1921: Abrem-se as cortinas do espetáculo!

Por SÍNDICO | Em 2 de janeiro de 2018

Testemunho ocular 

Dois de janeiro de 1921, Società Italiana Dante Alighieri, Rua dos Tamoios, entre Rio de Janeiro e São Paulo, a cem metros da Praça Sete, bem no coração da cidade. Duzentos italianos –natos e oriundi– estão reunidos sob a presidência honorária do Cônsul da Itália em Minas para fundar o clube que a rapaziada sonhou nos serões da Casa Ranieri, algumas semanas antes. Ao final dos trabalhos, 72 participantes assinam a verbale de fundação da Società Sportiva Palestra Italia. “Existe um grande clube na cidade”, estará na letra do hino a ser composto 65 anos depois.

Por se definir como um clube italiano, o Palestra sofre preconceitos e perseguições. Convencer a Liga Mineira de Desportos Terrestres de que está pronto para a 1ª Divisão do Campeonato da Cidade é apenas a primeira das batalhas.

A Liga impõe a disputa de dois jogos contra o Ipanema, último colocado da Primeira Divisão e o Palmeiras, primeiro da Segunda em 1920. Esses clubes, à ocasião da inscrição do Palestra, sequer estão aptos a disputar o campeonato por descumprirem disposições estatutárias da Liga. Mas são readmitidos para criar dificuldades à entrada do clube italiano.

Em 19 de abril, Palestra 3×2 Ipanema. Dois dias depois, Palestra 4x 1 Palmeiras. Missão cumprida, lugar garantido entre os grandes, o Palestra passa a sonhar mais alto. Quer seu próprio estádio. “Tão combatido, jamais vencido”, estará na letra do hino a ser composto pelo negro Jadir Ambrósio, 65 anos depois.

O clube ultrapassa suas origens, torna-se o clube dos torcedores de todas as origens étnicas e sociais. Um clube de massa.

Time

Nullo Savini (Eugenio Cicarelli), Polenta, Ciccio — Cecchino, Américo Grande, Antonio Bassi — Lino Pederzolli, Spartaco Dorella, Nani Lazzarotti, Henriqueto Pirani (Nello Nicolai), Attilio (Armandinho).

Goleadores 

Foram 29 jogos com 8 vitórias, 7 empates, 9 derrotas e 5 resultados desconhecidos. O time marcou 29 e levou outros 29 gols. Nani fez 5, Attilio, 4, Spartaco Dorella, 3, Armandinho, 2, Cecchino e Américo, 1 cada.

Dirigentes 

Alberto Noce, o presidente. A primeira diretoria contava, ainda, com Giuseppe Perona (vice), Bruno Piancastelli (secretário), Aristóteles Lodi (tesoureiro), João Ranieri, Domingos Spagnullo e Antonio Pace (comissão fiscal). Foram eleitos por aclamação na assembléia de instalação do clube em 2 janeiro.

É campeão!

Medalha de Ouro da Associação Mineira de Cronistas Desportivos (Palestra 3×0 Athletico) e  Taça VI Centenário Dante Alighieri (jogos contra Yale e AMCD, em 14 de setembro).

Videoteipe 

Palestra 2×0 Villa Nova/Palmeiras, amistoso, no Prado Mineiro, apitado por Hermeto Júnior, do América, em 03Abr. Palestra: Nullo, Polenta, Ciccio; Cecchino, Américo, Bassi; Lino, Spartaco, Nani, Henriqueto, Armandinho. Combinado: Ferreira, Marcondes, Ruanico; Christovam, Bahiano, Oscar; Raymundo, Gentil, Badú, Damaso, Juá. Gols: Nani, 16 e 47. Público: 1.500 pessoas. Preliminar: Athletico (equipe secundária) 1×1 Palestra (equipe secundária). Antes e durante os intervalos (cada tempo tinha 40 minutos) dos jogos, a banda da Sociedade Beneficente Italiana animou o festival que celebrava a estréia do time da Società Sportiva Palestra Italia. 

Palestra 3×0 Athletico, disputa da Medalha de Ouro da AMCD, no Prado Mineiro, às 14h06, apitado por Aleixanor Pereira, do América, , em 17Abr. Palestra: Scapelli, Ciccio, Polenta; Chechini, Américo, Kalin; Lino, Spartaco, Nani, Attílio, Henriqueto. Athletico: Walter, Furtado, Alvim; Fernando, Eduardo, Coutinho; Hernani, Zico, Amaral, Minotti, Marcio. Gols: Attílio, 2 e 31, Nani 68. No primeiro clássico, já se disputava uma medalha. O Palestra venceu com folga e assustou os adversários. Como vem se repetindo ao longo da história do futebol mineiro.

