eles e a imprensa finxindo que nada esta acontencendo , lanterna pode ligar o alerta maximo.

  13. Raf Lima disse:

    OT: Alguém aqui gosta de UFC? Não curto muito, mas ontem vi o aperto que Anderson (Spider) Silva passou! Apanhou pra valer, mas, como a tradição de campeão manda, finalizou com um golpe e manteve o título.

  14. Matheus Reis disse:

    Eu acho que 48 é pontuação pra não correr risco algum. Sobre os possíveis degolados, minhas apostas são Atlético-GO, Guarani, Goiás. Brigando pelo última vaga Atlético, Atlético-MG, Avaí, Vitória e Vasco.

    E pra quem gosta de estatísticas, existe uma tabela do Brasileirão para Excel que é muito boa. Pode ser baixada aqui: http://migre.me/13dKY

  15. Naldo disse:

    Em 2009, nem um grande caiu. Em 2010, Grêmio e CAM estão se apresentando.