Súmula 

Venceu a seletiva para a 1ª Divisão, conquistou a Medalha de Ouro da AMCD e foi vice campeão da cidade.

Tutti buona gente 

O primeiro time do Palestra é formado unicamente por italianos e seus filhos, como determina o estatuto. Os atletas são recrutados no Yale, Athletico, Sete de Setembro, Guarany e Palmeiras. Seus nomes: Alfredo Noce, Americo Grande, Antonio Bassi (Kali), Armando Barulli, Armando Bazzoli (Armandinho), Attilio, Ciccio, Eugenio Ciccarelli, Francisco Volpini (Quiquino), Henriqueto Pirani, Isoni, João Gregório (Polenta), João Lazarotti (Nani), Josefino Camardelli (Nêgo), Leonello Nicolai (Nello), Lino Pederzolli, Miguel Balsamo, Nullo Savini, Otávio Nicolai, Salvador Volpini, Parizzi, Pedro Spitalli, Silvio Pirani, Umberto Lavalli, Scarpelli, Spartaco Dorella,

Camisa verde 

Camisa verde, gola branca, punhos vermelhos. Calções brancos. O uniforme da Società Sportiva Palestra Itália tem as cores da bandeira italiana. Por causa da camisa, o clube passou a ser chamado de Periquito.

LIVRO: Palestra, ano a ano

61 comentários para “1921: Abrem-se as cortinas do espetáculo!”

  1. Bruno Furletti disse:

    Cruzeiro 2×0 Caldense – 07/10/1981 – Campeonato Mineiro 1981. O meu primeiro jogo no Mineirão (que eu lembro!)

  2. SÍNDICO disse:

    PALESTRA de Todos os Tempos: Geraldo II, Caieira, Rizzo — Souza, Carazo, Nininho — Piorra, Ninão, Niginho, Bengala, Alcides. T. Matturi Fabbi. Nota: Carazo jogou de centromédio, nas duas meias e de centroavante.

  3. Paulo Rafael disse:

    Por diversas vezes já ouvi frangas dizerem que o Cruzeiro, por sua origem italiana, é um clube de elite e com um passado preconceituoso. O que não é verdade, muito pelo contrário. Quem acredita nisso pensa de forma anacrônica, achando que a Itália do início do séc XX é a mesma Itália de hoje, de primeiro mundo. Ou mais, que a Itália é homogênea, com todas as suas regiões bem desenvolvidas. O que também não é verdade. Sobre o preconceito, foram os italianos que sofreram preconceito, como relata o texto.

  4. Marcos Pinheiro disse:

    Jorge, onde compro esse livro, “Palestra, ano a ano”?

  5. Gabriel Oliveira disse:

    “Ó musas, com o vosso alto engenho, ajudai-me; ó memória, que escreveste o que vi, que se prove aqui a tua fidelidade.” (Dante Alighieri)

  6. Celeste disse:

    Bela história. Esporte também é cultura.

  7. SÍNDICO disse:

    Sérgio S. Rodrigues @SergioSRoficial 97 anos de tradição. Muitas conquistas e alegrias para uma apaixonada torcida. O Melhor Clube Brasileiro do Século XX. Parabéns Cruzeiro! Nosso orgulho, nossa história, nosso amor.

  8. SÍNDICO disse:

    Fortaleza EC @FortalezaEC Parabéns @Cruzeiro, pelos seus 97 anos!

  9. ARCSBC2012 disse:

    Parabéns ao Maior de Minas! Gostaria que o uniforme da época de Palestra Itália fosse oficializado como o 3º uniforme (e no ano do centenário utilizado como uniforme nº1). Segue um canto para ouvir bem alto para comemorar esta data: LINK

  10. SÍNDICO disse:

    O Avaí Futebol Clube parabeniza o @Cruzeiro, um clube repleto de glórias, pela passagem do seu aniversário!

  11. SÍNDICO disse:

    Marcelo Ramos‏ @marceloramos 97 anos hoje desse Clube que tanto admiro e que faz parte de nossas vidas desde que me entendo por gente! Parabéns Cruzeiro, por todas as glórias e obrigado por tudo que nos proporcionou e nos proporciona até hoje! Gratidão é a palavra de sempre.

  12. SÍNDICO disse:

    @guilhermepiu Presidente do Cruzeiro sobre os reforços e o time para 2018: “montamos um time nível seleção brasileira. Vocês querendo mais reforços teríamos um a nível mundial”, disse sorrindo.

  13. SÍNDICO disse:

    Fred Guedes @fredgol9 Parabéns, @Cruzeiro. É uma honra voltar a defender esse manto e comemorar o aniversário desse clube gigante. Se Deus quiser, virão muitos gols e títulos neste ano. Tamo junto, Nação Azul!

  14. SÍNDICO disse:

    Léo Figueiredo @leofigueiredomg Parabéns Cruzeiro por 97 anos de muitas glórias no futebol mundial! Um clube gigante, reconhecido no mundo todo. Parabéns a toda torcida cruzeirense!!

  15. SÍNDICO disse:

    Rogerio Visacro @rovisacro #Cruzeiro97AnosDeGlorias 🇮🇹
    🏆🏆🏆🏆🏆Copas do BR
    🏆🏆🏆🏆 Brasileiros
    🏆🏆 Libertadores
    🏆🏆 SuperCopas
    🏆🏆 Sul-Minas
    👑 Tríplice Coroa
    🏆 Recopa
    🏆 Copa Master
    🏆 Copa Ouro

  16. SÍNDICO disse:

    Gustavo Villani @gustavovillani Parabéns, cruzeirenses! São 97 anos do Zêro. Em tese, entra muito forte na Libertadores, candidato ao tri.🎂🔵

  17. SÍNDICO disse:

    #CruzeiroOTimeDoPovo‏ @Paiblito Infelizmente a @prefeiturabh não liberou o alvará para o trio elétrico para as bandas e Som mecânico no evento #DiaSagrado. Mas o movimento vai ocorrer normalmente com FoodTrucks e muita resenha… Se não libera, nós fazemos a festa 👊🐺

  18. SÍNDICO disse:

    Agora Tricolor 🇾🇪 @agoratricolor Parabéns ao maior de Minas, @Cruzeiro pelos 97 anos e nenhum rebaixamento.

  19. SÍNDICO disse:

    Futebol Curioso ❔@FuteCurioso Hoje, um dos maiores clubes do futebol brasileiro completa 97 anos de histórias e muitas glórias!

  20. SÍNDICO disse:

    América MG @americamg Rivalidade é só dentro de campo. Parabéns pelos 97 anos, @Cruzeiro 👊🏼

  21. SÍNDICO disse:

    Não mudo o post enquanto todos os comentaristas não agradecerem a sorte de torcerem pro Cruzeiro.

  22. Economista disse:

    Grato, família Fantoni – Nazaré.

  23. jrgalvao disse:

    Valeu Cruzeirao cabuloso

  24. Marcus Oliveira disse:

    Parabéns ao Cruzeiro! Vida longa e próspera ao maior de Minas!

  25. matheus t penido disse:

    Cruzeiro sempre, com ou sem craque e/ou títulos. Como diz o mestre das tiradas, FATO.

  26. Bruno 7L RJ disse:

    Pai franga, mãe franga. Apesar disso, fui abençoado em ser Cruzeiro! E minhas irmãs tbm! E meu filho tbm! Caraca, é muita benção junta!

    • Paulo Rafael disse:

      Aqui também. Pai franga, mãe franga, família materna toda franga, paterna urubu e alguns vascaínos. Só eu pra salvar a família.

    • Agradeco meu pai e minha mae por terem me tido e me feito Cruzeiro!

    • BrunoBarros disse:

      Pai torcedor do América MG, mãe isenta, irmão mais velho atleticano, o do meio vascaíno, e eu cruzeirense desde sempre. Obrigado Cruzeiro!!

      • Gabriel Oliveira disse:

        Aqui é Família Cruzeirense de quatro costados, a pelo menos 3 gerações, Pai, Mãe, tios, irmãos, avós, e encaminhando pra quarta geração. Patos de Minas em comparção com as frangas é quase um massacre, beirando os 60%, franga, Flamengo e os times Paulista briga pelos outros 40%.

    • Miguel Tolentino disse:

      Ovelha azul estrelada da família. Rsrsrs

      • BrunoBarros disse:

        Hehehe, verdade, na raça. Desde os 5 anos já sabendo a escalação de cor e salteado. E não foi no embalo de títulos pois minha infância e pré-adolescência se passaram durante toda a década de 80, de poucos títulos mas de vários bons jogadores. A categoria do Douglas, Tostão II, Geraldão e suas bombas, depois o bom time de 87 com Balu, Ademir, Edson, Careca, depois Heriberto, Hamilton, muitos outros que foram a cada ano, vencendo ou não, contribuindo pra essa paixão. Amém.

  27. Celeste disse:

    Eternamente Cruzeiro!

  28. LUIZ ANTONIO disse:

    Parabéns. Cruzeiro! Agradeço meus pais cruzeirenses de coração. Toda familia sangue azul

  29. Bruno Furletti disse:

    Parabéns Cruzeiro e obrigado!

  30. SÍNDICO disse:

    Agora, sim! Estava ficando meio encabulado de tanto ler menssgens de adversários e nenhuma de cruzeirense do PHD. Mas a reação da galera começou. Cruzeiro tem nos dado muito mais do que recebido da gente.

  31. Paulo Souza disse:

    Sou cruzeirense com muito orgulho. Esposa e filhos idem. Cruzeirense é sinônimo de elevado “status social”. Parabéns Cruzeiro Esporte Clube pelo 97º aniversario.

  32. Azul Celeste disse:

    Somente os sobrinhos, filhos de uma irmã, foram para o lado negro da lagoa levados pelo pai. No mais, avós paternos e maternos, pai, mãe, tios e tias são todos cruzeirenses de quatro costados e sócios (vejam bem: todos!) foram sócios de carteirinha da Sede Campestre. Infelizmente mais da metade já foi embora, incluindo meu pai, que me deu o maior presente de minha vida aos 11 anos de idade: Assistir no Mineirão Cruzeiro x Bayern!

  33. JOAOCOSTA disse:

    Parabéns ao desde sempre Maior de Minas! Salve, salve Cruzeiro querido, tão combatido e jamais vencido!

  34. zuloobas disse:

    Meu pai me dizia: “Agradeça-me, pelo resto de sua vida, por isso!” Camisa pesada a do meu Cruzeiro campeão!

  35. Miguel Tolentino disse:

    Que post! Obrigado a minha vó por me passar este DNA azul estrelado. Não fosse ela eu provavelmente seria gremista por influência de um tio.

  36. Miguel Tolentino disse:

    Um time fundado por italianos não tinha como não virar academia de futebol. Recentemente torcedores argentinos escalaram a sua seleção de todos os tempos com simplesmente 7 descendentes de italianos. Essa italianada sempre jogou muita a bola a julgar pelo nível de competitividade de suas equipes ao longo do tempo e seus 4 títulos mundiais. E ainda deixou seus filhos espalhados pelo mundo para encantar por gerações.

    • Gabriel Oliveira disse:

      Uma das histórias mais bonita do Cruzeiro é a da família Fantoni, especialmente a do Leonídio (Niginho), Familia essa que também jogou na Lazio, Niginho lá era conhecido como Fantoni lll, chegou a fazer 4 gols em um jogo contra o Milan, Voltou ao Brasil foragido para não lutar na segunda Guerra Mundial, chegou a disputar copa do Mundo, maior carrasco dos clássicos de todos os tempos, terceiro maior arlheiro da história, morreu a caminho da Toca da Raposa. Esse cara merecia um filme e uma estátua na porta da Toca da Raposa!

  37. SÍNDICO disse:

    Artur Coke‏ @ArturCoke É bom ver os investidores de volta ao Cruzeiro! Porém, o investidor mais importante não tem aparecido tanto. Está na hora de bombar o sócio! De voltar a fechar com o time! Esse ano é importantíssimo para a gente!

  38. Cruzeiro.Org disse:

    Wagner Pires e os cinco grandes desafios para a temporada 2018
    http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=51011

    Cruzeiro pode ter folha salarial mais alta do Brasil em 2018
    http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=51007

    Comemoração dos 97 anos teve missa no ginásio do Barro Preto
    http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=51012

    Enquete virtual determina time dos sonhos` do torcedor cruzeirense
    http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=51009

    FMF divulga alterações em datas e horários do Estadual
    http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=51013

    Cruzeiro aposta em experiência pra encarar competições em 2018
    http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=51014

  39. SÍNDICO disse:

    Guilherme Guimarães @guilhermepiu Mais de 2 mil pessoas em frente à sede social do Barro Preto. Ginásio lotado de torcedores na missa pelos 97 anos do @cruzeiro. Festa bacana com fogos, cânticos das torcidas e food trucks. Veja o registro de momentos da grande festa também idealizada pela @AGCruzeirenses

  40. SÍNDICO disse:

    Gecilene Oliveira Dia de comemorar o aniversário do Gigante! Daleeee Cruzeiro Esporte Clube! Vai aí a felicitação do Matheus ao time do coração 💙 Que seja mais um ano de muitas vitórias 🏆 🏆🏆 Cruzeiro Cabuloso 🦊

  41. Velloso disse:

    Parabéns Cruzeiro por ser o motivador de belas histórias e de momentos de emoção indescritíveis. Que a luz de suas estrelas iluminem o futuro do futebol azul.

  42. CRUZEIRO.ORG disse:

    OPINIÃO: Feliz 2018, Cruzeiro, no Cruzeirense de Arquibancada
    http://www.cruzeiro.org/coluna.php?id=2705

    OPINIÃO: “Meu ídolo fez 97 anos, por Gustavo Nolasco
    http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=51015

  43. MARIANA disse:

    Nas veias tenho sangue azul do meu clube amado! —- No peito tenho cinco estrelas que carrego com amor!!! — Parabéns por mais um ano de glórias e conquistas! — Viva o Cruzeiro Esporte Clube!!! — #Cruzeiro97AnosdeGlorias

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.